Vous êtes sur la page 1sur 3

Superior Tribunal de Justia

AGRAVO EM RECURSO ESPECIAL N 175.437 - ES (2012/0096133-0) RELATOR AGRAVANTE ADVOGADO AGRAVADO ADVOGADO : : : : : MINISTRO SIDNEI BENETI JACIR PIANZOLA ALBERTO JOS D' OLIVEIRA E OUTRO(S) JOO JORGE CAMARELA CARLOS SABINO DE OLIVEIRA E OUTRO(S) DECISO 1.- JACIR PIANZOLA interpe agravo contra Deciso que, na origem, no admitiu recurso especial fundamentado nas alneas a e c do permissivo constitucional, manejado contra Acrdo julgado pelo Tribunal de Justia do Estado do Esprito Santo (Rel. Des. MAURLIO ALMEIDA DE ABREU), assim ementado (e-STJ Fls. 289):

CITAO. INOBSERVNCIA DE FORMALIDADES. AUSNCIA DE PREJUZO. I. A funo do ato citatrio a de convocar o ru a participar da lide, integrando-o de forma plena, e conferindo-lhe a oportunidade de defender o direito que entende deter, o qual, em regra, se contrape ao do autor em uma relao de excluso ou contraposio. II. Em meio ao procedimento sumrio, a citao soma a tais finalidades a de intimar a parte a comparecer a uma audincia de conciliao, a qual, caso reste infrutfera, viabilizar a apresentao in continenti de contestao. III. A formalidade do ato citatrio, embora de extrema importncia, pode ser mitigada ou mesmo dispensada em casos tais em que no haja prejuzo ao alcance dos seus fins. Dito de outra forma, possvel que eventual inobservncia no leve inexoravelmente nulidade do ato e do processo, se, ainda que viciado, permitir a cientificao do ru quanto existncia do processo, a apresentao de defesa por ele e viabilizar sua participao nos atos a serem perpetrados. IV. A suposta mcula comprometedora da higidez do mandado cumprido no resiste a uma anlise criteriosa, pautada no princpio da instrumentalidade e na premissa de que no h nulidade sem prejuzo, eis que por meio dos mandados cumpridos tomou o recorrente suficiente conhecimento das demandas, tanto
Documento: 22354602 - Despacho / Deciso - Site certificado - DJe: 31/05/2012 Pgina 1 de 3

Superior Tribunal de Justia


assim que as contestou, no tendo havido qualquer tipo de leso ou transtorno em razo do no atendimento pelos mandados aos requisitos elencados no artigo 225, do diploma processual civil. V. Recurso conhecido e desprovido.

2.- Nas razes de seu Recurso Especial, alegou a ora Agravante, em suma, que houve nulidade do processo, pois foi surpreendida com mandado de citao sem que pudesse se preparar adequadamente para a apresentao da pea de defesa. o relatrio. 3.- O recurso no merece prosperar. 4.- Conforme bem observado pela deciso agravada, a recorrente no indica qual dispositivo de Lei Federal teria sido contrariado. A via estreita do recurso especial exige a demonstrao inequvoca da ofensa ao dispositivo inquinado como contrariado, bem como a sua particularizao, a fim de possibilitar o seu exame em conjunto com aquilo que restou decidido nos autos, sendo certo que a alegao genrica de ofensa Lei, sem a concatenao lgica com os fundamentos do recurso e com o contexto exposto no aresto vergastado, caracteriza deficincia de fundamentao, em conformidade com o enunciado sumular n 284 do STF, verbis: " inadmissvel o recurso extraordinrio, quando a deficincia na sua fundamentao no permitir a exata compreenso da controvrsia." 5.- A divergncia jurisprudencial suscitada, por seu turno, no restou demonstrada nos moldes exigidos pelos arts. 541, pargrafo nico, do CPC e 255, 1 e 2, do RISTJ. 6.- Ademais, no se verifica, dos precedentes citados, a perfeita similitude ftica entre as hipteses confrontadas. Registre-se, por oportuno, que este Tribunal j decidiu que: "Distintas as bases fticas enfocadas no julgado recorrido, de um lado, e dos arestos paradigmas, de outro, no se aperfeioa o conflito interpretativo" (REsp. 226.107/MG, Rel. Ministro Barros Monteiro, DJ de 27.9.2004). Para caracterizao do dissdio jurisprudencial no basta que o recorrente
Documento: 22354602 - Despacho / Deciso - Site certificado - DJe: 31/05/2012 Pgina 2 de 3

Superior Tribunal de Justia


aponte acrdos com concluso oposta quela adotada pelo Tribunal de origem. necessrio que sejam demonstradas as causas que identifiquem ou assemelhem os casos confrontados. Significa dizer que o dissdio jurisprudencial apenas resta configurado quando o recorrente demonstra cabalmente que o mesmo dispositivo de lei federal foi interpretado de maneira distinta e que, por conta disso, chegou-se a concluses dspares. Se os acrdos tm concluses divergentes, mas tratam de casos sem semelhana ftica, no h dissdio jurisprudencial apto a ensejar o conhecimento do recurso pela alnea "c" do permissivo constitucional. 7.- Ante o exposto, nos termos do art. 544, 4, II, "a", do Cdigo de Processo Civil, conhece-se do Agravo, negando-lhe provimento. Intimem-se. Braslia (DF), 21 de maio de 2012.

Ministro SIDNEI BENETI Relator

Documento: 22354602 - Despacho / Deciso - Site certificado - DJe: 31/05/2012

Pgina 3 de 3

Vous aimerez peut-être aussi