Vous êtes sur la page 1sur 12

19/02/2014

Tema 3: Questes Bsicas sobre Planejamento. Professora: M. Elaine Cristina Vaz Vaez Gomes.

Onde encontrar no PLT


Este tema foi elaborado com base nas pginas 32 a 42 de seu Livro-Texto. Aborda os itens O planejamento e suas questes

bsicas e Planejamento e Administrao: a busca dos meios no rumo dos fins.


2

Objetivos da Aula
Oportunizar a discusso sobre as dimenses dadas ao planejamento, os pontos bsicos do planejamento participativo. Discutir o planejamento e sua aplicabilidade.

19/02/2014

Planejamento e Gesto em SS.


Ao tratar o planejamento e suas questes bsicas, Gandin (2009, p. 32) aponta duas dimenses dadas inteligncia da prtica de um grupo ou uma instituio que, ao se arraigarem, se tornam eficazes. So elas:

Planejamento e Gesto em SS.


1) Os contedos que o grupo ou a instituio capaz de conceber e operacionalizar, isto , o conjunto de opes, de valores, de conhecimentos que constituem, para o conjunto de pessoas envolvidas, a dialtica entre o horizonte e o aqui e agora.
5

Planejamento e Gesto em SS.


2) A organizao e a dinmica de relaes desses contedos, sustentadas por metodologias, procedimentos. Modelos e tcnicas de busca da coerncia entre o discurso e a prtica.

19/02/2014

Planejamento e Gesto em SS
Envolvem: Para o autor, o planejamento entra no processo pela segunda dimenso indicada, cuja tarefa bsica organizar um esquema ou modelo de plano.

Esquema do Planejamento e Gesto em SS


Nesse esquema, necessrio definir os aspectos a considerar, o significado de cada parte e assim o modelo ou esquema do plano.

19/02/2014

Tema 4: PLANEJAMENTO, ADMINISTRAO E REALIDADE. Professora: M. Elaine Cristina Vaz Vaez Gomes.

O tema foi elaborado com base nas pginas 39 a 52 de seu Livro-Texto.Tem como objetivo compreender o significado de uma prtica transformadora em uma dada realidade. Para que voc possa relacionar o texto do autor ao servio social, ser utilizado o trabalho de Myrian Veras Batista, que aborda o planejamento social.
11

O Planejamento pode se visto


Sob a perspectiva dialtica, com vistas a uma prtica transformadora. Para o autor, a concepo de planejamento que se firma e que tem sentido aquela que o considera uma metodologia cientfica para construir a realidade.
12

19/02/2014

Conceito de Realidade
No site da Wikipdia, Realidade significa, em uso comum tudo o que existe. Em sentido mais livre, o termo inclui tudo o que , seja ou no perceptvel, acessvel ou entendido pela cincia, filosofia ou qualquer outro sistema de anlise.
13

Gandin (2011, p.40) a realidade


Pode ser concebida como: Global, incluindo todo o complexo scioeconmicocultural (totalidade).Do campo de ao do grupo ou da instituio que planeja (restrita). Do grupo ou da instituio, realidade restrita e especfica do processo planejado.
14

A concepo de realidade apresentada pelo autor demonstra um esquema interligado entre a realidade existente e a realidade desejada. Indica que o planejamento se exerce sobre a realidade institucional existente e esta realidade que a prtica pode construir ou transformar .

15

19/02/2014

Ferreira (1965) apud Baptista (2010,p. 15)


O planejamento se organiza por operaes complexas e interligadas, que se relacionam em um processo dinmico e contnuo. Esse processo exige reflexo, deciso, ao e retomada da reflexo.

16

Agora Sua Vez


Quais so os dois nveis de planejamento apontado pelo autor? O poltico e o Operacional.

18

19/02/2014

Conceitue os dois nveis de planejamento


Planejamento operacional esse nvel trata dos
meios, aborda o como e o com que, incluindo a pormenorizao do o que. A nfase est nas tcnicas, instrumentos, busca da eficincia, limitase ao curto prazo e tem no projeto, e por vezes no programa, a expresso maior.

19

Planejamento operacional
Esse tipo de planejamento serve manuteno, melhoria de uma estrutura tida como boa e possvel de aperfeioamento, sobressai em poca de calmaria ou quando se pensa que se est num mundo bem estruturado.

20

Planejamento Politico
Este o planejamento do para quem, do para qu, incluindo o o que mais abrangente. Trata dos fins, globalizante, d nfase criatividade, s abordagens gerais, a busca da eficcia, realiza-se no mdio e no longo prazo e tem o plano como expresso maior.
21

19/02/2014

Aponte a diferena entre os dois tipos de planejamento, o poltico e operacional.

22

Gandin (2009, p. 37) afirma que:


O planejamento poltico nutre-se na ideologia, na filosofia, nas cincias, enquanto o operacional baseia-se na tcnica.

23

Conceitue:
Dialtica, Diagnstico e Objeto de ao

24

19/02/2014

Dialtica: a arte do dilogo e da discusso. considerada como o modo de pensar as contradies da realidade, o modo de compreender a realidade como essencialmente contraditria e em transformao.

Diagnstico: para a medicina, o conhecimento ou determinao de uma doena pelos seus sintomas, sinais e ou exames diversos. Para o planejamento, um juzo sobre a realidade em estudo.

Objeto de ao: alvo, objetivo. Matria, assunto de interesse de estudo. Motivo de uma ao

19/02/2014

Finalizando
O planejamento operacional requer pessoas preparadas para sua conduo, enquanto no planejamento poltico o administrador deve participar como qualquer outro para que no centro desse tipo de planejamento esteja o povo.
28

Finalizando
Esse entendimento fundamental para a atuao profissional do assistente social, que tem como foco de seu trabalho a participao social.

29

Finalizando
Necessrio o entendimento de que esse foco tambm posto a outras categorias profissionais, o que exige do profissional uma ao teoricamente embasada e a viso de totalidade da realidade a ser trabalhada.

30

10

19/02/2014

Finalizando
Com viso crtica e propositiva, torna-se possvel elaborar respostas mais qualificadas, considerando tanto a perspectiva do planejamento operacional quanto do sociopoltico, bem como planejar, sistematizar e avaliar as aes ou as intervenes sociais.
31

A ao do profissional de servio social deve partir de uma anlise profunda da realidade em que se insere como profissional, visando sua compreenso enquanto totalidade. Essa viso oportuniza ao profissional identificar e delimitar seu objeto de ao e, assim, direcionar sua interveno profissional, num processo de construo e reconstruo, em funo da dinmica da realidade social.

32

Prximo Tema
Tema 5: O planejamento como processo poltico e a questo da prtica.

33

11

19/02/2014

Bibliografia
GANDIN, Danilo. A prtica do planejamento participativo: na educao e em outras instituies, grupos e movimentos dos campos cultural, social, poltico, religioso e governamental. 19. Ed. Petrpolis, RJ: Vozes, 2011.
34

Bibliografia
VASCONCELOS, A. M. A prtica do servio social: cotidiano, formao e alternativas na rea da sade. 7. Ed. So Paulo: Cortez, 2011.

35

12

Vous aimerez peut-être aussi