Vous êtes sur la page 1sur 40

1 TEMPERATURA A temperatura uma propriedade fsica de estado associada ao nvel de energia interna ou do estado de excitao de uma quantidade de matria.

a. A teoria cintica dos gases ideais e termodinmica estatstica correlacionam a temperatura com a energia cintica mdia das molculas de um gs ideal (Holman, 2001). Embora no exista um limite superior para a temperatura de um corpo, existe um limite inferior. A escala Kelvin (K), atribuda ao Sir Lord Kelvin (1824-1907), representa a escala absoluta da temperatura cincia, pois no assume valores negativos. As escalas termomtricas Celsius (C) e Fahrenheit (F) so baseadas no ponto triplo da gua, estado no qual a gua coexiste nos estados slido, lquido e vapor. Por conveno admitiu-se que este valor igual a 273,16 K, que so equivalentes a 0,01C e a 32,00F. Na escala Celsius o ponto de fuso e ebulio da gua, presso de 101,3 kPa dividida em 100 partes e corresponde a um centsimo da escala absoluta. J na escala Fahrenheit, o ponto de fuso e ebulio da gua est dividido em 180 partes. A escala Rankine a escala absoluta relativa escala Fahrenheit.

Figura Comparao temperatura Kelvin, Celsius e Fahrenheit

entre as escalas de

As escalas Kelvin e Celsius, Celsius e Fahrenheit, Rankine e Fahrenheit so respectivamente correlacionadas atravs das seguintes expresses: T(K) = T(C) + 273,15; T(R) = 459,67 + T(F) T(F) = 32 + (9/5).T(C); T(R) = 1,8T(K) (1)

A lei zero da termodinmica postula que: "se dois corpos distintos, A e B, esto em equilbrio trmico com um terceiro corpo C, ento A e B esto em equilbrio trmico entre si". O terceiro corpo C chamado de termmetro, pois indica um valor escalar, a partir de uma referncia padro
1

de outra propriedade fsica qualquer, previamente investigada, associada temperatura. Com o aumento da temperatura a resistncia eltrica de um fio condutor aumenta. Da mesma forma, tambm aumenta a presso de um gs confinado num recipiente quanto exposto a temperatura. No caso do termmetro de mercrio o lquido presente num tubo capilar de vidro expande ou contrai na presena da variao da temperatura. Os termmetros chamados de bi-metlicos comparam a flexo de materiais distintos superpostos um ao outro. As equaes correlacionam o grau de curvatura do bi-metlico com o mdulo de elasticidade dos materiais na presena do mensurando. Os termmetros de resistncia eltrica consistem de um elemento resistivo sensvel variao da temperatura. So muitos os materiais utilizados como elementos resistivos: nquel, prata, ao, ouro, platina, cermicos, dentre outros. Nestes termmetros a resistncia R pode ser expressa como funo da temperatura e de uma resistncia R0 de referncia: R = R0.(1+a.T+b.T2), no qual a e b so constantes determinadas experimentalmente. A sensibilidade destes equipamentos gira em torno de 0,1C.

Variao da resistncia eltrica com a temperatura.

Aspecto construtivo de um termopar

Nos termopares, o aspecto construtivo caracterizado pela juno de dois materiais de caractersticas eltricas distintas ligadas a um circuito eltrico externo. As duas extremidades abertas formam o ponto de compensao ou referncia. Quando em contato com o mensurando observa-se a passagem de corrente eltrica. Como cada material apresenta diferente gradiente de temperatura haver uma alterao da fem gerada, proporcional a variao dos gradientes de temperatura de cada elemento traduzido em temperatura. Nos pirmetros ticos uma lmpada sensvel radiao trmica capta e emite luz com determinado comprimento de onda, que comparado com um filtro de infravermelho de radiao monocromtica de comprimento de onda conhecido. Comprimentos de onda de baixa magnitude esto associados a altas temperaturas e viceversa. Nos termmetros emissivos a energia total emitida por uma fonte trmica captada por um sensor calibrado para emissividade 1. Conhecida a emissividade da superfcie a ser medida estima2

se a temperatura do mensurando atravs da Lei de Stefan-Boltzmann, equao (12) e da relao fornecida pela equao (13). 2 PRESSO A presso P (Pa) definida como sendo a fora normal por unidade de rea da superfcie sobre qual a fora est sendo aplicada:

P = lim

Fn dFn = A 0 A dA

Denomina-se presso manomtrica a indicao da presso a partir da fora de atrao gravitacional exercida por uma coluna de fluido (Lei de Stevin):

dP = .g .dz

P = .g.h

(2)

Desta forma, comum achar equipamentos que indicam a presso como uma funo da coluna de lquido de determinada substncia. Para uma coluna de lquido exposta presso atmosfrica, 101,3 kPa ao nvel do mar, a presso absoluta a soma das presses atmosfrica manomtrica: Pabs = Patm + Pman

Figura A.2 - Representao referencial de presso.

Vacumetros so equipamentos que indicam presses manomtricas negativas, inferiores a presso atmosfrica de referncia e corriqueiramente chamado de vcuo. Barmetros so equipamentos utilizados na medio da presso atmosfrica, no qual a unidade 1bar equivale a 100 kPa. Exemplos: 1.4,1.5,1.6 (Potter) 2.3, 2.4, 2.5, 2.7 (Wyllen) 3 VOLUME ESPECFICO E MEIO CONTNUO A definio clssica para um meio ser considerado contnuo provm da determinao do mnimo valor de volume para que uma dada distribuio de massa permanea constante:

= lim V m = dV dm = V m '
V V

(3)

Esta quantidade foi definida como o volume especfico n(m3/kg) da substncia ou meio. Este volume indica dimenses prximas das distncias de colises entre molculas que da ordem de 107

m. Quando h bruscas flutuaes do elemento de massa para valores de elementos de volumes de

magnitudes prximos, fica caracterizada, neste intervalo, a descontinuidade do meio. Sendo contnuo um meio as propriedades da matria tambm sero funes contnuas do tempo e do espao.

Figura A.1 Continuidade e descontinuidade de um meio

A massa especfica de uma substncia ou simplesmente densidade r(kg/m3) definida ento como sendo o inverso do volume especfico da substncia: = 1 . Os sistemas termodinmicos so analisados considerando o meio como sendo um meio contnuo de investigao macroscpica. Desta forma, a massa pode ser definida a partir do volume especfico como sendo: m = V .

4 ENERGIA

So muitos os fenmenos naturais descritos e quantizados na forma de energia. Se num sistema qualquer existe uma fora resultante, est associado a este sistema determinada quantidade de energia. As formas pelas quais a energia se manifesta so diversas: energia mecnica, trmica, eletromagntica, qumica, atmica. Trabalho entendido como o produto escalar da fora vezes um determinado deslocamento. Dois corpos distintos inseridos num sistema tm temperaturas diferentes. A energia trmica neste sistema pode se transportar por conduo, conveco e radiao. A energia tem a propriedade da transformao. A mestria dos cientistas inventores reside na transformao e aproveitamento de energia de determinada natureza em outra de natureza diferente: potencial em cintica e cintica em eltrica o princpio das usinas hidroeltricas. O uso da energia da radiao solar, nos dias atuais, torna-se um campo de inesgotvel investigao cientfica. Como exemplo, cita-se os coletores solares para uso do aquecimento de gua e as clulas fotovoltaicas A unidade de energia utilizado no sistema internacional de medidas o Joule: 1 J = 1 kg.m2/s2 = 1 N.m A Energia potencial de um corpo estacionado numa plataforma a uma distncia d (m) do nvel de r outra plataforma mensurada pela relao: Ep = m.g.d . Quando a corpo deixa de sofrer a atuao r de uma fora normal de magnitude igual e sentido contrrio atuao da fora gravitacional g , o corpo entra em movimento. Um corpo em movimento tem energia cintica. Usinas hidroeltricas utilizam a fora da queda da gua proveniente de uma fonte de energia potencial para girar turbinas acopladas a um eixo. Este eixo girante, quando inserido no corpo de uma bobina, induz ao aparecimento de um campo de energia eletro-magntico. O efeito a corrente eltrica atravs do fio condutor do enrolamento da bobina. O princpio de Conservao de Energia creditado a Mayer (1842) postula que a energia de um sistema se conserva, ou seja:

E =Ek + Ep + U = const
A variao da energia total de um sistema igual soma das parcelas das energias cintica, potencial e energia interna. Associada propriedade termodinmica energia interna U(J) esto inseridas todas as outras formas de energia existentes no sistema, tais como, energia eletromagntica, qumica, trmica e interao molecular. A potncia ento pode ser definida como o fluxo de energia por unidade de tempo e pode ser interpretado matematicamente na forma variacional como sendo: Pot = E t . Ou ainda, como o r r produto escalar da fora resultante aplicada pelo vetor velocidade: Pot = F .V . A unidade de

potncia utilizado no sistema internacional o Watt: 1 W = 1 J/s = 1kg.m2/s3.


5

Inserir figuras: gerador de vapor, hidreltrica, turbinas a gs, termoeltrica, coletor solar,

5 SISTEMA E VOLUME DE CONTROLE

Um sistema termodinmico definido quando se trata de uma quantidade fixa de massa de uma determinada substncia contido em um volume fechado. Tudo aquilo que externo ao sistema chamado de vizinhana e o sistema separado da vizinhana atravs das fronteiras. As fronteiras podem se expandir ou se contrair e ainda e atravs das fronteiras pode ser transportado calor e ou trabalho. A contrao ou expanso de um sistema est sempre associada ao trabalho realizado pelo sistema ou sobre o sistema. Um sistema dito isolado quando nem calor nem trabalho cruzam a fronteira. Toma-se como exemplo de sistema um conjunto pisto-cilindro contendo vapor de gua que est sendo aquecido por um bico de gs em combusto. Neste sistema a nica presso externa que atua sobre o pisto a presso atmosfrica. O envoltrio, ou lugar geomtrico que delimita a parte interna do conjunto cilindro-pisto caracterizado como a fronteira deste sistema. Como o vapor de gua est sendo aquecido, a sua temperatura se elevar, tendo como efeito a sua expanso, caracterizando desta forma a expanso da fronteira do sistema. Neste caso, calor est sendo transferido ao sistema pelo bico de gs e trabalho est sendo realizado pelo sistema caracterizado pela expanso de sua fronteira. Figura: Nos casos para os quais existe um fluxo de massa defini-se o sistema como sistema aberto ou volume de controle. A rea que envolve o volume de controle chamada de superfcie de controle e atravs da superfcie de controle, alm de trabalho e calor, pode ser transportado fluxo de massa e quantidade de movimento.

6 PROPRIEDADES DE UMA SUBSTNCIA PURA

Defini-se substncia pura como sendo a quantidade de matria totalmente homognea que mantm a sua composio qumica mesmo durante a mudana de fases. As trs fases fundamentais da matria so slida, lquida e gasosa. As substncias puras apresentam certos comportamentos que so similares quando comparados umas com as outras. Num sistema, gua lquida e vapor de gua coexistem em fases diferentes, no obstante a composio qumica das fases distintas a mesma. Em determinada fase a substncia pode existir em diferentes estados, sendo que estes estados so identificados a partir das suas propriedades termodinmicas.
As propriedades termodinmicas so divididas em intensivas, extensivas e especficas sendo que

as propriedades intensivas so independentes da massa: se certa quantidade de matria for dividida em duas partes, as suas caractersticas relativas temperatura, presso e massa especfica permanecero constantes, caracterizando estas propriedades como intensivas. Ao passo que, na distino destas duas partes de matria, a massa e o volume sero alterados caracterizando-as como propriedades extensivas. As propriedades termodinmicas definidas como consequncia da 1 e 2 Leis da Termodinmica, entalpia H(J) e entropia S(J/K) so propriedades intensivas e tem letras maisculas como smbolo. Todavia estas propriedades tornam-se propriedades extensivas especficas quando indicadas por unidade de massa e recebem letras minsculas como smbolo, u(J/kg) energia interna especfica, h(J/kg) entalpia especfica, s(J/K.kg) entropia especfica, respectivamente. Quando as propriedades termodinmicas so constantes para um determinado estado dito que o sistema est em equilbrio termodinmico. O equilbrio termodinmico de um sistema indica que as propriedades da substncia no se alteram com o tempo. Ento, se existe equilbrio trmico de uma determinada substncia, a temperatura tornar-se-, uma propriedade do sistema. Quando o valor de pelos uma das propriedades termodinmicas se altera fica caracterizado que ocorreu uma mudana de estado. Quando o sistema muda de um estado de equilbrio para outro, dito que o sistema sofreu um processo. Nos processos termodinmicos, se uma substncia percorre um determinado nmero de mudanas de estado retornando ao seu estado inicial dito que o sistema realizou um ciclo (Fig.)

a) Processo termodinmico

b) Ciclo Termodinmico.

Entre o estado inicial e final o sistema encontra-se em condio de no equilbrio. Para se determinar o estado num estgio intermedirio de um processo introduzido o conceito de processo ideal. No processo ideal, a mudana de estado ocorre de forma bastante lenta, infinitesimal, de forma que cada estado intermedirio caracteriza um estado de quase-equilbrio e desta forma so obtidas as propriedades termodinmicas dos estados intermedirios. Ou seja, cada estado do processo tratado como se fosse um estado de equilbrio. Toma-se como exemplo, o sistema que gua inicialmente na fase lquida est contida num conjunto mbolo-cilindro no qual calor est sendo transferido ao sistema (fig.).

Figura - Mudana de estado de fase lquida para vapor de uma substncia pura presso constante

Neste sistema atuam na substncia a fora peso devido massa do mbolo e a presso atmosfrica. Na medida em que calor absorvido pelo sistema, parte da gua evapora-se num processo de expanso isobrica (presso constante), formando uma mistura de lquido com vapor (estado 2). No processo de mudana de fases, a temperatura e a presso permanecem constantes, mas o volume especfico aumenta consideravelmente, at que toda gua lquida transforma-se em vapor de gua (estado 3). Faz-se agora uma anlise dos processos apresentados a partir de um diagrama temperatura versus volume especfico (Fig.).

Figura Diagrama T x V para uma substncia pura.

Tomam-se primeiramente as mudanas de estados indicados pelo processo 0-1-2-3-4. No estado 0, a gua absorve calor e a temperatura vai aumentando at atingir a temperatura de saturao indicado pelo estado 1. Nesta condio diz-se que o lquido saturado. No estado 0 ento a substncia encontra-se no estado de lquido sub-resfriado ou comprimido, indicando que a temperatura da substncia mais baixa que a temperatura de saturao. Entre o processo 1-2-3, o sistema continua a absorver calor temperatura constante, caracterizando um processo de mudana de fase de lquido para vapor. No estado 2, parte da massa de gua lquida e parte vapor:
m = ml + mv

(4)

O mesmo pode se concluir a respeito do volume (5)

V = Vl + Vv

A partir da definio de volume especfico, = V m obtm-se que:

m = ml l + mv v

(6)

Para a respectiva temperatura de saturao, seu ttulo x definido como a razo entre a massa parcial de vapor e a massa total da substncia. (7)

x = mv m

No estado de lquido saturado o ttulo zero. Um ttulo igual a 0,2 indica que a mistura tem 20% de massa de vapor e 80% de massa lquida. O ttulo uma propriedade intensiva e manipulando as equaes (6) e (7) escreve-se a equao de volume especfico como uma funo do ttulo:

= l + x( v l ) = l + x vl

(8)

No estado '3', toda a gua evaporou-se totalmente e atingi o estado de vapor saturado (x=1). A partir deste ponto, qualquer calor adicionado ao sistema, ter como efeito o aumento da temperatura (processo 3-4).
9

No estado '4' o vapor de gua chamado de superaquecido. As linhas representadas pelas curvas 01-2-3-4, 0-1-2-3-4 e B-C-D identificam processos a presso constante e caracterizam que quanto maior a presso do sistema mais as curvas se deslocaro para cima. O ponto C indicado no diagrama representa o ponto crtico no qual no ocorre o processo de vaporizao temperatura constante. Neste ponto, o estado de lquido saturado e vapor saturado tm os mesmos valores de suas propriedades. Para a gua, a temperatura crtica de 374,14 C indica uma presso crtica de 22,09 MPa e um volume especfico de 0,003155m3/kg.

No processo de fuso a gua passa do estado de slido saturado ao estado de lquido, temperatura e presso constantes (100 kPa e 0C). Porm diferentemente de outras substncias puras, a fuso da gua acompanhada de um ligeiro aumento da massa especfica. Quando todo o gelo estiver fundido qualquer absoro de calor ter como efeito o aumento da temperatura do lquido. No processo chamado de sublimao, a gua slida muda para a fase de vapor sem passar pela fase de lquido (0,260 kPa e 10C). A gua tambm co-existe nas fases de slido, lquido e vapor temperatura de 0,01C e presso de 0,611 kPa. Este estado chamado como o ponto triplo da gua.

A
10

combinao de ao menos duas propriedades termodinmicas independentes, para uma dada condio de equilbrio, que identifica o estado de uma substncia ou sistema. Isto significa que, se o volume especfico e a temperatura do vapor superaquecido forem especificados, o estado de vapor da substncia estar determinado. Considere os estados de lquido e vapor saturado de uma substncia pura. Estes dois estados tm a mesma presso e temperatura de saturao, mas so notoriamente estados diferentes. Ento presso e temperatura no so propriedades independentes que identificariam o estado de uma substncia em estado de saturao. Desta forma, necessrio o conhecimento da presso e do ttulo da substncia ou da presso e do volume especfico para caracterizar o estado de saturao de uma substncia pura. Nestas condies, presso e volume especfico tornam-se propriedades termodinmicas independentes. Conhecidas ento, duas propriedades independentes de estado da substncia pura, faz-se uso das tabelas termodinmicas das respectivas substncias, para a determinao das outras propriedades de interesse. Tabelas de vrias substncias so conhecidas e disponibilizadas inclusive em meio eletrnico, facilitando a consulta e os clculos (CAT, EES) necessrios completa identificao dos processos e ciclos termodinmicos. O ar uma substncia formada pela composio de vrias substncias sendo predominante o nitrognio. Portanto no conserva a sua composio qumica durante a mudana de fase. Todavia, na fase de gs, as suas propriedades termodinmicas so bem definidas e, portanto, o ar, na fase de gs, tratado como substncia pura e atende a relao de estado para os gases perfeitos:

P. = n.R .T

(9)

R = 8,3145 kJ/kmol.K a constante universal para todos os gases. O nmero de moles n dado

pela relao entre a massa m(kg) da substncia e seu respectivo peso molecular M(kg/kmol):

n=

m M

(10)

Manipulando as equaes anteriores escreve-se a relao dos gases perfeitos na forma funcional do tipo:
P = .R.T

(11)

11

Nesta forma R (kJ/kg.K) torna-se a constate do gs:

R=

R M

Para certificar a aplicao da relao dos gases ideais um fator chamado fator de compressibilidade ento aplicado:
P. R.T

Z=

Valores de Z prximos a 1 identifica que o gs se comporta como gs ideal. Cartas so geradas para cada substncia para diagramar a relao de compressibilidade dos gases em como uma funo da presso. Na figura abaixo o grfico do fator de compressibilidade para o nitrognio.

Na carta generalizada, a presso e a temperatura reduzidas Pr e Tr so definidas a partir das presses e temperaturas crticas (Tabela: B.3-Potter; A2-Wyllen):

Pr =

P Pc

Tr =

P Tc

12

Exemplos: (2.1, 2.2-Potter) (Exs. 3.1, 3.2, 3.3, 3.4, 3.5, 3.6, 3.7 Wyllen)

13

7 TRABALHO

O trabalho, da mecnica clssica, definido como o produto da fora F (N) pelo deslocamento x (m) de um corpo, sendo que a fora resultante tem a direo do deslocamento. Trabalho energia mecnica e tem como unidade no sistema internacional o Joule: 1 J = 1N.m = 1kg.m2/s. Do ponto de vista da termodinmica o trabalho de um sistema est relacionado, por exemplo, a expanso ou contrao de um gs. Considera-se como sistema um gs contido num conjunto mbolocilindro a presso constante (presso atmosfrica) que est sendo aquecido por uma chama (Fig ).
Figura um sistema termodinmico em expanso

Se o sistema absorve calor, a temperatura do gs aumenta, assim como o seu volume especfico e o gs expande deslocando o mbolo de um comprimento dx. Ento o sistema ento realizou trabalho O equacionamento matemtico infinitesimal pode ser expresso da seguinte forma:

W = F.dx;
2

F = P.A W = P.A.dx = P.dV


V2 V1 v

2 1W 2 = W = P.dV = m v1 P.dv

(12)

O trabalho realizado pelo sistema representado pela rea abaixo do processo 1-2 indicado no diagrama P x V (da figura 00).

Figura A rea abaixo das curvas P x V fornece o trabalho envolvido no processo.

A soluo da equao (12) remete a uma integral do tipo inexata, no qual a presso uma funo de linha e no de ponto. Por isso o smbolo W para representar o trabalho como uma diferencial
14

inexata ao invs do smbolo dW que representaria uma diferencial exata. Na prtica, o clculo do trabalho depende do caminho percorrido pelo processo para a mudana de estado da substncia identificados pelos ndices dos limites de integrao. Afirmar que a equao (12) fornece o trabalho depender da anlise termodinmica do processo, pois h muitos casos em que o trabalho fornecido pela equao (12) no indicar o trabalho do processo. A relao entre P e V, e o trabalho envolvido no processo pode ser obtido experimentalmente e ento possvel calcular o trabalho por integrao grfica. Em muitos casos observa-se que h uma relao analtica aplicvel aos processos e ento a equao (12) pode ser integrada diretamente. Para estes casos, enquadram-se os processos chamados de politrpicos no qual a relao entre P e V dada por uma relao funcional caracterstica do tipo:
P.V n = cons tan te

(13)

Figura Processo politrpico.

Para processos politrpicos com expoente n 1, a soluo da equao (12) dada por:

W2 = P.dV =
V1

V2

P2V2 P1 .V1 P v P1 .v1 = m. 2 2 1 n 1 n

(14)

Para processos isotrmicos com comportamento de gs ideal, indica um processo politrpico com expoente n = 1:

P.V n = cons tan te

P1.V1 = P2 .V2 = cons tan te

E a rea sob a curva do processo 1-2 calculada por uma equao do tipo:
1

W2 = P.dV = P1 .V1 . ln
V1

V2

V2 v = m.P1 .V1 . ln 2 V1 v1 constante so chamados de isobricos.

(15)

Processos termodinmicos nos quais a presso permanece

15

Figura Processo isobrico

Ento a partir da equao (12) temos que o trabalho pode ser calculado pela multiplicao do volume deslocado do gs pela respectiva presso e a integral torna-se do tipo exata, pois a presso constante:

1W 2 = W = P.dV = P.(V2 V1 ) = m.P.(v 2 v1 ) 1 V1

V2

(16)

Um processo isocrico aquele no qual a mudana de estados acontece a volume constante (Fig).

Figura Processo isocrico

Neste caso, como no ocorreu nem expanso nem contrao do gs o trabalho envolvido no processo nulo;

W2 = W = P.dV = 0
1 V1

V2

16

8 CALOR Calor q (J) energia trmica em trnsito atravs da fronteira de um sistema. Se num sistema existe

diferena de temperaturas entre fronteira haver transferncia de energia trmica. O sentido do fluxo de calor na direo da fronteira de temperatura mais alta para a fronteira de temperatura mais baixa. Ou seja, um corpo de temperatura mais alta cede calor para um corpo de temperatura mais baixa. O calor ento um fenmeno transitrio que ocorre exclusivamente pela diferena de temperaturas entre fronteiras.

Figura Diferena de temperaturas na fronteira de um sistema

Do ponto de vista matemtico, o calor, assim como o trabalho, uma funo de linha associada a uma diferencial inexata do tipo:
2

q = q
1

O calor transferido para um sistema por unidade de tempo designado por: (17)

& q dt q

Os processos em que a energia trmica envolvida na mudana de estado de um sistema nula so chamados de processos adiabticos: 1q2 = 0. O conceito de Calor Especfico a presso constante cp (J/kg.K) foi inicialmente apresentado por Joule (1818-1889) e representa o quanto de calor necessrio para se elevar de 1K, 1kg de determinada substncia. Joule elaborou uma montagem experimental, chamada de equivalente mecnico do calor, no qual obteve o resultado que, so necessrios 4.186N.m de trabalho mecnico para aumentar a temperatura de 1K, 1 kg de gua lquida, inicialmente a 14,5C. Esta poro de energia recebeu a titulao de 1000 calorias. Ou seja, o calor especfico da gua igual a 1cal/gr.K.

17

Figura Experimento de Joule para o calor especfico

O calor especfico de uma substncia pode ser mensurado a presso constante ou com o volume constante e tm como smbolos, respectivamente cp e cv. O cp da gua liquida 4,186 kJ/kg.K = 1kcal/kg.K. O cp do vapor da gua 1,88 kJ/kg.K. O cp do ar seco igual a 1,0035 kJ/kg.K. Portanto possvel expressar a quantidade de calor sensvel qsens (J) envolvida num processo como uma funo de calor especfico da substncia medido a presso constante ou a volume constante: q sens = m.c P .T q sens = m.cV .T (18.a) (18.b)

Nos processos isotrmicos associados mudana de fases, a quantidade de calor latente qlat (J) envolvida na mudana de fase pode ser expressa em funo de seu calor especfico latente L(J/kg): qlat = m.L
Modos Fundamentais de Transferncia de Calor Conduo de Calor

(19)

Conduo de Calor um fenmeno fsico de transferncia de energia por difuso molecular, no qual partculas de nveis mais energticos transferem energia para partculas de nveis energticos mais baixos. Considere um material homogneo slido de espessura x, com temperaturas impostas T(x) e T(x+x), similar a figura 1. A experimentao prova que a taxa de transferncia de calor por conduo q '' x (J/m2) diretamente proporcional ao gradiente de temperatura normal ao fluxo, multiplicada por uma constante de proporcionalidade.

18

'' = k. qx

T ( x ) T ( x + x) x

A condutividade trmica do material k (J/m.K) a constante de proporcionalidade que d dimensionalidade a equao. Esta equao creditada a Fourier (1822) chamada de Lei de Fourier para a conduo de calor. Na condio limite, quando x0, a equao da Lei de Fourier para a conduo se reduz a:

'' = k qx

dT dx

(20)

O sinal negativo formaliza que o sentido do fluxo de calor ocorre na direo do gradiente negativo da temperatura, ou seja, da face de temperatura mais alta para a face de temperatura mais baixa. A equao do fluxo de calor em coordenadas cartesianas, para regime permanente tem a seguinte forma:
'' q '' q x q '' = i + jq 'y' + k z

'' qx = k x

T x

' q 'y = k y

T y

'' qz = k z

T z

Considerando k constante nas trs direes

T T T q '' = k . i x + j y + k z
q '' = k .T

Cada uma das expresses relaciona o fluxo de calor para a respectiva superfcie normal ao fluxo de energia da respectiva direo x, y, z.

A condutividade trmica, numa determinada direo pode ser definida, a partir da Lei de Fourier, como:

19

kx =

qx T x

Da equao conclui-se que, para um determinado gradiente de temperaturas a transferncia de calor aumenta com o aumento da condutividade trmica do material. Os metais bons condutores de calor tm valores de condutividade trmica elevados: alumnio (250 W/m.K); cobre (400 W/m.K). J os materiais isolantes apresentam condutividade trmica baixa: l de rocha (0,03W/m.K), l de vidro, fibra cermica, poliuretano, poliestireno. Segue tambm que um slido ter um maior valor da condutividade trmica do que de um lquido, que ter maior valor da condutividade do que de um gs. Isto porque a condutividade trmica de uma substncia est associada ao nmero de partculas por unidade de volume n, a velocidade mdia molecular c e a distncia molecular : k x

n.c.

A difusividade trmica (m2/s) um parmetro que representa a capacidade de um material tem

de conduzir energia trmica em relao a sua capacidade de armazen-la (capacidade calorfica volumtrica). A difusividade trmica correlaciona o calor especfico da substncia, com a condutividade trmica e sua densidade, na seguinte equao:

k .c p

Baixos valores de implica em respostas mais lentas para se alcanar o equilbrio trmico.
Conveco de Calor

Considere uma parede quente com temperatura imposta Tw exposta uma corrente de ar fria a uma temperatura T, na qual T<Tw. Inserir figura ( ). Nestas condies observado que calor flui da parede quente para o fluido frio a uma taxa de transferncia de calor, q, por unidade de rea, proporcional a diferena de temperatura (Tw T). (21)

q = h.(T - TW)

A diferena de temperatura produz uma variao na densidade no fluido provocando foras de empuxo que induz o fluido a movimentar-se: efeito convectivo. A constante de proporcionalidade o coeficiente convectivo h (J/m2K). Esta equao referenciada como a Lei de Resfriamento de
20

Newton. A determinao do coeficiente convectivo a grande meta para os clculos de transferncia de calor onde o mecanismo de transferncia por conveco predominante.
Radiao

A radiao um fenmeno fsico no qual o transporte de energia trmica se d na forma de ondas eletromagnticas (ftons de energia), no necessitando de meio fsico para se transportar, sendo que no vcuo o transporte de radiao mximo. Quando a densidade de energia integrada para todos os comprimentos de onda, a energia total emitida por unidade de rea de superfcie radiante proporcional quarta potncia da temperatura absoluta, sendo denominada de poder emissivo da superfcie:
E h = .T 4

(22)

A equao (12) chamada de lei de Stefan-Boltzmann e representa a taxa de energia radiante emitida por um radiador ideal do tipo corpo negro, no qual s= 5,669x10-8 W/m2.K4, a constante de Stefan-Boltzmann. Relacionando-se a energia Eh emitida por uma cavidade, do tipo corpo negro (o corpo negro absorve toda radiao incidente), com a energia E, absorvida por um corpo inserido nesta cavidade, para a condio de equilbrio trmico, conclui-se que, a energia E, absorvida pelo corpo, deve ser igual energia emitida pela cavidade tipo corpo negro, deduzida frao absorvida pelo corpo. Ento: E = E n . Esta equao representa a taxa na qual a energia radiante est sendo absorvida por uma superfcie e representa o coeficiente de absoro, chamado de absortividade. O raciocnio inverso, a esta condio, permite dizer que o poder emissivo de um corpo o poder emissivo de um corpo negro menos a frao absorvida pelo corpo. Ou seja, a absortividade de um corpo negro igual a sua emissividade : = . Essa igualdade chamada identidade de Kirchhoff.
E = E n . = E n . = . .T 4

Para condies realsticas, considerando que a energia radiante de um corpo de emissividade , que atinge uma determinada superfcie, parte desta energia ser refletida, parte ser absorvida e parte
21

ser transmitida. A frao refletida , chamada de refletividade, e a frao transmitida , a transmissibilidade. Ento a partir da Lei Stefan-Boltzmann, temos que a energia radiante de um corpo relacionada com a energia incidente em um corpo qualquer, escrita na forma das fraes absorvida, refletida e transmitida:

E = . .T 4 = ( + + ). .T 4

(23)

+ + = 1
Em muitas aplicaes estamos interessados na taxa lquida da transferncia de calor entre superfcies que pode ser avaliada, por unidade de rea a partir da seguinte equao:

4 E = . .(TS TViz )

(24)

22

8 1 LEI DA TERMODINMICA 8.1 1 Lei da Termodinmica para Sistemas

Calor e trabalho separadamente no so propriedades de sistemas termodinmicos, mas sim caractersticas dos processos para quais os sistemas passam de um estado para outro. Calor e trabalho representam as quantidades lquidas de energia envolvidas num processo termodinmico e a sua quantificao depende dos estados intermedirios para qual o sistema foi submetido. Nos processos termodinmicos, se uma substncia percorre um determinado nmero de mudanas de estado retornando ao seu estado inicial dito que o sistema realizou um ciclo.

Figura Ciclo termodinmico

Atravs de procedimentos experimentais foi observado, que as quantidades de calor e trabalho envolvidas em ciclos termodinmicos, so sempre proporcionais. A partir da a, A 1 lei da termodinmica foi estabelecida de forma que, durante qualquer ciclo percorrido por um sistema termodinmico, a integral cclica do calor igual integral cclica do trabalho:

q = W

(25)

Prova: Sejam os ciclos representados na figura. O ciclo A o processo no qual a substncia muda do estado 1 para o estado 2 pelo caminho A, e retorna ao estado 1 pelo processo C; Aplicando a 1 lei pode-se escrever que:

C q 2A 1W2A =1 q 2 1W2C

Toma-se agora um novo caminho para a realizao ciclo: o ciclo B o caminho que a mesma substncia muda do estado 1 para o estado 2 pelo caminho B e retorna ao estado 1 pelo caminho C.

Aplicando a 1 lei pode-se escrever que:


23

B C q2 1W2B =1 q 2 1W2C

Deduzindo as equaes anteriores temos:

B q 2A 1W2A =1 q 2 1W2B

Primeiro corolrio da 1 lei: A variao total da energia de um sistema, relacionadas s integrais cclicas do calor e do trabalho, independe do caminho percorrido para a mudana de um estado inicial para outro estado final. Isso significa que a variao da quantidade q W envolvida no processo a mesma tanto para o caminho A tanto para o caminho B e escreve-se que: (26)

q W = dE

A diferencial exata da quantidade de energia dE a uma propriedade termodinmica que representa a variao da energia do sistema. Integrando a equao anterior enuncia-se a 1 lei da Termodinmica para sistemas como sendo: "A variao da energia total de um sistema E, obtida a partir da relao entre o calor e o trabalho envolvidos no processo termodinmico: (27)

1q2

1W2 = E = E 2 E1

Observa-se que, E uma propriedade termodinmica que representa toda a energia do sistema em determinado estado, ou seja, E1 representa a energia do sistema no estado inicial e E2 representa a energia do sistema no estado final do processo 1-2. Sendo que 1 q 2 a quantidade de calor absorvida ou rejeitada pelo sistema no processo. Se calor for absorvido pelo sistema o sinal de q positivo e indica que a energia do sistema estar aumentando. 1W 2 representa o trabalho realizado pelo sistema. Se o trabalho realizado sobre o sistema, o sinal de W negativo e indica que a energia do sistema estar aumentando. De outra forma, se o sistema realiza trabalho o sinal de W positivo e indica que a energia do sistema estar diminuindo. A primeira pode ser ilustrada considerando a experincia mostrada na figura abaixo. Deixe o peso da figura (a) cair sob a ao fora da gravidade de uma distncia conhecida. A hlice agitar o fluido contido no tanque e a temperatura do sistema ir aumentar.
24

Para o sistema retornar ao seu estado inicial deixe que o sistema rejeite calor para a vizinhana at que retorne temperatura inicial, completando o ciclo. A primeira Lei da Termodinmica afirma que a quantidade de trabalho fornecida ao sistema exatamente igual quantidade de calor rejeitada pelo sistema para retornar ao seu estado inicial.
8.2 Energia Interna

A Primeira Lei diz que a variao da energia total de um processo sistema pode ser expressa em funo do calor e do trabalho envolvidos no processo. Tambm possvel expressar a variao da energia total de um sistema como a soma da variao das energias parciais, envolvidas no processo, respectivamente energia interna U, energia cintica Ek e energia potencial Ep, equao (3):

E = U + Ek + Ep
Associada propriedade termodinmica energia interna U, esto inseridas todas as outras formas de energia existentes no sistema, tais como, a energia eletro-magntico, qumica e de interao molecular e atmica. Igualando-se as equaes (3) e (27), a 1 Lei da Termodinmica para a mudana de estado de um sistema pode ser reescrita na seguinte forma:

q1-2 - W1-2 = U + Ek + Ep Ou na forma variacional

(28)

q W = U + E k + E P

(29)

Quando as variaes relativas energia cintica e potencial so consideradas nulas para o sistema, a Primeira Lei da termodinmica expressa em funo da energia interna:

25

U = q1-2 - W1-2
Ou na forma diferencial

(30.a)

dU = q W

(30.b)

A energia interna especfica da substncia definida como a energia interna por unidade de massa e tem como smbolo e unidades, u (J/kg). Para as mudanas de fases, a energia interna especfica da substncia, pode ser expressa a partir do ttulo da mistura e das suas respectivas parcelas de vapor e lquido e assim como o volume especfico: (31)

u = u l + x.( u v u l ) = u l + x .u lv

Ex 5.1; 5.2 e 5.3; pg 77,78,79


8.3 Entalpia

Ao se analisar processos termodinmicos, encontramos certas combinaes das propriedades termodinmicas, soma ou produto, que se traduzem, por conseqncia, em uma nova propriedade termodinmica da substncia que sofre a mudana de estado. o caso da entalpia H(J). Admitamos um processo quase-esttico a presso constante, nos quais as variaes da energia cintica e potencial so desprezadas e que o nico trabalho realizado durante o processo seja aquele associado ao movimento de fronteira. A partir da 1 Lei escreve-se a equao (30) como:

1q2

= U + 1W2

(32)

Como a presso constante:


1q2 = U2 U1 + P.dV = U2 U1 + P.(V2 V1)
V1 V2

(33) (33)

1q2

= (U + P .V)2 (U + P.V)1

Como a quantidade entre parnteses uma combinao de propriedades termodinmicas do sistema, torna-se conveniente definir a propriedade termodinmica extensiva denominada de entalpia H(J) como sendo: H = U + P.V (34)
26

Verifica-se ento, para um processo quase esttico a presso constante, que a variao da entalpia representa a transferncia de calor relacionada variao da quantidade U + P.V:

q1-2 = H = H2 H1 q1-2 = (U + P.V)2 (U + P.V)1 Ou na forma diferencial

(35.a) (35.b)

q = dH

(35.c)

A entalpia especfica a entalpia por unidade de massa h(J/kg) e para um estado: (36)

h = u + P. E para o processo a sua forma variacional dada por:

q1-2 = m.h = m.(h2 h1) = m.{(u2 +P2.2) (u1 +P1.1)}

(37)

O conceito de entalpia foi definido como a quantidade de energia trmica que adicionada ou removida de um processo termodinmico de um sistema a presso constante. Desta forma, este conceito perde o significado fsico quando o processo ocorre presso varivel. No obstante, a quantidade h = u + P. no perde a sua identidade de propriedade de estado do sistema. Isto porque a entalpia funo de ponto e seu uso e clculo para identificar a energia interna independe do caminho percorrido para atingir determinado estado. Expressando a energia interna a partir da entalpia da substncia obtm-se que: (38)

u = h P.

Assim como o volume especfico e a energia interna a entalpia tambm tem a sua respectiva equao de estado funo do seu ttulo e das respectivas parcelas de lquido e de vapor, para processos que envolvem mudana de fase a presso constante: (39)
27

h = hl + x.( hv hl ) = hl + x.hlv

8.4 Calores Especficos

Como j visto, o calor especfico de uma substncia definido como a quantidade de calor necessrio para elevar de 1C, 1 kg de determinada substncia. Considerando um processo a volume constante, defini-se ento o calor especfico a volume constante, CV como sendo:
1 q m T

CV =

(40)

Tomando a equao da 1 Lei para processos no qual so desprezadas as quantidades de energia cintica e potencial com movimento de fronteira nulo a equao (30.b) se reduz a: (41)

q = dU
Correlacionando as equaes 40 e 41, obtm-se que:
1 U u = m T T

CV =

(42.a) (42.b)

u = CV .T

Ento, para processos a volume constante a equao acima pode se integrada e quantidade de calor envolvida no processo igual a variao da sua energia interna::

q1-2 (J/kg) = u = CV. T q1-2 (J)= U = m.CV. T

(43.a) (43.b)

De forma similar, defini-se o calor especfico a presso constante como sendo o calor necessrio para elevar de 1C, 1 kg de determinada substncia, num processo a presso constante:
1 q m T

CP =

(44)

Tomando a equao (35.c) da 1 Lei para processos no qual so desprezadas as quantidades de energia cintica e potencial, q = H e a equao (44) reescrita:
28

CP =

1 H h = m T T

(45.a) (45.b)

q = h = C P .T

Ento, para processos a presso constante, a equao acima pode se integrada e quantidade de calor envolvida no processo ser igual variao da entalpia: (46.a) (46.b)

1q2(J/kg) 1q2

= h = cP. T

(J) = H = m.h =m. cP. T

Uma relao muito importante entre os calores especficos a presso e a volume constante para um gs ideal pode ser desenvolvida a partir da relao de entalpia:

h = u + P. = u +RT Diferenciando, dh = du + R.dT Como: Temos que: cP. dT = cv. dT + R.dT ou seja, R = cP - cv . Concluso: a diferena entre os calores especficos a presso e volume constante fornece a constate do gs. Outra propriedade dos gases de interesse particular chamada de coeficiente de Poison, dada pela razo dos calores especficos a presso e volume constante: k = cP / cv. A partir da 1 Lei, desprezando variaes de energia cintica e potencial, temos que:
dU = q W

dh = cP. dT du = cv. dT

Para o processo adiabtico de quase equilbrio possvel deduzir que q = 0 , ento:


dU = W

Como:

dU = m.du W = m.du
29

8.5 1 Lei da Termodinmica em Termos de Taxa (fluxo temporal)

Toma-se a equao de energia para o sistema:


dE sistema = q W = U + E K + E P

Aplicando-se a variao temporal aos termos da equao anterior e ento:


dEsistema q W U E K E P = = + + dt t t t t t

(47)

Na condio limite no qual t0, obtm-se que:

t 0 t

lim

& =q

t 0

lim

W & =W t

t 0

lim

U dU = t dt

t 0

lim

E K dE K = t dt

t 0

lim

E P dE P = t dt

Desta forma obtm-se a 1 Lei da Termodinmica na forma dos fluxos de energia


dU dE K dE P & + + W dt dt dt

&= q

(48)

Nos processos que os termos de energia cintica e potencial podem ser desprezados:
dU & & W =q dt

(49)

30

9 1 LEI DA TERMODINMICA APLICADA AO VOLUME DE CONTROLE

Equao de continuidade para a conservao de massa.


dm &e m &s = m dt VC

(50)

Esta equao informa que a taxa de variao de massa no volume de controle dado pela variao da quantidade de massa que entra no volume de controle menos a quantidade de massa que sai do volume de controle. Se a taxa de variao de massa no volume de controle nula indica que as quantidades de massa que entram e saem do volume de controle so iguais:
&e = m &s m

A taxa de massa pode


& & = dm & = .d m

(51)

Sendo a densidade do fluido constante, se expressa a taxa de massa funo da taxa volumtrica:
r r & = V .dA = .V . A = .Q m

& (kg/s) indica a velocidade uniforme V(m/s) normal a seo de rea A(m2) no A vazo mssica m

qual o fluido escoa. O termo V.A fornece a vazo volumtrica, Q(m3/s). Para o volume de controle a taxa da variao total de energia no volume de controle pode ser interpretada como a variao da quantidade de energia rejeitada menos a quantidade de energia absorvida pelo volume de controle somado a taxa de realizao de trabalho associada ao
& : escoamento de um fluido que atravessa a superfcie de controle, chamada de trabalho de fluxo W SC
dE dE dE & = W SC dt dt VC Sistema dt SC

(52)

& O trabalho de fluxo W fluxo , decorrente da fora que o fluido faz para se transportar pela fronteira, pode ser calculado a partir da presso e velocidade local e da rea de seo transversal ao escoamento:
31

& & [( Pv) sai ( Pv) entra ] W fluxo = F .V = P.VdA = m

(53)

Para desenvolver o segundo termo do lado direito da equao (52) toma-se a energia especfica como uma funo da energia interna, energia cintica e potencial:
dE & e) sai (m & e) entra = E sai Eentra = (m dt SC

e=u+

V2 + g .z 2
2 2

V V dE & sai (u + & entra (u + + g.z ) sai m + g.z ) = m 2 2 dt SC

(54)

O primeiro termo do lado direito da igualdade representado a partir da 1 Lei da Termodinmica:


dE dE & &VC W = =q VC dt sistema dt VC

(55)

Rearranjando as equaes (52), (53), (54) e (55), obtm-se para o volume de controle que a

dEVC Ve 2 Vs 2 & + m &VC W & & =q u + ( Pv ) + + g . Z m u + ( Pv ) + + g .Z s VC e e e e s s s dt 2 2

Como a entalpia dado por h = u +Pv, reescreve-se a equao de energia na seguinte forma:

dEVC V2 V2 & + m &VC W & e he + e + g.Z e m & s hs + s + g .Z s =q VC dt 2 2

Para processos permanentes, o estado da substncia permanece constante com o tempo, assim como as suas propriedades e as taxas do trabalho e do calor que atravessam a superfcie de controle. Desta forma o termo relativo ao fluxo total de energia no volume de controle torna-se nulo, dE VC dt = 0 e a equao simplifica-se a:

V2 V2 & = m &VC W & s hs + s + g .Z s m & e he + e + g.Z e q VC 2 2

32

Para processos permanentes no qual a energia cintica e de potencial so constantes na superfcie de controle, a equao de energia para o volume de controle a partir da 1 Lei da Termodinmica se reduz a:
& = m &VC W & s hs m & e he q VC

Para processos a presso constante equao (46.b) expressa em termos do fluxo de massa,
& (kg/s),: m

&2 ( J 1q &2 1q

& .cP .T / s) = m

(49) (50)

& .(h2 h1 ) =m

Processos isobricos, isotrmicos associados mudana de fases, o fluxo de calor pode ser expresso como funo do calor latente L(J/kg) da substncia. Ento para o volume de controle a equao 2.3 reescrita na seguinte forma: (4.16)

&2 1q

& .L =m

Para processos a volume constante com mudana da temperatura, o fluxo de energia trmica, & 2 (J/s), 1q
& (kg/s), fornece a seguinte expresso para o representada em termos do fluxo de massa, m

volume de controle:
&2 1q & .u = m & .cV .T =m

(4.17)

Exemplos 7.1, 7.2, 7.4,7.5 Exerccios Wylen 6.83, 6.87, 6.138 Exerccios Potter 4.80, 85, 95, 105 5.1, 5.2, 5.66, 5.71, 5.89, 5.91,

33

10 2 LEI DA TERMODINMICA

A Primeira Lei da Termodinmica estabelece que a integral cclica do calor igual a integral cclica do trabalho. Todavia no faz meno ao sentido dos fluxos de calor do trabalho. A segunda Lei da Termodinmica envolve o fato de que os processos termodinmicos ocorrem num dado sentido e isto corrobora para a validao dos ciclos termodinmicos. Um ciclo termodinmico pode obedecer a 1 Lei da Termodinmica, mas isto no significa que o ciclo possa realmente ocorrer. Uma substncia de temperatura mais alta que a vizinhana transfere calor para o meio, mas o meio, como fonte de temperatura baixa no transferir calor para a substncia de temperatura mais baixa e o ciclo reverso impossvel de ocorrer, somente pela transferncia de calor (salvo a radiao). Tomase outro ciclo, no qual trabalho foi fornecido ao sistema, atravs da descida de um peso acoplado a uma hlice de ps que agita um gs, aumentando a sua temperatura. Para completar o ciclo, o sistema cede calor para o meio e a substncia volta ao seu estado inicial. Todavia, as ps da hlice no se moveram e no levantou novamente o peso devido rejeio de calor. Este exemplo mostra que este ciclo no pode ser invertido. Baseado neste tipo de observaes, Kelvin-Planck enuncia que impossvel construir um dispositivo termodinmico a partir do calor de um reservatrio trmico que produza trabalho como nico efeito. Em outras palavras, impossvel a construo de um dispositivo que transforme integralmente calor em trabalho. Para que ocorra a transformao de energia trmica em trabalho preciso que o sistema rejeite calor para um reservatrio trmico de baixa temperatura.
Figura: Mquina trmica para a gerao de trabalho

O motor trmico ento um dispositivo que gera trabalho a partir da energia trmica cedida de um reservatrio de alta temperatura, no qual a possibilidade da gerao de trabalho est na rejeio de parte deste calor para um reservatrio de fonte fria: mquinas trmicas geratrizes.
34

Toma-se um motor trmico, conforme mostrado na figura abaixo, no qual o fluido de trabalho na fase lquida (estado 4) recebe calor de uma fonte quente QH e se expande at a fase de vapor (estado 1). Neste momento o fluido encontra uma turbina e gera trabalho no seu eixo e atinge o estado 2. O fluido ento forado a passar num condensador que rejeita calor QL para um reservatrio de baixa temperatura para que o fluido retorne a fase de lquido (estado 3) para que possa ser bombeado at o gerador de vapor. O importante neste ciclo o trabalho lquido gerado pelo dispositivo em funo do calor que absorvido e rejeitado pelo sistema.

Figura Motor Trmico.

Neste ponto, ento, definido o conceito de rendimento ou eficincia trmica. A eficincia trmica interpretada como a razo entre a quantidade energia pretendia e a energia gasta, respectivamente, o trabalho til gerado e o calor absorvido pelo sistema:

trmico =

Energia pretendida Wtil QH QL Q = = =1 L Energia gasta QH QH QH

1 Postulado: impossvel construir uma mquina trmica geratriz operando entre dois

reservatrios de alta e baixa temperatura que seja mais eficiente que o ciclo de Carnot. A segunda lei da termodinmica enunciada por Clausius, diz que: no impossvel construir um dispositivo termodinmico, no qual energia trmica de um reservatrio de fonte fria transfira calor para um reservatrio de fonte quente, sem que ocorra a adio de trabalho ao sistema. Isto enunciado significa que impossvel conceber um ciclo de refrigerao ou bomba de calor que opere sem receber trabalho: mquinas trmicas operatrizes.

35

Figura: Refrigerador trmico a partir do trabalho

Toma-se um ciclo termodinmico de compresso de vapor de um fluido refrigerante no qual calor transferido de um reservatrio de fonte fria e calor rejeitado para um reservatrio de fonte quente. Transfere-se calor QL, para o fluido no evaporador onde a presso e a temperatura so baixas. O refrigerante recebe trabalho W, no compressor e rejeita calor no condensador QH, no qual a temperatura e presso so altas.
Figura Ciclo trmico de um refrigerador.

Na vlvula de expanso ocorre a queda de presso e temperatura, evaporando o fluido, para receber novamente trabalho no compressor e completar o ciclo. No refrigerador trmico a eficincia do ciclo expressa em termos do coeficiente de eficcia ou de desempenho . Do conceito de eficincia trmica, a energia pretendida aquela absorvida pelo evaporador e a energia gasta o trabalho inserido no sistema pelo compressor:

Energia pretendida QL QL = = Energia Gasta W QH QL

36

10.1 PROCESSO REVERSVEL E FATORES DE IRREVERSIBILIDADE

Processo reversvel, para uma substncia ou sistema, aquele que tendo ocorrido pode ser invertido sem que nenhum vestgio seja notado no meio (vizinhana) ou no sistema. Ou seja, o processo reversvel um processo ideal, porque sendo definido a partir de um ciclo, contraria o enunciado de
Kelvin-Planc. Nos processos termodinmicos reais, sempre ocorrer perdas de energia para a

vizinhana. Desta forma os processos termodinmicos reais so processos irreversveis, sendo o atrito e a expanso no resistida os principais fatores que contribuem para a irreversibilidade dos processos e ciclos.

Se num processo qualquer houver a perda de energia por atrito para a vizinhana, fica caracterizada a irreversibilidade deste processo. Escoamentos viscosos de fluidos em canais e em dutos esto associados transformao da energia mecnica em calor, perda de energia do sistema para o meio, ocasionado pela resistncia ao escoamento que os fluidos oferecem quando submetidos a esforos tangenciais: atrito. Os efeitos da histerese e a da perda de potncia (RI2), encontradas nos circuitos eltricos, tambm, ilustram a irreversibilidade dos processos. Matematicamente um ciclo termodinmico reversvel se a integral cclica da quantidade de calor por unidade de temperatura absoluta igual a zero:

q
T

=0

Considere o motor trmico apresentado na figura XX. Por hiptese, adotamos que os processos ocorridos na turbina e na bomba sejam adiabticos. Ento podemos dizer que a integral cclica do calor :
q = q H q L 0

37

Como TH e TL so constantes e utilizando a definio da escala absoluta da temperatura, para processos reversveis, a integral cclica do calor por unidade de temperatura absoluta, a partir das quantidades de calor no condensador e no evaporador nula pois:

qH qL q = =0 T rev TH TL rev

A entropia S(cal/K) propriedade termodinmica que pode ser definida para processo como sendo:

q ds T rev

A variao da entropia de um sistema pode ser obtida pela integrao da equao anterior, ento:

q s = T rev

(b.10)

Assim como as outras propriedades extensivas a determinao pontual da propriedade entropia possvel devido premissa do estado de quase equilbrio. Desta forma, a variao da entropia de uma substncia, numa mudana de estado, independe do caminho ou do processo ser reversvel ou irreversvel. Ento, para um processo isotrmico a quantidade de calor por unidade de massa pode ser diretamente calculado pela entropia especfica, a partir da relao:
q = s.T

Ou em termos da taxa de calor por fluxo de massa:


&=m & .s.T q

Na regio de saturao assim como outras propriedades termodinmicas a entropia calculada pela equao:
s = sl + x ( s v sl ) .

Pra um processo de mudana de fase de uma substncia de lquido para vapor o diagrama temperatura versus entropia apresentado na figura. Relaes de Gibbs (prove)
38 Figura b.2 - Diagrama T x S

T .ds = du + pdv T .ds = dh v.dp

Entropia para um gs Ideal com calores especficos constantes:


T2 s 2 s1 = cv ln T 1 T2 s 2 s1 = c p ln T 1 v2 + R. ln v 1 P2 R. ln P 1

Estas equaes valem tanto para processos reversveis quanto para processos irreversveis. Para processos isentrpicos as equaes acima so reescritas como sendo:
T2 v1 = T1 v2

k 1

P2 v1 = v P 1 2 cv

Donde k =

cp

e R = c p cv , so respectivamente o coeficiente de Poison e a constante do gs.

Para os processos reais, que so todos irreversveis, est associada ao processo uma gerao de entropia:

q s = + s gerado T rev

Em termos diferenciais escreve-se:

ds =

q
T

+ s gerado

Entropia aplicada ao volume de controle: Equao Geral

& dS q & .s )out (m & .s )in &VC + (m = dt VC T VC

O primeiro termo do lado direito da equao fornece a taxa temporal da entropia no volume de
& .s )out (m & .s )in representam as controle. Para processos permanentes este termo nulo. Os termos (m & q quantidades de fluxo de entropia pela superfcie de controle. J o termo

T VC

representa a

quantidade de calor envolvida no processo por temperatura absoluta. O termo do lado esquerdo da igualdade representa a gerao de entropia no volume de controle. Para processos reversveis a gerao de entropia no volume de controle nula.
39

Wylen Exemplos 8.1, 9.1

40

Vous aimerez peut-être aussi