Vous êtes sur la page 1sur 4

T r I B U n A l d E J U S t I A do D I S tr I to F E d E r A l E do S T E rr I t r I o S - T J D F T

DIA dO JULGaMENTO

Roteiro do Tribunal do Jri


No dia 12 de agosto, entrou em vigor a Lei n 11. 689/2008, que alterou os ritos do jri popular. Com a nova lei, houve ainda a necessidade de mudanas nos procedimentos de registro de depoimentos e interrogatrios nesses jris, o que foi feito por meio do Provimento N 14 da Corregedoria da Justia do Distrito Federal e dos Territrios.

O procedimento adotado pelo Jri especial e possui duas fases. 2 fase - judicium causae ou juzo da causa Trata-se do julgamento, pelo Jri, da acusao admitida na fase anterior. Comea com o trnsito em julgado da sentena de pronncia e se encerra com a sentena do Juiz Presidente do Tribunal Popular. 1. Instalao n O toque na campainha marca a abertura do Tribunal do Jri pelo juiz-presidente, com a presena do promotor, escrivo e oficiais de justia. n O juiz pede ao oficial de justia que proceda chamada dos jurados sorteados que esto presentes. n O juiz passa a analisar os pedidos de dispensa apresentados pelos jurados.
O Tribunal do Jri - Dia do julgamento | 1
15
D

RE P
E

ASI BL BR ICA FEDERAT IVA DO NO 89 VE 18 MBR DE O

PO D ER J U D I C I R I O D A U N I O

TR I B U N AL DE J U S T IA DO D I S TR I TO FEDER A L E DOS TE R R I T R IOS

DIA dO JULGaMENTO

2. Escolha dos jurados n O juiz-presidente do Tribunal do Jri, com a presena do promotor de justia, do escrivo e do porteiro, verifica se a urna mantm as cdulas de 25 jurados. * Se compareceram menos de 15 jurados, o juiz dir: deixo de instalar a sesso do Tribunal do Jri por falta do nmero legal de jurados. n Se compareceram 15 ou mais jurados, o juiz declara instalada a sesso do Tribunal do Jri. n As cdulas com os nomes dos jurados sero colocadas na urna para posterior sorteio. 3. Anncio do processo/prego n O juiz dir: O senhor oficial de justia dever realizar o prego, certificando a diligncia nos autos. 4. Chamada das testemunhas n As testemunhas presentes devem ser recolhidas em salas distintas, separadas as de acusao das de defesa, para que no ouam o depoimento umas das outras e no se comuniquem. 5. Conduo do ru ao plenrio n O ru dever ser conduzido ao plenrio. A escolta dever justificar o uso imprescindvel das algemas, necessrio ordem dos trabalhos, segurana das testemunhas, garantia e integridade fsica dos presentes. 6. Sorteio dos jurados n O Juiz procede ao sorteio dos jurados, dentre os presentes, para formar o conselho de sentena (sete jurados), mas antes adverte que no podero servir no mesmo conselho:
I - marido e mulher; II - ascendente e descendente; III - sogro e genro ou nora; IV - irmos e cunhados, durante o cunhadio; V - tio e sobrinho; VI padrasto, madrasta ou enteado.

n O mesmo impedimento ocorrer em relao s pessoas que mantenham unio estvel reconhecida como entidade familiar. n No poder servir o jurado que: I - tiver funcionado em julgamento anterior do mesmo processo, independentemente da causa determinante do julgamento posterior; II - no caso do concurso de pessoas, houver integrado o Conselho de Sentena que julgou o outro acusado; II tiver manifestado prvia disposio para condenar ou absolver o acusado. n O juiz adverte ainda aos senhores jurados que, uma vez sorteados, no podero se comunicar com outras pessoas nem manifestar sua opinio sobre o processo, sob pena de excluso do conselho. Podero sempre dirigir a palavra ao juiz. n Realizado o sorteio, o juiz pede aos jurados que desliguem os celulares, antes de serem recolhidos pelos oficiais de justia. n Em seguida, o juiz dispensa os jurados que no foram sorteados, ressaltando que devero comparecer no prximo julgamento para o qual foram sorteados. n Aps, o juiz concita os jurados a examinarem com imparcialidade a causa, e que deem a deciso de acordo com suas conscincias e com os ditames da Justia. Pede a todos que ergam a mo direita frente e respondam: Assim o prometo. n O oficial de justia distribui aos jurados cpia da pronncia e do relatrio do processo.
O Tribunal do Jri - Dia do julgamento | 2
15
D

RE P
E

ASI BL BR ICA FEDERAT IVA DO NO 89 VE 18 MBR DE O

PO D ER J U D I C I R I O D A U N I O

TR I B U N AL DE J U S T IA DO D I S TR I TO FEDER A L E DOS TE R R I T R IOS

DIA dO JULGaMENTO

7. Oitiva das testemunhas n Se as partes quiserem ouvir testemunhas, os jurados so avisados de que podero fazer perguntas ao ofendido e s testemunhas por intermdio do juiz-presidente. n O juiz pergunta ao promotor, defesa e aos jurados se desejam alguma acareao, reconhecimento de pessoas e coisas, e esclarecimento de peritos. 8. Eventual leitura de peas n O juiz indaga ao promotor, defesa e aos jurados se querem que se proceda leitura de alguma pea dos autos. 9. Interrogatrio do ru n Antes de proceder ao interrogatrio, o juiz esclarece ao ru seu direito constitucional de ficar em silncio. Se o ru no se opuser a ser interrogado, o juiz indaga ao promotor, defesa e aos jurados se querem fazer alguma pergunta ao ru. 10. Debates entre acusao e defesa n Com a palavra, o promotor ter uma hora e meia para a acusao. n Em seguida, dada a palavra ao defensor que ter uma hora e meia para a defesa. n No caso de rplica e de trplica, o promotor e o defensor tero mais uma hora cada um para debates. n Havendo mais de um acusado, o tempo para a acusao e a defesa ser acrescido de uma hora e elevado ao dobro o da rplica e da trplica. 11. Leitura dos quesitos n O juiz passa a ler os quesitos que sero postos em votao. n O promotor, o defensor e os jurados recebem uma cpia dos quesitos. n Aps ler os quesitos, o juiz indagar acusao e defesa se h algum requerimento ou reclamao a fazer, e se os jurados querem alguma explicao sobre os quesitos. n Se no houver nenhum pedido de explicao, o juiz convida os jurados, o escrivo, o promotor de justia e o defensor a se dirigirem com ele sala secreta. 12. Votao na sala secreta n O juiz adverte as partes de que no ser permitida qualquer interveno que possa perturbar a livre manifestao do Conselho, sob pena de ser retirada da sala a pessoa que se comportar inconvenientemente. n Aps a votao, o juiz diz aos jurados que est encerrada a incomunicabilidade e que vai proferir a sentena. 13. Sentena n Aps o encerramento da votao na sala secreta, o juiz lavrar a sentena. n Os jurados tomaro seus lugares, e, com todos presentes, o juiz, aps pedir a todos que fiquem de p, ler a sentena. n Terminada a leitura da sentena, o juiz encerra a sesso com as seguintes palavras: Agradeo aos senhores jurados a presena e o cumprimento do dever. Os senhores jurados esto dispensados. Agradeo tambm ao Dr. Promotor de Justia, ao Dr. Defensor e aos serventurios da Justia aqui presentes. n Finalmente o juiz dir: Declaro encerrada a sesso.
O Tribunal do Jri - Dia do julgamento | 3
15
D

RE P
E

ASI BL BR ICA FEDERAT IVA DO NO 89 VE 18 MBR DE O

PO D ER J U D I C I R I O D A U N I O

TR I B U N AL DE J U S T IA DO D I S TR I TO FEDER A L E DOS TE R R I T R IOS

Em sntese, o que mudou nos ritos do jri popular, com a Lei 11689/08, que entrou em vigor em 12/8/2008:
n Alterao na ordem das inquiries: primeiro sero ouvida(s) a(s) vtima(s) do(s) homicdio(s) tentado(s), depois as testemunhas e, por ltimo, o ru. n Formao do jri: idade mnima para participar como jurado cai de 21 para 18 anos; sero sorteados 25 jurados, em vez dos 21 atualmente previstos, mas o qurum permanece o mesmo, quinze sorteados e sete escolhidos. n Impossibilidade de dupla recusa de jurados. n Processos dificilmente podero ser desmembrados. Isso significa que quando houver dois ou mais rus em um processo, eles sero julgados juntos. n Limitao na leitura de peas em plenrio.
DIA dO JULGaMENTO

n Simplificao dos quesitos a serem apreciados pelos jurados, como, por exemplo: atenuantes e agravantes no sero mais apreciados pelos jurados e sim pelo juiz. n A sentena dada pela maioria dos votos, assim, como so 7 os jurados, se os 4 primeiros a votarem decidirem pela absolvio ou pela condenao, os demais no precisam votar. n O julgamento no ser mais adiado se o acusado solto tiver sido intimado e no comparecer audincia. O julgamento poder ser realizado sem a presena do ru. n Extino do protesto por novo jri, (recurso que valia para quem era condenado por perodo igual ou superior a 20 anos).

Provimento
Considerando as disposies contidas na Lei n 11.689/2008, que alteram o Captulo II do Ttulo I, do Livro II do Decreto-Lei n 3.689, de 3 de outubro de 1941 Cdigo de Processo Penal, em especial a nova redao dada ao art. 475 do Cdigo de Processo Penal, foi publicado no Dirio de Justia, do dia 2/9/2008, PROVIMENTO N 14 da Corregedoria da Justia do Distrito Federal e dos Territrios, de 28 de agosto de 2008, na forma prevista no art. 304, inciso III, do Regimento Interno do Tribunal de Justia do Distrito Federal e dos Territrios, regulamentando os procedimentos de registro de depoimentos e interrogatrios nos tribunais do jri do Distrito Federal, bem como sua degravao e a respectiva juntada aos autos. De acordo com o provimento: Art. 1. Os interrogatrios e depoimentos prestados nos julgamentos pelos tribunais do jri do Distrito Federal sero registrados, mediante recursos digitais de udio, para sua posterior degravao e juntada aos autos respectivos. Art. 2. Os registros desses atos processuais ficaro a cargo de servidor lotado no tribunal do jri, com a utilizao de ferramentas de tecnologia da informao e de logstica fornecidas pela Secretaria de Tecnologia da Informao (SETI) e pela Subsecretaria de Telecomunicaes (SUTEL). 1. Caber ao servidor responsvel pelo registro de udio certificar-se de sua captao regular, com vistas fidelidade da degravao. 2. As testemunhas e os rus sero identificados pelo juiz presidente, no incio da gravao de udio, assim como as pessoas que fizerem uso da palavra durante a realizao desse ato processual. 3. O arquivo digital ser identificado pela numerao dos autos. Art. 3. Cumpre ao diretor de secretaria ou a servidor designado para substitu-lo: I - remeter ao Servio de Degravao Judicial, por via eletrnica, os registros de udio referidos no 2 do art. 2; II - imprimir os registros degravados e junt-los aos autos quando interposta apelao; Art. 4. Compete Secretaria de Apoio Judicirio da Corregedoria, por intermdio do Servio de Degravao Judicial, com o auxlio da Secretaria de Tecnologia da Informao e da Subsecretaria de Telecomunicaes, coordenar, orientar e organizar os servios de registro e degravao de udio. Art. 5. Os servios relativos aos registros dos atos processuais, assim como a degravao deles decorrentes, podero ser prestados por terceiros, observadas as normas de contratao pblica pelo Tribunal de Justia do Distrito Federal e dos Territrios, com a fiscalizao e o acompanhamento dos trabalhos pelo Servio de Degravao Judicial. Art. 6. Ser mantida a reduo a termo dos interrogatrios e dos depoimentos prestados na fase anterior pronncia, at que o Servio de Degravao Judicial disponha de meios para atender ao disposto no 1 do art. 405 do Cdigo de Processo Penal, com a redao dada pela Lei n 11.719, de 20 de junho de 2008.
O Tribunal do Jri - Dia do julgamento | 4

15

RE P
E

ASI BL BR ICA FEDERAT IVA DO NO 89 VE 18 MBR DE O

PO D ER J U D I C I R I O D A U N I O

TR I B U N AL DE J U S T IA DO D I S TR I TO FEDER A L E DOS TE R R I T R IOS

Vous aimerez peut-être aussi