Vous êtes sur la page 1sur 28

Sinapse

Orlando Fernandes Jr 2014/1

Neurnios & Clulas Gliais

S. Ramn y Cajal (1955) Histologie du Systme Nerveux de lHomme & des Vertbrs. Instituto Ramon y Cajal, Espanha.

Neurnios
Diferenas morfolgicas

Ncleo do Nervo Craniano

Bipolares da Retina

Ganglionar da Retina

Amcrina da Retina

Piramidal Cortical

Purkinje Cerebelar

Clulas Gliais
Esto em maior nmero que os Neurnios. No participam de modo direto da transmisso sinptica, porm participam: - Suporte dos contatos sinpticos; - Manuteno das habilidades sinalizadoras dos Neurnios.

Microglia
Astrcito

Oligodendrcito

- Restritos ao SNC; - Mantm o ambiente qumico propcio a sinalizao entre os neurnios;

- Restritos ao SNC; - Constituem a camada de mielina em torno de muitos axnios; - No SNP a mielina elaborada pelas clulas de Schwann.

- Propriedades comuns aos dos macrfagos; - Removem restos celulares; - Secreta molculas sinalizadoras.

Funes dos Astrcitos: - Recobrem os vasos sanguneos, participando da barreira hemato-enceflica; - Envolvem sinapses, com os pedculos, reposio de ons e molculas envolvidos na transmisso sinptica; - Ancoram-se na camada ependimria dos ventrculos e na pia-mter, participando da troca de molculas entre o liquido cefalorraquidiano e o tecido nervoso. - Outras funes: reaes a traumatismos e seu papel durante o desenvolvimento.

Tipos de Sinapses

Sinapse Eltrica
Caractersticas: - As membranas dos neurnios pr e ps-sinpticos so conectadas por juno comunicante.

Juno Comunicante
O Poro maior do que os canais de dependentes de voltagem. Uma variedade de substancias podem difundir-se pelo citoplasma dos neurnios pr e ps- sinpticos. ATP e segundos mensageiros so transferidos entre os neurnios.

Sinapse Eltrica
Caractersticas: - As membranas dos neurnios pr e ps-sinpticos so conectadas por juno comunicante.

A corrente inica flui de maneira passiva, a fonte da corrente a diferena e de potencial. - Bidirecional. - Extremamente rpida, praticamente sem atrasos.
Funo: sincronizar a atividade eltrica entre populaes de neurnios (ex.: tronco cerebral, neurnios secretores de hormnios).

Sincronizao da atividade eltrica entre interneurnios hipocampais.

Sinapse Qumica
Caractersticas: - Espao entre as membranas pr e ps-sinpticas bem maior do que nas sinapses eltricas, fenda sinptica. Vesculas sinpticas contendo os neurotransmissores, so sinais qumicos que agem como mensageiros entre os neurnios. A sinalizao entre os neurnios respeita uma sequncia de eventos...

Propriedades dos Neurotransmissores

Otto Loewi (1926)

Quando o nervo vago de um corao de r isolado era estimulado, a taxa de batimentos cardacos diminua (painel superior). Se o fluido de perfuso do corao estimulado fosse transferido para um segundo corao, sua taxa de batimentos diminuiria da mesma forma (painel inferior).

Critrios que definem um Neurotransmissores

A substncia deve estar presente no interior do neurnio pr-sinptico.

A substncia deve ser liberada em resposta despolarizao pr-sinptica, e a liberao deve ser dependente de clcio.

Na ps-sinptica devem existir receptores especficos para o neurotransmissor.

Neurotransmissores
Baixo Peso Molecular

Peptidrgicos

Liberao dos Neurotransmissores das Vesculas Sinpticas


- As vesculas pr-sinpticas so reservatrios de neurotransmissores. - A liberao so decorrentes da fuso das vesculas sinpticas individuais com a membrana plasmtica. - Cada liberao das vesculas libera uma certa quantidade de neurotransmissores.

Reciclagem das Vesculas Sinpticas


A fuso das vesculas com a membrana (regulada por Clcio) seguida por recuperao endoctica da membrana vesicular pelas vesculas revestidas e pelos endossomos e subsequente formao de novas vesculas sinpticas. (Heuser e Reese, 1973)

Clcio e Secreo de Neurotransmissores


Agentes farmacolgicos que bloqueiam correntes fluindo atravs de canais de Sdio e Potssio revelam a permanncia de correntes atravs de canais de clcio.

Esse influxo de clcio desencadeia a secreo de neurotransmissores, indicada pela mudana no potencial de membrana ps-sinptico.
O tratamento com um bloqueador de clcio, elimina tanto a corrente de clcio na regio pr-sinptica quanto a resposta ps-sinptica.

Liberao diferencial

Mecanismos Moleculares de Transmisso

Alvos pr-sinpticos de vrios distrbios neurolgicos.


Muitas so sndromes miastmicas, nas quais a neurotransmisso anormal leva fraqueza e fadiga dos msculos esquelticos.
LEMS A sndrome miastmica de Lambert-Eaton, uma complicao frequente em pacientes com certos tipos de cncer, prejudica a evocao da liberao de neurotransmissores, mas no o tamanho dos quanta individualmente. Sndromes Miastmicas congnitas afetam o funcionamento da Acetilcolinesterase que degrada a acetilcolina na fenda; ou outras que afetam os receptores de acetilcolina numa resposta autoimune; defeito na liberao em virtude da alterao do trfego vesicular. Botulismo e Ttano interferncia na transmisso muscular.

Potenciais Ps-Sinpticos

Potencial Excitatrio Ps-sinptico PEPS

Potencial Inibitrio Ps-sinptico PIPS

PEPS e PIPS

Se o potencial de inverso mais positivo que o Limiar do Potencial de Ao (-40 mV), o efeito de um transmissor ser excitatrio.

Se o potencial de inverso mais negativo do que o limiar do potencial de ao, o transmissor ser inibitrio. Contudo, Os PIPS podem despolarizar clulas ps-sinpticas se o potencial de inverso estiver entre o potencial de repouso e o limiar do potencial de ao.

PEPS e PIPS

Somao Temporal e Espacial

Receptores Ps-sinpticos
Canal Inico ativado por ligante Receptores acoplados Protena G

Resposta mais rpida

Resposta mais lenta Amplificao do Sinal

Vous aimerez peut-être aussi