Vous êtes sur la page 1sur 3

Trabalho de Filosofia Questes: 1 Que crenas silenciosas sustentam nossas afirmaes, negaes, avaliaes e condutas na vida cotidiana?

? R: Aceitar evidencias que nunca questionamos porque nos parecem naturais, bvios. Cremos no espao, no tempo, na realidade, na qualidade, na quantidade, na verdade, na diferena entre realidade e sonho ou loucura, entre verdade e mentira, em objetividade e a subjetividade, na existncia da vontade, da liberdade, do bem e do mal, da moral, da sociedade.

2 Que passar da atitude ingnua do senso comum atitude filosfica? R: Algum que tomasse essa deciso, estaria tomando distncia da vida cotidiana e de si mesmo, teria passado a indagar o que so as crenas e os sentimentos que alimentam, silenciosamente, nossa existncia. Ao tomar essa distncia, estaria interrogando a si mesmo, desejando conhecer por que cremos no que cremos, por que sentimos o que sentimos e o que so nossas crenas e nossos sentimentos. Esse algum estaria comeando a adotar o que chamamos de atitude filosfica. quando comeamos a questionar e investigar o porqu dos acontecimentos.

3 Quais as principais caractersticas da filosofia? R: A primeira negativa, isto , um dizer no ao senso comum, aos pr-conceitos, aos pr juzos, ao que todo mundo diz e pensa. A segunda positiva, Isto , uma interrogao sobre o que so as coisas, as ideias, os fatos, os comportamentos, as situaes, os valores, etc. O pensamento filosfico em seu nascimento tinha como traos principais: Tendncia racionalidade, isto , a razo e somente a razo, com seus princpios e regras, o critrio da explicao de alguma coisa; Tendncia a oferecer respostas conclusivas para os problemas, isto , colocado um problema, sua soluo submetida anlise, crtica, discusso e demonstrao, nunca sendo aceita como uma verdade, se no for provado racionalmente que verdadeira; Exigncia de que o pensamento apresente suas regras de funcionamento, isto , o filsofo aquele que justifica suas ideias provando que segue regras universais do pensamento. Para os gregos, uma lei universal do pensamento que a contradio indica erro ou falsidade. Uma contradio acontece quando afirmo e nego a mesma coisa sobre uma mesma coisa (por exemplo: Pedro um menino e no um menino, A noite escura e clara, O infinito no tem limites e limitado). Assim, quando uma contradio aparecer numa exposio filosfica, ela deve ser considerada falsa;

Recusa de explicaes preestabelecidas e, portanto, exigncia de que, para cada problema, seja investigada e encontrada a soluo prpria exigida por ele; Tendncia generalizao, isto , mostrar que uma explicao tem validade para muitas coisas diferentes porque, sob a variao percebida pelos rgos de nossos sentidos, o pensamento descobre semelhanas e identidades. 4 Tem sentido perguntar para que filosofia? R: No. A filosofia absoluta, o fundamento de todo interrogar, o mais til de todos os saberes de que os seres humanos so capazes.

5 Por que a filosofia diferente dos outros tipos de conhecimentos e aes? R: Porque ao contrario dos outros tipos de conhecimento, no existe uma nica resposta para as perguntas, so muitas as respostas possveis.

6 Quais as definies de filosofia existentes? Quais podemos aceitar e porque? R: Viso de mundo; sabedoria de vida; esforo racional para conhecer o universo como uma totalidade ordenada e dotada de sentido; fundamentao terica e critica dos conhecimentos e das praticas. A quarta definio a que podemos aceitar, pois sem ela deixamos de indagar e de conhecer a realidade.

7 Pode-se dizer que a filosofia til? Quando e porqu? R: Sim, a partir do momento que tomamos conscincia de que somos Humanos. Ou seja, falhos e em constante mudana; Por isso para quem tm a plena certeza de que nada sabemos e que somos mutveis, a Filosofia til. At porque, atravs dela podemos nos ver e ver o mundo a nossa volta com mais verdade e profundidade, ela induz o ser humano sair de sua zona de conforto e bolha conformista para enxergar a realidade e pensar sobre ideias e comportamentos sociais de uma sociedade rotulista e conformista!!!!

Exerccios 1. Compare uma mentira (de um amigo, de um poltico, de um noticirio) com uma mentira artstica (um romance, um quadro). 2. Tente adotar uma atitude filosfica diante de alguma situao que voc vive costumeira e normalmente. Veja a diferena entre dizer eu acho e eu penso.

Vous aimerez peut-être aussi