Vous êtes sur la page 1sur 128

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE TECNOLOGIA PROGRAMA DE POS-GRADUAO EM ENGENHARIA DE PRODUO MESTRADO EM ENGENHARIA DE PRODUO

ADRIANE ARAJO DE OLIVEIRA

APLICAO DO MTODO DE ANLISE HIERRQUICA NA TOMADA DE DECISO PARA ADOO DE COMPUTAO EM NUVEM. UM ESTUDO DE CASO NA FEDERAO DAS INDSTRIAS DO RN.

NATAL/RN 2011

ADRIANE ARAJO DE OLIVEIRA

APLICAO DO MTODO DE ANLISE HIERRQUICA NA TOMADA DE DECISO PARA ADOO DE COMPUTAO EM NUVEM. UM ESTUDO DE CASO NA FEDERAO DAS INDSTRIAS DO RN.

Dissertao submetida ao Programa de Engenharia de Produo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte como parte dos requisitos necessrios para obteno do ttulo de Mestre em Engenharia de Produo. Orientador: Prof. Dr. Jos Alfredo F. Costa

NATAL/RN 2011

ADRIANE ARAJO DE OLIVEIRA

APLICAO DO MTODO DE ANLISE HIERRQUICA NA TOMADA DE DECISO PARA ADOO DE COMPUTAO EM NUVEM. UM ESTUDO DE CASO NA FEDERAO DAS INDSTRIAS DO RN.

Dissertao submetida ao Programa de Engenharia de Produo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte como parte dos requisitos necessrios para obteno do ttulo de Mestre em Engenharia de Produo.

Aprovado em : ____/____/____.

BANCA EXAMINADORA

_____________________________________________ Prof. Dr. Jos Alfredo Ferreira Costa Orientador - UFRN

_____________________________________________ Prof. Dr. Manoel Veras de Souza Neto Co-orientador UFRN

_____________________________________________ Prof. Dr. Daniel Aloise Examinador Interno UFRN

_____________________________________________ Prof Dr. Aaro Lyra Examinador Externo UNP / UFRN

Dedico esse trabalho aos meus amores: Weber, Mariane e Juliane.

AGRADECIMENTOS

A Deus que durante toda a minha vida, iluminou meus caminhos para que eu pudesse ter sade, inteligncia e determinao para atingir meus objetivos. Aos meus pais, porque investiram na minha educao e agora se orgulham pela minha continuidade nos estudos. s minhas filhas Mariane e Juliane pela compreenso e pacincia nas noites e finais de semana as quais no pude dar ateno. Ao meu esposo Weber pelo amor e incentivo a buscar novos conhecimentos e desafios profissionais. Ao Sistema FIERN, por ser uma entidade na qual venho me dedicando durante vinte e quatro anos como profissional da rea de Tecnologias da Informao e por isso me dediquei a desenvolver esse tema de dissertao. Aos colegas e tcnicos de TI, que confiaram no meu trabalho e to prontamente responderam os questionrios, e em especial, Adriana e Claudinha, que acompanharam minha rdua batalha dos desafios encontrados no ambiente de trabalho e na dedicao ao mestrado. Aos colegas e companheiros de estudos no mestrado de Engenharia de Produo da UFRN, Jakeline, Joannes e Rafaela, sempre presentes em busca dos ideais. Ao meu orientador Prof. Dr. Jos Alfredo Ferreira Costa que confiou na minha dedicao, mesmo sabendo o quanto difcil conciliar, trabalho, estudos e famlia. Ao meu Co-orientador Prof. Dr. Manoel Veras de Souza Neto, pelo constante incentivo aos estudos e valorosa orientao. minha grande amiga Maria do Carmo Ramalho Dantas, que sempre esteve ao meu lado em todos os momentos da minha vida . Ao amigo Valmir Ferreira, exemplo de vida e amizade. A todos que direta ou indiretamente contriburam durante toda a jornada, o meu muito obrigada.

"...e assim, depois de muito esperar, num dia como outro qualquer, decidi triunfar... Decidi no esperar as oportunidades e sim, eu mesmo busc-las. Decidi ver cada problema como uma oportunidade de encontrar uma soluo. Decidi ver cada deserto como uma possibilidade de encontrar um osis. Decidi ver cada noite como um mistrio a resolver. Decidi ver cada dia como uma nova oportunidade de ser feliz. Naquele dia descobri que meu nico rival no era mais que minhas prprias limitaes e que enfrent-las era a nica e melhor forma de as superar. Naquele dia, descobri que eu no era o melhor e que talvez eu nunca tenha sido. Deixei de me importar com quem ganha ou perde, agora, me importa simplesmente saber melhor o que fazer. Aprendi que o difcil no chegar l em cima, e sim deixar de subir. Aprendi que o melhor triunfo que posso ter, ter o direito de chamar a algum de "Amigo". Descobri que o amor mais que um simples estado de enamoramento, "o amor uma filosofia de vida". Naquele dia, deixei de ser um reflexo dos meus escassos triunfos passados e passei a ser a minha prpria tnue luz deste presente. Aprendi que de nada serve ser luz se no vai iluminar o caminho dos demais. Naquele dia, decidi trocar tantas coisas... Naquele dia, aprendi que os sonhos so somente para fazer-se realidade. E desde aquele dia j no durmo para descansar... Agora simplesmente durmo para sonhar". Walt Disney

RESUMO

Os avanos da Internet e das telecomunicaes vem mudando os conceitos da Tecnologia da Informao - TI, principalmente no que diz respeito terceirizao dos servios, onde as organizaes buscam reduo de custos e um melhor foco no negcio. Com o amadurecimento dessa terceirizao, desenvolveu-se um novo modelo denominado Cloud Computing (Computao em Nuvem, CN), que prope migrar para a Internet tanto o processamento de dados, quanto o armazenamento de informaes. Dentre os pontos chaves da Computao em Nuvem, se incluem reduo de custos, benefcios, riscos e as mudanas de paradigmas da TI. Entretanto, a adoo desse modelo gera algumas dificuldades na tomada de deciso, por parte dos gestores de TI, sobretudo, nos que se refere quais solues podero ir para a nuvem, e quais prestadores de servios mais se adquam realidade da Organizao. A pesquisa tem como objetivo geral, aplicar o Mtodo AHP (Analytic Hierarchic Process), conhecido como Mtodo de Anlise Hierrquica, para tomada de deciso em Computao em Nuvem na Federao das Indstrias do Rio Grande do Norte FIERN. Para tanto, a metodologia utilizada foi do tipo exploratria e um estudo de caso aplicado em uma organizao de mbito nacional. A coleta de dados foi realizada por meio de dois questionrios estruturados aplicados eletronicamente junto aos tcnicos de TI, e diretoria da empresa. A anlise dos dados foi realizada de forma qualitativa e comparativa, e utilizou-se o software para o mtodo AHP denominado Web-Hipre. Os resultados obtidos constataram a importncia da aplicao do mtodo AHP na tomada de deciso para adoo da Computao em Nuvem, principalmente, porque na ocasio em que se aplicava a pesquisa, a organizao estudada j apontava o interesse e a necessidade em adotar a CN, tendo em vista os problemas internos com a infraestrutura e a disponibilidade das informaes que a mesma enfrenta nos dias atuais. A organizao buscava adotar a CN, no entanto, tinha dvidas quanto ao modelo de nuvem e qual o provedor de servios melhor atenderia s suas reais necessidades. A aplicao do AHP ento serviu como ferramenta direcionadora para a escolha da melhor alternativa, na qual, aponta a Nuvem Hbrida como sendo o modelo ideal para se iniciar na Computao em Nuvem, considerando-se os seguintes aspectos: A camada de Infraestrutura como Servios-IaaS (Processamento e Armazenamento), deve ficar parte da Nuvem Pblica e parte na Nuvem Privada; a camada de Plataforma como Servios-PaaS (Desenvolvimento e Teste de Softwares) teve preferncia para a Nuvem Privada, e a camada de Software como Servios-SaaS (E-mails/Aplicativos) dividiu-se em e-mails para a Nuvem Publica e os Aplicativos para a Nuvem Privada. A pesquisa identificou ainda os fatores importantes para contratao de um provedor de Computao em Nuvem Palavras Chave: Computao em Nuvem. Tomada de Deciso. Modelo AHP.

ABSTRACT

The progresses of the Internet and telecommunications have been changing the concepts of Information Technology IT, especially with regard to outsourcing services, where organizations seek cost-cutting and a better focus on the business. Along with the development of that outsourcing, a new model named Cloud Computing (CC) evolved. It proposes to migrate to the Internet both data processing and information storing. Among the key points of Cloud Computing are included cost-cutting, benefits, risks and the IT paradigms changes. Nonetheless, the adoption of that model brings forth some difficulties to decision-making, by IT managers, mainly with regard to which solutions may go to the cloud, and which service providers are more appropriate to the Organizations reality. The research has as its overall aim to apply the AHP Method (Analytic Hierarchic Process) to decision-making in Cloud Computing. There to, the utilized methodology was the exploratory kind and a study of case applied to a nationwide organization (Federation of Industries of RN). The data collection was performed through two structured questionnaires answered electronically by IT technicians, and the companys Board of Directors. The analysis of the data was carried out in a qualitative and comparative way, and we utilized the software to AHP method called Web-Hipre. The results we obtained found the importance of applying the AHP method in decision-making towards the adoption of Cloud Computing, mainly because on the occasion the research was carried out the studied company already showed interest and necessity in adopting CC, considering the internal problems with infrastructure and availability of information that the company faces nowadays. The organization sought to adopt CC, however, it had doubt regarding the cloud model and which service provider would better meet their real necessities. The application of the AHP, then, worked as a guiding tool to the choice of the best alternative, which points out the Hybrid Cloud as the ideal choice to start off in Cloud Computing. Considering the following aspects: the layer of Infrastructure as a Service IaaS (Processing and Storage) must stay partly on the Public Cloud and partly in the Private Cloud; the layer of Platform as a Service PaaS (Software Developing and Testing) had preference for the Private Cloud, and the layer of Software as a Service - SaaS (Emails/Applications) divided into emails to the Public Cloud and applications to the Private Cloud. The research also identified the important factors to hiring a Cloud Computing provider. Keywords: Cloud Computing. Decision-making. AHP Model.

LISTA DE FIGURAS

Figura 1 Figura 2 Figura 3

Organizao dos temas de estudos da dissertao As trs camadas de Computao em Nuvem: Saas, PaaS, Iaas. Relacionamento entre os trs principais elementos

22 28

da 34

arquitetura da computao em nuvem Figura 4 Figura 5 Figura 6 Figura 7 Figura 8 Figura 9 Figura 10 Figura 11 Figura 12 Diagrama do Processo de Anlise de Deciso Estrutura do modelo AHP Modelagem da Hierarquia Comparaes de Critrios no Modelo Hierrquico Tela de Abertura do Software Web-Hipre Modelo metodolgico de Estudo de Caso rvore Hierrquica do Modelo AHP rvore de Deciso para a Questo Problema 2 Organograma Corporativa Figura 13 Figura 14 Figura 15 Figura 16 Figura 17 Figura 18 Organograma Funcional do SESI Estrutura Organizacional do SENAI-RN Organograma Funcional do IEL Organograma da UNITEC Diagrama da Rede Corporativa do Sistema FIERN rvore Hierrquica com resultados apresentados pelo Software Web-Hipre Figura 19 Figura 20 Figura 21 Grfico do AHP para a Questo Problema 1 Nvel 1 105 Grfico do AHP para a Questo Problema 1 Nvel 2 105 Grfico do AHP para a Questo Problema 1 sobre os trs atributos106 Figura 22 rvore Hierrquica com seus respectivos resultados aplicados para Questo Problema 2. 109 Figura 23 Grfico das alternativas de Provedor de CN - Questo Problema 107 104 102 103 104 do Sistema FIERN Superintendncia 80 82 83 86 88 89 46 55 56 58 61 66 71 74

2.110 Figura 24 Figura 25 Atributos Nvel 1 Questo Grfico das alternativas de Provedor de CN em relao aos atributos no nvel 1- Questo Problema 2. Figura 26 Grfico das alternativas de Provedor de CN em relao aos subatributos - no nvel 2 - Questo Problema 2.112

108 109

109

110

LISTA DE TABELAS

Tabela 1

Definies de Cloud Computing baseadas nos conceitos de algumas empresas 25 39 41 43 57 69 71

Tabela 2 Tabela 3 Tabela 4 Tabela 5 Tabela 6 Tabela 7

Descries do Contrato SLA Clusulas que devem conter no contrato Sla Licaes que devem ou no migrar para a nuvem Fatores para as comparaes paritrias Definio dos Atributos e Sub atributos da Questo Problema 1 Matriz de atributos e subatributos para a tomada de deciso na escolha de um provedor de servios de Computao em Nuvem.

Tabela 8 Tabela 9

Resumo das Propostas Apresentadas pelos Provedores de CN Resultados Coletados do Google Docs, para os nveis 1, 2, 3 da rvore hierrquica (Questo Problema 1)

76

101

Tabela 10

Resultados das pontuaes geradas pelo Web-Hipre para a Questo Problema 1 102 105

Tabela 11 Tabela 12

Resultados do Google Docs para a Questo Problema 2 Resultados das pontuaes geradas pelo Web-Hipre para a Questo Problema 2

106

LISTA DE ABREVIATURAS E SIGLAS

CLOUD COMPUTING Computao em Nuvem AHP Analytic Hierarchy Process TI Tecnologia da Informao TIC Tecnologia da Informao e Comunicao DATACENTERS Provedores de Servios de Internet ITIL Information Technology Infraesttructure Library IaaS Infraestrutura como Servios PaaS Plataforma como Servios SaaS Software como Servios SLA Service Level Agreement Pay-Per-Use Pague por uso CRM Consumer Relation Mannagement MSN Microsoft Messenger Network CaaS Comunicao com Servios MaaS Monitoramento como Servios IP Provedor de Infraestrutura PAY-AS-YOU-GO Pague onde for NETBOOKS Pequenos Notebooks para acesso Internet WI-FI Rede sem fio PO Pesquisa Operacional MAH Mtodo de Anlise Hierrquica WEB-HIPRE Hierarquical Preference Ananylis on the World Wide AHP Analytic Hierarquic Process HUT Helsinki University of Technology FIERN Federao das Indstrias do Rio Grande do Norte SESI Servio Social da Indstria SENAI - Servio Nacional de Aprendizagem Industrial IEL Instituto Euvaldo Lodi

CNI Confederao Nacional da Indstria CTGS Centro de Tecnologias do Gs CTI Centro de Tecnologia em Informtica Aluzio Alves UNITEC Unidade Integrada de Tecnologia da Informao

SUMRIO

1 1.1 1.2 1.3 1.4 2 2.1 2.1.1 2.1.2 2.1.3 2.1.4 2.1.5 2.2 2.2.1 2.2.2 2.2.3 2.3 2.3.1 2.3.2 2.3.3 2.3.4 2.3.5 2.3.6 3 3.1 3.2 3.2.1 3.2.2

INTRODUO ................................................................................................. 15 QUESTO PROBLEMA ................................................................................... 17 OBJETIVOS DA PESQUISA ............................................................................ 18 JUSTIFICATIVA E CONTRIBUIES DO ESTUDO ....................................... 19 ESTRUTURA DA DISSERTAO ................................................................... 20 FUNDAMENTAO TERICA ....................................................................... 23 COMPUTAO EM NUVEM............................................................................ 23 Conceitos ........................................................................................................ 23 Arquitetura da Computao em Nuvem ....................................................... 27 Classificao de Computao em Nuvem .................................................... 35 Segurana da Informao e Aspectos Legais da Computao em Nuvem36 Estratgia para adoo da Computao em Nuvem ................................... 41 TEORIA DA DECISO E DECISO EM TI ...................................................... 44 Conceitos Gerais da Teoria de Deciso ....................................................... 44 Tomada de Decises com Mltiplos Critrios ............................................. 47 Deciso em TI.................................................................................................. 48 MTODO DE ANLISE HIERRQUICA (MTODO AHP)............................... 49 Conceitos Bsicos e Histrico do modelo AHP........................................... 50 Estrutura do AHP ............................................................................................ 54 Modelagem da Hierarquia .............................................................................. 56 Comparao .................................................................................................... 57 Anlise dos Dados.......................................................................................... 59 O software Web-Hipre .................................................................................... 60 METODOLOGIA............................................................................................... 63 CARTER CIENTFICO DA PESQUISA .......................................................... 63 MTODO DA PESQUISA................................................................................. 67 Mtodo de Anlise Hierrquica MAH (Mtodo AHP)................................. 67 Estruturao hierrquica ............................................................................... 69

3.3 3.4 3.4.1 3.4.2 3.4.3 3.4.4 3.4.5

TIPO DE PESQUISA ........................................................................................ 77 CARACTERIZAO DO ESTUDO DE CASO ................................................. 78 Estrutura Organizacional da FIERN .............................................................. 79 Estrutura Organizacional do Servio Social da Indstria (SESI)................ 81 Estrutura Organizacional do SENAI-DR/RN ................................................. 82 Estrutura Organizacional do IEL- RN ............................................................ 84 Estrutura Organizacional da Unidade de Tecnologia da Informao ........ 86

3.4.5.1 Infraestrutura de Hardware............................................................................... 88 3.4.5.2 Infraestrutura de Software ................................................................................ 90 3.5 3.6 3.6.1 UNIVERSO E SUJEITOS DA PESQUISA........................................................ 91 INSTRUMENTO E PROCEDIMENTOS DE COLETA DE DADOS................... 91 Instrumentos de Pesquisa ............................................................................. 91

3.6.1.1 Questionrio 1 .................................................................................................. 91 3.6.1.2 Questionrio 2 .................................................................................................. 93 3.6.2 4 4.1 4.1.1 4.1.2 Procedimentos de Coleta de Dados.............................................................. 94 ANLISES DOS RESULTADOS ..................................................................... 97 ANLISE DESCRITIVA DO ESTUDO DE CASO............................................. 97 Modelo Aplicado com base na Anlise Quantitativa e Qualitativa ............. 97 Anlise Paritria.............................................................................................. 99

4.1.2.1 Anlise dos Resultados referente Questo Problema 1 .............................. 100 4.1.2.2 Anlise dos Resultados Referente Questo Problema 2............................. 105 4.2 5 5.1 5.2 CONSIDERAES DO ESTUDO DE CASO ................................................. 110 CONCLUSES .............................................................................................. 114 LIMITAES DO ESTUDO............................................................................ 117 SUGESTES PARA ESTUDOS FUTUROS .................................................. 118 REFERNCIAS ...............................................................................................135

15

1 INTRODUO

A sociedade atual, caracterizada como sendo a sociedade da informao e do conhecimento tem feito as organizaes repensarem o uso apropriado da tecnologia da informao - TI. Essa utilizao se insere cada vez mais nas atividades estratgicas e de negcios, proporcionando maior integrao, flexibilidade a menores custos. Os avanos da Internet e das telecomunicaes vem mudando os conceitos da Tecnologia da Informao, principalmente no que diz respeito terceirizao dos servios, onde as organizaes buscam reduo de custos e um melhor foco no negcio. Com o amadurecimento dessa terceirizao, desenvolveu-se um novo modelo chamado Computao em Nuvem - CN ou em ingls Cloud Computing, que prope migrar para a Internet, processamento, armazenamento de informaes e tudo o que acontece dentro do computador. O tema tem sido alvo de discusses tanto na rea comercial, quanto no meio cientfico, onde se abordam os benefcios, riscos e as mudanas de paradigmas da TI. Segundo Nielsen (2010), falar sobre o tema no se refere apenas a tecnologias especficas, mas, tambm, a uma maneira diferente de se usar a tecnologia. Para ele, idia central da Computao em Nuvem o fornecimento de servios de computao por meio da internet. Os usurios no mais necessitam acessar e-mails, documentos e at mesmo rodar alguns aplicativos do disco rgido instalado em seu microcomputador. As informaes esto disponveis na Web, tornando o PC apenas o meio de acesso. Dessa forma, as empresas passam a enxergar que os investimentos em infraestrutura prpria de TI, podero ser consideravelmente reduzidos, quando se adota essa nova concepo. Alm de tudo, a Computao em Nuvem pode oferecer os mais variados recursos tecnolgicos para acesso informao, dos mais diversos dispositivos de computao, como por exemplo, os smartphones. Sem contar que, o usurio pode compartilhar dados com vrias outras pessoas de qualquer lugar do mundo sem se preocupar com instalao de uma diversidade de aplicativos necessrios para realizao de tarefas no dia-a-dia de trabalho e realizao de backups.

16

Para Baptista (2009 apud KIMBAL, 2008), a CN pode ser definida sob duas perspectivas: a viso da engenharia, que a define como o fornecimento de servios em computadores virtuais alocadas no topo de uma grande pilha de computadores e a viso de negcio que caracteriza a CN com um mtodo para atingir a escalabilidade e a disponibilidade em aplicaes de larga escala. Essa mudana de paradigma tem gerado uma srie de discusses entre os gestores de TI, principalmente, no que diz respeito a decidir se, ir migrar para a nuvem todos os sistemas de informaes, aplicativos e ferramentas de comunicao, migrar apenas o essencial, ou simplesmente no aderir a esse novo modelo de computao. Tais decises implicam ainda, em escolher a melhor alternativa de provedor de servios na rea de computao em nuvem, considerando principalmente, os aspectos de segurana, disponibilidade, acessibilidade e integridade da informao, alm de menores custos. Fatores como os descritos acima, levam tomada de decises mais criteriosas e complexas, porque a natureza das informaes envolvidas nos processos decisrios em geral, de carter diverso, tornando difcil a comparao e anlise. Trata-se ento, de um cenrio onde se encontra mltiplos critrios, e baseia-se pelo princpio de que para se decidir, a experincia e o conhecimento dos tomadores de deciso so to valiosos quantos os dados utilizados, permitindo assim, avaliar em conjunto, critrios tangveis como os financeiros, e critrios intangveis como preferncias do tomador de deciso. Os processos com mltiplos critrios de tomada de deciso surgiram a partir do reconhecimento de necessidades geradas por problemas complexos, onde preciso analisar vrios critrios. A utilizao desses critrios necessria para a compreenso da realidade do problema analisado e escolha da alternativa que permitir tomar a deciso mais adequada. Dentre os mtodos existentes para aplicao de mltiplos critrios, estuda-se e aplica-se nesse trabalho o mtodo AHP Analytic Hierarchy Process, conhecido como Mtodo de Anlise Hierrquica. Essa ferramenta utilizada para facilitar a anlise, compreenso e avaliao do problema de deciso, dividindo-se em nveis hierrquicos.

17

O mtodo AHP foi desenvolvido por Thomas L. Saaty em 1977, que se baseia no princpio de que para se tomar decises, a experincia e o conhecimento dos tomadores de deciso, so to valiosos quanto os dados utilizados. (NUNES JNIOR, 2006, p.15). nesse cenrio em que o presente trabalho se posiciona, levantando uma fundamentao terica sobre a Computao em Nuvem, e do Mtodo AHP, para auxlio tomada de deciso na Federao das Indstrias do RN - FIERN que almeja migrar seus sistemas de informaes, sistemas de comunicaes e aplicativos, para o novo modelo em nuvem.

1.1 QUESTO PROBLEMA

O significante avano das Tecnologias da Informao e Comunicao TIC na ltima metade do sculo, fez com que se percebesse cada vez mais uma viso de que a computao um dia, se tornar a quinta utilidade (depois da gua, eletricidade, gs e telefonia) (BUYA et al, 2009). Essa computao utilitria prover um nvel bsico de servios que considerado essencial ao dia a dia das necessidades da comunidade em geral, assim como as outras quatro. Essa nova viso de entrega de servios gera uma srie de paradigmas da computao dentre elas o nome Cloud Computing (Computao em Nuvem). Para Carr (2009, p. 43) As empresas simplesmente vo se conectar infraestrutura por meio de um cabo ou antena e todas as funes necessrias aos seus funcionrios exigentes sero fornecidas automaticamente. E esse na verdade,

exatamente o objetivo atual de muitas empresas de TI na malha computacional. E ainda complementa: [...] a computao torna-se um puro servio de utilidade pblica. Dentre as premissas acima apresentadas, percebe-se, que ainda existem certas dificuldades na tomada de deciso sobre a adoo da Computao em Nuvem por parte das organizaes. Tais dvidas so conseqncias referentes s rpidas

18

mudanas tecnolgicas e dos altos investimentos que as organizaes precisam fazer para acompanhar as novas tecnologias e mostrarem-se competitivas no mercado atual. Frente a este cenrio, o presente estudo analisa as seguintes questes problemas: Questo Problema 1: Que caractersticas de Computao em Nuvem devem ser escolhidas para adoo na organizao estudada? Questo Problema 2: Como proceder na escolha de um provedor de servios de Computao em Nuvem ? As hipteses relacionadas s questes problemas ajudaro a responder a problemtica e dar subsdios ao instrumento de pesquisa. H1: A organizao estudada no tem nenhum conhecimento sobre o significado de computao em nuvem, portanto, no manifesta nenhum interesse na adoo desse novo modelo. H2: Os tcnicos de TI e os gestores da organizao estudada, apresentam resistncia quanto mudanas de paradigmas da Computao em Nuvem.

1.2 OBJETIVOS DA PESQUISA

Fundamentado pelo embasamento terico/cientfico, o referido trabalho tem como objetivo principal, avaliar o Mtodo de Anlise de Multicritrios, utilizando-se a Tcnica AHP Analytic Hierarchic Process para a tomada de decises na adoo da Computao em Nuvem. Para corroborar com o objetivo geral, esse trabalho contempla ainda os seguintes objetivos especficos: Levantar o modelo de Computao em Nuvem e seus tipos de

arquiteturas/servios; Analisar a metodologia da tcnica AHP Analytic Hierarchic Process;

19

Identificar as caractersticas/ tipos de servios de CN e os procedimentos

necessrios para contratao de um provedor de servios nessa rea. Aplicar a tcnica AHP para tomada de deciso sobre quais servios de TI

podero adotar o modelo de nuvem e qual o provedor de servios de CN mais se adqua a organizao estudada.

1.3 JUSTIFICATIVA E CONTRIBUIES DO ESTUDO

A utilizao da Tecnologia da Informao - TI nas organizaes, se expandiu de uma forma que os executivos passaram a consider-la como um recurso cada vez mais indispensvel e decisivo para o sucesso do negcio. Isso se deve ao fato do avano das telecomunicaes associado ao advento da Internet que certamente, foram pontos determinantes para uma grande mudana no uso dessas tecnologias. medida que a tecnologia amadurece, surge ento, a necessidade de padronizao de recursos, de forma a reduzir custos e agir mais rapidamente na competitividade. A padronizao passa a tornar a tecnologia mais comum, mais disseminada em todas as partes e conforme afirmao de Carr (2004, p.11), a TI est destinada a se tornar um insumo, assim como feito com o transporte ferrovirio, a energia eltrica, o gs e a telefonia. Nesse novo cenrio onde se insere a TI numa funo mais estratgica do que operacional, as organizaes comeam a entregar seus servios e recursos de TI para terceiros, passando a focar seus objetivos mais nos negcios. Percebe-se ainda, que os investimentos em infraestruturas prprias esto se reduzindo em funo dos atuais recursos disponveis na Internet e no novo modelo de computao baseado em nuvem. Entretanto, importante ressaltar, que tendo em vista a grande diversidade de informaes, e as ferramentas existentes e utilizadas de diferentes maneiras, torna a tomada de deciso para a adoo da Computao em Nuvem mais complexa que os demais tipos de terceirizao. A necessidade de monitorar, conhecer os fornecedores

20

e identificar as suas habilidades, torna-se um desafio constante para quem pretende terceirizar qualquer atividade de TI. (CAMPELO, 2009, p. 45). Um estudo sobre Tomada de Deciso baseada em Mtodos de Anlise de Multicritrios utilizando a Tcnica AHP e Computao em Nuvem pode ser de grande utilidade prtica e social, uma vez que, a terceirizao dos recursos tecnolgicos para esse novo modelo de computao tende a se expandir cada vez mais em todas as reas organizacionais. Como relevncia acadmica, por ser um conceito ainda incipiente, bem como ser um tema de grande abrangncia e expectativa de evoluo para as duas prximas dcadas tenha sido primordial na escolha do tema. Este estudo tem vnculo acadmico com rea de Gesto da Tecnologia, haja vista que so explorados os aspectos relacionados s Tecnologias da Informao, com nfase um novo modelo computacional denominado Cloud Computing - Computao em Nuvem.

1.4 ESTRUTURA DA DISSERTAO

Este trabalho divide-se em cinco captulos. O primeiro captulo consiste na Introduo onde se explana a contextualizao do objeto de estudo, acompanhado dos objetivos gerais e especficos e estrutura de organizao do trabalho. O captulo dois apresenta toda a reviso bibliogrfica, dividindo-se da seguinte forma: Computao em Nuvem: conceitos; arquitetura de computao em nuvem; classificao da computao em nuvem; segurana da informao em computao em nuvem; questes legais sobre computao em nuvem. Deciso em TI: conceitos gerais da Teoria de Deciso e Deciso na rea de Tecnologia da Informao. Mtodo de Anlise Hierrquica: conceitos, estrutura do AHP, Modelagem da Hierarquia, Comparao e Anlise dos dados para o modelo AHP.

21

O captulo trs descreve a metodologia com suas aplicaes, objetivos, tipos de pesquisa, mtodos de pesquisa, universo e amostragem, procedimentos e Instrumento de coleta de dados, fontes gerais de informao e limitaes do mtodo de pesquisa. O captulo quatro refere-se s anlises dos resultados, baseadas no estudo de caso levantado por meio da pesquisa, acompanhada da contextualizao da organizao pesquisada. O quinto e ltimo captulo compreende nas concluses realizadas pela pesquisadora com um resumo das contribuies da dissertao. Por fim, encerra-se o trabalho com os referenciais tericos utilizados. A figura 1 representa graficamente a organizao dos temas de estudos dessa dissertao.

22

INTRODUO

REF.TERICO Computao em Nuvem Conceitos Arquitetura de Computao em Nuvem Classificao de Computao em Nuvem Segurana da Informao e aspectos legais de Computao em Nuvem. Estratgia p/ adoo de CN

METODOLOGIA E ANLISE DOS RESULTADOS

CONCLUSES E RECOMENDAES

Metodologia Carter Cientfico da Pesquisa Mtodo da Pesquisa Tipo de Pesquisa Caracterizao do Estudo de Caso. Universo e Sujeitos da Pesquisa Instrumento e Proced. de Coleta de Dados.

Introduo Questo Problema Objetivos Justificativa e Contribuies do Estudo Estrutura da Dissertao Deciso em TI Teoria da Deciso Tomada de Deciso com Mltiplos Critrios Deciso em TI Mtodo de Anlise Hierrquica Conceitos bsicos e histricos do modelo AHP Estrutura do AHP Modelagem da Hierarquia Comparao Anlise dos Dados. O software

Concluso Limitaes do Estudo Sugestes para estudos futuros

Anlise dos Resultados Anlise descritiva do Estudo de Caso Concluso do estudo de caso

Figura 1 Organizao dos Temas de Estudo da Dissertao Fonte: Elaborado pela autora.

23

2 FUNDAMENTAO TERICA

2.1 COMPUTAO EM NUVEM

A essncia do trabalho encontra-se nessa seo, onde se procura conceituar e discutir todos os aspectos relacionados Computao em Nuvem.

2.1.1 Conceitos

Computao em Nuvem (CN) tem sido um termo bastante comentado nos tempos recentes. Os especialistas e formadores de opinies tem avaliado as oportunidades que o termo vem oferecendo. Existem vrias definies concebidas a respeito do tema Computao nas Nuvens ou Computao em Nuvem ou em ingls Cloud Computing. Com o significante avano da Tecnologia da Informao e da Comunicao na ltima metade do sculo, percebe-se cada vez mais a viso de que um dia, a computao ser a quinta utilidade (depois da gua, eletricidade, gs e telefonia). o que afirma Buya et al (2009). Segundo ele, essa computao utilitria, como as outras quatro utilidades, prover um nvel bsico de servios computacionais que so considerados essenciais que a vida cotidiana necessita. Essa viso tem sugerido uma srie de paradigmas computacionais, que vo desde a Cluster Computing (computao em grupo), Grid Computing (computao em grade) e a mais recente Cloud Computing (computao em nuvem). Esse ltimo termo indica que a infraestrutura em forma de nuvem, possuem seus negcios e usurios que esto habilitados a acessar aplicaes de qualquer lugar do mundo. Portanto, a computao mundial rapidamente se transforma rumo ao desenvolvimento de software como

24

servios para milhes de consumidores que anteriormente utilizavam esses servios por meio de computadores individuais. Segundo Rittinghouse e Randsome (2010), o tempo Cloud ou Nuvem, tem sido utilizado historicamente como uma metfora para a internet. O uso dessa palavra foi originalmente derivado de sua representao comum em diagramas de rede como um contorno de uma nuvem, que era utilizado para representar o transporte de dados atravs de backbones (espinhas dorsais) do ponto de uma extremidade para outro. Em outras palavras, de uma nuvem para outra. Este conceito surgiu desde 1961, quando o professor John McCarthy sugeriu que a tecnologia de computao compartilhada pudesse levar a um futuro onde a computao se transformasse num modelo de negcio do tipo utilitrio. Esta concepo se tornou bastante popular no final dos anos 1960, mas em meados dos anos 1970 a idia desapareceu quando se tornou claro que as tecnologias de Informao relacionadas no dia a dia no foram capazes de sustentar esse modelo de computao futurista. No entanto, desde a virada do milnio, o conceito foi revitalizado. Foi durante este perodo de revitalizao que o conceito de Computao em Nuvem comeou a surgir nos crculos de tecnologia. Ainda para Rittinghouse e Randsome (2010), computao utilitria pode ser definida com uma proviso de computao e armazenamento como um servio medido, similar ao modelo tradicional de servios comunitrios (gua, energia, gs, telefonia). Essa forma de computao vem se desenvolvendo e se popularizando, mas, as organizaes tm comeado a estender o modelo para a CN provendo servios virtuais onde os departamentos de TI e usurios podem acessar a informao por demanda. Inicialmente, as empresas adotavam a computao utilitria principalmente para misses no crticas, mas, essas questes esto sendo rapidamente mudadas. Slabeva et al, (2010, p.48), mostram na Tabela 1, definies baseadas nos conceitos de algumas empresas. Os conceitos definidos na Tabela 1 so baseados em empresas de pesquisas de mercado. Segundo Slabeva et al (2010), todas essas definies tm uma caracterstica comum: eles tentam descrever baseando-se na perspectiva dos usurios finais e de suas experincias, que Computao em Nuvem uma forma escalvel de prover infraestrutura de TI, Software como servios, e aplicativos.

25

Tabela 1 Definies de Cloud Computing baseadas nos conceitos de algumas empresas ORIGEM Gartner Group DEFINIO Um estilo de computao em massa, provido na forma de servios, usando-se as tecnologias da Internet para mltiplos consumidores (GARTNER GROUP, 2008). Um desenvolvimento de tecnologias da informao emergente, baseado num modelo de disponibilizao de servios, solues e produtos em tempo real por meio da Internet. (GENS, 2008) Um modelo de Internet que combina os princpios de Tecnologia da Informao, componentes de infraestrutura, uma arquitetura, modelo econmico, basicamente em computao em grade, virtualizao, computao utilitria, hospedagem e software como servio. (FELLOW, 2008). A idia de entrega de servios pessoais (e-mail, processadores de texto, apresentaes e aplicaes de negcios centralizados em servidores. (MERRILL LYNCH, 2008).

IDC

THE 451 GROUP

MERRILL LYNCH Fonte: Slabeva et al., (2010, p.48)

Estudos mostram que na comunidade cientfica a definio de Computao em Nuvem, no s se baseia na perspectiva do usurio final, mas tambm, nos aspectos da arquitetura de TI. Brynjolfsson et al (2010), complementam que, sob a perspectiva acadmica, Computao em Nuvem se refere tanto a softwares como hardware entregues como servios pela Internet. O Datacenter de Hardware e Software o que se chama de Nuvem. Para Armbrust et al (2009) Computao em nuvem so aplicaes de servios entregues pela Internet onde Hardware e Softwares so providos pelos Datacenters. Vaquero et al (2008) definem nuvem como so uma vasta gama de fcil acessibilidade a informaes virtualizadas de recursos (como hardware, plataformas e/ou servios). Esses recursos podem ser dinamicamente reconfigurados e ajustados para uma escala varivel conforme sua otimizao. Essa gama de recursos

tipicamente explorada pelo modelo pague pelo que usar, em ingls pay-per-use com garantia de infraestrutura e disponibilidade do servio. Pode-se ainda dizer que no h como fechar uma descrio mais arrisca. Computao em Nuvem a habilidade do provedor ou do departamento de TI em

26

entregar em tempo real as aplicaes como servio em diferentes ambientes por meio da internet. H ainda quem defina Computao em Nuvem como a combinao entre Grid Computing (Computao em Grade) e softwares como servio, ou simplesmente virtualizao de rede. Mas Computao em Nuvem pode ser conceituado como um conjunto que abriga outros conceitos conhecidos, como virtualizao, Grid Computing Utility Computing, Software como Servio (Saas), Application Service Provider (ASP), Arquitetura Orientada a Servios (SOA) e Business Process Management (BPM). Assuntos, esses que sero abordados nos itens que se seguem. Tomando-se como base nos conceitos acima definidos, pode-se ainda definir a CN como sendo um tipo de computao onde os usurios podem ter acesso aos seus aplicativos de qualquer lugar e de qualquer dispositivo conectado. Uma interface

central faz a infraestrutura da nuvem suportar aplicaes transparentes para os usurios. As aplicaes residem em massa em datacenters escalveis onde os

recursos computacionais podem ser dinamicamente provisionados e compartilhados para alcanar grande economia de escala. Dois aspectos importantes acrescentam-se s definies de Cloud Computing, segundo defendem Foster et al (2008). So eles: virtualizao e escalabilidade. Cloud Comnputin resume o Hardware e Software em virtualizao. Segundo Veras (2009, p.67):
O conceito de computao em nuvem vem se aprimorando ao longo do tempo, mas essencialmente trata da idia bsica de processar as aplicaes e armazenar os dados fora do ambiente corporativo. A virtualizao o elemento chave desta nova forma de computao. A idia que as mquinas virtuais possam rodar em qualquer parte da nuvem, buscando a otimizao do ambiente com respeito ao uso dos recursos.

A Computao em Nuvem tambm est relacionada a um modelo de terceirizao de servios de TI, tendo em vista que tem como objetivo entregar a aplicao e a infraestrutura para terceiros para que possam processar e armazenar as informaes dos usurios e/ou organizaes. Frente ao exposto, as informaes e aplicaes sero armazenadas executadas em grandes DATACENTERS onde muitas vezes no se saber onde os dados e as aplicaes esto sendo armazenados e

27

executados. O processamento ser distribudo por servidores espalhados dentro da nuvem e o ganho de escala, tanto no processamento quanto no armazenamento, possibilita a reduo de custos quando comparado a solues convencionais. (VERAS, 2009, p. 68). Ainda para concluir os conceitos Armbrust et al (2009), destacam trs principais aspectos da Computao em Nuvem: A iluso da disponibilidade de recursos infinitos, ilimitados: o conceito da nuvem sugere que o usurio tem em suas mos toda a Internet e os seus servios; A eliminao de um comprometimento anterior aos recursos utilizados pelos usurios: uma empresa pode usar os recursos de hardware e medida que for crescendo, ou seja, na medida em que for necessrio, pode se aumentar a quantidade de recursos usados, sem que haja um comprometimento anterior em relao a essa quantidade, a escalabilidade a principal caracterstica responsvel por esse aspecto; A habilidade de pagar pelo uso dos recursos medida que eles so utilizados: esse modelo de pagar pelo uso Pay-per-use utiliza uma mtrica de uso de processadores por hora, ou de armazenamento por dia, para cobrar pelos servios; isso permite que os recursos sejam liberados caso no sejam utilizados, evitando um consumo desnecessrio.

2.1.2 Arquitetura da Computao em Nuvem

possvel encontrar uma variedade de conceitos sobre infraestrutura e componentes da CN. Menken (2008) define um conceito de arquitetura baseado em sete nveis: aplicao, cliente, infraestrutura, plataforma, servio, armazenamento e processamento. Em outra vertente, Miller (2008) entende a infraestrutura da CN como: Software as a

28

Service-Saas (Software como Servio), Plataform as a Service Paas (Plataforma como Servio), Web Services (Servios Web) e On Demand Computing (Computao sob demanda). Youseff et al (2008) distinguem cinco nveis de infraestrutura da Computao em Nuvem: Cloud Application (Aplicao em Nuvem), Cloud Software Enviroment (Software para Nuvem), Cloud Software Infraestructure (Infraestrutura para Software de Nuvem), Software Kernel and Firmware/hardware (Software para Sistema Operacional em Nuvem). Todos os conceitos acima so muito detalhados e so influenciados por uma perspectiva de nuvem. Entretanto, Slabeva et al (2009) citam as trs camadas mais genricas de arquitetura da CN apresentados na figura 3.

Software como servio Saas Google Apps Salesforce.com

Plataforma como servio Paas Google App Engine Force.com

Iaas

Infraestrutura como servio Joyent Sun Cloud Storage Service Amazon EC2 Sun Cloud Compute Service

Integrao Horizontal

Figura 2 As trs camadas de Computao em Nuvem: Saas, Paas, Laas. Fonte: Slabeva et al (2009, p. 52). (Grid and Cloud Computing)

Com base na Figura 2 As trs camadas de Computao em Nuvem se conceituam.

29

Infraestrutura como Servios - Infraestructure as a Service (IaaS) : tem como objetivo oferecer recursos como processamento ou armazenamento de forma a se tornarem um servio. Ex.: servios web com computao elstica da Amazon, a SUN Cloud Storage, O IaaS oferece basicamente computao virtualizada como servio. A infraestrutura computacional se localiza na rede, e os aplicativos e os dados dos computadores e portteis so movidos para grandes centros de processamento de dados, mais conhecidos como DataCenters (CHIRIGATI, 2009). De acordo com referncias on-line do Wikipdia, infraestrutura como servios a entrega da infraestrutura da computao (tipicamente uma plataforma virtualizada como servios). Nesse caso, os Datacenters possuem todos os recursos necessrios para entregar infrestrutura aos seus clientes. A infraestrutura como servios est centrada num modelo de entrega de servios que provisiona e predefine os padres de infraestrutura especialmente otimizada para as aplicaes dos clientes. Os Provedores de Infraestrutura, tambm chamado de DATACENTERS, gerenciam a transao e hospedagem da aplicao selecionada em suas

insfraestruturas, enquanto os clientes mantm as propriedades de gerenciamento de suas aplicaes. A implementao de infraestrutura para provedores de Computao em Nuvem baseia-se tipicamente em seis componentes, segundo Rittinghouse e Ransome (2009): Computadores/servidores (tipicamente configurados para ter escalabilidade). Rede de Computadores (incluindo roteadores, firewalls, balanceamento de cargas etc. Conectividade de Internet (Banda larga e Redundncia de Internet). Plataforma virtualizada; Nvel de Acordo de Servios (SLA Service Level Agreement). Computao.

Rittinghouse e Ransome (2009) entendem que ao comprar um espao em um DATACENTER com servidores, software, rede, equipamentos etc. os clientes esto

30

locando os servios. A conta normalmente paga de forma mensal e os principais benefcios de usar esse tipo de terceirizao de servios so: O DATACENTER est pronto para ser preconfigurado, no qual geralmente baseia-se nos padres ITIL Information Technology Infrastructure Library (em portugus Biblioteca de Melhores Prticas em Infraestrutura de servios em TI). Utiliza a tecnologia mais recente de infraestrutura; A infraestrutura utiliza segurana monitorizada contra violaes; Baixo risco de manter os sistemas fora do ar; Habilidade de gerenciar os servios sob demanda; Baixos custos de investimento; Reduo de tempo, custo e complexidade na incluso de novos recursos ou capacidades. Plataforma como Servios - Platform as a Service (Paas): a abstrao da camada (Iaas) com a camada (Paas). Essa camada oferece uma srie de softwares para desenvolvedores que podem escrever suas aplicaes de acordo com suas necessidades, sem se preocupar com o (Iaas). Exemplo de (Paas) so as ferramentas Google App Engine, onde toda aplicao pode ser rodada na Infraestrutura do Google, e Salesforces Force.com Plataform. O (Paas) possui uma interface com a camada (IaaS) que virtualiza o acesso para os recursos disponveis. Para Babcock (2009), Plataforma como servio uma camada de computao em nuvem que tem como objetivo ajudar desenvolvedores corporativos na criao e teste rpidos, desafiando aplicativos web. Esses ambientes de desenvolivmento on-line vm de diversos desenvolvedores como Salesforce.com (Force.com), Microsoft Azure e startups como WaveMaker. Para ele, pode-se desenvolver utilizando os mesmos padres e tecnologias como a aplicao rodar em produo. Com isso, vem a promessa de desenvolvimento mais rpido. Abaixo algumas plataformas que os vendedores de Computao em Nuvem oferecem:

31

I) Force.com: desenvolvida na estrutura da SalesForce.com, essa ferramenta possui todos os aplicativos, como CRM das Salesforce.com. Nesse caso os desenvolvedores aprendem a utilizar a linguagem de programao APEX. A plataforma tambm inclui AppExchange, uma base com oitocentas aplicaes que poder ser compradas e usadas pelo desenvolvedor, alm de conectores para ERPs Oracle e SAP. II) Azure: plataforma desenvolvida pela Microsoft que fornece vrios aplicativos para desenvolvedores. Essa ferramenta alm de suportar a linguagem .NET, tambm suporta linguagens como C# e Visual Basic, PHP e Microsft Ruby. III) WaveMaker Studio: Plataforma de cdigo aberto permite aos

desenvolvedores a utilizarem aplicativos web interativos como o Ajax que roda em navegadores sem modificaes e no depende de fornecedor de banco de dados ou outros servios. IV) APP Engine: um servio que roda aplicaes Python ou Java na infraestrutura Google. Software como Servios - Software as a Service (Saas): o software que disponibilizado remotamente por um ou mais provedores e oferecido como Payper-use (Pago pelo uso). a camada mais visvel da Computao em Nuvem para usurios finais. Como exemplo, o Google Mail, Google Docs entre outros. O Google Docs, roda em servidores em algum lugar que no se sabe onde, mas voc pode acessar seus arquivos e usar os aplicativos de qualquer conexo de Internet (DEE, 2009). Em pesquisas recentes, observa-se que o (SaaS) definida em Software como Servio, tem evoludo consideravelmente, tanto pela adoo dos usurios quanto pelo disponibilizao de novos aplicativos por parte dos provedores de Computao em Nuvem. Tm-se como exemplo de uso de Software como Servio, a empresa Panasonic que selou com IBM um contrato para executar, na Web, um sistemas de email para os seus 380 mil usurios. O contrato foi considerado por analistas uma importante vitria da IBM, que atualmente disputa mercado com a Amazon.Com,

32

Google, Microsoft e Salesforce.com na rea de produtos de computao em nuvem (REVISTA TI INSIDE, 2010). O Gartner Group (2008) estima que as vendas de aplicativos em nuvem, incluindo programas de e-mail como o contratado pela Panasonic, crescero 46% este ano, chegando a US$ 9,6 bilhes. Outro fato a ser considerado que o (SaaS) favorece as empresas de menor porte, porque no precisam investir em ambientes tecnolgicos complexos como ocorre em outros modelos. Outro exemplo do uso de (SaaS) foi o da Mitsubish que adotou o software de Costummer Relation Mannagement CRM (Gerenciamento do Relacionamento com o Consumidor), da empresa fornecedora Salesforce.com, a fim de fortalecer o

relacionamento com a base de 15 mil clientes ativos. (REVISTA TI INSIDE, 2009). O CRM da Salesforce no um pacote de software, mas um servio de entrega de software rodado nos servidores da nuvem e acessado por qualquer navegador de Internet. Esse software foi criado numa plataforma que entrega o software como

servio aos seus consumidores (CUSUMANO, 2010). A Microsoft considerada a maior produtora de software do mundo, h anos vem se preparando relutantemente para desenvolver Software sob servios (SaaS). Ela criou o Windows Live e o Office Live e j com dez anos de experincia no MSN Microsoft Messenger Network. Agora a empresa criou o Microsoft Azure que compete com o a Amazon e Google. O Microsoft Azure uma plataforma para desenvolvedores de software como servios. E possibilitar que os programadores utilizem qualquer linguagem de programao. Rittinghouse (2009) acrescenta mais duas camadas para a Computao em Nuvem. So elas: Comunication as a Service (CaaS) uma soluo terceirizada

de

comunicao. Provedores desse tipo de nuvem baseada nessa soluo so responsveis por gerenciar requisio de hardware e software para entrega de servios como VOIP (voz sobre IP), Mensagens instantneas e capacidade de

videoconferncia entre consumidores.

33

Monitoring as a Service (MaaS) o provisionamento de seguranca

terceirizado. O monitoramento da segurana envolve proteo de empresas, governos e clientes contra as ameaas cibernticas. Uma equipe de segurana pratica regras cruciais de segurana, mantendo a confidencialidade, integridade e disponibilidades dos ativos de TI. Para Varia (2007), a arquitetura da nuvem baseia-se em aplicativos de softwares que utiliza acesso Internet sob demanda de servios. E ainda descreve os seguintes benefcios sobre aplicativos construdos na arquitetura de nuvem:
a) Investimento de Infra-estrutura quase zero: se voc precisa implantar um sistema de larga escala, isso poder custar uma fortuna em Hardware, Racks, Roteadores, Rotinas de Backups, gerenciamento de hardware e tcnicos especializados. Tendo em vista que toda a infraestrutura acima citada necessita estar pronta antes da instalao do software, o custo relao ao tempo de implantao tambm alto. Atualmente com o modelo de computao em nuvem, no h custo de investimento de infraestrura nem de tempo de implantao. b) Infraestrutura em tempo real: no modelo tradicional, se a infraestrutura no for escalvel, muito provvel que a implantao de um novo sistema seja fracassado. A infraestrutura de computao em nuvem no requer maiores preocupaes em saber se o sistema a ser desenvolvido ou implantado ir rodar ou no na arquitetura existente, pois tudo se adapta de forma escalvel. c) Utilizao de recursos mais eficientes: com a arquitetura da nuvem os desenvolvedores podem gerenciar os recursos mais efetivamente e eficientemente usando as aplicaes requeridas somente quando realmente necessitarem. d) Pagar pelo que utiliza: uma aplicao de Desktop ou um software de arquitetura Cliente-Servidor roda numa infraestrutura local (no computador pessoal ou nos servidores locais), acarretando normalmente em investimentos de hardware e na maioria das vezes acabam sendo subutilizados. No modelo em nuvem, os consumidores utilizam a infraestrutura da nuvem e s pagam somente a frao do que usado. e) Potencial para diminuir o tempo de processamento: Se o processamento intensivo de um computador pode, por exemplo, levar 500 horas para rodar em uma mquina, no modelo de nuvem esse mesmo processamento poder reduzir esse tempo para uma hora.

Concluindo os conceitos e definies acima, a arquitetura da Computao em Nuvem, baseia-se em trs elementos principais, segundo (VAQUERO et al, 2009 apud CHIRIGATI, 2009).

34

Prestadores de Servios mais conhecidos como SPs (do ingls Service Providers). Os SPs so aqueles que desenvolvem e deixam os servios acessveis aos usurios atravs de interfaces baseadas na Internet. Os usurios dos servios: so aqueles que utilizam os servios oferecidos pela infraestrutura. Os prestadores de infraestrutura, mais conhecidos como IPs (em ingls, Infrastructure Providers). Os IPs so aqueles que fornecem a infraestrutura sobre a qual os sistemas estaro instalados.

A figura 3 mostra a relao entre os trs elementos da arquitetura de computao em nuvem.

Figura 3 - Relacionamento entre os trs principais elementos da arquitetura da computao em nuvem. Fonte: VAQUERO et al (2009), adaptado por CHITIGATTII (2009, 264).

35

2.1.3 Classificao de Computao em Nuvem

Nuvens podem ser classificadas conforme os proprietrios de Datacenters que oferecem o modelo de CN. O ambiente da nuvem pode abranger desde nuvens nicas at mltiplas nuvens. Mas ela pode ser distinguida entre ambientes de nuvens nicas e ambientes de nuvens mltiplas, de acordo com a propriedade do Datacenter. (SLABEVA et al, 2009). No entender de Slabeva (2009), as nuvens se classificam em:

Nuvens Pblicas: um Datacenter de Hardware e Software, como o Google e Amazon, que expe seus servios para companhias e consumidores via Internet. Esse tipo de nuvem no restrito para um

nmero limitado de usurios. feita para disponibilizar na maneira de payas-you-go (Pague onde for). A IBM considera nuvens pblicas como servios de nuvem prestados por um terceiro (fornecedor). Eles existem alm do firewall da empresa, e so totalmente hospedados e gerenciados pelo provedor da nuvem. Essas nuvens oferecem aos clientes software, infraestrutura de aplicao ou infraestrutura fsica. O provedor da nuvem assume as responsabilidades de instalao, gerenciamento, provisionamento e

manuteno. Os servios so cobrados aos clientes apenas pelos recursos que usarem. Dessa forma, a subutilizao eliminada. Nuvens Privadas: refere-se datacenters internos de uma organizao. um tipo de nuvem totalmente proprietria de uma empresa que tem controle total das aplicaes rodadas na sua infraestrutura. Esse tipo de nuvem pode oferecer vantagens sobre a nuvem pblica, tendo em vista que se tem um controle mais detalhado sobre os vrios recursos que constituem a nuvem d a uma empresa todas as configuraes disponveis. Baseados nisso, as nuvens privadas so ideais quando o tipo de trabalho que est

36

sendo feito no prtico para uma nuvem pblica por motivo de segurana ou preocupaes regulamentares. Nuvens Hbridas: a combinao de nuvem pblica com nuvem privada que permite que uma organizao rode alguns aplicativos numa nuvem interna e outros numa nuvem pblica.

2.1.4 Segurana da Informao e Aspectos Legais da Computao em Nuvem

A dependncia dos Sistemas de Informao ao negcio, e o surgimento de novas tecnologias e forma de trabalho, como o comrcio eletrnico, as redes virtuais privadas e os funcionrios mveis, as organizaes despertaram para a necessidade de segurana, uma vez que se tornaram vulnerveis a um nmero maior de ameaas. A segurana da informao a proteo dos sistemas de informao contra a negao de servio a usurios autorizados, assim como contra a intruso, e a modificao no-autorizada de dados ou informaes, armazenados, em

processamento ou em trnsito, abrangendo a segurana dos recursos humanos, da documentao e do material, das reas e instalaes das comunicaes e computacional, assim como as destinadas a prevenir, detectar, deter e documentar eventuais ameaa a seu desenvolvimento (NBR 17999, 2003). evidente que os negcios esto cada vez mais dependentes das tecnologias e estas precisam estar de tal forma a proporcionar os trs princpios bsicos da segurana da informao conforme descrito na NBR 17999 (2003) a seguir: CONFIDENCIALIDADE: a informao somente pode ser acessada por pessoas explicitamente autorizadas; a proteo de sistemas de informao para impedir que pessoas no autorizadas tenham acesso ao mesmo. O aspecto mais importante deste item garantir a identificao e autenticao das partes envolvidas.

37

DISPONIBILIDADE: a informao ou sistema de computador deve estar disponvel no momento em que a mesma for necessria. INTEGRIDADE: a informao dever ser retornada em sua forma original no momento em que foi armazenada; a proteo dos dados ou informaes contra modificaes intencionais ou acidentais no-autorizadas.

No que se refere ao modelo de nuvem, muitas organizaes questionam como fazer para que as aplicaes nas nuvens possam garantir os trs princpios de segurana da informao descritos acima. Field (2010), afirma que muitas organizaes naturalmente querem reduzir custos e devem considerar o que usar no modelo de computao utilitria. Questes chaves como segurana de dados, confidencialidade e perda de controle, deve ser pensado cuidadosamente. Segundo a revista IDC (2009), a questo segurana na nuvem j evoluiu bastante. O mesmo cuidado que reservado para a proteo de dados em ambientes tradicionais, tambm so aplicados nas estruturas em nuvem. Portanto, no h motivos para alarde nesse quesito, desde que as regras de segurana tradicionais sejam seguidas. No entendimento de Veras (2009), existem aspectos chaves a ser avaliado na opo de entregar os servios de TI para a nuvem. Segundo ele, o risco da perda do controle dos dados internos de fato existe. O Gartner Group (2008) sugeriu alguns cuidados para migrar o risco referente aquisio de servios de provedor Computao em Nuvem.

1) 2) 3) 4) 5) 6) 7)

Como feito o acesso dos usurios? Como o provedor obedece s normas de regulao; Onde os dados so hospedados (localizao geogrfica)? Como os dados so segregados? Como os dados so recuperados? Como feito o suporte? Qual a viabilidade do provedor no longo prazo?

38

importante ressaltar, que alm das questes acima citadas, mais trs aspectos devem ser considerados antes de contratar os servios de nuvem, segundo o pensar de (DURKEE, 2010; DAMOULAKIS, 2010).

8) 9)

Qual o Nvel de Acordo de Servios (SLA)? Qual a conectividade do provedor (Banda Larga de Internet)?

10) O conhecimento efetivo dos responsveis pela poltica de segurana da informao est de acordo com a segurana do provedor de servios de computao em nuvem?

Segundo Slabeva et al (2010), o cenrio de negcios baseados nas tecnologias para adoo e implementao de computao em nuvem apresenta uma srie de questes legais que devem ser tomadas pelas organizaes ao contratar esses servios. Ainda afirma que o principal assunto a ser tratado no contrato o item SLA (Service Level Agreement), em portugus Acordo de nveis de servios. Os SLAs servem para definir pontos acordados sobre a qualidade dos servios prestados pelo fornecedor, definidos no contrato. Eles especificam os nveis de

servios que o cliente pode esperar do fornecedor, incluindo metas de desempenho (BLOMBERG, 2008). Para Campelo (2009), importante determinar os SLAs antes da execuo dos servios. Dessa forma, se mantm um bom relacionamento entre a organizao contratante e seu fornecedor. O desenvolvimento da confiana nas

relaes de terceirizao de TI resulta da manuteno de troca de informaes e de expectativas de futuras trocas seguras criadas por SLAs bem definidos e consistentes. (GOO; NAM, 2007). Para Slabeva et al (2010), o provedor de servios de computao em nuvem deve gerenciar todos os recursos computacionais, armazenamento, e desempenho de rede. E isso, o mnimo que um contrato SLA deve conter, conforme descrito na tabela 2:

39

Tabela 2 - Descries do Contrato SLA Essa clusula indica o percentual de tempo, normalmente num perodo mensal que os servios de computao em nuvem ficaro disponveis. Usualmente o ndice de uma boa disponibilidade deve chegar prximo 100%. O desempenho dos servios de CN deve est de acordo com a capacidade de hardware e da banda de rede instalada. O contedo dessa clusula depende da infraestrutura adotada pelo provedor e conseqentemente da margem de negociao, principalmente se o usurio for pessoa fsica, onde normalmente os recursos so mais limitados. O provedor dever garantir o nvel de segurana de proteo dos dados e das informaes, fornecidas pelo cliente. As informaes fornecidas aos clientes devero ter total integridade. Esta clusula dever regular os preos que o consumidor ir pagar ao provedor de acordo com o tipo de servio oferecido.

DISPONIBILIDADE

DESEMPENHO

SEGURANA

TAXAS Fonte: Slabeva et al (2010, p. 51).

As empresas fornecedoras de servios de Computao em Nuvem tero de garantir que os dados dos clientes estejam protegidos, e especialmente 100% disponveis. Essa existncia ainda se torna mais crtica quando se trata de informaes empresariais altamente sensveis como dados financeiros. Ainda se tratando de segurana no que diz respeito aos aspectos legais de um contrato de prestao de servios em computao em nuvem, pertinente afirmar que existem dvidas por parte dos executivos quanto tomada de deciso no que se refere a que provedor de servios mais se adqua as necessidades de sua empresa. Muitos questionam o aspecto de contratar um provedor onde parte dos servidores est localizada em outros pases, nos quais a legislao diferente do nosso pas? Para Jimene (2010), a grande preocupao jurdica sobre a computao em nuvem qual a legislao, de qual pas, vai incidir sobre o local onde esto os servidores e onde os dados esto armazenados. Afirma ainda, que hoje os registros eletrnicos podem estar em servidores espalhados pelo mundo. Ento, qual seria a legislao aplicvel em uma situao em que um ato de concorrncia desleal praticado aqui no Brasil, com os dados alocados num servidor nos Estados Unidos e

40

com acesso gerado de um computador na China? Qual a legislao e o pas competente para processar e julgar aquele crime? No h discrepncia no pensar de Cervone (2010), quando afirma que o maior problema que as nuvens tm em hospedar aplicativos e dados internacionalmente, so as polticas e leis de cada nao. Afirma ainda, que desde que a nuvem foi considerada como uma variao de computao terceirizada, uma organizao precisar exigir um alto grau de confidencialidade e segurana e protocolos de procedimentos por parte do provedor de computao em nuvem. A segurana da informao desses dados tambm a grande preocupao, pois muitos deles envolvem questes de privacidade. Como o provedor pode garantir que os dados e informaes sero acessados somente por pessoas autorizadas? Quais so as regras de segurana que o provedor contratado utilizada para manter os dados dos clientes em qualquer lugar do mundo? Que garantia o cliente tem que os dados hospedados esto seguros, sob o ponto de vista de confidencialidade e da integridade e que as informaes no sero manipuladas ou alteradas? Segundo Jimene (2010), muitas dessas questes j esto sendo resolvidas no Brasil, pois os grandes provedores de servios de computao em nuvem j possui escritrio no pas. Ento, se uma empresa arca com os benefcios da atividade no Brasil, entende-se que ela tem que arcar com o nus dessa atividade tambm aqui no Brasil. Levando-se em considerao s premissas acima comentadas, importante que a organizao que pretende contratar os servios de computao em nuvem, observe ainda algumas clusulas importantes que devem conter no contrato SLA ou em outro contrato dependendo do caso, segundo Slabeva et al (2010) conforme apresentado na tabela 3:

41

Tabela 3 - Clusulas que devem conter no contrato Sla muito importante que os servios estejam bastante claros na sua descrio. E que os DESCRIO DOS SERVIOS servios extras, devem apresentar minuciosamente suas taxas de pagamento. Essa clusula deve descrever as modificaes do MODIFICAO DO CONTRATO DE contrato SLA podem ser feitas de forma unilateral (pelo provedor) ou se pode ser alterado pelas duas ACORDO DE SERVIOS partes. importante que fique claro para o cliente a data de encerramento do contrato, e se ele pode ser CANCELAMENTO DO CONTRATO renovado automaticamente ou aps negociao e assinatura de novo contrato. aconselhvel que o provedor de Computao em Nuvem descreva claramente no contrato quais as clusulas permitidas para uso da informao. Exemplo: o provedor no deve permitir que SERVIOS PROIBIDOS violaes do tipo pornografia infantil, pedofilia, distribuio de vrus, spyware ou quaisquer outras aplicaes maliciosas, violaes de direitos autorais etc. importante que o contrato descreva LICENAS detalhadamente quais licenas de softwares o cliente tem que fornecer. Qualquer informao confidencial armazenadas nos provedores jamais podero ser divulgadas ou CONFIDENCIALIDADE abertas para pessoas no autorizadas. Essa clusula dever declarar para cada parte os direitos de propriedade intelectual. Qualquer tecnologia ou software fornecido e qualquer contedo ou dados vendidos ou compartilhados.

PROPRIEDADE INTELECTUAL Fonte: Slabeva et al (2010, p.95).

2.1.5 Estratgia para adoo da Computao em Nuvem

Nos dias atuais, cada vez mais comum os executivos dizerem que j ouviram falar em CN e ainda questionam se realmente compensa adquirir novos servidores, j que existe a nuvem pblica para armazenamento e processamento de informaes. A resposta para essa questo depende muito da realidade de cada empresa. A nuvem j reconhecida como uma grande alternativa para Sites, hospedagem de e-mails, armazenamento escalvel e computao sob demanda. Para queles que abraaram a idia da nuvem para esse propsito, dizem que a nuvem oferece o tipo de computao que eles precisam, principalmente em relao aos custos. Os projetos so

42

implementados rapidamente e a TI se torna melhor e mais bem preparada para padres imprevisveis de trfego e situaes emergenciais. Entretanto, Engates (2010) afirma que enquanto os benefcios da computao baseada em hospedagem torna-se cada vez mais convincente, ainda h resistncia. A resistncia da maioria dos executivos quanto adoo de computao em nuvem vem de duas frentes: a primeira diz respeito de como e quem ir gerenciar o hardware, e a segunda vem dos aspectos segurana, j que os dados de todas as organizaes esto armazenados e entrelaados num datacenter sem limites de armazenamento. Para Engates (2010), mesmo havendo algumas resistncias, os custos para utilizao de computao em nuvem esto ficando cada dia mais convincente. Como a economia cava seu caminho para fora da recesso, deixando os oramentos mais apertados e menos recursos para TI, os executivos buscam sua primeira experincia com nuvem e/ou a mais tradicional hospedagem gerenciada. Miller (2010) entende que os seguintes requisitos devem ser contemplados para o sucesso da adoo da computao em nuvem:

a) Um bom entendimento entre o consumidor e o fornecedor; b) padres abertos e de fcil utilizao; c) um claro entendimento do modelo de servios que a organizao necessita para contratar um fornecedor de computao em nuvem; d) uma clara governana acima de tudo.

Baseando-se nas premissas descritas acima, qual a estratgia para adoo em nuvem? Esse novo modelo de terceirizao est realmente pronto para tudo? A resposta provvel no, mas est pronto para qualquer pessoa ou tipo de organizao. H respostas de computao em nuvem para cada aplicao e infraestrutura que a tecnologia da informao necessita nos dias atuais. Um fator importante a ser

lembrado que a nuvem no um propsito de tudo ou nada. Ela pode ser um

43

componente estratgico de larga infraestrutura de TI que pode incluir um Datacenter interno (privado) e/ou um Datacenter externo. O fato, que uma combinao da nuvem com a infraestrutura tradicional pode ser a melhor alternativa para muitas organizaes. Uma abordagem hbrida pode proporcionar uma economia de custos, uma infra-estrutura escalvel sob demanda, e segurana que se precisa com muito poucos recursos. O segredo ento para iniciar os primeiros passos utilizar nuvens hbridas, que permite que uma organizao rode alguns aplicativos numa nuvem interna (privada) e outros, numa nuvem pblica (ENGATES, 2010). No planejamento de uma estratgia hbrida aconselhvel colocar as aplicaes em trs pacotes: aqueles com infraestrutura dedicada, aqueles que podem ir complemente para a nuvem, e aqueles que funcionam idealmente com a combinao da nuvem com a infraestrutura interna. Para os servios que requerem um alto grau de segurana ou tenha um alto processamento de banco de dados, provavelmente devem ficar na infraestrutura interna por enquanto. Para as aplicaes de interface pblica ou por demanda escalvel so boas alternativas para a nuvem. A tabela 4 apresenta as aplicaes que devem ou no migrar para a nuvem.
Tabela 4 - Ligaes que devem ou no migrar para a nuvem APLICAES QUE PODEM SE HOSPEDAR NA NUVEM BLOGS e WIKI de uma empresa. Servios de E-mail Sites e Hot-Sites de vendas e marketing Portais Corporativos Arquivos de dados, arquivos de e-mails, backups, reteno de logs. Aplicaes Web e novos sistemas de informaes que ainda esto em desenvolvimento ou prontas para uso. Fonte: ENGATES (2010, p.198). APLICAES QUE PROVAVELMENTE PRECISAM DE UMA INFRAESTRUTURA DEDICADA ERP Data warehouse Servios de Processamento de Carto de Crdito. Cdigos altamente sigilosos de reas militares, armamentos etc.

Para Field (2010), os funcionrios de uma organizao cada vez mais utilizam por conta prpria os recursos de aplicaes mveis como calendrios, agendas, anotaes e ferramentas de gerenciamento de projetos. So recursos facilmente

44

usados nos mais variados tipos de nuvem, seja ela pblica ou privada. benefcios forem suficientemente bons, o pessoal utilizar esses

Se os recursos

independentemente da poltica.

Para as organizaes que possuem uma grande

burocracia dever encontrar dificuldades para adoo da Computao em Nuvem. No entender de Field (2010), dispositivos como tablets, netbooks e qualquer categoria de smartbooks (netbooks com 3G, Wi-Fi e outros), utilizar essa tendncia. Os dados uma vez na nuvem podem ser sincronizados para qualquer desses dispositivos

2.2 TEORIA DA DECISO E DECISO EM TI

2.2.1 Conceitos Gerais da Teoria de Deciso

O termo deciso pode ser conceituado como sendo toda a situao onde voc tem que escolher entre duas ou mais alternativas, e mesmo quando voc resolve no escolher nenhuma delas, voc tambm tomou uma deciso. (NUNES JNIOR, 2006, p. 28). Segundo Clemen (1995, p. 2), as decises so difceis de serem tomadas por envolver na maioria das vezes dificuldades diferentes, e freqentemente, dificuldades especiais. Para Clemen (1995), existem quatro origens de dificuldade para tomada de deciso que podem ajudar o tomador de deciso:

a) Complexidade de deciso; b) Incertezas inerentes situao de deciso; c) Os objetivos do tomador de deciso podem ser mltiplos; d) Diferentes perspectivas de um problema de deciso.

J Costa (2002, p.3) destaca os seguintes elementos na tomada de deciso:

45

a) Decisor: unidade responsvel pela tomada de deciso. Pode ser composta por um indivduo ou por um grupo de indivduos. b) Alternativa vivel: estratgia ou curso de ao que pode ser adotado pelo decisor. c) Cenrio: estado da natureza projetado para o futuro. Exemplo: estimativa de taxa de cmbio para o prximo ano; estimativa da incidncia de chuvas para a prxima safra; demanda estimada para o prximo perodo. Em geral, os cenrios so classificados em: Critrio: propriedade ou varivel luz da qual a alternativa avaliada Atributo: valor do desempenho da alternativa luz do critrio Tabela de pagamento: tabela com os valores a serem retornados pelas alternativas.

Clemen (1995, p.6) apresenta um fluxograma que resume todo o processo de anlise que envolve uma tomada de deciso, conforme demonstrada na Figura 4.

46

Identificar a situao de deciso e entender os objetivos

Identificar alternativas

Decompor e modelar o problema: 1) Modelagem da estrutura do problema; 2) Modelagem das incertezas, 3) Modelagem de preferncias

Escolha da melhor alternativa.

Sim

Preciso de mais Anlise?


No

Implementao da alternativa escolhida

Figura 4 - Diagrama do Processo de Anlise de Deciso Fonte: CLEMEN (1995, p.6).

Levando-se em considerao as afirmaes acima, entendemos que deciso uma necessidade de avaliar um conjunto de alternativas, para a realizao de uma escolha. Dentre as situaes de um problema de escolha, podem-se descrever as seguintes situaes, segundo Costa (2002, p.5):

Escolha: Escolher uma alternativa dentre um conjunto de alternativas viveis.

47

Classificao: classificar um conjunto de alternativas em sub-conjuntos. Por exemplo: os elementos do conjunto Animais podem ser classificados como pertencentes classe dos mamferos, dos vertebrados, dos invertebrados... Ordenao: dados os elementos de um conjunto de alternativas, orden-las segundo algum critrio. Classificao ordenada: classificar um conjunto de alternativas em subconjuntos ordenados, ou em classes de referncia ordenadas. Exemplo: classificar os hotis de uma cidade em classes de atendimento (classe A; classe B; classe C; classe D e, classe E). Priorizao: dados os elementos de um conjunto de alternativas, estabelecer uma ordem de prioridades para os elementos do mesmo.

2.2.2 Tomada de Decises com Mltiplos Critrios

Os processos tradicionais para apoio deciso utilizam mtodos de anlise de deciso com um nico critrio segundo, Nunes Jnior (2006, p.36). Esses processos so fundamentalmente quantificveis que no reconhecem a necessidade de incluso de fatores subjetivos em sua anlise. No perodo compreendido pela segunda guerra mundial surgiu um campo de conhecimento chamado Pesquisa Operacional (PO) aplicada na estruturao e anlise de processos de tomadas de deciso, por meio de modelos matemticos para apoilas. Com o passar dos anos, os pesquisadores perceberam que algumas decises no poderiam ser tomadas baseadas apenas em um critrio de deciso. Devido a essa necessidade, surgiram as metodologias de mltiplos critrios, desenvolvidos no modelo da Escola Francesa e da Escola Americana.

48

2.2.3 Deciso em TI

O volume de investimentos em TI afeta a organizao como um todo. A tecnologia da Informao nos dias atuais permeia todas suas unidades administrativas e de negcios, afetando o processo, o relacionamento com os clientes, o relacionamento dos funcionrios com a administrao, o desenvolvimento de novos produtos, o processo de inovao e acima de tudo, a estratgia empresarial. Todo esse leque de influncias provocado pela evoluo da TI pode trazer resultados operacionais esperados de ocorrer o alinhamento estratgico da organizao. A eficcia dos resultados est atrelada qualidade nas decises tomadas, sobretudo, pelos executivos da rea de TI em razo da sua dimenso na dinmica organizacional. Segundo Murakami (2003, p.32), o processo de tomada de deciso nas organizaes est se transformando rapidamente nos ltimos anos, sobretudo pela velocidade do avano da tecnologia da informao e de comunicaes. Isso se deve ao fato de que as fronteiras das empresas e pases ampliaram muito rapidamente os meios de comunicaes, facilitando o intercmbio e agilizando a gesto da informao. Contudo, as sociedades exigem respostas mais rpidas, pressionando para que as decises sejam cada vez mais eficientes. Tomar decises o trabalho mais importante de qualquer executivo. Tambm o mais duro e o mais arriscado, pois consiste no apenas tomar decises prprias, mas tambm providenciar que toda a organizao que dirige, ou parte dela, tome-as tambm de maneira efetiva, como afirma (MURAKAMI, 2003, p.33). Segundo Weill & Ross (2006, p.8), a Governana de TI est ligada aos processos decisrios, pois ela que determina quem toma decises. A administrao o processo de tomar e implementar decises. Exemplo: a governana determina quem tem o direito de decidir sobre quanto a empresa investir em TI. A administrao determina a quantia efetivamente a ser investida num dado ano e as reas em que ocorrer o investimento. A alta gerncia estabelece os direitos decisrios e a

responsabilidade pela TI para estimular os comportamentos desejveis na empresa. Se

49

esse

comportamento

envolver

as

unidades

de

negcio

independentes

empreendedoras, as decises de investimento em TI cabero primariamente aos lderes dessas unidades. Weill & Ross (2006, p.9) ainda afirma que se o

comportamento desejvel envolve uma viso unificada da empresa por pare do cliente, com um nico ponto de contato com o cliente, um modelo mais centralizado de governana de investimento de TI funcionar melhor. Uma governana de TI eficaz deve tratar de trs questes, segundo Weill e Ross (2006). 1) Quais decises devem ser tomadas para garantir a gesto e o uso eficazes de TI? 2) Quem deve tomar essas decises? 3) Como essas decises sero tomadas e monitoradas?

E ainda, lista cinco decises de TI inter-relacionadas:

Princpios de TI esclarecendo o papel de negcio da TI. Arquitetura de TI definindo os requisitos de integrao e padronizao. Infraestrutura de TI determinando servios compartilhados e de suporte. Necessidade de aplicaes de negcio especificando a necessidade comercial de aplicaes de TI, comprada ou desenvolvida internamente. Investimentos e priorizao de TI escolhendo quais iniciativas financiar e quanto gastar.

2.3 MTODO DE ANLISE HIERRQUICA (MTODO AHP)

O mundo competitivo dos dias atuais exige que nossa sociedade utilize instrumentos cada vez mais eficientes para a tomada de deciso. Esses instrumentos precisam ser hbeis para que problemas complexos sejam tratados de uma maneira

50

mais simples, sem que necessite alto investimento financeiro e de tempo para utilizlos. O homem levado a tomar decises no decorrer de sua vida, sempre se confrontando com situaes onde necessrio escolher. A tomada de deciso passa a ser comum e, na maioria das vezes, baseia-se na intuio, experincia, sentimento ou outro parmetro subjetivo (JORDO; PEREIRA, 2006). Conclui-se, portanto, que os mtodos de apoio deciso com mltiplos critrios caracterizam-se pela capacidade de analisar situaes de deciso contendo critrios quantitativos e qualitativos, sejam eles conflitantes ou no.

2.3.1 Conceitos Bsicos e Histrico do modelo AHP

O mtodo AHP uma ferramenta utilizada para facilitar a anlise, compreenso e avaliao do problema de deciso, dividindo-o em nveis hierrquicos (GOMES; ARAYA; CARIGANANO, 2004, p.41). Esse mtodo foi desenvolvido para utilizao no planejamento de contingncia militar e empresarial, para tomada de deciso, alocao de recursos escassos, resoluo de conflitos etc. Para Foman e Selly (2005, p.13), essa metodologia chamada de AHP levandose em considerao a seguinte lgica: ANALYTIC (Analtico) HIERARCHY (Hierrquico) PROCESS (Processo) O mtodo AHP, tambm conhecido pela sigla MAH Mtodo de Anlise Hierrquica foi desenvolvido pelo matemtico Thomas Lorie Saaty (1980), para auxlio tomada de deciso, cujas principais caractersticas so:

1) Aplicvel aos problemas orientados por mltiplos atributos ou objetivos estruturados hierarquicamente;

51

2) Capaz de considerar simultaneamente atributos quantitativos e qualitativos em sua anlise, ao mesmo tempo em que incorpora a experincia e a preferncia dos tomadores de deciso; 3) O resultado final permite definir uma seqncia cardinal da importncia dos atributos e das alternativas; 4) Aplicvel a questes complexas, que envolvam julgamentos subjetivos.

Ainda no entender de Jordo e Pereira (2006, p.3), o mtodo AHP tem aplicaes em diferenas reas, tais como: Economia/Problemas

administrativos:

Design,

Arquitetura,

Finanas,

Marketing Benchmarking, Planejamento Estratgico, Seleo de Portflio, Previso, Alocao de Recursos, Anlise de Benefcios, Anlise de Investimentos, Avaliao de Aquisies etc. Problemas Polticos: Resoluo de Conflitos e Negociaes; Jogos de Guerra, dentre outros. Problemas Sociais: Medicina, Educao, Direito, Setor Pblico,

Comportamento, Contratao e Avaliao de Desempenho de Profissionais. Problemas Tecnolgicos: Seleo de Mercado, Tecnologia de Transferncia, Seleo de Fornecedores, Satisfao do Cliente, Qualidade Total, Engenharia da computao e Tecnologia da Informao em Geral.

Segundo Iaez e Cunha (2006), a caracterstica principal que distingue o mtodo AHP diz respeito forma com que a tcnica define o problema a ser analisado. A premissa bsica do AHP que o sistema decisrio complexo deve ser definido segundo uma estrutura hierrquica composta de vrios nveis, que compreendem os elementos cujas caractersticas podem ser consideradas similares. Esse tipo de

estruturao do problema sejam facilmente identificadas, especialmente nos casos em que o objetivo do sistema decisrio consiste na seleo de alternativas segundo mltiplos atributos.

52

Para Saaty (1980), a grande vantagem do mtodo AHP permitir aos seus usurios atribuir pesos relativos para mltiplos atributos, ou mltiplas alternativas para um dado atributo ao mesmo tempo em que e realiza uma comparao par a par entre os mesmos. Isso permite que mesmo quando dois atributos so incompatveis, a mente humana possa, ainda assim, reconhecer qual dos atributos mais importante para o processo decisrio. Uma das principais e das mais atraentes caractersticas das metodologias do mtodo AHP, que as mesmas reconhecem as subjetividades como inerente aos problemas de deciso e utiliza julgamento de valor como forma de trat-la cientificamente. Esta propriedade extremamente til quando se tem dificuldade na obteno de informaes oriundas de dados probabilsticos (COSTA, 2002, p.13). Baseado nos fatos acima se pode afirmar que o mtodo AHP objetiva a seleo/escolha de alternativas, em um processo que considere diferentes critrios de avaliao. Segundo Costa (2002, p.16), este mtodo se baseia em trs princpios do pensamento analtico. So eles: Construo de hierarquias: No AHP o problema estruturado em nveis hierrquicos, como forma de buscar uma melhor compreenso e avaliao do mesmo. A construo de hierarquias uma etapa fundamental do processo de raciocnio humano. No exerccio desta atividade identificam-se os elementos chave para a

tomada de deciso, agrupando-os em conjuntos afins, os quais so alocados em camadas especficas. Definio de prioridades: O ajuste das prioridades no AHP fundamenta-se na habilidade do ser humano de perceber o relacionamento entre objetos e situaes observadas, comparando pares luz de um determinado foco ou critrio (julgamentos paritrios). Consistncia lgica: No AHP, possvel avaliar o modelo de priorizao construdo quanto a sua consistncia lgica. Dessa forma, o ser humano tem a

habilidade de estabelecer relaes entre objetivos ou idias, de forma a buscar uma coerncia entre eles, ou seja, de relacion-los entre si e avaliar se La possui

53

consistncia.

Nesse caso, o modelo AHP utiliza tanto aspectos qualitativos quanto

quantitativos do pensamento de ser humano (IAEZ; CUNHA, 2006). Complementando o pensamento de Iaez e Cunha (2006), podemos afirmar que o modelo AHP trabalha com elementos chaves de hierarquia para o tratamento de problemas de deciso. Dentre eles, pode-se citar: foco principal, conjunto de alternativas viveis e conjunto de critrios tambm chamado de atributos. Costa (2002) define Foco Principal como sendo o objetivo global. Por exemplo, compra de uma aeronave, um automvel, escolha de uma moradia, ou escolha de uma estratgica de investimento. O Conjunto de Alternativas Viveis so as possibilidades de escolha. E por ltimo, Conjunto de Critrios, o conjunto de propriedades, atributos, quesitos a serem avaliados para a tomada de deciso. Para Chankong e Himes (1983 apud COSTA, 2002), o conjunto de critrios deve ser: Completo: onde todas as alternativas relevantes soluo do problema devem estar cobertas pelo mesmo; Mnimo: nesse caso, no devem ocorrer redundncias ou superposies. Operacional: para ser compreendido e utilizado pelo decisor e pelos avaliadores. Iaez e Cunha (2006), afirmam que ao utilizar os trs princpios, o Mtodo AHP incorpora tanto aspectos qualitativos quanto quantitativos do pensamento humano: e a qualidade para se definir o problema, a sua hierarquia e os aspectos quantitativos para expressar julgamentos e preferncias de forma concisa. Portanto, ao se estabelecer a comparao paritria para relacionar n atividades, de modo que cada uma seja representada nos dados pelo menos uma vez, necessrio ter n-1 comparaes paritrias. Pode-se exemplificar com as seguintes comparaes: se a atividade X1, 3 vezes mais dominante do que a atividade X2, e a atividade X2 duas vezes mais dominante do que a atividade X3, ento X1 = 6 X3. consistente. O julgamento considerado inconsistente uma violao da proporcionalidade que pode ou no significar violao da transitividade (IAEZ; CUNHA, 2006). Nesse caso, o julgamento

54

Para Saaty (1980), os julgamentos raramente possuem uma relao simples e objetiva o que requer um grau de consistncia mais complexo. O autor ainda afirma que isso no um grande problema.

2.3.2 Estrutura do AHP

O mtodo AHP auxilia ao tomador de deciso a ver melhor seu problema estudado. Contudo, no elimina a necessidade do apoio de especialistas fornecendo informaes para complementar o cenrio a ser analisado pelo tomador de deciso, O conceito de definio correta do problema segundo Hammond, Keeney e Raiffa (2004, apud Nunes Jnior, 2006), sugerem que seja seguido um roteiro para a tomada de deciso: Definio dos valores do tomador de deciso e definio do problema da deciso: para identificar o problema da deciso, preciso conhecer os valores do tomador de deciso, ou seja, o que importante para ele, sem o qual podemos identificar o problema errado, chegando a uma soluo errada para o problema de deciso estudado; Decomposio do Problema: os problemas devero ser pesquisados, divididos e estruturados formando uma hierarquia. Essa hierarquia forma uma estrutura que permite visualizar o problema em termos de objetivos e critrios ou atributos, conforme Figura 5.

55

Objetivo Principal

Objetivo

Atributo

Atributo 1

Atributo 2

Atributo 3

Subatributo

Sub Atributo 1

Sub Atributo 2

Sub Atributo 3

Alternativas

Figura 5 - estrutura do modelo AHP Fonte: NUNES JNIOR (2006, p.43).

Estabelecer prioridades: as prioridades dos critrios/atributos so dadas por comparao dois a dois em relao a sua contribuio ao critrio imediatamente acima, levando-se em considerao sempre o contexto do objetivo estabelecido para a tomada de deciso. O referido processo se realiza atravs de entrevista sobre o problema de deciso, e os julgamentos so extrados do tomador de deciso. Sntese: se obtm atravs de um processo de avaliao e combinao de prioridades aplicadas ao problema. Essa prioridade total obtida atravs das ligaes do modelo. Anlise de sensibilidade: executada para avaliar a consistncia do resultado nas alternativas, de acordo com cada um dos critrios que os compe. Iterao: nesse processo as etapas acima so repetidas vrias vezes, para que cada etapa seja revista proporcionando um melhor entendimento do problema atravs do modelo desenvolvido.

De acordo com o pensar de Vargas (1990, apud NUNES JNIOR, 2006, p.48), os elementos devem ser agrupados na hierarquia de forma homognea para permitir a

56

comparao. Portanto, se o tomador de deciso no for capaz de responder uma pergunta (de comparao), ento a pergunta ode no ser significativa ou os critrios ou alternativas podem no ser comparveis. Existe tambm um limite de critrios que segundo Saaty e Ozdemir (2003, p. 233) esse limite de capacidade humana de processar informaes simultaneamente com preciso variam de 5 at no mximo 9. Portanto, sugere-se que os critrios/atributos no passem de 9.

2.3.3 Modelagem da Hierarquia

O mtodo AHP envolve trs processos relacionados e no seqenciais (VARGAS 1990 apud NUNES JNIOR, 2006, p.50) conforme apresentado na Figura 6. Identificao dos nveis e critrios Definio dos critrios Formulao da questo Avaliao da Hierarquia.
Identificao dos nveis e critrios

Definio dos Conceitos

Formulao das Perguntas

Avaliao da Hierarquia

Figura 6 - Modelagem da Hierarquia Fonte: (VARGAS, 1990 apud NUNES JNIOR, 2006, p. 50).

57

Aps a estruturao da tabela que representa o problema de deciso ou da hierarquia grfica, faz-se necessrio selecionar pessoas que iro analisar os critrios e as alternativas. Essas pessoas devem ter conhecimento e at mesmo domnio do problema abordado no foco principal (MALHOTRA et al, 2007).

2.3.4 Comparao

O mtodo AHP utiliza uma escala onde os valores so atribudos por pesos atravs de comparaes dois a dois. Esse mtodo no utiliza uma escala absoluta devido natureza dos componentes de uma deciso com mltiplos critrios ser muitas vezes abstrato, dificultando que isoladamente os componentes sejam mensurados, principalmente usando a mesma escala (NUNES JNIOR, 2006). Na comparao dois a dois, quando o tomador de deciso exprimir sua preferncia por um atributo X por exemplo, como sendo muito mais importante do que o atributo Y por exemplo, estar atribuindo para o atributo X peso 5 Caso o tomador de deciso considere que os dois critrios possuem a mesma importncia, estar atribuindo o peso 1. A Tabela 5 define e explica o conceito dos pesos utilizados no mtodo AHP.
Tabela 5 - Fatores para as comparaes paritrias Intensidade de Importncia (Peso) 1 3 5 7 Peso Mesma importncia Importncia pequena de um sobre o outro Importncia Grande ou essencial Importncia muito grande Explicao Os dois atributos contribuem igualmente para o objetivo A experincia e o julgamento favorecem levemente um atributo em relao ao outro A experincia e o julgamento favorecem fortemente um atributo em relao ao outro Um atributo fortemente favorecido em relao ao outro; sua dominao de importncia demonstrada na prtica A evidncia favorece um atributo em relao ao outro com o mais alto grau de certeza. Quando se procura uma condio de compromisso entre duas definies

Importncia absoluta

2,4,6,8

Valores intermedirios entre os valores adjacentes.

Fonte: Saaty (1980 apud IAEZ; CUNHA, 2006, p. 400).

58

pertinente mencionar que os termos CRITRIOS e ATRIBUTOS possuem o mesmo significado. A adoo da nomenclatura vria de acordo com a definio de cada autor. A Figura 7 mostra as comparaes entre os critrios baseado no modelo hierrquico AHP.

PROBLEMA DECISRIO (Objetivo)

CRITRIO A

CRITRIO B

CRITRIO C

CRITERIO D

CRITERIO E

ALTERNATIVA X

ALTERNATIVA Y

Comparaes dois a dois so feitas, quanto ao atendimento do objetivo

CRITRIO A

CRITRIO B

CRITRIO C

CRITERIO D

CRITERIO E

Figura 7 - Comparaes de Critrios no Modelo Hierrquico. Fonte: NUNES JNIOR (2006, p.52).

A estrutura hierrquica pode ter maior complexidade que o exemplo apresentado na Figura 7. Nesse caso, os critrios so comparados entre si, dentro de suas

ramificaes. As avaliaes dos critrios de primeiro nvel so realizadas, e aps, as ramificaes dos critrios so desenvolvidas separadas, s ocorrendo avaliaes conjuntas nas alternativas.

59

Segundo Saaty (1990 apud NUNES JNIOR, 2006), um hierarquia no uma rvore de deciso tradicional. problema. Cada nvel pode representar um corte diferente no

Um nvel pode representar fatores sociais e outro poltico, para serem

avaliados em termos de fatores sociais e vice versa, mas o critrio de nvel acima ter como componente o critrio do nvel imediatamente abaixo, que definido devido necessidade de um detalhamento do critrio para melhor avaliao ou pela importncia dada ao critrio para a soluo do problema decisrio.

2.3.5 Anlise dos Dados

Para uma anlise coerente do problema, importante deixar bem definido os critrios utilizados para a avaliao e tomada de deciso. As informaes so extradas do tomador de deciso com perguntas do tipo: O que mais importante para alcanar o objetivo X, o critrio A ou o critrio B? As definies devem ser registradas para evitar que o tomador de deciso no tenha dvidas na hora de pontuar os pesos de cada critrio. Os julgamentos dois a dois so lanados em uma matriz quadrada, que a base do clculo dos vetores das preferncias, que so os valores que nos indicam as prioridades. (NUNES JNIOR, 2006). Os vetores so obtidos por meio de clculo matricial conforme equao abaixo e definido por Saaty (1991). Primeiro, soma-se cada coluna e ento divide cada coluna pela respectiva soma da coluna. O resultado da matriz chamado de matriz normalizada, que definida por: A' = [ a'ij ] onde a'ij = aij / _ = n k aik 1 para 1 < i < n, e 1 < j < n.

60

Segundo, calcula-se o valor mdio em cada linha da matriz normalizada para obter o peso relativo que determinado pelo: W = [ wk ] onde wk = _ = n i a ij 1' / n para 1 < j < n, e 1 < k < n. O clculo manual da matriz no objeto desta pesquisa, visto que existem vrios softwares que calculam rapidamente as matrizes, nos retornando o resultado no formato numrico e grfico. O caso estudado nesse trabalho utiliza o software Web-Hipre, que trabalha a hierarquia de forma igual aplicao manual. Portanto, a anlise dos dados ser

melhor entendida nos captulos a seguir nos quais referem-se a aplicao do modelo na organizao estudada.

2.3.6 O software Web-Hipre

Existem no mercado muitos softwares de apoio deciso os quais utilizam o mtodo AHP. Pode-se citar Expert Choice, Criterium Decision Plus, Logical Decisions e o Web-Hipre. A ferramenta escolhida para o estudo de caso foi o Web-Hipre, por tratar de um software que acessado pela Internet via provedor e apresenta os conceitos de Computao em Nuvem, contendo caractersticas de Software as a Service Arquitetura da

Software como Servios, explorado nesse trabalho no item 2.1.2 Computao em Nuvem.

O Web-Hipre pode ser acessado de qualquer lugar desde que haja um computador com acesso Internet. As bases de dados ficam armazenadas na Universidade de Helsinki Finlndia. (Helsinki University of Technology). O software gratuito as bases so publicadas para acesso livre. Entretanto, h tambm uma forma de cadastramento por meio de senhas que permite acesso restrito ao arquivo criado.

61

No que se refere base pblica, existem no servidor da Universidade acima citada, centenas de arquivos exemplos de aplicaes do mtodo AHP, inclusive os arquivos que foram criados para esse estudo de caso. Segundo Nunes Jnior (2006), o software Web-Hipre (HIerarchical PREference analysis on the World Wide) um dos softwares de auxlio tomada de deciso que o sucessor do software HIPRE 3+ da HUT (Helsinki University of Technology) e est na sua verso 1.22. A primeira verso foi On-line foi disponibilizada em fevereiro de 1998. possvel utilizar os mtodos combinados, disponibilizando os resultados processados na tela, atravs de grficos de barra, permitindo anlise de sensibilidade dos dados atribudos aos processos de anlise de deciso. Existe tambm um material explicativo do software disponibilizado na HUT para seus usurios. Ele utilizado para uso acadmico on-line, mas segundo Nunes Jnior (2006), Ele empresas podem adquiri-los. O link para acesso ao Web-Hipre : http://www.hipre.hut.fi/ . A figura 8 apresenta a tela de abertura do software.

Figura 8 - Tela de Abertura do Software Web-Hipre Fonte: Disponvel em: <http://www.hipre.hut.fi/>.

62

Ao clicar no link Bring Web_HIPRE to front, abrir automaticamente uma tela de acesso ao software. O Web-HIPRE pode ser acessado por qualquer navegador de Internet e por qualquer tipo de conexo de rede da banda larga. As orientaes para utilizao do Software Web-Hipre sero apresentadas nos captulos seguintes onde se descreve a metodologia e o estudo de caso. Os grficos e tabelas do Web-Hipre referente aos resultados da pesquisa, tambm sero mais detalhados nos captulos a seguir.

63

3 METODOLOGIA

A pesquisa tem como proposta aplicar uma metodologia baseada no Mtodo de Anlise Hierrquica (MAH), que permite tratar aspectos quantitativos e qualitativos, denominados de atributos e sub atributos, para a tomada de decises na adoo de Computao em Nuvem. Este captulo apresenta no primeiro momento o carter cientfico e abordagens da pesquisa de forma a dar suporte na investigao emprica da questo problema desta dissertao, no segundo momento descreve-se o mtodo aplicado de anlise hierrquica e por fim, as informaes provenientes do instrumento e procedimentos da coleta de dados referente pesquisa deste trabalho.

3.1 CARTER CIENTFICO DA PESQUISA

A pesquisa cientfica tem como pressuposto tratar e descrever questes sociais, apresentadas de forma emprica e que na cincia, so abordadas metodologicamente, na medida em que surge um problema para o qual se busca uma soluo adequada de natureza cientfica. Na pesquisa cientifica podem ser ressaltados trs tipos de problemas relevantes para a cincia, a saber: humano, contemporneo e operacional. A relevncia humana carece de soluo para a humanidade, j a contempornea, est relacionada atualizao e a novidade e por fim a operacional, que ocorre quando a soluo do problema implica na gerao de novos conhecimentos. Adotou-se nesta dissertao a Pesquisa Exploratria e o Estudo de Caso. A escolha desta combinao de dois mtodos visa oportunizar um cotejo entre dados coletados atravs da literatura da rea com dados coletados na realidade da organizao estudada. Visto que o estudo em foco busca identificar na realidade em foco estudar solues assertivas para a tomada de deciso.

64

Para a aplicao da resoluo do problema em estudo aplicam-se a pesquisa cientfica de carter exploratrio que est relacionado ao objetivo de querer descrever o comportamento ou definir e classificar fatos e variveis e o estudo de caso. De acordo com Gil (2002), a pesquisa exploratria aplica-se a estudiosos que tm familiaridade com o problema e querem aprimorar suas idias por meio da construo de hipteses, o que tambm reforado por Mattar (1996), defendendo que este tipo de pesquisa visa prover o investigador de maior conhecimento sobre o tema ou o problema. A pesquisa exploratria visa ajudar o pesquisador a compreender o problema enfrentado, principalmente, pela oportunidade de se analisar, de forma aprofundada, um fenmeno contemporneo, como o caso da Computao em Nuvem (Cloud Computing) dentro das organizaes. Malhotra (2006, p. 99) afirma que a pesquisa exploratria usada em casos nos quais necessrio definir o problema com maior preciso, identificar cursos relevantes de ao ou obter dados adicionais antes de poder desenvolver uma abordagem. Esta tem por objetivo descrever idias e percepes, podendo utilizar dados secundrios, entrevistas com especialistas e a pesquisa qualitativa. Como complementao da Pesquisa Exploratria, complementa-se com o estudo de caso, que segundo Bryman (1989), tem caractersticas como testar teorias para ganhar insight e a confirmao dos resultados de outros estudos. Para complementar adotou-se para atender aos objetivos o estudo de caso. Yin (1989) descreve que o estudo de caso fundamental para examinar eventos contemporneos e uma forma de integrar uma ampla variedade de evidncias, como documentos, entrevistas e observaes. Ainda pode ser complementado pelo mesmo autor que o estudo de caso uma estratgia comum, utilizada com frequncia em ambientes organizacionais, o que contribui para o estudo de diversos tipos de fenmenos (YIN, 2001). Segundo Chizotti (1991, p.64) caracteriza o estudo de caso como:
Uma modalidade de estudo nas Cincias Sociais, que se volta coleta e ao registro de informaes sobre um ou vrios casos particularizados, elaborando relatrios crticos organizados e avaliados, dando margem s decises e

65

intervenes sobre o objeto escolhido para a investigao (uma comunidade, uma organizao, uma empresa etc.

Para Yin (2005, p.78) as aplicaes de um estudo de caso podem ser:

Explicar os vnculos causais em interveno na vida real que so complexos para serem explicados com estratgias experimentais ou por levantamentos; Descrever uma interveno e um contexto em que ela ocorre; Ilustrar alguns tpicos dentro de uma interveno; Explorar situaes em que a interveno em que est sendo avaliada no apresenta um conjunto simples e claro de resultados; Ser uma meta-avaliao, ou seja, ser um estudo de um estudo de uma avaliao.

Segundo Laville (1999) a metodologia de pesquisa baseada em estudo de caso uma estratgia de pesquisa com dados existentes, por meio da qual o pesquisador se concentra sobre o caso (ou poucos casos), geralmente escolhido por um carter considerado tpico, a fim de investig-lo com profundidade. Ainda segundo Yin (2003, p.124), se utiliza o estudo de casos como estratgia de pesquisa em muitas situaes, nas quais se incluem:

Poltica, cincia poltica e pesquisa em administrao pblica; Sociologia e psicologia comunitria; Estudos organizacionais e gerenciais; Pesquisa de levantamento regional e municipal, como estudos de plantas, bairros ou instituies pblicas; Superviso de dissertao e teses de cincias sociais disciplinas acadmicas e reas profissionais, como administrao empresarial, cincia administrativa e trabalho social; Em eventos contemporneos.

Por sua vez, Tachizawa (2002, p.97), caracteriza o estudo de caso da seguinte forma:
Focalizado em ambientes definidos por uma ou poucas organizaes; Permite o estudo de fenmenos em profundidade dentre de seu contexto; apropriado ao estudo de fenmenos contemporneos; , especialmente, adequado ao estudo de processos sociais medida que eles se desenrolam nas organizaes; e

66

Explora fenmenos com base em vrios ngulos.

Tachizawa (2002) apresenta um modelo metodolgico para estudo de caso:

Escolha do Assunto/Delimitao do Tema

Bibliografia pertinente Ao tema

Levantamento de dados da Organizao

Fundamentao Terica

Caracterizao da Organizao

Anlise e Interpretao de Informaes

Concluses e Resultados

Figura 9 Modelo Metodolgico de Estudo de Caso Fonte: Tachizawa (2002).

Considerando os pontos descritos rapidamente quanto ao escopo da pesquisa e tomado pela necessidade de coletar dados sobre o processo de tomada de deciso em uma organizao, o mtodo de pesquisa mais adequado a investigao exploratria de carter descritivo, por meio de estudo de caso. Em virtude da contemporaneidade e da inovao acerca do assunto abordado, bem como a necessidade de se avaliar alternativas e estratgicas que corroborem com a tomada de deciso apropriada organizao em estudo. Por fim, o carter cientfico do problema contemporneo e o tipo de pesquisa cientfica aplicada a este trabalho a exploratria descritiva.

67

3.2 MTODO DA PESQUISA

Para corroborar com o carter cientfico e dar ao trabalho o aspecto prtico e objetivo adotou-se um mtodo inovador aplicado a estudos que buscam sistematizar a pesquisa e atender o objetivo especfico deste estudo. Para efeito desta pesquisa aplicou-se o Mtodo de Anlise Hierrquica MAH tambm denominado na literatura internacional como AHP o qual vem sendo aplicado a inmeros problemas que envolvem a tomada de deciso em segmentos distintos e de grande complexidade, a exemplo em estudos na alocao de energia, investimentos em tecnologias de retorno incerto, priorizao na alocao de recursos escassos e at na resoluo de conflitos polticos.

3.2.1 Mtodo de Anlise Hierrquica MAH (Mtodo AHP)

Para aplicao neste estudo foram revisadas e avaliadas as principais metodologias para anlise de dois problemas: o problema de tomada de deciso para a escolha do tipo de Computao em Nuvem a ser adotada, baseando-se nos conceitos e categorias de servios apontados por (SLABEVA et al, 2009, p. 52) e o problema de seleo de um provedor de servios de Computao em Nuvem, luz dos principais conceitos apresentados na reviso literria desse trabalho, sendo identificados os chamados mtodos multicritrios, ou seja, que permitem considerar concomitantemente a anlise de mltiplos objetivos, como os mais adequados para auxlio resoluo do problema de pesquisa. Este mtodo tambm proporciona avaliar atributos e alternativas que possuem carter objetivo e subjetivo para a escolha de um provedor de servios na rea de tecnologia da informao, foco deste estudo. Contudo, segundo Vincke (1992 apud IAEZ; CUNHA, 2002, p. 307), o que deve ser notado quando se est lidando com este tipo de problema que no existe,

68

em geral, nenhuma deciso que simultaneamente tima sob todos os pontos de vista e atributos. Na verdade este mtodo proporciona a hierarquizao em questes decisrias, especialmente nos casos que envolvem conflitos de interesse. A principal caracterstica dessa metodologia a modelagem dos problemas decisrios segundo uma estrutura hierrquica. Esta caracterstica que o distingue refere-se maneira como a tcnica define o problema proposto, pois a premissa bsica que o sistema decisrio complexo seja definido atravs dessa estrutura hierrquica composta de vrios nveis, que compreendem os elementos de anlise, cujas caractersticas podem ser consideradas similares. Esse tipo de estruturao do problema bastante adequado ao estudo de tomada de deciso, uma vez que permite uma viso bastante ampla de todo o processo e possibilita que as influncias entre os diversos elementos do problema sejam facilmente identificadas, especialmente nos casos em que o objetivo do processo decisrio consiste na seleo de alternativas segundo mltiplos atributos (IAEZ; CUNHA, 2002). Iaez e Cunha (2002, p. 398) afirmam que, entre os mtodos avaliados identificou-se o Mtodo de Anlise Hierrquica (MAH) em Ingls Analitic Hierarquic Process (AHP), como o mais adequado para o estudo de tomada de deciso. O AHP um mtodo multiobjetivo, desenvolvido pelo matemtico Thomas Lorie Saaty, e como j ressaltado bastante aplicado ao auxlio tomada de deciso. Algumas principais caractersticas so apresentadas por Saaty (1980 apud IAEZ; CUNHA, 2002, p. 399):
aplicvel aos problemas orientados por mltiplos atributos ou objetivos estruturados hierarquicamente; capaz de considerar simultaneamente atributos quantitativos e qualitativos em sua anlise, ao mesmo tempo em que incorpora a experincia e a preferncia dos tomadores de deciso; o resultado final permite definir uma seqncia cardinal da importncia dos atributos e das alternativas; aplicvel a questes complexas, que envolvam julgamentos subjetivos.

Quanto anlise dos resultados obtidos, o Mtodo AHP, segundo Saaty (1980 apud IAEZ; CUNHA, 2002), possui uma grande vantagem, que a de permitir aos

69

seus usurios atribuir pesos relativos para mltiplos atributos, ou mltiplas alternativas para um dado atributo, ao mesmo tempo em que realiza uma comparao par a par entre os mesmos, ou seja, anlise paritria. Isso permite que, mesmo quando dois atributos so incompatveis, possa ainda assim, reconhecer qual dos atributos mais importante para o processo decisrio. Para efeito dessa pesquisa definiu-se atributos e subatributos, em dois nveis, conforme pode ser visto na estrutura hierrquica a seguir.

3.2.2 Estruturao hierrquica

Para aplicar o Mtodo AHP, deve-se ter um objetivo global e selecionar os atributos e subatributos para atingir o foco da pesquisa. Todos os elementos dos atributos e subatributos foram estruturados em duas rvores hierrquicas, sendo uma para cada tipo de questo apresentada conforme descrito abaixo, bem como, apresentado anteriormente na fundamentao terica desse trabalho: Questo Problema 1: Que caractersticas de Computao em Nuvem devem ser escolhidas para adoo na organizao estudada? Os atributos e subatributos para a construo da rvore hierrquica do Modelo AHP, para a Questo Problema 1, foram definidos conforme tipos de servios (camadas da computao em nuvem) e tipos de nuvem conceituados por Slabeva et al (2009) revisados na literatura do presente trabalho. A tabela 6 apresenta a descrio dos atributos e subatributos.
Tabela 6 - Definio dos Atributos e Sub atributos da Questo Problema 1. ATRIBUTOS SUBATRIBUTOS Infraestrutura como Servios IaaS Processamento de Dados e Sistemas (PROCESSAMENT). Armazenamento de Dados e Sistemas (ARMAZENAMENT) Plataforma como Servios PaaS Desenvolvimento Sistemas/Softwares (DESENVOLVIMENT) Teste de Sistemas/Softwares TESTSOFTWARE

70

Software como Servios Fonte: Elaborado pela autora.

E-mails (E-MAILS) Aplicativos (APLICATIVOS)

Foram criados os seguintes nveis hierrquicos para os atributos e subatributos definidos e apresentados na Tabela 6.

Nvel 1: Infraestrutura como Servios (IaaS) Plataforma como Servios (PaaS) Software como Servios (SaaS) Nvel 2: Processamento de Dados e Sistemas Armazenamento de Dados e Sistemas Desenvolvimento de Sistemas/oftwares Testes de Sistemas/Softwares E-mails Aplicativos

Aps as definies dos atributos e dos nveis hierrquicos, definiram-se as seguintes alternativas:

Alternativa 1 Nuvem Pblica Alternativa 2 Nuvem Privada Alternativa 3 Nuvem Hbrida

A figura 10 apresenta a rvore de deciso construda no Software Web-Hipre para a Questo Problema 1.

71

Figura 10 - rvore Hierrquica do Modelo AHP Fonte: Software Web-Hipre.

Questo Problema 2: Como proceder na escolha de um provedor de servios de Computao em Nuvem? Os atributos e subatributos para a construo da rvore hierrquica do Modelo AHP, para a Questo 2 foram definidos, baseado na reviso bibliogrfica, captulo 2, sub-itens 2.1.4. Segurana da Informao em CN, 2.1.5. Estratgias para adoo de CN (VERAS, 2009; FIELD, 2010; DURKEE, 2010; SLABEVA et al, 2009. Tabela 7 Matriz de Atributos e Subatributos para a tomada de deciso na escolha de um provedor de servios de Computao em Nuvem.
Tabela 7 Matriz de atributos e subatributos para a tomada de deciso na escolha de um provedor de servios de Computao em Nuvem. ATRIBUTOS SUBATRIBUTOS rea de Atuao/Cobertura Geogrfica (ATU) Infraestrutura (INFRA) Ambiente de Alta Disponibilidade (SLA) Sistema de Segurana Fsica e Lgica (SEG) Flexibilidade na prestao de servios (FLEX) Acessibilidade para gerenciamento atravs de painel de controle (ACESS) Facilidade de mudanas e aditivos do contrato; (FAMUD) Banda Larga de Internet (BL) Redundncia de Internet (RED) Qualificao dos Funcionrios (equipe prpria e qualificada) (QUALIF)

Conectividade (CONEC)

Recursos Humanos (RH)

72

Suporte Tcnico (SUPTEC) Custos (R$) Custo de instalao dos aplicativos/servios (R$INST) Custo mensal dos servios (R$MS) Carteira de Clientes (CLI) Tempo de atuao no mercado de provedores de servios DATACENTER (TATU) Certificados de Qualidade (CERTQ) Certificado de Segurana SSL (multiusurio) (SSL)

Credibilidade no Mercado (CRED)

Gesto da Qualidade (QUALI) Fonte: Elaborado pela autora

Os nveis hierrquicos apresentados a seguir, foram elaborados com base na tabela 7.

Nvel 1 - Atributos Infraestrutura (INFRA) Flexibilidade na Prestao de Servios (FLEX) Conectividade (CONEC) Recursos Humanos (RH) Custos (R$) Credibilidade no Mercado (CRED) Gesto da Qualidade (QUALI)

Nvel 2 - Subatributos rea de Atuao/Cobertura Geogrfica (ATU) Ambiente de Alta Disponibilidade (SLA) Sistema de Segurana Fsica e Lgica Acessibilidade para gerenciamento atravs de painel de controle (ACESS) Facilidade de mudanas e aditivos do contrato (FAMUD) Banda Larga de Internet (BL) Redundncia de Internet (RED) Qualificao dos Funcionrios (equipe prpria e qualificada) (QUALIF) Suporte Tcnico (SUPTEC) Custo de instalao dos aplicativos/servios (R$INST)

73

Custo mensal dos servios (R$MES) Carteira de Clientes (CLI) Tempo de atuao no mercado de provedores de servios DATACENTER (TATU) Certificados de Qualidade (CERTQ) Certificado de Segurana (SSL) Aps as definies dos atributos e dos nveis hierrquicos, definiu-se as

seguintes alternativas:

Alternativa 1 Provedor X Alternativa 2 Provedor Y Alternativa 3 Provedor Z

A figura 11 apresenta a rvore de deciso construda no Software Web-Hipre, para a Questo Problema 2. No caso dessa questo, verifica-se que a rvore hierrquica apresenta uma maior quantidade de atributos e subatributos, tendo em vista ser uma questo que necessita mais detalhes para a tomada de deciso.

74

Figura 11 rvore de Deciso para a Questo Problema 2. Fonte: Software Web-Hipre (adaptado)

A decomposio da estrutura do problema ajudou a lidar com a complexidade. Assim, quanto mais genricos forem os atributos, mais altos eles devero estar na hierarquia. As alternativas ficam na base da rvore, abaixo do ltimo nvel de subatributos. No caso do uso do Software Web-Hipre as alternativas que ficam direita do ltimo nvel, conforme apresentado nas figuras 10 e 11 para as questes problema 1 e 2. Esse arranjo ou agrupamento de atributos permite fazer com que seja possvel para o tomador de deciso focalizar cada parte e todo o complexo problema, e com isso obter prioridades atravs de uma simples comparao par a par baseada nos dados obtidos, no referencial terico e na prpria experincia do pesquisador acerca do assunto.

75

Apesar da tica subjetiva de definir os atributos e subatributos, o AHP um mtodo de anlise que considera e julga mltiplos atributos baseando-se na tica subjetiva e naturalmente inconsistente. Contudo, a aplicabilidade deste mtodo est simplificada, atravs da ponderao de pares de elementos. Mas ao julgar dois elementos, atravs de uma escala limitada de 0 (zero) a 9 (nove) graus de conceitos subjetivos de importncia ou preferncia, conforme a Tabela 5 possvel estreitar a viso da realidade e concentrar o foco em uma frao do problema, desconsiderando a influncia do conjunto. A forma de avaliao das alternativas para a Questo Problema 2 foi diferente em relao as alternativas da Questo Problema 1, haja vista que para pontuar as alternativas da Questo de Problema trs 2 foi necessrio de levantar propostas

tcnicas/oramentrias

provedores

servios

denominados

Datacenter/Computao em Nuvem

nas quais foram feitas atravs da anlise dos

atributos quantitativos e qualitativos mais importantes para este processo decisrio. Entretanto, foi necessrio desenvolver um documento Termo de Referncias, contendo os atributos e subatributos conforme definidos na Tabela 7Matriz de

Atributos e Subatributos para a tomada de deciso na escolha de um provedor de servios de CN. Esse documento foi encaminhado atravs de e-mail para os Gerentes de Vendas das empresas escolhidas e os resultados das propostas foram inseridos na Tabela 8 - Resumo das Propostas apresentadas pelos provedores X, Y, Z e em seguida, pontuados nas (Alternativas de CN) conforme rvore hierrquica do software Web-Hipre.

76

Tabela 8 - Resumo das Propostas Apresentadas pelos Provedores de CN ATRIBUTOS SUBATRIBUTOS PROVEDOR X PROVEDOR Y rea de So Paulo, Porto Alegre e Infraestrutura So Paulo Atuao/Cobertura Houston (EUA) (INFRA) Geogrfica; (ATU) Ambiente de Alta 99,8% - Banda Internet Servidor: Disponibilidade 94,5% - Backup compart. 99,8% (SLA); 99,8% firewall compart. Site: 99,5% 99,5% serv. dedicados Seg.armada Climatizao 24x7x365 24x7x365 Prev. Controle de Incndio No-breaks 24x7x365 monitorado. Sistema de redundantes, Energia: no-breaks Segurana Fsica e geradores de 90min.Geradores c/ Lgica (SEG) autonomia para gerar energia 440Kvas, redundantes. por uma semana. 24x7x365 Water-FREE monitorado Acessibilidade para Flexib.presta gerenciamento o de Possui painel atravs de painel Possui painel de controle servios de controle de controle; (FLEX) (ACESS) Facilidade de mudanas e Contrato Contrato Padronizado aditivos do padronizado contrato; (FAMUD) Conectividad Banda Larga de 40Gb/s 20Gbp/s e (CONEC) Internet; (BL) Redundncia de Internet; (RED) Recursos Humanos (RH) Qualificao dos Func.equipe prpria e qualificada); (QUALIF) Suporte Tcnico (SUPTEC). Custo de instalao dos aplicativos/servios ; (R$INST) Custo mensal (R$MS) No consta na proposta 10Gbp/s Equipe prpria e capacitada. Gerente de contas 24x7x365

PROVEDOR Z So Paulo e Rio de Janeiro Firewall: 99,95 Energia: 99,99% Servs.:: 99,45 Email: 99,8 Energia c/red. monitorado 24x7x365.Nobreaks 90min 10 geradores de 480Kva. Seg.fsica monit.24x7x365 Possui Painel de Controle

Contrato padronizado No mencionou No mencionou No apresentou

300 Profissionais

24x7x365 R$ 1.500,00

24x7x365

Custos (R$)

R$ 800,00

R$ 800,00

R$ 3.827,00

R$ 2.399,00 196.000 clientes 422 mil domnios hospedados. (Unibanco, Volkswagen,S rio Libans, Microsoft, TAM, FEBRABAN...

R$ 1.300,00 No apresentou nmero de clientes. Bridgestone, Spoleto, Petrobrs, Adri, LG, Bobs Medial Sade

Credibilidade no Mercado (CRED)

Carteira de Clientes (CLI)

700 clientes (Blue Tree Hotels, Atlas Chindler, Caloi, TAM, Springer, NET, FIAT, PETROBRS

77

ATRIBUTOS

SUBATRIBUTOS Tempo de atuao no mercado de provedores de servios DATACENTER; (TATU) Certificados de Qualidade(CERTQ)

PROVEDOR X

PROVEDOR Y

PROVEDOR Z

14 anos

12 anos

Gesto da Qualidade (QUALI)

ITIL,COBIT, Cisco, Microsoft, Linux Certificado de No consta na No consta na proposta Segurana SSL proposta Fonte: Propostas de Provedores de Servios de CN Adaptado pela autora. ITIL, RedHat, Cisco, Linux, Microsoft, Oracle, Dell.

INFO 200-2009, top200, Anurio Telecom.2007, ISO 9001 No consta na proposta

3.3 TIPO DE PESQUISA

De acordo com Bryman (1989), na pesquisa organizacional h dois tipos de abordagens mais utilizados que a pesquisa qualitativa e a quantitativa. Este trabalho se utilizar da pesquisa de carter quantitativo, pela necessidade de perceber os acontecimentos em diferentes nveis do processo. A primeira razo para se conduzir uma Pesquisa Quantitativa descobrir quantas pessoas de uma determinada populao compartilham uma caracterstica ou um grupo de caracterstica, bastante adotada para medir um mercado, estimar o potencial ou volume de um negcio e para medir o tamanho e a importncia de segmentos de mercado e medir um produto ou servio ou tm interesse em um novo conceito de produto. So tambm chamadas de pesquisas fechadas e quantificveis. Na pesquisa utilizou-se a estruturao da pesquisa quantitativa, que adotou os princpios do mtodo de anlise hierrquica, com a mensurao atravs de valores atribudos aos atributos e subatributos constitudos no instrumento de pesquisa. Ressalta-se que esta pesquisa possui o carter quantitativo e os dados foram coletados por meio da ferramenta Google Docs, que posteriormente foram inseridos no Software Web-Hipre para aplicao ao Mtodo AHP. O Google Docs um pacote de aplicativos do Google que funciona totalmente on-line diretamente do navegador (Browser). Ele compe-se de um processador de

78

texto, um editor de apresentaes, um editor de planilhas e um editor de formulrios. Esse ltimo foi utilizado para a elaborao do instrumento de pesquisa (Questionrio I e Questionrio II). Por se tratar de um conjunto de aplicativos on-line e armazenado nos Datacenters do Google, possui as caractersticas de Computao em Nuvem.

3.4 CARACTERIZAO DO ESTUDO DE CASO

A organizao pesquisada para o objeto de estudo foi a FEDERAO DAS INDSTRIAS DO RIO GRANDE DO NORTE (FIERN), entidade pertencendo ao Sistema S caracterizado por um conjunto formado por rgos que cuidam da formao de mo de obra (SESI, SENAI, SENAC, SENAR, SENAT e SESCOOP) do apoio micro empresa (SEBRAE) e dos servios sociais (SESC, SESI E SET) no Brasil. Por se tratar de uma organizao do mbito Industrial, a FIERN est ligada CONFEDERAO NACIONAL DA INDSTRIA (CNI) na qual possui vinte e sete federaes das indstrias, nos estados e no Distrito Federal. A CNI hoje possui mais de 1000 (mil) sindicatos patronais associados. Quase 100 (cem) mil empresas1. A CNI e as suas Federaes das Indstrias atuam para garantir a participao ativa da comunidade industrial na formulao de polticas pblicas que garantam um ambiente saudvel para o desenvolvimento dos negcios. Todas as entidades pertencentes ao Sistema S possuem receita bsica advinda de uma contribuio de fins sociais compulsoriamente estabelecidos e esto enquadrados em um regime jurdico denominado para-fiscal, no sendo instituies de direito pblico, mas sim de direito privado nos termo da lei civil.

Fonte: Disponvel em: http//:<www.cni.org.br>.

79

3.4.1 Estrutura Organizacional da FIERN

O Sistema FIERN composto por 4 (quatro) instituies que atuam em conjunto pelo desenvolvimento da indstria norte-rio-grandense: a Federao das Indstrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN), o Servio Social da Indstria (SESI), o Servio Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e o Instituto Euvaldo Lodi (IEL) e pelos 25 (vinte e cinco) sindicatos patronais filiados. Ao longo de sua histria o Sistema FIERN vem representando com destaque os interesses da indstria potiguar e contribuindo para o crescimento econmico do Estado. Fundada em 27 de fevereiro de 1953 a Federao das Indstrias do Rio Grande do Norte (FIERN) uma entidade sindical de grau superior com base territorial em todo o Estado do RN que possui os seguintes objetivos: Proteger e representar os direitos e interesses das categorias nela

compreendidas; Eleger ou designar pessoas para cargos de representao nos diversos

rgos de que participa; Estudar e debater os problemas relacionados indstria em geral, e em

particular, com as categorias econmicas sob sua gide, propondo solues; Manter servios de assistncia e consultoria aos sindicatos filiados; Firmar convenes coletivas de trabalho na representao das categorias

no organizadas em sindicato; Promover e estimular a adoo de regras e normas que visem beneficiar e

aperfeioar os sistemas e mtodos de fabricao e comercializao e os processos tecnolgicos de melhoria da produtividade e qualidade e de solues para a indstria. Impor contribuies aos sindicatos filiados e s empresas nas hipteses

autorizadas pelo Estatuto e;

80

Supervisionar e dirigir nos termos dos atos normativos o Servio Social da

Indstria (SESI), o Servio Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), Instituto Euvaldo Lodi (IEL) e outros vinculados entidade.

A seguir, na figura 12, apresenta-se o organograma do Sistema FIERN.

Figura 12 Organograma do Sistema FIERN Superintendncia Corporativa Fonte: FIERN

81

3.4.2 Estrutura Organizacional do Servio Social da Indstria (SESI)

O Servio Social da Indstria (SESI), Departamento Regional do Rio Grande do Norte, rgo ligado ao Sistema FIERN, tem como misso, contribuir para o fortalecimento social, prestando servios integrados de educao, sade, lazer e responsabilidade social, com vistas melhoria da qualidade de vida para o trabalho e ao desenvolvimento sustentvel. O Departamento Regional do Rio Grande do Norte desenvolve polticas de qualidade para as aes nas reas de Sade, Educao, Lazer e Responsabilidade Social. Alm disso, oferece servios para a melhoria de qualidade de vida para o trabalhador, a produtividade industrial e o desenvolvimento sustentado, com nfase na Educao do Trabalhador, a Sade e Segurana no Trabalho e o Lazer na Empresa. Seu desempenho focado na sua misso e objetivos, se desenvolve nas seguintes unidades operacionais:

ADMINISTRAO CENTRAL CASA DA INDSTRIA CENTRO DE ATIVIDADES INTEGRADAS - CAT NATAL SESI-CLUBE CENTRO DE ATIVIDADES EXPEDITO AMORIM CENTRO DE ATIVIDADES DE MACAU CENTRO INTEGRADO DE ASSU CENTRO DE LAZER E CULTURA DO SESI SOLAR BELA VISTA SESICLNICA DA ZONA NORTE

A figura 13 mostra o Organograma Funcional do SESI-RN.

82

Figura 13 Organograma Funcional do SESI Fonte: SESI-RN

3.4.3 Estrutura Organizacional do SENAI-DR/RN

O Servio Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) no mbito do Departamento Regional do Rio Grande do Norte tem como misso, contribuir para o fortalecimento da indstria e o desenvolvimento pleno e sustentvel do Pas, promovendo a educao para o trabalho e a cidadania, a assessoria tcnica e tecnolgica, a produo e disseminao de informao e a adequao, gerao e difuso de tecnologia. Atualmente o SENAI trabalha com as seguintes reas tecnolgicas: Alimentos, Automao Industrial e Predial, Artesanato, Carcinicultura, Construo Civil,

Confeces e Moda, Eletro-Eletrnica, Gs-Natural, Gesto e Comportamento, Tecnologia da Informao, Instrumentao Industrial, Mecnica Industrial, Mecnica de

83

Manuteno Industrial, Mecnica Veicular, Meio Ambiente, Mobilirio, Gesto Organizacional, Refrigerao, Sal, Petrleo, Segurana Industrial, Transporte. O SENAI-DR/RN em todo estado, possuir os seguintes Centros Tecnolgicos, tambm chamados de Unidades Operacionais:

ADMINISTRAO CENTRAL CASA DA INDSTRIA CENTRO DE TECNOLOGIAS DO GS CTGS CENTRO DE TECNOLOGIAS EM INFORMTICA ALUIZIO ALVES CENTRO DE EDUCAO E TECNOLOGIAS CLVIS MOTTA CENTRO DE EDUCAO E TECNOLOGIAS TALO BOLOGNA CENTRO DE UNIDADES MVEIS DE FORMAO PROFISSIONAL MANOEL TORRES DE ARAJO CENTRO DE EDUCAO E TECNOLOGIAS ALUIZIO BEZERRA CENTRO DE EDUCAO E TECNOLOGIAS EM CONSTRUO CIVIL ROSRIA CARRIO.

A figura 14 apresenta-se o Organograma do SESI.

Figura 14 - Estrutura Organizacional do SENAI-RN. Fonte: SENAI-RN

84

3.4.4 Estrutura Organizacional do IEL- RN

O Instituto Euvaldo Lodi - Ncleo Regional do Rio Grande do Norte, uma associao sem fins lucrativos, integrante do Sistema FIERN, que tem como misso, contribuir para o desenvolvimento do Rio Grande do Norte, realizando a interao entre o universo do conhecimento e o setor produtivo, prestando servios de Educao Empresarial e de Desenvolvimento de Tecnologias. Para cumprir sua misso IEL/RN elegeu como Objetivos: - Contribuir para a melhoria da eficcia, produtividade e competitividade do Setor Industrial; - Proporcionar conhecimentos aos empresrios, para que detenham modernas competncias de gesto e inovao tecnolgica; - Intermediar estgio de acordo com as demandas do mercado de trabalho; - Melhorar continuamente a qualidade dos seus servios, pelo desenvolvimento de seus colaboradores; - Prestar servios que promovam a sua auto - sustentabilidade; - Ampliar a visibilidade institucional.

O IEL/RN tem como clientes: Indstrias; Empresas de comrcio e servios; Organizaes pblicas e privadas; Instituies de ensino e pesquisa; Estudantes. O IEL/RN definiu como reas prioritrias de atuao: Interao empresas e centros de conhecimento: prestar servios de recrutamento, seleo, orientao, acompanhamento e colocao de estagirios e bolsistas, a fim de desenvolver novos talentos empreendedores. Desenvolvimento empresarial: Desenvolver e prestar servios de

capacitao empresarial e aperfeioamento da gesto, com o objetivo de melhor capacitar dirigentes e empresrios do setor produtivo, na conduo de seus negcios.

85

Desenvolvimento tecnolgico: prestar servios de consultoria e assessoria em gesto empresarial, voltados a formulao de estratgias alternativas para o desenvolvimento tecnolgico e a inovao.

A estrutura do IEL/RN integrada ainda pelas seguintes unidades: Gerncia de Estgio e Bolsas responsvel pela oferta dos servios: Programa de Estgio; Bolsas Educacionais (BITEC, APEX, Gesto); Capacitao de Estudantes; Visitas Tcnicas; Seminrios e Sesses de Orientao ao Estgio; Frum de Estgio do Rio Grande do Norte FERN. Gerncia de Desenvolvimento Empresarial que oferece os servios: Cursos de Ps Graduao Lato Sensu, Cursos de longa, mdia e curta durao; Cursos in-company; Seminrios, Fruns e Workshops; Ciclo de Palestras Nossos Talentos; Gerncia de Desenvolvimento Tecnolgico que responsvel pelo desenvolvimento de: Arranjos Produtivos Locais e Ncleos Setoriais; Ncleo de Beachmarking e Benchstar; Eventos relacionados Tecnologia e Inovao; Projetos Especiais; Internacionalizao de Arranjos Produtivos Locais. Escritrio da Qualidade que responsvel pela Manuteno do Sistema de Gesto da Qualidade. O IEL/RN dispe ainda de uma Unidade em Mossor que desenvolve as seguintes atividades: Programa de Estgio; Bolsas Educacionais (BITEC, APEX e Gesto); Capacitao de Estudantes; Visitas Tcnicas; Seminrios e Sesses de orientao ao estgio; Frum de Estgio do RN FERN; Cursos de Capacitao Empresarial; Ciclo de Palestras.

A figura 15 mostra o organograma funcional do IEL.

86

Figura 15 Organograma Funcional do IEL. Fonte: IEL-RN

3.4.5 Estrutura Organizacional da Unidade de Tecnologia da Informao

O Sistema FIERN possui uma nica unidade de Tecnologias da Informao e Comunicao na qual est inserida na estrutura organizao da FIERN. A Unidade de Tecnologias da Informao (UNITEC), assim denominada, tem como objetivo principal, fornecer solues de padronizao, desenvolvimento, implementao de tecnologias da

87

informao para todas as entidades que compem o Sistema FIERN (FIERN,SESI, SENAI, IEL). Como se trata de uma unidade de servios integrados, a UNITEC como apresentada na Estrutura Organizacional do Sistema FIERN atualmente est inserida na Superintendncia Corporativa e tem os seguintes objetivos:

Garantir um modelo integrado de Gesto da Tecnologia da Informao; Fornecer Sistemas de Informaes transacionais; Prover e Garantir o funcionamento do ambiente computacional de todo Sistema FIERN; Fornecer atendimento e transferncia de conhecimento em tecnologias da informao aos usurios do Sistema FIERN; Desenvolver e prospectar novas tecnologias; Garantir a segurana da informao; Reduzir custos com o uso da Tecnologia da Informao; Otimizar os recursos de TI instalados, de forma a manter-se atualizados e padronizados.

Com uma equipe tcnica composta por dez funcionrios, a UNITEC possui o seguinte organograma funcional, conforme apresentado na figura 16

88

Figura16 Organograma da UNITEC. Fonte: FIERN

3.4.5.1 Infraestrutura de Hardware

Sistema

FIERN

possui

atualmente

um

parque

tecnolgico

de

aproximadamente 900 (novecentos) microcomputadores distribudos em sua sede regional situado no Edifcio Casa da Indstria, e em todas as suas unidades operacionais do SESI, SENAI e IEL instaladas em Natal e no interior do estado do Rio Grande do Norte. Possui ainda uma estrutura de telecomunicaes na qual interliga todas as unidades operacionais Sede principal.

89

A Unidade de Tecnologia da Informao instalada na Sede da Casa da Indstria possui um Datacenter com 13 (treze) servidores, o que se pode chamar de Nuvem Privada. A Sede possui uma rede cabeada estruturada para atender todo o prdio com banda de rede de 1Gbps. Todas as demais unidades possuem uma rede local com um ou dois servidores para gerenciamento dos recursos e armazenamento de alguns aplicativos locais. A figura 17 representa a Rede Corporativa do Sistema FIERN.

INTERNET

REDE CORPORATIVA DO SISTEMA FIERN SITUAO ATUAL

Link de Rdio (6Mb)

CTGS

Link OI 2Mb 2mB


CAT-NATAL

Link Velox 1Mb.

Link FrameRelay

Fibra tica

SENAI - CTI

SENAI-R.CARRIO

SESI - SOLAR

SENAI-CAIC

SENAI-STA. CRUZ

SENAI-MOSSORO

SESI-MACAU

SESI - ASSU

SESI - ZONA NORTE

SESI-MOSSORO

SENAI-C. MOTTA

Figura 17 - Diagrama da Rede Corporativa do Sistema FIERN. Fonte: Elaborado pela autora.

90

3.4.5.2 Infraestrutura de Software

Atualmente, 70% dos servidores de rede utilizam Linux como plataforma operacional e uma boa fatia dos sistemas de informaes instalados na rede, foram desenvolvidos em Software Livre e ambiente Web como exemplo: Sistema Integrado de Materiais (Compras, Almoxarifado, Licitao, Contratos,) e todos os Sistemas de Informaes da rea de Sade, Lazer e Educao do SESI foram migrados para esses tecnologias. Todos os sistemas de informaes, e-mails e aplicativos, no momento, esto instalados numa infraestrutura dedicada localizada no prdio da Casa da Indstria e em algumas unidades operacionais do SESI/SENAI. Entretanto, h uma deciso por parte dos gestores em adotar a Computao em Nuvem, visando otimizar a qualidade dos servios de TI, bem como, reduzir custos, principalmente no que se refere a investimentos com infraestrutura. O Sistema FIERN apesar de ter um grande volume de transaes de informaes, ainda no possui uma infraestrutura adequada para armazenamento, processamento e gerenciamento de TI. A equipe de Sistemas e Projetos do Sistema FIERN, responsvel por toda a manuteno dos Sistemas de Informaes existentes, bem como, dos aplicativos em geral como, por exemplo, o Microsoft Office. No que se refere a E-mails, essa plataforma est instalada em um dos servidores da Casa da Indstria, e armazena todas as caixas de e-mails localmente. Como se trata de uma ferramenta bastante disseminada entre os quase mil usurios da organizao, o servidor de e-mail j no possui a configurao adequada para processamento e armazenamento das mensagens, ocasionando certa insatisfao por parte dos usurios, uma vez que, as caixas postais so limitadas em apenas 10Mb, 30Mb e 60Mb, que variam de tamanho de acordo com o cargo do funcionrio.

91

3.5 UNIVERSO E SUJEITOS DA PESQUISA

A pesquisa foi aplicada junto aos tcnicos e gestores de TI lotados na UNITEC, nas unidades do SESI-NATAL, SENAI-CTGs, SENAI-CTI, junto empresa

terceirizada responsvel pelo desenvolvimento da grande maioria dos Sistemas de Informaes do SESI, bem como, junto aos Diretores e Superintendentes das

Entidades que compem o Sistema FIERN, totalizando 18 (dezoito) entrevistados. A pesquisa teve como objetivo principal obter informaes significativas a respeito do objeto de estudo deste trabalho.

3.6 INSTRUMENTO E PROCEDIMENTOS DE COLETA DE DADOS

3.6.1 Instrumentos de Pesquisa

Com base na concepo do referido trabalho que aborda o tema da Computao em Nuvem, um dos recursos adotados para aplicao da pesquisa foi a ferramenta Google Docs, na qual possibilita a criao dos formulrios via Web e a aplicao eletrnica do referido instrumento. Para efeito desta pesquisa foram elaborados 2 (dois) questionrios estruturados com perguntas fechadas, dicotmicas e de mltipla escolha.

3.6.1.1 Questionrio 1

O Questionrio 1 foi desenvolvido contendo 24 (vinte e quatro questes) e aplicado apenas aos tcnicos e gestores de TI da organizao estudada, totalizando 10

92

(dez) funcionrios. Esse questionrio teve com o objetivo principal, levantar o grau de importncia dos requisitos necessrios para adoo de computao em nuvem, baseado na reviso bibliogrfica referente arquitetura e classificao da CN definidos por (SLABEVA et al, 2010, p. 52). Para melhor entendimento, exemplifica-se algumas perguntas contidas no Questionrio 1: Entre os atributos Infraestrutura como Servios x Plataforma como Servios qual deles tem maior grau de importncia? Selecione o grau de importncia baseado nos itens abaixo. Respostas: Mesma Importncia, Importncia pequena de um sobre ou outro, Importncia grande ou essencial, Importncia muito grande, Importncia absoluta. No critrio de Infraestrutura como Servios que subatributo voc considera mais importante: Processamento ou Armazenamento?

Selecione o grau de importncia baseado nos itens abaixo. Respostas: Mesma Importncia, Importncia pequena de um sobre ou outro, Importncia grande ou essencial, Importncia muito grande, Importncia absoluta. Levando-se em considerao o atributo Software como Servios O que voc acha mais importante? deixar os aplicativos de sua empresa na Nuvem Pblica ou na Nuvem Privada? importncia: Respostas: Mesma Importncia, Importncia pequena de um sobre ou outro, Importncia grande ou essencial, Importncia muito grande, Importncia absoluta. Selecione o grau de

93

3.6.1.2 Questionrio 2

O questionrio 2 foi desenvolvido com 30 (trinta) questes. Aplicou-se com 10 (dez) tcnicos participantes do questionrio 1 e ainda os 8 (oito) gestores e superintendentes lotados, nas unidades do Sistema FIERN, totalizando 18 (dezoito) entrevistados. Esse questionrio teve como foco principal identificar o grau de importncia quanto a escolha de um Provedor de Servios de CN, baseado na reviso bibliogrfica, de acordo com os sub-itens 2.1.4. Segurana da Informao em CN, 2.1.5. Estratgias para adoo de CN (VERAS, 2009; FIELD, 2010; DURKEE, 2010; SLABEVA et al, 2009). Para um melhor entendimento, exemplifica-se algumas perguntas contidas no questionrio 2. Entre os atributos Infraestrutura e Conectividade, qual deles tem maior importncia? Selecione o grau de importncia: Respostas: Mesma Importncia, Importncia pequena de um sobre ou outro, Importncia grande ou essencial, Importncia muito grande, Importncia absoluta. Entre os atributos Conectividade x Credibilidade, qual deles tem maior importncia? Selecione o grau de importncia: Respostas: Mesma Importncia, Importncia pequena de um sobre ou outro, Importncia grande ou essencial, Importncia muito grande, Importncia absoluta. Entre os atributos Custos x Credibilidade, qual deles tem maior importncia? Selecione o grau de importncia:

94

Respostas: Mesma Importncia, Importncia pequena de um sobre ou outro, Importncia grande ou essencial, Importncia muito grande, Importncia absoluta.

3.6.2 Procedimentos de Coleta de Dados

Para haver concordncia nas respostas, os questionrios foram estruturados de forma padronizada para que todos os entrevistados respondessem as perguntas de maneira homognea. Aps a elaborao dos Questionrios foram submetidos a um pr-teste para avaliar as respostas e se os mesmos estavam adequados aos objetivos do estudo, bem como, no que se refere clareza de entendimento pelo entrevistado. O pr-teste foi aplicado com 1 (um) respondente. Para tanto, por deciso da pesquisadora, a pessoa escolhida foi o tcnico da empresa terceirizada responsvel pelo desenvolvimento e manuteno de grande parte dos Sistemas de Informaes atualmente em uso pelo Sistema FIERN. O entrevistado escolhido para o pr-teste se encontrava virtualmente presente, utilizando a ferramenta de mensagens instantneas Microsoft Windows Live Messenger MSN. A pesquisadora encaminhou o link da Internet que direciona para o acesso aos questionrios de pesquisa elaborados no Google Docs. Conjuntamente foi enviada uma tabela explicativa (Figura 18) que contem as descries das variveis contidas no instrumento de pesquisa. O entrevistado iniciou os procedimentos de

respostas aos questionrios e as dvidas eram esclarecidas pela autora por meio do MSN. Segundo Mattar (1997, p. 234), o pr-teste to importante para o aprimoramento de um instrumento de coleta de dados que nenhuma pesquisa deveria iniciar sem que o instrumento utilizado tivesse sido convenientemente testado. Aps a experincia do pr-teste, as questes que apresentavam certas dificuldades para o entrevistado, foram reformuladas e aprimoradas. Constatou-se

95

ainda, que ao responder o Questionrio 1 o entrevistado levou aproximadamente 10 (dez) minutos, e para o Questionrio 2 aproximadamente 18 (dezoito) minutos, tempo considerado normal para a complexidade das perguntas. Dando continuidade coleta de dados, os questionrios foram apresentados aos demais entrevistados, os procedimentos para responder, atravs de reunies junto s equipes de TI. Foram realizadas ento, duas reunies, sendo a primeira, com a equipe de Infraestrutura e a segunda, com a equipe de Sistemas e Projetos da UNITEC. Durante a reunio, apresentou-se o objetivo principal da pesquisa, as instrues de uso do questionrio, juntamente com uma tabela de pontuao para as respostas das questes. Em seguida, os entrevistados acessaram pela Internet o link do questionrio e responderam eletronicamente as questes. Os mesmos procedimentos foram executados junto aos

gestores/superintendentes. A nica diferena foi que as reunies para esclarecimentos foram feitas individualmente e no ambiente de trabalho de cada um deles. Para os que no estavam pessoalmente presentes, os procedimentos de aplicao da pesquisa, foram feitos utilizando-se a tecnologia de Windows Live Messenger - MSN, da mesma forma que foi usado no pr-teste. Seguindo os conceitos literrios de Malhotra (2006), o uso de mtodos eletrnicos, especialmente dos levantamentos pela Internet, vem ganhando terreno cada vez mais rpido. Isso se deve ao fato que ao preencher um formulrio eletrnico, os dados coletados permitem uma maior agilidade na tabulao e na anlise das informaes. A coleta de dados propriamente dita ocorreu entre os dias 28 e 29 de setembro de 2010 e todas as pessoas escolhidas, responderam sem nenhuma dificuldade as questes contidas no instrumento de pesquisa. A escolha da empresa participante do estudo teve como critrio o acesso ao desenvolvimento do processo. A pesquisadora deste trabalho colaboradora da organizao em estudo, o qual identificou a necessidade da organizao quanto adoo da Computao em Nuvem como forma de reduzir custos e garantir um melhor servio de Tecnologia da Informao e, sobretudo, como forma de estudar, avaliar e

96

contribuir com os resultados deste trabalho, como subsdio para a empresa e outras semelhantes que desejam adotar esse novo conceito.

97

4 ANLISES DOS RESULTADOS

4.1 ANLISE DESCRITIVA DO ESTUDO DE CASO

4.1.1 Modelo Aplicado com base na Anlise Quantitativa e Qualitativa

A coleta foi feita por meio da ferramenta Google Docs conforme descrito no item 3.6.1 Instrumentos de Pesquisa. Os dados colhidos foram inseridos no Software Web-Hipre e os resultados esto descritos no item 4.1.2. No entanto, o ltimo item dos questionrios aplicados, referia-se a uma questo subjetiva na qual o entrevistado descrevia sua opinio a respeito da adoo da computao em nuvem. Essa questo no foi um item obrigatrio. Dos 10 (dez) entrevistados para o Questionrio 1, 3 (trs) responderam a questo subjetiva e por unanimidade, consideraram a nuvem hbrida como a melhor opo para se adotar a Computao em Nuvem na organizao (Apndice Questionrio). Dessa forma, pode-se afirmar que as respostas analisadas, esto em conformidade com os conceitos adotados por Engates (2010), quando afirma que o segredo para iniciar os primeiros passos em Computao em Nuvem utilizar nuvens hbridas que permite que uma organizao rode alguns aplicativos numa nuvem interna (privada) e outros, numa nuvem pblica. No que se refere ao Questionrio 2 dos 18 (dezoito) entrevistados, 13 (treze) responderam a questo subjetiva como sendo favorvel a adoo da CN. Entretanto alguns aspectos foram observados: Um dos entrevistados acredita que a CN resolve alguns problemas de acesso, porm, se preocupa com a segurana. A

98

Outro entrevistado considera favorvel para alguns tipos de servios que no fazem parte do negcio da empresa, como E-mail, desenvolvimento de grandes sistemas e Portais. Preocupao quanto aos custos de instalao e manuteno e se esses custos so adequados e compensatrios nas atuais condies de trabalho.

Referindo-se ainda ao Questionrio 2, a adoo da CN de suma importncia para a organizao, entretanto, deve se tomar os cuidados necessrios quanto contratao da empresa fornecedora desse tipo de servio, conforme opinio de um dos participantes entrevistados.:
Em minha empresa a adoo da computao em nuvem importante, pois nossos sistemas so alocados em nossos servidores que no dispem de infraestrutura adequada para sua manuteno, a disponibilidade dos sistemas outro problema que atua em minha organizao, pois esta eventualmente, necessita parar alguns servidores para manuteno tanto dos prprios servidores como da parte eltrica do prdio da organizao. Sendo assim, acredito que a computao em nuvem pode resolver muitos destes problemas citados, porm, deve-se tomar cuidados quando for contratar uma empresa, devendo-se levar em conta os questionamentos contidos nesta pesquisa.

Conclui-se, portanto, que as observaes externadas pelos entrevistados, so coerentes aos conceitos abordados no referencial terico e definidos por Veras (2009); Durkee (2010); Damoulakis (2010), nos quais afirma que existem aspectos chaves a serem avaliados na opo de entregar os servios de TI para a nuvem. importante ainda ressaltar, que com base nas premissas acima descritas pelos entrevistados nos 2 (dois) questionrios, pode-se concluir que as informaes coletadas, respondem tambm s hipteses relacionadas s questes problemas. Portanto, conclui-se que a organizao estudada j possui conhecimento sobre o significado de CN, manifesta interesse na adoo desse novo modelo, e a equipe tcnica no apresentou resistncia quanto ao assunto abordado.

99

4.1.2 Anlise Paritria

Para um melhor entendimento das anlises e conforme disposto nos aspectos metodolgicos e no referencial terico sobre o mtodo AHP, os dados da pesquisa foram analisados baseando-se no contedo dos grficos emitidos pelo software WebHipre. Os dados coletados serviram para aplicar o mtodo AHP na tomada de deciso para atender as duas questes problema. As comparaes paritrias foram feitas entre os atributos e subatributos conforme rvores hierrquicas criadas para as duas questes. Os resultados visam apoiar o tomador de deciso nos seguintes aspectos:

Primeiro aspecto:

a) Primeiro aspecto, inicialmente, no sentido de escolher o que melhor para a organizao. Adotando totalmente a Nuvem Pblica migrando todos os servios/aplicaes; b) se adotar o modelo de Nuvem Hbrida, deixando parte dos servios/aplicaes no Datacenter interno (Nuvem Privada) e parte no Datacenter terceirizado (Nuvem Pblica); c) ou, se simplesmente deixar todos os servios/aplicativos na nuvem da prpria organizao, o que se chama de Nuvem Privada.

Segundo aspecto:

a) segundo, no sentido de escolher qual o melhor Provedor de Servios de CN se adqua necessidade da organizao.

Os resultados apresentados a seguir, sero divididos em subitens referentes a cada Questo Problema.

100

Sero mostrados, portanto, os dados coletados nos questionrios aplicados no Google Docs, a tabulao dos pesos inseridos no Software Web-Hipre, bem como os grficos emitidos tambm pelo Web-Hipre os quais ajudaro ao tomador de deciso escolher a melhor alternativa.

4.1.2.1 Anlise dos Resultados referente Questo Problema 1

A elaborao da Questo Problema 1 levou-se em considerao as camadas de computao em nuvem e tipos de nuvem conceituados por SLABEVA et al (2009), revisados na literatura do presente trabalho. As camadas da CN constituem em Infraestrutura como Servios IaaS , Plataforma como Servios PaaS e Software como Servios SaaS. Os tipos de Computao em Nuvem se constituem em Nuvem Pblica, Nuvem Privada e Nuvem Hbrida. Essas caractersticas da CN se tornaram subsdios para responder a questo abordada:

Questo Problema 1:

Que caractersticas de Computao em Nuvem devem ser

escolhidas para adoo na organizao estudada?

A Tabela 9 apresenta os resultados apontados no Questionrio 1 do Google Docs, referentes aos nveis 1, 2 e 3 da rvore hierrquica.

101

Tabela 9 - Resultados Coletados do Google Docs, para os nveis 1, 2, 3 da rvore hierrquica (Questo Problema 1) NVEL DE ATRIBUTOS Nvel 1 Adoo CN Nvel 2 Iaas Nvel 2 Paas Nvel 2 SaaS Nvel 3 IaaS (Processamento) COMPARAO PARITRIA IaaS x PaaS IaaS x SaaS PaaS x SaaS Processament x Armazenament Desenvolviment x Test. Software E-mails x Aplicativos Nuvem Publica x Privada Nuvem Publica x Hbrida Nuvem Privada x Hibrida Nuvem Publica x Privada Nuvem Publica x Hbrida Nuvem Privada x Hibrida Nuvem Publica x Privada Nuvem Publica x Hbrida Nuvem Privada x Hibrida Nuvem Nuvem Nuvem Nuvem Nuvem Nuvem Nuvem Nuvem Nuvem Mesma Importncia Nuvem Hibrida Nuvem Privada 1 3 3 Nuvem Privada Nuvem Hibrida Nuvem Hibrida 5 3 5 RESPOSTA PREDOMINANTE IaaS Mesma Importncia SaaS Mesma Importncia Desenvolviment E-mails Mesma Importncia Nuvem Hibrida Nuvem Hibrida GRAU DE IMPORTNCIA 5 1 5 1 3 3 1 3 3

Nvel 3 Iaas (Armazenamento)

Nvel 3 - PaaS (Desenvolvimento)

Nuvem Publica x Privada Nuvem Publica x Hbrida Nuvem Privada x Hibrida Nuvem Publica x Nvel 3 SaaS (EPrivada mails) Nuvem Publica x Hbrida Nuvem Privada x Hibrida Nuvem Publica x Nvel 3 SaaS Privada (Aplicativos) Nuvem Publica x Hbrida Nuvem Privada x Hibrida Fonte: Google Docs Adaptado pela autora

Nvel 3 Paas (Teste de Software)

Nuvem Nuvem Nuvem Nuvem Nuvem Nuvem Nuvem Nuvem Nuvem

Nuvem Privada Nuvem Hibrida Mesma Importncia Nuvem Pblica Nuvem Pblica Nuvem Privada Nuvem Privada Nuvem Hibrida Nuvem Hibrida

3 5 1 5 5 3 5 5 5

102

Os resultados apresentados acima descrevem a anlise paritria de cada nvel, com os respectivos atributos e subatributos relacionados. Apresenta-se a partir de agora, as pontuaes geradas pelo Web-Hipre e seus respectivos grficos:
Tabela 10 - Resultados das pontuaes geradas pelo Web-Hipre para a Questo Problema 1 Questes Nuvem Publica Nuvem Privada Nuvem Hibrida Iaas Processament 0.185 0.156 0.659 Armazenament 0.177 0.304 0.519 PaaS Desenvolviment 0.333 0.333 0.333 TestSoftware 0.223 0.127 0.651 SaaS E-mails 0.747 0.119 0.134 Aplicativos 0.202 0.097 0.701 Composio de Prioridades Iaas PaaS SaaS Nuvem Publica Nuvem Privada 0.104 0.026 0.052 0.182 Nuvem Hibrida 0.268 0.038 0.125 0.430

0.082 0.028 0.278 0.388 Total Fonte: Software Web-Hipre Adaptado pela autora

Na rvore hierrquica definida para a Questo Problema 1 podem tambm ser apresentados conforme figura 18 a seguir:

os resultados

Figura 18 - rvore Hierrquica com resultados. Fonte: Software Web-Hipre - Adaptado pela autora.

103

Como pode se observar nos resultados dispostos nas figuras 19, 20 e 21 representadas a seguir, apontam a alternativa Nuvem Hbrida como sendo a mais importante para adoo de CN. Em seguida os resultados apontam para a opo de Nuvem Pblica, ficando a Nuvem Privada como terceira e ltima alternativa. Tais resultados confrontam tambm com as opinies registradas pelos entrevistados conforme coleta dos dados emitidos pelos questionrios aplicados no Google Docs. Alm disso, se enquadra tambm na doutrina referenciada por Engates (2010) ao afirmar que o segredo para iniciar os primeiros passos utilizar nuvens hbridas. Outra observao a ser considerada, que, o atributo IaaS (Infraestrutura como Servios), apresenta-se tambm como um item preferencial para a Nuvem Hbrida, ficando o atributo SaaS (Software como Servios) como preferencial para a Nuvem Pblica e o atributo PaaS (Plataforma como Servios) mostrou ter o mesmo grau de importncia para as alternativas definidas.

Figura 19 - Grfico do AHP para a Questo Problema 1 Nvel 1 Fonte: Software Web-Hipre Adaptado pela autora.

104

Figura 20 - Grfico do AHP para a Questo Problema 1 Nvel 2 Fonte: Software Web-Hipre Adaptado pela autora.

A preferncia ao atributo SaaS para a Nuvem Publica, se deve principalmente ao fato de que os entrevistados consideraram a migrao dos e-mails para a Nuvem Pblica como fator de grande importncia para o Sistema FIERN, haja vista, que

atualmente, o software de e-mail instalado nos servidores internos (Nuvem Privada), no atendem mais as necessidades da organizao, em relao limitao da ferramenta instalada.

Figura 21 - Grfico do AHP para a Questo Problema 1 sobre os trs atributos Fonte: Software Web-Hipre Adaptado pela autora

105

pertinente ainda ressaltar, que mesmo que o atributo IaaS tenha sido considerado como preferencial para a Nuvem Hbrida, os resultados mostraram que o IaaS teve o mesmo grau de importncia comparando-se com o atributo SaaS, conforme mostra a figura.

4.1.2.2 Anlise dos Resultados Referente Questo Problema 2

A tabela 11, apresenta os resultados apontados no Questionrio 2 do Google Docs, referentes aos nveis 1, 2 e 3 da rvore hierrquica.
Tabela 11: Resultados do Questionrio 2 do Google Docs Comparao Paritria Resposta Predominante INFRA x CONEC INFRA x R$ INFRA x CRED FLEX x INFRA FLEX x R$ FLEX x QUALI CONEC x FLEX CONEC x RH CONEC x CRED RH x INFRA RH x QUALI RH x FLEX R$ x QUALI R$ x CRED R$ x RH CRED x FLEX CRED x QUALI CRED x RH QUALI x CONEC QUALI x R$ QUALID x CRED MESMA IMPORTNCIA INFRA CRED INFRA R$ QUALI CONEC MESMA IMPORTNCIA MESMA IMPORTNCIA MESMA IMPORTNCIA MESMA IMPORTNCIA RH QUALI CRED MESMA IMPORTNCIA CRED MESMA IMPORTNCIA CRED MESMA IMPORTNCIA MESMA IMPORTNCIA MESMA IMPORTNCIA

Grau de Importncia 1 5 5 5 3 5 6 1 1 1 1 5 5 3 1 3 1 3 1 1 1

106

ATU x SEG ATU x SLA SLA x SEG ACESS x FAMUD BL x RED QUALIF x SUPTEC R$INST x R$MES CLI x TATU CERTQ x SSL Fonte: Elaborado pela autora

SEG SLA MESMA IMPORTNCIA MESMA IMPORTNCIA BL MESMA IMPORTNCIA MESMA IMPORTNCIA CLI MESMA IMPORTNCIA

7 5 1 1 3 1 1 3 1

Tabela 12 - Resultados das pontuaes geradas pelo Web-Hipre para a Questo Problema 2 Provedor X Provedor Y Provedor Z INFRA SLA 0.333 0.333 0.333 ATU 0.747 0.119 0.134 SEG 0.333 0.333 0.333 FLEX ACESS 0.333 0.333 0.333 FAUMD 0.333 0.333 0.333 CONEC BL 0.633 0.304 0.063 RED 0.111 0.778 0.111 RH QUALIF 0.659 0.185 0.156 SUPTEC 0.333 0.333 0.333 CUSTOS R$INST 0.067 0.468 0.465 R$MES 0.062 0.230 0.708 CRED CLI 0.192 0.744 0.064 TATU 0.566 0.369 0.065 QUALI SSL 0.333 0.333 0.333 CERTQ 0.333 0.333 0.333

Composio de Provedor X Prioridades INFRA 0.078 FLEX 0.016 CONEC 0.062 RH 0.055 CUSTOS 0.009 CRED 0.075 QUALI 0.036 TOTAL 0.330 Fonte: Elaborado pela autora

Provedor Y 0.067 0.016 0.052 0.029 0.047 0.170 0.036 0.418

Provedor Z 0.068 0.016 0.009 0.027 0.078 0.017 0.036 0.252

107

As tabelas 11 e 12 mostraram os dados referentes s respostas apresentadas pelo Google Docs e as pontuaes (pesos) atribudas pelo software Web-Hipre. As figuras, 22, 23, 24, 25 e 26 a seguir, mostram os resultados em grficos emitidos pelo Web-Hipre. E a rvore hierrquica com seus respectivos resultados.

Figura 22 rvore Hierrquica com seus respectivos resultados aplicados para Questo Problema 2. Fonte: Software Web-Hipre Adaptado pela autora

Analisando-se a figura 23 observa-se, portanto, que o clculo dos pesos adquiridos para os atributos e subatributos definidos na rvore hierrquica, indicou o Provedor Y como a alternativa de melhor preferncia, ficando o Provedor X como segunda opo e o Provedor Z em ltimo lugar. A figura 24 mostra as preferncias em relao aos atributos definidos para contratao de um provedor de CN. Observa-se que os atributos Credibilidade obteve um maior grau de importncia em relao aos demais. O atributo Infraestrutura

108

apresenta-se como o segundo maior grau de preferncia, ficando Conectividade e Custos em terceiro lugar, como o mesmo grau de importncia. Resultados apontados na figura 25 indicam que o subatributo Credibilidade teve um alto grau de prioridade, mostrando que o Provedor Y melhor atende a esse subatributo. Esse apontamento mostra que a credibilidade da empresa mais importante em relao ao subatributo custos. A figura 26 apresenta o grfico detalhado das prioridades em relao aos subatributos Nvel 2. Observa-se, portanto, que para o atributo Credibilidade o

subatributo de maior importncia foi o Famud Facilidade de Mudana de Aditivo de Contrato. Contudo, a alternativa Provedor Y apresentou maior importncia para esse subatributo.

Figura 23 - Grfico das alternativas de Provedor de CN - Questo Problema 2. Fonte: Software Web-Hipre Adaptado pela autora.

109

Figura 24 - Atributos Nvel 1 Questo Problema 2 Fonte: Software Web-Hipre Adaptado pela autora.

Figura 25 - Grfico das alternativas de Provedor de CN em relao aos atributos no nvel 1Questo Problema 2. Fonte: Software Web-Hipre Adaptado pela autora

110

Figura 26 - Grfico das alternativas de Provedor de CN em relao aos subatributos- no nvel 2Questo Problema 2. Fonte: Software Web-Hipre Adaptado pela autora

4.2 CONSIDERAES DO ESTUDO DE CASO

Procurou-se na presente pesquisa aplicar o Mtodo de Anlise Hierrquica (AHP) para auxiliar na tomada de deciso quanto adoo da Computao em Nuvem. Para tanto, foi realizada uma pesquisa quantitativa e exploratria, aplicando-se o estudo de caso em uma organizao de abrangncia nacional. A organizao pesquisada para o objeto de estudo foi o Sistema FIERN composto pela Federao das Indstrias do Estado do RN FIERN, Servio Social da Indstria-SESI/RN, Servio Nacional de Aprendizagem Industrial- SENAI/RN e Instituto Euvaldo Lodi-IEL/RN. O Sistema FIERN possui uma Unidade Integrada de Tecnologia da Informao UNITEC, que tem como misso, garantir um modelo integrado de Gesto da TI,

111

garantindo o provimento e funcionamento de toda a infraestrutura de hardware e software Os dados coletados mostraram que a organizao estudada j pretendia adotar a Computao em Nuvem, tendo em vista algumas evidncias encontradas na sua atual infraestrutura, bem como, nos seus sistemas de informaes e aplicativos. No entanto, no se conhecia os procedimentos ideais para adoo desse novo modelo. Segundo Engates (2010), h respostas de computao em nuvem para cada aplicao e infraestrutura que a tecnologia da informao necessita nos dias atuais. Ainda afirma que a nuvem no um propsito de tudo ou nada. Ela pode ser um componente estratgico de larga infraestrutura de TI que pode incluir um datacenter interno (Privado) e/ou um datacenter externo. Baseando-se nessas premissas, e aps a aplicao do Mtodo AHP, identificou-se que a melhor alternativa para a organizao estudada a adoo da Computao em Nuvem norteada por um modelo onde alguns recursos de TI possam ficar no Datacenter interno, e os demais em Datacenter externo. Slabeva et al (2010) as nuvens se classificam em Pblica, Privada e Hbrida. Os resultados encontrados e recomendveis para aplicao na prtica ao estudo de caso em tela ser a Nuvem Hbrida, tomando-se como premissa que parte dos recursos de TI continuaro instalados internamente (Nuvem Privada) e parte sero migrados para uma Nuvem Pblica. Dessa forma, considerando tambm o pensar de Engates (2010) uma combinao da nuvem com a infraestrutura tradicional pode ser a melhor alternativa para muitas organizaes. Visto que uma abordagem hbrida pode proporcionar uma economia de custos, uma infraestrutura escalvel sob demanda, e segurana que se precisa com baixo investimento de recursos. A aplicao do Mtodo AHP, portanto, foi aplicado em duas questes problemas: A primeira questo era identificar que caractersticas de Computao em Nuvem deveriam ser escolhidas para adoo na organizao estudada; a segunda questo foi como proceder na escolha de um provedor de servios de Computao em Nuvem.

112

Para a questo problema 1, as respostas apontaram a adoo da CN no modelo de Nuvem Hbrida, conforme acima explicitado. Para tanto, esse modelo

hbrido se ramifica atribuindo-se parte da adoo para a Nuvem Pblica que aponta a camada de SaaS, no subatributo e-mails para a Nuvem Pblica, os aplicativos para a Nuvem de forma hbrida e para a camada de PaaS com preferncia para a Nuvem Privada. Para a questo problema 2, as respostas apontaram a adoo da CN para a contratao do Provedor Y, no qual apresentou a proposta mais adequada em relao s preferncias atribudas pelos entrevistados. Como forma de avaliar a veracidade e consistncia da aplicao do mtodo AHP para o referido estudo de caso, foram realizadas pesquisas em sites de bases cientficas/tecnolgicas a respeito da aplicao desse mtodo para adoo de CN. Apesar de no ter encontrado nenhum registro especfico para o assunto em questo, comparou-se ento, com alguns artigos sobre o mtodo AHP relacionados rea de Tecnologia da Informao.

Dentre os textos avaliados, pode-se citar:

1) (IAEZ; CUNHA, 2006) Uma metodologia para a seleo de um provedor de servios logsticos: Este artigo serviu como apoio tanto para o desenvolvimento do referencial terico, como tambm, na concepo e definio dos atributos e subatributos para a Questo Problema 2, haja vista que possuem algumas caractersticas semelhantes, por se tratar de assuntos relacionados a contratao de um provedor de servios. Iaez e Cunha (2006), conclui o documento, evidenciando as vantagens da aplicao do mtodo AHP para a estruturao do problema, proporcionando um embasamento mais consistente quanto aos aspectos quantitativos e uma maior credibilidade e documentao de todo o processo decisrio.

2) (COSTA et al, 2008) Avaliao da escolha de unidade de resposta audvel (URA) atravs do Mtodo de Anlise Hierrquica (AHP): Este

113

estudo teve como objetivo principal, avaliar as caractersticas das interfaces telefnicas utilizadas por uma das empresas de telefonia mvel no servio de atendimento ao cliente. Os autores, concluem que o Mtodo AHP se mostrou bastante eficaz para a escolha da interface telefnica que melhor atende o foco principal ou objetivo global, por ser principalmente, uma metodologia que possibilita o emprego de termos de fcil entendimento tanto para os especialistas em telecomunicaes como para os demais.

3) (COSTA et al, 2008) Auxlio deciso utilizando o mtodo AHP Anlise Competitiva dos Softwares Estatsticos: Este estudo apresenta a utilizao do AHP com objetivo de auxiliar a tomada de deciso na escolha do software estatstico mais adequado a demanda de uma universidade pblica. Os autores concluem que o mtodo aplicado mostrou resultados satisfatrios quanto aos julgamentos dos dados atendendo todas as exigncias do modelo.

4) (PEREIRA; COSTA, 2008), ANALYTIC HIERARCHY PROCESSO FOR SELECTION OF ERP SOFTWARES FOR MANUFACTURING

COMPANIES: Este estudo aplica o mtodo AHP para tomada de deciso na escolha de um Software de Gesto Empresarial (ERP) e os autores apontaram como resultados, que a deciso de aquisio de um software de ERP torna-se bastante complexa, por se tratar de um sistema de alto custo e de implantao demorada. A aplicao do AHP auxilia no entendimento dos critrios e das alternativas mostrando o melhor caminho.

114

5 CONCLUSES

A presente dissertao por intermdio da realizao de uma Pesquisa Exploratria e do Estudo de Caso teve como objetivo principal aplicar o Mtodo de Anlise Hierrquica (Tcnica AHP) para a tomada de decises na adoo da Computao em Nuvem. Os objetivos foram atingidos por meio da realizao do Estudo de Caso na Federao das Indstrias do Rio Grande do Norte (FIERN), organizao de abrangncia nacional. Todo o processo de aplicao do estudo foi realizado pela pesquisadora in-loco por um perodo de 60 dias. Por conseguinte, a organizao estudada, encontrava-se em processo de anlise para adoo de um novo modelo de computao, chamado Computao em Nuvem. Consequentemente, os objetivos especficos tambm foram atingidos conforme se descreve abaixo: O primeiro objetivo especfico foi levantar o modelo de Computao em Nuvem e seus tipos de arquitetura/servios. Para tanto, foram estudadas as camadas da CN, os tipos de nuvem, a segurana e aspectos legais sobre o tema conceituados por vrios autores, porm dando nfase aos definidos por Slabeva et al (2009). Pode-se afirmar que esse objetivo foi totalmente atingido, visto que os assuntos tericos abordados serviram de subsdios para todo o processo de desenvolvimento dos critrios estabelecidos para a aplicao do Mtodo AHP explorado em todo o restante do trabalho. O segundo objetivo especfico foi analisar a metodologia da tcnica Analytic Hierarchic Process (AHP). Estudou-se, portanto, esse modelo baseado no pensar do seu criador (SAATY, 1980), bem como, no entender de vrios doutrinadores como Nunes Jnior (2006); Costa (2002); Roterdan (2008). Pode-se concluir que esse

objetivo foi totalmente atingido, pois os assuntos tericos abordados serviram como base de entendimento para aplicao do modelo na organizao estudada.

115

O terceiro objetivo especfico foi identificar as caractersticas/ tipos de servios de CN e os procedimentos necessrios para contratao de um provedor de servios nessa rea. Para tanto, foram definidos os critrios/atributos e os subcritrios ou subatributos, necessrios para a construo das duas rvores hierrquicas para atender as duas questes problema abordadas nesse trabalho. Atravs da pesquisa, foram levantados tambm, propostas de preos baseadas em trs provedores de servios de computao em nuvem, nas quais deram subsdios para a tomada de deciso na aplicao do mtodo AHP. O ltimo dos objetivos especficos foi o de aplicar a tcnica AHP para a tomada de deciso sobre quais servios de TI podero adotar o modelo de nuvem e qual o provedor de CN mais se adequa organizao estudada. Aps a aplicao do mtodo, os resultados apontam que houve certa facilidade na coleta e na anlise dos dados, visto que a grande maioria dos entrevistados especialista em Tecnologia da Informao, bem como, j detm conhecimentos bsicos sobre o tema Computao em Nuvem, o que acarretou uma melhor consistncia das respostas aos objetivos propostos. Conforme Nunes Jnior (2006 apud VARGAS, 1990, p.2):
o mtodo AHP baseado no princpio de que, na tomada de deciso, a experincia e o conhecimento do tomador de deciso so to valiosos quanto s informaes utilizadas e que a fase de modelagem da hierarquia requer conhecimento e experincia na rea do problema decisrio.

Conclui-se tambm, que o mtodo AHP mostrou-se ter vantagens em sua aplicao na tomada de deciso para adoo da CN, levando-se em considerao os seguintes aspectos:

A CN um modelo ainda incipiente nas organizaes, porm, de acelerado crescimento para as duas prximas dcadas. Em conseqncia disso, tomar decises em adotar ou no o modelo de nuvem ficar bem mais fcil utilizando-se o mtodo AHP.

O maior benefcio do AHP a diviso do problema em partes menores. Isso permite conhecer e dominar o problema como um todo, juntando-se

116

experincia do tomador de deciso no qual ir pontuar suas preferncias durante as comparaes paritrias. Os dois modelos aplicados para atender as duas questes problemas apresentados nesse trabalho foram

cuidadosamente estruturados tomando-se como base os conceitos literrios e na experincia/conhecimento da pesquisadora sobre o tema abordado, o que facilitou a encontrar uma soluo de melhor qualidade para as questes abordadas. Na ocasio do levantamento das informaes a respeito da caracterizao do estudo de caso, identificou-se que a organizao estudada j apontava o interesse e a necessidade em adotar a CN, tendo em vista que existem problemas internos, principalmente no que se refere infraestrutura de TI, as ferramentas de e-mails e a disponibilidade das informaes. Os dados

coletados pelos questionrios aplicados por meio do Google Docs e a aplicao do Mtodo AHP, serviram para auxiliar na tomada de deciso quanto ao modelo de CN e seus tipos de arquitetura/servios, mais atendem a realidade do Sistema FIERN. Os resultados desse estudo mostram a Nuvem Hibrida, como preferncia para adoo do modelo de CN, principalmente, no que se refere camada de Infraestrutura como Servios IaaS (Processamento e Armazenamento). Em se tratando da camada de Software como Servios SaaS, os emails predominaram em alto grau para adoo da Nuvem Pblica, e os aplicativos, dando preferncia para a Nuvem Hbrida. J no caso da camada Plataforma como Servios-SaaS a preferncia para a Nuvem Privada. Observa-se ainda, que na Questo Problema 2, todas as preferncias apontaram para o Provedor Y, principalmente porque o mesmo apresentou maior credibilidade em relao aos demais provedores e esse foi um subatributo de alto grau de importncia conforme respostas dos entrevistados.

Conclui-se, portanto, que os objetivos foram totalmente alcanados.

117

5.1 LIMITAES DO ESTUDO

A pesquisa foi realizada visando aplicar o Mtodo de Anlise Hierrquica para auxlio na tomada de deciso quanto adoo de Computao em Nuvem. Os sujeitos da pesquisa foram os tcnicos e Gestores de TI e

Diretores/Superintendentes do Sistema FIERN, no qual mostraram interesse no assunto, bem como, em responder os questionrios. Oportuno ressaltar, que apesar de no ter encontrado resistncias por parte dos entrevistados em relao ao assunto abordado no trabalho, algumas limitaes foram percebidas, quais sejam:

O tema Computao em Nuvem bastante abrangente quanto aos modelos de servios de nuvem atualmente existentes. Essas diversidades de caractersticas abordadas pelas camadas da CN absorvem ferramentas, softwares e plataformas de diversos fornecedores e provedores de solues nos quais no foram explorados no referido trabalho. A pesquisa, portanto, limitou-se a estudar o assunto de uma forma mais genrica com vistas a facilitar o entendimento e a aplicao do Mtodo sugerido.

Como forma de atingir seus objetivos, o mtodo AHP compara os atributos e subatributos de forma paritria, dando-se um grau de preferncia ou importncia entre um e outro. Essas comparaes so feitas por meio de perguntas do tipo Qual mais importante? isso ou aquilo? Os elementos para a concepo das rvores hierrquicas para os dois questionrios foram bem definidos e identificados. Contudo, observou-se certo grau de dificuldade em relao ao desenvolvimento dos questionrios, tendo em vistas que devido a quantidade de atributos e subatributos estabelecidos tornaram as questes aparentemente repetitivas, causando um tempo maior e dificuldade no momento de atribuir o devido grau de importncia aos atributos comparados.

118

Segundo Saaty (1980 apud OZDEMIR, 2003), a capacidade humana possui um limite de processar informaes simultaneamente com preciso. Para tanto, existe um limite de critrios que variam de 5 (cinco) at no mximo 9 (nove). Na fase de elaborao dos atributos e subatributos para a Questo Problema 2, descobriu-se que o nmero de elementos

(atributos/subatributos) definidos para a criao da rvore hierrquica ultrapassaram o total de 9 (nove). No entanto, para atender esse limite, a pesquisadora teve que reduzir o nmero dos elementos para no mximo 7 (sete), o que de uma certa forma ocasionou limitao ao objeto de estudo.

5.2 SUGESTES PARA ESTUDOS FUTUROS

Diante dos resultados obtidos atravs do caso estudado, seguem abaixo recomendaes para estudos futuros:

Uma maior investigao na camada de Infraestrutura como ServiosSaas, pode ser de grande valia para a organizao estudada, haja vista que os resultados apontaram uma maior preferncia para essa camada na tomada de deciso para adoo da Computao em Nuvem. Nesse caso, sugere-se que aps aderir os servios do IaaS, realize-se pesquisas de satisfao dos usurios/tcnicos quanto s melhorias alcanadas.

Sugerem-se tambm estudos mais abrangentes quanto aos aplicativos de Computao em Nuvem atualmente existentes. Nesse caso, sugere-se avaliar as ferramentas de SaaS como Google, Amazon e Microsoft e aplicar o mtodo AHP para se decidir qual das alternativas acima melhor atende as necessidades da organizao estudada, bem como de outras organizaes que por ventura desejarem adotar o referido modelo.

Os resultados apontaram que a camada de Plataforma como ServiosPaas apresentou-se como sendo o item de menor importncia quanto aos

119

demais acima citados. Recomenda-se, portanto, um maior aprofundamento no assunto, com objetivo de conhecer melhor as ferramentas atualmente existentes para desenvolvimento e teste de softwares voltados para a CN. Dessa forma, a aplicao do mtodo AHP pode ajudar a decidir qual a melhor alternativa de PaaS atende as necessidades da organizao, bem como, ser considerado com um grau maior de importncia para adoo de CN.

120

REFERNCIAS

ARMBRUST, Michael et al. Above the Clouds: A Berkeley View of Cloud Computing, Berkeley, 2010.

ARMBRUST, Michael et al. Above the Clouds: A Berkeley View of Cloud Computing. USA: Berkeley, 2009.

ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS. NBR ISO/IEC 17799 Tecnologia da Informao. Cdigo de Prtica para Gesto da Segurana da Informao. Rio de Janeiro: ABNT, 2003.

BABCOCK, Charles. Management Strategies for the Cloud Revolution: How Cloud Computing Is Transforming Business and Why You Can't Afford to Be Left Behind. USA: Amazon Books, 2009. BLOMBERG, Jeanette. Negotiating meaning of shared information in service system encounters. European Management Journal, v. 26, n. 4, p. 213-222, 2008.

BRABDI, Dennis. Dont Cloud your Compliance Data. Control Engineering Magazine, January, 2010. p.23. Disponvel em: <http://www.conoleng.com> . Acesso em: 15 mar. 2010.

BRYMAN, Alan. Research methods and organization studies. London: Unwin Hyman, 1989. 283 p.

BRYNJOLFSSON, Erik; HOFMANN, Paul; JORDAN, John. Economic and Businesse Dimensions - Cloud Computing and Electricy: Beyond the Utility Model. Comunications of the ACM. [S.l.], v.53, n.5, may, 2010.

BUYA, Rajkumar, et. al. Cloud Computing and Emerging IT Platforms: Vision, Hype, and Reality for Delivering Computing as the 5th Utility. University of Melourne, Australia, Vienna University of Information Systemns, Austria, 2009.

CAMPELO, B. M. A influncia do processo de terceirizao de tecnologia da informao na utilizao dos modelos de contratao de servios: Um estudo de casos mltiplos. 2009. 117 f. Dissertao (Mestrado em Administrao) Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2009.

121

CARR, N.G.. Does It Matter?: Information Technology and the Corrosion of Competitive Advantages. Boston, Massachusetts: Harvard Business School Press, 2004.

CARR, Nicholas. Ser que TI tudo? Repensando o papel da tecnologia da informao. So Paulo: Gente, 2009.

CERVONE, H. Frank. Managing Digital Libraries: The View from 30.000 Feet. And Overview of Virtual and Cloud Computing. OCLC Systems & Services: International Digital Library Perspectives. [S.l.], v.26, n.3, p.162-165, 2010.

CHIRIGATI, F. Seabra. Computao nas Nuvens. 2009. Disponvel em: <www.gta.ufrj.br/ensino/eee879/trabalhos_v1_2009_2/seabra/introduao.html>. Acesso em: nov. 2010.

CHIZZOTTI, A. Pesquisa em cincias humanas e sociais. So Paulo: Cortez, 1991.

CLEMEN, R. T. Making Hard Decision: An Introduction to Decision Analysis. 2. ed. Belmento: Duxbury Press, 1995. COSTA, Helder Gomes. Introduo ao Mtodo de Anlise Hierrquica: Anlise Multicritrio no Auxlio Deciso. Niteri: [s.n.], 2002.

COSTA, Jos Fabiano da Serra entre outros. Auxlio deciso utilizando o mtodo AHP Anllise Competitiva dos Softwares Estatsticos. SBPO, 42, Bento Gonalves-RS, 2009.

COSTA, Jos Fabiano da Serra Et. Al. Avaliao da escolha de unidade de resposta audvel (URA) atravs do Mtodo de Anlise Hierrquica (AHP). Rio de Janeiro: Universidade Estadual do Rio de Janeiro, 2008.

CUSUMANO, Michael. Cloud Computing and SaaS as New Computing Platforms. Comunications of the ACM. [S.l.], v.53, n.a, apr., 2010.

DAMOULAKIS, Jim. In Clouds we Trust. IT NOW. [S.l.], mar., 2010. Disponvel em: <http://www.itnow.oxfordjournals.org >. Acesso em: 25. apr. 2010.

122

DEE, Hannah, Head in the clouds. IT NOW. [S.l.], may, 2009. Disponvel em: <http://www.itnow.oxfordjournals.org >. Acesso em: 25. jun. 2010.

DURKE, Dave. Why Cloud Computing Will Never Be Free. Comunications of the ACM. [S.l.], v.53, n.5. may 2010.

ENGATES, John. White Paper, Strategy Guide: Cloud Computing. Ware: [S.l.], 2010

FELLOWS, W. Partly Cloudy: Blue-Sky Thinking About Cloud Computing. Executive Overview, The 451 Group. Disponvel em: <www.the451group.com/reports/executive_summary.php?id=619>. Acesso em: 10 jun. 2010.

FIELD, Paul. Get More From the Cloud. [S.l.]: ITNOW, 2010. Disponvel em: <http://itnow.osfordjournals.org>. Acesso em: 20 set. 2010.

FOOSTER I, Zhao Y.; Raicu I, Lu S. Cloud Computing and Grid Computing 360-Degre Copared. In: Grid Computing Environments Workshop (GCE`08). Doi: 10.1109/GCE.2008.4738445, 2008.

FORMAN, E.; SELLY, M. Decisions by objectives: How to convince others that you ar right. Work Scientific Press, 2001. 402 p. Disponvel em: <http://mdm.gwu.edu/forman>. Acesso em: 26 jun. 2005.

FORREST, Will, et al. Clearing the air on cloud computing. McKinsey & Company, 2009.

GARTNER GROUP. Press release, 2008. Disponvel em: <www.gartner.com/it>. Acesso em: set. 2010.

GENS F. Definig Cloud Services and Cloud Computing. IDC Exchange, 2008. Disponvel em: <http://blogs.idc.com/ie/?p=190>. Acesso em: Jul. 2010.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. So Paulo: Atlas, 1991.

123

GOMES, L. F. A. M; ARAYA, M. C. G.; CARIGNANO, C. Tomada de decises em cenrios complexos. So Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2004.

GOO, Jahyun; NAM, Kicham. Contract as a source trust: commitment in successful IT outsourcing relationships: An empirical study. In: Annual Hawaii Conference On System Sciences, 40., Hawaii, 2007. Anais..., 2007.

GREENGARD, Samuel, Cloud Computing and Developing Nations, Comunications of the ACM. [S.l.], v.53, n.5, may, 2010.

HAN, Yan. On the Clouds: A new Way of Computing. Information Technology and Libraries. [S.l.], jun., 2010.

HAYES, James. Clouds Caveats . Engineering & Technology Magazine, 7th August 10th Setember, 2010. Disponvel em: <http://www.theiet.org/magazine>. Acesso em: 15 out. 2010.

HILLEY, David. Cloud Computing: A taxonomy of Platform and Infraestrutura: level offerings. Georgia Institute of Technology, USA, 2009.

HUNTER, Philip. Cloud Aloud, Engineering & Technology, 26 Setember-9 October, 2009. Disponvel em: <http://www.theiet.org/magazine> Acesso em: 10 ago. 2010.

IAEZ M. Mengai & CUNHA, Cludio Barbieri. Uma metodologia para a seleo de um provedor de servios logsticos. Produo. [S.l.], v. 16, n. 3, p. 394-412, set./dez. 2006.

JIMENE, Camilla. Consegi debater implicaes jurdicas da computao em nuvem. Disponvel em: <http://www.serpro.gov.br/noticiasSERPRO/2010/julho/consegidebatera-implicacoes-juridicas-da-computacao-em-nuvem/?searchterm=processuais>. Acesso em: 10 set. 2010.

JORDO, Bruno M. Cruz; PEREIRA, Susete Rodrigues. A Anlise Multicritrio na Tomada de Deciso: o mtodo Analtico Hierrquico de T. L. Saaty. [Lisboa]: Instituto Superior de Engenharia de Coimbra, 2006.

KIMBAL, Aaron. Use of Cloud Computing Aplications and Services. [S.l.]: Pew Internet & American Life Project, 2008.

124

LAVILLE, C.; DIONNE, J. A construo do saber: manual de metodologia da pesquisa em cincias humanas. Porto Alegre: Artes Mdicas Sul; Belo Horizonte: Editora UFMG, 1999.

MALHOTRA, V. A., Lee M.D., KHURANA, A. Domain Experts Influence Decision Quality: Towards a Robust Mehod for their Identification. J. of Petroleum Sicence and Engenieering. [S.l.],n. 57, 2007.

MENEN, I. Cloud Computing: The Complete Cornerstone Guide to Cloud Computing Best Practices. Emereo, 2008.

MERRILL, Lynch. The Cloud Wars: $100+billion at stake. [S.l.: s.n.], 2008.

MILLER, David, Cloud Security: Cloud Cuckoo Land? IT NOW. [S.l.], mar., 2010. Disponvel em: <http://www.itnow.oxfordjournals.org >. Acesso em: 25. apr. 2010.

MILLER, M. Cloud Computing: Web-Base Applications That Change the Way You Work and Collaborate Online. Indianpolis: QUE Publishing, 2008.

MURAKAMI, Milton. Deciso Estratgica em TI: estudo de caso, So Paulo: FEA/USP, 2003.

NIELSEN, Dave. Computao em Nuvem: riscos e vantagens para governos. Disponvel em: <www.guiadascidadesdigitais.com.br>. Acesso em: 13 set. 2010.

NUNES JUNIOR, Luiz Fernando. Tomada de Deciso com Mltiplos Critrios: Pesquisa Ao sobre o Mtodo AHP em Pequenas Empresas. Dissertao [Mestrado] Taubat: Universidade Taubat, 2006.

OLIVEIRA, Lucas Rebello; MARTINS, Eduardo; LIMA, Gilson; COSTA, Helder. Anlise Estratgia Sustentvel nas Organizaes com Auxlio do Mtodo AHP. Congresso Nacional de Excelncia em Gesto, 6. Anais[S.l.], Agosto, 2010.

PAPER, White. Eight Key Ingredients for Building an Internal Cloud, VMWare Private Clouds: Providing the Ability to Consume Resources. Ware: [S.l.], 2009.

125

PEREIRA, H.S.C;. COSTA; W.K.R. Analytic Hierarchy Process for Selection of ERP Software for Manufacturing Companies. VISIONThe Journal of Business Perspective. [S.l.], v.. 12, n. 4, oct.-dec, 2008.

PERERA, H.S.C & COSTA, W.K.R., Analytic Hierarchy Process for Selection of ERP Software for Manufacturing Companies. The Journal of Business Perspective, v. 12, n. 4. oct.-dec., 2008.

REVISTA TI INSIDE. O novo modelo de terceirizao de TI. Disponvel em: <http://www.tiinside.com.br/03/05/2010/o-novo-modelo-de-tercerizacao-de-ti/ti/17845>. Acesso em: 21 maio 2010.

RITTINGHOUSE, John W.; RANSOME, James F. Cloud Computing: Implementation, Management and Security. USA: CRC Press, 2010.

RITTINGHOUSE; RANSOME. Cloud Computing: Implementation. Management and Security, CRP-Press, U.S.A, 2010.

ROTERDAN, M. Silva. BELDERRAIN, M.C.Neyra. Consideraes sobre Mtodos de Deciso Multicritrio. [S.l.]: Instituto Tecnolgico de Aeronutica, 2008.

SAATY, T.L. Analytic Hierarchy Process. New York: McGrawHill, 1980.

SAATY, T.L.; OZDEMIR, M.S. Why the Magic Number Seven Plus of Minus Two, Mathematical and Computer Modeling, v. 38, n.3-4, p.233-244, July 2003.

SLABEVA, K. S. et al. Grid and Cloud Computing: 2005. Berlin: Heiddelberg-Springer, 2010.

TACHIZAWA, T. Metodologia da Pesquisa Aplicada Administrao: a internet como instrumento de pesquisa. Rio de Janeiro: Pontal, 2002.

TRUITT, Marc. Editorial: Computing in the Cloud, Source: Information & Libraries. [S.l.], sep.2009.

126

VAQUERO, Luis M et al. A Break in the Clouds: Towards a Cloud Definition. ACM SIGCOMM Computer Communication Review. [S.l.], v. 39, n.1, jan. 2009.

VARIA, Jinesh, Cloud Architectures: technology evangelist amazon Web- Services. Amazon Web Services. [S.l.]: [s.n.], 2010

VERAS, Manoel S. Neto. Cloud Computing Microsoft prepara investida em aplicativos de produtividade na nuvem. Natal/RN. Disponvel em: <http://cloudcomputing10.blogspot.com/2010/05/cloud-computing-infraestruturade.html>. Acesso em: 19 mai. 2010.

VERAS, Manoel. Datacenter: Componente Central de Infraestrutura de TI. Natal: Brasport, 2009.

VERGARA, Sylvia Constant. Projetos e relatrios de pesquisa em Administrao. 5. ed. So Paulo: Atlas, 2004.

WEILL, Peter; ROSS, Jeanne W. Governana de Tecnologia da Informao: como as empresas com melhor desempenho administram os direitos decisrios de TI e busca por resultados superiores. So Paulo: Makron Books, 2005.

WOZNIAK, Thomas. Instituto for Media and Communications Management. University of St. Gallen,,St. Gallen, 2009.

YIN, Robert K. Case Study Research: Design and Methods. Newbury Park, CA: Sage Publications, 1989.

YIN, R. K. Applications of Case Study Resaerch. 2. ed. USA: Thousand Oaks, 2003.

YIN, R. K. Estudo de Caso: planejamento e mtodos. 2. ed. So Paulo: Bookman, 2001.

YIN, Robert K. Estudo de caso: planejamento e mtodos. 3. ed. Porto Alegre: Bookman, 2005.

127

YOUSEFF, L.; BUTRICO, M., SILVA, D. da. Towards a Unifies Ontology of Cloud Computing. In: Grid Computing Environments Workshop, (GCE08), USA, 2008.

Vous aimerez peut-être aussi