Vous êtes sur la page 1sur 24

Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Misses

65

GESTO ASSOCIATIVA NO EMPREENDIMENTO RURAL Loraine Rodrigues Garrido1 Simone Sehnem2 RESUMO As organizaes existem porque existem as pessoas, e as mudanas s acontecem se as pessoas estiverem convictas da necessidade das mesmas. As organizaes rurais no tm ficado imune ao processo de profundas e intensas mudanas e, por isso mesmo, tm sido motivo de preocupao constante, a cultura do individualismo ainda predomina. Necessrio se faz criar novas formas de organizao social, formas essas que valorizem o capital social como o caminho mais produtivo para trabalhar o coletivo, ou seja, para uma gesto participativa associativa, onde se encontra presente a importncia dos valores e sentimentos que levam as pessoas a atuarem de forma mais solidria, na busca do desenvolvimento rural sustentvel. Palavras-chave: gesto de empreendimentos rurais; capital social; desenvolvimento sustentvel.
Prof. M.Sc. Coordenadora do Curso de Bacharelado em Agronegcios UNOESC Campus de So Miguel do Oeste. 2 Mestranda do Curso de Administrao Universidade Federal de Santa Catarina.
1

R. Administrao

Frederico Westphalen

v. 5

n. 8

p. 65-88

jun. 2006

66

Revista de Administrao

ABSTRACT The organizations exist because there are people, and the changes only occur because if people are convinced of their own needs. The rural organizations have not been immune to the process of deep and intense changings and, therefore, they have been the cause of constant worry for the individualism culture still prevail. It is necessary to create new forms of social organization, those forms that value the social capital as a more productive way to work with the collective, it means, to an associative and participative management where it is present the importance of values and feelings that take people to perform in a more solidary way searching the sustainable rural development. Key Words: Management of Rural Undertaking, Social Capital, Sustainable development. 1 INTRODUO De acordo com Arajo (2003), por milhares de anos, as atividades agropecurias conseguiram sobreviver com base na extrao. Retiravam da natureza o que ela, espontaneamente, lhe oferecia. De nmade em funo da disponibilidade de alimentos, o homem foi se fixando a terra e formando comunidades, surgindo, assim, as mais diversas formas de organizaes em termos de produo com tendncia a diversificao de propriedades em relao agricultura e pecuria. Os trabalhadores aprendiam empiricamente e caracterizava-se pela versatilidade. Exerciam suas tarefas de acordo com a poca e a necessidade.

Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Misses

67

Durante muito tempo, as propriedades rurais foram autosuficientes e viviam de forma isolada, representando sua populao, em torno de 80% do total de habitantes. Existiam dificuldades com estradas, meios de transporte, armazns, conservao de produtos e de comunicao. As propriedades brasileiras integravam atividades primrias com atividades industriais (agroindstrias). Mais especificamente na regio Sul do pas,
[...] o modelo de colnias transformava cada uma delas em um complexo de atividades de produo e de consumo, com pouca gerao de excedentes e pouca entrada de outros produtos. Assim extraam a madeira, tinham suas prprias serrarias e marcenarias, produziam os produtos de subsistncia familiar (arroz, trigo, milho, feijo e outros), inclusive algumas transformaes, e compravam poucos produtos. (ARAJO, 2003, p. 14).

Para Arajo (2003), este modelo continha tambm, uma atividade comercial, com escala de produo diferenciada, com a finalidade de gerar receita de forma a possibilitar a compra de alguns bens no produzidos no local, a exemplo do sal, querosene, utilizado para iluminao, e outros produtos. As propriedades produziam quase tudo de que necessitavam. Com a evoluo da economia, principalmente nos ltimos 50 anos, as propriedades rurais brasileiras mudaram de fisionomia. Houve uma inverso, a populao comeou a sair do meio rural. Antes ela representava 80% dos habitantes, hoje est em 30%. O avano tecnolgico foi muito intenso, o que provocou altos ndices de produtividade agropecuria. Cada dia mais, segundo Arajo (2003), as propriedades rurais perdem sua auto-suficincia e passam a depender mais de insumos e servios externos. Especializam-se somente em determinadas atividades e, dessa forma, geram excedentes de consumo, abastecendo

68

Revista de Administrao

mercados, muitas vezes distantes.As informaes externas lhes chegam com maior facilidade mas tornam-se dependentes de estradas, armazns, portos e aeroportos, alm disso, tornam-se dependentes tambm, de softwares, bolsas de mercadorias, pesquisas, novas tcnicas e acabam por conquistar o mercado, enfrentando a globalizao e a internacionalizao da economia. Cada um desses segmentos acaba por assumir funes prprias, ficando cada vez mais especializados e passando a compor um importante elo do processo produtivo e comercial de cada produto agropecurio. Trata-se, portanto, de um complexo de bens, servios e infra-estrutura que envolvem agentes diversos e independentes, representando o que se entende por agronegcios (ARAJO, 2003). Neste sentido, fundamental compreender o agronegcio dentro de uma viso de sistemas que engloba os setores denominados antes da porteira, dentro da porteira e aps a porteira. Os setores antes da porteira compreendem os fornecedores de insumos e servios, tais como, mquinas, implementos, defensivos, fertilizantes, corretivos, sementes, tecnologia, financiamento. Os setores dentro da porteira so representados pelo conjunto de atividades desenvolvidas dentro das unidades produtivas agropecurias, ou produo agropecuria propriamente dita. Envolvem o preparo e manejo de solos, tratos culturais, irrigao, colheita, criaes, dentre outros. Finalmente, os setores tidos como aps porteira referem-se s atividades de armazenamento, beneficiamento, industrializao, embalagens, distribuio, consumo de produtos alimentares, fibras e produtos energticos provenientes da biomassa (ARAJO, 2003). O setor dentro da porteira divide-se em sub-segmentos distintos, ou seja, agricultura (produo agrcola) e pecuria (criao de animais). Significa o desenvolvimento de atividades que vo desde, o preparo para comear a produo, at a obteno dos produtos agropecurios in natura prontos para comercializao.

Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Misses

69

A caracterstica tpica do segmento agropecurio a de numerosos produtores rurais, predominantemente pequenos, distribudos e distanciados em grandes espaos, com pouca organizao representativa, de modo que no tem fora suficiente para formar preos de seus prprios produtos. praxe deles, quando ofertam seus produtos, perguntar quanto o comprador paga, mesmo quando este que se dirige ao estabelecimento daqueles. (ARAJO, 2003, p. 67).

Segundo Arajo (2003), esta realidade demonstra a fragilidade deste segmento, basicamente, uma conseqncia da desorganizao, da falta de informaes dos produtores e, o mais grave, da fragilidade da organizao e da coordenao das cadeias produtivas. Assim sendo, a realidade atual requer ajustes e profissionais empreendedores que possam gerenciar tais empreendimentos rurais e estrutur-los de maneira que possam ser eficientes, competitivos e consolidados, numa perspectiva de desenvolvimento sustentvel. 2 GESTO DO EMPREENDIMENTO RURAL De acordo com Batalha e Silva (2001, p. 48), a competitividade do agronegcio brasileiro s ser construda, em bases sustentveis, atravs da adoo de prticas que estimulem comportamentos menos adversariais entre os agentes econmicos de uma cadeia entre si e, complementarmente, entre estes e os poderes governamentais. Fazem-se necessrias aes que concretizem uma coordenao melhor da cadeia produtiva, aumentando sua capacidade sistmica de reagir s mudanas cada vez mais rpidas do cenrio competitivo.

70

Revista de Administrao

Para Nantes e Scarpelli (2001), no que diz respeito ao agronegcio, as crescentes e rpidas transformaes na sociedade causaram a globalizao dos mercados de alimentos e fibras e fizeram com que as margens de lucro ficassem cada vez mais estreitas. Para os empreendimentos rurais, essas transformaes tiveram efeitos mais acentuados. Dessas transformaes est surgindo um novo posicionamento para as propriedades rurais, onde se busca praticar uma agropecuria moderna e intimamente ligada s agroindstrias ou canais de distribuio. Diante dessa busca de competitividade, as propriedades rurais esto procurando novos modelos para o padro gerencial e operacional, considerando o consumidor como principal agente definidor dos padres de qualidade. (NANTES; SCARPELLI, 2001, p.557) Segundo os autores, esse novo modelo produtivo das propriedades rurais, visa a reduo dos custos de produo e a busca por faturamento. Porm, ainda convivem lado a lado, empreendimentos rurais com finalidades apenas de subsistncia familiar e aqueles empreendimentos modernos e economicamente saudveis e tecnificados. Encontram-se, no Brasil de hoje, empreendimentos rurais nos mais diversos estgios de evoluo. A maioria dos estabelecimentos existentes pertence a agricultura tradicional com pouca utilizao de tecnologia. Neste tipo de empresa, o proprietrio administra tanto a produo como a comercializao. Neste mesmo grupo, existem alguns empreendimentos com algum tipo de abertura para assessoria tcnica, indicando sinais de organizao. No que se refere aos empreendimentos rurais modernos, o proprietrio no o nico a tomar decises, existindo a, um claro processo de delegar tarefas e responsabilidades, atravs de um organograma definido, onde o trabalho flui em direo de objetivos claros e preestabelecidos. Para Nantes e Scarpelli (2001), bastante comum nos empreendimentos rurais, a resistncia do produtor adoo de

Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Misses

71

inovaes tecnolgicas ou economicamente necessrias. Quando aceitas essas inovaes, observa-se pouco dinamismo na sua implementao. Outro aspecto bastante comum, diz respeito ao fato de que, mesmo estando a assistncia tcnica disponvel grande parte dos produtores rurais, ela mostra-se incapaz de atender as suas necessidades. A atividade rural comparada a outros negcios apresentase como de maior risco, considerando-se suas especificidades, tais como, a sazonalidade da produo, variaes climticas, tipos de solo e formas de manejo e oscilao dos preos dos produtos agrcolas em funo de pequenas variaes na oferta. O capital necessrio atividade rural constitui-se em grande parte de recursos prprios, normalmente insuficientes, e por recursos institucionais, privados ou estatais, sendo esses, tambm insuficientes, sobretudo para investimentos. A gesto do empreendimento rural compreende coleta de dados, gerao de informaes, tomada de deciso e aes decorrentes. A implantao de um sistema de gesto nas propriedades rurais encontra o primeiro obstculo na cultura do produtor, que privilegia os investimentos para a produo. De acordo com Nantes e Scarpelli (2001), os empreendimentos rurais caracterizam-se como empreendimento rural tradicional, agronegcio em transio e agronegcio moderno. Por empreendimento rural tradicional, entende-se o tipo de empreendimento que se utiliza de equipamentos agrcolas rudimentares, onde a estrutura organizacional familiar e as decises so estritamente empricas, sujeitas a alto grau de incerteza, gerando resultados, em sua grande maioria, incertos. Neste tipo de empreendimento, no existe flexibilidade na escolha do tipo de produo, que , em geral, definida com base no histrico familiar e regional. Sua produtividade inferior a mdia e decorre de baixa ou m utilizao da tecnologia disponvel, quer por falta de capital ou desconhecimento.

72

Revista de Administrao

As propriedades em que algumas tcnicas de produo e de administrao j foram introduzidas, so representativas do agronegcio em transio. Nelas observa-se uma preocupao de permanncia no mercado e de torn-las empreendimentos competitivos a mdio e a longo prazo. Para tanto, so necessrios maior diversidade, menores custos, regularidade na entrega e maior quantidade de produtos, podendo chegar a uma necessidade de escala de produo. Fazer a transio da propriedade rural tradicional para um empreendimento que atenda esses requisitos, no algo fcil de se realizar. Para que isso seja possvel, o empreendimento no deve ser encarado como uma unidade independente, mas como um elo de uma cadeia de produo, implicando em estabelecimento de parcerias e distribuio justa de ganhos e prejuzos. Para atingir esse estgio, o produtor rural depende cada vez mais da capacidade gerencial. Entende-se por agronegcio moderno, aquele empreendimento que superou a fase de transio, estando alinhado com seu mercado consumidor e suficientemente flexvel para se ajustar s novas demandas. Essa flexibilidade deve ser entendida como uma capacidade gerencial para buscar alternativas que faam frente as alteraes de mercado que so inerentes aos produtos agropecurios. Empreendimento moderno, portanto, aquele que representa equilbrio entre os aspectos de capacitao gerencial, adequao tecnolgica e desempenho econmico. A propriedade rural para Nantes e Scarpelli (2001), pode fazer parte do novo modelo estabelecido no ambiente dos agronegcios, para tanto necessrio reconhecer a importncia da integrao dos diversos elos da cadeia produtiva. Ela deve ser encarada como verdadeira empresa, buscando conhecimento sobre mercados em que opera, aumentando o relacionamento com o segmento industrial e com canais de distribuio. Essa adequao refora a idia de mudana de postura dos produtores rurais, uma vez estar ainda muito longe, a incorporao, por parte dos mesmos,

Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Misses

73

de prticas gerenciais e de plena integrao s necessidades de transformao industrial e de distribuio. A soluo para esses produtores deve considerar a necessidade de elaborao de estratgias de viabilizao do agronegcio. necessrio que o produtor adote um processo de aprendizagem de um conjunto de atividades pouco tradicionais de produo, Alm da utilizao de tecnologia e novas formas de organizao coletiva, tambm imprescindvel trabalhar com gesto do empreendimento. (NANTES; SCARPELLI, 2001, p. 571). Para estabelecer uma estratgia para o pequeno produtor rural, deve-se considerar em primeiro lugar, a determinao do que produzir. Isso deve ser feito com base em trs fatores, ou seja, os recursos disponveis no empreendimento (solo, clima, equipamentos, etc), a vocao natural do produtor (disposio para trabalhar determinados produtos) e as condies do mercado (tendncias de crescimento). Uma grande parte dos produtores rurais ignora a evoluo do mercado e as alteraes dos hbitos de consumo, concentrando-se apenas na sua atividade, como se ela estivesse desvinculada dos demais segmentos da cadeia. Segundo Nantes e Scarpelli (2001), uma vez definido o produto, o pequeno produtor rural pode optar por algumas estratgias, dentre elas, o associativismo e parcerias, a agregao de valor e a diferenciao de produtos. O sistema de parceria uma soluo adequada para enfrentar os desafios da insero e permanncia nas cadeias de suprimento, uma vez que realizada com base na racionalizao do trabalho e dos custos. Ela somente acontece, quando proporciona ganhos s partes envolvidas, onde entram o trabalho e os recursos operacionais dos parceiros. O sistema de parceria proporciona ganhos de escala. As economias de escala consistem na queda do custo mdio em razo principalmente da reduo dos preos dos insumos, uma vez que o volume de compra maior. Outra vantagem a comercializao que, quando bem

74

Revista de Administrao

estruturada, pode viabilizar tcnica e economicamente os pequenos produtores rurais. A constituio de uma parceria pressupe a existncia de um agente coordenador, que pode ser uma cooperativa, uma associao de produtores, algum tipo de consultoria ou os prprios produtores. A agregao de valor se d, entre outras possveis formas, pela incorporao de tecnologia diferenciada, obteno de maior nvel de qualidade e logstica de atendimento ao mercado. de importncia fundamental para o produtor, atender s expectativas dos consumidores em relao as qualidades intrnsecas e/ou percebidas no produto. Para obter tais qualidades deve ser obedecida uma seqncia de procedimentos que, dentro da propriedade rural, vo desde os processos de produo, at os cuidados ps-colheita e/ou ps abate. Para a diferenciao de produtos deve-se considerar a existncia de segmentos sociais que demandam produtos especficos, que no esto disponveis comercialmente nos canais de distribuio preferenciais, dando-lhes maior valor de mercado. Neste sentido, uma alternativa estratgica direcionar os esforos do pequeno produtor para produtos diferenciados, com maior valor agregado, cujos mercados ainda no se encontrem to bem organizados. Entre as alternativas de mercado que se mostram promissoras, destacam-se os produtos orgnicos. 2.1 A cooperao e o Capital Social De acordo com Arajo (2003), em termos de organizao de produtores rurais, tem-se que os mesmos podem participar de um sistema de cooperativismo, composto por cooperativas locais ou regionais, vinculadas a Organizao das Cooperativas de cada

Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Misses

75

Estado, afiliada Organizao das Cooperativas do Brasil, que por sua vez est filiada a Aliana Cooperativa Internacional. Para o autor, em algumas regies do Brasil, as cooperativas agropecurias possuem forte interferncia na coordenao de cadeias produtivas, quer como simples organizadoras dos produtores, quer como agroindstrias absorvedoras da produo, ou como, comercializadoras de insumos e produtos agropecurios. s vezes, tambm, atuam como empresas integradoras, exercendo neste caso, uma funo muito forte de coordenao. No entanto, recentemente tem se expandido muito a organizao de produtores em associaes locais ou setoriais, chegando muitas vezes a ter representatividade estadual e nacional. Estas associaes representam formas simples de organizao e podem ser constitudas sem fins lucrativos e ainda no formam sistemas organizacionais. O crescimento das associaes deve-se, principalmente, ao fato de que as mesmas representam mais de perto os interesses dos associados, sendo as decises tomadas em nveis mais prximos dos associados e de forma mais transparente. A participao dos associados nas atividades acontece de forma mais ativa. As associaes sofrem menos ingerncia poltica externa, em relao a outras formas de organizao. Condomnio outra forma de organizao da produo. O condomnio formado por um grupo de produtores com o objetivo de produzir, adquirir, construir algum bem de uso compartilhado, tal como, unidade de produo de leites, aquisio de colheitadeira, construo de armazm. Os condomnios so utilizados de forma comunitria, considerando a contribuio inicial de cada condmino. Esta prtica no Brasil est mais presente na Regio Sul e, em alguns pases, tem assumido importncia muito maior, chegando inclusive, a verticalizao da produo em escalas elevadas (ARAJO, 2003).

76

Revista de Administrao

De acordo com Costa (2002, p. 46), quando se trata de desenvolver a capacidade de cooperao entre as pessoas, grupos e organizaes, no existe o mesmo grau de consenso, o que representa um erro fatal. Quantas experincias de associaes, cooperativas, consrcios, parcerias e alianas entre pessoas e organizaes no deram errado simplesmente pela falta de capacidade de as pessoas atuarem de forma conjunta, para chegar onde pretendem? A falta de capital social, quando no mata, torna a associao das pessoas, grupos e organizaes fraca e desmotivada para o progresso. Para Putnam (1996, p. 177), a cooperao voluntria mais fcil numa comunidade que tenha herdado um bom estoque de capital social sob a forma de regras de reciprocidade e sistemas de participao cvica. Segundo o autor, o capital social diz respeito a caractersticas da organizao social, tal como, confiana, normas e sistemas, que contribuam para aumentar a eficincia da sociedade, de forma a facilitar as aes coordenadas.
Assim como outras formas de capital, o capital social produtivo, possibilitando a realizao de certos objetivos que seriam inalcanveis se ele no existisse [...]. por exemplo, um grupo cujos membros demonstrem confiabilidade e que depositam ampla confiana uns nos outros capaz de realizar muito mais do que outro grupo que carea de confiabilidade e confiana [...]. Numa comunidade rural [...] onde um agricultor ajuda o outro a enfardar o seu feno e onde os implementos agrcolas so reciprocamente emprestados, o capital social permite a cada agricultor realizar o seu trabalho com menos capital fsico sob a forma de utenslios e equipamento. (COLEMAN apud PUTNAM, 1996, p. 177).

Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Misses

77

De acordo com Putnam (1996), o capital social, entendido como confiana, normas e cadeias de relaes sociais, facilita a cooperao espontnea, no propriedade particular das pessoas que dele se beneficiam, mas sim, um bem pblico. Quanto mais elevado o nvel de confiana numa comunidade, maior a probabilidade de haver cooperao. E a prpria cooperao gera confiana. (PUTNAM, 19996, p.180). A cooperao uma cultura, uma maneira de ver, viver e conviver, precisando ser desenvolvida, praticada, construda no dia-a-dia das pessoas, representando uma atitude bsica diante da vida. A cultura da cooperao uma filosofia baseada em conceitos e valores humansticos como solidariedade, confiana e organizao funcional de grupos. Tem como propsito substituir o individualismo pela ao coletiva. a prtica da confiana em seus pares, transformando problemas em oportunidades, de modo criativo, construtivo e cooperativo (SEBRAE, 2003a). Levar o conceito da cultura da cooperao s comunidades criar condies para que elas, cada vez mais, articulem-se umas com as outras em associaes, cooperativas, consrcios e outros tipos de enlaces organizacionais, visando a obteno de nveis de produtividade, qualidade e, principalmente, a flexibilidade to necessria para enfrentar as turbulncias, descontinuidades e incertezas dos novos tempos. Hoje, em todo o mundo h exemplos de pases que refizeram suas economias com a unio das pessoas, a solidariedade, a confiana mtua e, principalmente, a definio de objetivos comuns. Em momentos distintos de suas histrias, Canad, Estados Unidos, Frana, Itlia, Espanha e Japo puderam renascer a partir da economia solidria. Na Itlia, por exemplo, os pequenos negcios floresceram com base na adoo de conceitos da cultura da cooperao. Os distritos industriais formados por pequenas e mdias empresas fizeram com que o pas alcanasse uma das

78

Revista de Administrao

maiores rendas per capita da Europa. E uma das melhores taxas de emprego industrial, tambm. 2.2 Empreendedorismo coletivo No Brasil, segundo Dornelas (2001), a preocupao com a criao de pequenas empresas duradouras e a necessidade de diminuir as altas taxas de mortalidade desses empreendimentos representam motivos para a popularidade do termo empreendedorismo. O momento atual pode ser chamado de a era do empreendedorismo, uma vez que so os empreendedores que esto eliminando barreiras comerciais e culturais, encurtando distncias, globalizando e renovando os conceitos econmicos, criando novas relaes de trabalho e novos empregos, quebrando paradigmas e gerando riqueza para a sociedade. Uma das definies mais antigas e que melhor reflete o esprito empreendedor a de Joseph Schumpeter apud Dornelas, (2001, p. 37), para eles, o empreendedor aquele que destri a ordem econmica existente pela introduo de novos produtos e servios, pela criao de novas formas de organizao ou pela explorao de novos recursos e materiais. Segundo Claussen (2003a), o empreendedorismo coletivo tem se mostrado nesta poca de globalizao como uma grande soluo para criao de pequenas empresas nas cidades, pois permite que a comunidade tome em suas mos a tarefa de criar oportunidades de negcios e de trabalho no Municpio. Criar empresas de servios, comrcio, indstrias e Condomnios Empresariais de Pequenas Empresas com seu prprio capital, com sua prpria mo-de-obra e seus talentos, com matrias primas da sua regio, desvinculando-se do paternalismo governamental e dos

Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Misses

79

capitais de fora. Criar pequenos negcios, com o mximo possvel de participao, com o sentimento da fora que a comunidade tem quando ela toma a si o encargo de resolver seus prprios problemas. A crena em sua prpria capacidade, o sentido do coletivo e a mudana da sua cultura centrada no eu mais eu para a do ns mais ns. Tm-se como formas prticas de empreendimento coletivo: a) Consrcio: A idia bsica do consrcio de empresas a prpria filosofia do associativismo, onde a empresa pequena no precisa lutar para se tornar grande e, muitas vezes, falir por no possuir o suporte tecnolgico das grandes, por exemplo. No consrcio, ela pode sim continuar pequena, mas, com uma grande capacidade competitiva. Como atores do consrcio de empresas, tem-se a instituio de pesquisa, cooperativas de crditos, centro de catalisadores de tecnologia, observatrios econmicos, bancos, grandes, pequenas e mdias empresas, governo, frum local de desenvolvimento e o consrcio propriamente dito que o instrumento de integrao; b) Redes de empresas: As redes de empresas so formadas por grupos de organizaes com interesses comuns que se unem para a melhoria da competitividade de um determinado setor ou segmento. Essa forma de associao busca parcerias que proporcionem, competitividade, incremento na rentabilidade, lucratividade, operacionalidade, investimento acessvel, informaes, estudos e pesquisas, tecnologia de qualidade e certificao de qualidade das empresas; c) Cooperativa: uma sociedade de, no mnimo 20 pessoas fsicas, que se unem voluntariamente para satisfazer necessidades, aspiraes e interesses econmicos, por intermdio de uma empresa de propriedade coletiva e democraticamente gerida, com o objetivo de prestar servios aos seus scios, sem fins lucrativos; d) Associao: uma sociedade civil sem fins lucrativos, uma forma de organizao permanente e democrtica, por meio da qual um grupo de pessoas, ou de entidades, buscam realizar determinados

80

Revista de Administrao

interesses comuns, sejam eles econmicos, sociais, filantrpicos, cientficos, polticos ou culturais; e) Grupos formalmente organizados: So pessoas que se organizam para construir uma nova forma de trabalhar e ter remunerao, que se associam formalmente, sem que tenham que utilizar modelos legais, como a associao e outros. Esses grupos procuram a recuperao da dimenso tica da economia no processo de transformao social. Trata-se de uma economia centrada na busca de condies de satisfao das necessidades humanas, na perspectiva do bem viver para todos; f) Grupos informalmente organizados: So pessoas com os mesmos interesses, que iniciam uma ao coletiva, sem nenhuma formalizao, para viabilizar melhores resultados que no conseguiriam alcanar individualmente. Vo construindo, dessa forma, uma economia centrada na busca de condies de satisfao das necessidades humanas, na perspectiva do bem viver para todos; g) Empresas de participao comunitria: As empresas de participao comunitria (EPC) surgiram como uma alternativa de investimento. A renda dessas empresas gerada e revertida para a prpria comunidade. Ou seja, a comunidade investe na EPC e recebe de volta os benefcios resultantes, incentivando a economia da regio. O empresrio que investe na EPC capaz de gerar efeitos positivos para todos, alavancando a economia e rompendo com o processo de estagnao em que se encontram muitas comunidades (SEBRAE, 2003b). Para Claussen (2003b), dentre as prticas de empreendedorismo coletivo, a que est despontando como a mais vivel, so as Empresas de Participao - EP. No Brasil elas j esto presentes em diversos estados e somam mais de 350. Trata-se de um modelo de negcios baseado no conceito de sociedade annima de capital fechado, tal como, Petrobrs, Banco do Brasil, mas com uma diferena essencial, os acionistas das grandes empresas sob a denominao S/A de capital aberto (vendem suas aes na Bolsa de Valores) no participam da gesto

Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Misses

81

e decises, so annimos. Numa Empresa de Participao os donos no so annimos, investe, alm do capital, o recurso intelectual, elemento vital para a criao de atividades produtivas, geradoras de emprego e renda na comunidade. Ou seja, um modelo inteligente de negcios, onde a experincia de cada um vale tanto quanto o dinheiro investido. Para o autor, Empresa de Participao o mecanismo jurdico ideal para a introduo das pessoas no mundo dos negcios, pois as EPs ao praticarem o Empreendedorismo Coletivo, vo ao encontro da necessidade associativista que norteia o mundo de hoje. Ela um tipo de empresa que funciona sob a forma jurdica de uma sociedade annima de capital fechado que regida pela Lei 6404/76, o que torna sua administrao transparente e de fcil fiscalizao. Esta concluso confirmada e ampliada com outras consideraes sobre o funcionamento das EPs pelos tcnicos do BID Banco Interamericano de Desenvolvimento que conheceram o conceito durante a criao do Fundo Dekassegui. A constituio de uma EP est sempre voltada para a criao de novos negcios ou capitalizao de empreendimentos j existentes, em qualquer setor da atividade econmica - industrial, comercial, prestao de servios e agronegcios. um empreendimento que possibilita a participao democrtica de todos os interessados, podendo ser acionistas, empresrios, dirigentes, donas de casa, estudantes, profissionais liberais, operrios, trabalhadores informais, aposentados ou empregados, desde que compartilhem dos mesmos objetivos e metas. O mesmo acontece na hora das decises em reunies e assemblias e da partilha dos resultados financeiros e sociais do empreendimento, todos os acionistas, independente da condio econmica e social, tm sua participao garantida.

82

Revista de Administrao

Tal direito garantido por conta de uma premissa importante para a formao de uma EP, ou seja, todas as pessoas com aes ordinrias, independentes do nmero de cotas, tero direitos a voto na assemblia. E para se tornar acionista simples, basta adquirir a quantidade de aes de acordo com suas possibilidades oramentrias (CLAUSSEN, 2003). 2.3 Desenvolvimento Sustentvel De acordo com Almeida (2001, p.20), a noo de desenvolvimento sustentvel vem sendo utilizada como portadora de um novo projeto para a sociedade, capaz de garantir, no presente e no futuro, a sobrevivncia dos grupos sociais e da natureza. Esta noo reconhece a insustentabilidade econmica, social e ambiental do padro de desenvolvimento das sociedades contemporneas, decorrente da compreenso da finitude de recursos naturais e das injustias sociais provocadas pelo modelo de desenvolvimento vigente na maioria dos pases. Parece querer passar a idia de uma busca de integrao sistmica entre diferentes nveis da vida social, ou seja, a explorao dos recursos naturais, o desenvolvimento tecnolgico e a mudana social. A reinterpretao dos processos sociais e econmicos e de suas relaes com o equilbrio dos ecossistemas pode estar possibilitando sociedade a capacidade de reproduzir o novo, redimensionando suas relaes com a natureza e com os indivduos. Para o autor, o caminho ideal a ser seguido, parece ser aquele em que as necessidades dos grupos sociais possam ser atendidas a partir da gesto democrtica da diversidade, sem perder de vista, no entanto, o conjunto da sociedade, reconhecendo e articulando diferentes formas de organizao e demandas como base para uma verdadeira sustentabilidade, capaz de enfrentar com

Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Misses

83

novas solues a crise social e ambiental. Esta parece ser a chance para a reorganizao da sociedade, visando sustentao da vida e a manuteno de sua diversidade plena. Entre autores brasileiros e estrangeiros, segundo Gmez (2001), predomina a idia de que o autor social, chave do desenvolvimento sustentvel, a agricultura familiar que, em funo de suas caractersticas e sua forma de se relacionar com a natureza, tem as condies de realizar a passagem para um modelo de desenvolvimento sustentvel. O modelo de desenvolvimento vigente, que tem como objetivo central a obteno de altas taxas de produtividade, deve ser reorientado, de forma a preservar os agroecossistemas para combinar a produo de alimentos e fibras com a sustentabilidade Tratase de entender a agricultura como uma totalidade que implica considerar as diversas relaes de interdependncia entre produo, consumo de energia, fauna, solos, florestas e os seres humanos. (GMEZ, 2001, p.96). Segundo Gmez (2001), transformar ou substituir um modelo de desenvolvimento supe um processo de transio que alterna entre passos lentos e mudanas bruscas de qualidades diferenciadas. Significa a converso de uma agricultura desequilibrada ou tradicional, composta por uma produo familiar voltada para o autoconsumo e uso limitado de insumos externos a ela, para uma agricultura ecolgica e socialmente equilibrada. O prazo de realizao do anseio de uma agricultura sustentvel imprevisvel. Sachs (apud GMEZ, 2001, p.106) indica quatro premissas bsicas para o processo de transio para o desenvolvimento sustentvel:
a) dever cobrir um perodo de vrias dcadas; b) os pases industrializados devero assumir uma fatia mais que proporcional dos custos de transio e do ajuste tecnolgico; c)

84

Revista de Administrao

capacidade institucional para redirecionar o progresso tecnolgico e d) mudanas no estilo de vida.

A maior parte de definies sobre desenvolvimento sustentvel, coincidem nos seguintes elementos: manuteno a longo prazo dos recursos naturais e da produtividade agrcola; minimizar os impactos adversos ao meio ambiente; retorno econmico adequado aos produtores; otimizao da produo com um mnimo de insumos externos; satisfao das necessidades humanas de alimentos e renda a atendimento das necessidades sociais das famlias e comunidades rurais (VEIGA apud GMEZ, 2001), De acordo com Mller (2001), desenvolvimento sustentvel significa tambm ir alm da manuteno e a ampliao do capital fsico que gera renda e o incremento dela com base no crescimento demogrfico, desenvolvimento tecnolgico e referncias intertemporais. Neste sentido o capital humano ganha destaque. Os conhecimentos tcnicos e administrativos e sua disseminao atravs da educao podem ser substitutos ou complementares dos capitais fsicos e ambiental. Segundo a Unesco apud Mller (2001), na capacidade inventiva humana e em sua criatividade em substituir trabalhos penosos, que repousam as fontes da sustentabilidade. 3 CONSIDERAES FINAIS Buscou-se evidenciar atravs do exposto a importncia de formas associativas de trabalho em empreendimentos rurais, formas essas desenvolvidas por meio de capital social e de uma concepo de desenvolvimento sustentvel.

Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Misses

85

Diante dos aspectos ressaltados, podemos afirmar que o atual cenrio econmico, dinmico e globalizado, requer organizaes rurais eficientes e competitivas. Esse perfil de empreendimento ser construdo a partir do trabalho efetuado por gestores que estejam capacitados e comprometidos com o empreendimento rural, dispostos a coletar dados, interpret-los, gerar informaes e propiciar uma tomada de decises eficiente, de forma a corresponder as expectativas e necessidades impostas pela realidade atual. Os produtores rurais possuem a seu dispor uma srie de facilidades tecnolgicas de busca de informaes e o seu feeling pessoal da atuao no setor lhes permite compreender os aspectos tcnicos da atividade que desenvolvem. No entanto, em situaes de comercializao e compra de insumos, os produtores, individualmente, ficam impossibilitados de barganhar preos, o que faz com que suas atividades se torne muitas vezes economicamente inviveis, passando a viver da depreciao e descapitalizao dos investimentos efetuados. Como foi visto anteriormente, a atividade rural comparada a outras atividades, apresenta-se como de maior risco e, o cenrio atual do agronegcio, mostra que as dificuldades de retorno de investimentos agropecurios so imensas tanto para os pequenos como para os grandes produtores rurais. A disparidade de preos, a situao de risco de certas regies do pas a doenas endmicas e a queda do dlar acabam prejudicando a economia rural e prdispondo ainda mais os pequenos produtores a serem excludos do setor de atuao. Nesse contexto, o empreender coletivo, a soma de foras e recursos gera um empreendimento mais consistente e consolidado, capaz de barganhar preos, influenciar a economia agronegocial nos momentos da comercializao em escala, bem como na compra de mquinas e insumos, permitir um ganho significativo

86

Revista de Administrao

no valor unitrio do produto e ser capaz de influenciar o desenvolvimento econmico regional. As organizaes rurais, portanto, necessitam de empreendedores, para tanto o produtor rural necessita mudar sua cultura, precisa ver sua propriedade como uma empresa, necessita adotar estratgias para viabilizar seu negcio, estratgias tais como formas coletivas, associativas de trabalho, onde o capital social o principal componente, uma vez que o trabalho coletivo pressupe participao, democracia, sentimento de fora, confiana, resultando na probabilidade maior de alcance dos objetivos propostos. Portanto, importante e necessrio reunir pequenos empreendimentos individuais em empreendimentos coletivos, considerados mais competitivos, eficientes e rentveis. Todavia, essa transio cultural no ir ocorrer de forma instantnea. Ser necessrio todo um trabalho de conscientizao e esclarecimentos sobre estas formas de organizaes sociais, uma vez que o aspecto cultural muito forte. Aes dessa natureza podero manter e consolidar muitas famlias rurais no campo, que, se permanecerem ali de forma individualizada estaro excludos em poucos anos. Alm disso, essas aes esto vinculadas ao desenvolvimento de capital social e de uma concepo de desenvolvimento sustentvel, uma vez que, como foi visto no texto, conforme Gmez (2001), a agricultura familiar, em funo de suas caractersticas, a chave para o desenvolvimento sustentvel. O meio rural representa um papel estratgico para o desenvolvimento do pas e as relaes entre seus atores por sua vez, representa fundamental importncia para aes empreendedoras e associativas, geradoras de uma nova realidade adequada aos princpios de sustentabilidade no s ambiental, mas tambm, econmica e social.

Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Misses

87

REFERNCIAS ALMEIDA, Jalcione. A Problemtica do Desenvolvimento Sustentvel. In: BECKER, Dinizar Fermiano (Org.) Desenvolvimento sustentvel: necessidade e/ou possibilidade? Santa Cruz Do Sul: EDUNISC, 2001. p.17-26 ARAJO, Massilon J. Fundamentos de agronegcios.So Paulo: Atlas, 2003. BATALHA, Mrio Otvio; SILVA, Andra Lago da. Gerenciamento de sistemas agroindustriais: definies e correntes metodolgicas. In: BATALHA, Mrio Otvio (Coord.). Gesto Agoindustrial. 2. ed. So Paulo: Atlas, 2001. v.1, p.23-63. CLAUSSEN, Marcio Landes. Empreendendo coletivamente 2. Disponvel em: <http://www.desa.com.br/desa2/ home_neg?codsupertopico=48&codconteudo=502>. Acesso em: 23 nov. 2003a. CLAUSSEN, Marcio Landes. Empreendendo Coletivamente 3 . Disponvel em: <http://www.desa.com.br/desa2/ home_neg?codsupertopico=48&codconteudo=520>. Acesso em: 23 nov. 2003b. COSTA, Antonio Carlos Gomes da. O Homem e sua circunstncia. Revista Sebrae. Braslia, n. 7, p. 43-49, nov./ dez.2002. DORNELAS, Jos Carlos Assis. Empreendedorismo: transformando idias em negcios. Rio De Janeiro: Campus, 2001.

88

Revista de Administrao

GMEZ, Willian Hctor. Desenvolvimento sustentvel, agricultura, e capitalismo . In. BECKER, Dinizar Fermiano (Org.) Desenvolvimento sustentvel: necessidade e/ou possibilidade? Santa Cruz Do Sul: EDUNISC, 2001. p. 95-116. MLLER, Geraldo. Desenvolvimento Sustentvel - Notas Para Elaborao de um Esquema de Referncia In: BECKER, Dinizar Fermiano (Org.) Desenvolvimento sustentvel: necessidade e/ ou possibilidade? Santa Cruz Do Sul: EDUNISC, 2001. p. 117138. NANTES, Jos Flvio Diniz; SCARPELLI, Moacir. Gesto da produo rural no agronegcio. In: BATALHA, Mrio Otvio (Coord.). Gesto agoindustrial. 2. ed. So Paulo: Atlas, 2001. v.1, p. 556-584. PUTNAM, Robert D. Comunidade e democracia. Rio de Janeiro: Fundao Getlio Vargas, 1996. SEBRAE.Cultura da cooperao. Disponvel em <http:// w w w. s e b r a e . c o m . b r / b r / c o o p e r e c r e s c e r / culturadacooperacao.asp>. Acesso em: 23 nov. 2003a. SEBRAE. Empreendimentos coletivos. Disponvel em <http:/ / w w w. s e b r a e . c o m . b r / b r / c o o p e r e c r e s c e r / culturadacooperacao.asp>. Acesso em: 23 nov. 2003b.

Vous aimerez peut-être aussi