Vous êtes sur la page 1sur 7

Criar um organograma

Mostrar tudo Para ilustrar as relaes de subordinao na sua empresa ou organizao, voc pode criar um elemento grfico SmartArt que utilize um layout de organograma, como o Organograma, ou pode utilizar o Microsoft Office Visio 2007 para criar um organograma. Se voc tiver o Office Visio 2007, poder obter mais informaes para saber em que casos o Visio a melhor opo para criar um organograma.

Neste artigo

Viso geral da criao de um organograma Criar um organograma Adicionar uma forma ao seu organograma Alterar o layout de deslocamento do seu organograma Alterar as cores do seu organograma Aplicar um Estilo de SmartArt ao seu organograma

Viso geral da criao de um organograma


Um organograma representa graficamente a estrutura de gerenciamento de uma organizao, como os gerentes de departamento e funcionrios que no sejam do departamento de gerenciamento em uma empresa. Ao utilizar um grfico SmartArt no Microsoft Office Excel 2007, Microsoft Office Outlook 2007, Microsoft Office PowerPoint 2007 ou Microsoft Office Word 2007, voc pode criar um organograma e inclu-lo em sua planilha, apresentao ou documento. Para criar um organograma rapidamente e com facilidade, digite ou cole seu texto e posicione e organize esse texto automaticamente. Quando voc adiciona uma forma de assistente a um layout de organograma, como Organograma, um marcador com uma linha conectada indica a forma de assistente no painel Texto.

Embora voc possa utilizar outros layouts de hierarquia para criar um organograma, a forma de assistente e os layouts de deslocamento esto disponveis somente com os layouts de organograma. Para dar rapidamente uma aparncia de qualidade profissional e aperfeioar o seu elemento grfico SmartArt, voc pode alterar as cores ou aplicar um Estilo de SmartArt ao seu organograma. Tambm possvel adicionar efeitos, como brilhos, bordas suaves ou efeitos 3D. Nas apresentaes do Office PowerPoint 2007, voc pode animar o organograma.
INCIO DA PGINA

Criar um organograma
1. Na guia Inserir, no grupo Ilustraes, clique em SmartArt.

2. Na galeria Escolher Elemento Grfico SmartArt, clique em Hierarquia, clique em um layout de organograma (como Organograma) e clique em OK. 3. Para inserir o texto, execute uma das seguintes aes:

Clique em uma forma no grfico SmartArt e, em seguida, digite seu texto.


OBSERVAO Para obter os melhores resultados, utilize essa opo

aps adicionar todas as formas desejadas.

Clique em [Texto] no painel Texto e, em seguida, digite o texto. Copie o texto de outro local ou programa, clique em [Texto] no painel de Texto e, em seguida, cole o texto. Se o painel Texto no estiver visvel
INCIO DA PGINA

Adicionar uma forma ao seu organograma


1. Clique no grfico SmartArt ao qual voc deseja adicionar uma forma. 2. Clique na forma existente mais prxima do local em que voc deseja adicionar a nova forma. 3. Em Ferramentas SmartArt, na guia Design, no grupo Criar Grfico, clique na seta em Adicionar Forma e, em seguida, execute uma das seguintes aes:

Para inserir uma forma no mesmo nvel da forma selecionada mas depois dela, clique em Adicionar Forma Aps. Para inserir uma forma no mesmo nvel da forma selecionada mas antes dela, clique em Adicionar Forma Antes. Para inserir uma forma um nvel acima da forma selecionada, clique em Adicionar Forma Acima. A nova forma assume a posio da forma selecionada, e a forma selecionada e todas as formas diretamente abaixo dela so rebaixadas um nvel cada uma.

Para inserir uma forma um nvel abaixo da forma selecionada, clique em Adicionar Forma Abaixo. A nova forma adicionada aps as outras formas no mesmo nvel.

Para adicionar uma forma assistente, clique em Adicionar Assistente.

A forma assistente adicionada acima das outras formas no mesmo nvel no grfico SmartArt, mas exibida no painel Texto aps as outras formas no mesmo nvel. A opo Adicionar Assistente est disponvel somente para layouts de organograma. Essa opo no est disponvel para layouts de hierarquia, como Hierarquia.
OBSERVAES

Embora voc no possa conectar automaticamente duas formas de nvel superior com uma linha nos layouts de organograma, como Organograma, possvel imitar essa aparncia adicionando uma forma ao elemento grfico SmartArt e, em seguida, desenhando uma linha para conectar as formas. Para mostrar uma relao de relatrio com linha pontilhada entre duas formas, clique com o boto direito do mouse na linha e, em seguida, clique em Formatar Forma no menu de atalho. Clique em Estilo de Linha e, em seguida, clique no Tipo tracejado que deseja. Para adicionar uma forma do painel Texto, posicione o cursor no incio do texto em que deseja adicionar uma forma. Digite o texto que deseja na nova forma, pressione ENTER e, em seguida, para criar um recuo para a nova forma, pressione TAB, ou para criar um recuo negativo, pressione SHIFT+TAB. Para adicionar uma forma assistente, pressione ENTER enquanto uma forma assistente selecionada no painel Texto.
INCIO DA PGINA

Alterar o layout de deslocamento do seu organograma


Um layout de deslocamento afeta o layout de todas as formas abaixo da forma selecionada. 1. Clique na forma no organograma qual deseja aplicar o layout de deslocamento.

2. Em Ferramentas SmartArt, na guia Design, no grupo Criar Grfico, clique em Layout e execute uma das seguintes aes:

Para centralizar todas as formas abaixo da forma selecionada, clique em Padro.

Para centralizar a forma selecionada acima das formas abaixo dela e distribuir as formas abaixo dela horizontalmente com duas formas em cada linha, clique em Ambas.

Para distribuir a forma selecionada direita das formas abaixo dela e alinhar esquerda as formas abaixo dela verticalmente, clique em Deslocamento Esquerda.

Para distribuir a forma selecionada esquerda das formas abaixo dela e alinhar direita as formas abaixo dela verticalmente, clique em Deslocamento Direita.

INCIO DA PGINA

Alterar as cores do seu organograma


Voc pode aplicar combinaes de cores derivadas das cores de tema s formas no grfico SmarArt. 1. Clique no grfico SmartArt cuja cor voc deseja alterar. 2. Em Ferramentas SmartArt, na guia Design, no grupo Estilos de SmartArt, clique Alterar Cores.

3. Clique na combinao de cor que deseja.


DICA Quando voc coloca seu ponteiro sobre uma miniatura, pode

ver como as cores afetam seu grfico SmartArt.


INCIO DA PGINA

Aplicar um Estilo de SmartArt ao organograma


O Estilo de SmartArt uma combinao de vrios efeitos, como estilo de linha, bisel ou 3D, que voc aplica s formas do elemento grfico SmartArt para criar uma aparncia exclusiva e profissional.

1. Clique no elemento grfico SmartArt cujo Estilo de SmartArt voc deseja alterar. 2. Em Ferramentas SmartArt, na guia Design, no grupo Estilos de SmartArt, clique no estilo desejado. Para ver mais Estilos de SmartArt, clique no boto Mais .
OBSERVAES

Colocando o ponteiro do mouse sobre uma miniatura, voc pode ver como o Estilo de SmartArt afeta o seu elemento grfico SmartArt. Voc tambm pode personalizar o grfico SmartArt movendo as formas, redimensionando as formas eadicionando um preenchimento ou efeito.

Vous aimerez peut-être aussi