Vous êtes sur la page 1sur 9

Resoluo da Prova UFMG 2011 - Portugus e Literatura

Bem, galera... Aqui a gente se despede. Comento aqui as questes da prova. No quero ser o dono da verdade, apenas fao alguns apontamentos e coloco-os ao julgamento de vocs. Espero que mais uma vez possa ajud-los.

De acordo com o dicionrio Caldas Aulete, a palavra am.bi.gui.da.de (sf.) tem os seguintes significados: 1. Caracterstica do que ambguo, do que apresenta vrios sentidos 2. Falta de clareza 3. Dvida entre duas ou mais possibilidades; INCERTEZA; HESITAO [ + de, em: ambiguidade nos sentimentos.] Ambiguidade estrutural Ling. A que resulta em mais de uma interpretao de significado para um agrupamento de palavras, como em Leu para o filho muitos poemas e lendas da Grcia [' da Grcia' refere-se s s lendas ou tambm aos poemas?]

Ambiguidade lexical Ling. A que resulta da existncia de mais um significado para uma palavra (polissemia), como em Sonhava toda noite com louros.

Elemento causador da ambiguidade: A palavra "depresso", que polissmica. (Ambiguidade lexical)

Ainda de acordo com o Caldas Aulete:

(de.pres.so) sf.

1. Ao ou resultado de deprimir(-se) 2. Psiq. Estado patolgico, de natureza orgnica e psicolgica, que envolve abatimento, desnimo, inrcia e, s vezes, ansiedade 3. P.ext. Condio de abatimento moral ou de nimo; DESNIMO; LETARGIA; PROSTRAO. [ Antn.: nimo, excitao.] 4. Concavidade pouco profunda; DESNVEL.: A roda quebrou em uma depresso na estrada. [ Antn.: elevao.] 5. Econ. Perodo de baixa atividade econmica com desemprego generalizado.; RECESSO. [ Antn.: desenvolvimento, progresso.] 6. Geog. Terreno ou regio em nvel mais baixo do que aqueles que os rodeiam 7. Med. Diminuio em atividade fisiolgica; DEBILITAO; ENFRAQUECIMENTO. [ Antn.: fortalecimento.]

Leitura 1: Analisando a tirinha de Nani, podemos ver um veculo se deslocando em uma via e passa por uma placa de trnsito que o alerta que a frente encontrar uma depresso que neste sentido seria o item 4 e 6 do Aulete, ou seja, o que poderia se esperar um desnvel na pista.

Leitura 2: Continuando analisar a tirinha, mostrado um pouco mais a frente um homem que foi desenhado apresentando um perfil abatido, prostrado, o que remete ao significado 2 e 3 do aulete. Como se a placa estivesse alertando para a existncia de seu estado de esprito.

Elemento causador da ambiguidade: O pronome possessivo "seu" (Ambiguidade estrutural) .O pronome, por ser de terceira pessoa) cria uma relao de posse da renda tanto com o contribuinte quanto com o dependente.

Leitura 1: Que no vantajoso para o contribuinte que possui renda superior a R$ 4.439,34 declarar um dependente que estuda. (Sentido desejado) Leitura 2: Que para o contribuinte no vantajoso declarar um dependente que estuda se este possui uma renda superior de R$ 4.439,34

S um comentrio: QUE QUESTO LINDA!!! ADOREI!!!

No texto de Aldo Bizocchi podemos tirar as seguintes reflexes: A analise que cada indivduo faz do mundo vai depender do sistema de valores que ele construiu. A linguagem, que um produto desse sistema de valores, cria um universo paralelo ao que material e que habita nossa cabea o que chamamos viso de mundo. O homem no s percebe o mundo, como concebe o mundo. Por meio da linguagem, somos capazes de construir um modelo de mundo ou recri-lo. O poema "Cano do ver", de Manoel de Barros, mostra a criatividade do poeta

para criar uma realidade toda particular para as coisas e os acontecimentos do mundo.

Por viver muitos anos dentro do mato moda ave O menino pegou um olhar de pssaro Contraiu viso fontana. Por forma que ele enxergava as coisas por igual como os pssaros enxergam.

Nesse trecho, o eu lrico se mostra integrado com a natureza como se fosse uma ave. Passa a enxergar como um pssaro, com a pureza da fonte. No diferenciava em melhor ou pior, tudo era visto por igual.

Para o eu lrico, e em boa parte da obra do poeta, as coisas presentes no mundo, desde a mais simples, eram iguais, ou seja, viviam em harmonia plena.

A funo potica, que uma das seis funes da linguagem, utilizada pelo poeta para quebrar a expectativa da normalidade, ou seja, cria uma nova realidade.

Assim, para o poeta, criar uma linguagem, um olhar prprio, sem o rigor gramatical e sem especificao para poder imaginar e que as palavras ainda no esto ligadas entre si, brincam soltas. Portanto: Poesia a inaugurao do universo das palavras. Para isso o poeta tem que adquirir uma viso fontana!

O olhar a porta que recebe o mundo inaugurado pelo poeta. Um mundo transformado, em transformao e transformador.

Poesia a inaugurao da linguagem.

O Desertor, de Silva Alvarenga, vemos o personagem Gonalo temer a ira do Tio diante da sua desero dos estudos. Por vrias vezes o autor aponta a importncia que o Tio d formao. Em relao aos estudos, Gonalo se coloca mais como um acomodado com a arcaica formao do que ter que enfrentar a nova estrutura que cobraria mais empenho dele. Na obra A carteira de meu tio, de Joaquim Manuel de Macedo, o personagem que no recebe nome, instrudo pelo seu tio sobre a sua formao

como poltico, carreira de seu tio. Embora apresente uma postura que tambm contra a fadiga, como Gonalo, tem uma postura mais crtica e mais reflexiva que o personagem de Silva Alvarenga. O protagonista embora veja e aponte os problemas em seu caminho, no se coloca como algum que busque corrigi-los. Outro ponto importante que as passagens apontam que diferentemente de Gonalo, o sobrinho da obra de Macedo atende ao apelo de tio que ele busque a formao no "Livro de tua ptria". Gonalo, nem debaixo de uma surra atende aos apelos do tio.

Aspecto 1: A mais importante de todas: O soneto um poema de forma fixa que apresenta 14 versos. Era apenas contar e verificar. Aspecto 2: Ele metrificado. No caso desse soneto ele decasslado, mas no caracterstica do soneto ser decasslado (isso do soneto conhecido como clssico). O soneto pode ter outras mtricas, mas tem que ser regular, ou seja, com o mesmo nmero de slabas em seus 14 versos. 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Dor, | dor | de | mi | nha al | ma, | | ma | dru | ga | da -> no entra na contagem (tona)

Aspecto 3: A organizao rmica. Esse soneto se apresenta em ABAB CDCD EEF FGG Dor, dor de minha alma, madrugada (A) | E aportam-me lembranas de quem amo (B). | Rimas Intercaladas E dobram sonhos na mal-estrelada (A) | Memria arfante donde algum que chamo (B) | Para outros braos cardiais me nega (C) Restos de rosa entre lenis de olvido (D). Rimas Intercaladas Ao longe ladra um corao na cega (C) Noite ambulante. E escuto-te o mugido (D), Oh vento que meu crebro aleitaste (E), | Tempo que meu destino ruminaste (E). | Amor, amor, enquanto luzes, puro (F), | Dormido e claro, eu velo em vasto escuro (F), | Rimas Emparelhadas Ouvindo as asas roucas de outro dia (G) | Cantar sem despertar minha alegria (G). | Bem, Galera, isso... Agradeo os mais de 13 mil acessos e ficarei na torcida para que no final o resultado premie a todos que batalharam por uma vaga!! Muito obrigado e at a prxima... (tenho certeza que no vo querer uma prxima...)

Vous aimerez peut-être aussi