Vous êtes sur la page 1sur 12

1

UNIJUI Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul DeTEC Departamento de Tecnologia

BIOGS

CHARLAN RICARDO ZACHOW ENGENHARIA MECNICA

Fontes Alternativas de Energia Prof. Luiz Carlos Martinelli Jr.

Panambi, RS, novembro de 2000.

1. INTRODUO

At h pouco tempo, o Biogs era simplesmente encarado como um sub-produto, obtido a partir da decomposio anaerbica (sem presena de oxignio) de lixo urbano, resduos animais e de lamas provenientes de estaes de tratamento de efluentes domsticos. No entanto, o acelerado desenvolvimento econmico dos ltimos anos e a subida acentuada do preo dos combustveis convencionais tm encorajado as investigaes na produo de energia a partir de novas fontes alternativas e economicamente atrativas, tentando sempre que possvel, criar novas formas de produo energtica que possibilitem a poupana dos recursos naturais esgotveis.

Relativamente ao grande volume de resduos provenientes das exploraes agrcolas e pecurias, assim como aqueles produzidos por matadouros, destilarias, fbricas de lacticnios, esgotos domsticos e estaes de tratamento de lixos urbanos (a partir dos quais possvel obter biogs), estes apresentam uma carga poluente de tal forma elevada que impe a criao de solues que permitam diminuir os danos provocados por essa poluio, gastando o mnimo de energia possvel em todo o processo.

Assim, o tratamento desses efluentes pode processar-se por intermdio da fermentao anaerbia (metnica) que, alm da capacidade de despoluir, permite valorizar um produto energtico (biogs) e ainda obter um fertilizante, cuja disponibilidade contribui para uma rpida amortizao dos custos da tecnologia instalada.

2. O QUE BIOGS

Atribui-se o nome de biogs mistura gasosa (combustvel), resultante da fermentao anaerbica da matria orgnica. A proporo de cada gs na mistura depende de vrios parmetros, como o tipo de digestor e o substrato a digerir. De qualquer forma, esta mistura essencialmente constituda por metano (CH4) e por dixido de carbono (CO2), estando o seu poder calorfico diretamente relacionado com a quantidade de metano existente na mistura gasosa.

Os processos de fermentao anaerbia que produzem metano, foram desde sempre, utilizados pelo Homem para o tratamento dos esgotos, nos sistemas conhecidos por "fossas spticas". Estas serviam quer para tratar os esgotos domsticos de pequenas comunidades, quer os resduos da indstria agro-alimentar ou agro-pecuria. Com o passar dos tempos, estes sistemas simplificados de tratamento evoluram nos pases desenvolvidos, no final do sculo passado, quando comearam a ser utilizados os chamados "digestores", para efetuar a estabilizao das lamas resultantes da sedimentao primria e do tratamento biolgico aerbio dos esgotos.

Neste momento existem duas situaes possveis para o aproveitamento do biogs. O primeiro caso, consiste na queima direta (aquecedores, esquentadores, foges, caldeiras). O segundo caso diz respeito converso de biogs em eletricidade. Isto significa que o biogs permite a produo de energia eltrica e trmica. Assim, os sistemas que produzem o biogs, podem tornar a explorao pecuria auto-suficiente em termos energticos, assim como contribuir para a resoluo de problemas de poluio de efluentes. Os efluentes obtidos, so normalmente tratados em sistemas de lagunagem, sendo depois utilizados em rega de terrenos agrcolas ou lanados em linhas de gua. Nas restantes instalaes, onde este tratamento no existe, o efluente , em regra, utilizado diretamente na agricultura, ou lanado em linhas de gua.

3. COMO SE FORMA O BIOGS

A digesto anaerbia um processo segundo o qual, algumas espcies de bactrias, que atuam na ausncia de oxignio, atacam a estrutura de materiais orgnicos complexos, para produzir compostos simples: metano, dixido de carbono, gua, etc, extraindo em simultneo, a energia e os compostos necessrios para o seu prprio crescimento.

A transformao da matria orgnica em diversas substncias qumicas, no decurso da fermentao anaerbica, processa-se atravs de uma cadeia de degradaes sucessivas devidas a diferentes tipos de bactrias. Essencialmente distinguem-se duas fases nos processos de fermentao metanognica. A primeira fase uma transformao das molculas orgnicas em cidos gordos, sais ou gs. A segunda, a transformao destes numa mistura gasosa essencialmente constituda por metano e dixido de carbono.

A atividade enzimtica das bactrias depende intimamente da temperatura. Ela fraca a 10C e nula acima dos 65C. A faixa dos 20C a 45C, corresponde fase mesfila, enquanto que entre os 50C e os 65C, temos a fase termfila. A opo por uma temperatura de trabalho ter de resultar do compromisso entre o volume de gs a produzir, o grau de fermentao e o tempo de reteno. Na fase mesfila, as variaes de temperatura so aceitveis desde que no sejam bruscas. O mesmo no acontece com a fase termfila, onde as variaes no so aconselhveis. Todavia, ela permite cargas mais elevadas e um tempo de reteno menor, com maiores taxas de produo de gs. Outro parmetro que influencia a digesto anaerbica o pH do meio. Em meio cido, a atividade enzimtica das bactrias anulada. Num meio alcalino, a fermentao produz anidrido sulfuroso e hidrognio. A digesto pode efetuar-se entre os pH de 6,6 e 7,6 , encontrando-se o timo a pH=7. Para valores abaixo de 6,5 , a acidez aumenta rapidamente e a fermentao pra. Em relao matria a fermentar, h que levar em considerao a relao carbono/azoto (C/N), que deve ter um valor compreendido entre 30 e 35. Acima deste valor, o processo pouco

5 eficaz, j que as bactrias no tem possibilidade de utilizar todo o carbono disponvel. Para um valor baixo corre-se o perigo de aumentar a quantidade de amonaco, que pode atingir os limites da toxicidade. de considerar tambm a presena de fsforo, j que a sua ausncia, conduz paragem da fermentao. A presena de matrias txicas, detergentes e outros produtos qumicos, deve ser evitada ao mximo, pois basta uma concentrao muito baixa destes produtos, para provocar a intoxicao e morte das bactrias.

4. SISTEMAS DE DIGESTO

Vrios foram os sistemas de digesto concebidos, sendo impressionante o nmero de digestores diferentes que existem. No entanto, distinguem-se dois grandes tipos de digestores: os contnuos e os descontnuos.

A escolha de um sistema, depende essencialmente das caractersticas do substrato, das necessidades de depurao, da disponibilidade de mo-de-obra e de condies de ordem econmica.

4.1 Sistema de Digesto Contnuo Num sistema contnuo, a matria orgnica introduzida na cuba de fermentao, com uma determinada taxa de diluio (a qual depende do tipo de matria orgnica a fermentar), onde fica retida durante vrios dias. O tempo de reteno resulta de um certo compromisso entre o volume de gs a produzir, o grau de digesto que se pretende e a temperatura de funcionamento. Depois de carregada a cuba e iniciada a fermentao, impe-se a estabilizao do sistema. imperativo a verificao de todos os parmetros como o pH, temperatura, qualidade do efluente, produo e qualidade do gs. de notar que a estabilizao poder ser demorada e exigir correes. Neste tipo de fermentao, absolutamente necessria a agitao da matria orgnica incubada, a fim de evitar a formao de crostas na superfcie, a deposio de matria no fundo, permitir uma homogeneizao na concentrao das bactrias e manter uma temperatura uniforme no interior da cuba. A produo de biogs uniforme no tempo e a quantidade produzida funo do tipo de matria orgnica utilizada. A figura 1 representa um sistema de digesto contnuo.

Fig. 1: Sistema de digesto contnuo

4.2 Sistema de Digesto Descontnuo

Ao contrrio do sistema contnuo, o funcionamento deste sistema no regular. Assim, a cuba de fermentao totalmente carregada periodicamente. Neste processo, o fator diluio no considerado um problema, j que a matria orgnica fermentada praticamente sem adio de gua. O processo inicia-se com uma fase de fermentao aerbia, fortemente exotrmica, que permite a degradao das molculas pouco polimerizadas e que podem ser um fator de acidificao do meio. A durao desta fermentao de 2 a 8 dias, seguindo-se a fermentao anaerbia durante um perodo de 30 a 40 dias. Neste tipo de fermentao a temperatura um fator menos crtico. Em relao aos outros fatores, pouco se poder fazer durante a fermentao.

Se houver problemas durante o processo, a melhor opo comear novamente. No entanto a experincia diz que se trata de um processo simples que normalmente funciona bem. A produo de gs irregular e o volume produzido da ordem dos 60 m por tonelada de matria bruta. A figura 2 mostra um sistema de digesto descontnuo.

Fig. 2: Sistema de digesto descontnuo

5. HISTRIA DO BIOGS

Tudo leva a crer que o gs dos pntanos foi descoberto por Shirley em 1667. No entanto, foi s um sculo mais tarde que foi reconhecida a presena de metano no gs dos pntanos. J no sculo XIX, Ulysse Gayon, aluno de Louis Pasteur, realizou a fermentao anaerbia de uma mistura de estrume e gua, a 35C, conseguindo obter 100 litros de gs por m de matria. Em 1884, Louis Pasteur, ao apresentar Academia das Cincias os trabalhos do seu aluno, considerou que esta fermentao podia constituir uma fonte de aquecimento e iluminao.

Entretanto, na ndia, a idia de aproveitar o gs metano produzido por digesto anaerbia, j no era estranha. Remonta ao sculo passado, mais propriamente ao ano de 1859, quando numa colnia de leprosos, em Bombaim, se realizou a primeira experincia de utilizao direta de biogs. Cerca de 30 anos depois, em 1895, teve lugar a primeira experincia europia, com a utilizao do biogs para iluminao de algumas ruas da cidade de Exter, em Inglaterra, a que se seguiram outras experincias, motivadas principalmente pelo entusiasmo inicial que este processo atingiu. Apesar disso, este combustvel no conseguiu singrar como substituto dos tradicionais. Como tal, a explorao do biogs tem sido bastante reduzida, limitando-se a ser utilizado em alguns casos espordicos. Foi apenas nos anos 40, devido a carncias energticas significativas, provocadas pela II Guerra Mundial, que o biogs voltou a ser utilizado, quer na cozinha e no aquecimento das casas, quer para alimentao de motores de combusto interna.

Nas dcadas de 50 e 60, a relativa abundncia das fontes de energia tradicionais, desencorajou a recuperao do biogs na maioria dos pases desenvolvidos, e apenas em pases com poucos recursos de capital e energia, como a ndia e a China, o biogs desempenhou um papel de certa importncia, sobretudo em pequenos aglomerados rurais.

A partir da crise energtica dos anos 70, o gs metano dos digestores anaerbios voltou a despertar o interesse geral conduzindo a um aumento da sua produo nos pases europeus.

10

6. CARACTERSTICAS DO BIOGS

um gs incolor, geralmente inodoro (se no contiver demasiadas impurezas) e insolvel em gua.

A composio mdia da mistura gasosa a seguinte:

Metano (CH4) Dixido de Carbono (CO2 ) Hidrognio (H2) Azoto (N2 ) Oxignio (O2) Sulfureto de Hidrognio (H2S) Amonaco (NH3 ) Monxido de Carbono (CO) gua (H2O)

50 A 75 % 25 A 40 % 1A3% 0.5 A 2.5 % 0.1 A 1 % 0.1 A 0.5 % 0.1 A 0.5 % 0 A 0.1 % Varivel

O Biogs , devido presena do metano, um gs combustvel, sendo o seu poder calorfico inferior (P.C.I.) cerca de 5500 kcal/m, quando a proporo em metano aproximadamente de 60% . A ttulo de comparao, a tabela que segue apresenta os P.C.I.s para outros gases correntes.

P.C.I. de diferentes gases:

GS METANO PROPANO BUTANO

P.C.I. em kcal/m 8500 22000 28000

11 GS DE CIDADE GS NATURAL BIOMETANO 4000 7600 5500

O biogs um gs leve e de fraca densidade. Mais leve do que o ar, contrariamente ao butano e ao propano, ele suscita menores riscos de exploso na medida em que a sua acumulao se torna mais difcil. A sua fraca densidade implica, em contrapartida, que ele ocupe um volume significativo e que a sua liquefao seja mais difcil, o que lhe confere algumas desvantagens em termos de transporte e utilizao.

O biogs, em condies normais de produo, devido ao seu baixo teor de monxido de carbono ( inferior a 0,1% ) no txico, contrariamente, por exemplo ao gs de cidade, cujo teor neste gs, prximo dos 20%, mortal.

Por outro lado, devido s impurezas que contm, o biometano muito corrosivo. O gs mais corrosivo desta mistura o sulfureto de hidrognio que ataca, alm de outros materiais, o cobre, o lato, e o ao, desde que a sua concentrao seja considervel. Quando o teor deste gs fraco, sobretudo o cobre que se torna mais sensvel. Para teores elevados, da ordem de 1% (excepcionais nas condies normais de produo do biogs) torna-se txico e mortal. A presena do sulfureto de hidrognio, pode constituir um problema a partir do momento em que haja uma combusto do gs e que sejam inalados os produtos desta combusto, dado que a formao do dixido de enxofre (SO2) extremamente nocivo, causando, nomeadamente, perturbaes a nvel pulmonar. O amonaco, sempre em concentraes muito fracas, pode ser corrosivo para o cobre, sendo os xidos de azoto libertados durante a sua combusto, igualmente txicos. Os outros gases contidos no biogs, no suscitam problemas em termos de toxicidade ou nocividade. O gs carbnico, em proporo significativa (35%), ocupa um volume perfeitamente dispensvel e obriga, quando no suprimido, a um aumento das capacidades de armazenamento. O vapor de gua pode ser corrosivo para as canalizaes, depois de condensado.

12 Equivalncias energticas:

1 m de biogs = 5500 kcal, equivalente a: 1,7 m de metano 1,5 m de gs de cidade 0,8 l de gasolina 1,3 l de lcool 2 kg de carboneto de clcio 0,7 l de gasleo 7 kw/h de eletricidade 2,7 kg de madeira 1,4 kg de carvo de madeira 0,2 m de butano 0,25 m de propano

Vous aimerez peut-être aussi