Vous êtes sur la page 1sur 4

CASA DE FERREIRO, ESPETO DE .....

AO

Uma das Profisses mais antigas do mundo a do ferreiro. Quem nunca viu em filmes ou algo parecido, um homem com uma tenaz retirando um pedao de metal do fogo, e martelandoo com fora sobre uma bigorna, at ficar com a forma desejada. Atualmente esse trabalho braal foram substitudos por mquinas, matrizes que permitem a produo em massa. Esse processo de conformao mecnico o de forjamento. Trs tipos de processo de conformao mecnico, a Laminao, Extruso e Trefilao, eles tem em comum o fato de no fornecerem produtos acabados, apenas matria prima, a partir disso fabricamos outros produtos. Da Laminao obtm chapas para automveis, pela Extruso retiramos perfis de alumnio, servindo de matria prima para janelas de nossas casas, e os trefilados na produo de condutores eltricos. O forjamento um processo de conformao mecnica que o material deformado por martelamento ou prensagem. E destinado a produtos de alta resistncia mecnica, servindo para sofrer grandes esforos. Forjamento por martelamento: feito aplicando golpes rpidos e sucessivos no metal, e o resultado uma deformao nas camadas superficiais da pea. Exemplo de forjamento por martelamento: Portas de eixos, virabrequins, discos de turbinas. Os martelos de forja aplicam golpes rpidos e sucessivos de 200 a 3000 Kg que cai livremente ou impulsionando uma altura de 1 e 3,5 m. Forjamento por prensagem: O metal sofre uma compresso em baixa velocidade, a presso atinge seu valor mximo, atingindo as camadas mais profundas da estrutura do metal. E assim obtm um forjamento melhor do que o martelamento. Exemplos: Paletas de turbinas e forjados de liga leve so fabricados por prensagem.

Forjamento Por Martelamento

Forjamento Por Prensagem

A dois tipos de forjamento por prensagem a mecnicos e por hidrulicas. As prensas mecnicas so acionadas por um eixo mecnico excntrico que tem capacidade de aplicar fora de 100 e 8.000 toneladas. J as prensas Hidrulicas com capacidades de 300 e 50.000 toneladas e com um custo bem mais alto do que a mecnica. O processo de forjamento so realizado quente com a temperatura superior s de recristalizao do metal com aquecimento uniforme feito em fornos de tamanho e forma diferentes, com fornos simples e com controle especifico de atmosfera e temperatura.

MATRIZ ABERTAS OU FECHADAS Nas maiorias das operaes usa a matriz para ter um formato final com melhor acabamento. A dois tipos de forjamento com matriz; a com matriz aberta e a matriz fechada.

As matrizes deve resistir a alto solicitao trmica e a sofrer altas tenses de compresso, devido as suas condies de trabalho. Devido as condies de trabalho as matrizes devem resistir a alta resistncia mecnica, desgaste, fadiga e com elevada tenacidade. Deve ser fabricada com blocos de Ao-Liga forjados e tratados, E quando for maior as resistncia necessrio construo com metal duro. No forjamento livre as matrizes tem geometria ou formato bastante simples, para ser utilizado com pea de volume baixo e de tamanhos grandes.

No forjamento em matrizes fechadas, o metal adquire o formato de cavidade esculpida na matriz e por causa disso h uma forte restrio ao escoamento do material para as laterais. So duas matriz com formato negativo para que quando o material prensado for ele escoa para as reas vazia assim formando o produto

. Aps o forjamento com um excesso de material chama-se rebarba retido com uma operao posterior de corte.

A rebarba um dos problemas do forjamento por matriz fechada. Para minimiza-lo, as matrizes apresentam calhas para evitar que a rebarba seja muito grande.

Vous aimerez peut-être aussi