Vous êtes sur la page 1sur 4

Preparao Fsica

Introduo
Contemplamos nesse artigo assuntos referentes aos contedos e mtodos da preparao fsica dos jogadores de basquetebol, no treinamento especializado, onde os contedos da preparao fsica, relacionase ao desenvolvimento das capacidades fsicas dos atletas: resistncia, fora, velocidade, rapidez, flexibilidade e destreza (coordenao de habilidades).

O desenvolvimento da resistncia

A capacidade fsica a resistncia fsica bastante desenvolvida, a qual possibilita aos atletas de basquetebol realizarem a contrao muscular por tempo prolongado, suportando as condies exigidas nos jogos. Para o desenvolvimento da resistncia aerbia exigida no basquetebol, sugerimos os mtodos de exerccios sincronizados, circuito training e corridas variadas, fazendo uso dos elementos tcnicos do jogo passes, dribles e lanamentos efetuados na prpria quadra de jogo. Para o desenvolvimento da resistncia anaerbica, recomendamos a interao da ttica e tcnica com intervalos rtmicos de recuperao e intensidade alta na execuo das tarefas, podendo ser superior competio, com pouco tempo de recuperao: jogos de 1x1, 2x2, 3x3, 3x2, 2x1 etc.; e com rapidez na execuo dos gestos tcnicos buscando sempre a eficincia ttica.

O desenvolvimento da fora

Para o desenvolvimento da fora no processo em longo prazo, no basquetebol, recomendamos exerccios na musculao com alteres e pesos adicionais na quadra de basquetebol, levando em considerao a idade e tempo de prtica.

Quadro 1- Anos de prtica, idade, e a amplitude da intensidade do estmulo para o treinamento da fora geral e especial, na preparao em vrios nos dos jogadores de basquetebol, relacionado com a quantidade de repeties e sries com e sem aparelhos de apoio

Anos de prtica 2 3 4 5 6

Idade 15 16 17 18 19-20

Amplitude da intensidade do estmulo 30% a 50% 40% a 60% 50% a 70% 60% a 80% 70% a 90%, podendo atingir atingir os potenciais mximos

Adaptado de Hercher (1993), apud Oliveira (2002).

H alguns mtodos de repetio dos exerccios com pesos que podem ser aplicados pelos alunos/atletas e controlados pelas repeties e as sries por semana de treinamento: entre eles o mtodo pliomtrico (salto em profundidade seguido de corridas rpidas, utilizando os fundamentos do jogo de basquetebol) e o mtodo de repetio com sobrecarga, trao com aparelhos para fora rpida. O treinamento da fora visa a um aprimoramento por meio de exerccios gerais e especficos, juntamente com determinados movimentos do basquetebol. Cabe ao tcnico/professor criar elementos planejados e organizados que motivem os praticantes em cada treinamento. Os exerccios gerais tencionam fortalecer a musculatura do corpo, no sendo necessrio ser idnticos aos movimentos de jogo. Exemplo: RML na mudana com pesos com intensidade baixa - mdia, com pouco peso e maior nmero de repetio. Os exerccios especficos objetivam aproximar os gestos s estruturas de jogo, nas quais o movimento pode ser executado combinando exerccios de membros superiores com inferiores. Exemplo: flexo dos joelhos com halteres, saltos com halteres, saltos com sacos de areia, uso de coletes, dentre outros. O prprio jogo desenvolve a fora e a resistncia da fora. Nos treinamentos, o mtodo de jogo deve ser utilizado para aprimorar as funes especiais dos msculos. Os exerccios para os membros inferiores podem ser desenvolvidos em saltos em profundidade seguidos de altura e comprimento; saltos em diferentes posies e de ps alternados; salto com interveno dos braos sobre obstculos; saltos em comprimentos e verticais; saltos seguidos de um outro salto; salto pulando cordas. Os exerccios para os membros superiores podem ser desenvolvidos por meio do lanamento do medicine-baal para cima, para frente, para o lado e para trs; comprimir objetos elsticos; lanamento do medicne-baal utilizando-se os fundamentos do passe; utilizao da barra para fora dos ombros.

O desenvolvimento da velocidade

A velocidade de ao bem desenvolvida possibilita ao jogador de basquetebol reagir a estmulos provocados pelo jogo, resolvendo problemas com pouca demora. A velocidade pode ser desenvolvida ao som de apitos, palavras ou simples sinal, com ou sem utilizao da bola, em espaos de, no mximo, 28 metros, em mtodos de repetio de exerccios cclicos e acclicos. O treinamento da velocidade no basquetebol depende da fora, estabilidade, tcnica e ttica do desportista. As formas de treinamento devem contemplar as corridas rpidas com lanamento cesta; corridas rpidas com passes (2x2 ou 3x3); corridas avaliativas no tempo e nos respectivos intervalos de recepo com e sem bola; utilizao de estmulos pticos e auditivos em diferentes posies: sentido, em p, deitado para frente, lado e trs; corrida com elevao no joelho; acelerao com parada brusca e sadas rpidas e com mudana de direo com e sem bola; utilizao dos fundamentos da tcnica com a ttica de jogo, principalmente a transio contra-ataque.

O desenvolvimento da flexibilidade
O desenvolvimento da flexibilidade permite ao jogador de basquetebol executar movimentos em grande amplitude. Sua ausncia poder ocasionar leses e atrapalhar o desenvolvimento da fora e da rapidez, levando realizao de esforos desnecessrios. Deve-se executar no basquetebol o trabalho atravs de exerccios com movimentos amplos antes e depois de cada sesso de treinamento, condio elementar para a qualidade do movimento, principalmente durante a adolescncia, constituindo um hbito natural,

Exerccios de Alongamento para o Basquetebol

Vous aimerez peut-être aussi