Vous êtes sur la page 1sur 6

Resenhas

103

RICOEUR, Paul. O si-mesmo como um outro. Trad. Luci Moreira Cesar. Campinas: Papirus, 1991.

Em O si-mesmo como um outro, Paul Ricoeur est em busca de uma hermenutica do si. A fim de compreender o sujeito, nos captulos quinto e sexto de seu livro, enfrenta a questo da identidade pessoal e da identidade narrativa. J nos trs primeiros, o debate do assunto est apoiado na linguagem, na pragmtica da ao e na semntica. Apesar de importantes para o feixe de relaes que Ricoeur constri atravs de seu pensamento, a preocupao dessa resenha volta-se apenas para o quinto e sexto estudo. O quinto trabalho tem por objetivo preencher uma grande lacuna referente questo da identidade pessoal, que s pode se articular na dimenso temporal da existncia humana. Para tanto recomea seu trabalho da teoria narrativa, por meio da perspectiva da constituio do si. (RICOEUR, 1991, p. 138). Parece ser o tempo um dos principais fatores, o qual deve ser considerado na compreenso das identidades. Porque uma narrativa concentra e se constitui como um espao de convergncia temporal ela o ponto de partida para comear a pensar a questo. Ricoeur aborda o assunto a partir da distino entre dois veculos-chefe da sua teoria: a mesmidade e a ipseidade. Segundo deixa claro em uma nota de rodap complementadora da idia presente em nvel textual:
a compreenso do si um interpretao; a interpretao de si, por sua vez, encontra na narrativa, entre outros smbolos e signos uma mediao privilegiada; esse ltimo emprstimo historia tanto quanto fico fazendo da histria de uma vida uma histria fictcia ou, se preferirmos, uma fico histrica, entrecruzando o estilo historiogrfico das biografias com o estilo romanesco das autobiografias imaginarias (RICOEUR, 1991, p. 138).

O fragmento registra o encontro de suas preocupao: a hermenutica do si e a questo narrativa, as quais por sua vez desdobram-se e suscitam o entrecruzamento de gneros estilsticos especficos, como a historiografia, a biografia e a autobiografia romanesca. Pode-se pensar que todos eles registram uma natureza compsita, ou seja, hbrida. Alm disso, todos eles tm em comum a ficcionalidade, bem como o estilo narrativo, caracterstico tambm da historiografia. Ao contar uma histria os indivduos esto sujeitos, inevitavelmente, de acordo com essa perspectiva, forma narrativa e (re)construo

dos fatos. Portanto: a temporalidade um dos elementos norteadores da discusso do autor; no s nesse, mas em outros livros. Ricoeur defende a tese de que a teoria narrativa encontra uma de suas maiores justificaes no papel que ela exerce entre o ponto de vista descritivo sobre a ao e o ponto de vista prescritivo. Descrever, narrar e prescrever cada momento dessa trade implica uma relao especifica entre constituio da ao e constituio do si (RICOEUR, 1991, p. 138). Da anlise conceitual que faz, diz que a pessoa da qual se fala o agente tem um histria. Tal histria, bem como as mudanas que ocorrem ao longo do percurso de um vida, articulam-se no quadro da narrativa, uma vez que nessa que a dialtica concreta da ipseidade e da mesmidade atinge plena expanso. Afirma que pela escala de uma vida inteira que o si procura sua identidade: entre as aes curtas, s quais se limitam nossas anlises anteriores sob o constrangimento da gramtica das frases de ao, e a conexo de uma vida (RICOEUR, 1991, p. 139). do mesmo modo que diz no existir narrativa eticamente neutra. Na seqncia, o autor apresenta o conceito de literatura com o qual trabalha e com o qual filtra sua interpretao do si: a literatura um vasto laboratrio onde so testadas estimaes, avaliaes, julgamentos de aprovao e de condenao pelos quais a narrativa serve de propedutica tica (RICOEUR, 1991, p. 140). A literatura e a narrativa literria vista enquanto laboratrio, ou seja, enquanto espao para testes do si em relao ao outro e, por isso, enquanto espao/ tempo para a constituio/construo da(s) identidade(s). Depois de apresentar uma anlise conceitual do que entende por narrativa e por literatura, Ricoeur discute o problema da identidade pessoal. A discusso se estabelece por meio do confronto entre mesmidade e ipseidade. A identidade como mesmidade, para Ricoeur, o idem. um conceito de relao. No existe sozinha. Se e somente se vinculada no/ao tempo que pode ser avaliada. A identidade como ipeseidade, por outro lado, individual e nica. Apesar de as duas remeterem semelhana, ainda que de maneiras diferentes, a ipseidade no a mesmidade e vice-versa. A fim de entender a identidade pessoal no se pode prescindir, no entanto, da identidade narrativa, tampouco da diferena entre essas duas instncias: o si e

Letras de Hoje, Porto Alegre, v. 43, n. 4, p. 99-112, out./dez. 2008

104 o mesmo. Esse carter de imprescindibilidade deve-se ao fato de as duas serem vertentes da identidade pessoal, as quais se articulam por meio da identidade narrativa. Divide a discusso em trs estudos. O primeiro deles discute o problema da permanncia no tempo, confrontando os dois maiores usos do conceito de identidade: ipseidade e mesmidade. O tempo um fator de dessemelhana, de afastamento e de diferena. Nesse caso, atrapalha a determinao da identidade como mesmidade. O tempo pressupe mudana. Nesse caso como identificar o mesmo ao longo do tempo se o prprio tempo muda os caracteres de reconhecimento? O segundo estudo, portanto, visa encontrar uma forma de permanncia no tempo que no seja simplesmente o esquema de categoria de substncia atravs das perguntas quem sou eu (no tempo)? X o que sou eu no tempo?. A preocupao com o que (ao) substituda pela investigao do quem (sujeito). Para tanto, apresenta dois modelos de permanncia no tempo: 1) carter e 2) palavra considerada. Parte da seguinte hiptese:
a polaridade desses dois modelos de permanncia da pessoa resulta de que a permanncia do carter exprime a ao de recobrir quase completamente uma pela outra da problemtica do idem e da do ipse, enquanto que a fidelidade a si na manuteno da palavra dada marca o afastamento extremo entre a permanncia do si e a do mesmo e, portanto, atesta plenamente a irredutibilidade das duas problemticas uma outra (RICOEUR, p. 143).

Resenhas

A permanncia no tempo ocasiona a problemtica da ipseidade e da mesmidade. Dessa problemtica resultam trs tipos de avaliao da identidade. 1) numrica a qual pressupe que duas ocorrncias de uma coisa x formam uma nica e mesma coisa. 2) qualitativa corresponde operao de substituio sem perda semntica (RICOEUR, 1991, p. 141). 3) E a continuidade ininterrupta critrio anexo ou substitutivo da similitude (RICOEUR, 1991, p. 141-142). As mudanas ameaam; o tempo apaga, mas nenhum dos dois desfaz o ipse do sujeito. O que permanece so fragmentos de relaes entre ocorrncias a respeito de um mesmo sujeito. No o sujeito. Tais fragmentos so o si, isto , o ipse, como um outro; como uma representao. Entre o si e sua histria de vida h uma desigualdade ao mesmo tempo que uma cumplicidade e uma implicabilidade, pois ambos pressupem alteridade em um grau to ntimo que uma passa na outra; uma no pode ser pensada sem a outra, tanto que o si pode ser considerado o mesmo sendo outro. Da resulta que no h uma permanncia do si no tempo, uma vez que esse empreende um fator de dessemelhana entre o si e o mesmo. As identidades na narrativa, por essa razo, so desdobramentos de um eu que ao voltar-se para si-mesmo termina escrevendo a sua histria de vida como um outro.

Levando em considerao a questo da ipseidade, Ricoeur apresenta a seguinte hiptese para os dois modelos de permanncia no tempo, ou seja, para o carter e a palavra dada: quando h a recoberta do ipse pelo idem ocorre a permanncia do carter. Por outro lado, quando o si diferente do mesmo, ambos se afastam. O carter de um sujeito entendido como o imutvel absoluto. Alm disso, como o conjunto de disposies durveis, as quais permitem que se reconhea um indivduo. Porque durvel, o carter pode constituir o ponto limite em que a problemtica do ipse torna-se indissocivel da do idem e leva a no distinguir entre uma e outra (RICOEUR, 1991, p. 146). Os hbitos de um sujeito, por sua vez, do uma historicidade ao carter, bem como uma sedimentao que confere a ele uma espcie de permanncia no tempo. O carter identifica o si como nico e individual. Singulariza o ipse. Ao longo do tempo, os diferentes hbitos, recobertos ou abolidos, constroem o carter de um sujeito, de modo que o ipse que individual pode ser visto como o mesmo se considerada a durao e constncia de seus hbitos. O carter, pois, ao mesmo tempo fator de individuao (ipse) e mesmidade-semelhana (idem). Alm de imutvel absoluto, o carter tambm pode ser tematizado como disposies adquiridas, atravs das quais o outro entra na composio do mesmo. A identidade de uma pessoa, nesse caso, feita de identificaescom. Reconhecer-se no contribui para reconhecer-se com. Um sujeito espelha-se no outro (um heri, por exemplo) e a partir disso reconhece-se consigo mesmo. O reconhecimento, portanto, pressupe latncia de valores. Aqui os plos de identidade se compem. Isso prova que no podemos pensar at o fim o idem da pessoa sem o ipse, mesmo quando um recobre o outro (RICOEUR, 1991, p. 147). H, como se pode ver uma instabilidade na caracterizao do ipse e do idem. Nas palavras de Ricoeur:
por essa instabilidade emprestada dos hbitos e das identificaes adquiridas, em outras palavras, das disposies, o carter assegura ao mesmo tempo a identidade numrica, a identidade qualitativa, a continuidade ininterrupta na mudana e, finalmente, a permanncia no tempo que definem a mesmidade (RICOEUR, 1991, p. 147).

Da mesma forma que constitui fator de similitude, tambm constitui elemento de diferena. O carter em si possui a ambigidade da temporalidade que o ampara. , ainda, produto das relaes espao-temporais. O carter, e seus atributos, portanto, definem a mesmidade. Salienta-se, por outro lado, que a recoberta do ipse pelo idem no tal que exija renunciar a sua distino. Por mais que haja continuidade ininterrupta da mudana que define a mesmidade no tempo, a qual permite identificar um sujeito pela histria dos seus hbitos, no se pode esquecer que

Letras de Hoje, Porto Alegre, v. 43, n. 4, p. 99-112, out./dez. 2008

Resenhas

105 por outro lado, discute a questo da identidade e tenta resolver o problema da permanncia no tempo (carter + palavra dada) e do paradoxo da mesmidade por meio da dialtica do si, a qual, segundo ele, atinge plena expanso atravs da identidade narrativa. Porque sua tese pautase pelo dialogo termina por discutir e opor-se as demais sobre o assunto, como as de Hume, Locke e Parfit. O princpio da refutao solidifica sua tese dialtica, bem como contrapem e questiona vises reducionistas sobre seu objeto de estudo: o si. No sexto estudo, Ricoeur solidifica sua tese. Em tom defensivo, o autor contraria mais diretamente alguns conceitos com os quais no concorda. O contedo, nesse momento, apresenta uma dupla viso retrospectiva em direo ao campo pratico (aes) e prospectiva em relao ao campo tico (carter). Para tanto, prope dois objetivos: 1) discutir a dialtica da mesmidade e da ipseidade, implicitamente contida na noo de identidade narrativa; 2) completar a investigao do si relatado, pela explorao das mediaes que a teoria narrativa pode operar entre a teoria da ao e a teoria moral. Divide o capitulo em trs partes: 1) A identidade narrativa e a dialtica da ipseidade e da mesmidade; 2) Entre descrever e prescrever: narrar; 3) As implicaes ticas da narrativa. O primeiro deles tem como argumento que a identidade narrativa revela-se por meio da dialtica do ipse e do idem. Aproxima o conceito proposto por Dilthey de conexo da vida (RICOEUR, 1991, p. 168) ao de histria de vida (RICOEUR, 1991, p. 168). Utiliza-se dessa aproximao e desse conceito, para discutir a articulao da teoria da narrativa e da identidade pessoal, bem como sustentar a sua tese. Diz que a identidade narrativa necessita de um carter, o qual dado pela identidade da personagem, construda em ligao com a intriga. Com isso, contraria Locke, na medida que a operao narrativa desenvolve um conceito completamente original de identidade dinmica. Essa, por sua vez, concilia as prprias categorias que Locke considerava contrrias umas s outras: a identidade e a diversidade. Sua tese, pois, sustenta que a personagem ela prpria a intriga, uma vez que ela tambm uma categoria da narrativa, de maneira que so inseparveis. Cita outros autores que trabalham com a questo da ao e das funes da narrativa para solidificar sua tese: personagem = intriga. O primeiro deles Aristteles. Em sua Potica diz que com a intriga, constituem o que da imitao da ao (RICOEUR, 1991, p. 171). Alm disso, afirma ser a tragdia representativa [mimsis] no de homens mas de ao, de vida e de felicidade (a infelicidade reside tambm na ao), e o fim visado uma ao e no uma qualidade (RICOEUR, 1991, p. 171). A tragdia a representao do que (idem) e no do quem (ipse). O que, no entanto, tambm diz do quem. Da que a dialtica do ipse e do idem pressupe a relao de implicabilidade entre os dois, de modo que

o um sujeito nunca perde os elementos que permanecem e ao mesmo tempo os diferencia dos demais sujeitos aos quais se relaciona. A identidade, aqui, depende das relaes de alteridade as quais se criam entre diferentes instncias do si ao longo da(s) sua(s) histria de vida. Ricoeur apresenta esses dois modelos de permanncia no tempo, para finalmente discutir um terceiro e mais importante: a identidade narrativa. A essa vincula-se mais diretamente o segundo modelo dado, ou seja, o da palavra dada. A identidade narrativa oscila entre as duas polaridades; entre dois limites. Um inferior, em que a permanncia no tempo exprime a confuso do idem e do ipse. Uma superior, em que o ipse coloca a questo de sua identidade sem a ajuda nem o apoio do idem. Depois de discutir a questo da permanncia no tempo, o quinto estudo volta-se para o debate do paradoxo da identidade pessoal, ou seja, para o tratamento do paradoxo da mesmidade. Tal discusso divide-se em dois estudos. O primeiro deles, introduzido pelo pensamento de Locke, prope a equao identidade pessoal mais memria. Prope a idia de identidade psquica que podemos opor a de identidade corporal, ligada a processos mentais, bem como aos particulares de base j discutidos em captulos anteriores. Para falar sobre a identidade corporal, Ricoeur chama as idias de Hume, as quais pem em xeque a noo de que podemos supor que estejamos na posse de uma existncia invarivel e ininterrupta durante o curso de nossas vidas. Nesse momento, dois novos conceitos entram em cena: a imaginao faculdade responsvel por transformar a diversidade em identidade; e a crena responsvel por preencher o dficit da impresso. O segundo estudo detm-se na obra de Dereck Parfit, Razes e pessoas. Atravs de sua reflexo moral, exclui toda e qualquer relao de distino entre mesmidade e ipseidade, provocando uma crise interna ipseidade, propondo que nos interessemos antes pelas experincias do que pelas pessoas. Contrariamente a Ricoeur, Parfit diz que ipseidade e mesmidade so a mesma coisa. Alm disso, afirma que a identidade pessoal no importa. Alm dessas teorias, Ricouer mostra-se refratrio s trs crenas apresentadas por Parfit no livro em questo. A primeira delas introduz novamente a noo neutra de acontecimento. Na viso de Ricoeur trata-se de um argumento reducionista da identidade, uma vez que exlcui o fato de sermos entidade existindo separadamente. A segunda crena no aceita a de que a questo da identidade sempre determinvel. Portanto, todos os casos aparentes de indeterminabilidade podem ser respondidos por sim e no. Finalmente, no admite a critica que o autor faz ao julgamento de importncia ligado questo da identidade. Partif rene Locke e Hume, a fim de mostrar a existncia de uma narrativa da identidade ipse. Ricoeur,

Letras de Hoje, Porto Alegre, v. 43, n. 4, p. 99-112, out./dez. 2008

106 um no existe sem ou outro, ao mesmo tempo que um diferente do outro. Se uma histria (conexo) de vida uma narrativa e se por meio da identidade narrativa que se articula e constri expansivamente a identidade pessoal do si, pode-se pensar que uma narrativa autobiogrfica uma interpretao do si, a qual realiza emprstimos histria bem como fico. Tanto verdade que Ricoeur atribui a seu estilo o carter romanesco e imaginrio. Dessa forma, o autor prope encarar as histrias (narrativas) de vida como interpretao, ou seja, como construo imaginrio-ficcional de um indivduo que se debrua sobre si-mesmo e sobre seu passado, fim de reconstituirse mimeticamente como outro, no presente, pressupondo a perpetuao desse eu no tempo futuro. Conforme Ricouer:
a pessoa, compreendida como personagem de narrativa, no uma entidade distinta de suas experincias. Bem ao contrrio: ela divide o regime da prpria identidade dinmica com a histria relatada. A narrativa constri a identidade do personagem, que podemos chamar sua identidade narrativa, construindo a da histria relatada. a identidade da histria que faz a identidade da personagem. (RICOEUR, 1991, p. 176).

Resenhas

o si relatado que constri a identidade do eu como outro. Aristteles associa as aes da personagem a suas funes na intriga. Propp, por outro lado, dissocia as aes das personagens, com o objetivo de definir o conto pelo encadeamento nico das funes (RICOEUR, 1991, p. 171). Kermod, por outro lado, contraria Propp, ao dizer que para desenvolver um carter preciso relatar mais (RICOEUR, 1991, p. 172) do que essas funes elencadas pelo autor de Morfologia do conto. Claude Brmond segue a linha de Kermod. Para ele, o papel s poderia ser definido pela atribuio a um sujeito-pessoa de um predicado-processo eventual, em ato, ou acabado. (RICOEUR, 1991, p. 172). A idia de atribuio retoma a discusso sobre a ascrio da ao e do agente. Depois de apresentar as posies desses tericos, Ricoeur chega a uma primeira concluso. Desse modo, vem se confirma no plano narrativo, por meio dos papeis dependentes do campo das valorizaes e do das retribuies, a conexo estreita entre teoria da ao e teoria tica (RICOEUR, 1991, p. 173). Isto : a mediao entre o relato (ao) e tica (descrio) resulta ou se estabelece por meio/na narrativa. Ricoeur tambm discute o pensamento de Greimas, mais especificamente o modelo actancial proposto por ele. Segundo Ricoeur, o terico radicaliza a correlao entre intriga e personagem, quando subordina a representao antropomrfica do agente a sua posio de operador das aes no percurso narrativo (RICOEUR, 1991, p. 173). Para tanto, Greimas apresenta duas linhas de raciocnio. A primeira sustenta-se em trs categorias: a do desejo, a da

comunicao e a da ao propriamente dita. Os percursos narrativos (programa narrativo) resumem a terceira linha. Nesse ponto, Ricoeur expe sua segunda concluso: do entrecruzar dessas duas linhas de raciocnio, propostas por Greimas, refora-se mutuamente uma semitica do agente [actant] e uma semitica dos percursos narrativos, at o ponto em que aparecem como percurso do personagem (RICOEUR, 1991, p. 174). Relembra, com isso, que uma estrutura narrativa rene os dois processos de intriga: o da ao e o da personagem. Desse modo, argumenta que no se pode ser radical como Propp, mas dialtico como ele. Afinal de contas, compreender a forma e a identidade narrativa pressupe considerar a articulao dialtica noreducionista de muitos pontos de vistas ou como aponta Dilthey: conexes. Ricoeur est discutindo, com isso, o fato de que a dialtica da concordncia discordante da personagem inscrita na dialtica da mesmidade e da ipseidade tem de ser retomada em virtude de que aquela est ligada noo de identidade enquanto permanncia no tempo. A identidade narrativa da personagem exerce uma funo mediadora. Tal funo que a identidade narrativa do personagem exerce entre os plos da mesmidade e da ipseidade essencialmente confirmada pelas variaes imaginativas s quais a narrativa submete essa identidade (RICOEUR, 1991, p. 176). O que est em discusso aqui que identidade varia com o tempo, o que, de certa forma, contraria a idia de permanncia no tempo proposta por Dereck Parfit. Se personagem e intriga esto diretamente relacionadas e se a personagem perde sua identidade, seu carter, no transcurso do tempo em que as aes so narradas, h uma crise na concluso da narrativa. O que significa a perda da identidade para Ricoeur? A sua tese a de que, recolocando no quadro da dialtica do idem e ipse, esses casos desconcertantes da narrao se deixam reinterpretar como desguarnecidos da ipseidade por perda do suporte da mesmidade (RICOEUR, 1991, p. 178). A crise da narrativa, nesse caso, pressupe a perda da ipseidade. Como uma instncia do eu no se deixa pensar sem a outra, apesar da diferena entre ambas, a perda da ipseidade implica na perda da mesmidade. Mas que ipseidade, quando ela perdeu o suporte da mesmidade? (RICOEUR, 1991, p. 178). Um exemplo que ope fico literria e fico tecnolgica, ou os puzzling cases de Parfit, usado para explicar que a verdadeira perplexidade, desde ento, no reside no interior de um ou outro campo de variaes imaginativas, mas, se podemos dizer, entre um e outro (RICOEUR, 1991, p. 179). O termo entre serve de link para o item posterior: entre descrever e prescrever: narrar. Ricouer faz mais uma pergunta: em qual sentido, portanto, legitimo ver na teoria da intriga e do personagem uma simples transio significativa entre a ascrio da ao a um agente que pode

Letras de Hoje, Porto Alegre, v. 43, n. 4, p. 99-112, out./dez. 2008

Resenhas

107
resulta dessa discusso que narrativas literrias e histrias de vida, longe de se exclurem, completamse, a despeito ou por causa de seu contraste. Essa dialtica nos lembra que a narrativa faz parte da vida antes mesmo de se exilar da vida na escrita; ela volta vida segundo as mltiplas vias de apropriao e ao apreo das tenses inexpugnveis que acabamos de dizer (RICOEUR, 1991, p. 193).

e sua imputao a um agente que deve? (RICOEUR, 1991, p. 180). Eis a resposta: prescrever regras no apenas no sentido de introduzir relaes especficas de comunicao, mas de sublinhar o carter de interao que se liga maioria das prticas. A interao, bem como a dialtica, as quais j presidem a feitura do livro O si-mesmo como o outro so tambm elementos que embasam suas teses e sua busca por uma hermenutica democrtica do si. Nesse ponto, cita mais uma vez Aristteles para dizer que sendo a arte uma representao das prxis da vida, pode-se pensar que da determinao das prxis inerentes s aes narrativas possvel determinar as relaes, as conexes de vida, portanto as histrias de vida e a dialtica da ipseidade e da mesmidade. A estrutura narrativa d sentido s prxis humanas. Sendo a histria um conjunto de prxis humanas, argumenta-se que a estrutura da narrativa d sentido histria, bem como contribui para a determinao do si-mesmo, sentido esse que preenche uma das muitas lacunas da identidade pessoal. Para discutir as relaes entre fices literrias e as histrias, Ricoeur vale-se do pensamento de McIntyre, o qual tambm problematiza sobre a noo de unidade narrativa de uma vida (RICOEUR, 1991, p. 187), colocada acima das de prticas e de planos de vida (RICOEUR, 1991, p. 187). Aponta ser na fico literria que a juntura entre ao e seu agente se permite melhor apreender e a literatura revela-se um vasto laboratrio para experincias de pensamento, onde essa juno submetida vises imaginativas sem nmero. Ricouer, no entanto, no identifica o procedimento de McIntyre com o seu:
o primeiro tem principalmente em vista as histrias encontradas no calor da ao cotidiana e no dedica uma importncia decisiva, pelo menos para a investigao tica na qual ele est empenhado, parte entre fices literrias e as histrias que ele diz postas em ato (enacted). Ora, no meu prprio tratamento da funo mimtica da narrativa, a ruptura operada pela entrada da narrativa no campo da fico levada to a srio, que isso se torna um problema muito espinhoso ao reunir de novo a literatura e a vida atravs do intrprete da leitura (RICOEUR, 1991, p. 188).

A discusso, agora, coloca o leitor como um dos determinantes da narrativa. Alm disso, Ricoeur diz que mesmo existindo diversos obstculos na relao entre fico e vida, no trajeto da fico de volta vida, com relao aos papis (autor, narrador, personagem, leitor); ao prprio plano da forma narrativa (diferenas da noo de comeo e fim entre fico e a vida); ao fato de que as histrias de vida de um esto emaranhadas nas histrias dos outros; todos essas ressalvas no invalidam o carter ficcional e a concepo de mimesis que colocam dentro do jogo a prpria noo de aplicao da fico na vida (RICOEUR, 1991, p. 191). Conclui que:

Apesar de contrastarem, narrativas literrias e histrias de vida entrecruzam fabulao e experincia vivida. precisamente em razo do carter evasivo da vida real que temos a necessidade do auxilio da fico para organizar esta ultima retrospectiva extempornea, com o risco de considerar revisvel e provisrio toda figura da intriga emprestada da fico o da histria. (RICOEUR, 1991: 192) O que Ricoeur chama ateno para o carter ficcional de uma histria de vida quando fixada por meio de uma forma narrativa literria. Da resulta a o formato ficcional que emoldura as autobiografias, as quais, pode ser lidas como romanescas. Quais so as implicaes ticas da narrativa? Transforma-se em questo o que Ricoeur apresenta como item. O enraizamento da narrativa literria no solo da narrativa oral, no plano da prefigurao narrativa, permite j entender que a funo narrativa no existe sem implicaes ticas (RICOEUR, 1991, p. 193). Walter Benjamin diz que a arte de narrar a arte de trocar experincias (RICOEUR, 1991, p. 193), entendendo por experincias o exerccio popular da sabedora prtica (RICOEUR, 1991, p. 193). Narrar, pois, trocar experincias; viver. Na narrativa literria, o julgamento moral no abolido, ele , antes, ele mesmo submetido s variaes imaginativas prprias da fico (RICOEUR, 1991, p. 194). A forma narrativa que se pretende mais neutra, nesse sentido, a historiogrfica. Mesmo assim, Ricoeur categrico ao dizer que no atinge nunca o grau zero da estimao (RICOEUR, 1991, p. 194). Encaminhando-se para o final do sexto estudo, Ricoeur recupera algumas questes e idias debatidas. Ao opor polarmente a manuteno do si ao carter, o autor pretende cercar a dimenso propriamente tica da ipseidade, sem considerao com a perpetuao do carter. A manuteno do si para a pessoa a maneira de se comportar tal que o outro possa contar com ela (RICOEUR, 1991, p. 195). Nesse trecho, contar dispara o sentido de identificar-se. Viu-se que o carter pode variar porque no h perpetuao no tempo, estando esse interferindo na mudana das aes, portanto, nas personagens e na intriga. Nesse caso, onde se situa finalmente a identidade narrativa nesse espectro de variaes entre o plo da mesmidade-ipseidade do carter e o plo de pura ipseidade da manuteno do si? (RICOEUR, 1991, p. 195). Entre as duas. Entre mesmidade e ipseidade. A identidade narrativa mantm juntas as duas pontas da cadeia: a

Letras de Hoje, Porto Alegre, v. 43, n. 4, p. 99-112, out./dez. 2008

108 permanncia no tempo do carter e a da manuteno do si (RICOEUR, 1991, p. 195). Pergunta novamente Ricoeur: mas quem ainda eu quando o sujeito diz que no nada? Um si privado do auxlio da mesmidade, dissemos e repetimos. Seja (RICOEUR, 1991, p. 195). Mesmo que pelo modo negativo, o sujeito permanece. Eu sou o que eu sou. Sem o que, o quem, eu no sou nada. Esse nada j , na verdade, o tudo. A identidade narrativa, nessa dialtica, o meio termo, a ligao, a mediao, a iterao e o dilogo com a identidade pessoal, a qual se constri por meio da ao narrativa, oscilante como entre a descrio e o relato do si. Ricouer prope em O si-mesmo como um outro uma hermenutica do si, por meio da dialtica da mesmidade e da ipseidade, a qual se apresenta atravs da trade: narrao, prescrio e descrio. O pensamento que embasa sua tese desde o incio relacional, partindo do mais simples ao mais complexo medida que o feixe de relaes vai sendo aprofundado, tanto intra, quanto intertextualmente. A construo de seus estudos e de seu livro reside, dentre outras coisas, nessa complexificao e sistematizao das idias apresentadas e discutidas, as quais resultam de um mtodo cartesiano de construo do pensamento. Expe as anlises precedentes e vai tornando-

Resenhas

as complexas, envolvendo todas as discusses numa nica temtica: a da atestao e do testemunho, relacionando, como j foi dito, com sua busca por um hermenutica do si. Ficam, no entanto, algumas questes: se no houver narratividade haver sujeito? Onde se situariam a ipseidade e a mesmidade no caso do texto-fragmento no linear? Haveria uma manuteno do si? Quem eu quando o sujeito experiencia o vivido no momento em que o constri recuperando-o? So esses alguns pontos de debate, uma vez que na contemporaneidade, acima de tudo, no s o mtodo cartesiano est em discusso, mas ainda e principalmente porque com a narratividade concorrem outros modos de pensar e construir sujeito(s). Variados so tambm os mtodos de contar histrias, as quais, muitas vezes, no possuem comeos, meios e fins encadeados tais quais aqueles a que estvamos acostumados. A versatilidade que Ricoeur atribui ao carter de um sujeito, como se percebe, legitima sua escrita e a estruturao de seu pensamento, o qual se dissemina em mltiplas direes. Por isso, devem motivar debates.

Daniela Silva da Silva


Doutoranda em Teoria da Literatura na PUCRS. Bolsista CNPq.

Letras de Hoje, Porto Alegre, v. 43, n. 4, p. 99-112, out./dez. 2008

Vous aimerez peut-être aussi