Vous êtes sur la page 1sur 8

O que SIG ? SIG so sistemas quevisam a coleta, armazenamento, manipulao, anlise e Apresentao de informaes sobre entes de expresso espacial.

Em geral, as definies de SIG enfocam 3 elementos principais: 1. estabelecem que SIG um sistema de computao. Isto implica mais do que apenas um conjunto de computadores, pois inclui hardware, software e procedimentos apropriados (tcnicas e etapas para implementao de tarefas); 2. tambm afirmam que SIG usa dados geogrficos ou espacialmente referenciados; 3. executa vrias tarefas de anlise e gerenciamento, inclusive entrada e sada destes dados.

SIG bem concebido deve ser capaz de prover: 1. Rpido e fcil acesso a grande volume de dados. 2. Capacidade para: 1. selecionar detalhes por rea ou tema; 2. associar ou fundir um conjunto de dados com outro; 3. analisar caractersticas espaciais dos dados; 4. encontrar caractersticas particulares ou feies em determinada rea; 5. atualizar dados rpido e economicamente; 6. modelar dados e avaliar alternativas. 3. Capacidade de produo(mapas, grficos e sumrios de estatsticas) adequada a necessidades particulares.

Pode-se, portanto, considerar que o SIG so construdos a partir de conhecimentos de vrias disciplinas acadmicas que acabam por formar uma nova cincia interdisciplinar- Cincia da Informao Geogrfica.

Esta nova Cincia da Informao Geogrfica , portanto, muito mais abrangente que o SIG, porque se constitui em sua base terica. Assim, ela investiga no apenas questes tcnicas, mas tambm, questes bsicas.

Por que usar SIG ? A partir de um banco de dados e uma base geogrfica, o SIG possibilita a gerao de mapas atravs dos quais possvel visualizar o padro espacial do fenmeno em estudo (CMARA, et. al). A capacidade de executar anlises espaciais complexas, rapidamente, determina vantagens, tanto quantitativas quanto qualitativas. Cenrios de planejamento, modelos de deciso, deteco de mudanas, alm de outros tipos de planos, podem ser desenvolvidos atravs de refinamentos resultantes de anlises sucessivas. Num contexto mais abrangente, o uso do SIG justifica-se ainda pelos seguintes aspectos: 1- Melhoria da Integrao Organizacional. 2- Suporte a deciso. 3- Produo de Mapas.

Aplicabilidade

Onde Usar 1. Aplicaes em Transportes ! Planejamento, elaborao e anlise de rotas urbanas e rodovirias; ! Gerenciamento de infraestrutura, logstica e administrao de frotas; ! Apoio ao projeto, construo e monitoramento de rodovias e ferrovias; ! Anlise de volume de trfego; ! Representao da malha viria e ferroviria.

2. Aplicaes em Redes de Utilidades ! Planejamento e gerenciamento de redes de distribuio (gs, eletricidade, telefonia, saneamento); ! Manuteno da rede(localizao de interferncias, vazamentos); ! Determinao da rea de cobertura de equipamentos instalados (antenas, torres, armrios); ! Sistemas de atendimento ao consumidor;

3. Aplicaes em Gesto Urbana ! Cadastro imobilirio, base de ruas; ! Disposio e alocao de equipamentos pblicos: escolas, postos de sade, praas, parques; terminais de nibus; ! Apoio ao planejamento e gerenciamento de obras pblicas, e do sistema de transporte pblico( pontos de taxi, sinalizao); ! Monitoramento do uso do solo;

4. Aplicaes em Geomarketing ! Anlise da localizao para instalaes de lojas e postos de servio; ! Determinao de territrio de vendas; ! Levantamento do comportamento do consumidor por rea ou regio; ! Anlise do potencial de consumo por regio;

5. Aplicaes em Gesto Ambiental ! Monitoramento de APAs (reas de Proteo Ambiental); ! Anlise de Risco de Poluio.

6. Aplicaes em Zoneamento-Ecolgico-Econmico ! Sintetizando as fragilidades e oportunidades.

7. Aplicaes em Sade Pblica ! Determinar a distribuio fsica da doena; ! Analisar tendncias espaciais e temporais; ! Mapear populaes de risco; ! Avaliar fatores de risco; ! Planejar alojamento de recursos; ! Monitorar doenas e intervenes ao longo do tempo. 8. Aplicaes em Segurana Pblica ! O SIG proporciona cruzamento de informaes como: " a localizao dos crimes e indicadores sociais, " Desemprego " Ocupao irregular de loteamentos. ! Tambm possibilita anlise de rede para monitorar aes de quadrilhas e sequestros.

Mundo Real x Modelo Devido ao fato do mudo real ser muito complexo torna-se necessrio a criao de um modelo do mundo real. Um modelo representa de maneira mais simples um fenmeno ou objeto que exista no mundo real. Um bom modelo aquele que represente de maneira mais simples e mais fidedigna o comportamento do mundo real em relao ao fenmeno em estudo. Este deve predizer como certos aspectos do

mundo real iro se comportar. simplificao do mundo real.

Esta verso pode ser vista como uma

Paradigma dos 4 elementos:

- o universo mundo real , contem as entidades da realidade a serem modelados; - o universo matemtico, contem uma definio matemtica das entidades a serem representadas; - o universo representado, onde as diversas entidades so mapeadas so representadas por meios geomtricos e alfanumricos; -universo da implementao, nesta etapa a estrutura dos dados e os algoritmos so escolhidos e tambm onde ocorrem as codificaes;

Modelo de Campo Este modelo enxerga o espao geogrfico com uma superfcie continua, sobre a qual variam os fenmenos a serem observados segundo diferentes distribuies. Modelo de Objeto Representa o espao geogrfico como uma coleo de entidades distintas e identificveis. Ex: loteamentos, quadras e ruas.

Correlao Espacial Coisas que esto prximas podem ser parecidas. Um fenmeno que varia no espao est mais relacionado a um fenmeno quanto menor for a distancia entre eles. Ex: temperatura do ar Correlao Temtica Uma regio tem suas caractersticas moldadas a partir de um conjunto de entidades que se inter-relacionam. Ex: clima e formao rochosa. Correlao Temporal Objetos ou fenmenos a serem estudados podem ter uma relao temporal. Ex: evoluo urbana e evoluo geolgica.

Correlao Topolgica Relao muito importante na representao computacional. Permitem estabelecer relaes entre objetos geogrficos que no variam em relao a escala, rotao e translao.

Elementos da representao espacial O SIG todo em meio computacional assim todas as informaes deve estar em forma digital, deste modo torna-se necessrio estabelecer a melhor maneira como cada feio geogrfica ser melhor modelada em meio computacional, existindo apenas cinco elementos diferentes que podem ser representados dentro de um GIG, sendo eles: linha, ponto, rea, superfcie e rede.

Classes de representao geomtrica Representao vetorial nesta representao a feio geogrfica tende a ser definida o mais exato possvel. Reduzindo as formas bsicas em : ponto, linha e rea ou polgono. - usa segmentos de retas e pontos para identificar locais; - objetos do tipo linha e rea so formados pela unio de segmentos de reta; - objetos vetoriais no preenchem, necessariamente, todo espao - nem todas localizaes precisam estar referenciadas ao modelo; Feies espacial - Ponto : definido por um par de coordenadas (x,y) -> define localizaes discretas de feies geogrficas muito pequenas para serem representadas como linha ou rea. - Linha: definido por um conjunto de pontos ligados por segmentos de retas -> representa feies geogrficas muito estreitas para serem representadas como rea. - rea ou Polgono : conjunto fechado de linhas -> representa a forma e a localizao de feies homogneas.

Modelo Sphaguetti - o mapa em papel transportado, linha a linha, atravs de coordenadas xey - um ponto determinado por coordenadas x e y; - uma linha por um conjunto de pontos; - Uma rea representada por um polgono fechado e registrada por uma poli linha fechada. - As bordas comuns em polgonos adjacentes devem ser representadas duas vezes, uma para cada polgono; - Um arquivo de dados espaciais, essencialmente uma serie de coordenadas sem uma estrutura inerente. - Embora todas as feies sejam registradas, a relao entre elas no codificada; - ineficiente para a maioria de analises espaciais; - eficiente para a reproduo de mapas digitais, pois informaes estranha ao processo de impresso, como relacionamento espacial, no so armazenadas; Modelo Topologico - o mais usado em SIG; - As analises espaciais podem ser feitas sem o conhecimento das coordenadas espaciais - Muitas analises espaciais podem ser feitas quase que inteiramente usando dados topolgicos - A manuteno de dados topolgicas tem um certo custo, ex: quando um mapa agregado ou alterado a topologia deve ser atualizada.

Topologia a parte da matemtica que estuda as propriedades geomtricas que no variam mediante uma deformao e especificamente a relao espacial entre objetos. Umas das vantagens da topologia a analise espacial sem o conhecimento dos dados das coordenadas espaciais.

Definies Os relacionamentos entre duas geometrias so baseado em um conjunto de teorias, e consideram o limite e interior das geometrias Limite um conjunto de geometrias conectadas que definem a sua dimenso. O interior de uma geometria exclui seu limite. A juno de limite e interior e denominada de extenso fechada.

A geometria de um ponto, que define uma localizao, de dimenso zero, e o interior de um ponto ele mesmo. A geometria de uma linha, que define um caminho orientado por um ponto final e um inicial, tem dimenso 1,o limite de uma geometria constituda dos pontos que a definem e so excludas do se interior. A geometria de rea, tem dimenso 2. E constituda por geometrias de linha que formam o seu limite.

Vous aimerez peut-être aussi