Vous êtes sur la page 1sur 73

TEXTO PARA DISCUSSO No 1330

SISTEMA DE JUSTIA CRIMINAL NO BRASIL: QUADRO INSTITUCIONAL E UM DIAGNSTICO DE SUA ATUAO


Helder Ferreira Natlia de Oliveira Fontoura
Braslia, maro de 2008

TEXTO PARA DISCUSSO No 1330

SISTEMA DE JUSTIA CRIMINAL NO BRASIL: QUADRO INSTITUCIONAL E UM DIAGNSTICO DE SUA ATUAO*


Helder Ferreira** Natlia de Oliveira Fontoura**
Braslia, maro de 2008

* Os autores agradecem a Andr Gambier Campos e Luseni Aquino, da Diretoria de Estudos Sociais do Ipea; a Marcelo Durante, da Secretaria Nacional de Segurana Pblica; e a Arthur Trindade Maranho Costa, da Universidade de Braslia, por crticas e sugestes. ** Tcnicos da Diretoria de Estudos Sociais do Ipea (helder.ferreira@ipea.gov.br e natalia.fontoura@ipea.gov.br).

Governo Federal
Ministro de Estado Extraordinrio de Assuntos Estratgicos Roberto Mangabeira Unger

TEXTO PARA DISCUSSO


Publicao cujo objetivo divulgar resultados de estudos direta ou indiretamente desenvolvidos pelo Ipea, os quais, por sua relevncia, levam informaes para profissionais especializados e estabelecem um espao para sugestes.

Ncleo de Assuntos Estratgicos da Presidncia da Repblica

As opinies emitidas nesta publicao so de exclusiva e de inteira responsabilidade do(s) autor(es), no exprimindo, necessariamente, o ponto de vista do Instituto de Pesquisa Econmica Aplicada ou do Ncleo de Assuntos Estratgicos da Presidncia da Repblica.

Fundao pblica vinculada ao Ncleo de Assuntos Estratgicos da Presidncia da Repblica, o Ipea fornece suporte tcnico e institucional s aes governamentais possibilitando a formulao de inmeras polticas pblicas e programas de desenvolvimento brasileiro e disponibiliza, para a sociedade, pesquisas e estudos realizados por seus tcnicos.

permitida a reproduo deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reprodues para fins comerciais so proibidas.

Presidente Marcio Pochmann Diretor de Administrao e Finanas Fernando Ferreira Diretor de Estudos Macroeconmicos Joo Sics Diretor de Estudos Sociais Jorge Abraho de Castro Diretora de Estudos Regionais e Urbanos Liana Maria da Frota Carleial Diretor de Estudos Setoriais Mrcio Wohlers de Almeida Diretor de Cooperao e Desenvolvimento Mrio Lisboa Theodoro Chefe de Gabinete Persio Marco Antonio Davison Assessor-Chefe de Comunicao Estanislau Maria de Freitas Jnior

URL: http://www.ipea.gov.br Ouvidoria: http://www.ipea.gov.br/ouvidoria ISSN 1415-4765 JEL K14; K42; K49

SUMRIO

SINOPSE

ABSTRACT

1 INTRODUO

2 DESENHO INSTITUCIONAL DO SISTEMA DE JUSTIA CRIMINAL

3 UM DIAGNSTICO DO SISTEMA DE JUSTIA CRIMINAL NO BRASIL

26

4 CONSIDERAES FINAIS

45

REFERNCIAS

47

ANEXOS

51

SINOPSE
O presente trabalho tem por objetivo investigar o sistema de justia criminal no Brasil, integrado pelos subsistemas policial, de justia criminal e de execuo penal, sob duas perspectivas: o respeito ao Estado de Direito e a eficcia na misso de prevenir a criminalidade. A primeira parte do texto (seo 1) se dedica a apresentar o desenho institucional do sistema de justia criminal, com os diferentes rgos e instituies que o compem, tanto nos Poderes Executivo e Judicirio, e o modo como se articulam nos trs nveis de governo. A segunda parte (seo 2) busca examinar, a partir das informaes disponveis at o primeiro semestre de 2007, os diferentes subsistemas de justia criminal no que concerne ao respeito ao Estado de Direito e ao alcance do objetivo de prevenir a criminalidade. Conclui-se que se tem no pas um sistema de justia criminal que constantemente viola os direitos individuais, ao tempo em que detentor de uma capacidade de punir crimes muito aqum do nmero de crimes cometidos, falhando em sua atribuio de contribuir para a preveno da criminalidade, apesar de alguns avanos alcanados nos ltimos anos.

ABSTRACT
The aim of this paper is to analyze the criminal justice system in Brazil which is composed by the police, criminal justice, and penal execution subsystems under two perspectives: the respect to the Rule of law and the effectiveness of its task of preventing crime. The first part of the text attempts to present the institutional design of the system of criminal justice, together with its different agencies and institutions in Executive and Judiciary, as well as the way it connects itself in the three levels of government. The second part examines, based on the currently available information, the different subsystems of criminal justice in relation to the Rule of law and the attainment of the objective to prevent crime. We conclude that we have a criminal justice system that constantly violates the individual rights ant that has a very low capacity to punish crimes, failing his duties to prevent crime although some progress were achieved in the last years.

1 INTRODUO
A segurana pblica, nos ltimos anos, tornou-se uma das reas de polticas pblicas de maior preocupao dos brasileiros. Isto pode ser notado em pesquisas de opinio pblica realizadas recentemente. A pesquisa CNT-Sensus de julho de 2007 (CNTSensus, 2007)1 trabalhou com trs indicadores: i) a avaliao dos entrevistados sobre o controle da violncia e da criminalidade pelas autoridades; ii) a forma de violncia pela qual o entrevistado se sente mais ameaado; e iii) a classificao da cidade como mais ou menos violenta, segundo o entrevistado. Os resultados mostram que, para 76,1% dos entrevistados, a violncia e a criminalidade esto fora do controle das autoridades. Para o segundo indicador, entre as opes apresentadas, o assalto em casa ou na rua foi escolhido por 38,4% dos entrevistados (tabelas 1, 2, e 3 no anexo) como a violncia que mais ameaa. Os demais entrevistados escolheram: i) trfico de drogas (31,7%); ii) estupro (9%); iii) seqestro (7%); iv) violncia na famlia (6,1%); e v) brigas em locais pblicos (5,9%). Por ltimo, a cidade onde mora o entrevistado foi considerada muito violenta por 14,7%, violenta por 16,9%, mais ou menos violenta por 29,7%, pouco violenta por 27,8%, e nada violenta por 10,1% dos entrevistados, (tabelas 1, 2 e 3 anexo 1). Os resultados dessa pesquisa revelam tambm, entre outros aspectos, que os entrevistados tendem a ser crticos quanto atuao das autoridades mesmo aqueles que consideram relativamente pouco violentas as cidades em que moram. A percepo dos brasileiros sobre a situao de violncia e criminalidade influenciada pela ampla cobertura que os meios de comunicao de massa do aos casos de violncia. Em qualquer lugar do pas, tem-se informao sobre crimes ocorridos em So Paulo, Rio de Janeiro, outras cidades de grande e mdio porte, e tambm, embora mais raramente, em pequenos municpios. Isso no quer dizer, no entanto, que no existam motivos reais para uma grande preocupao com o tema. Em relao s mortes por agresso (homicdios ou latrocnios), por exemplo, num conjunto de 80 pases (quadro 1, anexo 1), o Brasil o primeiro em nmero absoluto de mortes (45.311 vtimas em 2000), o quarto em taxa de mortos por agresso por 100 mil habitantes (26,4), e o quarto na proporo entre as mortes por agresso sobre o total de mortes (4,8%).2 Embora o risco de morte por agresso do brasileiro em um ano seja, segundo estes dados, de apenas 0,026%, a comparao com outros pases evidencia um grave problema de segurana pblica no Brasil. Outros crimes tambm preocupam. A Secretaria Nacional de Segurana Pblica (MINISTRIO DA JUSTIA, 2006b) conseguiu reunir outros dados de vtimas de crime no pas, relativos a 2005. Os nmeros so os seguintes: i) leso corporal dolosa 308.952 vtimas; ii) tentativa de homicdio 21.461; iii) extorso mediante seqestro 617; iv) roubo a transeunte 202.577; v) estupro 7.550; e vi) atentado violento ao

1. Foram realizadas 2 mil entrevistas, estratificadas por cinco regies e 24 estados, com o sorteio aleatrio de 136 municpios pelo mtodo da Probabilidade Proporcional ao Tamanho (PPT). 2. Os dados so da Organizao Mundial da Sade World Health Organization Statistical System (Whosis). Da base de dados, foram excludos territrios, pases sem informao posterior a 1995 ou sem dados sobre populao. Base de dados disponvel em: <http://www.who.int/whosis/database/mort/table1.cfm>. Acesso em 24 jul. 2007. H vrios problemas nessa comparao, entre eles o fato de que a qualidade dos dados varia de pas para pas, e de que referemse a anos diferentes variam de 1996 a 2003.

ipea

texto para discusso | 1330 | mar. 2008

pudor 7.172 vtimas.3 Por fim, a ao da sociedade civil e a mdia tm tambm chamado ateno para uma srie de fenmenos: corrupo, violncia contra grupos vulnerveis (mulheres, crianas, idosos, GLBT,4 defensores de direitos humanos, trabalhadores rurais), contrabando, trfico de armas etc. Essa forte preocupao social, por sua vez, tem despertado na sociedade e no Estado (setores de sade, educao, urbanizao, trabalho etc.) novas aes que contribuem para a melhora da situao ao atuar na preveno da violncia e do crime. No entanto, embora alguns estudos5 venham questionando a idia de priso de criminosos como forma de intimidar o crime e assegurar a ressocializao, a responsabilidade mais especfica sobre o problema, atribuda pela mdia e pelos atores polticos de maneira geral, continua sendo do sistema de justia criminal.6 O objetivo deste estudo avaliar a atuao desse sistema de justia criminal. Duas 7 sero as perspectivas de avaliao: o respeito ao Estado Democrtico de Direito e os resultados dos rgos em relao s infraes penais. No entanto, antes disso, na seo 1, ser apresentado o desenho institucional do sistema de justia criminal, com vistas a tornar mais claro para o leitor menos familiarizado com o tema o modo como se organizam as principais instituies do sistema.

2 DESENHO INSTITUCIONAL DO SISTEMA DE JUSTIA CRIMINAL


O sistema de justia criminal abrange rgos dos Poderes Executivo e Judicirio em todos os nveis da Federao. O sistema se organiza em trs frentes principais de atuao: segurana pblica, justia criminal e execuo penal. Ou seja, abrange a atuao do poder pblico desde a preveno das infraes penais at a aplicao de penas aos infratores. As trs linhas de atuao relacionam-se estreitamente, de modo que a eficincia das atividades da Justia comum, por exemplo, depende da atuao da polcia, que por sua vez tambm chamada a agir quando se trata do encarceramento para vigiar externamente as penitencirias e se encarregar do transporte de presos, tambm guisa de exemplo. A poltica de segurana pblica, de execuo penal e a administrao da Justia so majoritariamente desenvolvidas pelos poderes estaduais. Os poderes pblicos federal e municipal desempenham papel de menor importncia nesta rea. O objetivo desta seo apresentar o desenho institucional de cada um dos subsistemas da Justia criminal. Alm dos rgos envolvidos em cada nvel da Federao, busca-se aqui tambm mostrar a relao entre eles e as principais normas legais que regem a atuao governamental na rea, de modo a subsidiar a posterior anlise sobre o funcionamento do sistema, assim como permitir ao leitor uma maior familiaridade com o tema.
3. Ver tabela 4 no anexo 1. Esses nmeros apresentam limitaes. Os maiores problemas so a subnotificao e dados no enviados por estados. 4. GBLT: gays, lsbicas, bissexuais e transgneros. 5. Cf. Blumenstein, Cohen e Nagin (1978). 6. O sistema de justia criminal envolve as reas de ao policial, justia criminal e execuo penal. 7. O princpio bsico para o funcionamento do Estado de Direito o da legalidade. O Estado deve fazer o que a lei determina, enquanto um cidado s pode ser obrigado ou impedido de fazer alguma coisa em virtude da lei (CF, art. 5o, inciso II).

texto para discusso | 1330 | mar. 2008

ipea

Inicialmente, ser abordado o complexo de segurana pblica; em seguida, o de justia criminal e, finalmente, o de execuo penal. Em cada um dos casos sero examinados os respectivos rgos nos mbitos do governo federal e dos governos estaduais e municipais. 2.1 Estrutura do sistema de segurana pblica O sistema de segurana pblica no Brasil organiza-se com base em rgos do Poder Executivo Federal, estadual e municipal. A Constituio Federal (CF) de 1988 traz as diretrizes gerais para o sistema, prevendo o papel dos rgos policiais e dos entes federativos em sua organizao. No art. 144, a CF define a segurana pblica como dever do Estado e responsabilidade de todos. Define, ainda, que os rgos responsveis por sua manuteno so a Polcia Federal as Polcias Rodoviria e Ferroviria8 Federais; as Polcias Civis; as Polcias Militares; e os Corpos de Bombeiros Militares. A seguir ser traada a estrutura do sistema, de acordo com os papis e a organizao de cada nvel da Federao: Unio, poder estadual e poder municipal. 2.1.1 rgos federais de segurana pblica No mbito do governo federal, a segurana pblica assunto da rea de competncia do Ministrio da Justia, no qual se encontram vinculados os seguintes rgos: Secretaria Nacional de Segurana Pblica (Senasp), Departamento de Polcia Federal, e Departamento de Polcia Rodoviria Federal. Cabe mencionar, ainda, a existncia de conselhos ligados ao Ministrio da Justia, tais como o Conselho Nacional de Segurana Pblica, que tambm exercem papel importante para as definies e avaliaes da poltica. A Senasp, criada em 1997,9 tem por principais atribuies: promover a integrao dos rgos de segurana pblica; planejar, acompanhar e avaliar as aes do governo federal na rea; estimular a modernizao e o reaparelhamento dos rgos de segurana pblica; estimular e propor aos rgos estaduais e municipais a elaborao de planos integrados de segurana; e implementar e manter o Sistema 10 Nacional de Informaes de Justia e Segurana Pblica (Infoseg), entre outras. a Senasp que gerencia o programa Sistema nico de Segurana Pblica (Susp), bem como a administrao dos recursos do Fundo Nacional de Segurana Pblica, por meio do qual so apoiados projetos de estados e municpios. O Fundo Nacional de Segurana Pblica foi criado em 2000, logo aps o lanamento do Plano Nacional de Segurana Pblica, e tem por objetivo apoiar projetos na rea de segurana pblica e projetos sociais de preveno violncia, tanto de estados quanto de municpios, desde que atendam aos critrios estabelecidos.
8. A Constituio Federal prev a atuao da Polcia Ferroviria Federal, que, na prtica, quase inexistente, tanto devido privatizao das ferrovias quanto ausncia de regulamentao da carreira de policial ferrovirio federal. 9. A secretaria foi criada por meio do Decreto no 2.315, de 4 de setembro de 1997, tendo sucedido a Secretaria de Planejamento de Aes Nacionais de Segurana Pblica (Seplanseg), criada em 1995. 10. O Infoseg uma rede nacional que integra informaes dos rgos de segurana pblica, justia e fiscalizao como polcias, tribunais de Justia e Receita Federal referentes a pessoas com inquritos, processos, mandados de priso, alm de dados de veculos e armas. A rede pode ser acessada, pelos agentes pblicos autorizados, por meio de computadores, rdios e celulares, assim como de viaturas.

ipea

texto para discusso | 1330 | mar. 2008

O Susp, lanado em 2003, um programa criado para articular as aes federais, estaduais e municipais na rea da segurana pblica e da Justia criminal. A integrao ao Susp se d via assinatura de um protocolo de intenes entre o governo do estado e o Ministrio da Justia, a partir do qual se institui no estado um Gabinete de Gesto Integrada, composto por representantes do Poder Executivo estadual, das polcias e guardas municipais, Polcia Federal e Polcia Rodoviria Federal, alm da cooperao do Ministrio Pblico e do Poder Judicirio. O gabinete deve definir as aes a serem implementadas, e suas decises so repassadas para o Comit Gestor Nacional. Este modelo j est em funcionamento em todos os estados da Federao, mas esbarra na dificuldade de falta de regulamentao por parte do Susp do ponto de vista normativo. O papel da Senasp vem sendo sobretudo fomentar a discusso, delinear diretrizes gerais especialmente na rea de capacitao de recursos humanos, de informao e conhecimento , e manter o elo entre governo federal e governos estaduais e municipais. Ainda no mbito do Ministrio da Justia, o Departamento de Polcia Federal cumpre uma funo bem distinta. A norma constitucional define que cabe Polcia Federal apurar infraes penais contra a ordem poltica e social ou em detrimento de bens, servios e interesses da Unio (...) assim como outras infraes cuja prtica tenha repercusso interestadual ou internacional e exija represso uniforme. Cabe, ainda, prevenir e reprimir o trfico ilcito de entorpecentes e drogas afins, o contrabando e o descaminho (...), exercer as funes de polcia martima, aeroporturia e de fronteiras e exercer, com exclusividade, as funes de polcia judiciria da Unio (CF, art. 144, 1o, incisos I a IV). Dessa forma, a Polcia Federal cumpre um importante papel nas investigaes que envolvem crimes contra o patrimnio da Unio, a includos delitos cometidos por autoridades polticas, no policiamento de fronteira, e no combate ao trfico de drogas, atuando em todo o pas por meio de suas unidades regionalizadas 27 superintendncias regionais e 81 delegacias, alm de postos avanados, centros especializados, e delegacias de imigrao, entre outros. A Polcia Federal atua tambm na fiscalizao nos aeroportos, na emisso de passaportes e no registro de armas de fogo. Seus principais rgos centrais so: Comando de Operaes Tticas, Academia Nacional de Polcia, Diretoria Tcnico-Cientfica, Coordenao-Geral de Polcia de Imigrao, e Coordenao-Geral de Controle de Segurana Privada. A Polcia Rodoviria Federal, que tambm tem suas atribuies definidas constitucionalmente, deve exercer o patrulhamento das rodovias federais. Integram sua atuao: realizar patrulhamento ostensivo, inclusive operaes relacionadas com a segurana pblica; exercer os poderes de autoridade de polcia de trnsito; aplicar e arrecadar multas impostas por infraes de trnsito; executar servios de preveno, atendimento de acidentes e salvamento de vtimas; assegurar a livre circulao nas rodovias federais; efetuar a fiscalizao e o controle do trfico de crianas e adolescentes; colaborar e atuar na preveno e represso aos crimes contra a vida, os costumes, 11 o patrimnio, o meio ambiente, o contrabando, o trfico de drogas e demais crimes. Na espera do governo federal, cabe mencionar tambm a atuao do Gabinete de Segurana Institucional da Presidncia da Repblica, que o rgo de
11. Decreto no 1.655, de 3 de outubro de 1995, e Lei no 9.503, de 23 de setembro de 1997.

10

texto para discusso | 1330 | mar. 2008

ipea

coordenao das atividades de inteligncia federal e, juntamente com outros doze, compe o Sistema Brasileiro de Inteligncia, cujo rgo central a Agncia Brasileira de Inteligncia (Abin),12 tambm responsvel por atividades relacionadas segurana pblica, e que atua muitas vezes em conjunto com a Secretaria Nacional Anti-Drogas (Senad) e com a Polcia Federal. A Senad, por sua vez, subordinada ao Gabinete de Segurana Institucional da Presidncia da Repblica, o rgo executivo das atividades de preveno do uso indevido de substncias entorpecentes e drogas que causem dependncia, bem como daquelas relacionadas com o tratamento, recuperao, reduo de danos e reinsero social de dependentes. A secretaria gerencia o Fundo Nacional Anti-Drogas e, junto ao Conselho Nacional Anti-Drogas, atua na implementao da Poltica Nacional sobre as Drogas, lanada em 2005.13 Finalmente, cumpre lembrar a recente instituio da Fora Nacional de Segurana Pblica, criada em novembro de 2004, por meio do Decreto no 5.289, considerando o princpio de solidariedade federativa que orienta o desenvolvimento das atividades do sistema nico de segurana pblica, para exercer atividades relacionadas com policiamento ostensivo no caso de solicitao expressa de um governador de estado. Integram a Fora Nacional servidores de rgos de segurana pblica estaduais e federais selecionados e treinados para trabalhar conjuntamente. Os estados podem aderir voluntariamente ao programa. O emprego da Fora Nacional ser determinado pelo ministro da Justia, sempre de forma episdica e planejada, e aps solicitao do governador de estado. Portanto, a Fora Nacional no possui sede prpria nem contingente prprio os policiais capacitados para integr-la so convocados para misses especficas , e tampouco funciona de maneira permanente. 2.1.2 rgos estaduais de segurana pblica A Constituio Federal define o papel das Polcias Civil e Militar, que se subordinam ao Poder Executivo estadual. A Polcia Militar deve realizar o policiamento ostensivo e garantir a preservao da ordem pblica. A Polcia Civil tem como principal atribuio a investigao de crimes. Nesse sentido, cumpre a funo de polcia judiciria, devendo apurar as infraes penais, com exceo das militares. As Polcias Civil e Militar, o Corpo de Bombeiros14 e os rgos de percia vinculam-se ao Poder Executivo estadual e organizam-se, sob o princpio da norma constitucional, de acordo com a legislao local, havendo diferenas entre os estados brasileiros. So as constituies estaduais que explicitam a organizao das corporaes policiais e da poltica de segurana pblica local.

12. Decreto no 4.376, de 13 de setembro de 2002. 13. At 1998, o Ministrio da Justia, por meio do Conselho Federal de Entorpecentes e do Departamento de Entorpecentes da Secretaria Nacional de Segurana Pblica, era o responsvel pela poltica. A Senad j foi instituda subordinada ento Casa Militar da Presidncia da Repblica, o que, poca, gerou discusses a respeito do gerenciamento da poltica de combate s drogas no governo federal. Subordinar a Senad, o Conselho Nacional Anti-Drogas e o Fundo Nacional AntiDrogas Casa Militar da Presidncia da Repblica, desde 1999 transformada em Gabinete de Segurana Institucional, significa reconhecer a questo como afeta defesa nacional e s Foras Armadas. 14. A Constituio Federal, em seu art. 144, define o papel dos Corpos de Bombeiros militares, que devem executar atividades de defesa civil. no abordar esta corporao por considerar que suas funes no se referem manuteno da segurana pblica no sentido aqui adotado.

ipea

texto para discusso | 1330 | mar. 2008

11

Em geral, compem as Secretarias Estaduais de Segurana Pblica: Polcia Civil, Polcia Militar, Corpo de Bombeiros, Polcia Tcnico-Cientfica quando separada da Polcia Civil , Departamento de Trnsito, conselhos comunitrios, instituto de identificao, alm de Corregedoria e Ouvidoria de Polcia. A Polcia Civil atende a populao em delegacias ou distritos, nos quais so registradas as ocorrncias de infraes. Em geral, cada delegacia de polcia deve registrar e apurar os delitos de sua rea de circunscrio. o delegado de polcia que abre o inqurito policial para investigar os crimes e realiza os procedimentos relacionados investigao, como interrogatrio de testemunhas, solicitao de percias etc. Com vistas a subsidiar a investigao, entra em ao o trabalho da Polcia Cientfica, formada pelos especialistas que atuam nos institutos de criminalstica e institutos ou departamentos de medicina legal. Uma vez concludo, o inqurito policial (procedimento administrativo anterior ao penal) encaminhado para o Judicirio, que o remete ao Ministrio Pblico. Este pode requerer seu arquivamento ou apresentar denncia. O Ministrio Pblico tem competncia privativa de promover a ao penal pblica,15 fazendo a denncia que d incio ao processo criminal. Cabe lembrar, ainda, que as provas produzidas pela polcia, como os depoimentos, tm de ser refeitas no mbito do Judicirio, para que sejam respeitados os princpios do contraditrio, da ampla defesa e do devido processo legal. O inqurito policial no obrigatrio. Se j h elementos para propor a ao penal, ele se torna dispensvel. No caso de infraes penais de menor potencial ofensivo, a polcia pode lavrar termo circunstanciado,16 encaminhado ao Judicirio, no contexto dos procedimentos mais simplificados para a concluso judicial. A relao da Polcia Civil com o Judicirio e o Ministrio Pblico se d em diferentes circunstncias, no somente ao longo da instruo do inqurito policial e do processo criminal, mas tambm para cumprir mandados de priso, de busca e apreenso, entre outros. Cada estado organiza seu departamento de polcia civil de maneira independente, sendo que, na maioria das vezes, tal organizao normatizada por uma lei orgnica. Freqentemente h ainda, em separado, um estatuto, um regulamento disciplinar e um cdigo de tica, todos publicados por lei estadual ou decreto governamental, embora seja mais comum que a lei orgnica aborde todos os aspectos relativos organizao da corporao, finalidades, atribuies, regime disciplinar, cargos e carreiras etc. O governador deve publicar em lei o nmero de cargos existentes nas polcias, com base na proposta do comandante-geral da corporao.

15. A ao penal pode ser pblica, quando promovida por membro do Ministrio Pblico, com o oferecimento da denncia; ou privada, quando promovida pelo particular, sendo sua pea inicial a queixa-crime, apresentada pelo ofendido ou seu representante legal. A ao penal pblica pode ser incondicionada, quando seu exerccio no depende de manifestao de vontade; ou condicionada, quando a propositura da ao depende de uma manifestao de vontade. Ver mais detalhes na subseo 2.2. 16. H controvrsias sobre a aplicao do art. 69 da Lei no 9.099/95, que prev que a autoridade policial que tomar conhecimento da ocorrncia lavrar termo circunstanciado e o encaminhar imediatamente ao Juizado. Em princpio, compreende-se que somente o delegado de polcia lavra o termo circunstanciado, mas o que vem ocorrendo que em muitas localidades policiais militares o tm feito, sob o pressuposto de que o conceito de autoridade policial compreende qualquer autoridade que atue na rea policial.

12

texto para discusso | 1330 | mar. 2008

ipea

Uma das possibilidades encontradas nos estados a organizao da Polcia Civil em departamentos e institutos, o que contribui para uma especializao entre os policiais e das prprias delegacias, que se voltam para reas como: homicdios e proteo pessoa; narcticos; crime organizado, alm de departamento de polcia da capital e departamento de polcia do interior; e departamento de inteligncia, entre outros. H ainda grupos ostensivos em alguns estados. Normalmente ligado unidade de percias est o instituto de identificao, visto que cabe Polcia Civil executar os servios de identificao civil e criminal. Outras unidades desta polcia so corregedoria e academia, alm de departamentos administrativos e de apoio, rgos colegiados ou equivalentes. As carreiras da Polcia Civil tambm encontram diferenas de um estado para outro, havendo necessariamente distino entre carreira de delegado de polcia e de agente, alm de carreiras especficas ligadas s atividades de percia. O ingresso em todas as carreiras se d mediante concurso pblico, sendo necessrio, para delegado, ser detentor de curso superior em Direito. Em alguns estados, a Polcia Cientfica, que trabalha nas atividades de percia e medicina legal, constitui uma corporao especfica, independente da Polcia Civil. A organizao da Polcia Militar (PM) tambm difere entre os estados, mas em geral formada por batalhes e companhias. Existem atualmente doze graus hierrquicos, de soldado a coronel em reproduo organizao do Exrcito, exceo do grau de general, inexistente na polcia. O comandante-geral da polcia no estado deve ter a patente de coronel. Os integrantes das polcias militares so denominados pela Constituio Militar dos estados, constituindo fora auxiliar do Exrcito.17 O trabalho de mais visibilidade da PM o policiamento ostensivo, caracterizado pela ao em que o agente identificado pela farda, pelo equipamento e pela viatura, podendo ser: ostensivo geral, urbano e rural; de trnsito; florestal e de mananciais; rodovirio e ferrovirio, nas vias estaduais; porturio; fluvial e lacustre; de radiopatrulha 18 terrestre e area; e de segurana externa dos estabelecimentos penais, entre outros. Cada corporao policial possui uma corregedoria-geral encarregada de investigar infraes penais e transgresses disciplinares de seus agentes, assim como de realizar correies. Alm da corregedoria, quatorze estados j possuem tambm Ouvidorias de Polcia tanto ligadas especificamente a cada corporao quanto configuradas como ouvidorias nicas. A Ouvidoria de Polcia atua como controle externo da atividade policial, encaminhando denncias e acompanhando seu andamento junto Corregedoria, que se incumbe das apuraes. No mbito do Poder Executivo estadual, coordenam as aes relativas segurana pblica as secretarias estaduais (Secretarias de Segurana Pblica e Secretarias de Defesa Social), que muitas vezes tambm tm como atribuio a fiscalizao de trnsito urbano. Na verdade, o Cdigo Nacional de Trnsito remeteu esta fiscalizao aos
17. O Exrcito acompanha a execuo das atividades das Polcias Militares (PMs), tendo voz no que diz respeito: aos cursos de formao e de aperfeioamento dos agentes; aos efetivos estaduais; e ao material blico permitido para uso pelas PMs (Decreto no 88.777, de 30 de setembro de 1983). 18. Decreto no 88.777, de 30 de setembro de 1983, que aprova o regulamento para as Polcias Militares e Corpos de Bombeiros Militares.

ipea

texto para discusso | 1330 | mar. 2008

13

municpios, mas ela ainda se encontra sob a responsabilidade dos governos estaduais na maioria dos casos, ou sob responsabilidade compartilhada, por meio de convnios entre estado e municpio. a Polcia Militar a responsvel, na maior parte dos estados, pela fiscalizao de trnsito. Pode-se concluir que a organizao dual das foras policiais no Brasil se explica pela seguinte diviso: a ao da Polcia Militar se d enquanto o crime ocorre ou para evit-lo, ao passo que a ao da Polcia Civil se d prioritariamente aps a ocorrncia do crime. 2.1.3 rgos municipais de segurana pblica A Constituio Federal de 1988, em seu art. 144, prev que os municpios podero constituir guardas municipais destinadas proteo de seus bens, servios e instalaes. As guardas municipais so instituies de carter civil, que se encarregam no somente de zelar pelo patrimnio pblico e cuidar da segurana coletiva em eventos pblicos, mas tambm atuam em rondas e assistncia nas escolas, em atividades de defesa civil, e na mediao de conflitos, entre outras atividades desenvolvidas, conforme levantamentos realizados pela Senasp.19 Destaca-se o importante papel das guardas municipais na preveno da violncia e da criminalidade, por meio da articulao de projetos sociais e comunitrios. Tem-se observado, ainda, a expanso da atuao das guardas municipais no sentido de cumprir papis legalmente destinados s corporaes policiais, o que vem sendo tema de debates e propostas no mbito dos Poderes Executivo e Legislativo. Nesse sentido, uma importante questo reside na permisso para porte de armas de fogo pelos integrantes das guardas municipais. A legislao federal determina que podem ter porte de arma de fogo os integrantes das guardas municipais das capitais e dos municpios com mais de 500 mil habitantes, enquanto os integrantes das guardas municipais de municpios com populao entre 50 mil e 500 mil habitantes e de municpios de regies metropolitanas podem utilizar arma de fogo quando em servio. Tal permisso est condicionada existncia de mecanismos de fiscalizao e controle interno nas instituies, assim como de formao de seus integrantes em estabelecimentos de ensino de atividade policial. Existem hoje no Brasil cerca de 400 guardas municipais, que se renem por meio de uma associao denominada Conselho Nacional das Guardas Municipais. Diversos municpios, especialmente os de maior porte e aqueles localizados em regies metropolitanas, possuem tambm Secretarias Municipais de Segurana Pblica.

19. Cf. Ministrio da Justia (2005).

14

texto para discusso | 1330 | mar. 2008

ipea

Segurana privada
Os servios particulares de segurana e vigilncia so normatizados no Brasil desde a dcada de 1980, quando foram estabelecidas as normas para a segurana de estabelecimentos o financeiros. A Lei n 7.102, de 20 de junho de 1983, alterada posteriormente por leis de 1994, 1995 e 2001 e regulamentada por portarias do Ministrio da Justia, estabelece, entre outros, a que o vigilante deve ter no mnimo 21 anos, ter concludo at pelo menos a 4 srie do ensino fundamental, ter concludo curso de formao em estabelecimento credenciado, no ter antecedentes criminais e ter sido aprovado em exames de sade fsica e mental e psicotcnico. O Ministrio da Justia deve conceder autorizao para o funcionamento das empresas especializadas em servios de vigilncia, servios de transporte de valores, e dos cursos de formao de vigilantes. O vigilante pode portar arma de fogo quando em servio, sendo os calibres permitidos definidos na lei, e as armas de propriedade das empresas tm de ser registradas junto Polcia Federal. Como j apontava estudo de Musumeci (1998), o pessoal ocupado na atividade de vigilncia e guarda vem aumentando consideravelmente ao longo dos anos. Em 2005, o nmero de pessoas ocupadas em servios de segurana privada j alcanava 45% do total de ocupados na rea de segurana, sendo que na regio Sudeste j alcanava 51,6% do total, ultrapassando o nmero de ocupados em servios de segurana pblica. Esta expanso dos servios de segurana privada no Brasil engendra questionamentos importantes relacionados at mesmo ao papel do Estado. A importncia de garantir o monoplio estatal da coero fsica tem como pressuposto a proteo dos indivduos e dos grupos sociais, inclusive contra abusos do prprio Estado no exerccio desta sua funo. Diante da preocupao de que a expanso da segurana privada colocaria em risco importantes conquistas da democracia ocidental, cabe ressaltar a necessidade de o Estado permanecer com as atribuies de polcia e justia criminal e com o monoplio da delegao e regulao do uso da fora, delimitando as atribuies pblicas e privadas (MUSUMECI, 1998, p. 3).

2.2 ESTRUTURA DOS RGOS DE JUSTIA CRIMINAL A Constituio Federal delineia uma srie de princpios e diretrizes relativos ao processo penal. Entre os princpios constitucionais, destacam-se: i) a presuno da inocncia ou da no-culpabilidade, como preferem alguns juristas; ii) o princpio do devido processo legal, contraditrio e da ampla defesa; iii) o da verdade real ou da busca da verdade; iv) da irretroatividade da lei penal; v) o princpio da publicidade; e vi) do juiz natural ningum ser processado nem sentenciado seno pela autoridade competente (CF, art. 5o, LIII). Os rgos de Justia criminal no Brasil organizam-se nos nveis federal e estadual: juzes federais, Tribunais Regionais Federais, Ministrio Pblico Federal e Defensoria Pblica da Unio, no primeiro caso, e juzes estaduais, Tribunais de Justia, Ministrios Pblicos e Defensorias Pblicas Estaduais, no ltimo.20 As competncias de cada um destes rgos so ditadas pela Constituio Federal e pelas legislaes especficas, como as leis estaduais de organizao judiciria.

20. Nos mbitos federal e estadual, no esto sendo considerados os ramos eleitoral e militar, que, apesar de tratarem de crimes, no so objeto de interesse do presente trabalho.

ipea

texto para discusso | 1330 | mar. 2008

15

A seguir, sero apresentados brevemente os principais rgos de cada nvel de governo, suas atribuies e os principais elementos de organizao institucional do sistema de justia criminal. 2.2.1 rgos federais de justia criminal O Poder Judicirio no mbito federal composto pelas justias especializadas Justia do Trabalho, eleitoral e militar 21 e Justia comum, constituda pelos juzes federais e pelos Tribunais Regionais Federais. As competncias da Justia comum federal so definidas pela Constituio Federal, em seus artigos 108 e 109. Entre elas, no que diz respeito s competncias criminais, destaca-se o julgamento: i) dos crimes polticos e das infraes penais praticadas em detrimento de bens, servios ou interesse da Unio; ii) dos habeas corpus em matria criminal de sua competncia ou quando o constrangimento provier de autoridade cujos atos no estejam diretamente sujeitos a outra jurisdio; iii) dos crimes cometidos a bordo de navios ou aeronaves; e iv) dos crimes de ingresso ou permanncia irregular de estrangeiro. Enquanto os juzes federais constituem o primeiro grau de jurisdio, os Tribunais Regionais Federais cinco em todo o pas, cada qual com sua rea de jurisdio 22 constituem o segundo grau, com a competncia de julgar, em grau de recurso, as causas decididas pelos juzes federais e pelos juzes estaduais no exerccio da competncia federal em sua rea de jurisdio, alm de processar e julgar mandados de segurana e habeas corpus contra ato do prprio tribunal ou de juiz federal, entre outras competncias. A Justia federal em cada regio est organizada em varas especializadas e noespecializadas, havendo varas federais criminais em algumas comarcas, alm dos Tribunais Regionais Federais e dos Juizados Especiais Federais. Cada tribunal atua por meio de seu pleno, de seu rgo especial e de sees e/ou turmas especializadas,23 entre as quais algumas se dedicam exclusivamente ou no aos feitos de matria penal. Os Juizados especiais federais criminais julgam infraes de menor potencial ofensivo de competncia da Justia federal, pautando sua atuao pelos princpios de oralidade, simplicidade, informalidade, economia processual e celeridade, de acordo com a Lei no 10.259/2001.

21. Vale observar que a Justia do Trabalho no possui competncia para julgamento de aes criminais, ao passo que as Justias eleitoral e militar possuem. 22. O Tribunal Regional Federal (TRF) - 1a regio tem jurisdio no Distrito Federal e nos estados do Acre, Amap, Amazonas, Bahia, Gois, Maranho, Mato Grosso, Minas Gerais, Par, Piau, Rondnia, Roraima e Tocantins. O TRF - 2a regio tem jurisdio no estado do Rio de Janeiro e do Esprito Santo. O TRF - 3a regio tem jurisdio nos estados de So Paulo e Mato Grosso do Sul. O TRF - 4a regio tem jurisdio nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paran. O TRF - 5a regio tem jurisdio nos estados de Alagoas, Cear, Paraba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe. Fonte: <www.cjf.gov.br>. 23. O pleno do tribunal rene todos os seus desembargadores, e cada seo ou turma formada por um determinado nmero de desembargadores, encarregados de examinar os feitos relacionados ao tema de especializao.

16

texto para discusso | 1330 | mar. 2008

ipea

QUADRO 1

Justia federal comum criminal


rgos Especializao rea criminal Juzes federais (que atuam nas varas federais) Juzes federais atuando nas varas federais criminais Tribunais Federais Regionais Sees e turmas especializadas em matria penal Juizados Especiais Federais Juizados Especiais Criminais

Justia Federal Regional


Elaborao dos autores.

2.2.2 rgos estaduais de justia criminal Os juzes de direito, em primeira instncia, e os Tribunais de Justia, em segunda instncia, integram o Poder Judicirio nos estados e se regem pelas constituies estaduais e pelas normas especficas que organizam suas unidades e atribuies. Os Tribunais de Justia Estaduais atuam por meio das varas criminais, Juizados Especiais Criminais e tribunais do jri. O nmero e a distribuio das varas criminais, das varas no-especializadas que tratam das causas relacionadas a crimes, das varas de execuo penal e dos juizados especiais e tribunais do jri so determinados pela lei de organizao judiciria de cada estado, complementada pelo regimento interno do Tribunal de Justia Estadual. O fluxo de justia criminal obedece a seqncias e ritos especficos de acordo com alguns fatores relacionados infrao penal cometida. A primeira distino diz respeito ao tipo de ao penal, pblica ou privada, que determinar os procedimentos a serem adotados pela autoridade policial, pelo Ministrio Pblico, assim como os respectivos fluxos no mbito do Poder Judicirio. A seguir, so apresentadas as principais distines entre os dois tipos de ao no que diz respeito ao inqurito policial e ao incio da ao penal.
QUADRO 2

Inqurito policial e denncia/queixa de acordo com o tipo de ao penal


Crimes de ao pblica Inqurito policial
1

Crimes de ao privada

O inqurito policial iniciado com ofcio ou mediante requisio da autoridade judiciria ou do Ministrio Pblico (MP), ou a requerimento do ofendido ou representante. Nos crimes de ao pblica condicionada, o inqurito s poder ser iniciado mediante representao. O inqurito, com relatrio minucioso, encaminhado para o juiz competente. O MP s poder requerer a devoluo do inqurito polcia para novas diligncias imprescindveis ao oferecimento da denncia. A ao promovida por denncia do MP e depende, quando a lei o exigir, de requisio do ministro da Justia ou de representao do ofendido. O MP no poder desistir da ao penal. Quando o MP dispensar o inqurito policial, o prazo para o oferecimento da denncia ser contado a partir da data de recebimento das informaes ou da representao.

O inqurito policial depende de requerimento de quem tenha qualidade de intentar a ao penal o ofendido, seu representante legal etc. Exemplo de crime de ao penal privada: estupro. Os autos do inqurito so remetidos ao juzo competente, onde aguardam a iniciativa do ofendido.

Denncia ou queixa Contm: exposio do fato criminoso, com todas as suas circunstncias; qualificao do acusado ou esclarecimentos para identific-lo; classificao do crime; e rol das testemunhas, quando necessrio.
Elaborao dos autores.
1

A ao intentada pelo ofendido ou por quem tenha qualidade para represent-lo. A queixa poder ser aditada pelo MP, a quem caber intervir em todos os termos subseqentes do processo.

Nota: De acordo com o art. 100 do Cdigo Penal, A ao penal pblica, salvo quando a lei expressamente a declara privativa do ofendido.

ipea

texto para discusso | 1330 | mar. 2008

17

O tipo de crime e a pena cominada no Cdigo Penal definem os ritos a serem seguidos no mbito do Poder Judicirio para que sejam ouvidas as testemunhas, os acusados e, finalmente, para que possa haver formao de convencimento pelo juiz e este profira a sentena. O Cdigo de Processo Penal prev o procedimento comum e os especiais. Entre estes, cabe destacar os ritos do jri e dos Juizados Especiais Criminais. A seguir, apresenta-se um quadro resumido em que so classificados os procedimentos previstos na legislao de acordo com os tipos de infrao aos quais se aplicam.24
QUADRO 3

Ritos processuais de acordo com os tipos de crime


Tipo de rito Rito ordinrio ou comum Rito do Tribunal do Jri Rito sumrio Rito sumarssimo Outros ritos especiais Aplica-se a Crimes punidos com recluso Crimes dolosos contra a vida Crimes punidos com deteno, priso simples ou multa Infraes penais de menor potencial ofensivo (contravenes e crimes com pena mxima de 2 anos) Crimes de: - falncia; - responsabilidade dos funcionrios pblicos; - contra a propriedade imaterial; e - de calnia e injria.

Elaborao dos autores.

Vale chamar ateno para o procedimento especial que ocorre no caso dos crimes de competncia dos Juizados Especiais Criminais, nos quais se d o rito sumarssimo, normatizado originalmente pela Lei no 9.099/ 1995. O Juizados Especiais Criminais (JECrims) tratam as infraes penais de menor potencial ofensivo, cujas penas previstas no ultrapassam dois anos de privao de liberdade.25 Nestes casos, o inqurito policial substitudo pelo termo circunstanciado, remetido ao juizado, onde se d incio audincia preliminar (anexo 2). O objetivo da lei que instituiu os Juizados Especiais Criminais foi desburocratizar a Justia, garantir a reparao do dano na prpria ao penal e tambm contribuir para a ampliao da aplicao de penas alternativas s de priso no 26 caso de infraes menos graves. A pena aplicada por meio de transao penal no consta de certido de antecedentes criminais nem implica reincidncia. Perde o direito transao penal o autor que j tiver sido condenado a pena privativa de liberdade em carter definitivo, que j tiver sido anteriormente beneficiado por pena alternativa ou, no caso de seus antecedentes, conduta e personalidade e/ou os motivos e circunstncias da infrao indicarem que a pena alternativa no suficiente.

24. No anexo 2, encontram-se disponveis os fluxogramas detalhados de cada um dos ritos aqui mencionados exceo dos outros ritos especiais. 25. Os Juizados Especiais Criminais foram criados pela Lei no 9.099, de 26 de setembro de 1995, que previa a transao penal para crimes cujas penas no ultrapassassem um ano. A Lei no 11.313/2006 alterou este limite para dois anos. 26. Conforme a Lei no 9.714/1998, essas penas alternativas podem ser: i) pagamento de prestao pecuniria; ii) perda de bens e valores; iii) prestao de servios comunidade ou a entidades pblicas; iv) limitao de final de semana; v) interdio temporria de direitos; e vi) pagamento de multa que no se confunde com a prestao pecuniria.

18

texto para discusso | 1330 | mar. 2008

ipea

2.3 ESTRUTURA DO SISTEMA DE EXECUO PENAL BRASILEIRO A Constituio prev diretrizes relativas pena para o transgressor das leis: a pena individual e pode ser de privao ou restrio de liberdade, de perda de bens, de multa, de prestao social alternativa ou de suspenso ou interdio de direitos, entre outras. A Carta Magna veta a pena de morte, a de carter perptuo, a de trabalhos forados, a de banimento e as penas cruis, e prev os direitos bsicos do apenado. O Cdigo Penal (Decreto-Lei no 2.848, de 7 de dezembro de 1940) divide-se em: parte geral, alterada pela Lei no 7.209, de 11 de julho de 1984, que prev as normas no-incriminadoras, referentes aplicao da lei penal, crime, imputabilidade penal, penas e medidas de segurana, tipos de ao penal e extino da punibilidade; e parte especial, que prev as normas incriminadoras, que descrevem uma conduta e impem as respectivas penas. A legislao brasileira prev dois tipos de infraes penais: crimes (ou delitos) e contravenes. Estas ltimas so infraes penais de menor impacto e esto tipificadas na Lei de Contravenes Penais (Decreto-Lei no 3.688, de 3 de outubro de 1941). O Cdigo Penal define, portanto, somente os crimes ou delitos, que podem ser cometidos por ao ou por omisso, podem ser dolosos ou culposos e, ainda, terem sido consumados ou caracterizar-se como tentativa. Os tipos de pena so: privativas de liberdade, restritivas de direitos, e multa. As penas privativas de liberdade podem ser de recluso cumprida em regime fechado, semi-aberto ou aberto ou de deteno cumprida em regime semi-aberto ou aberto. Os regimes para cumprimento das penas privativas de liberdade so, portanto: 1) Fechado, que por lei deveria ser cumprido em cela individual, de no mnimo seis metros quadrados, com trabalho durante o dia e isolamento noite; 2) Semi-aberto, cumprido em colnia agrcola, industrial ou similar, em alojamento coletivo, com possibilidade de atividades externas sem vigilncia, caso permitidas pelo juiz da execuo; e 3) Aberto, no qual o preso trabalha sem vigilncia e se recolhe casa de albergado para dormir e passar os dias de folga. Se a pena definida superior a oito anos, inicia-se seu cumprimento em regime fechado; para penas maiores de quatro anos e inferiores a oito, em regime semiaberto; e para as penas menores de quatro anos, no caso de rus primrios, inicia-se em regime aberto. Por regra, o cumprimento da pena deve ser progressivo. O juiz da execuo define o regime inicial e sua progresso ocorre com o tempo e de acordo com o comportamento do preso. Para passar de um regime para outro mais brando, o condenado deve cumprir pelo menos um sexto da pena no regime anterior, sendo que a progresso depende de pareceres internos que avaliam o comportamento e a recuperao do preso. Alm disso, para passar para o regime aberto, preciso comprovar trabalho ou promessa de emprego. No caso de o condenado sofrer nova condenao ou desobedecer s exigncias da execuo, o regime penitencirio pode regredir. A Lei no 8.072/90 previa, em seu art. 2o, 1o, que a pena por crimes hediondos, trfico de drogas e terrorismo deveria ser cumprida integralmente em regime fechado.

ipea

texto para discusso | 1330 | mar. 2008

19

Contudo, no dia 23 de fevereiro de 2006, o Supremo Tribunal Federal julgou tal determinao inconstitucional, por violar o princpio constitucional da individualizao da pena.27 O livramento condicional, por sua vez, se d somente aps cumprimento de um tero da pena, se o condenado tem bons antecedentes e no reincidente em crime doloso. Se reincidente, deve ter cumprido metade da pena. Para ter o livramento condicional, deve comprovar bom comportamento, aptido para prover a subsistncia e ter reparado o dano, se possvel. Durante o livramento condicional, preciso cumprir diferentes condies impostas pelo juiz, como ter ocupao, voltar para casa em hora fixada e no freqentar determinados lugares. No caso de crimes hediondos, trfico de drogas, tortura e terrorismo, se o condenado primrio, tem direito ao livramento condicional somente aps cumprir dois teros da pena em regime fechado. A graa ou indulto individual, outro benefcio concedido a presos que atendam a determinados critrios, tambm vetada a praticantes de crimes hediondos e assemelhados. A graa e o indulto so concedidos pelo presidente da Repblica, por meio de decreto que especifica todos os apenados sujeitos a ter suas penas perdoadas ou aliviadas individual, no caso da graa, e coletivo, no caso do indulto. A suspenso condicional da pena, ou sursis, outro instituto previsto no Cdigo de Processo Penal e na Lei de Execuo Penal (LEP, Lei no 7.210, de 11 de julho de 1984), por meio do qual se suspende uma pena de recluso ou de deteno, desde que atendidos os critrios especificados na lei. A suspenso condicional porque o condenado deve cumprir as condies estabelecidas pelo juiz para continuar tendo direito ao benefcio. A Lei no 10.792, de 1o de dezembro de 2003, alterou a Lei de Execuo Penal, ao prever o Regime Disciplinar Diferenciado (RDD), que deve ser aplicado ao preso que cometer crime doloso, ao preso que apresente alto risco para a segurana do estabelecimento penal ou da sociedade, e ao preso suspeito de ligao com o crime organizado. O RDD tem durao mxima de trezentos e sessenta dias e se caracteriza pelo recolhimento em cela individual, visitas semanais de duas pessoas por no mximo duas horas, e banho de sol de duas horas dirias, quando o preso sai da cela. Dessa forma, no RDD estende-se o prazo limite para as sanes de isolamento, suspenso e restrio de direitos, previstas originalmente na Lei de Execuo Penal. A nova lei prev, inclusive, a construo de estabelecimentos penais destinados exclusivamente aos presos sujeitos ao regime disciplinar diferenciado. A mesma norma que criou o RDD aboliu a necessidade de exame criminolgico, previsto no Cdigo de Processo Penal e na Lei de Execuo Penal, para a avaliao da progresso de regime, o que vem sendo objeto de grande controvrsia entre especialistas da rea. Alguns criminalistas acreditam que a ausncia do exame d mais dinamismo execuo penal e se justifica na medida em que o preso no permanentemente acompanhado pelo Estado, lacuna que no poderia ser preenchida por um exame realizado em condies pouco transparentes e em circunstncias
27. A Lei no 11.464, de 28 de maro de 2007, alterou as regras para a progresso de regime no caso desses crimes, prevendo que o apenado deve cumprir dois quintos da pena se for primrio, e trs quintos se for reincidente, para que possa progredir para outro tipo de regime.

20

texto para discusso | 1330 | mar. 2008

ipea

pontuais. Muitos estudiosos, contudo, defendem que o exame criminolgico embasa em grande medida a deciso do juiz e fundamental por contemplar aspectos referentes personalidade do apenado, vida pregressa, comportamento na priso, percepo sobre o crime e sobre a pena, e possibilidade de reinsero social, entre outros.28 Aps a mudana, com vistas a determinar a progresso de regime, a lei se atm to-somente ao bom comportamento carcerrio, que deve ser atestado pelo diretor do estabelecimento. No entanto, muitos operadores do direito interpretam que a lei no aboliu o exame criminolgico, mas somente sua obrigatoriedade, interpretao adotada pelo Superior Tribunal Federal (STF) e pelo Superior Tribunal de Justia (STJ). Ou seja, quando da avaliao do pedido de progresso de regime, o juiz da execuo pode solicitar a realizao do exame criminolgico. A pena privativa de liberdade poder ser reduzida pelo trabalho, razo de um dia de pena por trs dias de trabalho do preso. A legislao brasileira determina que ningum pode permanecer preso por mais de trinta anos, mas ainda h controvrsias a respeito das regras para progresso de regime e livramento condicional no caso de penas superiores a trinta anos. A Lei de Execuo Penal, que regulamenta o cumprimento das penas privativas de liberdade, especifica o princpio constitucional de individualizao da pena, ao determinar tanto que cabe Comisso Tcnica de Classificao elaborar o programa individualizador da pena, como que devem ser separados nos estabelecimentos penais os presos provisrios dos condenados, e os primrios dos reincidentes. de fundamental importncia ressaltar que a funo da pena no Brasil, de acordo com a legislao em vigor, a reinsero social do condenado. A exposio de motivos da nova parte geral do Cdigo Penal, reformulada em 1984, explicita e defende este princpio, que deve permear a atuao de todos os integrantes do sistema de execuo penal. Nossa legislao estabelece que so penalmente inimputveis os menores de dezoito anos, os doentes mentais e os ndios ditos no-aculturados. No caso dos menores de dezoito anos, o Estatuto da Criana e do Adolescente (Lei no 8.069, de 13 de julho de 1990) disciplina as chamadas medidas socioeducativas no caso de ato infracional (ver box ao final desta seo); e no caso dos ndios no-aculturados, o regime penal deve ser de semiliberdade, sob controle da Fundao Nacional do ndio (Funai). Os doentes mentais que cometerem infraes devero cumprir medida de segurana em hospitais de custdia e tratamento psiquitrico. Isto se aplica no caso de infratores com doena ou deficincia mental no ato da infrao e para presos com doena mental adquirida durante o cumprimento da pena. Para readquirir liberdade, preciso exame psiquitrico especfico, sendo a sano de tempo indeterminado, pois somente aplicada se constatada periculosidade. Alm das penas privativas de liberdade, existem as penas restritivas de direitos, tambm chamadas penas alternativas, e as penas de multa. As penas restritivas de direito podem ser: prestao pecuniria, perda de bens e valores, prestao de servios comunidade, interdio temporria de direitos e limitao de fim de semana. Estas penas so imputadas pelo juiz da execuo, aps converso da pena de priso se esta for inferior a quatro anos e se o crime no tiver sido cometido com violncia ou grave
28. Cf. <http://www.prsc.mpf.gov.br/estrutura/areas/cocrim/coletanea/exame.html>.

ipea

texto para discusso | 1330 | mar. 2008

21

ameaa contra pessoa, e quando, qualquer que seja a pena, se tratar de crime culposo. O condenado no pode ser reincidente em crime doloso apenas excepcionalmente e o juiz deve verificar se a substituio da pena de priso por uma pena restritiva de direitos suficiente para a reprovao do crime cometido. Dessa forma, a pena de priso de at um ano pode ser substituda por pena restritiva de direitos ou multa, e a pena de priso de um a quatro anos pode ser convertida em pena restritiva de direitos e multa ou em duas penas restritivas de direitos. Caso o condenado no cumpra as medidas impostas, a pena converte-se em privativa de liberdade. No caso de todas as infraes penais de menor potencial ofensivo (contravenes penais e crimes cujas penas no ultrapassem dois anos de privao de liberdade), admite-se a transao penal, isto , se o acusado aceitar a pena restritiva de direitos ou de multa sem a instaurao do processo e o julgamento da causa, no perde a primariedade e o caso se extingue no Juizado Especial Criminal. A execuo penal fica predominantemente a cargo dos estados, que organizam o sistema penitencirio de acordo com as leis nacionais e locais em vigor. No mbito do governo federal, alm dos rgos do Poder Judicirio, existem os rgos do Poder Executivo encarregados de definir a poltica penitenciria e fiscalizar sua aplicao nos estados. A seguir, sero tratados os dois nveis de governo separadamente. 2.3.1 rgos federais do sistema penal Ligados ao Ministrio da Justia, os principais rgos do sistema penal na esfera federal, com finalidades definidas inclusive na Lei de Execuo Penal, so o Conselho Nacional de Poltica Criminal e Penitenciria (CNPCP) e o Departamento Penitencirio Nacional (Depen). Somam-se a estes o Ministrio Pblico Federal, os presdios federais e os rgos da Justia federal envolvidos na execuo penal. O CNPCP foi instalado em 1980 e composto por treze membros designados pelo ministro da Justia entre professores e profissionais da rea de execuo penal, bem como por representantes da comunidade e de ministrios da rea social. O mandato de seus integrantes de dois anos, o colegiado se rene ordinariamente uma vez por ms, e vem atuando especialmente mediante a publicao de resolues e de pareceres. Tal conselho tem como competncias, entre outras: 1) Propor diretrizes da poltica criminal quanto preveno do crime, administrao da Justia criminal e execuo das penas e medidas de segurana; 2) Promover a avaliao peridica do sistema criminal, assim como estimular e promover a pesquisa criminolgica; 3) Elaborar programa nacional de formao e aperfeioamento do servidor penitencirio; 4) Estabelecer regras sobre a construo e reforma de estabelecimentos penais; 5) Inspecionar e fiscalizar os estabelecimentos penais e informar-se acerca do desenvolvimento da execuo penal nos estados;

22

texto para discusso | 1330 | mar. 2008

ipea

6) Representar ao juiz da execuo ou autoridade administrativa para instaurao de sindicncia ou procedimento administrativo em caso de violao das normas de execuo penal; 7) Representar autoridade competente para a interdio de estabelecimento penal; 8) Opinar sobre matria penal, processual penal e execuo penal submetida sua apreciao; e 9) Estabelecer os critrios e prioridades para aplicao dos recursos do Fundo Penitencirio Nacional (Funpen Decreto no 5.834, de 6 de julho de 2006). O Departamento Penitencirio Nacional, tambm vinculado ao Ministrio da Justia, o rgo executivo da poltica penitenciria nacional. Deve zelar pela aplicao da legislao penal e das diretrizes emanadas do Conselho Nacional de Poltica Criminal e Penitenciria, o qual apia administrativa e financeiramente. Tem como principais competncias: 1) Planejar e coordenar a poltica penitenciria nacional; 2) Inspecionar e fiscalizar periodicamente os estabelecimentos e servios penais; 3) Assistir tecnicamente s Unidades federativas na implementao dos princpios e regras da execuo penal; 4) Colaborar com as Unidades federativas, mediante convnios, na implantao de estabelecimentos e servios penais e gerir os recursos do Funpen; 5) Colaborar com as Unidades federativas na realizao de cursos de formao de pessoal penitencirio e de ensino profissionalizante do condenado e do internado; e 6) Coordenar e supervisionar os estabelecimentos penais federais. Os estabelecimentos penitencirios federais j estavam previstos na Lei de Execuo Penal, de 1984, para recolher condenados em local distante da condenao caso isto seja necessrio para a segurana pblica e a segurana do prprio condenado. Atualmente, dois presdios federais encontram-se em funcionamento um localizado em Catanduvas (PR) e outro em Campo Grande (MS) , e outras trs unidades encontram-se em processo de construo. Os presdios federais so de segurana mxima e possuem, cada um, 208 celas padronizadas. Os presos ocupam celas individuais, sendo a segurana monitorada por equipamentos de alta tecnologia. Os presdios vm recebendo presos considerados de alta periculosidade e ligados ao crime organizado e ao trfico de drogas, alm de presos que se encontrem em regime disciplinar diferenciado. O Conselho da Justia Federal (CJF) determinou que os detentos s podem permanecer nestes presdios pelo prazo mximo de um ano, que pode ser prorrogado se solicitado pelo juiz federal encarregado da execuo. No caso dos presdios federais, resoluo do CJF estabeleceu regras para a atuao dos juzes federais na execuo penal. O Tribunal Regional Federal de cada regio deve designar o juzo competente para a execuo penal nas unidades. A atuao do Ministrio Pblico Federal (MPF) na execuo penal se assemelha dos Ministrios Pblicos Estaduais, sendo que, no caso do MPF, a atuao se refere aos crimes contra a Unio, a administrao pblica, aos chamados crimes federais, e em relao aos presos nas penitencirias federais.

ipea

texto para discusso | 1330 | mar. 2008

23

2.3.2 rgos estaduais do sistema penal Conforme determina a Lei de Execuo Penal (LEP), so rgos da execuo penal nos estados: o Juzo da Execuo, o Ministrio Pblico, o Conselho Penitencirio, o Conselho da Comunidade, o Patronato e os departamentos penitencirios locais. Cada Unidade da Federao possui uma legislao especfica para a organizao judiciria. nestas normas que se explicitam as varas existentes em cada comarca e suas atribuies. Normalmente, nas comarcas maiores existem varas criminais e vara de execuo penal. O juiz da vara de execuo penal o responsvel por todas as determinaes e acompanhamento relativos ao cumprimento da pena pelo condenado, tomando decises referentes a: progresso e regresso de regimes, soma ou unificao de penas, remio, livramento condicional, sadas temporrias, revogao de medidas de segurana, converso da pena privativa de liberdade em pena restritiva de direitos, inspeo peridica dos estabelecimentos penais, entre outras competncias delineadas na LEP. No caso de no haver vara especfica de execuo penal, a lei de organizao judiciria indica o juiz incumbido destas competncias. A atuao do Ministrio Pblico (MP) no que tange execuo penal est delineada na mesma lei. Seu papel fiscalizar a execuo da pena e da medida de segurana, zelando pela regularidade dos procedimentos e correta aplicao da medida de segurana e da pena. Entre outras competncias, cabe ao MP requerer a converso de penas, a progresso ou regresso de regimes, e a revogao da medida de segurana. O MP deve fiscalizar mensalmente os estabelecimentos penais e pode interpor recursos de decises proferidas pela autoridade judiciria. O Conselho Penitencirio rgo consultivo deve emitir pareceres sobre pedidos de indulto e de livramento condicional e fiscalizador da execuo da pena deve inspecionar os estabelecimentos penais e supervisionar os patronatos e a assistncia aos egressos. Integrado por membros nomeados pelo governador de estado, entre professores e profissionais da rea e representantes da comunidade, sua funo primeira est relacionada ao livramento condicional, sobre o qual no apenas deve obrigatoriamente emitir parecer indispensvel para a deciso do juiz , como pode protocolar diretamente o pedido. O Conselho Penitencirio de cada estado encaminha anualmente relatrio ao Conselho Nacional de Poltica Criminal e Penitenciria. Os conselhos penitencirios, criados originalmente em 1924, esto hoje presentes em todas as Unidades da Federao. O patronato a instituio encarregada dos programas de assistncia aos egressos e tambm aos albergados. De acordo com a LEP, pode ter carter pblico ou privado, e tem tambm como atribuies orientar os condenados a penas alternativas, fiscalizar as penas de prestao de servios comunidade e de limitao de fim de semana, bem como colaborar na fiscalizao do cumprimento das condies da suspenso e do livramento condicional. Na maior parte dos estados, o patronato insere-se no sistema de execuo penal, enquanto rgo ligado ao Poder Executivo estadual. Mas sua presena ainda muito limitada: segundo apurao do Departamento Penitencirio Nacional (Depen), somente quatro estados possuem patronatos atualmente.29 A LEP prev, ainda, como um dos rgos da execuo penal, o Conselho da Comunidade, que deve existir em cada comarca e ser composto por representantes da sociedade civil. Incumbe ao Conselho visitar pelo menos mensalmente os estabele29. Cf. Ministrio da Justia, 2007a.

24

texto para discusso | 1330 | mar. 2008

ipea

cimentos penais existentes na comarca, entrevistar os presos, apresentar relatrios ao Conselho Penitencirio e ao juiz da execuo, e providenciar a obteno de recursos materiais e humanos para melhor assistncia ao preso. Alguns estados possuem ainda rgos ligados ao Poder Executivo encarregados da administrao penitenciria, como o caso das Secretarias de Estado do Rio de Janeiro, So Paulo e Paraba. No caso dos estabelecimentos penais administrados pelos estados, tm-se os seguintes tipos: 1) Penitencirias estaduais, destinadas pena de recluso em regime fechado; 2) Colnias agrcolas, industriais ou similares, destinadas ao cumprimento da pena em regime semi-aberto; 3) Casas do albergado, para os condenados em regime aberto e com pena de limitao de fim de semana; 4) Centros de observao, onde so realizados exames gerais; 5) Cadeias pblicas, para o recolhimento de presos provisrios a LEP determina que cada comarca tenha pelo menos uma; e Hospitais de custdia, destinados aos sentenciados para cumprir medida de segurana. Medidas socioeducativas para crianas e adolescentes
A Constituio Federal garante que crianas e adolescentes com menos de dezoito anos de idade so penalmente inimputveis (art. 228). Diante disso, em caso de cometerem infrao crime ou contraveno penal , devem se adequar s normas estabelecidas pelo Estatuto o da Criana e do Adolescente (ECA Lei n 8.069, de 13 de julho de 1990). O ECA estabelece que ao ato infracional cometido por criana com at 12 anos de idade correspondem medidas de proteo como tratamento mdico, psicolgico ou psiquitrico, incluso em programa de auxlio famlia, tratamento a alcolatras ou toxicmanos, matrcula e freqncia obrigatrias em escola, entre outras. No caso de ato infracional praticado por adolescente com idade entre doze e dezoito anos podem ser adotadas, alm das supracitadas, as seguintes medidas, de acordo tanto com as circunstncias e a gravidade do ato como com as capacidades do adolescente: i) advertncia; ii) obrigao de reparar o dano; iii) prestao de servios comunidade; iv) liberdade assistida; v) insero em regime de semiliberdade; e vi) internao em estabelecimento educacional. A internao medida excepcional, no pode ultrapassar trs anos, e deve ser aplicada somente no caso de ato infracional cometido mediante grave ameaa ou violncia a pessoa, por reiterao no cometimento de outras infraes graves e/ou por descumprimento reiterado e injustificvel de medida imposta anteriormente. O adolescente deve ser recolhido em estabelecimento especfico para esse fim, que deve contar com atividades pedaggicas, educacionais e profissionalizantes.

ipea

texto para discusso | 1330 | mar. 2008

25

3 UM DIAGNSTICO DO SISTEMA DE JUSTIA CRIMINAL NO BRASIL


Nesta seo, a proposta realizar um diagnstico da atuao do sistema de justia criminal sob dois parmetros: o respeito ao Estado de Direito e a capacidade de prevenir crimes. 3.1 O ESTADO DE DIREITO E O SISTEMA DE JUSTIA CRIMINAL NO BRASIL Para verificar o respeito ao Estado Democrtico de Direito no Brasil pelos rgos do sistema de justia criminal importante, primeiramente, debruar-se sobre os fundamentos bsicos para o sistema. Na Constituio Federal est estabelecida uma srie de direitos individuais e limites para o funcionamento do sistema de justia criminal. So eles, entre outros: 1) Direitos individuais e limites gerais: todos so iguais perante a lei; so inviolveis os direitos vida, liberdade, igualdade, segurana e propriedade; proibida a tortura e o tratamento desumano ou degradante; so inviolveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas; toda leso ou ameaa de direito sempre pode ser apreciada pelo Poder Judicirio; proibido juzo ou tribunal de exceo; crimes e penas devem ser estabelecidos em lei e s sero reprimidos a partir dela; o preso ser informado de seus direitos; aos presos deve ser assegurada a integridade fsica e moral; ningum ser privado da liberdade ou de seus bens sem o devido processo legal; habeas corpus; as crianas e adolescentes so inimputveis e esto sujeitos legislao especial; 2) Direitos individuais e limites para ao e abordagem policial: a casa asilo inviolvel do indivduo; ningum ser preso seno em flagrante delito ou por ordem escrita e fundamentada de autoridade judiciria competente; a priso de qualquer pessoa e o local onde se encontre sero comunicados imediatamente ao juiz competente e famlia do preso; 3) Direitos individuais e limites no processo penal: nenhuma pena passar da pessoa do condenado; a lei regular a individualizao da pena; no haver penas de morte, de carter perptuo, de trabalhos forados, de banimento e cruis; nenhum brasileiro ser extraditado; ningum ser processado nem sentenciado seno pela autoridade competente; aos litigantes e aos acusados em geral so assegurados o contraditrio e ampla defesa; ningum ser considerado culpado at o trnsito em julgado de sentena penal condenatria; so inadmissveis, no processo, as provas obtidas por meios ilcitos; o Estado prestar assistncia jurdica integral e gratuita aos que comprovarem insuficincia de recursos; e 4) Direitos individuais e limites para o sistema penal: a pena ser cumprida em estabelecimentos distintos, de acordo com a natureza do delito, a idade e o sexo do apenado; s presidirias sero asseguradas condies para que possam permanecer com seus filhos durante o perodo de amamentao.

26

texto para discusso | 1330 | mar. 2008

ipea

No Brasil, em complemento norma constitucional, est em vigor um conjunto de atos multilaterais que estabelecem direitos individuais, limites e diretrizes para a atuao do Estado e do sistema de justia criminal: 1) A Declarao Universal dos Direitos Humanos; o Pacto Internacional sobre Direitos Civis e Polticos; 2) O Protocolo Facultativo ao Pacto Internacional sobre Direitos Civis e Polticos; 3) A Conveno Americana sobre Direitos Humanos (Pacto de So Jos da Costa Rica); 4) A Conveno sobre os Direitos da Criana; 5) A Conveno contra a Tortura e outros Tratamentos ou Penas Cruis, Desumanos ou Degradantes; 6) O Protocolo Facultativo Conveno contra a Tortura e outros Tratamentos ou Penas Cruis, Desumanas ou Degradantes; 7) O Protocolo Adicional Conveno Americana sobre os Direitos Humanos Relativo Abolio da Pena de Morte; e 8) A Conveno Interamericana para Prevenir e Punir a Tortura.30 Alm deles, o Cdigo Penal, o Cdigo de Processo Penal e a Lei de Execuo Penal, entre outras leis, estabelecem os parmetros e as bases para o funcionamento do sistema de justia criminal, conforme descrito na seo anterior. H uma vasta bibliografia no Brasil que trata do desrespeito pelo Estado Brasileiro aos direitos individuais bsicos na atuao do sistema de justia criminal. Recentemente foram publicados quatro documentos que renem uma extensa lista de casos de violaes aos direitos humanos cometidos por agentes dos rgos pertencentes aos sistemas de justia criminal: i) U.S. State Department, 2007; ii) Nev, 2007; iii) Amnesty International, 2007; iv) Human Rights Watch, 2007. Nestes documentos so citados casos recentes de violncia policial e de pssimas condies de custdia em presdios. Alm de casos narrados, h crticas quanto no-punio de responsveis. Logo a seguir, sero tratados separadamente alguns problemas relativos violncia policial, ao acesso defensoria pblica e situao das prises, enquanto indicadores do respeito ao Estado de Direito. 3.1.1 Violncia policial H uma ampla gama de direitos e de proibies que podem ser violados na ao policial. Partindo apenas dos direitos civis assegurados na CF, os suspeitos, os indiciados ou uma pessoa qualquer podem ser alvos de vrios tipos de excessos passveis de serem cometidos por agentes policiais e que violem sua integridade fsica e moral: tortura, violao da imagem, abertura de correspondncia e grampo telefnico sem autorizao judicial, desrespeito inviolabilidade do domiclio, deteno de civis sem mandado judicial ou flagrante delito, a demora na comunicao de prises ao juiz e familiares, no informao ao detido sobre seus direitos, vedao assistncia da famlia e de advogados ao detido etc. Tais violaes
30. Cf. Ministrio das Relaes Exteriores (2007).

ipea

texto para discusso | 1330 | mar. 2008

27

so classificadas por Costa (2004) em sete tipos de violncia policial: abuso da fora letal, tortura, detenes violentas, mortes sob custdia, controle violento de manifestaes pblicas, intimidao e vingana. Dispem-se de poucos dados sobre violncia policial. No h pesquisas de vitimizao nacionais que tenham dimensionado o fenmeno. Nas corregedorias de polcia (militares, civis, rodoviria federal e federal) so registrados casos de violaes cometidas por policiais, mas no h uma sistemtica de coleta, anlise e divulgao destas informaes. Algumas ouvidorias de polcia estaduais e secretarias de segurana pblica divulgam nmeros, e organizaes da sociedade civil, como SOS Tortura e Comisso Teotnio Vilela, acompanham denncias e colaboram na produo de relatrios, como o j citado do Ncleo de Estudos da Violncia da USP, alm daqueles produzidos por relatores especiais da ONU (UNITED NATIONS, 2004). Num dos poucos estados com informaes facilmente acessveis, So Paulo, registram-se fortes indcios de um constante abuso da fora letal. Neste estado, no perodo 1996-2006, morreram 5.447 pessoas em conflito com a polcia estando os policiais em servio ou em folga , isto , uma mdia de 495 pessoas mortas por ano (GOVERNO DO ESTADO DE SO PAULO, 2007a) (tabela 5, anexo 1). Alm disso, morreram 503 policiais em servio. Assim, somente as mortes envolvendo policiais (em servio ou no) e no policiais respondem por aproximadamente 4% das mortes por agresso31 no perodo 1996-2005. Neste caso, no fica configurado que as mortes de pessoas em conflito com policiais ocorreram de forma ilegal. No entanto, mesmo que houvesse a certeza de que todos os casos atendem aos requisitos da legtima defesa, surge o questionamento sobre se a operao policial respondeu da melhor maneira possvel ao incidente que a provocou, ou seja, procurando preservar a integridade fsica de suspeitos, policiais e demais cidados, e respeitando os princpios do uso da fora: necessidade, legalidade e proporcionalidade (COMIT INTERNACIONAL DA CRUZ VERMELHA, 2005). Os indcios de abusos aumentam quando se consideram os registros de denncias recolhidas pela Ouvidoria de Polcia do estado. O Relatrio Anual de Prestao de Contas da Ouvidoria de Polcia do Estado de So Paulo de 2006 aponta que foram recebidas 3.809 denncias de homicdios que teriam sido cometidos por policiais de 1995 a 2006 (GOVERNO DO ESTADO DE SO PAULO, 2007b) (quadro 3, anexo 1). No estado do Rio de Janeiro, a situao tambm grave: apenas entre janeiro e junho de 2007, foram registrados 652 autos de resistncia (INSTITUTO DE SEGURANA PBLICA, 2007) (tabela 5, anexo 1), que so, na realidade, mortes de civis em intervenes policiais (CANO, 2006). Um fato que chamou grande ateno da opinio pblica em 2006 foram as mortes ocorridas no perodo dos ataques atribudos ao Primeiro Comando Capital em So Paulo. Segundo notcia da Ouvidoria de Polcia do Estado de So Paulo, houve 87 vtimas em 52 casos de execuo sumria no perodo de 12 a 21 de maio daquele ano. Em onze casos, segundo a ouvidoria, h suspeitas de participao de policiais (GOVERNO DO ESTADO DE SO PAULO, 2007c).
31. Essa porcentagem o resultado da diviso do nmero de mortes de policiais e suspeitos (5.419 pessoas; dados da Secretaria de Segurana Pblica do Estado de So Paulo) pelo total de bitos por agresso e interveno legal (134.750; dados do Ministrio da Sade, 2007a). O ano de 2006 no foi considerado para este clculo, pois os dados de mortalidade do Ministrio da Sade ainda no esto disponveis.

28

texto para discusso | 1330 | mar. 2008

ipea

Alm dos homicdios j citados, a Ouvidoria de Polcia recebeu, de 1995 a 2006, denncias de: abuso de autoridade sem classificao especfica (2.159 casos); agresso (468); constrangimento ilegal (431); invaso de domiclio (136); priso (69); ameaa (1.518); tortura (834); agresso (799); leso corporal (444); tentativa de homicdio (274); maus tratos (177); abordagem com excesso (124); maus tratos a presos (32); superlotao carcerria (26); entre outras (GOVERNO DO ESTADO DE SO PAULO, 2007b) (quadro 3, anexo 1). A Ouvidoria de Polcia de So Paulo apresenta tambm nmeros sobre os resultados dessas denncias. De 1998 a 2006, de um total de 22.279 denncias contra policiais, houve os seguintes encerramentos (GOVERNO DO ESTADO DE SO PAULO, 2007d): 1) 2) 3) 4) 5) 6) 7) 8) 9) 11.398 denncias no confirmadas (51,16%); 3.992 denncias procedentes (17,92%); 2.450 denncias no apuradas (11,00%); 1.848 denncias improcedentes (8,29%); 1.208 denncias parcialmente procedentes (5,42%); 280 denncias no encaminhadas para nenhum rgo (1,26%); 84 denncias retiradas a pedido do denunciante (0,38%); 68 denncias encaminhadas a outros rgos (0,31%); e 951 com outros encaminhamentos (4,27%).

Aqui o maior problema so as denncias que nem sequer foram apuradas. Outra informao que, de um total de 23.549 policiais denunciados ouvidoria, 8.001 foram investigados e 4.923 punidos (GOVERNO DO ESTADO DE SO PAULO, 2007e). Infelizmente, no h informaes mais detalhadas sobre as punies e os tipos de casos mais punidos. Alguns operadores do direito tambm apontam violaes em aes ordinrias das polcias. Em artigo datado de julho de 2005, o juiz de Direito Srgio Ricardo de Souza critica a falta de proteo imagem, ao nome e honra de suspeitos e indiciados em operaes realizadas pela Polcia Federal. Segundo ele,
(...) no h qualquer lei que autorize a autoridade policial a submeter o suspeito ou mesmo o indiciado (investigado) ao constrangimento de ser filmado ou fotografado pelos profissionais ligados aos meios de comunicao jornalstica e, acha-se patente que esse investigado no perde a sua condio de ser humano e a proteo constitucional a sua honra e imagem (CF, art. 5o, incisos V e X). Logo, quando a autoridade que mantm a custdia dele vem a submet-lo a tal constrangimento, age com manifesto abuso de autoridade e em afronta lei respectiva (...) (SOUZA, 2005, p. 2).

Outro abuso de autoridade criticado a utilizao banal do baculejo ou revista policial. Segundo artigo de Edison Miguel da Silva Jnior, procurador de Justia em Gois, a revista policial s seria legal se h fundada suspeita de que a pessoa oculte consigo objeto fruto de crime, de porte proibido ou de interesse probatrio. Nessa perspectiva, as blitz policiais com revistas aleatrias seriam ilegais (Silva Jnior, 2005).

ipea

texto para discusso | 1330 | mar. 2008

29

3.1.2 Acesso Defensoria Pblica Tambm considerando os parmetros constitucionais, os cidados podem ser vtimas diante do Judicirio, entre outras, nas seguintes situaes: no poder submeter apreciao do Judicirio leso ou ameaa de direito; no ter habeas corpus quando se achar ameaado de sofrer violncia ou coao em sua liberdade de locomoo, por ilegalidade ou abuso de poder; no ter acesso a contraditrio e ampla defesa; ter provas contra si que foram obtidas por meios ilcitos; no ter recursos para custear um advogado e no dispor de assistncia jurdica integral e gratuita. No entanto, a avaliao da atuao da Justia criminal tambm prejudicada pela falta de informaes. Faltam pesquisas que verifiquem a qualidade do acesso justia criminal ou que identifiquem violaes de direitos que possam estar sendo cometidas nesse atendimento. No h informaes, por exemplo, sobre uso de provas ilcitas ou sobre a utilizao de elementos produzidos no inqurito policial como provas, sem que tenham passado por contraditrio. Sem tal transparncia o controle social fica muito prejudicado. Um dos poucos direitos sobre os quais h informaes de acesso em relao assistncia jurdica, mesmo que s em relao s Defensorias Pblicas, rgos responsveis pela prestao de assistncia jurdica integral e gratuita. Pesquisa realizada sobre a Defensoria Pblica no Brasil (MINISTRIO DA JUSTIA, 2006a) mostra que cerca de 20% dos atendimentos realizados pelas defensorias so relativos rea criminal, o que em 2005 corresponderia a um total aproximado de 1 milho e 300 mil atendimentos. As Defensorias Pblicas, em 2005, tambm propuseram 275.422 aes criminais sem contar Cear, Distrito Federal e a Defensoria Pblica da Unio. Segundo o estudo, no entanto, nem todas as comarcas tm acesso aos servios de defensoria. Entre os estados pesquisados que possuem defensoria pblica, o grau de cobertura de apenas 37,7% das comarcas existentes (tabela 6, anexo 1). Alm disso, em apenas seis Unidades da Federao todas as comarcas so atendidas (AC, AP, DF, MS, PB e RR). A situao ainda agravada pelo fato de a Defensoria Pblica da Unio (DPU) estar presente em apenas 17,7% das comarcas. A pesquisa revelou tambm outras informaes da capacidade de atendimento atual das defensorias: 1) Presena nas varas de execuo penal: nos estados em que foi implantada, a Defensoria Pblica est presente nas varas de execuo penal, exceo do Par; 2) Plantes regulares em delegacias de polcia: existente em apenas sete estados (AM, AP, CE, MS, PA, PI e RS). A DPU no realiza tais plantes; 3) Plantes regulares em unidades prisionais: constitudo em dezesseis Unidades da Federao (AL, BA, CE, DF, ES, MS, MT, PA, PB, PE, PI, RJ, RO, RR, RS e SP). A DPU no realiza tais plantes; 4) Plantes regulares em unidades de internao de adolescentes: constitudo em quatoze Unidades da Federao (AL, AP, BA, DF, ES, MS, PA, PB, PE, PI, RJ, RO, RR e RS). A DPU no realiza tais plantes; e 5) Ncleos especializados no atendimento ao sistema prisional: existentes em quatro estados (AC, CE, RJ e SP).

30

texto para discusso | 1330 | mar. 2008

ipea

3.1.3 A situao nas prises Para a avaliao do sistema de execuo penal em relao ao respeito aos direitos civis previstos na Constituio Federal, possvel prever os seguintes tipos de violaes dentro de estabelecimentos penais: tortura; tratamento desumano ou degradante; violao de correspondncia; excluso de apreciao do Poder Judicirio de leso ou ameaa de direito; restries assistncia da famlia; ausncia de assistncia legal; violao da integridade fsica e moral; no separao de estabelecimentos penais segundo delito, idade e sexo; presidirias cujos filhos no permaneam consigo em perodo de amamentao, entre outros. A Lei de Execuo Penal prev ainda os seguintes direitos: alimentao suficiente e vesturio; atribuio de trabalho e sua remunerao; previdncia social; constituio de peclio; proporcionalidade na distribuio do tempo para o trabalho, o descanso e a recreao; exerccio das atividades profissionais, intelectuais, artsticas e desportivas, desde que compatveis com a execuo da pena; assistncia material sade, jurdica, educacional, social e religiosa; proteo contra qualquer forma de sensacionalismo; entrevista pessoal e reservada com o advogado; visita do cnjuge, da companheira, de parentes e amigos em dias determinados; chamamento nominal; igualdade de tratamento salvo quanto s exigncias da individualizao da pena; audincia especial com o diretor do estabelecimento; representao e petio a qualquer autoridade, em defesa de direito; contato com o mundo exterior por meio de correspondncia escrita, da leitura e de outros meios de informao que no comprometam a moral e os bons costumes; atestado de pena a cumprir, emitido anualmente, sob pena de responsabilizao da autoridade judiciria competente. Apesar da escassez de informaes, possvel se formar um retrato da situao. Em termos de separao por idade e sexo, poucos so os estados que possuem estabelecimentos separados para o sexo feminino. Somente quatorze contam com penitencirias, dois possuem colnia agrcola, industrial ou similar, trs possuem casa do albergado, e nenhum possui cadeia pblica ou hospital de custdia e tratamento psiquitrico para mulheres. Por fim, estabelecimentos para presos maiores de 60 anos, conforme estabelecido pela Lei no 9.460/97, so inexistentes. Com isso, o tratamento diferenciado a estes grupos fica comprometido.
QUADRO 4

A existncia de estabelecimentos penais nas Unidades da Federao 2006


Estabelecimentos penais Penitenciria Presdio Cadeia pblica Casa do albergado Colnia agrcola, industrial ou similar Hospital de custdia e tratamento Total 26 14 15 16 19 17 Masculino 20 9 14 6 8 3 Feminino 14 4 0 3 2 0 Ambos 18 11 12 12 12 17

Fonte: Elaborao dos autores a partir de dados de MJ/Depen (Ministrio da Justia, 2007a).

Os estabelecimentos existentes tambm apresentam dficit de vagas. Segundo dados do Ministrio da Justia (2007b), no sistema penitencirio havia, em junho de 2007, 105.075 condenados submetidos a medidas de segurana, e presos provisrios alm da capacidade do sistema, que de 233.907 (tabelas 7 e 8 no anexo 1). Este nmero j maior que o dficit encontrado em junho de 2003 (LEMGRUBER, 2004): 104.363 vagas. Alm disso, indevidamente, h 58.721 presos sob responsabilidade da Polcia Civil. Assim, o sistema precisaria ampliar em 70% o nmero de vagas para zerar o dficit.

ipea

texto para discusso | 1330 | mar. 2008

31

A consolidao dos relatrios com informaes estatsticas do sistema prisional das Unidades da Federao permite notar a situao de mais alguns quesitos para sua avaliao, tendo como ms de referncia dezembro de 2006 (MINISTRIO DA JUSTIA, 2007c). No caso da sade do preso, existiam 3,7 leitos ambulatoriais por estabelecimento penal, pois 921 estabelecimentos informaram que contavam com 3.417 leitos. Em termos do respeito ao direito vida, a situao preocupante. Em dezembro de 2006, faleceram dezesseis pessoas por motivo criminal (em 921 estabelecimentos penais) (tabela 9 no anexo 1). Estas mortes que ocorrem sob a custdia do Estado, alm de constiturem uma marca clara de sua incapacidade para fazer cumprir a lei, indicam um clima de insegurana nos estabelecimentos que em nada colabora para o objetivo de tratamento dos internos..39/ Uma pesquisa nacional realizada em 2003 (MINISTRIO DA JUSTIA/ FIRJAN/SESI/PNUD, 2004, p. 310) identificou outros problemas poca: 1) 36% dos presos em delegacias eram condenados, contrariando as normas legais (tabela 10, anexo 1); 2) 4.355 condenados a regimes semi-aberto e aberto cumpriam pena em delegacias policiais, sem poder usufruir de benefcios como trabalho externo e visita ao lar (tabela 11, anexo 1); 3) apenas 70,6% dos presos recebiam visitas (tabela 12, anexo 1); aproximadamente 48% dos sistemas penitencirios estaduais no dispunham de creches para os filhos pequenos de mulheres presas. A execuo penal sofre ainda suspeita de violar as previses constitucionais por meio de um instituto relativamente recente: o regime disciplinar diferenciado (Lei no 10.792/03). As concluses de parecer do Conselho Nacional de Poltica Criminal e Penitenciria do Ministrio da Justia apontam que:
Diante do quadro examinado, do confronto das regras institudas pela Lei no 10.792/03 atinentes ao Regime Disciplinar Diferenciado, com aquelas da Constituio Federal, dos Tratados Internacionais de Direitos Humanos e das Regras Mnimas das Naes Unidas para o Tratamento de Prisioneiros, ressalta a incompatibilidade da nova sistemtica em diversos e centrais aspectos, como a falta de garantia para a sanidade do encarcerado e durao excessiva, implicando violao proibio do estabelecimento de penas, medidas ou tratamentos cruis, desumanos ou degradantes, prevista nos instrumentos citados. Ademais, a falta de tipificao clara das condutas e a ausncia de correspondncia entre a suposta falta disciplinar praticada e a punio decorrente, revelam que o RDD no possui natureza jurdica de sano administrativa, sendo, antes, uma tentativa de segregar presos do restante da populao carcerria, em condies no permitidas pela legislao (MINISTRIO DA JUSTIA, 2004, p. 23).

Alm desse parecer, o Regime Disciplinar Diferenciado (RDD) est sendo discutido na Justia. O Ministrio Pblico de So Paulo, no final de 2006, ingressou com recurso especial no Supremo Tribunal de Justia e recurso extraordinrio no STF para que seja anulado um acrdo da 1a Cmara Criminal do Tribunal de Justia de So Paulo que considerou inconstitucional o RDD.32

32. ltima instncia Revista Jurdica. MP vai ao STJ e ao STF contra deciso que considerou RDD inconstitucional. Segunda-Feira, 6 nov. 2006.

32

texto para discusso | 1330 | mar. 2008

ipea

Nesta seo, destacou-se que os casos de violncia policial, os limites do acesso aos servios da Defensoria Pblica e a situao nas prises so indicadores importantes para demonstrar as falhas existentes no respeito ao Estado de Direito pelo sistema de justia criminal. Estas falhas no significam apenas desrespeito Constituio ou aos direitos humanos: elas tendem a acentuar a desigualdade social como a existente entre rus que podem contratar um advogado e os demais , a desconfiana na polcia e a certeza de que os presdios no tm capacidade de tratar os infratores. Assim, as violaes ao Estado de Direito contribuem tambm para reduzir a credibilidade no sistema de justia criminal e a sua prpria eficcia. No entanto, no se pode deixar de reconhecer certos avanos nos ltimos anos. A criao de ouvidorias de Polcia, por exemplo, tem sido importante para aumentar o controle social sobre as polcias. Nos ltimos anos, as Defensorias Pblicas foram instaladas em mais estados e a Defensoria Pblica da Unio tambm foi expandida, permitindo aumento no atendimento aos cidados de baixa renda. Na rea de execuo penal, a Lei no 9.099/95 favoreceu a aplicao de penas alternativas priso, contribuindo para impedir um maior aumento na superpopulao carcerria. 3.2 O SISTEMA DE JUSTIA CRIMINAL E A PREVENO O segundo parmetro de avaliao do sistema de justia criminal est relacionado com seus objetivos finais, ou seja, a sua capacidade de garantir o direito vida, liberdade, (...) segurana e propriedade (CF, art 5o, caput), e prevenir os crimes definidos na lei brasileira. Assim, o problema para a poltica pblica pode ser definido como a ocorrncia de violaes aos direitos vida, integridade fsica, liberdade, propriedade, e tambm enquanto toda uma gama de violncias, como assdio moral, assdio sexual, violncia psicolgica, violncia de trnsito, violncia domstica, ameaas, crimes contra os direitos difusos (patrimnio histrico, meio ambiente etc.) e outros crimes definidos no Cdigo Penal.33 Nesse sentido, pode-se partir do pressuposto de que o objetivo final do sistema de justia criminal a preveno. Mas antes de passar avaliao da capacidade do sistema em faz-lo, preciso detalhar este pressuposto. Considera-se que, por sua natureza, as aes do sistema de justia criminal podem ser analisadas sob a tica da preveno. No caso da punio, por exemplo, buscam-se dois resultados, entre outros. Primeiro, defender e reforar as leis, isto , por meio das sanes negativas (penas) os infratores e a sociedade em geral so informados de que as infraes s leis so reprovadas e de que o Estado se encarrega 34 de puni-las, dissuadindo novos crimes. O segundo resultado almejado a reinsero na sociedade, ou seja, no Brasil as penas visam ao tratamento do infrator, de maneira a que sua vida em sociedade se guie pelo respeito s leis.35

33. No Cdigo Penal os ttulos da parte especial tratam dos seguintes crimes: crimes contra a pessoa; contra o patrimnio; contra a propriedade imaterial; contra a organizao do trabalho; contra o sentimento religioso e contra o respeito aos mortos; contra os costumes; contra a famlia; contra a incolumidade; contra a paz pblica, contra a f pblica; e contra a administrao pblica. 34. Nota-se que, mesmo na exposio de motivos do Cdigo do Processo Penal de 1941, Francisco Campos, preocupado com maior eficincia e energia da ao repressiva do Estado contra os que delinqem (Gomes, 2005, p. 417), reconhece a finalidade precpua da defesa social (op. cit., p. 425). Este conceito de defesa social carrega em si a preocupao com a preveno ao crime. 35. Por essa razo no existem penas de carter perptuo no Brasil ou pena de morte.

ipea

texto para discusso | 1330 | mar. 2008

33

Ao se propor a preveno aos crimes como objetivo, a avaliao da eficcia do sistema de justia criminal , no entanto, dificultada. Os crimes so fenmenos sociais complexos e sua preveno em vrios aspectos est fora da governabilidade do sistema. O crime e a violncia ocorrem num contexto em que os aspectos culturais e sociais devem ser considerados. Os valores culturais ajudam a definir o que violncia36 e, no limite, quo reprovveis so os crimes ou mesmo que grupos sociais so mais passveis de serem alvo do sistema. Nesse sentido, hoje em dia, por exemplo, o sistema cada vez mais capaz de punir as leses corporais domsticas (violncia domstica), pois as mudanas culturais na sociedade brasileira colocaram em xeque o antigo padro em que a violncia interna familiar estava fora das preocupaes do espao pblico. Tambm o crime e a violncia podem ser favorecidos pelas condies sociais existentes. Fortes desigualdades sociais, consumo de drogas legais, baixa mobilidade social, fcil acesso a armas de fogo so fatores, entre outros, que podem ter influncia na ocorrncia dos crimes. H assim mudanas que tm lugar na sociedade, provocadas diretamente pelo Estado ou no, que podem auxiliar (ou prejudicar) na preveno da violncia (ou dos crimes em geral) e que pouco tm a ver com o sistema de justia criminal. Alm disso, a atuao da sociedade e do Estado vai muito alm do que feito pelo sistema de justia criminal. Os investimentos sociais (educao, sade, moradia, cultura, emprego, gerao de renda, saneamento bsico etc.) e urbanos, o crescimento econmico, a atuao de ONGs (atendimento de vtimas, trabalho com adolescentes em liberdade assistida, denncia de violncia policial etc.) e a resoluo de conflitos pelas vias da justia cvel ou canais pacficos alternativos (projetos de justia comunitria, por exemplo) podem ter um impacto positivo forte na preveno da violncia. Nesse sentido, tal sistema exerce um papel complementar nesta preveno e muito difcil isolar o impacto que ele produz, ao se tentar medi-lo, de outros provocados pelas aes dos demais atores, assim como das mudanas no contexto que podem contribuir para uma reduo da criminalidade. De qualquer forma, este trabalho prope-se a avaliar a atuao desse sistema em trs nveis de preveno: 1) Preveno primria: estratgia centrada em aes dirigidas ao meio ambiente fsico e/ou social, mais especificamente aos fatores ambientais que aumentam o risco de crimes e violncias (fatores de risco) e que diminuem o risco de crimes e violncias (fatores de proteo), visando a reduzir a incidncia e/ou os efeitos negativos de crimes e violncias (MINISTRIO DA JUSTIA/FIRJAN/SESI/PNUD, 2004, p. 310); 2) Preveno secundria: estratgia de preveno centrada em aes dirigidas a pessoas mais suscetveis de praticar crimes e violncias, mais especificamente aos fatores que contribuem para a vulnerabilidade e/ou resilincia dessas pessoas (...), bem como a pessoas mais suscetveis de ser vtimas de crimes e violncias (op. cit., p. 311); e

36. Conforme definio de Alba Zaluar, Violncia vem do latim violentia, que remete a vis (fora, vigor, emprego de fora fsica ou os recursos do corpo em exercer a sua fora vital). Essa fora torna-se violncia quando ultrapassa um limite ou perturba acordos tcitos e regras que ordenam relaes, adquirindo carga negativa ou malfica (Zaluar, 1999, p. 28).

34

texto para discusso | 1330 | mar. 2008

ipea

3) Preveno terciria: estratgia de preveno centrada em aes dirigidas a pessoas que j praticaram crimes e violncias, visando a evitar a reincidncia e promover o seu tratamento, reabilitao e reintegrao familiar, profissional e social, bem como a pessoas que j foram vtimas de crime e violncias, visando a evitar a repetio da vitimizao e a promover seu tratamento, reabilitao e reintegrao familiar, profissional e social (op. cit., p. 311). 3.2.1 A preveno primria Em termos de preveno primria, pode-se dizer que o sistema de justia criminal age basicamente de trs formas. Primeiro, por meio do policiamento ostensivo. O policiamento realizado nas ruas, rodovias, ferrovias, florestas, rios, aeroportos, rodovirias, ferrovirias etc., a guarda de reparties pblicas, o policiamento de diverses pblicas, a guarda externa de estabelecimentos penais e a segurana de autoridades visam inibir a ocorrncia de crimes e violncias. Parte-se do pressuposto de que a presena policial aumenta o risco para qualquer pessoa que cometa infraes penais de ser presa em flagrante, assim como reduz a possibilidade de que uma briga ou tumulto resulte num dano mais srio. Assim, a ostensividade policial, por exemplo, em reas/situaes de forte concentrao de pessoas (ruas movimentadas, eventos artsticos e esportivos, manifestaes pblicas) pode dissuadir a ocorrncia de crimes. No entanto, impossvel garantir efetivos policiais em todos os lugares.37 De qualquer forma, o patrulhamento policial um claro indicativo de que a populao pode contar com o auxlio da polcia, como quando um crime esteja ocorrendo, e que a rea no completamente dominada por quadrilhas criminosas. Faltam, no entanto, informaes pblicas a respeito. No h um mapeamento no Brasil dos locais que podem contar com policiamento ostensivo e ronda policial, tampouco sobre a qualidade deste policiamento. A segunda forma de atuao da preveno primria se d pela implementao e apoio aos programas educativos, como aqueles de preveno do uso de drogas. O trabalho educativo realizado por Polcias Militares Estaduais junto a adolescentes no mbito do Programa Educacional de Resistncia s Drogas e Violncia (Proerd) e o apoio a projetos pela Secretaria Nacional Anti-Drogas so alguns exemplos. Faltam, contudo, pesquisas avaliativas para tais aes. O terceiro meio de atuao reside na prpria capacidade do sistema de justia criminal de punir. Aqui a impunidade o problema. Considerando hipoteticamente que a punio dos crimes fosse total, o risco para quem comete crimes seria da ordem de 100%. No limite, s ocorreriam crimes nos casos de atos irracionais, desconhecimento ou desafio lei, ou quando os efeitos positivos obtidos com o crime fossem considerados pelos infratores superiores s penas. 3.2.2 A preveno secundria A preveno secundria se refere, como se viu anteriormente, s aes dirigidas s pessoas mais suscetveis a praticar crimes e violncias, mais especificamente aos fatores
37. As rondas policiais por meio de viaturas so tambm uma tentativa de ampliar esse efeito dissuasor que a polcia ostensiva representa. No entanto, a maior cobertura retira intensidade, pois o tempo presente e a capacidade de observao dos policiais so reduzidos.

ipea

texto para discusso | 1330 | mar. 2008

35

que contribuem para a vulnerabilidade e/ou resilincia destas pessoas. Inscrevem-se na preveno secundria ainda pessoas mais suscetveis de serem vtimas de crimes e violncias. Os rgos do sistema de justia criminal podem atuar junto a grupos populacionais, nos quais a proporo de vtimas e infratores superior dos demais grupos da populao. H a um primeiro problema, qual seja, o de conhecer quais so esses grupos. No h pesquisas de vitimizao nacionais e nem registros administrativos tratados atualmente a ponto de permitir saber com foco e preciso em quais grupos populacionais se concentram vtimas e agressores por cada um dos tipos penais. No entanto, pesquisa da Senasp (MINISTRIO DA JUSTIA, 2006b), com dados de ocorrncias policiais de 2005 no Brasil, indica, para alguns crimes, as faixas etrias e sexo de vtimas e agressores. Segundo a pesquisa, o grupo com maior nmero de agressores o de homens entre 18 e 24 anos. Os nmeros so: 1) Homicdios dolosos 36,7% dos infratores com sexo e faixa etria informada; 2) Leso corporal dolosa 28,7%; 3) Tentativa de homicdio 35,4%; 4) Extorso mediante seqestro 40,9%; 5) Roubo a transeunte 57,6%; 6) Roubo de veculos 48,6%; 7) Estupro 34,1%; 8) Atentado violento ao pudor 19,6%; 9) Posse e uso de drogas 42,1%; e 10) Trfico de drogas 32,2% (tabelas 13 e seguintes, anexo 1). J o grupo com maior nmero de vtimas depende do crime: 1) Homens entre 18 e 24 anos no caso dos homicdios dolosos (35,2%), tentativas de homicdio (31,1%), furto a transeunte (12,9%), roubo a transeunte (20,4%) e roubo de veculo (21,5%); 2) Mulheres entre 18 e 24 anos no caso de leses corporais dolosas (18,6%); 3) Mulheres entre 30 e 34 anos, no crime de extorso mediante seqestro (13%); e 4) Mulheres entre 12 e 17 anos nos crimes de atentado violento ao pudor (19,3%) e estupro (44,4%) (tabelas 23 e seguintes, anexo 1). Assim, fica claro que jovens, sejam como vtimas ou agressores, e mulheres merecem uma ateno especial de polticas de preveno. Um segundo problema que o trabalho do sistema de justia criminal pode ser altamente estigmatizador. O princpio da preveno, numa sociedade democrtica de direito, no permite que determinados grupos populacionais (moradores de favela e periferias, jovens, famlias monoparentais, sem-teto, sem-terra, moradores de rua, desempregados, apenados e egressos do sistema de execuo penal ou do sistema de medidas socioeducativas, entre outros) sejam alvos de um trabalho de vigilncia policial especial. Ao faz-lo, as vulnerabilidades sociais, antes existentes ou no, podem se constituir ou se ampliar. O princpio prev que se atue sobre os fatores que contribuem para a vulnerabilidade e/ou resilincia, e no que se os fortalea pela

36

texto para discusso | 1330 | mar. 2008

ipea

colocao desses indivduos em suspeio. Nesse sentido, este tipo de preveno parece poder ser mais bem empreendido dentro de polticas sociais e por seus atores clssicos: agentes da sade, assistentes sociais, educadores etc. H, porm, programas com caractersticas de preveno secundria e terciria e que envolvem ao policial e social. Um exemplo o Fica Vivo, um programa de controle de homicdios em territrios definidos, com aes de preveno e controle da criminalidade, gerido pelo governo do estado de Minas Gerais em Belo Horizonte (ANDRADE e PEIXOTO, 2006). 3.2.3 A preveno terciria O foco maior de ao do sistema de justia criminal a preveno terciria, ou seja, as aes dirigidas para pessoas que j praticaram crimes. O objetivo da ao do sistema evitar a reincidncia e promover o tratamento, reabilitao e reintegrao familiar, profissional e social do infrator. Nesse sentido, para dar conta do fluxo crime-penareinsero social, a atuao do sistema ser avaliada nos seguintes subsistemas: polcias, justia criminal e sistema de execuo penal. A Polcias A atuao das polcias no que diz respeito preveno terciria envolve principalmente o registro do crime, sua apurao e as prises. Registro de crimes O conhecimento das ocorrncias de crime no depende apenas da polcia. A polcia no conta com um sistema de vigilncia que lhe permita identificar a ocorrncia da maioria dos crimes. Os crimes que ela pode conhecer sem o auxlio da populao so aquelas ocorrncias identificadas pelo trabalho de patrulhamento policial, por um sistema de vigilncia por cmeras de vdeo que pertena prpria polcia ou aqueles que eventualmente sejam descobertos pelos policiais em servio ou em folga. Uma maior coordenao de esforos com outros rgos pblicos (Ibama,38 Receita Federal, Controladoria Geral da Unio, Ministrio Pblico, conselhos, companhias de trnsito, penitencirias, hospitais, escolas, universidades etc.) e privados (bancos, concessionrias de rodovias, companhias de trnsito, empresas de segurana privada, ONGs etc.) pode tambm ajudar no conhecimento de crimes. No entanto, o registro depende fundamentalmente de vtimas e testemunhas que acionem a polcia. Uma baixa colaborao dos cidados contribui para limitar a capacidade do sistema em punir. Uma pesquisa de 2002 aplicada nas cidades de So Paulo, Rio de Janeiro, Recife e Vitria apontou que o registro de ocorrncia pela populao baixo em geral (ILANUD/FIA/GSI, 2002). Com exceo dos crimes de roubo/furto de automveis, para todos os crimes pesquisados (roubo, furto de algo dentro do carro, furto, agresso fsica, agresso sexual, arrombamento e tentativa de arrombamento) no chegou a 40% a proporo de vtimas entrevistadas que registrou o crime na polcia (tabela 32, anexo 1). No entanto, a baixa notificao pode ser em parte relacionada ao prprio desempenho do sistema de justia criminal. Se a vtima no registra o crime porque teme retaliao do infrator, porque no acredita que haver persecuo penal
38. Ibama: Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renovveis.

ipea

texto para discusso | 1330 | mar. 2008

37

e condenao e quer evitar ainda se submeter a algum desrespeito no distrito policial, porque no reconhece a importncia dos registros para a poltica de segurana pblica, e porque enfrenta resistncia da autoridade policial para o registro de um crime, entre outros possveis motivos, responsabilidade do sistema enfrentar esses empecilhos. reas dominadas por quadrilhas de trfico de drogas (ZALUAR, 2002) e milcias39 parecem ser exemplos claros de que o sistema no gera a confiana necessria para que vtimas e testemunhas dos crimes praticados por estes grupos venham a comunic-los polcia. Apesar de existirem programas de proteo de vtimas e testemunhas, os crimes cometidos por tais quadrilhas na maioria das vezes no so notificados. Tambm a falta de confiana prejudica a notificao dos crimes. Segundo pesquisa de opinio pblica de agosto de 2005, 61% dos entrevistados no confiavam na polcia e 51% no confiavam no Poder Judicirio (IBOPE, 2005). No entanto, apesar desse quadro, duas inovaes parecem estar tendo impacto na notificao de crimes: as Ouvidorias de Polcia e os servios de disque-denncia. As ouvidorias esto em funcionamento em quatorze Unidades da Federao. Elas parecem estar servindo para aproximar o sistema de justia criminal da populao. Primeiro, por receberem denncias contra policiais e indicarem que a Secretaria de Segurana Pblica est preocupada em punir os desvios. Segundo, porque a ouvidora mais um canal para notificao de crimes e para outras reclamaes. De 1995 a 2006, a Ouvidoria de Polcia de So Paulo, por exemplo, recebeu 1.693 denncias de falta de policiamento, 1.585 solicitaes de interveno em pontos de droga, 1.041 comunicaes de crimes, 698 solicitaes de policiamento, 154 denncias de morosidade no andamento de polcia judiciria, e 69 denncias de falta de recursos materiais, entre outros (GOVERNO DO ESTADO DE SO PAULO, 2007b) (quadro 3, anexo 1). Os nmeros so ainda baixos, talvez pela pouca confiana na polcia e reduzido conhecimento da existncia da ouvidoria. O disque-denncia um exemplo de parceria entre o Estado e a sociedade. Ao garantir o anonimato do denunciante, o servio parece contribuir para o aumento de notificaes e mesmo para outras aes do sistema, favorecendo o melhor desempenho policial. No Rio de Janeiro, o disque-denncia foi lanado em 1o de agosto de 1995 e mantido numa parceria entre o Movimento Rio de Combate ao Crime e a Secretaria de Segurana Pblica do estado. Segundo os responsveis pelo projeto, o servio atingiu, at 8 de agosto de 2007, a cifra de 1.120.016 denncias,40 e o projeto foi replicado em Pernambuco, Gois, Esprito Santo, Cear, So Paulo e Bahia. Em So Paulo, segundo o Instituto So Paulo contra a Violncia, nos primeiros quatro anos de existncia do servio na Regio Metropolitana de So Paulo, houve 1,6 milho de denncias.41
39. Cf. Comunidade segura: rede de idias e prticas em segurana cidad. O Rio entre milcias e traficantes. Por Aline Gatto Boueri e Marina Lemle, 08/12/2006. Disponvel em: <http://www.comunidadesegura.org/?q=pt/node/31173>. Acessado em: 17 ago. 2007. 40. Segundo o disque-denncia, de 1995 a 2005, as propores das denncias foram as seguintes: trfico de drogas (33%), violncia domstica (9%), roubo/furto de veculos (8%), e outros. Alm disso, mais de 90 mil casos teriam sido solucionados com o auxlio das informaes do servio. Disque-Denncia/ RJ. Disponvel em: <http://disquedenuncia.org.br/noticias/verNoticia.php?codigo=77>. Acessado em: 28 fev. 2007. 41. Segundo o Instituto So Paulo contra a Violncia, essas denncias resultaram em 1.236 procurados pela Justia presos, 8.420 prises em flagrantes, 46 pessoas seqestradas libertadas, 1.965 armas e munies apreendidas, e 1.647 veculos recuperados. Instituto So Paulo Contra a Violncia, Projetos. Disponvel em: <http://www.spcv.org.br/02_prj_disque.htm>. Acessado em: 27 fev. 2007.

38

texto para discusso | 1330 | mar. 2008

ipea

O registro de crimes depende tambm de uma boa comunicao entre a Polcia Militar e a Polcia Civil, pois os crimes identificados nas chamadas ao servio 190 da PM ou de outra forma pelos policiais militares deveriam ser registrados nas delegacias de polcia. Nesse sentido, o desempenho policial comprometido se os todos os crimes registrados no sistema 190 ou em tales de ocorrncia da PM no forem registrados em boletins de ocorrncia da Polcia Civil ou em termos circunstanciados produzidos pela Polcia Militar. Uma anlise mais conclusiva da capacidade da polcia de conhecer os crimes depende da comparao do nmero de registros com os resultados de pesquisas de vitimizao. Contudo, atualmente, no h uma pesquisa de vitimizao nacional disponvel para se efetuar tal avaliao. Apurao dos crimes O trabalho de apurao dos crimes envolve levantar informaes sobre uma infrao e sua autoria. A Polcia Civil e a Polcia Federal realizam esta apurao como uma rotina comum, e a Polcia Militar, somente em carter excepcional, como nos casos de crimes cometidos por policiais militares e para o registro de termos circunstanciados. O desempenho policial pode ser medido pela proporo de crimes registrados pelas polcias que chegam at a denncia (ou queixa-crime) nos procedimentos ordinrios ou sumrios da Justia criminal relativos aos casos de crimes comuns, ou at a audincia preliminar de procedimento sumarssimo nos casos de infrao de menor potencial ofensivo. Quanto maior a proporo, mais eficaz a ao da polcia. Pode-se dividir a apurao em trs fases: pr-inqurito, durante o inqurito, e aps o inqurito.42 A primeira fase de apurao pela Polcia Judiciria ocorre em geral nos casos de comunicao de crimes pelo ofendido, seu representante, uma pessoa do povo ou uma instituio (Receita Federal, por exemplo). Nestes casos, do poder discricionrio do delegado de polcia a deciso de instaurar inqurito policial ou produzir termo circunstanciado. Se crimes registrados no levarem a inqurito policial ou termo circunstanciado, a eficcia do sistema estar sendo comprometida. No caso de So Paulo, por exemplo, s em 2006 foram registrados 1.977.149 delitos. No mesmo ano, foram produzidos 295.316 termos circunstanciados e instaurados 313.457 inquritos policiais (GOVERNO DO ESTADO DE SO PAULO, 2007a) (quadro 4, anexo 1). Assim, numa estimativa, um tero das infraes penais notificadas deram incio a procedimentos administrativos, o que indica que a capacidade de apurao inicial das infraes penais limitada. A segunda fase a que se d com o inqurito policial instaurado. Segundo o Cdigo de Processo Penal (CPP), a polcia dever: garantir a preservao do local do crime; apreender os objetos relacionados ao fato, depois de liberados pelos peritos; colher todas as provas; ouvir o ofendido; ouvir o indiciado; proceder ao reconhecimento de pessoas e coisas e realizar acareaes; proceder ao exame de corpo de delito e a quaisquer outras percias; ordenar a identificao do indiciado e juntar aos autos sua folha de antecedentes; averiguar a vida pregressa do indiciado; produzir um relatrio do que tiver sido apurado; e enviar os autos ao juiz competente, entre
42. A terceira fase se d quando a polcia realiza diligncias, em termos de produo de prova, a pedido do Ministrio Pblico ou do juiz. Neste caso, a eficcia do trabalho policial estar em responder aos pedidos que sejam pertinentes.

ipea

texto para discusso | 1330 | mar. 2008

39

outras atribuies. Estes procedimentos no se aplicam a todos os casos e podem variar conforme o tipo ou circunstncia da infrao. Para uma avaliao dessa apurao faltam dados nacionais do nmero de inquritos policiais que permitem o incio da ao penal, mas h algumas pesquisas locais. Segundo uma delas, realizada em Recife, de 8.778 casos de homicdio ocorridos no trinio 1998-2000, apenas 356 casos foram encaminhados ao Ministrio Pblico e, destes, apenas 262 foram transformados em denncia. Embora possam existir mais alguns casos que tenham sido levados adiante at os dias de hoje, estes nmeros indicam que apenas 3% dos casos de homicdio chegaram denncia (ZAVERUCHA, 2003). Outra pesquisa (VARGAS ET ALII, 2006), com 444 casos de estupros registrados na Delegacia de Defesa da Mulher de Campinas (SP) entre 1988 e 1992, mostrou que, at 2000, 71% dos boletins de ocorrncia foram arquivados e apenas 55% dos inquritos instaurados levaram queixa-crime. Realizao de prises Em relao ao trabalho de prender, a polcia pode efetuar a priso em flagrante,43 cumprir os mandados de priso expedidos pelas autoridades judicirias e representar junto Justia criminal acerca das prises preventivas e temporrias. Em sntese, so dois trabalhos: apreender pessoas e realizar adequadamente os procedimentos formais para que a privao de liberdade atenda aos requisitos legais. No caso de So Paulo, foram registradas 90.935 prises e 7.980 apreenses em 2006, que resultou num total de 85.875 pessoas presas em flagrante, 42.260 presas por mandado, alm de 10.845 adolescentes apreendidos em flagrante e 1.478 adolescentes apreendidos por mandado (GOVERNO DO ESTADO DE SO PAULO, 2007a) (quadro 4, anexo 1). A proporo de prises por total de aes com objetivo de prender e apreender seria um bom indicador para avaliar o sucesso destas operaes. No h, entretanto, no caso de So Paulo, registros de quantas tentativas de priso foram frustradas ou do total de aes destinadas a este fim. Verifica-se aqui um problema maior, porque em casos de crimes como o trfico de drogas, a corrupo policial tende a impedir tanto o registro do crime quanto a priso em flagrante. Quanto ao cumprimento de mandados de priso, indicadores de desempenho seriam um baixo estoque de mandados de priso a cumprir e um curto tempo para a realizao da priso. No entanto, estas informaes no esto disponveis. O outro trabalho a preparao dos documentos necessrios para representar junto ao Judicirio as prises preventivas e temporrias. A avaliao deste trabalho dependeria, entre outros requisitos, de se ter informaes sobre a proporo de prises sancionadas pelo Judicirio frente ao total de representaes apresentadas. Tais dados so inexistentes atualmente. Em suma, deve-se destacar que a eficcia do trabalho policial depende da ajuda da populao e de rgos pblicos ou privados. As informaes disponibilizadas por vtimas, testemunhas e organizaes so fundamentais no registro e apurao de crimes e na deteno de infratores. Um maior incentivo a esta colaborao depende da prpria polcia e do sistema de justia criminal. A represso violncia e corrupo policial, uma maior
43. CPP, art. 302: Considera-se em flagrante delito quem: I est cometendo a infrao penal; II quem acaba de comet-la; III perseguido, logo aps, pela autoridade, pelo ofendido ou por qualquer pessoa em situao que faa presumir ser autor da infrao; IV encontrado, logo depois, com instrumentos, armas, objetos ou papis que faam presumir ser ele autor da infrao.

40

texto para discusso | 1330 | mar. 2008

ipea

aproximao com a comunidade e a reduo da impunidade podem aumentar a confiana da populao nas instituies deste sistema. A implantao de ouvidorias de polcias nos ltimos anos, as parcerias com ONGs em projetos como disque-denncia e Fica Vivo, a maior divulgao das informaes sobre a ao policial, assim como a implantao de projetos de policiamento comunitrio so iniciativas existentes em alguns estados que favorecem um melhor desempenho policial. B Processo e justia criminal Neste item, o foco principal a atuao do Ministrio Pblico e do Poder Judicirio na rea criminal.44 Em termos prticos, o desempenho timo do Ministrio Pblico estar em alcanar a condenao ou medida de segurana no mximo de casos em que for proposta ao penal para todos os rus e na pena que foi pedida 45 e atuar com celeridade de forma a evitar a prescrio de crimes. J para o Poder Judicirio, o bom desempenho reside, por exemplo, em impedir a prescrio de crimes, atuar rapidamente na resposta aos pedidos de autorizao de aes policiais, e ter um nmero reduzido de casos em que sejam reconhecidas nulidades formais em recursos a sentenas. H poucas pesquisas e dados sobre a matria. Contudo, os j existentes apresentam um quadro bastante preocupante. Uma pesquisa recente (CANO, 2006) estimou que no perodo de 2003-2004, na cidade do Rio de Janeiro, apenas 21% dos processos de homicdio que chegaram a uma sentena em primeira instncia resultaram em condenao. Nestes dois anos, de um total de 5.652 processos, 1.178 (20,8% do total) resultaram em sentena condenatria. Segundo o autor, em todos os outros casos houve impunidade. Em outros 785 processos, por exemplo, a sentena foi absolutria (13,9%) (tabela 33, anexo 1). Isto pode significar que um inocente no foi punido, mas indica certamente que o culpado tambm no o foi. Fica ento a suspeita de que o Ministrio Pblico possa ter despendido esforos num caso em que a materialidade do delito ou a autoria no estavam claros, ou que o jri tenha, apesar de provas em contrrio, optado pela absolvio. Problema maior parece ser o que envolve os 770 casos (13,6%) em que o processo foi extinto por prescrio. Isto indica provavelmente uma incapacidade do Judicirio, do Ministrio Pblico e da Polcia Civil de imprimir maior celeridade ao processo. Segundo a pesquisa supracitada realizada em Recife, de 356 casos de homicdio ocorridos no trinio 1998-2000 e encaminhados ao Ministrio Pblico, apenas 262 foram transformados em denncia, ou seja, 73,6% dos casos (ZAVERUCHA, 2003), e isto no significa que houve ou haver sentena transitada em julgado para todos os casos. C Sistema de execuo penal O objetivo maior do sistema de execuo penal est em evitar a reincidncia e promover o tratamento, reabilitao e reintegrao familiar, profissional e social dos apenados. Um importante indicador de resultado a taxa de reincidncia, isto , o

44. A atuao da Defensoria Pblica, tambm fundamental para a Justia criminal, j foi tratada aqui. 45. claro ser possvel que, em algumas circunstncias, o surgimento de novas provas possa levar o Ministrio Pblico a propor o arquivamento do processo, casos que no podem ser contados num clculo de capacidade condenativa da Promotoria.

ipea

texto para discusso | 1330 | mar. 2008

41

nmero de apenados ou ex-condenados que voltam a cometer um crime.46 Entretanto, no h nmeros nacionais sobre a reincidncia no Brasil. O nico nmero disponvel a proporo de reincidentes na populao prisional, que estaria em torno de 42,3%.47 Assim, a avaliao do sistema pode passar pela verificao do seu desempenho. Uma forma de faz-lo considerar se o apenado est cumprindo a pena de acordo com os parmetros estabelecidos pela poltica de execuo penal. Esta poltica est fortemente regulamentada e descrita na Lei de Execuo Penal (LEP),48 que estabelece, entre outras diretrizes, o tipo de tratamento que deve ser dado ao apenado, visando sua reinsero social. Entre os seus instrumentos esto: 1) Estabelecimentos penais: penitenciria; colnia agrcola, industrial ou similar; casa do albergado; centro de observao; hospital de custdia e tratamento psiquitrico; e cadeia pblica; 2) rgos da execuo penal: Conselho Nacional de Poltica Criminal e Penitenciria, Juzo de Execuo, Ministrio Pblico, Conselho Penitencirio, Departamento Penitencirio, Patronato e Conselho da Comunidade; 3) Assistncia ao egresso (liberado definitivo e o liberado condicional): orientao e apoio para reintegr-lo vida em liberdade, concesso de alojamento e alimentao por at quatro meses, auxlio para a obteno de trabalho; 4) Assistncia ao preso: material (alimentao, vesturio e instalaes higinicas), sade (atendimento mdico, farmacutico e odontolgico), jurdica, educacional (instruo escolar e formao profissional), social (recreao, orientao, amparo famlia) e religiosa; e 5) Trabalho: o trabalho deve ter finalidade educativa e produtiva, objetivando a formao profissional do condenado. O produto da remunerao dever atender: indenizao dos danos causados pelo crime; assistncia famlia; a pequenas despesas pessoais; ao ressarcimento ao Estado das despesas realizadas com a manuteno do condenado; e constituio de peclio. A avaliao ficar concentrada na existncia dos estabelecimentos penais, na existncia e atuao dos rgos de execuo penal, na assistncia ao preso, na quantidade de presos trabalhando e na aplicao de penas alternativas. Aps 22 anos da sano da LEP, h estados que ainda no possuem todos os estabelecimentos penais para os presos provisrios, condenados pena restritiva de liberdade ou submetidos medida de segurana (penitenciria, cadeia pblica, casa do albergado, colnia agrcola, industrial ou similar, e hospital de custdia e tratamento). Segundo dados do Ministrio da Justia (2007a), alguns estados possuem apenas um tipo de estabelecimento penal: o caso do Acre e do Amap.
46. No entanto, o bom desempenho do sistema de execuo penal no o nico fator a influenciar a reincidncia, e nem se pode exigir do sistema que nenhum ex-apenado cometa novo crime. 47. O Departamento Penitencirio Nacional (Depen) possui o Sistema de Integrado de Informaes Penitencirias (Infopen), que recebe informaes mensais dos estados. Contudo, nem todas as Secretarias de Justia ou similiares e estabelecimentos penais prestam tais informaes. Isto faz com que os nmeros disponibilizados pelo Depen no dem conta do universo dos presos condenados, provisrios, e pessoas submetidas a medidas de segurana. Assim, os indicadores calculados so aproximados. Para o clculo dessa proporo, contou-se com informaes prestadas por 670 estabelecimentos penais a respeito de presos reincidentes e por 663 estabelecimentos penais sobre presos primrios, num total de 1.076 estabelecimentos cadastrados. O ms de referncia dezembro de 2006 (Ministrio da Justia, 2007c). 48. Lei no 7.210/84.

42

texto para discusso | 1330 | mar. 2008

ipea

Apenas cinco estados (AM, CE, PA, PE e RJ) possuem todos os estabelecimentos penais. Porm, nem todos eles cumprem a exigncia de uma cadeia pblica e uma casa de albergado por comarca.49 A prpria existncia de instituies classificadas como presdios no quadro produzido pelo Depen parece indicar que nesses locais h diversos tipos de internos.50 Em relao existncia de rgos de execuo penal, algumas informaes disponveis so de uma pesquisa j citada neste texto (MINISTRIO DA JUSTIA, 2004). Segundo seus resultados, apenas 16,7% dos estados possuam patronatos51 e 52 61% dos estados tinham conselhos da comunidade. A inexistncia de patronatos compromete a assistncia aos albergados e egressos e a orientao aos condenados pena restritiva de direitos, comprometendo a reinsero social. Alm disso, sem o patronato, a prpria aplicao de penas alternativas, suspenso de pena e livramento condicional tambm fica comprometida, pois, segundo a lei, este rgo responsvel por fiscalizar o cumprimento das penas de prestao de servio comunidade e de limitao de fim de semana, e por colaborar na fiscalizao das condies da suspenso e do livramento condicional. Quanto ao monitoramento das unidades prisionais, a pesquisa constatou que os estados no contavam com a atuao de cada um dos rgos de execuo penal: i) os conselhos de comunidades atuavam em 52,2% dos estados; ii) o Ministrio Pblico da Vara de Execues Penais, em 87,5%; iii) o Juzo da Vara de Execues, em 91,7%; iv) o Conselho Penitencirio Estadual, em 79,2%; v) o Depen, em 56,5%; e vi) o CNPCP, em 36,4%.53 O mesmo estudo tambm trouxe resultados sobre a assistncia ao preso. Segundo ele, apenas 17,3% dos presos estavam envolvidos em alguma atividade educacional (tabela 34, anexo 1), comprometendo a sua futura reinsero social. Alm disso, com base nos questionrios e visitas realizadas, concluiu-se que, apesar de 88% dos estados informarem que havia distribuio de material de higiene nos seus sistemas penitencirios e 40% sustentarem que distribuam vesturio e roupa de cama, tal distribuio, em geral, no era regular. No que tange ao trabalho de presos, num total de 1.076 estabelecimentos cadastrados pelo Sistema Integrado de Informaes Penitencirias Infopen (MINISTRIO DA JUSTIA, 2007c), mais de novecentos estabelecimentos penais informaram sobre o total de pessoas em programas de laborterapia dentro ou fora do estabelecimento penal , somando um total de 77.030 pessoas em tais programas.
49. O Amazonas possui apenas trs cadeias pblicas e uma casa de albergado. O Cear possui 156 cadeias pblicas e uma casa do albergado. O Par possui sete cadeias pblicas e uma casa do albergado. Pernambuco possui 74 cadeias pblicas e uma casa do albergado. O Rio de Janeiro possui nove cadeias pblicas e duas casas do albergado. 50. Conforme quadro 1 (subseo 2.2.1), nota-se ainda que no h hospitais de custdia e tratamento em dez Unidades da Federao (AC, AP, DF, GO, MA, MS, MT, RO, RR e TO); no h casa do albergado em onze estados (AC, AL, AP, DF, ES, PB, PR, RN, SE, SP e TO); no existem colnias agrcolas, industriais ou similares em oito estados (AC, AP, ES, MA, MG, PB, SC e SE) e no h cadeias pblicas em doze Unidades da Federao (AC, AL, AP, BA, DF, ES, MG, MS, PI, PR, RS e SC). Por fim, h um estado, Roraima, que no possui sequer penitenciria. 51. Os estados de Amazonas, Minas Gerais e Pernambuco no forneceram informaes a respeito. 52. So Paulo e Sergipe no forneceram informaes a respeito. 53. PI e RS no forneceram informaes sobre o conselho da comunidade; AM no forneceu informaes sobre o Ministrio Pblico e o Juzo da Vara de Execues; RS no forneceu informaes sobre o Conselho Penitencirio Estadual; RS e PE no forneceram informaes sobre o Depen; e MG, RS e PE no forneceram informaes sobre o CNPCP.

ipea

texto para discusso | 1330 | mar. 2008

43

Apesar de poder haver outros em laborterapia, nos mais de 100 estabelecimentos que no informaram, este valor representa apenas 18% do total da populao em custdia. Mesmo com os avanos produzidos pelo Depen na produo de informaes, falta um diagnstico nacional mais abrangente dos estabelecimentos penais para demonstrar a situao do cumprimento das penas restritivas de liberdade. Para trazer um dado atualizado sobre a situao em um desses estabelecimentos penais, optou-se por citar trecho extrado do Relatrio de Inspeo no estado do Esprito Santo (MINISTRIO DA JUSTIA, 2006c), no qual os conselheiros do CNPCP relatam a visita a um presdio de segurana mxima:
Trata-se de prdio novo, com menos de 4 (quatro) anos de construo, que causou pssima impresso (...) porque praticamente destrudo (para no falarmos destrudo totalmente) em seu interior, conforme se v nas fotografias e filmes em anexo. O estabelecimento de regime fechado (...) destinado somente a homens. Possui capacidade para 520 (quinhentos e vinte) presos, sendo que a sua lotao, no dia da inspeo, era de 613 (seiscentos e treze) presos provisrios (sim, presos provisrios) e condenados. A unidade no possui celas individuais, apresentando um consultrio mdico e uma enfermaria e uma rea para isolamento de presos tuberculosos. Exclama-se que os presos-pacientes ficam no cho, na ausncia de acomodaes apropriadas. Exclama-se, ainda, que constatamos a presena, naquele dia, de dois paraplgicos e de duas auxiliares de enfermagem. O mdico somente atende a unidade duas vezes por semana, no possuindo os referidos locais de atendimento mdico condies higinicas mnimas. Ao revs. So elas deplorveis. Ademais, no so realizados trabalhos de preveno ou controle de doenas infecto-contagiosas e de doenas sexualmente transmissveis (DST). Sobreleva-se informar que no h atividades educacionais e a parte cultural desenvolvida, to-s, por grupos religiosos. (...) Na entrada do presdio encontramos trs presos contidos num lugar que, a princpio, deveria ser destinado unicamente ao guarda-volumes, mas, em razo da superpopulao carcerria, vem sendo utilizado como cela; bem como cerca de 25 (vinte e cinco) presos na cela que, a rigor, s deveria ser de passagem, mas que, pelas mesmas razes, vem sendo usada como cela. Visitamos diversas galerias e celas nas quais constatamos, sem qualquer dificuldade, a precariedade do estabelecimento, sempre para falar o menos. A saber: solrio sem grades; restos de alimentao com gua para fermentar bebidas; celas com quatro beliches sem chuveiros; estoques; peas de ventiladores para potencializar os celulares; buracos de toda espcie, inclusive para vigiar os policiais; vergalhes que servem como armas; interligao de galerias e alas; buracos no cho, que se comunicam com o ptio de visita; enfim, locais de toda espcie para esconder armas, drogas, baratas e roedores. Na rea externa das galerias, vimos duas quadras de futebol; ala de visitas com canos aparentes e locais alagados. Para visita ntima, que se d aos sbados, no existe qualquer controle para DST, e as visitas familiares, que deveriam acontecer aos sbados, ocorrem aos domingos, em local desapropriado e insalubre. Enfim, um verdadeiro caos! (MINISTRIO DA JUSTIA, 2006c, p. 34-35).

No caso das penas alternativas, h pouca informao disponvel sobre a situao atual de aplicao dessas penas. Segundo relatrio de avaliao do Programa Modernizao do Sistema Penitencirio Nacional (ano base 2006), cerca de 170 mil penas e medidas alternativas esto sendo cumpridas, envolvendo 39 centrais de penas e medidas alternativas, 56 ncleos de apoio no interior dos estados, e sete varas judiciais especializadas (MINISTRIO DO PLANEJAMENTO, ORAMENTO E GESTO, 2007). Segundo o Ministrio da Justia (2007d), 527 municpios e o Distrito Federal desenvolvem trabalhos nesta rea. O documento, no entanto, no apresenta a informao

44

texto para discusso | 1330 | mar. 2008

ipea

sobre se h aplicao de penas e medidas alternativas em todas as comarcas. Outra dvida se a aplicao destas penas e medidas est sendo comprometida pela falta de infraestrutura, como a falta de patronatos mencionada anteriormente.54 Por fim, cabe ser analisado o trabalho com os egressos das penas restritivas de liberdade para verificar a sua eficcia na reinsero social do apenado. Segundo prev a LEP, o egresso deve receber, se necessrio, alojamento e alimentao pelo prazo de dois meses, e o servio de assistncia social dever colaborar para que o egresso obtenha trabalho. No h, no entanto, informaes disponveis sobre o nmero de egressos atendidos e nem sobre a qualidade do atendimento.

4 CONSIDERAES FINAIS
Neste trabalho, buscou-se avaliar a atuao do sistema de justia criminal, tendo como parmetros o respeito ao Estado de Direito e a preveno violncia. Apesar da carncia de dados divulgados pelos rgos do sistema e do limitado rol de pesquisas sobre a matria, o retrato que temos um sistema que constantemente viola os direitos individuais com uma capacidade de punir crimes muito aqum do nmero de crimes cometidos. A partir da, preciso, em primeiro lugar, reconhecer que nos ltimos anos tm sido realizadas vrias inovaes e movimentos que, com maior ou menor abrangncia, contribuem para a mudana desse quadro. Entre eles, destacam-se: o estabelecimento dos Juizados Especiais Criminais, a instalao de Ouvidorias de Polcia, a Expanso das Defensorias Pblicas, a constituio do Sistema Nacional de Informaes de Justia e Segurana Pblica (Infoseg), o fortalecimento da Polcia Federal, a criao da Secretaria Nacional de Segurana Pblica, do Conselho de Controle de Atividades Financeiras, do Conselho Nacional de Justia e do Conselho Nacional do Ministrio Pblico, e o desenvolvimento de experincias de policiamento comunitrio. Em segundo lugar, h que se romper com o constante desrespeito ao Estado de Direito. Nesse sentido, a superpopulao e as pssimas condies de abrigamento em estabelecimentos penais parecem ser o problema mais urgente. No h dvida de que so necessrios mais recursos para a execuo penal, mas prioritria a expanso da progresso penal e da aplicao de penas restritivas de direito, sem as quais as novas vagas criadas em penitencirias e cadeias pblicas sero novamente insuficientes. Segundo pesquisa citada neste texto (MINISTRIO DA JUSTIA, 2004), numa mdia mensal em 2003, havia 8.451 novos ingressos no sistema penitencirio e 5.187 liberaes. Isto gerava uma demanda de 3.264 vagas por ms.55 No caso das prises, chama ainda ateno o instituto da priso especial, que viola o princpio constitucional de igualdade (AMORIM, KANT DE LIMA e MENDES, 2005). Alm das prises, a violncia policial parece ser o outro grande problema, pois recorrentes casos de abuso representam graves violaes ao Estado de Direito, como tambm afetam a confiana da populao nos rgos de segurana pblica. Finalmente, o Estado deve fortalecer polticas que possam ter impacto na preveno violncia e criminalidade, sejam elas conduzidas pelos atores do sistema
54. Segundo informaes da Coordenao-Geral do Programa de Fomento s Penas e Medidas Alternativas do Depen, uma das metas para o ano de 2007 a realizao de um diagnstico nacional. 55. GO, MT, SC e TO no forneceram informaes a respeito.

ipea

texto para discusso | 1330 | mar. 2008

45

de justia criminal ou no. Esperar que a preveno seja feita apenas pela punio do crime, ainda que o sistema de justia criminal aumente sua capacidade de punir, ineficaz. Uma alta taxa de impunidade no uma exclusividade brasileira, mas quase uma caracterstica dos sistemas de justia criminal. Na Inglaterra e Pas de Gales, por exemplo, em 2000, apenas 350 mil pessoas foram sentenciadas e 151 mil advertidas ou multadas, frente aos cinco milhes de crimes registrados pela polcia no mesmo ano (ROLIM, 2006). Assim, as polticas de preveno no devem ser focadas apenas sobre agressores/infratores e vtimas. Projetos socioeducativos com adolescentes e jovens principalmente homens com vistas preveno da violncia, ampliao do acesso aos Juizados Especiais Civis e Criminais e a canais estatais ou pblicos de mediao de conflitos, e ao estabelecimento de procedimentos padres no uso da fora por operadores de segurana pblica so exemplos de aes que podem impactar na preveno da violncia, complementando os esforos e superando os limites que a sano/execuo penal apresenta. Dessa forma, somente com o aperfeioamento do sistema de justia criminal, com polticas pblicas de segurana que integrem cada vez mais os diferentes setores do Estado e da sociedade, e com o pleno respeito legalidade ser possvel enfrentar a violncia e a criminalidade, assim como garantir a segurana aos diferentes grupos da sociedade brasileira.

46

texto para discusso | 1330 | mar. 2008

ipea

REFERNCIAS
AMORIM, M. S. de; KANT DE LIMA, R.; MENDES, R. L. T. Introduo. In: AMORIM et al. (Orgs.). Ensaios sobre a igualdade jurdica: Acesso justia criminal e direitos de cidadania no Brasil. Rio de Janeiro: Editora Lumen Jris, 2005. AMNESTRY INTERNACIONAL. Amnstry Internacional Report 2007: the state of the worlds human rights, 2007. Disponvel em: <http://thereport.amnesty.org/eng/Download-theReport>. Acessado em: 26 jul. 2007. ANDRADE, M. V.; PEIXOTO, B. T. Avaliao de programas de preveno e controle da criminalidade no Brasil, 2006. Mimeografado. BLUMENSTEIN, A.; J. COHEN; D. NAGIN (Orgs.). Deterrence and incapacitation: estimating the effects of criminal sanctions on crime rates, Washington: Nacional Academy of Sciences, 1978. In: ROLIM, Marcos. A sndrome da rainha vermelha: policiamento e segurana pblica no Sculo XXI. Rio de Janeiro: Ed. Jorge Zahar, Oxford, Inglaterra: University of Oxford, Centre for Brazilian Studies, 2006. BRASIL. MINISTRIO DA JUSTIA CONSELHO NACIONAL DE POLTICA CRIMINAL E PENITENCIRIA. Parecer RDD, 2004. Disponvel em: <http://www.mj.gov.br/cnpcp/legislacao/pareceres/Parecer%20RDD%20_final_.pdf>. Acessado em: 26 fev. 2007. ______. MINISTRIO DA JUSTIA, Relatrio descritivo Pesquisa do Perfil Organizacional das Guardas Municipais. Braslia: Ministrio da Justia/Senasp, nov. 2005. Disponvel em: <http://www.mj.gov.br/senasp>. ______. II Diagnstico da Defensoria Pblica no Brasil, 2006a. ______. Perfil das Vtimas e Agressores das Ocorrncias Registradas pelas Polcias Civis (Janeiro de 2004 a Dezembro de 2005). Agosto de 2006b. Disponvel em: <http://www.mj.gov.br/senasp/estatisticas/perfil%20das%20vitimas%20e%20agressores.pdf>. Acessado em: 26 jul. 2007. ______. MINISTRIO DA JUSTIA, CONSELHO NACIONAL DE POLTICA CRIMINAL E PENITENCIRIA. Relatrio de inspeo no Estado do Esprito Santo. 12 a 14 de maro de 2006c. Disponvel em: <http://www.mj.gov.br/cnpcp/publicacao/Relatrio %20Final%20de%20Vitria-Maro%202006.pdf>. Acessado em: 28 fev. 2007. ______. MINSTRIO DA JUSTIA, DEPARTAMENTO PENITENCIRIO NACIONAL, SISTEMA INTEGRADO DE INFORMAES PENITENCIRIAS (INFOPEN). Quadro geral de estabelecimentos por Estado 12/03/07, 2007a. Disponvel em: <http://www.mj.gov.br/depen/sistema/R026_2007.pdf>. Acessado em: 10 ago. 2007. ______. MINISTRIO DA JUSTIA, DEPARTAMENTO PENITENCIRIO NACIONAL, SISTEMA INTEGRADO DE INFORMAES PENITENCIRIAS (INFOPEN). Dados estatsticos populao carcerria (junho de 2007b). Disponvel em: <http://www.mj.gov.br/depen/sistema/R010Censo2007.pdf>. Acessado em: 10 ago. 2007. ______. DEPARTAMENTO PENITENCIRIO NACIONAL, SISTEMA INTEGRADO DE INFORMAES PENITENCIRIAS (INFOPEN) (2007c). Sistema Prisional Informao e inteligncia - Relatrios com informaes estatsticas do sistema prisional de cada Estado da Federao. 2007c. Disponvel em:<http://www.mj.gov.br/depen/>. Acessado em: 10 ago. 2007.

ipea

texto para discusso | 1330 | mar. 2008

47

______. MINISTRIO DA JUSTIA, DEPARTAMENTO PENITENCIRIO NACIONAL, DIRETORIA DE POLTICAS PENITENCIRIAS, COORDENAOGERAL DO PROGRAMA DE FOMENTO S PENAS E MEDIDAS ALTERNATIVAS. Servios pblicos de execuo de penas e medidas alternativas existentes no Brasil. Braslia, 30 mar. 2007d. Disponvel em:<http://www.mj.gov.br/Depen/documentos/Servios %20Pblicos%20de%20CPMA.pdf>. Acessado em: 20 ago. 2007. ______. MINISTRIO DO PLANEJAMENTO, ORAMENTO E GESTO. Relatrio de avaliao do programa modernizao do sistema penitencirio nacional, 2007. Mimeografado. ______. MINISTRIO DAS RELAES EXTERIORES. Diviso de atos internacionais. Atos multilaterais em vigor para o Brasil no mbito dos direitos humanos, 2007. Disponvel em: <http://www2.mre.gov.br/dai/dhumanos.htm>. Acessado em: 27 jul. 2007. ______. MINISTRIO DA SADE. Informaes de sade. 2007. Disponvel em: <http://tabnet.datasus.gov.br/cgi/deftohtm.exe?sim/cnv/obtuf.def>. Acessado em: 03 ago. 2007. CANO, I. Mensurando a impunidade no sistema de justia criminal no Rio de Janeiro. Relatrio final de pesquisa, 2006. Disponvel em: <http://www.mj.gov.br/ senasp/pesquisas_aplicadas/anpocs/proj_aprov/mensur_impun_sist_ignacio.pdf>. Acessado em: 09 ago. 2007. CNT-SENSUS. Pesquisa de Opinio Pblica Nacional Rodada 89, 2007. Disponvel em: <http://www.cnt.org.br/arquivos/downloads/sensus/relat89.pdf>. Acessado em: 24 jul. 2007. COMIT INTERNACIONAL DA CRUZ VERMELHA. Para Servir e Proteger: Manual para Instrutores Direitos Humanos e Direito Internacional Humanitrio para Foras Policiais e de Segurana, 2005. Disponvel em: <http://www.icrc.org/Web/ por/sitepor0.nsf/htmlall/servireproteger?OpenDocument&View=defaultBody18&style=custo _print>. Acessado em: 06 ago. 2007. COSTA, A. T. M. Entre a lei e a ordem. Rio de Janeiro: Ed. FGV, 2004. GOMES, L. F.(Org.). Constituio Federal, Cdigo Penal, Cdigo Processo Penal. Obra a coletiva de autoria da Editora Revista dos Tribunais. 7 edio, revista atualizada e ampliada. So Paulo, 2005. GOVERNO DO ESTADO DE SO PAULO. Pgina da Secretaria de Estado da Segurana Pblica. Estatsticas, 2007a. Disponvel em: <http://www.ssp.sp.gov.br/estatisticas/>. Acessado em: 03 ago. 2007. ______. Pgina da Ouvidoria da Polcia do Estado de So Paulo. Relatrio Anual de Prestao de Contas 2006. Denncias Recebidas na Ouvidoria de Polcia 19952006 por natureza das denncias, 2007b Disponvel em: <http://www.ouvidoriapolicia.sp.gov.br/pages/RelatAnual2006.htm>. Acessado em: 26 fev. 2007. ______. Pgina da Ouvidoria de Polcia do Estado de So Paulo, Aes na Ouvidoria em 2006, 2007c. Disponvel em: <http://www.ouvidoria-policia.sp.gov.br/pages/acoesouvidoria.htm>. Acessado em: 06 ago. 2007. ______. Pgina da Ouvidoria de Polcia do Estado de So Paulo. Relatrio anual de 2006. Casos encerrados/solucionados Tipo de soluo, 2007d. Disponvel em: <http://www.ouvidoria-policia.sp.gov.br/pages/casossolucionados2006.htm>. Acessado em: 02 ago. 2007.

48

texto para discusso | 1330 | mar. 2008

ipea

______. Pgina da Ouvidoria de Polcia do Estado de So Paulo. Relatrio anual de 2006. Policiais Militares e Civis Punidos a partir de denncias na Ouvidoria da Polcia 1998-2006, 2007e. Disponvel em: <http://www.ouvidoria-policia.sp.gov.br/pages/ policiaispunidos2006.htm>. Acessado em: 02 ago.2007. HUMAN RIGHTS WATCH. World Report <http://hrw.org/wr2k7/>. Acessado em: 26 jul. 2007. 2007, 2007. Disponvel em:

INSTITUTO BRASILEIRO DE OPINIO PBLICA E ESTATSTICA. (IBOPE) Opinio, agosto de 2005. Disponvel em: <http://www.ibope.com.br/opp/pesquisa/opiniao publica/download/opp098_confianca_portalibope_ago05.pdf>. Acessado em: 27 fev. 2007. INSTITUTO DE SEGURANA PBLICA. Estatsticas Resumo Mensal por Aisp, 2007. Disponvel em: <http://www.isp.rj.gov.br/ResumoAisp/2007_06/PDF/Estado.pdf>. Acessado em: 27 jul. 2007. INSTITUTO LATINO-AMERICANO DAS NAES UNIDAS PARA A PREVENO DO DELITO E TRATAMENTO DO DELINQENTE ILANUD/ FUNDAO INSTITUTO DE ADMINISTRAO-FIA/GABINETE DE SEGURANA INSTITUCIONAL DA PRESIDNCIA DA REPBLICA GSI. Pesquisa de Vitimizao, 2002. Disponvel em: <http://www.mj.gov.br/senasp/estatisticas/Vitimizao /html/rel/Tabela_003.htm>. Acessado em: 27 fev. 2007. LEMGRUBER, J. Sistema Penitencirio. In: Ministrio da Justia; Federao das Indstrias do Estado do Rio de Janeiro; Servio Social da Indstria; Programa das Naes Unidas Para o Desenvolvimento. Arquitetura Institucional do Sistema nico de Segurana Pblica. Braslia, 2004. MINISTRIO DA JUSTIA; FIRJAN; SESI; PNUD. Arquitetura institucional do Sistema nico de Segurana Pblica. Braslia: Ministrio da Justia, 2004. MUSUMECI, L. Servios privados de vigilncia e guarda no Brasil: um estudo a partir de informaes da PNAD 1985/1995. Rio de Janeiro: Ipea, 1998.( Texto para Discusso, n. 560). NAVEGA, E. J. Manual prtico de direito penal e processo penal. So Paulo: Ed. Saraiva, 1997. NCLEO DE ESTUDOS DA VIOLNCIA. 3 Relatrio nacional sobre os direitos humanos no Brasil: 2002-2005. Universidade de So Paulo/Pr-Reitoria de Cultura e Extenso Universitria/Ncleo de Estudos da Violncia, 2007. Disponvel em: <http://www.nevusp.org/downloads/down099.pdf>. Acessado em: 26 jul. 2007. ROLIM, M. A sndrome da rainha vermelha: policiamento e segurana pblica no Sculo XXI. Rio de Janeiro: Ed. Jorge Zahar, Oxford, Inglaterra: University of Oxford, Centre for Brazilian Studies, 2006. SILVA JNIOR, E. M. da. Levar baculejo legal? Busca pessoal na persecuo penal. Jus Navigandi, Teresina, ano 10, n. 880, 30 nov. 2005. Disponvel em: <http://jus2.uol.com.br/doutrina/texto.asp?id=7636>. Acessado em: 02 ago. 2007. SOUZA, S. R. de. As megaoperaes da Polcia Federal, os direitos humanos do investigado e a Lei de Abuso de Autoridade. Jus Navigandi, Teresina, ano 9, n. 751, 25 jul. 2005. Disponvel em: <http://jus2.uol.com.br/doutrina/texto.asp?id=7057>. Acessado em: 14 ago. 2007.
o

ipea

texto para discusso | 1330 | mar. 2008

49

OUVIDORIA DE POLCIA DE SO PAULO. Casos acompanhados na Ouvidoria da Polcia: autoria desconhecida, com suposta participao de grupo de extermnio GE. Perodo, (12 a 21/05/2006), 2006. Disponvel em: <ftp://ftp.sp.gov.br/ftpouvidoriapolicia/>. Acessado em: 02 ago. 2007. UNITED NATIONS, ECONOMIC AND SOCIAL COUNCIL, COMISSION ON HUMAN RIGHTS. Report of the Special Rapporteur, Asma Jahangir, Addendum. Mission to Brazil, 2004. Disponvel em: <http://www.extrajudicialexecutions.org/ reports/E_CN_4_2004_7_Add_3.pdf>. Acessado em: 06 ago. 2007. U.S. STATE DEPARTMENT. Brazil Contry Reports on Human Rights Practices 2006. Released by the Bureau of Democracy, Human Rights, and Labor. March 6, 2007. Disponvel em: <http://www.state.gov/g/drl/rls/hrrpt/2006/78882.htm>. Acessado em: 26 jul. 2007. VARGAS, J. D., RIBEIRO, L.; MAGALHES, I. de. O tempo e a morosidade processual na justia criminal: Discusses metolgicas. Anais da ALASCIP. Campinas, 04 a 06 set. 2006. ZALUAR, A. Violncia e Crime. In: Micelli, S. (Org.). O que ler na cincia social brasileira (1970-1995), v. 1: Antropologia. So Paulo: Sumar/Anpocs, 1999. ______. A guerra sem fim em alguns bairros do Rio de Janeiro. Cincias Cultural, June/Sept. 2002, v.54, n.1, p. 32-38. ISSN 0009-6725, 2002. ZAVERUCHA, Jorge. Polcia Civil de Pernambuco: o desafio da reforma. Editora da Universidade Federal de Pernambuco, 2003. Disponvel em: <http://www.resdal.org/ libros/Archivo/zaverucha-policia_civil.pdf>. Acessado em: 27 ago. 2007.

50

texto para discusso | 1330 | mar. 2008

ipea

ANEXOS
ANEXO 1
TABELA 1

Na sua avaliao, a violncia e a criminalidade esto:


Dez./04 % Bastante controladas pelas autoridades Razoavelmente controladas pelas autoridades Fora do controle das autoridades NS/NR Total 3,2 22,5 71,5 2,8 100 Jun./07 % 3,7 18,7 76,1 1,6 100

Fonte: CNT-Senus, Pesquisa de Opinio Pblica Nacional Rodada 89 (18 a 22 de junho de 2007).

TABELA 2

H vrias formas de violncia. Vou ler algumas delas e gostaria que o Sr.(a) me apontasse qual dessas formas mais o ameaa:
Dez./04 % Assalto em casa ou na rua Trfico de drogas Estupro Seqestro Violncia na famlia Briga em locais pblicos NS/NR Total 31,3 33,3 9,7 6,6 6,5 6,8 5,9 100 Jun./07 % 38,4 31,7 9 7 6,1 5,9 2,1 100

Fonte: CNT-Senus, Pesquisa de Opinio Pblica Nacional Rodada 89 (18 a 22 de junho de 2007).

TABELA 3

Como o Sr.(a) classifica a cidade onde mora:


abr./07 % Muito violenta Violenta Mais ou menos violenta Pouco violenta Nada violenta NS/NR Total 16,8 18 26,1 25,9 12,4 1 100 jun./07 % 14,7 16,9 29,7 27,8 10,1 0,9 100

Fonte: CNT-Senus, Pesquisa de Opinio Pblica Nacional Rodada 89 (18 a 22 de junho de 2007).

ipea

texto para discusso | 1330 | mar. 2008

51

QUADRO 1

Mortos por agresso em 80 pases: nmero absoluto de vtimas, taxa de vtimas por 100 mil habitantes e razo de bito por agresso por total de bitos
Pases Colmbia (1999) El Salvador (1999) Venezuela (2000) Brasil (2000) Bahamas (2000) Belize (2000) Equador (2000) Paraguai (2000) Filipinas (1998) Guatemala (1999) Santa Lcia (2001) Panam (2000) Mxico (2001) Rssia (2002) Costa Rica (2002) Albnia (2001) So Vicente e Granada (1999) Cazaquisto (2002) Barbados (2000) Trinidad e Tobago (1998) Turcomenisto (1998) Chile (2001) Quirgusto (2002) Tailndia (2000) Argentina (2001) Moldvia-sem Transnistria (2002) Estnia (2002) Letnia (2002) Belarus (2001) Cuba (2001) Ucrnia (2002) EUA (2000) Guiana (1996) Uruguai (2000) Litunia (2002) Kuweit (2002) Uzbequisto (2000) Azerbaijo (2002) Gergia (2001) Barein (2000) N
o

Ranking
3 11 7 1 58 62 12 22 5 13 73 34 6 2 38 40 75 14 70 53 32 16 31 9 10 30 47 35 15 23 8 4 68 43 36 72 19 41 45 76

Taxa 62,4 37,7 26,2 26,4 20,8 23,7 16,8 12,3 15,4 17,8 17,7 9,8 10,1 31,0 5,8 7,2 10,3 13,2 10,5 8,5 7,1 5,4 6,7 5,6 6,9 10,3 11,7 11,4 11,2 5,4 11,9 5,9 4,3 5,5 7,1 1,1 3,1 2,6 3,9 1,3

Ranking
1 2 5 4 7 6 10 13 11 8 9 22 21 3 30 24 20 12 18 23 26 33 28 31 27 19 15 16 17 34 14 29 35 32 25 62 38 42 36 58

Razo 14,1 8,2 6,0 4,8 3,9 3,7 3,7 3,6 3,2 3,1 2,8 2,4 2,3 1,9 1,6 1,5 1,4 1,3 1,2 1,1 1,1 1,0 0,9 0,9 0,9 0,9 0,9 0,8 0,8 0,8 0,8 0,7 0,7 0,6 0,6 0,6 0,6 0,5 0,5 0,4

Ranking
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40

Pases (continuao) Maurcio (2000) Macednia (2000) Israel (1999) Coria do Sul (2002) Romnia (2002) Armnia (2002) Finlndia (2002) Austrlia (2001) Eslovquia (2000) Luxemburgo (2002) Canad (2000) Nova Zelndia (2000) Bulgria (2002) Polnia (2002) Hungria (2002) Cingapura (2001) Hong Kong (2000) Portugal (2002) Blgica (1997) Malta (2002) Eslovnia (2002) Holanda (2003) Crocia (2002) Irlanda (2001) Repblica Tcheca (2002) Espanha (2001) Islndia (2001) Grcia (2001) Itlia (2001) Dinamarca (1999) Frana (2000) Sucia (2001) Sua (2000) ustria (2002) Reino Unido (2002) Noruega (2001) Japo (2002) Alemanha (2001) Egito (2000) San Marino (2000)

Ranking 69 59 50 17 18 55 49 33 51 77 28 64 39 21 37 74 60 44 46 78 71 42 57 66 48 29 79 52 25 61 27 54 63 56 26 67 20 24 65 80

Taxa 2,8 3,0 2,1 1,7 3,7 2,2 2,6 1,6 2,2 1,8 1,5 1,4 2,9 1,8 2,4 0,8 0,9 1,8 1,7 1,3 1,4 1,2 1,5 1,0 1,3 1,0 0,7 1,1 1,0 1,1 0,9 1,0 0,8 0,9 0,9 0,7 0,6 0,7 0,1 0,0

Ranking 41 39 47 52 37 46 43 53 45 48 55 56 40 49 44 74 72 50 51 60 57 61 54 65 59 66 76 64 67 63 71 68 73 70 69 75 78 77 79 80

Razo 0,4 0,4 0,3 0,3 0,3 0,3 0,3 0,2 0,2 0,2 0,2 0,2 0,2 0,2 0,2 0,2 0,2 0,2 0,2 0,2 0,1 0,1 0,1 0,1 0,1 0,1 0,1 0,1 0,1 0,1 0,1 0,1 0,1 0,1 0,1 0,1 0,1 0,1 0,0 0,0

Ranking 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 61 62 63 64 65 66 67 68 69 70 71 72 73 74 75 76 77 78 79 80

25.832 2.300 6.369 45.311 63 57 2.086 672 11.240 1.978 26 288 10.148 44.252 236 220 12 1.962 28 109 333 839 334 3.442 2.600 374 159 266 1.120 605 5.709 16.590 32 185 248 26 771 215 178 9

32 61 127 806 804 70 133 304 118 8 463 55 225 680 240 25 58 182 177 5 28 202 67 40 134 418 2 115 551 58 503 86 57 69 513 33 730 564 50 0

Fonte: Elaborao dos autores a partir de OMS/World Health Organization Statistical Information System (Whosis).

TABELA 4

Distribuio de vtimas nas ocorrncias registradas pelas polcias civis 2005


Delitos Leso corporal dolosa Tentativa de homicdio Extorso mediante seqestro Furto a transeunte Roubo a transeunte Roubo de veculo Estupro Atentado violento ao pudor 2005 308.952 21.461 617 156.522 202.577 23.985 7.550 7.172

Fontes: Elaborao dos autores a partir de Ministrio da Justia/Secretaria Nacional de Segurana Pblica/Departamento de Pesquisa, Anlise da Informao e Desenvolvimento Pessoal em Segurana Pblica/Secretarias Estaduais de Segurana Pblica. Obs.: So Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Sergipe no enviaram informaes.

52

texto para discusso | 1330 | mar. 2008

ipea

QUADRO 2

Mortos e feridos em confrontos So Paulo, 1996-2006


1996 Pessoas mortas em conflito com policiais civis Pessoas feridas em conflito com policiais civis Policiais civis mortos em servio Policiais civis feridos em servio Pessoas mortas em conflitos com policiais militares Pessoas feridas em conflitos com policiais militares Policiais militares mortos em servio Policiais militares feridos em servio 47 48 17 59 239 287 32 730 1997 22 39 15 65 283 277 33 678 1998 52 44 14 67 299 342 31 1.011 1999 67 84 28 104 371 298 44 968 2000 71 88 16 101 524 298 33 712 2001 74 82 18 100 385 357 40 524 2002 69 47 17 88 541 373 42 449 2003 47 37 14 73 868 594 19 458 2004 40 12 2 81 623 476 25 442 2005 32 24 6 69 297 406 22 398 2006 66 32 9 58 430 293 26 306 Total 587 537 156 865 4.860 4.001 347 6.676

Fonte: Elaborao dos autores a partir das estatsticas trimestrais da Secretaria de Segurana Pblica do Estado de So Paulo.

QUADRO 3

Denncias recebidas na ouvidoria de polcia por natureza So Paulo, 1995-2006


Naturezas Infrao disciplinar Homicdio M qualidade de atendimento Abuso de autoridade Concusso Falta de policiamento Solicitao de interveno em pontos de droga Ameaa Prevaricao Comunicao de crime Tortura Agresso Negligncia Trfico de drogas com envolvimento de policiais Solicitao de policiamento Corrupo passiva Abuso de autoridade (agresso) Leso corporal Abuso (constrangimento ilegal) Reclamao contra superior hierrquico Abuso de autoridade (outros) Estelionato Tentativa de homicdio Maus tratos Morosidade no andamento da Polcia Judiciria Peculato desvio Abuso (invaso de domiclio) Enriquecimento ilcito Abordagem com excesso Roubo de carga com participao de policiais Peculato apropriao Abuso (priso) Falta de recursos materiais Roubo/furto Facilitao de fuga Peculato Favorecimento indevido de policiamento preventivo Discriminao Privilgio (benefcio indevido em escala) Maus tratos a presos Peculato furto Falta de recursos humanos Superpopulao carcerria Assdio Moral Extorso Falsidade ideolgica Peculato estelionato Ocultao de identificao de viatura Crime contra o consumidor Promoo (facilitao de fuga) Outros Total PC 2.105 499 2.449 707 1.405 147 1.409 610 708 719 499 301 549 488 44 324 122 46 128 14 99 146 68 141 149 54 53 97 10 72 35 43 17 17 49 27 10 10 1 28 17 12 23 10 4 5 4 1 2 1.779 16.256 PM 2.738 3.189 1.219 1.372 670 1.518 117 844 303 273 271 460 215 212 602 186 314 386 288 368 233 134 201 30 4 97 76 37 109 25 66 26 50 44 6 22 39 26 33 3 14 15 3 22 5 3 2 1 1.929 18.800 PM/PC 86 121 95 80 40 28 59 64 40 49 64 38 27 50 52 17 32 12 15 12 7 5 6 1 1 7 2 5 6 1 2 2 1 1 3 1 1 1 112 1.146 Total 4.929 3.809 3.763 2.159 2.115 1.693 1.585 1.518 1.051 1.041 834 799 791 750 698 527 468 444 431 382 344 287 274 177 154 152 136 136 124 103 102 69 69 63 56 50 49 39 34 32 31 28 26 22 16 7 7 4 2 2 3.820 36.202 %Total 13,62 10,52 10,39 5,96 5,84 4,68 4,38 4,19 2,9 2,88 2,3 2,21 2,18 2,07 1,93 1,46 1,29 1,23 1,19 1,06 0,95 0,79 0,76 0,49 0,43 0,42 0,38 0,38 0,34 0,28 0,28 0,19 0,19 0,17 0,15 0,14 0,14 0,11 0,09 0,09 0,09 0,08 0,07 0,06 0,04 0,02 0,02 0,01 0,01 0,01 10,55 100

Fonte: Ouvidoria da Polcia do Estado de So Paulo (Relatrio 2006).

ipea

texto para discusso | 1330 | mar. 2008

53

TABELA 5

Autos de resistncia Rio de Janeiro, janeiro a junho de 2007


Jan. Autos de resistncia 117 Fev. 90 Mar. 111 Abr. 131 Mai.* 120 Jun.* 83 Total 652

Fonte: Elaborao dos autores a partir do Instituto de Segurana Pblica. Nota: * Os dados de maio e junho de 2007 so parciais, referindo-se apenas s incidncias registradas em delegacias de Polcia Civil que integram o Grupo Executivo do Programa Delegacia Legal e Batalho Legal. Os registros de ocorrncia contabilizados nas delegacias legais corresponderam a aproximadamente 67% do total de registros de ocorrncia do estado do Rio de Janeiro.

TABELA 6

Comarcas atendidas e no atendidas pela Defensoria Pblica Brasil e Unidades da Federao (UFs), 2005*
Comarcas Atendidas AC PB AP MS RR DF RO SE AL RJ RS PA AM MG PE TO MT CE ES RN BA PI SP MA Unio Total 22 73 10 50 7 12 21 60 55 82 121 19 21 140 80 18 28 55 23 7 28 10 22 4 28 996 Total 22 73 10 50 7 12 22 64 63 94 162 38 44 294 174 42 73 172 78 63 276 106 309 98 164 2.510 % 100 100 100 100 100 100 95,5 93,8 87,3 87,2 74,7 50,0 47,7 47,6 46,0 42,9 38,4 32,0 29,5 11,1 10,1 9,4 7,1 4,1 17,1 39,7

Fontes: Elaborao dos autores a partir de Ministrio da Justia/Secretaria de Reforma do Judicirio; Pnud. Pesquisa Defensorias Pblicas, 2006. Nota: *Trs estados no fizeram parte do diagnstico: o Paran no enviou resposta ao questionrio, Santa Catarina ainda no criou a Defensoria Pblica, e Gois ainda no implantou o servio.

54

texto para discusso | 1330 | mar. 2008

ipea

TABELA 7

Populao interna e atendida nos estabelecimentos penais Brasil e UFs, junho de 2007
Regime UF Fed (PR) Fed (MS) AC AL AM AP BA CE DF ES GO MA MG MS MT PA PB PE PI PR RJ RN RO RR RS SC SE SP TO Total fechado Masc. 159 58 555 313 548 493 3.051 4.048 2.576 2.167 3.724 952 6.417 4.038 2.579 1.099 4.046 3.109 600 6.029 16.837 964 1.866 206 10.066 3.679 1.758 71.143 716 153.796 Fem. 25 6 20 30 59 108 116 228 131 35 224 425 96 41 135 117 38 195 934 31 98 24 226 241 70 5.211 26 8.890 Masc. 504 251 273 307 1.108 1.719 3.373 471 1.566 612 2.575 1.390 800 324 751 1.949 109 1.645 504 519 870 269 6.039 2.196 250 16.217 335 46.926 Regime semi-aberto Fem. 16 42 7 47 40 103 41 94 16 104 165 83 11 16 71 6 107 23 69 18 29 329 253 1.101 5 2.796 Masc. 25 13 143 262 199 671 153 27 386 72 158 472 211 105 425 1.015 38 7.899 4.101 141 261 86 1.810 1.108 26 19.807 Regime aberto Fem. 2 29 9 19 1 21 4 9 42 69 404 42 1 1.051 119 12 24 7 98 78 2.041 Medidas de segurana internao Masc. 3 27 21 2 57 47 68 36 52 61 28 27 55 341 54 283 162 47 27 1 657 105 55 891 3.107 Fem. 6 4 3 3 4 1 455 33 1 16 7 3 57 1 3 93 690 Medidas de Segurana tratamento Masc. 2 5 129 1 1 40 31 11 4 122 346 Fem. 1 1 109 111 Masc. 1.279 1.018 1.520 680 3.904 5.228 1.157 2.121 2.670 1.424 7.507 2.410 4.325 4.095 2.954 10.327 1.261 2.133 6.287 999 1.137 526 5.246 3.052 43.419 782 117.461 Priso provisria Fem. 91 72 144 37 183 251 119 313 231 44 569 381 282 296 98 396 54 111 279 57 123 52 337 300 39 4.859

Fonte: Elaborao dos autores a partir de Ministrio da Justia, Departamento Penitencirio Nacional, Sistema Integrado de Informaes Penitencirias (Infopen). TABELA 8

Dficit de vagas nos estabelecimentos penais e presos em Secretaria de Segurana Pblica Brasil e UFs, junho de 2007
UF Fed-PR Fed-MS AC AL AM AP BA CE DF ES GO MA MG MS MT PA PB PE PI PR RJ RN RO RR RS SC SE SP TO Total Populao interna/atendida nos estabel. penais Masc. Fem. Total 159 159 58 58 2.368 141 2.509 1.622 82 1.704 2.510 235 2.745 1.744 74 1.818 8.319 301 8.620 11.842 418 12.260 7.328 341 7.669 4.822 587 5.409 8.399 478 8.877 3.060 99 3.159 16.718 1.361 18.079 8.338 1.013 9.351 7.942 530 8.472 5.718 348 6.066 8.176 653 8.829 16.741 659 17.400 2.093 100 2.193 17.989 1.480 19.469 27.902 1.363 29.265 2.674 169 2.843 4.161 266 4.427 1.088 112 1.200 23.818 1.047 24.865 10.140 873 11.013 2.063 73 2.136 131.792 6.514 138.306 1.859 70 1.929 341.443 19.387 360.830 Vagas nos estabelecimentos penais Masc. Fem. Total 208 208 208 208 932 116 1.048 1.741 74 1.815 1.574 154 1.728 756 96 852 6.086 676 6.762 7.991 374 8.365 5.337 398 5.735 3.280 263 3.543 4.455 232 4.687 1.676 40 1.716 13.828 639 14.467 3.495 721 4.216 4.647 180 4.827 5.799 204 6.003 4.066 120 4.186 8.028 228 8.256 1.970 135 2.105 9.284 478 9.762 22.479 1.208 23.687 1.914 108 2.022 278 278 426 78 504 16.168 391 16.559 6.104 371 6.475 1.418 31 1.449 85.720 5.096 90.816 1.608 20 1.628 221.476 12.431 233.907 Dficit de vagas nos estabelecimentos penais Masc. Fem. Total (49) (49) (150) (150) 1.436 25 1.461 (119) 8 (111) 936 81 1.017 988 (22) 966 2.233 (375) 1.858 3.851 44 3.895 1.991 (57) 1.934 1.542 324 1.866 3.944 246 4.190 1.384 59 1.443 2.890 722 3.612 4.843 292 5.135 3.295 350 3.645 (81) 144 63 4.110 533 4.643 8.713 431 9.144 123 (35) 88 8.705 1.002 9.707 5.423 155 5.578 760 61 821 3.883 266 4.149 662 34 696 7.650 656 8.306 4.036 502 4.538 645 42 687 46.072 1.418 47.490 251 50 301 119.967 6.956 126.923 Presos nas secretarias de Segurana Pblica Masc. Fem. Total

662 477 100 7.859 3.352 1.729 15.635 1.496 1.721 7.138 3.488 591 512 7.439 52.199

11 29 668 141 50 894 248 511 368 21 16 3.565 6.522

673 506 100 8.527 3.493 1.779 16.529 1.744 1.721 7.649 3.856 612 528 11.004 58.721

Fonte: Elaborao dos autores a partir de Ministrio da Justia, Departamento Penitencirio Nacional, Sistema Integrado de Informaes Penitencirias (Infopen).

ipea

texto para discusso | 1330 | mar. 2008

55

TABELA 9

Dados sobre os estabelecimentos penais dezembro de 2006


Masc. bitos por ao criminal* Leitos ambulatoriais* 16 3.387 Fem. 0 30 Total 16 3.417

Fonte: Elaborao dos autores a partir de Ministrio da Justia, Departamento Penitencirio Nacional, Sistema Integrado de Informaes Penitencirias (Infopen). Nota: * Estes nmeros so provenientes de 921 dos 1.076 estabelecimentos cadastrados.

TABELA 10

Nmero de condenados e provisrios nas delegacias segundo UF 2003


Condenados PA BA CE MA RJ ES PR TO MG GO RO AC AP SE DF RN Total 14 95 31 274 1.141 428 2.599 105 9.914 2.407 123 15 1 17.147 0,7% 2,2% 5,0% 11,2% 18,0% 23,7% 40,0% 53,8% 54,5% 64,4% 48,4% 75,0% 100% 0,0% 0,0% 36,4% Provisrios 1.870 4.246 591 2.177 5.188 1.343 3.900 90 8.012 1.493 53 2 83 29.048 99,3% 97,8% 95,0% 88,8% 82,0% 74,5% 60,0% 46,2% 44,0% 40,0% 20,9% 10,0% 0,0% 100% 0,0% 0,0% 61,7% No informa 1.884 4.341 622 2.451 6.329 1.803 6.499 195 18.190 3.737 254 20 1 83 50 600 47.059 Total 100% 100% 100% 100% 100% 100% 100% 100% 100% 100% 100% 100% 100% 100% 100% 100% 100%

32

1,8%

264 78 3

1,5% 30,7% 15,0%

50 600 864

100% 100% 1,8%

Fontes: Ministrio da Justia; Firjan; Sesi; Pnud. Arquitetura institucional do Sistema nico de Segurana Pblica. Braslia: Ministrio da Justia, 2004. Anexos. Obs.: AL, AM, MT, MS, PI, RS, SP, PE e SC no forneceram informao a respeito.

TABELA 11

Nmero de condenados nos diferentes regimes nas delegacias segundo UF (ordenado por %) 2003
Fechado MA GO MG TO PE AP PA PR RO CE RJ ES DF RN Total 148 1.452 6.003 77 2.069 1 14 6.499 176 622 1.141 1.803 20.005 6,0% 38,9% 33,0% 39,5% 93,8% 100% 0,7% 100% 69,3% 100% 18,0% 100% 0,0% 0,0% 44,6% Semi-aberto 126 840 2.064 26 136 5,1% 22,5% 11,3% 13,3% 6,2% 0,0% 0,0% 0,0% 0,0% Aberto 115 1.046 2 0,0% 3,1% 5,8% 1,0% 0,0% 0,0% 0,0% 0,0% No informado 2.177 1.330 9.077 90 88,8% 35,6% 49,9% 46,2% Total 2.451 100% 3.737 100% 18.190 100% 195 100% 2.205 100% 1 100% 1.884 100% 6.499 100% 254 100% 622 100% 6.329 100% 1.803 100% 50 100% 600 100% 44.820 100%

1.870 78 5.188

99,3% 30,7% 82,0% 100% 100% 45,6%

3.192

0,0% 0,0% 7,1%

1.163

0,0% 0,0% 2,6%

50 600 20.460

Fontes: Ministrio da Justia; Firjan; Sesi; Pnud. Arquitetura institucional do Sistema nico de Segurana Pblica. Braslia: Ministrio da Justia, 2004. Anexos. Obs.: AC, AL, AM, BA, MT, MS, PI, RS, SP, SE e SC no forneceram informao a respeito.

56

texto para discusso | 1330 | mar. 2008

ipea

TABELA 12

Nmero de presos que recebem visita por UF 2003


Recebem visita PR MA RO RJ AL PI PE MG PA AC RN CE GO MT Total 681 775 1.575 9.531 1.242 1.083 10.391 4.687 3.616 2.076 1.668 9.071 3.606 4.032 54.034 Total 7.050 2.041 3.934 18.546 1.785 1.445 12.227 5.180 3.815 2.128 1.668 9.071 3.606 4.032 76.528 % 9,7% 38,0% 40,0% 51,4% 69,6% 74,9% 85,0% 90,5% 94,8% 97,6% 100% 100% 100% 100% 70,6%

Fontes: Ministrio da Justia; Firjan; Sesi; Pnud. Arquitetura institucional do Sistema nico de Segurana Pblica. Braslia: Ministrio da Justia, 2004. Anexos. Obs.: AM, BA, DF, ES, RS, SP, SE, TO e SC no forneceram informao a respeito.

TABELA 13

Nmero e distribuio percentual dos infratores nas ocorrncias de homicdio doloso, segundo grupos de idade, por sexo 2005
Masculino At 11 anos Entre 12 e 17 anos Entre 18 e 24 anos Entre 25 e 29 anos Entre 30 e 34 anos Entre 35 e 64 anos Acima de 65 anos Total 9 793 2.716 118 943 1.349 91 7.019 0,1 10,7 36,8 1,6 12,8 18,3 1,2 95,0 Feminino 5 21 142 52 47 94 5 366 0,1 0,3 1,9 0,7 0,6 1,3 0,1 5,0 14 814 2.858 170 990 1.443 96 7.385 Total 0,2 11,0 38,7 2,3 13,4 19,5 1,3 100,0

Fontes: Elaborao dos autores a partir de Ministrio da Justia/Secretaria Nacional de Segurana Pblica/Departamento de Pesquisa, Anlise da Informao e Desenvolvimento de Pessoal em Segurana Pblica/Secretarias Estaduais de Segurana Pblica. Obs.: 1 Para DF, GO, RJ, RS e SP, o grau de cobertura de delegacias foi de 100%, isto , todas as delegacias enviaram informaes. Em outros, foi menor: AC (97,5%), AL (97,8%), AP (90,1%), AM (80,6%), BA (98,8%), CE (96,5%), ES (54,2%), MA (93,1%), MT (90,7%), MS (99,9%), MG (96,3%), PA (99,8%), PB (91,1%), PR (99,4%), PE (91,6%), PI (96,5%), RN (74,4%), RO (95,4%), RR (96,0%), SC (93,0%), SE (98,6%) e TO (98,2%). 2. SP, RJ, SE e RS no forneceram as informaes presentes nesta tabela. Os infratores com sexo no informado somam 2.770, e infratores com faixa etria no informada somam 7.723.

TABELA 14

Nmero e distribuio percentual dos infratores nas ocorrncias de leso corporal dolosa, segundo grupos de idade, por sexo 2005
Masculino At 11 anos Entre 12 e 17 anos Entre 18 e 24 anos Entre 25 e 29 anos Entre 30 e 34 anos Entre 35 e 64 anos Acima de 65 anos Total 450 8.757 50.199 20.591 22.047 39.425 1.817 143.286 0,3 5,0 28,7 11,8 12,6 22,6 1,0 82,0 Feminino 158 1.968 12.991 4.705 4.210 7.150 308 31.490 0,1 1,1 7,4 2,7 2,4 4,1 0,2 18,0 608 10.725 63.190 25.296 26.257 46.575 2.125 174.776 Total 0,3 6,1 36,2 14,5 15,0 26,6 1,2 100,0

Fontes: Elaborao dos autores a partir de Ministrio da Justia/Secretaria Nacional de Segurana Pblica/Departamento de Pesquisa, Anlise da Informao e Desenvolvimento de Pessoal em Segurana Pblica/Secretarias Estaduais de Segurana Pblica. Obs.: 1. Para DF, GO, RJ, RS e SP, o grau de cobertura de delegacias foi de 100%, isto , todas as delegacias enviaram informaes. Em outros, foi menor: AC (97,5%), AL (97,8%), AP (90,1%), AM (80,6%), BA (98,8%), CE (96,5%), ES (54,2%), MA (93,1%), MT (90,7%), MS (99,9%), MG (96,3%), PA (99,8%), PB (91,1%), PR (99,4%), PE (91,6%), PI (96,5%), RN (74,4%), RO (95,4%), RR (96,0%), SC (93,0%), SE (98,6%) e TO (98,2%). 2. SP, RJ, SE e RS no forneceram as informaes presentes nesta tabela. Infratores com sexo no informado somam 10.731, e infratores com faixa etria no informada somam 58.836.

ipea

texto para discusso | 1330 | mar. 2008

57

TABELA 15

Nmero e distribuio percentual dos infratores nas ocorrncias de tentativa de homicdio, segundo grupos de idade, por sexo 2005
Masculino At 11 anos Entre 12 e 17 anos Entre 18 e 24 anos Entre 25 e 29 anos Entre 30 e 34 anos Entre 35 e 64 anos Acima de 65 anos Total 22 972 3.384 1.242 1.271 1.885 122 8.898 0,2 10,2 35,4 13,0 13,3 19,7 1,3 93,0 Feminino 14 57 251 80 102 159 8 671 0,1 0,6 2,6 0,8 1,1 1,7 0,1 7,0 36 1.029 3.635 1.322 1.373 2.044 130 9.569 Total 0,4 10,8 38,0 13,8 14,3 21,4 1,4 100,0

Fontes: Elaborao dos autores a partir de Ministrio da Justia/Secretaria Nacional de Segurana Pblica/Departamento de Pesquisa, Anlise da Informao e Desenvolvimento de Pessoal em Segurana Pblica/Secretarias Estaduais de Segurana Pblica. Obs.: 1. Para DF, GO, RJ, RS e SP, o grau de cobertura de delegacias foi de 100%, isto , todas as delegacias enviaram informaes. Em outros, foi menor: AC (97,5%), AL (97,8%), AP (90,1%), AM (80,6%), BA (98,8%), CE (96,5%), ES (54,2%), MA (93,1%), MT (90,7%), MS (99,9%), MG (96,3%%), PA (99,8%), PB (91,1%), PR (99,4%), PE (91,6%), PI (96,5%), RN (74,4%), RO (95,4%), RR (96,0%), SC (93,0%), SE (98,6%) e TO (98,%2). 2. SP, RJ, SE e RS no forneceram as informaes presentes nesta tabela. Infratores com sexo no informado somam 1.477, e infratores com faixa etria no informada somam 7.669.

TABELA 16

Nmero e distribuio percentual dos infratores nas ocorrncias de extorso mediante seqestro, segundo grupos de idade, por sexo 2005
Masculino At 11 anos Entre 12 e 17 anos Entre 18 e 24 anos Entre 25 e 29 anos Entre 30 e 34 anos Entre 35 e 64 anos Acima de 65 anos Total 6 31 26 17 20 1 101 0,0 5,0 26,1 21,8 14,3 16,8 0,8 84,9 Feminino 15 2 1 18 0,0 0,0 12,6 0,0 1,7 0,8 0,0 15,1 6 46 26 19 21 1 119 Total 0,0 5,0 38,7 21,8 16,0 17,6 0,8 100,0

Fontes: Elaborao dos autores a partir de Ministrio da Justia/Secretaria Nacional de Segurana Pblica/Departamento de Pesquisa, Anlise da Informao e Desenvolvimento de Pessoal em Segurana Pblica/Secretarias Estaduais de Segurana Pblica. Obs.: 1. Para DF, GO, RJ, RS e SP, o grau de cobertura de delegacias foi de 100%, isto , todas as delegacias enviaram informaes. Em outros, foi menor: AC (97,5%), AL (97,8%), AP (90,1%), AM (80,6%), BA (98,8%), CE (96,5%), ES (54,2%), MA (93,1%), MT (90,7%), MS (99,9%), MG (96,3%), PA (99,8%), PB (91,1%), PR (99,4%), PE (91,6%), PI (96,5%), RN (74,4%), RO (95,4%), RR (96,0%), SC (93,0%), SE (98,6%) e TO (98,2%). 2. SP, RJ, SE e RS no forneceram as informaes presentes nesta tabela. Infratores com sexo no informado somam 36 e infratores, com faixa etria no informada somam 185.

TABELA 17

Nmero e distribuio percentual dos infratores nas ocorrncias de roubo a transeuntes, segundo grupos de idade, por sexo 2005
Masculino At 11 anos Entre 12 e 17 anos Entre 18 e 24 anos Entre 25 e 29 anos Entre 30 e 34 anos Entre 35 e 64 anos Acima de 65 anos Total 106 6.638 34.371 8.802 4.143 2.597 230 56.887 0,2 11,1 57,6 14,7 6,9 4,3 0,4 95,3 Feminino 9 271 1.156 631 476 270 17 2.830 0,0 0,5 1,9 1,1 0,8 0,5 0,0 4,7 115 6.909 35.527 9.433 4.619 2.867 247 59.717 Total 0,2 11,6 59,5 15,8 7,7 4,8 0,4 100,0

Fontes: Elaborao dos autores a partir de Ministrio da Justia/Secretaria Nacional de Segurana Pblica/Departamento de Pesquisa, Anlise da Informao e Desenvolvimento de Pessoal em Segurana Pblica/Secretarias Estaduais de Segurana Pblica. Obs.: 1. Para DF, GO, RJ, RS e SP, o grau de cobertura de delegacias foi de 100%, isto , todas as delegacias enviaram informaes. Em outros, foi menor: AC (97,5%), AL (97,8%), AP (90,1%), AM (80,65), BA (98,8%), CE (96,5%), ES (54,2%), MA (93,1%), MT (90,7%), MS (99,9%), MG (96,3%), PA (99,8%), PB (91,1%), PR (99,4%), PE (91,6%), PI (96,5%), RN (74,4%), RO (95,4%), RR (96%), SC (93%), SE (98,6%) e TO (98,2%). 2. SP, RJ, SE e RS no forneceram as informaes presentes nesta tabela. Infratores com sexo no informado somam 23.708, e infratores com faixa etria no informada somam 108.780.

58

texto para discusso | 1330 | mar. 2008

ipea

TABELA 18

Nmero e distribuio percentual dos infratores nas ocorrncias de roubo de veculo, segundo grupos de idade, por sexo 2005
Masculino At 11 anos Entre 12 e 17 anos Entre 18 e 24 anos Entre 25 e 29 anos Entre 30 e 34 anos Entre 35 e 64 anos Acima de 65 anos Total 9 401 3.209 1.612 687 367 161 6.446 0,1 6,1 48,6 24,4 10,4 5,6 2,4 97,6 Feminino 16 74 19 18 27 3 157 0,0 0,2 1,1 0,3 0,3 0,4 0,0 2,4 9 417 3.283 1.631 705 394 164 6.603 Total 0,1 6,3 49,7 24,7 10,7 6,0 2,5 100,0

Fontes: Elaborao dos autores a partir de Ministrio da Justia/Secretaria Nacional de Segurana Pblica/Departamento de Pesquisa, Anlise da Informao e Desenvolvimento de Pessoal em Segurana Pblica/Secretarias Estaduais de Segurana Pblica. Obs.: 1. Para DF, GO, RJ, RS e SP, o grau de cobertura de delegacias foi de 100%, isto , todas as delegacias enviaram informaes. Em outros, foi menor: AC (97,5%), AL (97,8%), AP (90,1%), AM (80,6%), BA (98,8%), CE (96,5%), ES (54,2%), MA (93,1%), MT (90,7%), MS (99,9%), MG (96,3%), PA (99,8%), PB (91,1%), PR (99,4%), PE (91,6%), PI (96,5%), RN (74,4%), RO (95,4%), RR (96%), SC (93%), SE (98,6%) e TO (98,2%). 2. SP, RJ, SE e RS no forneceram as informaes presentes nesta tabela. Infratores com sexo no informado somam 2.671, e infratores com faixa etria no informada somam 15.196.

TABELA 19

Nmero e distribuio percentual dos infratores nas ocorrncias de estupros, segundo grupos de idade 2005
Masculino At 11 anos Entre 12 e 17 anos Entre 18 e 24 anos Entre 25 e 29 anos Entre 30 e 34 anos Entre 35 e 64 anos Acima de 65 anos Total 3 349 1.189 533 497 863 57 3.491 0,1 10,0 34,1 15,3 14,2 24,7 1,6 100,0

Fontes: Elaborao dos autores a partir de Ministrio da Justia/Secretaria Nacional de Segurana Pblica/Departamento de Pesquisa, Anlise da Informao e Desenvolvimento de Pessoal em Segurana Pblica/Secretarias Estaduais de Segurana Pblica. Obs.: 1. Para DF, GO, RJ, RS e SP, o grau de cobertura de delegacias foi de 100%, isto , todas as delegacias enviaram informaes. Em outros, foi menor: AC (97,5%), AL (97,8%), AP (90,1%), AM (80,6%), BA (98,8%), CE (96,5%), ES (54,2%), MA (93,1%), MT (90,7%), MS (99,9%), MG (96,3%), PA (99,8%), PB (91,1%), PR (99,4%), PE (91,6%), PI (96,5%), RN (74,4%), RO (95,4%), RR (96%), SC (93%), SE (98,6%) e TO (98,2%). 2. SP, RJ, SE e RS no forneceram as informaes presentes nesta tabela. Infratores com faixa etria no informada somam 2.479.

TABELA 20

Nmero e distribuio percentual dos infratores nas ocorrncias de atentado violento contra o pudor, segundo grupos de idade, por sexo 2005
Masculino At 11 anos Entre 12 e 17 anos Entre 18 e 24 anos Entre 25 e 29 anos Entre 30 e 34 anos Entre 35 e 64 anos Acima de 65 anos Total 43 551 685 372 379 1.164 125 3.319 1,2 15,8 19,6 10,6 10,8 33,3 3,6 94,9 Feminino 10 29 57 18 35 27 2 178 0,3 0,8 1,6 0,5 1,0 0,8 0,1 5,1 53 580 742 390 414 1.191 127 3.497 Total 1,5 16,6 21,2 11,2 11,8 34,1 3,6 100,0

Fontes: Elaborao dos autpres a partir de Ministrio da Justia/Secretaria Nacional de Segurana Pblica/Departamento de Pesquisa, Anlise da Informao e Desenvolvimento de Pessoal em Segurana Pblica/Secretarias Estaduais de Segurana Pblica. Obs.: 1. Para DF, GO, RJ, RS e SP, o grau de cobertura de delegacias foi de 100%, isto , todas as delegacias enviaram informaes. Em outros, foi menor: AC (97,5%), AL (97,8%), AP (90,1%), AM (80,6%), BA (98,8%), CE (96,5%), ES (54,2%), MA (93,1%), MT (90,7%), MS (99,9%), MG (96,3%), PA (99,8%), PB (91,1%), PR (99,4%), PE (91,6%), PI (96,5%), RN (74,4%), RO (95,4%), RR (96%), SC (93%), SE (98,6%) e TO (98,2%). 2. SP, RJ, SE e RS no forneceram as informaes presentes nesta tabela. Infratores com sexo no informado somam 248, e infratores com faixa etria no informada somam 1.553.

ipea

texto para discusso | 1330 | mar. 2008

59

TABELA 21

Nmero e distribuio percentual dos infratores nas ocorrncias de posse e uso de drogas, segundo grupos de idade, por sexo 2005
Masculino At 11 anos Entre 12 e 17 anos Entre 18 e 24 anos Entre 25 e 29 anos Entre 30 e 34 anos Entre 35 e 64 anos Acima de 65 anos Total 20 1.797 6.373 2.484 1.201 1.953 27 13.855 0,1 11,9 42,1 16,4 7,9 12,9 0,2 91,6 Feminino 3 170 466 243 162 229 5 1.278 0,0 1,1 3,1 1,6 1,1 1,5 0,0 8,4 23 1.967 6.839 2.727 1.363 2.182 32 15.133 Total 0,2 13,0 45,2 18,0 9,0 14,4 0,2 100,0

Fontes: Elaborao dos autores a partir de Ministrio da Justia/Secretaria Nacional de Segurana Pblica/Departamento de Pesquisa, Anlise da Informao e Desenvolvimento de Pessoal em Segurana Pblica/Secretarias Estaduais de Segurana Pblica. Obs.: 1. Para DF, GO, RJ, RS e SP, o grau de cobertura de delegacias foi de 100%, isto , todas as delegacias enviaram informaes. Em outros, foi menor: AC (97,5%), AL (97,8%), AP (90,1%), AM (80,6%), BA (98,8%), CE (96,5%), ES (54,2%), MA (93,1%), MT (90,7%), MS (99,9%), MG (96,3%), PA (99,8%), PB (91,1%), PR (99,4%), PE (91,6%), PI (96,5%), RN (74,4%), RO (95,4%), RR (96%), SC (93%), SE (98,6%) e TO (98,2%). 2. SP, RJ, SE e RS no forneceram as informaes presentes nesta tabela. Infratores com sexo no informado somam 654, e infratores com faixa etria no informada somam 1.791.

TABELA 22

Nmero e distribuio percentual dos infratores nas ocorrncias de trfico de drogas, segundo grupos de idade, por sexo 2005
At 11 anos Entre 12 e 17 anos Entre 18 e 24 anos Entre 25 e 29 anos Entre 30 e 34 anos Entre 35 e 64 anos Acima de 65 anos Total Masculino 7 0,1 854 8,4 3.264 32,2 1.887 18,6 1.029 10,2 1.310 12,9 37 0,4 8.388 82,8 Feminino 14 0,1 146 1,4 556 5,5 398 3,9 214 2,1 398 3,9 15 0,1 1.741 17,2 Total 21 1.000 3.820 2.285 1.243 1.708 52 10.129 0,2 9,9 37,7 22,6 12,3 16,9 0,5 100,0

Fontes: Elaborao dos autores a partir de Ministrio da Justia/Secretaria Nacional de Segurana Pblica/Departamento de Pesquisa, Anlise da Informao e Desenvolvimento de Pessoal em Segurana Pblica/Secretarias Estaduais de Segurana Pblica. Obs.: 1. Para DF, GO, RJ, RS e SP, o grau de cobertura de delegacias foi de 100%, isto , todas as delegacias enviaram informaes. Em outros, foi menor: AC (97,5%), AL (97,8%), A P(90,1%), AM (80,6%), BA (98,8%), CE (96,5%), ES (54,2%), MA (93,1%), MT (90,7%), MS (99,9%), MG (96,3%), PA (99,8%), PB (91,1%), PR (99,4%), PE (91,6%), PI (96,5%), RN (74,4%), RO (95,4%), RR (96%), SC (93%), SE (98,6%) e TO (98,2%). 2. SP, RJ, SE e RS no forneceram as informaes presentes nesta tabela. Infratores com sexo no informado somam 668, e infratores com faixa etria no informada somam 1.770.

TABELA 23

Nmero e distribuio percentual das vtimas nas ocorrncias de homicdio doloso, segundo grupos de idade, por sexo 2005
At 11 anos Entre 12 e 17 anos Entre 18 e 24 anos Entre 25 e 29 anos Entre 30 e 34 anos Entre 35 e 64 anos Acima de 65 anos Total Masculino 154 0,7 1.411 6,8 7.317 35,2 2.895 13,9 2.227 10,7 4.577 22,0 308 1,5 18.889 91,0 Feminino 78 0,4 193 0,9 540 2,6 251 1,2 275 1,3 479 2,3 56 0,3 1.872 9,0 Total 232 1.604 7.857 3.146 2.502 5.056 364 20.761 1,1 7,7 37,8 15,2 12,1 24,4 1,8 100,0

Fontes: Elaborao dos autores a partir de Ministrio da Justia/Secretaria Nacional de Segurana Pblica/Departamento de Pesquisa, Anlise da Informao e Desenvolvimento de Pessoal em Segurana Pblica/Secretarias Estaduais de Segurana Pblica. Obs.: 1. Para DF, GO, RJ, RS e SP, o grau de cobertura de delegacias foi de 100%, isto , todas as delegacias enviaram informaes. Em outros, foi menor: AC (97,5%), AL (97,8%), AP (90,1%), AM (80,6%), BA (98,8%), CE (96,5%), ES (54,2%), MA (93,1%), MT (90,7%), MS (99,9%), MG (96,3%), PA (99,8%), PB (91,1%), PR (99,4%), PE (91,6%), PI (96,5%), RN (74,4%), RO (95,4%), RR (96%), SC (93%), SE (98,6%) e TO (98,2%). 2. SP, RJ, SE e RS no forneceram as informaes presentes nesta tabela. Vtimas com sexo no informado somam 898, e vtimas com faixa etria no informada somam 3.575.

60

texto para discusso | 1330 | mar. 2008

ipea

TABELA 24

Nmero e distribuio percentual das vtimas nas ocorrncias de tentativa de homicdio, segundo grupos de idade, por sexo 2005
Masculino At 11 anos Entre 12 e 17 anos Entre 18 e 24 anos Entre 25 e 29 anos Entre 30 e 34 anos Entre 35 e 64 anos Acima de 65 anos Total 120 1.139 5.375 2.189 1.953 3.351 230 14.357 0,7 6,6 31,1 12,7 11,3 19,4 1,3 83,0 Feminino 58 286 918 406 441 745 79 2.933 0,3 1,7 5,3 2,3 2,6 4,3 0,5 17,0 Total 178 1.425 6.293 2.595 2.394 4.096 309 17.290 1,0 8,2 36,4 15,0 13,8 23,7 1,8 100,0

Fontes: Elaborao dos autores a partir de Ministrio da Justia/Secretaria Nacional de Segurana Pblica/Departamento de Pesquisa, Anlise da Informao e Desenvolvimento de Pessoal em Segurana Pblica/Secretarias Estaduais de Segurana Pblica. Obs.: 1. Para DF, GO, RJ, RS e SP, o grau de cobertura de delegacias foi de 100%, isto , todas as delegacias enviaram informaes. Em outros, foi menor: AC (97,5%), AL (97,8%), AP (90,1%), AM (80,6%), BA (98,8%), CE (96,5%), ES (54,2%), MA (93,1%), MT (90,7%), MS (99,9%), MG (96,3%), PA (99,8%), PB (91,1%), PR (99,4%), PE (91,6%), PI (96,5%), RN (74,4%), RO (95,4%), RR (96%), SC (93%), SE (98,6%) e TO (98,2%). 2. SP, RJ, SE e RS no forneceram as informaes presentes nesta tabela. Vtimas com sexo no informado somam 544, e vtimas com faixa etria no informada somam 4.108.

TABELA 25

Nmero e distribuio percentual das vtimas nas ocorrncias de furto a transeunte, segundo grupos de idade, por sexo 2005
At 11 anos Entre 12 e 17 anos Entre 18 e 24 anos Entre 25 e 29 anos Entre 30 e 34 anos Entre 35 e 64 anos Acima de 65 anos Total Masculino 288 0,2 3.357 2,5 17.527 12,9 14.223 10,4 11.034 8,1 26.142 19,2 4.080 3,0 76.651 56,2 Feminino 247 0,2 3.186 2,3 15.746 11,6 9.928 7,3 8.462 6,2 19.502 14,3 2.590 1,9 59.661 43,8 Total 535 6.543 33.273 24.151 19.496 45.644 6.670 136.312 0,4 4,8 24,4 17,7 14,3 33,5 4,9 100,0

Fontes: Elaborao dos autores a partir de Ministrio da Justia/Secretaria Nacional de Segurana Pblica/Departamento de Pesquisa, Anlise da Informao e Desenvolvimento de Pessoal em Segurana Pblica/Secretarias Estaduais de Segurana Pblica. Obs.: 1. Para DF, GO, RJ, RS e SP, o grau de cobertura de delegacias foi de 100%, isto , todas as delegacias enviaram informaes. Em outros, foi menor: AC (97,5%), AL (97,8%), AP (90,1%), AM (80,6%), BA (98,8%), CE (96,5%), ES (54,2%), MA (93,1%), MT (90,7%), MS (99,9%), MG (96,3%), PA (99,8%), PB (91,1%), PR (99,4%), PE (91,6%), PI (96,5%), RN (74,4%), RO (95,4%), RR (96%), SC (93%), SE (98,6%) e TO (98,2%). 2. SP, RJ, SE e RS no forneceram as informaes presentes nesta tabela. Vtimas com sexo no informado somam 12.550, e vtimas com faixa etria no informada somam 17.284.

TABELA 26

Nmero e distribuio percentual das vtimas nas ocorrncias de roubo a transeunte, segundo grupos de idade, por sexo 2005
At 11 anos Entre 12 e 17 anos Entre 18 e 24 anos Entre 25 e 29 anos Entre 30 e 34 anos Entre 35 e 64 anos Acima de 65 anos Total Masculino 462 0,3 8.827 5,2 34.850 20,4 17.403 10,2 14.900 8,7 31.235 18,3 2.594 1,5 110.271 64,5 Feminino 197 0,1 4.771 2,8 20.257 11,9 10.133 5,9 8.137 4,8 15.831 9,3 1.316 0,8 60.642 35,5 Total 659 13.598 55.107 27.536 23.037 47.066 3.910 170.913 0,4 8,0 32,2 16,1 13,5 27,5 2,3 100,0

Fontes: Elaborao dos autores a partir de Ministrio da Justia/Secretaria Nacional de Segurana Pblica/Departamento de Pesquisa, Anlise da Informao e Desenvolvimento de Pessoal em Segurana Pblica/Secretarias Estaduais de Segurana Pblica. Obs.: 1. Para DF, GO, RJ, RS e SP, o grau de cobertura de delegacias foi de 100%, isto , todas as delegacias enviaram informaes. Em outros, foi menor: AC (97,5%), AL (97,8%), AP (90,1%), AM (80,6%), BA (98,8%), CE (96,5%), ES (54,2%), MA (93,1%), MT (90,7%), MS (99,9%), MG (96,3%), PA (99,8%), PB (91,1%), PR (99,4%), PE (91,6%), PI (96,5%), RN (74,4%), RO (95,4%), RR (96%), SC (93%), SE (98,6%) e TO (98,2%). 2. SP, RJ, SE e RS no forneceram as informaes presentes nesta tabela. Vtimas com sexo no informado somam 20.628, e vtimas com faixa etria no informada somam 26.395.

ipea

texto para discusso | 1330 | mar. 2008

61

TABELA 27

Nmero e distribuio percentual das vtimas nas ocorrncias de roubo de veculo, segundo grupos de idade, por sexo 2005
At 11 anos Entre 12 e 17 anos Entre 18 e 24 anos Entre 25 e 29 anos Entre 30 e 34 anos Entre 35 e 64 anos Acima de 65 anos Total Masculino 50 0,3 237 1,3 3.975 21,5 2.639 14,3 2.378 12,9 5.814 31,4 355 1,9 15.448 83,5 Feminino 24 0,1 103 0,6 806 4,4 466 2,5 421 2,3 1.166 6,3 62 0,3 3.048 16,5 Total 74 340 4.781 3.105 2.799 6.980 417 18.496 0,4 1,8 25,8 16,8 15,1 37,7 2,3 100,0

Fontes: Elaborao dos autores a partir de Ministrio da Justia/Secretaria Nacional de Segurana Pblica/Departamento de Pesquisa, Anlise da Informao e Desenvolvimento de Pessoal em Segurana Pblica/Secretarias Estaduais de Segurana Pblica. Obs.: 1. Para DF, GO, RJ, RS e SP, o grau de cobertura de delegacias foi de 100%, isto , todas as delegacias enviaram informaes. Em outros, foi menor: AC (97,5%), AL (97,8%), AP (90,1%), AM (80,6%), BA (98,8%), CE (96,5%), ES (54,2%), MA (93,1%), MT (90,7%), MS (99,9%), MG (96,3%), PA (99,8%), PB (91,1%), PR (99,4%), PE (91,6%), PI (96,5%), RN (74,4%), RO (95,4%), RR (96%), SC (93%), SE (98,6%) e TO (98,2%). 2. SP, RJ, SE e RS no forneceram as informaes presentes nesta tabela. Vtimas com sexo no informado somam 2.001, e vtimas com faixa etria no informada somam 5.462.

TABELA 28

Nmero e distribuio percentual das vtimas nas ocorrncias de leso corporal dolosa, segundo grupos de idade, por sexo 2005
At 11 anos Entre 12 e 17 anos Entre 18 e 24 anos Entre 25 e 29 anos Entre 30 e 34 anos Entre 35 e 64 anos Acima de 65 anos Total Masculino 4.298 1,7 11.797 4,6 37.728 14,8 13.448 5,3 14.259 5,6 30.899 12,1 3.083 1,2 115.512 45,2 Feminino 2.842 1,1 13.752 5,4 47.579 18,6 21.490 8,4 19.531 7,6 33.074 12,9 1.981 0,8 140.249 54,8 Total 7.140 25.549 85.307 34.938 33.790 63.973 5.064 255.761 2,8 10,0 33,4 13,7 13,2 25,0 2,0 100,0

Fontes: Elaborao dos autores a partir de Ministrio da Justia/Secretaria Nacional de Segurana Pblica/Departamento de Pesquisa, Anlise da Informao e Desenvolvimento de Pessoal em Segurana Pblica/Secretarias Estaduais de Segurana Pblica. Obs.: 1. Para DF, GO, RJ, RS e SP, o grau de cobertura de delegacias foi de 100%, isto , todas as delegacias enviaram informaes. Em outros, foi menor: AC (97,5%), AL (97,8%), AP(90,1%), AM (80,6%), BA (98,8%), CE (96,5%), ES (54,2%), MA (93,1%), MT(90,7%), MS (99,9%), MG (96,3%), PA (99,8%), PB (91,1%), PR (99,4%), PE (91,6%), PI (96,5%), RN (74,4%), RO (95,4%), RR (96%), SC (93%), SE (98,6%) e TO (98,2%). 2. SP, RJ, SE e RS no forneceram as informaes presentes nesta tabela. Vtimas com sexo no informado somam 10.893, e vtimas com faixa etria no informada somam 81.905.

TABELA 29

Nmero e distribuio percentual das vtimas nas ocorrncias de extorso mediante seqestro, segundo grupos de idade, por sexo 2005
At 11 anos Entre 12 e 17 anos Entre 18 e 24 anos Entre 25 e 29 anos Entre 30 e 34 anos Entre 35 e 64 anos Acima de 65 anos Total Masculino 6 1,2 17 3,3 62 12,2 10 2,0 40 7,9 85 16,7 9 1,8 229 45,0 Feminino 3 0,6 9 1,8 65 12,8 53 10,4 66 13,0 72 14,1 12 2,4 280 55,0 Total 9 26 127 63 106 157 21 509 1,8 5,1 25,0 12,4 20,8 30,8 4,1 100,0

Fontes: Elaborao dos autores a partir de Ministrio da Justia/Secretaria Nacional de Segurana Pblica/Departamento de Pesquisa, Anlise da Informao e Desenvolvimento de Pessoal em Segurana Pblica/Secretarias Estaduais de Segurana Pblica. Obs.: 1. Para DF, GO, RJ, RS e SP, o grau de cobertura de delegacias foi de 100%, isto , todas as delegacias enviaram informaes. Em outros, foi menor: AC (97,5%), AL (97,8%), AP (90,1%), AM (80,6%), BA (98,8%), CE (96,5%), ES (54,2%), MA (93,1%), MT (90,7%), MS (99,9%), MG (96,3%), PA (99,8%), PB (91,1%), PR (99,4%), PE (91,6%), PI (96,5%), RN (74,4%), RO (95,4%), RR (96%), SC (93%), SE (98,6%) e TO (98,2%). 2. SP, RJ, SE e RS no forneceram as informaes presentes nesta tabela. Vtimas com sexo no informado somam 76, e vtimas com faixa etria no informada somam 103.

62

texto para discusso | 1330 | mar. 2008

ipea

TABELA 30

Nmero e distribuio percentual das vtimas nas ocorrncias de atentado violento ao pudor, segundo grupos de idade, por sexo 2005
At 11 anos Entre 12 e 17 anos Entre 18 e 24 anos Entre 25 e 29 anos Entre 30 e 34 anos Entre 35 e 64 anos Acima de 65 anos Total Masculino 992 17,4 466 8,2 140 2,5 41 0,7 51 0,9 91 1,6 19 0,3 1.800 31,6 Feminino 1.912 33,5 1.102 19,3 443 7,8 141 2,5 117 2,1 172 3,0 14 0,2 3.901 68,4 2.904 1.568 583 182 168 263 33 5.701 Total 50,9 27,5 10,2 3,2 2,9 4,6 0,6 100,0

Fontes: Elaborao dos autores a partir de Ministrio da Justia/Secretaria Nacional de Segurana Pblica/Departamento de Pesquisa, Anlise da Informao e Desenvolvimento de Pessoal em Segurana Pblica/Secretarias Estaduais de Segurana Pblica. Obs.: 1. Para DF, GO, RJ, RS e SP, o grau de cobertura de delegacias foi de 100%, isto , todas as delegacias enviaram informaes. Em outross foi menor: AC (97,5%), AL (97,8%), AP (90,1%), AM (80,6%), BA (98,8%), CE (96,5%), ES (54,2%), MA (93,1%), MT (90,7%), MS (99,9%), MG (96,3%), PA (99,8%), PB (91,1%), PR (99,4%), PE (91,6%), PI (96,5%), RN (74,4%), RO (95,4%), RR (96%), SC (93%), SE (98,6%) e TO (98,2%). 2. SP, RJ, SE e RS no forneceram as informaes presentes nesta tabela. Vtimas com sexo no informado somam 76, e vtimas com faixa etria no informada somam 103.

TABELA 31

Nmero e distribuio percentual das vtimas nas ocorrncias de estupro, segundo grupos de idade 2005
Feminino At 11 anos Entre 12 e 17 anos Entre 18 e 24 anos Entre 25 e 29 anos Entre 30 e 34 anos Entre 35 e 64 anos Acima de 65 anos Total 863 2.754 1.345 410 277 511 44 6.204 13,9 44,4 21,7 6,6 4,5 8,2 0,7 100,0

Fontes: Elaborao dos autores a partir de Ministrio da Justia/Secretaria Nacional de Segurana Pblica/Departamento de Pesquisa, Anlise da Informao e Desenvolvimento de Pessoal em Segurana Pblica/Secretarias Estaduais de Segurana Pblica. Obs.: 1. Para DF, GO, RJ, RS e SP, o grau de cobertura de delegacias foi de 100%, isto , todas as delegacias enviaram informaes. Em outros, foi menor: AC (97,5%), AL (97,8%), AP (90,1%), AM (80,6%), BA (98,8%), CE (96,5%), ES (54,2%), MA (93,1%), MT (90,7%), MS (99,9%), MG (96,3%), PA (99,8%), PB (91,1%), PR (99,4%), PE (91,6%), PI (96,5%), RN (74,4%), RO (95,4%), RR (96%), SC (93%), SE (98,6%) e TO (98,2%). 2. SP, RJ, SE e RS no forneceram as informaes presentes nesta tabela. Vtimas com faixa etria no informada somam 1.346.

TABELA 32

Proporo de pessoas que reportaram o ltimo crime de que foram vtimas polcia, segundo cidade e tipo de crime So Paulo, Rio de Janeiro, Recife e Vitria, 2002
Tipo de crime Roubo/furto de automveis Roubo Furto de algo dentro do carro Furto Agresso fsica Agresso sexual Arrombamento Tentativa de arrombamento So Paulo 95 32 27 15 27 7 31 6 Rio de Janeiro 99 24 23 12 30 21 31 14 Recife 94 25 37 24 27 37 26 19 Vitria 100 36 28 17 38 15 25 13

Fonte: Pesquisa de vitimizao, Ilanud/FIA/GSI 2002.

ipea

texto para discusso | 1330 | mar. 2008

63

QUADRO 4

Atividades policiais estado de So Paulo, 2006


Atividades policiais Delitos registrados Termos circunstanciados lavrados Inquritos instaurados Prises efetuadas (flagrante e mandado) Pessoas presas em flagrante Pessoas presas por mandado Autos de apreenso (art. 173 do ECA) Adolescentes apreendidos em flagrante Adolescentes apreendidos por mandado 1.977.149 295.316 313.47 90.935 85.875 42.260 7.980 10.845 1.478

Fonte: Elaborao dos autores a partir de Governo do Estado de So Paulo/Secretaria de Segurana Pblica/Coordenadoria de Anlise e Planejamento.

TABELA 33

Desfechos penais dos processos/inquritos de homicdio estado do Rio de Janeiro, 2003 e 2004
Tipo de sentena ou desfecho legal Sentena condenatria Sentena absolutria Impronncia ou outras causas de no se ter chegado a sentena Extino do processo/inqurito por prescrio Extino do processo/inqurito por outras causas Total de processos Fonte: Cano (2006). 2003 564 418 1.112 260 330 2.694 2004 614 367 1.214 423 340 2.958 Total 1.178 785 2.326 683 670 5.652

TABELA 34

Nmero de presos estudando dentro das prises Brasil e UFs, 2003


Presos estudando TO MT RN PA RO BA DF RS PI AC SE PE AP MS AL GO SP AM PR MG CE RJ Total 236 115 285 355 490 683 2.272 195 290 300 1.832 175 810 300 620 16.745 407 1.456 1.239 2.330 5.915 37.050 Total de presos 1.265 4.032 1.668 3.815 3.934 5.376 6.690 19.496 1.445 2.128 2.155 12.227 1.142 5.169 1.785 3.606 96.797 2.132 7.050 5.180 9.071 18.546 214.709 % 5,9 6,9 7,5 9,0 9,1 10,2 11,7 13,5 13,6 13,9 15,0 15,3 15,7 16,8 17,2 17,3 19,1 20,7 23,9 25,7 31,9 17,3

Fontes: Ministrio da Justia; Firjan; Sesi; Pnud. Arquitetura institucional do Sistema nico de Segurana Pblica. Braslia: Ministrio da Justia, 2004. Anexos. Obs.: ES, MA e SC no forneceram informaes a respeito.

64

texto para discusso | 1330 | mar. 2008

ipea

ANEXO 2*
Fluxograma 1

Procedimento no rito ordinrio ou processo comum Aplica-se a crimes punidos com recluso.
Oferecimento da denncia ou queixa com rol de testemunhas de acusao. Recebimento da denncia ou queixa; juiz designa data para interrogatrio e manda citar o ru. Citao do ru. Interrogatrio do acusado. Defesa prvia com rol de testemunhas. Audincia das testemunhas de acusao. Audincia das testemunhas de defesa. Prazo para diligncias das partes (24 horas para cada parte). Alegaes finais. Diligncias ex officio. Sentena.
* Fonte dos fluxogramas e/ou das informaes que embasaram sua elaborao: NAVEGA, E. J. Manual prtico de direito penal e processo penal. So Paulo: Ed. Saraiva, 1997.

ipea

texto para discusso | 1330 | mar. 2008

65

Fluxograma 2

Procedimento no rito sumrio Aplica-se a crimes punidos com deteno, priso simples ou multa.
Oferecimento da denncia ou queixa com rol de testemunhas de acusao (mximo de cinco). Recebimento da denncia pelo juiz, que designa data para interrogatrio e manda citar o ru. Citao do ru. Interrogatrio do ru. Defesa prvia com rol de testemunhas de defesa (mximo de cinco). Audincia das testemunhas de acusao. Despacho saneador. Audincia das testemunhas de defesa, debates e julgamento.

66

texto para discusso | 1330 | mar. 2008

ipea

Fluxograma 3a

Procedimento nos crimes de competncia do Tribunal do Jri Aplica-se aos crimes dolosos contra a vida, tentados ou consumados. 1a fase Instruo criminal (Vara Auxiliar do Jri)
Oferecimento da denncia com rol de testemunhas de acusao. Recebimento da denncia pelo juiz, que designa data para interrogatrio e manda citar o ru. Citao do ru. Interrogatrio do acusado. Defesa prvia com rol de testemunhas. Audincia das testemunhas de acusao. Audincia das testemunhas de defesa. Prazo para diligncias das partes (24 horas para cada parte). Alegaes finais. Diligncias ex officio no podero ser acrescidas novas provas. Sentena do juiz: de pronncia, impronncia, absolvio sumria ou desclassificao.

No caso de pronncia, o ru ser submetido ao julgamento pelo jri, que constitui a a 2 fase, descrita a seguir. Em caso de sentena de impronncia (quando os indcios no forem suficientes para remeter o ru ao jri), o processo encerrado. No entanto, como no h um julgamento de mrito pelo juiz, caso surjam novas evidncias, novo processo poder ser instaurado. A sentena de absolvio advm de um julgamento de mrito pelo juiz, qual cabe recurso pela acusao. A desclassificao ocorre quando o juiz entende que no se trata de crime doloso contra a vida, no sendo portanto competncia do jri. Neste caso, o processo encaminhado ao juiz competente.

ipea

texto para discusso | 1330 | mar. 2008

67

Fluxograma 3b

2a fase Tribunal do Jri (Plenrio)


Libelo acusatrio, com rol de testemunhas de acusao. Contrariedade do libelo, com rol de testemunhas de defesa. Desaforamento (transferncia do julgamento para outra comarca), se necessrio. Determinao da data de julgamento e intimao das testemunhas. Convocao do jri. Exortao (juramento dos jurados). Interrogatrio do ru. Relatrio do juiz. Inquirio das testemunhas de acusao. Acareao, se necessrio. Debates orais. Elaborao e leitura dos quesitos. Votao dos quesitos pelos jurados, de forma secreta e sem intervenes das partes. Sentena: absolutria, condenatria ou desclassificatria.

68

texto para discusso | 1330 | mar. 2008

ipea

Fluxograma 4a

Procedimento sumarssimo Aplica-se a infraes penais (crimes e contravenes) cuja pena no ultrapasse dois anos. No caso de ao penal privada:
1) Audincia preliminar Estando presentes o autuado e a vtima, ambos assistidos por seus advogados, haver tentativa de conciliao, conduzida pelo juiz, que consiste na composio dos danos sofridos pela vtima. Havendo conciliao, a composio dos danos ser reduzida a termo e homologada pelo juiz. O acordo homologado irrecorrvel e implica renncia ao direito de queixa ou representao do ofendido. No havendo acordo, a vtima poder oferecer a queixa oralmente, na prpria audincia preliminar, ou faz-lo em outro momento, sendo, ento, designada data para audincia de instruo e julgamento, devendo o acusado ser citado pessoalmente. 2) Audincia de instruo e julgamento Iniciada a audincia, haver nova tentativa de conciliao. No havendo conciliao, o defensor ir responder acusao. O juiz receber a denncia ou queixa caso o juiz no a receba, caber apelao, no prazo de dez dias, que ser julgada pela Turma Recursal do JECrim. Sero ouvidas a vtima, as testemunhas de acusao e as testemunhas de defesa, nesta ordem. Interrogatrio do acusado. Debates orais, no prazo de vinte minutos, prorrogveis por mais dez, para cada parte. Sentena.

ipea

texto para discusso | 1330 | mar. 2008

69

Fluxograma 4b

No caso de ao penal pblica:


1) Audincia preliminar a) Ministrio Pblico prope acordo: - nos crimes apenados com multa ou cuja pena mxima no ultrapasse um ano aplicao imediata da multa. - nos crimes cuja pena mnima no exceda um ano suspenso do processo pelo perodo de dois a quatro anos. O acusado aceita o acordo. A aceitao do acordo no implica reconhecimento de culpa nem ter efeito para reincidncia. O juiz homologa o acordo

b) Se no houver proposta de acordo por parte do Ministrio Pblico, o promotor far denncia oral, que ser reduzida a termo. O juiz marca data para audincia de instruo e julgamento. Estando o acusado presente, receber uma cpia da denncia, sendo considerado citado e cientificado da data da audincia. Se o acusado no estiver presente na audincia preliminar, dever ser citado pessoalmente. 2) Audincia de instruo e julgamento conforme procedimento da ao privada

70

texto para discusso | 1330 | mar. 2008

ipea

Instituto de Pesquisa Econmica Aplicada ipea 2008

EDITORIAL
Coordenao

COMIT EDITORIAL
Secretrio-Executivo

Iranilde Rego
Reviso

Marco Aurlio Dias Pires SBS Quadra 1 Bloco J Ed. BNDES, 9o andar, sala 912 70076-900 Braslia DF Fone: (61) 3315-5406 Correio eletrnico: madp@ipea.gov.br

Marco Aurlio Dias Pires ngela Pereira da Silva de Oliveira (estagiria) Melina Karen Silva Torres (estagiria)
Editorao

Bernar Jos Vieira Cludia Mattosinhos Cordeiro Elidiane Bezerra Borges

Braslia

SBS Quadra 1 Bloco J Ed. BNDES, 9o andar 70076-900 Braslia DF Fone: (61) 3315-5090 Fax: (61) 3315-5314 Correio eletrnico: livraria@ipea.gov.br
Rio de Janeiro

Av. Nilo Peanha, 50, 6o andar Grupo 609 20044-900 Rio de Janeiro RJ Fone: (21) 3515-8433 Fax: (21) 3515-8402 Correio eletrnico: editrj@ipea.gov.br

Tiragem: 130 exemplares

Vous aimerez peut-être aussi