Vous êtes sur la page 1sur 8

Categorias geogrficas na elaborao de um jornal escolar

Envie por email Imprima

Acompanhe o passo a passo da criao de um jornal escolar para estudar as noes de lugar e de paisagem local com a turma

Objetivos
- Desenvolver a leitura crtica de notcias e do cotidiano - Criar vnculos identitrios com a escola e os arredores - Expressar seus conhecimentos e opinies por meio de textos jornalsticos - Escrever textos pertencentes a gneros jornalsticos a partir da sua percepo sobre o assunto, utilizando o gnero artigo para opinar nas informaes

Contedos
- Categorias geogrficas: lugar, paisagem, territrio, espao e regio - Caractersticas dos textos jornalsticos

Anos
6 ao 9 ano

Tempo estimado
Pode variar de acordo com a periodicidade decidida para o jornal: mensal, bimestral ou semestral. Mnimo de oito aulas para cada edio

Material necessrio
Jornais de circulao local, regional e nacional para consulta e referncia dos alunos; cmeras fotogrficas, gravadores de udio, lpis, caneta e blocos de anotao para a captao do material utilizado nas reportagens; computadores com acesso a internet

Desenvolvimento
Por tratar de acontecimentos da escola, importante apresentar o projeto equipe gestora que, em alguns casos, precisar pedir autorizao Secretaria de Educao ou Diretoria de Ensino.

Leia mais: Cidadania e criticidade: lugar, protagonismo e identidade escolar

Leia mais: lbum: passo a passo de um jornal escolar

Leia mais: O lugar em que se vive

1 etapa Para que os alunos possam escrever textos jornalsticos, importante que eles tenham familiaridade com notcias e artigos, gneros tpicos do jornalismo. Por isso, esta etapa deve ser repetida vrias vezes durante o projeto. Colete textos desses gneros que se relacionem com o contedo trabalhado nas aulas de geografia e apresente-as turma. Explique, antes da leitura, que o objetivo do trabalho com esses textos perceber a importncia daquela notcia no cotidiano do aluno e da comunidade, alm da intencionalidade e o posicionamento do autor. Depois de fazer a leitura com a classe, conduza uma discusso, destacando esses pontos. Pea tambm que eles listem os conceitos de geografia presentes no fato noticiado e faam paralelos com a realidade local. Por exemplo: ao tratar dos conflitos no Oriente Mdio, relembre a categoria geogrfica territrio e questione os alunos sobre quais situaes da regio onde moram tambm esto relacionadas a ela. Para a aula seguinte, pea que a turma se divida em grupos e planeje apresentaes desenvolvendo com maior profundidade a relao entre o tema da notcia e assuntos dos arredores da escola. Incentive-os a fazer pesquisas em livros didticos, internet e notcias.

Ao final das apresentaes, abra para debates, permitindo que a turma discuta a adequao ou no do assunto escolhido. Como concluso desta etapa, pea que eles escrevam textos sobre o bairro e a escola, relacionando estes lugares com seu cotidiano e utilizando seus conhecimentos geogrficos e opinies sobre o fato. O objetivo a apropriao dos gneros notcia e artigo, tpicos do jornalismo. 2 etapa Rena a turma para discutir as caractersticas do jornal: nome, logotipo oficial e as sees, que devem tratar de assuntos especficos como educao, cotidiano, cultura, esportes, etc. Para definir essas questes, os alunos podem promover enquetes e entrevistas envolvendo funcionrios, professores e outras turmas. Determine, em parceria com a classe, o cronograma de atividades. Defina prazos para as seguintes atividades: - Definio das reportagens que sero feitas; - Data final para a coleta de todas as informaes; - Reviso da primeira verso dos textos; - Entrega das reportagens revisadas; - Lanamento do jornal; 3 etapa Para a produo dos textos, cada seo do jornal deve ser responsabilidade de um pequeno grupo de alunos, cuja primeira tarefa ser selecionar as pautas (temas tratados no jornal). Norteie esse trabalho propondo questes que os ajudem a escolher as mais importantes a partir de seu prprio olhar e suas perspectivas. Instigue-os a refletir sobre qual ser a intencionalidade por trs de cada redao. Para gui-los, exponha as definies das categorias geogrficas paisagem (a poro do espao que est ao alcance da viso) e lugar (o espao somado aos vnculos pessoais e afetivos das pessoas que nele convivem) e questione: o jornal versar sobre qual das duas? Ajude-os a refletir sobre as diferenas entre trabalhar com uma ou outra e destaque a importncia das percepes individuais, que definem lugar como a categoria ao redor da qual o projeto se constri. Pea que eles listem todas as informaes que pretendem colher para a matria e oriente-os nos detalhes necessrios para consegui-las (roteiros de entrevista especificando os entrevistados e as perguntas, fotos que devem ser tiradas, quantidade de perguntas de uma enquete, e assim por diante). D um intervalo de algumas aulas para que eles consigam capt-las. 4 etapa: Os textos podem ser escritos individualmente ou em grupo. Antes que eles comecem a redigi-los relembre algumas caractersticas importantes do gnero artigo: - no primeiro pargrafo, deve ser apresentada uma contextualizao com as informaes

mais importantes sobre o tema que iro tratar; - quando houver conflito, devem-se mostrar diversas verses; - somente as falas mais impactantes dos entrevistados devem ser colocadas entre aspas no texto; - o autor deve expor claramente suas opinies; Ressalte a necessidade de que eles deixem registradas suas percepes, j que o jornal tem como categoria geogrfica principal o lugar e no apenas a paisagem. Leia cada uma das matrias com seus autores, apontando melhorias que podem ser realizadas, como correes gramaticais ou a incluso de novas informaes. Depois, pea a reescrita do material. Com a verso final dos textos em mos, avalie a quantidade de material: pense no total de pginas que o jornal possui e onde cada uma das redaes pode ser encaixada. Se no houver espao para todas, discuta com a turma quais assuntos devem ser priorizados. Montem o jornal, pgina por pgina, utilizando editores de texto como o Microsoft Word ou o BrOffice Writer. Produto final Imprima algumas cpias do jornal e monte murais para expor nos locais de maior circulao como o ptio e os corredores. Cheque se as impresses esto legveis, com letras e imagens grandes o suficiente para chamar a ateno dos leitores. Guarde algumas cpias como registro histrico do colgio. Tanto os alunos quanto o restante da comunidade devem se reconhecer no jornal: como autores, fontes ou participantes dos fatos noticiados. Caso outros professores se interessem pelo projeto, abra espao para que eles publiquem produes de suas aulas na forma de Sees Especiais.

Avaliao
Durante todo o processo, observe: - o envolvimento dos alunos no projeto; - o amadurecimento nas estratgias de coleta de informao; - o aumento do posicionamento crtico dos alunos na leitura de jornais e de fatos do cotidiano, percebendo a intencionalidade e o posicionamento do autor; - a criao de vnculos entre o aluno e a escola. D ateno especial para a capacidade de exprimir, por meio da escrita, suas prprias concluses sobre os temas tratados em suas produes. Com o jornal pronto, rena os alunos para a avaliao em grupo daquela edio. Pea que escolham suas matrias favoritas e expliquem o porqu. Tambm os encoraje-os a mostrar pontos em que ele possa ser melhorado.

Pea que cada aluno faa uma autoavaliao, considerando seu comprometimento e o trabalho feito por ele durante o projeto.

Quer saber mais?


Bibliografia CASTELLS, Manuel. A Questo Urbana. 1 Reimpresso com posfcio (1975). So Paulo: Paz e Terra, 2000. HAESBAERT, Rogrio. O Mito da Desterritorializao. 3 edio. Rio de Janeiro: BERTRAND BRASIL, 2007. MORAES, Antnio Carlos Robert de. Geografia: Pequena Histria Crtica. 20 edio. So Paulo: AnnaBlume, 2005. SANTOS, Milton. Pensando o Espao do Homem. 5 edio. So Paulo: EDUSP, 2004. SANTOS, Milton. Da Totalidade ao Lugar. 6 edio. So Paulo: EDUSP, 2004. SANTOS, Milton. A Natureza do Espao. 4Edio e 4 reimpresso. So Paulo: EDUSP, 2008. Livros Didticos Projeto Ararib - Editora Moderna - 9 Anos - Geografia. Cadernos de Apoio a Aprendizagem de Lngua Portuguesa fornecido pela Secretaria Municipal de Educao de So Paulo - SME (Captulo 2 do 6 ao 9 ano so dedicados ao gnero jornalstico)

O lugar em que se vive


Bloco de Contedo
Geografia

Contedo
Cotidiano

Objetivos
- Interpretar e comparar mapas, grficos, dados sociais e textos histricos. - Desenvolver a capacidade de observar e registrar informaes sociais e ambientais.

Contedos especficos
- Representao e modificaes na paisagem do bairro. - O lugar e sua localizao no espao geogrfico. - Plantas e mapas de bairro: escalas e legendas. - Grficos, tabelas e dados espaciais.

Ano
6 e 7 anos

Tempo estimado
12 aulas

Material necessrio
- livro de pesquisa; - guia de ruas; - mapa pictrico; - fotografias antigas e recentes do bairro; - cartolina branca; - caneta hidrocor; e - cmera fotogrfica.

Desenvolvimento
1 etapa Apresente o projeto, os materiais que sero usados e o resultado esperado. Pergunte o que a turma conhece sobre o bairro da escola. Mostre uma planta pictrica (um mapa sem legendas ou termos tcnicos, mas com pontos de referncia) e fotografias da regio. Exponha com o retroprojetor frases de pessoas de outros povos e culturas que falem do seu lugar , o espao em que vivem e realizam atividades cotidianas. Questione os alunos sobre sua rotina no lugar em que moram. Para apresentar o conceito de paisagem (extenso de territrio com elementos naturais e construdos), pea que os estudantes comparem imagens de diferentes bairros. Sugira que eles renam fotos antigas e atuais do bairro. Indique livros, sites e bancos de imagens. 2 etapa Com as fotos reunidas, pergunte que elementos h nas imagens velhas e nas novas, qual a poca e o lugar de cada cena e que mudanas so perceptveis. Para desenvolver o conceito de planejamento urbano, proponha a comparao entre o mapa de um bairro com ocupao planejada e de um que foi ocupado informalmente. Acrescente dados socioambientais de atlas, livros e sites. 3 etapa Proponha que fotografem a regio. Construa com eles um pr-roteiro dos locais retratados e elabore uma pauta de entrevistas com moradores sobre sua relao com o lugar.

Produto final
Exposio fotogrfica. A mostra deve contar a histria do bairro, dificuldades e alegrias dos moradores e sua percepo do lugar. Pea que as turmas escrevam legendas explicativas sob as imagens coladas em papel kraft ou cartolina.

Avaliao
Registre o aprendizado de cada aluno se usam legendas, se compreendem a planta como a viso vertical de uma rea, como interpretam imagens, se adotam o repertrio geogrfico. Organize momentos coletivos de discusso aps as aulas. Consultoria Sueli ngelo Furlan Professora de Geografia

A cidade que temos. A cidade que queremos


Leve a sala a elaborar propostas para transformar o entorno seguindo o conceito de sustentabilidade
Com apurao de Paula Peres (novaescola@fvc.org.br). Editado por Bruna Nicolielo

Compartilhe

Envie por email Imprima


|<<

Pgina 2 de 2

Estudar a realidade local


Uma palestra com o promotor de Justia foi organizada. Ele falou sobre a preservao da mata ciliar no municpio. A questo muito debatida na regio devido s novas leis de preservao. A vegetao nativa a Floresta Amaznica e a economia, historicamente exploradora, se desenvolveu no ciclo da borracha e atualmente vive da extrao de minrios e de madeira. A agropecuria tambm bastante presente na regio, o que levou a mais desmatamento. "Estamos passando por um processo de aceitao dessa lei. Muita gente no admite preservar a vegetao, pois ainda tem aquela concepo tradicional de que rea produtiva floresta derrubada", explica Telma. Durante a palestra, os alunos entraram em contato com a legislao ambiental. "Assim, eles perceberam que havia muitas outras pessoas igualmente preocupadas em preservar o meio ambiente e, ao mesmo tempo, com o desenvolvimento", diz a professora. Por fim, os jovens, divididos em grupos, passaram formulao de suas propostas. O contraturno foi usado para reunies e pesquisas em livros e na internet (os sites Cidades Sustentveis e Planeta Sustentvel podem ser indicados). Eles abordaram um leque variado de temas, como a construo de um aqurio com peixes da regio, a conscientizao dos moradores para o uso adequado e o reaproveitamento da gua, a implementao de cisternas para captao da chuva, a criao de reas verdes e de lazer em terrenos abandonados e a preservao da mata nativa. O grupo de Gabriela de Kassia Fogaa Rosrio, 15 anos, escolheu repensar a coleta de lixo, sugerindo que a populao fizesse a separao dos materiais em casa. Em Ariquemes, isso ainda no uma prtica disseminada. "A gente sempre ouve falar que tem de reutilizar o lixo, mas isso ainda no feito." Na sala de informtica, os grupos organizaram as propostas em slides, com a ajuda da

professora e da coordenadora de mdias. Depois, realizaram uma apresentao, na qual a professora fez a primeira avaliao dos trabalhos. Todos receberam retorno do que deveria ser melhorado para a exibio final. Nesse momento, vale problematizar formas de viabilizar cada proposta novamente. "Construir cisternas fcil?", "Como isso seria feito?", "De que adianta separarmos o lixo em casa se a cidade no possui um programa de coleta seletiva?" e "Como faramos para transformar os terrenos baldios em reas de lazer?", "O municpio compraria esses espaos?" e "Teria dinheiro para tanto?" so questes que contribuem para o debate. Depois das correes, foi a vez de reunir os projetos e publiclos na plataforma virtual. O material foi enviado ao promotor de Justia, que sugeriu a apresentao dele no auditrio do Ministrio Pblico Municipal, com a participao de pais, professores, colegas e comunidade em geral. "Foi timo fazer isso. As autoridades puderam nos ouvir e conhecer nossas propostas", comemora a estudante Gabriela.

1 Observao de exemplos Apresente para a classe fotos e vdeos de iniciativas de sustentabilidade implementadas no mundo. Em seguida, proponha uma discusso sobre o que foi observado e poderia ser adaptado realidade local. 2 Discusso de temas e ideias Indique leituras sobre alternativas de desenvolvimento sustentvel. Pergunte o que poderia mudar na cidade e discuta a viabilidade das ideias, lembrando que a implementao das medidas depende da articulao de diversos setores da sociedade. 3 Elaborao de propostas Forme grupos e sugira que cada um fique responsvel por um tema (gua, lixo etc.). Acompanhe a formulao das sugestes, sempre problematizando a viabilidade delas. Por fim, convide a turma a organizar as propostas.

Vous aimerez peut-être aussi