Vous êtes sur la page 1sur 15

SERVIO PBLICO FEDERAL INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAO, CINCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO CONCURSO PBLICO PARA SERVIDORES TCNICO-ADMINISTRATIVOS EDITAL

N 86/2013-GR

PROVA ESCRITA PARA O CARGO DE

AUXILIAR DE BIBLIOTECA
- Opo 122 INFORMAES AO CANDIDATO
1. Escreva seu nome e nmero de CPF, de forma legvel, nos locais abaixo indicados:

NOME: _____________________________________________________________________ N. CPF: ___________________ 2. Verifique se o CARGO e o CDIGO DE OPO, colocados acima, so os mesmos constantes da sua FOLHA RESPOSTA. Qualquer divergncia, exija do Fiscal de Sala um caderno de prova, cujo CARGO e o CDIGO DE OPO sejam iguais ao constante da sua FOLHA RESPOSTA. 3. A FOLHA RESPOSTA tem, obrigatoriamente, de ser assinada. Essa FOLHA RESPOSTA no poder ser substituda, portanto, no a rasure nem a amasse. 4. 5. DURAO DA PROVA: 3 horas, incluindo o tempo para o preenchimento da FOLHA RESPOSTA. Na prova h 40 (quarenta) questes, sendo 07 (sete) questes de Lngua Portuguesa, 07 (sete) questes de Matemtica Raciocnio Lgico Matemtico e 26 (vinte e seis) questes de Conhecimentos Especficos, apresentadas no formato de mltipla escolha, com cinco alternativas, das quais apenas uma corresponde resposta correta. 6. Na FOLHA RESPOSTA, as questes esto representadas pelos seus respectivos nmeros. Preencha, por completo, com caneta esferogrfica (tinta azul ou preta), toda a rea correspondente opo de sua escolha, sem ultrapassar as bordas. 7. Ser anulada a questo cuja resposta contiver emenda ou rasura, ou para a qual for assinalada mais de uma opo. Evite deixar questo sem resposta. 8. Ao receber a ordem do Fiscal de Sala, confira este CADERNO com muita ateno, pois, nenhuma reclamao sobre o total de questes e/ou falhas na impresso ser aceita depois de iniciada a prova. 9. Durante a prova, no ser admitida qualquer espcie de consulta ou comunicao entre os candidatos, nem ser permitido o uso de qualquer tipo de equipamento (calculadora, telefone celular, etc.), chapu, bon, ou similares, e culos escuros. 10. A sada da sala s poder ocorrer depois de decorrida 1 (uma) hora do incio da prova. A no observncia dessa exigncia acarretar a sua excluso do concurso. 11. 12. Ao sair da sala, entregue este CADERNO DE PROVA, juntamente com a FOLHA RESPOSTA, ao Fiscal de Sala. Os trs ltimos candidatos devero permanecer na sala de prova e somente podero sair juntos do recinto, aps a aposio em Ata de suas respectivas identificaes e assinaturas.

www.pciconcursos.com.br

www.pciconcursos.com.br

LNGUA PORTUGUESA

TEXTO 1 Apareceu o mapa gentico do ser humano, o genoma, ou o livro da vida. Os cientistas conseguiram um esboo que chega a 97% de seu contedo. Enorme passo para a humanidade. O homem brinca de Deus e abre perspectivas praticamente infinitas para a existncia. Trata-se do incio. Ainda remanescem pesquisas para mais de um sculo. Mas possvel, hoje, imaginar que, dentro de 20 ou 30 anos, haver oportunidade de uma pessoa ser submetida a exames e receber uma carta de predisposio para doenas. Assim, ela poder se prevenir adequadamente. Os cientistas concordam numa afirmao: o genoma ter o mesmo impacto do descobrimento da energia nuclear ou do surgimento das vacinas. O livro da vida marca de maneira histrica, poltica e comportamental o verdadeiro incio da nova era, do terceiro milnio. Para alm do calendrio, a vida do homem na Terra ingressa em nova fase, sem que tenha havido necessidade de conflito blico para modificar os procedimentos. A penicilina foi descoberta no esforo da Segunda Guerra Mundial. No incio, sua aplicao era restrita a quem estava no palco dos combates. Hoje corriqueira. O projeto genoma humano, ao contrrio, resulta do trabalho de consrcio internacional composto pelos Estados Unidos, Europa e Japo, que pretende mapear os genes da espcie humana at 2005. Em 1990, o projeto genoma tinha o envolvimento de mais de cinco mil cientistas, de 250 laboratrios diferentes, que contavam com oramento de vrios bilhes de dlares. Na rea da sade, os objetivos so a melhoria e a simplificao do diagnstico e do tratamento de doenas genticas. Os limites da cincia so os limites da imaginao e da criatividade do homem. H uma avenida na direo do futuro que, lentamente, vai moldando a nova sociedade, extraordinariamente bem equipada para enfrentar os rigores do clima e os desafios da competio na vida moderna. No entanto, ainda no foi traada a linha de comportamento tico que dever impedir eventuais delrios de grandeza e poder. Esse o problema que remanesce. As mltiplas possibilidades permitem o surgimento de algum lder entusiasmado, por exemplo, por ideias de eugenia. O conhecimento no bom nem mau. Ele assusta porque novo, mas no carrega em si os elementos necessrios para a mudana. Sua utilizao, sim, pode modificar sociedades e comportamentos. A questo subsidiria grande descoberta dos cientistas sua correta aplicao. A possibilidade aumenta de maneira substancial a perspectiva de vida do ser humano, muda a pirmide social, refaz as relaes de trabalho e at os relacionamentos de famlia. Quando a bomba atmica iluminou o cu de Hiroshima, com uma luz mais forte do que o Sol, a humanidade imaginou que o fim estava prximo. Esteve, mas o perigo foi contornado. O prprio homem tratou de desarmar os arsenais e caminhar no sentido da paz setorial, provisria, temporria enfim, algum tipo de paz. O genoma, que pode mudar o sentido da vida, deve merecer as mesmas preocupaes servir ao homem.
(Dirio de Pernambuco, Editorial. 27 de junho de 2000)

1.

... sem que tenha havido necessidade de conflito blico para modificar os procedimentos (3 pargrafo). Essa observao feita pelo articulista a) diz respeito ao fato de as grandes descobertas cientficas terem surgido durante as grandes guerras mundiais. b) refere-se diferena entre o contexto em que surgiu a penicilina e o contexto em que se desenvolveu o projeto genoma humano.

www.pciconcursos.com.br

c) explica a considerao feita anteriormente: a de que a vida do homem na Terra ingressa em nova fase. d) reporta-se mudana histrica, poltica e comportamental promovida pelo projeto genoma humano. e) remete-nos ao fato de que, no incio, a aplicao da penicilina era restrita a quem estava no palco dos combates.

2.

No texto acima, o articulista defende a tese de que a) o objetivo do projeto genoma humano no corre risco de desvios em relao ao comportamento tico de cientistas. b) a evoluo da humanidade decorre do progresso da cincia. c) o conhecimento cientfico tem sido responsvel por grandes tragdias na Histria. d) o livro da vida, sem dvida alguma, livrar o ser humano de males que o tm limitado. e) a cincia deve promover o bem-estar do ser humano.

TEXTO 2

(...) Empunhando as armas da modernidade, como o e-mail e o telefone celular, e as ferramentas de sempre, como o combate corpo a corpo nos gabinetes e sales do Congresso, a sociedade civil, cada vez mais organizada e combativa, engarrafou os computadores e congestionou os acessos aos plenrios da Cmara e do Senado para fazer valer sua vontade sobre aqueles que a representam. Ali estavam os deficientes fsicos investindo, em cadeiras de rodas, contra os medievais argumentos religiosos que tentavam abafar os avanos da cincia, com os olhos marejados de emoo e f no progresso da pesquisa com clulas-tronco que pode lhes devolver a alegria do movimento, a naturalidade do gesto e, em muitos casos, a esperana de vida. (...)
Eduardo Hollanda, Luiz Cludio Cunha e Weiller Diniz. Isto Independente. Edio: 1847, 09/03/05. Atualizado em 08/08/13 Disponvel em< http://www.istoe.com.br/reportagens/detalhePrint.htm?idReportagem=3643&txPrint=completo> . Acesso em 10/08/13, s 9h (texto com adaptaes)

3.

As ideias do texto acima podem ser sintetizadas pelas seguintes palavras: a) b) c) d) e) mobilizao, emoo e combate. luta, confronto e iluso. utopia, persistncia e imaginao. armas, ferramentas e agressividade. esperana, f e imaginao.

4.

Assinale a alternativa cuja palavra em destaque conserva o mesmo sentido do termo destacado em: ... como o e-mail e o telefone celular.... a) Alguns congressistas se comportaram como orientava o Tribunal da Santa Inquisio. b) Como a sociedade civil estava organizada, engarrafou os computadores e congestionou os acessos aos plenrios da Cmara e do Senado.

www.pciconcursos.com.br

c) Muitas descobertas cientficas ocorreram durante conflitos blicos, como a da penicilina. d) Como bom ver a sociedade civil organizada! e) Muitos no sabiam como agir, mas se fizeram presentes e apoiaram os deficientes fsicos.

TEXTO 3 A gentica fracassou? Escrever o manual de instrues de uma pessoa: esse era o objetivo dos cientistas que comearam, em 1990, a mapear e sequenciar o genoma humano. Um trabalho duro. A chave para desvendar nosso corpo estava em um cdigo formado por milhares de genes, cada um deles com uma funo definida e completamente desconhecida. Com um mutiro de cientistas e computadores potentes, no entanto, o mundo achou que chegara a hora de entender tudo: por que ficamos doentes, nascemos com cabelos lisos ou crespos, sentimos mais ou menos dor do que os amigos. Entender por que uma pessoa funciona do jeito que funciona. Seria uma obra revolucionria para a sade do homem. Saberamos com antecedncia que doenas nos afetariam no futuro. Desligando genes que causam disfunes e ligando aqueles responsveis pelo conserto, seria mnimo o risco de sofrermos de males hereditrios. Acreditando nisso, o mundo comemorou quando o mapeamento do genoma humano foi apresentado em 2000, quase completo. Em coisa de 10 anos, diziam os lderes do projeto, viveramos melhor. E mais. Os 10 anos passaram e o que foi prometido no aconteceu. Seu mdico, leitor, ainda no sabe por que exatamente o cncer afeta pessoas saudveis de repente. Nem prescreve remdios feitos s para voc, de acordo com seu genoma. Mas por que a pesquisa gentica fracassou em suas promessas? E uma pergunta mais importante: ainda tem chance de dar certo? (...) Joo Vito Cinquepalmi, setembro de 2010. Disponvel em< http://super.abril.com.br/ciencia/genetica-fracassou-598852.shtml>. Acesso em 10/08/13, s 9h10min . (texto com adaptaes)

5.

No texto acima, a postura do articulista em relao ao anunciado sucesso do projeto genoma humano de a) b) c) d) e) repdio. cautela. descrena. concordncia. certeza.

6.

Acreditando nisso, o mundo comemorou... As aes verbais do enunciado acima expressam, respectivamente, ideias de a) b) c) d) e) frequncia e repetio. anterioridade e finalidade. probabilidade e certeza. causa e consequncia. condio e anterioridade.

www.pciconcursos.com.br

TEXTO 4

Autor desconhecido. Disponvel em< http://lisianeticedu2010.blogspot.com.br/2011/04/charge-genoma-humano-disponivel.html>. Acesso em 12/08/13, s 11h45min. 7. O texto acima estabelece, com o primeiro pargrafo do texto 1, uma relao a) b) c) d) e) polmica. intertextual. contraditria. divergente. inversa.

RACIOCNIO LGICO MATEMTICO

8.

Imagine que, no esquema abaixo, um nmero segue o caminho, entrando por A e saindo por B. Cada vez que passa por uma figura geomtrica que encontra, sofre a operao indicada no interior da figura e segue pelo caminho. Se em B saiu o nmero 36, qual o nmero inicial que entrou por A? a) b) c) d) e) 18 12 36 28 24

www.pciconcursos.com.br

9.

Na figura a seguir, temos as planificaes de dois cubos, como se fossem dados, em cujas faces foram impressos nmeros. Os cubos foram lanados sobre uma superfcie plana, cada um parando com sua face destacada na cor cinza voltada para baixo. Dessa forma, qual a soma dos nmeros nas faces que ficaram voltadas para cima? a) b) c) d) e) 12 9 5 15 14

10. Determine a soma dos algarismos do oitavo termo da sequncia: 2, 33, 555, 7777, 1111111111, 131313131313, 17171717171717, ... a) b) c) d) e) 108 96 80 120 64

11. Mrio e Joo gostam muito de enigmas matemticos. Certo dia, eles travaram o seguinte dilogo, quando Mrio perguntou as horas a Joo: Mrio: Joo, que horas so?. Joo: So mais de 14h e menos de 17h!. Mrio: Diz logo que horas so, Joo! Joo: Bom, s posso dizer que o tempo que falta para as 17h um quarto do tempo que se passou depois das 14h! Mrio: Obrigado! Que horas eram? a) b) c) d) e) 14h45min 16h15min 14h36min 16h24min 15h45min

www.pciconcursos.com.br

12. A loja de Silva foi roubada por uma pessoa, mas as mercadorias foram recuperadas. Havia trs suspeitos, chamados lvaro, Bruno e Carlos. No julgamento, os acusados prestaram os seguintes depoimentos, nessa ordem: Bruno: No foi Carlos quem roubou a loja! Carlos: Bruno falou a verdade! lvaro: Bruno inocente! Curiosamente, o verdadeiro ladro disse a verdade, mas nem todos disseram a verdade. Quem foi o ladro e qual (quais) falou (falaram) a verdade? a) b) c) d) e) lvaro foi o ladro e apenas ele falou a verdade. Bruno foi o ladro e apenas ele falou a verdade. Carlos foi o ladro; e ele e Bruno falaram a verdade. lvaro foi o ladro; e ele e Bruno falaram a verdade. Bruno foi o ladro; e ele e Carlos falaram a verdade.

13. Na Figura 1, temos seis retas que se encontram determinando oito pontos e parte da figura resultante est representada na Figura 2. Determine o nmero de tringulos presentes nessa parte destacada na Figura 2. a) b) c) d) e) 17 14 16 13 15

Figura 1

Figura 2

14. Trs lmpadas piscam periodicamente, com frequncias diferentes. A primeira pisca 10 vezes a cada 3 minutos; A segunda pisca 6 vezes por minuto; A terceira pisca 15 vezes a cada 2 minutos. Se elas acabaram de piscar simultaneamente, qual o tempo mnimo necessrio para que pisquem simultaneamente de novo? a) b) c) d) e) 3 minutos. 6 minutos. 4 minutos. 10 minutos. 12 minutos.

www.pciconcursos.com.br

CONHECIMENTOS ESPECFICOS

15. Marque a alternativa que apresenta CORRETAMENTE os tipos de bibliotecas. a) b) c) d) e) Ensino, municipal, estadual, nacional, pblica. Escolar, universitria, privada, particular, pblica. Escolar, universitria, especializada, pblica e nacional. Ensino, especializada, pblica, estadual, nacional. Escolar, estadual, nacional, privada, pblica.

16. Marque a alternativa cujas caractersticas permitem inferir que a biblioteca do IFPE, que uma instituio de ensino e pesquisa, pode ser considerada como especializada. a) O quadro funcional da biblioteca formado por profissionais especializados nas reas de atuao do IFPE. b) de natureza pblica, por ser uma instituio de ensino federal. c) Tem um acervo constitudo por obras de difcil acesso. d) Foca em pblico e rea especializados segundo os cursos que so ofertados sociedade. e) Tem um acervo bastante generalizado que abarca as mais diversas reas do saber.

17. A respeito das finalidades das bibliotecas, julgue as afirmativas abaixo como verdadeiras (V) ou falsas (F). Em seguida, assinale a alternativa que indica a sequncia CORRETA das respostas. ) Bibliotecas Universitrias - atendem s necessidades de estudo, consulta e pesquisa de professores e alunos universitrios. ( ) Nacionais tm como principal finalidade a preservao da memria nacional, isto , da produo bibliogrfica e documental de uma nao. ( ) Especiais so aquelas dedicadas a reunio e organizao de conhecimentos sobre um s tema ou de grupos temticos em um campo especfico do conhecimento humano. ( ) Escolares so destinadas a fornecer material bibliogrfico necessrio s atividades de professores e alunos de uma escola. a) b) c) d) e) V, V, F, V V, V, V, V F, V, V, V V, F, V, F V, V, F, F (

18. Assinale a alternativa que indica a funo prpria de uma biblioteca escolar.

a) Promover toda informao especializada de determinada rea, como, por exemplo: agricultura, direito, indstria. b) Funcionar como um centro de recursos educativos, integrado ao processo de ensinoaprendizagem, tendo como objetivo primordial desenvolver e fomentar a leitura e a informao.

www.pciconcursos.com.br

c) Atender crianas com os diversos materiais que podero enriquecer suas horas de lazer. d) Administrar a leitura e a informao para a comunidade em geral, sem distino de sexo, idade, raa, religio e opinio poltica. e) Editar a bibliografia nacional e fazer cumprir o depsito legal.

19. Do ponto de vista institucional, uma biblioteca organiza-se em setores bem definidos, sendo um deles a gerncia ou direo, cargo ocupado por um diretor cuja ocupao e formao de a) b) c) d) e) documentalista. administrador de empresas. engenheiro de produo. auxiliar de biblioteca. bibliotecrio.

20. Assinale a opo que melhor completa a frase que caracteriza o servio de referncia. O servio de referncia atua como _____ entre _____ e _____. a) b) c) d) e) intermedirio, o usurio, o acervo. indexador, os livros, as bases de dados. negociador, a biblioteca, as editoras. higienizador, os livros deteriorados, as estantes. gestor, os processos de trabalho, os bibliotecrios.

21. Marque a alternativa que indica o processo ao qual a definio a seguir refere-se. [...] estudo, preparao e organizao de mensagens codificadas, com base em itens existentes ou possveis de incluso em um ou vrios acervos, de forma a permitir interseo entre as mensagens contidas nos itens e as mensagens internas dos usurios. (MEY, 2005) a) b) c) d) e) Atendimento Intercmbio Catalogao Classificao Gesto

22. Enumere a coluna 2 segundo a tipologia dos documentos ordenada numericamente na coluna 1. Em seguida, marque a alternativa que apresenta a sequncia CORRETA.

1 (1) Peridico cientfico (2) Anurio Estatstico (3) Guias (4) Dicionrios

2 ( ) Obra de referncia, composto por definies em verbetes. ( ) Repertrio que relaciona fontes de informao, em geral ou de um assunto especfico. ( ) Obra publicada anualmente contendo dados estatsticos atualizados segundo temas especficos. ( ) Obra composta por artigos, com periodicidade definida.

www.pciconcursos.com.br

a) b) c) d) e)

1,2,3,4 4,2,3,1 4,3,2,1 1,3,2,4 2,4,1,3

23. Julgue as afirmativas como verdadeiras (V) ou falsas (F). Em seguida indique a alternativa que correspondente sequncia CORRETA. ( ( ( ( a) b) c) d) e) ) ) ) ) Mapas, filmes, discos, diapositivos so documentos no bibliogrficos. Anais, livros, peridicos cientficos, partituras so documentos bibliogrficos. Anais, livros enciclopdias, dicionrios so documentos bibliogrficos. Anais, livros enciclopdias, e diapositivos so documentos bibliogrficos. V,F,V,V V,V,V,V F,F,F,F V,F,F,F V,F,V,F

24. Um estudante do IFPE acaba de entrar na biblioteca. Nesse momento, cabe ao auxiliar a) indiferente do que trata, iniciar o atendimento encaminhando-o ao acervo, no sendo necessrio perguntar sobre o que deseja. b) encaminh-lo imediatamente seo de processamentos tcnicos para, ento, consultar os livros que o usurio deseja. c) ao perceber que o aluno vem em sua direo, procurar evitar contato com o mesmo, pois cabe somente ao bibliotecrio atend-lo. d) aguardar o aluno dirigir-se a ele para expor sua necessidade, e em seguida encaminh-lo seo ou recurso adequado. e) identificar imediatamente se h algum computador disponvel para o que o aluno faa as buscas desejadas apenas na Internet.

25. Indique o hipottico comportamento dos usurios da biblioteca do IFPE que melhor se enquadraria quarta lei de Ranganathan. a) Ao consultar os livros nas estantes, os alunos notaram que o material est ordenado por cores. b) Os estudantes do IFPE esto adorando utilizar a biblioteca, pois consideram um ambiente bastante agradvel para reunir os amigos. c) Os usurios da biblioteca do IFPE tm percebido que o acervo tem crescido consideravelmente, por isso a consideram uma instituio em contnuo crescimento. d) Os usurios da biblioteca tm requerido constantemente o apoio do auxiliar no momento da busca pelos livros nas estantes. e) Os alunos tm elogiado bastante a organizao dos materiais nas estantes. Os livros so encontrados com facilidade, por estarem catalogados de forma ideal.

www.pciconcursos.com.br

26. Um aluno do curso de saneamento do IFPE chega biblioteca com uma dvida. Ele explicou que o professor, em sala de aula, afirmou que o crescimento econmico da regio de Suape clere e que a populao das cidades do Cabo e Ipojuca tendem a crescer. Indique quais fontes de informao seriam, respectivamente, mais recomendadas para identificar a definio do termo clere e os dados estatsticos da populao das cidades de Cabo e Ipojuca. a) b) c) d) e) Dicionrio da Lngua Portuguesa e Anurio Estatstico do Brasil publicado pelo IBGE. Dicionrio da lngua portuguesa e Anais de congressos. Livros de geografia e Anurio Estatstico do Brasil publicado pelo IBGE. Peridicos especializados em literatura brasileira e livros de geografia. Dicionrio Bilngue e Jornais.

27. Assinale a alternativa na qual consta o mtodo que a estrutura de ordenamento, para as pastas abaixo, adota.
2010 Livros Sugeridos Livros adquiridos Livros doados 2012 Livros Sugeridos Livros adquiridos Livros doados

a) b) c) d) e)

Geogrfica Alfabtica Cronolgica Numrica Temtica

28. Representao Descritiva tambm pode ser chamada de a) b) c) d) e) classificao. catalogao. normalizao. comutao. indexao.

29. As entradas abaixo correspondem s fichas bibliogrficas que sero incorporadas no catlogo de ttulo da biblioteca, por isso devem ser analisadas cuidadosamente. I. II. III. IV. V. Dr. Bactria: um guia para passar sua vida a limpo 007 contra o foguete da morte Sta. Teresa de vila: uma autobiografia As obras completas de Machado de Assis Uma abelha ao sol: poemas

Assinale a alternativa que indica a sequncia CORRETA dos nmeros referentes ordem alfabtica dos ttulos no catlogo.

www.pciconcursos.com.br

a) b) c) d) e)

V, I, IV, III, II IV, I, II, III, V II, I, V, IV, V V, I, II, III, IV IV, I, III, II, V

30. Representao temtica tambm pode ser chamada de a) b) c) d) e) arquivamento catalogao resumo citao classificao

31. A Biblioteca do IFPE adquiriu trs novos ttulos na rea de Literatura. A catalogao e a classificao j foram concludas e a prxima etapa diz respeito ordenao dos livros nas estantes. Observe os nmeros de chamadas abaixo e assinale a alternativa que indica a ordem CORRETA da ordenao dos livros nas estantes. a) 82 M311a b) 82.09 M321o c) 820 N312i d) 82 M311a e) 82.09 M321o 82.09 M321o 82 M311a 82.09 M321o 820 N312i 820 N312i 820 N312i 820 N312i 82 M311a 82.09 M321o 82 M311a

32. Com relao aos sistemas de classificao, podemos dizer que os mais utilizados pelas bibliotecas so a) b) c) d) e) AACR2, ABNT e CDU. CDD e CDU. CDD, ISBN e ISSN. AACR2 e NBR. IBICT e CDU.

33. A Norma Brasileira que fixa a ordem dos elementos para a elaborao de referncias a) b) c) d) e) NBR 6028/2002. NBR 10.520/2002. NBR 14.724/2011. NBR 6023/2002. NBR 6024/2012.

www.pciconcursos.com.br

34. A deteriorao dos livros e documentos provocada pelo manuseio constante e o armazenamento inadequado. Diante dessa assertiva, assinale a alternativa que corresponde aos maiores causadores da deteriorao dos materiais bibliogrficos. a) b) c) d) e) Agentes fsicos, qumicos e biolgicos Agentes pblicos, qumicos e biolgicos Agentes etiolgico, fsicos e pblicos Agentes exgenos, pblicos e fsicos Agentes endgenos, qumicos e pblicos

35. Conservar identificar as causas de deteriorao e buscar o maior prolongamento possvel da vida til de livros e documentos. Diante dessa assertiva, julgue os itens a seguir relacionados com os cuidados necessrios conservao do acervo da Biblioteca do IFPE. Aspirar a poeira com frequncia necessria, ou usar escova de pelo macio e limpo. Usar cola plstica para colar as pginas soltas dos livros. Manter as mos sempre limpas ao consultar os livros e documentos. Estabelecer perodos para dedetizao, fazendo uso de inseticidas domissanitrios autorizados pelo Ministrio da Sade. V. Guardar alimentos e fazer refeies no espao da biblioteca. Assinale a alternativa que corresponde aos itens nos quais as informaes esto CORRETAS. a) b) c) d) e) II, III e V II, III e IV III, IV e V I, II e V I, III e IV I. II. III. IV.

36. Com relao aos servios a serem oferecidos pela Biblioteca do IFPE, analise as afirmaes abaixo. I. II. III. IV. V. Acesso s base de dados e coleo on-line das Normas da ABNT. Hora do conto, sarau literrio, concurso de poesia. Comemorao de datas importantes, cvicas ou didticas. Indicao ao usurio de onde no encontrar a informao desejada. Orientao dos servios oferecidos e como utiliz-los.

As afirmativas CORRETAS encontram-se nos itens a) b) c) d) e) II e V III e IV III e V IeV I e II

37. Considerando a importncia do trabalho em equipe para atingir a satisfao do usurio, identifique a alternativa que aborda as aes fundamentais a serem desenvolvidas pelos funcionrios da Biblioteca do IFPE.

www.pciconcursos.com.br

Evitar se aproximar do usurio para convid-lo a participar dos programas da biblioteca. Envolver-se com as atividades apenas pela satisfao pessoal. Demonstrar o mnimo de interesse em ajudar os usurios. Gostar do que se faz, manter um ambiente de relacionamento com os colegas de trabalho e atendimento ao usurio. e) Priorizar o individualismo no desenvolvimento das atividades.

a) b) c) d)

38. Considerando que a qualidade dos servios prestados pela biblioteca depende de requisitos a serem atendidos pela equipe de funcionrios, julgue os itens abaixo. I. II. III. IV. V. Empatia, interao e simpatia Curiosidade mental e perseverana Desenvolver a autoestima e administrar bem o tempo Liderana, repdio e pacincia Investir em si prprio e agir conforme as circunstncias

As afirmativas CORRETAS esto nos itens a) b) c) d) e) I, IV e V. II e IV. I, II, III e V. II, III e IV. III, IV e V.

39. Sobre a Disseminao Seletiva da Informao (DSI), pode-se afirmar que I. II. III. IV. V. este um servio que est vinculado quantidade de exemplares que compe o acervo da biblioteca. tem como objetivo proporcionar servio personalizado ou em grupo com valor agregado. est associado ao perfil dos usurios e suas necessidades informacionais. o uso das ferramentas tecnolgicas otimiza o servio. depende do quantitativo de funcionrios que compem o quadro de pessoal da biblioteca.

As afirmativas CORRETAS esto nos itens a) b) c) d) e) II, III e IV I, II e V II, III e V I, II e IV III, IV e V

40. Das alternativas abaixo, assinale aquela que corresponde aos recursos que podem viabilizar o servio de Disseminao Seletiva da Informao (DSI) da Biblioteca do IFPE. a) b) c) d) e) Lista de sugestes para aquisio de material de expediente. E-mail, facebook, twiter, orkut da biblioteca. Lista de livros afastados do acervo para encadernao. Mapeamento dos livros que foram emprestados no decorrer do ano. Relatrio de usurios com multa.

www.pciconcursos.com.br

Vous aimerez peut-être aussi