Vous êtes sur la page 1sur 23

Profa.

Ana Beatriz Vasconcelos Lima Ara jo

As doenas transmissveis constitem importante casa de morte e ainda afligem milhoes de pessoas em nmerosas regioes! especialmente nos pases em desenvolvimento.

" A doena pode ser definida como m desajstamento o ma falha nos mecanismos de adaptaao do organismo o ma ase# ncia de reaao aos estmlos a cja aao esta e$posto. % processo condz a ma pertr&aao da estrtra o da fnao de m o rgao ! o de m sistema o de todo o organismos '(enice) e *le ro$! +,-./. A histo ria 0atral da doena mostra 1e de m estado inicial de sa de passa2se a ma sitaao interativa na 1al o organismo sadio se encontra em presena de agentes patoge# nicos o fatores de risco 1e virao a pertr&ar sa normalidade. % esta gio inicial e segidos de otros ate o estado avanado da doena onde ocorrem! alteraoes irreversveis podendo evolir ate a morte.

Etiologia: Doenas infecciosas3 e a doena clinicamente manifesta do homem o dos animais ! resltante de ma infecao. Doenas no-infecciosas 'nao2transmissiveis/ 3 nao resltam de infecao '4oenas coronarianas! 4ia&etes e otras/. Durao: Doenas Crnicas3 se desenrolam a longo prazo e agudas sao as de crta draao

Infeco 5 Penetraao e desenvolvimento o mltiplicaao de m agente infeccioso no organismo de ma pessoa o animal '%PA6/ Infestao2 alojamento e desenvolvimento e reprodao de artro podes na sperfcie do corpo o nas vestes Doena contagiosa- doenas infecciosas cjos agentes etiolo gicos atingem os sadios atrave s do contato direto desses com o individo infectado Doena Transmissvel- e 1al1er doena casada por m agente infeccioso especfico o ses prodtos to $icos ! 1e se manifesta pela transmissao deste agente o de ses prodtos ! de ma pessoa o animal infectado o de m reservato rio a m hospedeiro sscetvel ! direta o indiretamente por meio de m hospedeiro intermedia rio ! de natreza vegetal o animal ! de m vetor o do meio am&iente inanimado '%PA6/ .

As doenas infecciosas podem assmir va rias formas3 Manifesta :e a1ela 1e apresenta todas as caractersticas clnicas 1e lhe sao tpicas Infeco inaparente: nao apresenta sinais o sintomas clnicos manifestos 'forma s&clnica e assintoma tica da doena/. 7$ meningite meningoco cita atente: perodo de e1il&rio no 1al nao e$istem sinais clnicos manifestos da doena e o doente ainda nao constiti fonte de infecao. A!ortiva ou frustra: nem todos os sinais clnicos da doena emergirao acima do horizonte clnico. "ulminante 3 a doena ocorre de forma e$cepcionalmente grave com m coeficiente de letalidade elevado .

#erodo de incu!ao3 e o intervalo de tempo 1e decorre entre a e$posiao a m agente infeccioso e o aparecimento de sinais e sintomas da doena. #erodo de transmissi!ilidade 3 a1ele drante o 1al o agente infeccioso pode ser transferido ! direta o indiretamente! de ma pessoa infectada a otra ! o de m animal infectado ao homem! o de m homem infectado a m animal .

Agente infeccioso: ser vivo! vrico ! ric)etsial! &acteriano! f ngico! protozoa rio o helmntico 1e! atrave s de ma das formas 1e assme no se ciclo reprodtivo pode ser introdzido em otro ser vivo ! onde e capaz de se desenvolver o de se mltiplicar ! e dependendo das predisposioes intrnsecas do novo hospedeiro ! pode a gerar o nao m estado patolo gico manifesto3 doena infecciosa! 1e tam&e m e transmissvel.

Infectividade: capacidade 1e te# m certos organismos de penetrar e de se desenvolver o se mltiplicar no novo hospedeiro ! ocasionando infecao. #atogenicidade: e a 1alidade 1e tem o agente infeccioso de ma vez instalado no organismos do homem e de otros animais ! prodzir sintomas em maior o menor proporao dentre os hospedeiros infectados. $irul%ncia: e a capacidade de m &ioagente prodzir casos graves o fatais. Dose infectante 3 e a 1antidade do agente etiolo gico necessa ria para iniciar ma infecao #oder invasivo: e a capacidade 1e tem o parasita de se difndir ! atrave s de tecidos ! o rgaos e sistemas anatomofisolo gicos do hospedeiro Imunogenicidade 3 e a capacidade 1e tem o &ioagente para indzir imnidade no hospedeiro.

8ndivdo! pessoa o animal !1e! em condioes natrais! penetrada por &ioagentes patoge# nicos ! concede s&siste# ncia a estes! permitindo2lhes se desenvolvimento o mltiplicaao. 8ndivdo sscetvel o infecta vel 3 pessoa o animal sjeitos a ma infecao 8ndivdo resistente3 e a1ele 1e ! por via de algm mecanismo natral o atrave s de imnizaao artificial ! torno2se capaz de impedir o desenvolvimento ! em se organismo! de agentes infecciosos.

8ncli todos os fatores 1e nao sejam especficos do agente infeccioso o do hospedeiro . Pode ser visto como reservato rio de &ioagentes. &eservat'rio de agentes infecciosos: e o ser hmano o o animal ! artro pode !planta! solo o mate ria inanimada em 1e o agente infeccioso normalmente vive e se mltiplica em condiao de depende# ncia primordial para a so&revive# ncia e no 1al se reprodz de modo a poder ser transmitido a m hospedeiro sscetvel '%PA6/ .

Transmisso de agentes infecciosos 3 processo pelo 1al o agente infeccioso ! orindo de m indivdo infectado! pessoa o animal com passagem o nao por intermedia rio vivo o por o&jeto o material inanimado ! tem acesso ao meio interno de m novo hospedeiro. esta gio no am&iente 7ntrada em m novo hospedeiro

6ada do agente infeccioso

9ecanismo de cadeia ( fatores vivos: o hospedeiro sscetvel a: infecao e o agente infeccioso ) fatores vivos: hospedeiro prima rio ! o agente infeccioso e m hospedeiro intermedia rio. * fatores vivos: m hospedeiro normal ! m hospedeiro sscetvel acidental! m agente infeccioso e m vetor.

6ao o&jetos o materiais contaminados 1e sirvam de meio meca# nico ! a$iliando m agente infeccioso a ser transportado e introdzido em m hospedeiro sscetvel. $eculo Transportador e indutor: transposta e introdz o agente infeccioso no hospedeiro sscetvel 'e$. aga! leite ../ $eculo de suporte :e o meio fsico 1e coloca em comnicaao os fatores envolvidos no processo transmissivo 'ar atmosfe rico/.

*orresponde a sa entrada no ecossistema o! a entrada direta em otro hospedeiro. +u!strato de eliminao: e o material de origem vital prodzido em processo fisiolo gico o patolo gico por organismos vivos e 1e 1ando destacados desses ! carreia consigo formas de so&revive# ncia de &ioagente infectante. Mecanismo de eliminao: natral ! e$traao meca# nica! morte dos infectados. Est,gio Infectante :7; o esta gio no 1al o infectante passa no meio interno do hospedeiro . % passado fora e denominado esta gio no am&iente.

<m novo hospedeiro 1e sirva de a&rigo &iolo gico ao agente infeccioso ! deve ser m indivdo sscetvel a ma possvel infecao 1e possa ser prodzida por esse agente. *aso contra rio! o &ioagente! tende a perecer. #ortas de entradas: orifcios natrais! mcosas ! pele e solao de continidade.

A varola foi erradicada em +,=> e a poliomielite em +,-,. % sarampo encontra2se com a transmissao interrompida desde o final de .???. % te tano neonatal apresenta ta$a de incide# ncia mito a&ai$o do patamar esta&elecido para considera 2lo eliminado en1anto pro&lema de 6a de P &lica '+@+.??? nascidos vivos/. A redao na incide# ncia e concentraao dos casos tam&e m permite prever ma pro $ima eliminaao da raiva hmana transmitida por animais dome sticos. A difteria! a co1elche e o te tano acidental! 1e te# m em comm o fato de serem imnoprevenveisA A doena de *hagas e a hansenase! am&as ende# micas ha va rias de cadas em nosso pasA A fe&re tifo ide! associada a condioes sanita rias preca riasA A oncocercose! a filariose e a peste! todas com a reas de ocorre# ncia restritas.

As hepatites virais 5 especialmente as hepatites B e * 5 e a t&erclose! em fnao das altas prevale# ncias alcanadas! da ampla distri&iao geogra fica e do potencial evoltivo para formas graves 1e podem levar ao o &ito. As meningites tam&e m se inserem nesse grpo de doenas! destacando2se as infecoes casadas pelos meningococos B e *! 1e apresentam nveis importantes de transmissao e ta$as me dias de letalidade acima de +?B. Ainda nesse grpo! ale m da mantenao de elevadas prevale# ncias! tem sido o&servada e$pansao na a rea de ocorre# ncia para as leishmanioses 'visceral e tegmentar/ e a es1istossomose! em geral associada a: s modificaoes am&ientais provocadas pelo homem! aos deslocamentos poplacionais originados de a reas ende# micas e a: insficiente infra2 estrtra na rede de a ga e esgoto 5 o na disponi&ilidade de otras formas de acesso a esses servios.

<m terceiro grpo de doenas e$pressa! em nosso pas! o feno# meno mndial de emergncia e reemergncia de doenas transmissveis. 4oenas emergentes sao as 1e srgiram! o foram identificadas! nas ltimas das de cadasA o! ainda! as 1e assmiram ma nova sitaao! passando de doenas raras e restritas para constitrem pro&lemas de 6a de P &lica. Ceemergentes! por sa vez! sao a1elas 1e ressrgiram! en1anto pro&lema de 6a de P &lica! apo s terem sido controladas no passado. 4esde o incio da de cada de -?! algmas doenas infecciosas passaram a ser registradas o foram reintrodzidas no pas! destacando2se a aids '+,-?/! o denge '+,-./! a co lera '+,,+/ e a hantavirose '+,,>/! e! dentre estas! somente a co lera apresento redao significativa na ltima de cada. A ra pida disseminaao da aids no pas! por sa vez! tem2se refletido na ocorre# ncia de ma se rie de otras doenas infecciosas! particlarmente a t&erclose.

Leitra do artigo Mudanas nos padr-es de mor!imortalidade da populao !rasileira: os desa.ios para um novo s/culo 4iscssao das tende# ncias das doenas infecciosas

Vous aimerez peut-être aussi