Vous êtes sur la page 1sur 2

Bom dia Jovens Nos ltimos tempos ganhei uma oportunidade de trabalhar com o Oracle Goldengate.

Ahhh, que bacana!!!!! Ops, mas espera ai. O que o Oracle Goldengate mesmo? teeeeemaaaaa pergunta jovem... Bem rapidamente e bem a grosso modo o captura/replicao de dados em tempo real. Hummmm, legal.. Mas s isso? Nananinano.. Ele faz essa replicao entre sistemas de SGBD diferentes, de verses diferentes, plataformas diferentes, tudo diferente... Agora sim, interessou n? Se voc precisa replicar um SQLSERVER para Oracle, pode. Um MySQL para Oracle, pode tambm. E um Oracle para Oracle em SOs e verses diferentes. claro que pode meu filho. E se voc no quer replicar e sim migrar uma base de um servidor antigo para um novo, sem parada com verses diferentes, SO diferente. Adivinha se pode? Lgico que pode. Ou seja, podemos replicar/migrar dados entre bases heterogneas, sem downtime, sem nada. Na verdade esse produto no foi desenvolvido pela Oracle. Ele faz parte de uma das vrias aquisies realizadas nos ltimos anos. Essa uma explicao realmente simples perante o poder dessa ferramenta. Voc consegue muitas informaes sobre como o GG funciona e todo o seu potencial: Aqui: http://docs.oracle.com/goldengate/1212 E aqui: http://www.oracle.com/technetwork/middleware/goldengate/overview/index.html?ss SourceSiteId=otncn Antes de comear, bom que tenhamos pelo menos algum conceito de alguns processos do GG. Lembrando que isso apenas um overview de um processo especfico. Existem N maneiras de fazer uma replicao com o GG e tudo depende do que voc tem como requisitos do trabalho, limitaes de espao, o que o seu cliente quer. Primeiro, a figura clssica: Como o GG funciona. Oracle GG uma ferramenta para

Entendeu tudo n. Nem precisamos continuar. AHAHAHHAHA... Agora sim, os processos que eu acho bacana que voc conhea antes de sair tentando replicar os dados por ai:

Processo Manager: esse cara faz um monitoramento dos processos do GG, ou seja, o processo pai do GG. Ele que faz toda a gesto dos processos e arquivos gerados pelo GG. Antes de criar/iniciar os processos de Extract e Replicat, esse cara deve estar no ar. Extract: Como o prprio nome diz, ele extrai/captura os dados e DDL do Source database. Essa extrao captura os registros de dados completos ou as alteraes desses dados, dependendo das configuraes e envia os dados para um trail file.. Data Pump: No jovem, no confunda com o datapump (expdp/impdp). Esse processo envia os trail's para o target database. Se um processo data Pump no usado (sim ele opcional), o extract deve enviar as operaes capturadas para um trail file diretamente no Target. No entanto, caso ele exista, o extract cria o trail file no source. O Data Pump l este trail e envia as operaes atravs da rede para um trail no Target. Trails files: o resultado da extrao dos dados do source. Ou seja, tudo o que o extract "pegou", ele vai gravar nesses arquivos que sero utilizados para replicar os dados. So armazenados no disco local temporariamente (caso feito via data pump) at que tenha sido aplicado ao local de destino. Initial load: Na verdade pode ou no ser um processo realizado pelo GG. Mas coloquei aqui pois de uma forma ou de outra teremos que realizar essa atividade. a carga inicial dos dados ou da estrutura da instance no target. Como eu disse, ele pode ser feito via GG (testei e no gostei), ou via um expdp/impdp, rman, etc. Fiz via expdp com flashback_scn e foi o que eu mais gostei. Replicat: Ele replica as informaes no lado do target. Esse processo faz a leitura dos trail's enviados pelo datapump do source e faz a replicao. Checkpoint: Armazenam as posies atuais de leitura/escrita de um processo para fins de recuperao. Esses ceckpoint's garantem que as alteraes de dados que esto marcadas para sincronizao realmente sero capturados pelo extract e que sero aplicados pelo replicat no target. Alm disso ele fornece uma tolerncia a falhas, impedindo a perda de dados caso o sistema, a rede, ou um processo do Oracle GoldenGate precise ser reiniciado. Gente, novamente lembrando antes de continuar: os processos so muito mais completos e complexos do que dito acima. Isso o resumo de muitas pginas de documentao em 3 ou 4 linhas. Segue tambm o link da matriz de certificao: http://www.oracle.com/technetwork/middleware/data-integration/goldengate1111cert-matrix-349179.xls Vou dividir isso em alguns artigos para no ficar chato. No prximo, vou passar mais algumas informaes de compatibilidade alm do cenrio que vamos replicar. At t t... E lembra-se: Seize the day or die regretting the time you lost (A7X)

Vous aimerez peut-être aussi