Vous êtes sur la page 1sur 53

Anarquismo Pequena Introduo s Idias Libertrias Teotonio Simes Verso para eBook eBooksBrasil Fonte Digital: Documentos do Autor

Copyright 1999, 2006 Teotonio Simes

NDICE

O Que o Anarquismo Rebelio Radical Ao Direta Anticapitalismo Socialismo Individualismo Organizao Internacionalismo Autogesto Antiga Aspirao Anarquistas Primeiro de Maio Libertrios no Brasil Comunidades Anarco-sindicalismo Represso

Anarquismo Hoje Sobre esta Publicao Apresentao Multimdia - SMIL

ANARQUISMO

Pequena introduo s idias libertrias Teotonio Simes 1999

O QUE O ANARQUISMO
Anarquia no confuso. Anarquista no bagunceiro. Anarquia, do grego: an (=sem) e arch (=poder). Anarquismo: movimento que luta por uma sociedade em que ningum tenha poder sobre ningum.

Tambm podem ser chamados de cratas, defensores da Acracia, do grego: an (=sem) e kratos (=governo). Os cratas, ou anarquistas, querem uma sociedade em que ningum governe ningum. Pela nfase que do liberdade e negao de qualquer autoridade, so tambm conhecidos como libertrios.

Para o anarquismmo, a solidariedade entre os indivduos eliminar o poder

Capa do Almanaque da Revoluo-Frana-1903

Alegoria que simboliza a autolibertao

REBELIO RADICAL
O anarquismo a revolta radical contra a sociedade autoritria que est a, com seus preceitos, preconceitos e negao da liberdade individual. Para o anarquismo, o nico limite liberdade de cada um deveria ser a liberdade do outro. O anarquismo defende a democracia direta, exercida por indivduos que se organizam voluntariamente em federaes que se confederam. Uma sociedade que se organizaria de baixo para cima, sem nenhuma autoridade.. Os anarquistas no acreditam nem em democracia representativa, nem em parlamentos, nem em eleies para eleger representantes. Para eles, legisladores e governantes s tm um interesse: manter o poder para eles mesmos.

Nem Deus, Nem Senhor. O anarquismo afirma o livre pensamento

Representao da Revolta contra o militarismo

Os anarquistas so contra as eleies, que perpetuam o Estado e o Poder. Preferem a Democracia Direta.

AO DIRETA
Defendem aes diretas como greves, boicotes, resistncia pacfica, desobedincia civil, desrespeito a leis e regulamentos impostos. Ignorar e desobedecer o Poder (no conquist-lo) para eles a forma de destru-lo. A maioria dos anarquistas sempre condenou a violncia. Mas como alguns optaram por ela (e isso mereceu destaque por parte de seus opositores) h quem generalize, identificando anarquismo com violncia. A opo pela ao direta e a negao da sociedade burguesa levou outros libertrios a porem em prtica suas idias, vivendo de acordo com seus princpios, em comunidades alternativas ou individualmente.

Sem Bandeiras. A "bandeira" preta simboliza o no reconhecimento de pases e naes. Mas tambm simboliza a ao direta

Apunhalamento da Imperatriz Elizabete da ustria pelo anarquista talo-francs Luigi Luccheni-Genebra-10-9-1898

David H. Thoreau, autor de "A Desobedincia Civil". Suas idias influenciaram, entre outros, Gandhi e Martin Luther King.

ANTICAPITALISMO
Para o anarquismo, a igualdade um meio para a liberdade. No tem sentido igualdade sem liberdade. Mas a liberdade de fato s seria possvel com a igualdade de fato. Anarquistas foram socialistas, comunistas, coletivistas, mutualistas, cooperativistas. Mas sempre negadores do capitalismo e da sociedade burguesa e a favor da gesto dos meios de produo pelos prprios trabalhadores.

Para alguns (Tlstoi, Thoureau) a simplicidade e a negao do suprfluo (o que no lhe faz falta) seria o caminho para a igualdade. Para outros (Bakunin, Proudhon) isso s seria possvel com o fim da propriedade privada.

Baboeuf, na Conspirao dos Iguais, pregava a liberdade e a igualdade de fato.

Quadro de Flvio Cavalcanti, mostra o esmagamento do indivduo pelo Estado, pelo Exrcito, a burguesia e a Igreja.

SOCIALISMO
Socialistas, marxistas e anarquistas estiveram juntos na I Internacional. Os anarquistas, que denunciaram Marx e seguidores como autoritrios, por pregarem a

tomada do poder e no seu fim, foram expulsos em 1872. Os anarquistas chegaram a apoiar a revoluo russa de 1917. Mas logo passaram a denunci-la como anti-libertria, pela perseguio aos anarquistas e pelo fortalecimento do Estado. A existncia de um Estado que se dizia operrio debilitou o movimento anarquista. Alguns aderiram Internacional de Lenin (III Internacional). Entre eles, os fundadores do PCB (Partido Comunista do Brasil). Outros continuaram denunciando o regime sovitico.

A Comuna de Paris (1871) foi, para os anarquistas, uma experincia de extino do Estado.

Emma Goldman esteve entre os primeiros a denunciar o autoritarismo do Estado Sovitico.

Cartaz dos estudantes de Paris em 1968: No h salvador supremo. Nem Deus, nem Castro, nem Mao.

INDIVIDUALISMO
Para o anarquismo, indivduos livres so a realidade primeira e final da sociedade. So eles que, superando os condicionamentos, com sua ao e sua vontade, poderiam fazer a revoluo social. O anarquismo no aceita uma natureza humana, boa ou m. Afirma que o homem pode se aperfeioar, sendo cada vez mais livre, ajudando outros a se libertarem, sendo solidrios. Nem Servo, Nem Senhor! Os anarquistas no aceitam que ningum tenha poder sobre eles. Nem querem ter poder sobre ningum. Por isso enfatizam a solidariedade, no a competio.

Poster de The New Banner. Mostra o Estado procurado por crimes contra indivduos, no contra a "sociedade".

"Os oprimidos podem ser seu prprio exemplo." Ilustrao do Livro Reinventing Anarchy de 1979.

"Obedincia Lei Liberdade" Na porta da priso ou da fbrica, lembra o 1984 do libertrio George Orwell.

ORGANIZAO
Ningum deve ser impedido de se organizar. Mas ningum deve ser obrigado a se organizar. O anarquismo, ao colocar a liberdade individual em primeiro plano, sempre privilegiou a organizao voluntria. Multiplicade de organizaes. Liberdade irrestrita de auto-organizao dos invidivduos. Nenhuma organizao definitiva. O respeito irrestrito s minorias. Estas so algumas das consequncias da liberdade organizacional defendida pelo movimento anarquista. O princpio federativo, com unidades menores que se federam para gerar unidades maiores, trabalhando voluntariamente juntas, uma das formas de organizao preferidas pelos libertrios.Organizaes em rede, no piramidais.

Os libertrios no so contra a organizao. S contra as formas autoritrias e hierarquizadas de organizao.

Os Conselhos de Fbrica, como base da ao sindical, uma antiga luta anarcosindicalista.

Barcelona, 21/11/1936 - Enterro de Durruti. A Catalunha, durante a Revoluo Espanhola, experimentou uma organizao libertria.

INTERNACIONALISMO
O anarquismo internacionalista. No aceita fronteiras, nem naes. Da mesma forma que no aceita o Estado. A fraternidade de todos, na liberdade e na igualdade um objetivo anarquista. A no-discriminao outra conseqncia da posio libertria. O anarquismo contra qualquer tipo de discriminao. O respeito s opes individuais uma concluso lgica do respeito liberdade de cada indivduo... Da a defesa das unies livres, da educao livre, do amor livre, da liberdade de expresso, da liberdade feminina que encontramos em obras anarquistas, como, por exemplo, as peas de Ibsen.

Alegoria contra o "patriotismo": a Ptria devorando seus prprios filhos.

Manifestao de libertrios na Inglaterra na dcada de 70, pelos direitos civis.

Alegoria da aliana dos povos, sem discriminaes, em todo o planeta.

AUTOGESTO
O anarquismo autogestionrio. Como no aceita o poder de uma pessoa sobre outra, no

aceita a existncia de chefes, nem de patres, nem de burocratas, mas de um trabalho livremente coordenado. Na educao, tem como objetivo liberar as crianas de toda autoridade moral, religiosa ou poltica. Defende a escola laica, no religiosa. O respeito pela vontade fsica, moral e intelectual de cada criana. Nas artes e na cultura, a negao das escolas e de um bom gosto oficial. A livre manifestao esttica uma posio anrquica amplamente difundida.

Unio dos trabalhadores, sem patres, em trabalho cooperativo e solidrio. Aspirao anarquista.

A Escola Moderna, de Francisco Ferrer, assasinado, teve seguidores, inclusive no Brasil.

Oscar Wilde propunha a arte livre de escolas, dogmas e de crticos.

ANTIGA ASPIRAO
A aspirao libertria antiga. Lcifer reputado como tendo sido o primeiro a se rebelar contra a autoridade e o governo divinos, trazendo luz aos homens. comparado por alguns libertrios a Prometeu. Por outros, a Hermes Trimegisto.

Aristipo (400 A.C.) dizia que o prazer s poderia ser gozado por quem nem governasse nem fosse governado. Zeno propunha uma sociedade sem governo, com as pessoas s respeitando a lei moral. Lao Tse dizia no Tao Te King: onde o governo for mais lento e inativo, o povo ser mais prspero. Onde o governo intervm e eficiente, o povo est descontente.

Lcifer, o portador da luz, foi nome de publicaes anarquistas.

Entre os pensadores da Grcia antiga, os libertrios encontram antecessores.

Lao Tse (VI A.C.)

ANARQUISTAS
Com que deleite deve todo (...) amigo da humanidade olhar para (...) a dissoluo do governo poltico, esse engenho estpido que tem sido a nica causa perene dos vcios da humanidade. William Godwin. Quem quer que seja que ponha as mos sobre mim para me governar um usurpador, um tirano. Eu o declaro meu inimigo. P. J. Proudhon.

O Estado no pode desistir da idia de que suas leis e ordens so sagradas. E o indivduo considerado ento como um mpio (...) que est contra o Estado. Max Stiner Em uma palavra, ns rejeitamos toda autoridade e toda influncia privilegiada, licenciada, oficial e legal, mesmo vinda de sufrgio universal, convencidos de que ela s pode vir em vantagem para uma minoria de exploradores contra os interesses da imensa maioria dos sujeitos a ela. Este o sentido em que ns somos realmente anarquistas. Bakunin. O primeiro golpe na igualdade foi dado pela propriedade. O primeiro golpe na liberdade foi dado pelas sociedades polticas ou governos. Os nicos apoios da propriedade e dos governos so as leis religiosas e civis. Spartacus Weishaupt Tornando-nos anarquistas, declaramos guerra contra esta onda de iniquidade que eles colocaram em nossos coraes. Declaramos guerra contra seu modo de agir, contra seu modo de pensar. Ns no queremos ser mandados. E dizendo isso no declaramos, ao mesmo tempo, que no queremos mandar em ningum? Kropotikin. Reconheo que o poder, seja qual for, uma praga. por isso que eu professo o anarquismo. Louise Michel

Se h um fato inegvel atestado milhares de vezes pela experincia o efeito corruptor da autoridade sobre os que a detm. Federao do
Jura da I Internacional-1871

William Godwin, autor da "Investigao sobre a Justia Poltica". Suas idias influenciaram Shelley, seu genro. Foi casado com Mary Wollstonecraft, precursora do feminimo.

Proudhon, autor de "O Que a Propriedade?" e de "O Princpio Federativo". Quadro de Coubert.

Max Stiner, autor de "O nico e Sua Propriedade", em um desenho de Engels.

Bakunin, autor de "O Estado e a Anarquia" denunciou na I Internacional o autoritarismo marxista.

Elegia expulso dos jesutas, inspirada pelos seguidores de Weishaupt.

Kropotikin, autor de "O Auxlio Mtuo" e de "A Conquista do Po".

Cartaz-convite para homenagem a Louise Michel, participante da Comuna de Paris.

Antes da Greve - Quadro de Michele Munkacsy.

PRIMEIRO DE MAIO

Chicago, maio de 1886. A polcia intervm em manifestao pelas oito horas de trabalho. Anarquistas so presos. Quatro enforcados. Mas suas palavras ainda ressoam:

Todo anarquista um socialista mas todo socialista no necessariamente anarquista.


Adolph Fischer discurso no tribunal aps ter sido sentenciado ao enforcamento 1886.

Eu desprezo vocs. Desprezo sua ordem: suas leis, sua autoridade baseada na fora. Enforquem-me por isso.
Louis Lingg 1886 Discurso no tribunal.

...o estado em que uma classe domina e vive s custas de outra classe e chama isto de ordem

est condenado a morrer e dar lugar a uma sociedade livre, associao voluntria, fraternidade universal.
August Spies 1886 Discurso no tribunal

Governo para escravos; homens livres se governam.


Albert Parsons 1886 Discurso no tribunal

Os mrtires de Chicago. Origem do Primeiro de Maio.

Manifestao operria no Rio de Janeiro em 1907. O Congresso Operrio Brasileiro, em 1906, recomendou que o Primeiro de Maio fosse comemorado com manifestaes pblicas.

LIBERTRIOS NO BRASIL
A autoridade gera sua contestao. Tambm no Brasil. Os quilombos so exemplos citados pelos anarquistas das aspiraes de liberdade, igualdade e rebeldia contra a autoridade no Brasil. Assumindo o anarquismo, j em 28-2-1835 aparece o jornal Anarquista Fluminense. Em

1848, o Grito Anarquial. Livros e jornais anarquistas de outros pases chegam ao Brasil. Em 1890, constituda no Paran a Colnia Cecilia, comunidade libertria idealizada por Giovanni Rossi, em 300 alqueires cedidos por D. Pedro II. Foi liquidada (pela Repblica!) em 1892.

Escravos no poro de um navio negreiro. Rugendas.

Redao de um jornal operrio no incio do sculo no Brasil.

As colnias libertrias, precursoras das comunidades, tiveram ampla difuso em toda Amrica no incio do sculo. Na foto, uma colnia de livres pensadores no vero de 1913.

COMUNIDADES
Uma comunidade formada em Guararema por Artur Camagnoli em 1888 durou at os anos 30. Alm da comunidades e sindicatos, escolas e sociedades de ajuda mtua eram formadas pelos anarquistas. No Rio Grande do Sul foi estabelecida uma comunidade por migantes russos ucranianos em Erechim (atual Getlio Vargas!). Foi um plo de difuso das idias libertrias no sul do Pas. Com o aumento da migrao, as idias anarquistas frutificaram, reforadas

principalmente por italianos, portugueses e espanhis j familiarizados com a corrente libertria da Internacional, predominante em seus pases.

Sociedade Operria Etore Fieramosca - So Paulo - 1906

Por todo o Brasil, a imprensa libertria era mantida pelos prprios trabalhadores, sempre sob ameaas.

"O Operrio" - Tela de Quirino Campofiorito Museu Nacional de Belas Artes - Tambm nas artes, os imigrantes introduziram as temticas sociais e libertrias.

ANARCO-SINDICALISMO
O sindicalismo brasileiro nasceu livre, antiestatal, libertrio. A corrente majoritria era a anarco-sindicalista ou sindicalista revolucionria, que introduziu questes como a total reduo do Estado e da autogesto operria. Em 1906 foi realizado o I Congresso Operrio com predominncia anarquista, sendo fundada a primeira central de trabalhadores no Brasil, a COB (Confederao Operria Brasileira). De 1908 a 1915, a COB publica A Voz do Trabalhador, difundindo idias libertrias, anunciando livros, encontros, espetculos, implantao de escolas modernas, greves e outras atividades nacionais e internacionais.

As greves eram uma "questo de poltica". A alegoria dramatiza as condies de trabalho da poca.

Plenrio do I Congresso Operrio Brasileiro (1906).

A Voz do Trabalhador, com o selo da COB (Confederao Operria Brasileira).

REPRESSO
Os anarquistas e o movimento sindical revolucionrio eram perseguidos. A lei Afonso Gordo previa a deportao de estrangeiros.

Mesmo antes da lei, no incio do sculo, haviam sido expulsos do Brasil Galileu Botti, diretor do jornal Gli Schiave Bianchi e assassinado Polinice Mattei. O Brasil fazia parte do roteiro de visitas dos militantes anarquistas, como Errico Malatesta. Gigi Damiano, aps ter sido expulso do Brasil, colaborou com ele no Umanit Nuova na Itlia. Anarquistas no eram s imigrantes. Anarquistas foram Fbio Luz, Martins Fontes, Rocha Pombo, Lima Barreto, Afonso Schimidt, Hlio Silva, Jos Oiticica, Maria Lacerda de Moura.

Tambm no Brasil, as greves eram reprimidas com violncia.

Errico Malatesta (1853-1932) morou na Argentina e mantinha contato com os libertrios brasileiros.

Lima Barreto, colaborador de A Lanterna e Euclides da Cunha, colaborador de O Proletrio.

ANARQUISMO HOJE
No Mundo Se nos movimentos da dcada de 60 ecoavam idias libertrias, hoje elas esto presentes em Organizaes No Governamentais (ONGs), coletivos libertrios, livros e comunidades. E, claro, na Internet. A propsito, voc j reparou bem na letra do Imagine de John Lennon? Temas centrais do anarquismo, como a negao de todo poder, de todas as leis e de qualquer Estado continuam presentes em manifestaes sobre antigas questes sociais e outras, novas, como aborto, drogas, minorias e ecolgicas. No Brasil H um interesse crescente pelo anarquismo. Peas teatrais foram montadas, como Bella Ciao. Em 7 de abril de 1994, Suplemento Zap de O Estado de So Paulo publicou matria sobre jovens anarquistas brasileiros. E, claro, eles podem ser encontrados facilmente na Internet.

Manifestao libertria. Antes dos anos 60, nos anos 60, hoje e apontando para o futuro, a presena da "bandeira" dos sem bandeiras.

Panfleto do Coletivo Aurora sobre a "legalizao da maconha". Termina com a proclamao libertria: Abolio de todas as leis.

Publicao do Movimento libertrio brasileiro (Faco Libertria - 1996), organizado em diversos Estados e com conexes internacionais.

SOBRE ESTA PUBLICAO


Esta pequena apresentao das idias libertrias foi, originalmente, desenvolvida para a Secretaria da Cultura do Estado de So Paulo, como parte de um projeto de Exposies

Itinerantes. Que eu saiba, foi feita uma exposio em So Caetano do Sul. Imagino que ainda esteja disponvel na Secretaria da Cultura do Estado de So Paulo para Escolas interessadas. Tomar contato com as idias libertrias foi muito importante para mim, l no distante ano de 1968. A partir delas, no apenas me foi possvel fazer uma crtica mais slida do Sistema em que vivemos, como tambm do socialismo real, burocrtico e autoritrio. Desde ento, o livre pensamento me conduziu ao Novo Humanismo, como uma das expresses mais atuais das idias libertrias. Todas as pginas do uma viso muito introdutria das principais idias libertrias. Se voc j as conhece e quiser se aprofundar ou se atualizar, v direto Internet. Esta publicao podia ser encontrada na web em www.sembandeiras.org em html e tambm em apresentao SMIL. Endereo atualizado: www.reocities.com/Athens/Acropolis/3471/ Data de publicao como RocketEdition: 11 agosto de 1999 (o dia em que o mundo no acabou:) A reproduo parcial ou total do contedo e sua distribuio no comercial autorizada e, inclusive, incentivada.

Comentrios podem livros@ebooksbrasil.org

ser

enviados

para

APRESENTAO MULTIMDIA SMIL

Esta Pequena Introduo s Idias Libertrias tambm est disponvel em verso multimdia, em SMIL (Synchronized Multimedia Integration Language). O arquivo est zipado. Para ver a apresentao, basta fazer o download do arquivo anarquismo.zip e salvar em uma pasta em seu computador. Dicas 1. Descompacte em uma pasta nova em seu disco (assim fica mais fcil apagar tudo, se voc no gostar, ou para distribuio, se voc gostar). 2. Para ver, basta clicar no arquivo sanarquismo3.smi para lanar a apresentao no RealPlayer (G2 ou superior, RealOne). Ou abra o player, (localize o arquivo sanarquismo3.smi) e d os oks necessrios. 3. Se voc no tiver instalado ainda um Real Player, pode baix-lo emwww.real.com ( de graa). 4. Boa leitura... e boa audio!

Fontes: Tarizzo, Domenico LAnarchia Storia dei Movimenti Libertari nel Mondo 1976 Arnoldo Mandatori Editore Itlia Ehrlich, Howard Ehrlich, Carol DeLeon, David Morris, Glenda Reinventing Anarchy (What are anarchists thinking these days?) 1979 Routledge & Kegan Paul Londres A Voz do Trabalhador (coleo fac-similar do jornal da Confederao Operria Brasileira 1908-1915) 1985 Imprensa Oficial do Estado S.A. IMESP Secretaria de Estado da Cultura Centro de Memria Sindical Rodrigues, Edgar Socialismo e Sindicalismo no Brasil 1969 Laemmert, Rio Berman, Paul (ed.) Quotations from the anarchists 1972 Praeger Publishers, N.York Nosso Sculo (1900-1910), Abril Cultural, 1980 SP

2000,2006 Teotonio Simes Verso para eBook eBooksBrasil __________________ agosto 1999

Proibido todo e qualquer uso comercial.

Se voc pagou por esse livro VOC FOI ROUBADO!


Voc tem este e muitos outros ttulos GRTIS direto na fonte: eBooksBrasil.org Edio em eBookLibris eBooksBrasil.org __________________ Maro 2006

eBookLibris 2006 eBooksBrasil.org

Vous aimerez peut-être aussi