Vous êtes sur la page 1sur 3

Fichamento: Citao

MARCUSHI, Luiz Antnio. Produo textual, anlise de gneros e compreenso. 3.ed. So Paulo: Parbola, 2009. 295 p

Assim, a analise de gneros engloba uma anlise do texto e do discurso e uma descrio da lngua e viso da sociedade e, ainda tenta responder a questes de naturezas sociocultural no uso da lngua de maneira geral. (pg. 149)

Uma monografia produzida para obter uma nota, uma publicidade serve para promover a venda de um produto, uma receita culinria orienta na confeco de uma comida, etc., pois cada gnero textual tem um propsito bastante claro que o determina e lhe d uma esfera de circulao. (pg. 150)

Pois todos os gneros tm uma forma e uma funo , bem como um estilo e um contedo, mas sua determinao se d basicamente pela funo e no pela forma. (pg. 150)

Uma das teses centrais a ser defendida e adotada aqui a de que impossvel no se comunicar verbalmente por algum gnero, assim como impossvel no se comunicar verbalmente por algum texto. (pg. 154)

Quando dominamos um gnero textual, no dominamos uma forma lingustica e sim uma forma de realizar linguisticamente objetivos especficos em situaes sociais particulares. (pg. 154)

No se pode tratar o gnero de discurso independentemente de sua realidade social e de sua relao com as atividades humanas. (pg. 155)

Os gneros limitam nossa ao na escrita. Isto faz com que Amy J. Devitt (1997) identifique o gnero como nossa linguagem estndalar, o que por um lado impe restries e padronizaes, mas por outro lado um convite a escolhas, estilos, criatividade e variao. (pg. 156)

As distines entre um gnero e outro no so predominantemente lingusticas e sim ficcionais. J os critrios para distinguir os tipos textuais seriam lingusticos e estruturais, de modo que os gneros so designaes para gneros como manifestaes empricas do que para tipos. (pg. 159)

Os gneros so atividades discursivas socialmente estabilizadas que se prestam aos mais variados tipos de controle social e at mesmo ao exerccio de poder. (pg . 161) Assim, podemos dizer que o controle social pelos gneros discursivos incontornvel, mas no determinista. (pg. 162)

Diante disso, parece possvel dizer que a produo discursiva um tipo de ao que transcende o aspecto meramente comunicativo e informacional. Da que no se pode ter na atividade informacional a funo mais importante da lngua. (pg. 162)

Em muitos casos, apenas o local em que um texto aparece permite que determinemos com alguma preciso de que gnero se trata (pg. 164)

No caso de misturas de gneros, adoto a sugesto da linguista alem Ulla Fix (1997: 97), que usa a expresso intertextualidade tipolgica para designar esse aspecto da hibridizao ou mescla de gneros em que um gnero assume a funo de outro. (pg. 165)

A publicidade opera de maneira particularmente produtiva na subverso da ordem instituda para chamar a ateno sobre um produto. Parece que desenquadrar o produto de seu enquadre normal uma forma de reenquadr-lo em novo enfoque para que o vejamos de forma mais ntida no mar de ofertas de produtos (pg. 167)

Por exemplo: um poema no deixa de ser poema s porque entra no livro didtico. Ele ali no passa a operar como a bula no caso da publicidade. Ou seja: o poema no livro didtico no passa a ser poema didtico. Contudo, ainda devemos pensar o problema da didatizao dos gneros (pg. 171)

O aspecto intercultural crucial quando se trata do ensino de uma segunda lngua, como lembra com bastante acuidade Bhatia (1993). No podemos supor que em todas as culturas se escreva uma carta do mesmo modo, nem que se d um telefonema da mesma maneira (pg. 172)

Vous aimerez peut-être aussi