Vous êtes sur la page 1sur 13

BRB

Nas questes de 1 a 40, marque, em cada uma, a nica opo correta, de acordo com o respectivo comando. A indicao do campo SR na Folha de Respostas no contar para efeito de avaliao; servir somente para caracterizar que o candidato desconhece a resposta correta.

LNGUA PORTUGUESA
Texto LP-I questes de 1 a 3
QUESTO 1

O combate corrupo est relacionado luta pela responsabilidade fiscal


1

Com relao estrutura e s idias do texto LP-I, assinale a opo correta. A O texto basicamente descritivo e expe a precria situao econmica do Brasil frente estabilidade da moeda no mercado nacional. B Trata-se de uma dissertao a respeito da influncia do controle fiscal no combate corrupo e para a volta credibilidade do pas no panorama econmico internacional. C O texto aborda especificamente o Cdigo de Conduta da Alta Administrao Federal e narra os empecilhos para a sua aprovao no Congresso Nacional. D O texto discorre a respeito da corrupo no pas e das medidas cautelares para combat-la, utilizando uma linguagem simples em registro coloquial. E Com estrutura argumentativa, o texto trata de reaes s medidas governamentais para o combate corrupo.
QUESTO 2

10

13

16

19

22

25

28

31

34

37

surpreendente e injusto que as iniciativas recentes do governo no sentido de combater a corrupo tenham sido recebidas com enfado e ironia. A despeito da importncia inegvel do assunto, alguns expoentes da crnica poltica apenas enxergaram no evento uma espcie de factide, uma reao meio trpega diante de mais um escndalo com origem no oramento. Como se o pas no estivesse interessado em corrupo de forma mais genrica e em instituies para coibi-la. Como se o pas no tivesse vontade de aproveitar as lies do escndalo mais recente para construir defesas ainda melhores contra a bandalheira com o dinheiro pblico. O presidente Fernando Henrique, ao apresentar as medidas, lembrou que temos um enorme e custoso aparato de controle, o qual, no entanto, foi incapaz de evitar o problema em seu incio, oito anos atrs. Os cadeados so colocados depois de a porta ser arrombada. Sempre estamos tentando descontar o prejuzo. Tem razo o presidente. E tem mais razo ainda ao insistir em correr e aperfeioar os cadeados. Sua fala no deve ser interpretada como indicativa da ineficcia ou falta de compromisso com as medidas. Est-se tratando do Cdigo de Conduta da Alta Administrao Federal e das reformas nos sistemas de controle interno e externo do governo, estas compreendendo uma emenda constitucional e um projeto de lei complementar, todas em audincia pblica. Se essas propostas vo crescer de tal sorte a responder ao imenso desafio colocado pela corrupo no pas, vai depender da sociedade e do Congresso Nacional, pois so esses os atores no comando da confeco das leis. O desdm atirado s medidas reflete uma postura de fatalismo quanto ao problema que precisa ser modificada. curioso que o assunto corrupo no seja visto como um entrave ao desenvolvimento econmico, mas como um problema microeconmico, meio feito a poluio, um subproduto do crescimento, indesejvel mas inevitvel e no especialmente danoso, embora moralmente deplorvel. Essa postura precisa mudar. A corrupo no intrnseca nacionalidade, nem aos polticos, nem deve ser tomada como intratvel. Por isso, quando o governo prope alguma coisa ao menos potencialmente revolucionria sobre o assunto, a sociedade deve levar o assunto a srio.
Gustavo Franco. Opinio. In: Veja, 30/8/2000 (com adaptaes).

Em cada um dos itens abaixo, julgue se a substituio da palavra grifada pelo termo proposto, em negrito, mantm as mesmas relaes de idias no contexto do texto LP-I. I Como se o pas no estivesse interessado em corrupo (R.6-7) < Parece que II Como se o pas no tivesse vontade de aproveitar as lies (R.8-9) < De forma que III o assunto corrupo no seja visto como um entrave ao desenvolvimento (R.29-30) < na forma de IV como um problema microeconmico, meio feito a poluio (R.30-31) < conforme V nem deve ser tomada como intratvel (R.35) < por A quantidade de itens certos igual a A 1. B 2. C 3. D 4. E 5.

UnB / CESPE BRB Cargo: Engenheiro de Segurana do Trabalho 1 / 13

Concurso Pblico (Aplicao: 11/3/2001)


permitida a reproduo, desde que citada a fonte.

www.pciconcursos.com.br

QUESTO 3

Texto LP-II questes de 5 a 7


1

Observe o sentido contextual das palavras sublinhadas no fragmento do texto LP-I transcrito abaixo. surpreendente e injusto que as iniciativas recentes do governo no sentido de combater a corrupo tenham sido recebidas com enfado e ironia. A despeito da importncia inegvel do assunto, alguns expoentes da crnica poltica apenas enxergaram no evento uma espcie de factide, uma reao meio trpega diante de mais um escndalo com origem no oramento. Sem que haja alterao no sentido original do texto, as palavras sublinhadas, na ordem de aparecimento no trecho acima, admitem a substituio por A surpreendedor, atuais, tdio, incontestvel, notveis e vacilante. B magnfico, recentemente, aborrecimento, clara, notveis e claudicante. C admirvel, contemporneas, descaso, evidente, nobres e cambaleante. D arrebatador, coetneas, agastamento, ineficaz, notrios e exitante. E espantoso, modernas, incmodo, inquestionvel, notrios e incerta.
QUESTO 4

10

13

16

19

22

25

28

31

Assinale a opo cujo fragmento obedece s normas gramaticais.


34

A O presidente Fernando Henrique lembrou-se que temos um aparato de controle enorme, custoso e incapaz de evitar no problema o seu incio oito anos; afirmou que quase sempre estamos correndo atrs do prejuzo, colocando cadeados depois da porta ser arrombada. B Suas palavras no devem ser interpretadas um indicativo de ineficcia ou de falta de compromisso para com tais medidas; se est tratando do Cdigo de Conduta da Alta Administrao Federal e das reformas nos controles interno e externo do governo, essas compreendendo uma emenda constitucional e um projeto de lei complementar, todas em audincias pblicas. C Vai depender da sociedade e do Congresso Nacional o crescimento de tais propostas, de sorte a responder o imenso desafio colocado pela corrupo no pas, pois so aqueles os atores, mandante da confeco e redao dos documentos legais. D Causa curiosidade que o assunto corrupo no seja percebido tal um entrave ao desenvolvimento econmico, mas sim qual um problema microeconmico, anlogo quele da poluio, isto , um subproduto indesejvel e inevitvel do crescimento, todavia no especialmente danoso, embora moralmente deplorvel. E Esta postura precisa mudar: a corrupo no deve ser tomada como intratvel, haja visto no ser um aspecto intrnseco a qualquer nacionalidade nem aos polticos corruptos. Assim, quando o governo propuser alguma coisa potencialmente revolucionria a cerca do assunto, a sociedade deve levar a srio o assunto.
UnB / CESPE BRB Cargo: Engenheiro de Segurana do Trabalho 2 / 13

37

40

43

Em Braslia, so chamados de oramenteiros os tcnicos (em oramento, claro) que existem nos diversos ministrios, e especialmente no Congresso, a servio dos membros da poderosa Comisso de Oramento. Os melhores e mais influentes da classe tm tido um papel importantssimo ao longo da ltima dcada em fazer a cabea das nossas lideranas polticas no terreno das finanas pblicas. Muitos economistas acusam os oramenteiros de ensinar os polticos a olhar para a irresponsabilidade fiscal e enxergar outra coisa. Outros acham que os economistas no so muito diferentes (uma parte deles, pelo menos), pois tudo que os oramenteiros fazem dizer aos polticos o que eles querem ouvir e, principalmente, ensin-los a executar. H anos os oramenteiros brigam com os economistas em torno do ajuste fiscal. Agora mesmo, na discusso da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), estamos assistindo a mais uma dessas brigas. E, desta vez, o tema central o custo da dvida pblica. Para entender a controvrsia preciso lembrar que, na poca da hiperinflao, prevalecia uma espcie de regra de ouro na confeco do oramento: era sacrilgio usar receitas tributrias para pagar juros, que deveriam ser pagos com recursos originados da emisso de dvida pblica. Obedecida ao p da letra essa regra aparentemente inofensiva, o supervit primrio (o resultado fiscal antes dos pagamentos de juros) ficava limitado a zero, criando-se assim a fico de que o dficit se devia unicamente aos juros, ou ciranda financeira, ou mesmo, que no existia. E graas a essa segregao nas contas fiscais surgiram muitas teorias exticas acerca dos nossos problemas fiscais. Recentemente, todavia, a discusso da LRF veio demonstrar que os oramenteiros continuam l onde sempre estiveram. A nova lei determina que, na presena de dficit, devem ser cortadas as despesas que no so protegidas pela Constituio, tipicamente investimentos. Quem mal consegue pagar o custeio no pode mesmo se meter a investir, no isso? Mas os oramenteiros alegam que um absurdo comprimir investimentos no social a fim de preservar a integridade do servio da dvida pblica. Outra possibilidade, ainda mais ousada, uma regra segundo a qual o Banco Central do Brasil (BACEN) estaria obrigado a baixar a taxa de juros a fim de reduzir a despesa com pagamentos de juros. Seria, ento, consagrado o princpio de que o rabo balana o cachorro, pois a poltica fiscal irresponsvel teria como conseqncia impor ao BACEN uma poltica monetria consistente com a irresponsabilidade.
Gustavo Franco. Opinio. In: Veja, 1/3/2000 (com adaptaes).

QUESTO 5

Com relao ao emprego das palavras e expresses no texto LP-II, julgue os itens a seguir. I II III IV V Nas linhas 1 e 8, o termo oramenteiros um substantivo exercendo a funo de objeto direto. Outros (R.10) e tudo (R.11) so pronomes exercendo a funo de sujeito, respectivamente, das formas verbais acham (R.10) e (R.12). Na linha 13, a forma verbal H poderia ser corretamente substituda por Existem. Na linha 17, as palavras central e pblica so adjetivos que se referem aos substantivos antecedentes. A expresso ao p da letra (R.23) poderia ser substituda por na ntegra, sem se prejudicar o sentido do texto.

Esto certos apenas os itens A I e II. B I, III e IV. C II, IV e V. D III, IV e V. E I, II, III e V.

Concurso Pblico (Aplicao: 11/3/2001)


permitida a reproduo, desde que citada a fonte.

www.pciconcursos.com.br

QUESTO 6

CONHECIMENTOS GERAIS
QUESTO 8

Em conformidade com o texto LP-II, assinale a opo que apresenta um resumo adequado e consistente das idias contidas no pargrafo nela indicado. A Pargrafo 1. So chamados de oramenteiros os tcnicos a servio dos membros da Comisso de Oramento. Apesar de um papel de destaque ter sido reservado aos melhores em influenciar nossas lideranas polticas no terreno das finanas pblicas, certos oramenteiros tm sido acusados, por economistas, de desviar o olhar das lideranas quanto irresponsabilidade fiscal. B Pargrafo 2. Certos polticos julgam que economistas no diferem muito de oramenteiros, pois estes dizem queles o que eles querem ouvir e, mais, executar. H anos os oramenteiros brigam contra os economistas em favor do ajuste fiscal, mas desta vez o tema central o custo da dvida pblica. C Pargrafo 3. poca da hiperinflao, prevalecia uma espcie de regra de ouro do Oramento, que consistia em sacramentar o uso de receitas tributrias para pagar juros. Obedecida ao p da letra essa regra, o supervit primrio resultava em zero, criando-se assim a verso de que o dficit se devia unicamente aos juros e de que das contas fiscais surgiam muitas outras fantasmas. D Pargrafo 4. Segundo a LRF, apesar de os oramenteiros continuarem l na presena de dficit onde sempre estiveram, devem ser cortadas as despesas no protegidas pela Constituio e os investimentos. Mas eles alegam ser um absurdo comprimir investimentos no social a fim de preservar a integridade da dvida pblica. E Pargrafo 5. O BACEN, por intermdio da LRF, obriga-se a baixar a taxa de juros, em uma atitude ousada, a fim de reduzir a despesa com pagamentos da dvida social, consagrando o princpio de que uma poltica responsvel traz como conseqncia um acrscimo monetrio consistente e responsabilidade fiscal.
QUESTO 7

Os termos globalizao e mundializao tm sido muito utilizados para expressar o quadro geral da economia contempornea, cenrio que as ltimas dcadas do sculo XX trataram de consolidar. No constitui caracterstica marcante da economia crescentemente globalizada dos dias atuais o(a) A predomnio das teses neoliberais, assentadas na acentuada subordinao do sistema econmico aos ditames do mercado, o que determina, em ltima instncia, a impossibilidade de os Estados nacionais contemporneos adotarem medidas protecionistas. B verdadeira revoluo tecnolgica em curso gerando uma sociedade da informao e do conhecimento , que, no aspecto econmico, desempenha relevante papel para a ampliao da produo e para facilitar a rpida circulao de capitais e mercadorias. C vigorosa expanso dos mercados mundiais, o que, em termos prticos, acaba por subverter o tradicional conceito de fronteiras nacionais. D formao de blocos econmicos regionais, como forma de garantir aos seus integrantes relaes privilegiadas nas trocas internacionais. E ampliao da capacidade de produo, em face da utilizao de um aparato tecnolgico cada vez mais sofisticado, mas que no garante, todavia, a mesma proporcionalidade quanto contratao de mo-de-obra.
QUESTO 9

Quando se fala em integrao regional, nos dias de hoje, a Unio Europia (UE) sempre lembrada por seu carter pioneiro e por sua importncia no cenrio mundial. A propsito dessa experincia, bastante avanada quando comparada a vrios outros blocos em processo de formao ou de consolidao, julgue os itens seguintes. I A UE corresponde associao entre todos os Estados da Europa ocidental, com a solitria exceo da Grcia, impedida de participar dela pela defasagem, em relao aos demais, de seus ndices econmicos e sociais. A entrada em vigor do euro como moeda nica, em janeiro de 2000, significou o fim da circulao de moedas tradicionais (como a libra, a lira e o franco, por exemplo) mas deu Europa a possibilidade de contar com uma moeda mais forte que o dlar. A implantao da UE determinou, entre outras sensveis alteraes, o fim dos parlamentos nacionais dos Estados que a integram, substitudos pelo Parlamento Europeu, com sede em Estrasburgo. O objetivo o de, em uma dcada, eliminar toda e qualquer legislao nacional entre os integrantes da UE. Alguns dos requisitos para que um Estado integre a UE so: reduzido dficit pblico, inflao baixa e controlada e dvida pblica que no comprometa o produto interno bruto. Entre os desafios que a UE ainda enfrenta e fatalmente ter que vencer ressalta-se a necessidade de se chegar a um acordo que venha permitir a livre circulao dos cidados entre os pases que dela fazem parte. Na rea cultural, a integrao j colhe resultados positivos, embora ainda muito tmidos.

Assinale a opo em que a reescritura da passagem do texto LP-II, situada nas linhas mencionadas, no altera o sentido da informao originalmente apresentada e est gramaticalmente correta. A Linhas de 18 a 20: Afim de entender a controvrsia, necessrio recordar que poca da inflao prevalecia uma categoria de regra de ouro na confeco do oramento. B Linhas de 22 a 25: Em obedecendo tal regra ao p da letra, aparentemente inofensiva, o supervit primrio isto , o resultado fiscal anterior aos pagamentos dos juros ficava zerado. C Linhas de 30 a 32: Atualmente, entretanto, a discusso a respeito da LRF veio demonstrar que os oramenteiros continuam l mesmo, onde sempre estiveram. D Linhas 34 e 35: Aquele que mal consegue pagar o custeio no pode, mesmo, meter-se a investir, no assim? E Linhas de 39 a 42: Ainda mais audaz para o Banco Central do Brasil a perspectiva com a qual uma regra estaria obrigando a queda dos juros a fim de reproduzir a despesa com parcelamento de juros.
UnB / CESPE BRB Cargo: Engenheiro de Segurana do Trabalho 3 / 13

II

III

IV

A quantidade de itens certos igual a A 1. B 2. C 3. D 4. E 5.

Concurso Pblico (Aplicao: 11/3/2001)


permitida a reproduo, desde que citada a fonte.

www.pciconcursos.com.br

QUESTO 10

QUESTO 11

O Mercado Comum do Sul (MERCOSUL) constitui uma das mais significativas experincias integracionistas protagonizadas por pases latino-americanos. Os primeiros passos que culminaram em sua criao foram dados na dcada iniciada em 1981, quando a democracia comeava a reaparecer na regio, aps o predomnio de regimes de exceo em vrios de seus pases. A respeito desse mercado, assinale a opo correta. A A entrada formal do Chile no MERCOSUL, ocorrida no ano passado, no alterou susbtancialmente o desempenho do bloco, em face das reduzidas dimenses da economia chilena. Todavia, a deciso do governo de Santiago teve grande expresso poltica por ter, pblica e oficialmente, optado pelo MERCOSUL em vez de se aproximar do Acordo de Livre Comrcio da Amrica do Norte (NAFTA). B O setor automotivo, ao contrrio do ocorrido no dos calados, foi a rea em que Brasil e Argentina mais facilmente entraram em acordo quando da adoo de um regime tarifrio comum. Isso se explica pelo fato de a indstria automobilstica argentina praticamente ter cessado suas atividades nos ltimos anos, transferindo suas unidades para outros pases do Leste europeu e da frica do Norte. C Sua origem remonta aproximao entre Brasil e Argentina, quando presididos, respectivamente, por Jos Sarney e Raul Alfonsin. Ainda hoje, ambos os pases correspondem s duas economias mais poderosas entre as que compem o MERCOSUL. D O fato de a economia argentina estar dolarizada h algum tempo permitiu que o pas no sofresse os impactos da desvalorizao do real em face da moeda norte-americana, ocorrida no incio do segundo mandato de Fernando Henrique Cardoso. Nesse caso, a dolarizao significou uma proteo adicional economia argentina, tornando-a razoavelmente imune a bruscas variaes cambiais que seus parceiros comerciais mais prximos pudessem adotar. E H consenso entre Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai no apoio antecipao da data de implantao da rea de Livre Comrcio das Amricas (ALCA), por acreditarem que o MERCOSUL est plenamente consolidado e, assim, em condies de lograr xito com a plena abertura dos mercados do continente.

Banco

Internacional

de

Reconstruo

Desenvolvimento (BIRD), tambm conhecido como Banco Mundial, uma instituio financeira internacional ligada Organizao das Naes Unidas (ONU) que, no incio de suas atividades, tinha o propsito de financiar os projetos de recuperao econmica dos pases atingidos pela Segunda Guerra Mundial. Com sede em Washington, faz emprstimos diretos a longo prazo aos governos e empresas (com garantias oficiais), para projetos de desenvolvimento e assistncia tcnica. O maior volume de recursos do banco foi, historicamente, dirigido aos setores de energia, transporte e agricultura. As contribuies de cada pas-membro ao capital do banco, bem como o direito ao voto, so proporcionais participao do pas no comrcio internacional. Com o auxlio dessas informaes, assinale a opo correta relativamente ao BIRD. A Apesar das crticas eventualmente recebidas, o BIRD mantm uma linha de extrema coerncia: de sua criao at hoje, seus financiamentos voltam-se especialmente para o setor primrio, como forma de ampliar a produo de alimentos no mundo. Por essa razo, tais financiamentos destinam-se, quase que exclusivamente, frica e a partes do continente asitico. B Tradicionalmente, os recursos do BIRD tm sido utilizados para o financiamento de projetos que visam melhorar a infra-estrutura das economias que deles necessitam, alm do apoio modernizao agrcola desses pases. Ao faz-lo, o banco procura obedecer aos objetivos que justificam sua existncia. C A deciso de colocar sua sede no mesmo prdio onde funciona a ONU teve o objetivo de demonstrar, pela fora do simbolismo, a ligao do BIRD com os grandes projetos sociais desenvolvidos por aquela organizao. Para tanto, foi preciso vencer a resistncia do antigo bloco socialista que, liderado pela extinta Unio das Repblicas Socialistas Soviticas, queria a sede do banco em Moscou. D Os emprstimos concedidos pelo BIRD obedecem aos procedimentos tcnicos utilizados pelos bancos comerciais, exceto no que se refere aos seus destinatrios, que somente podem ser Estados integrantes da instituio. Para que no haja exceo a esse respeito, a norma consta explicitamente no documento de fundao do banco. E Embora todos os pases-membros do BIRD sejam obrigados a oferecer sua contribuio para o capital do banco, apenas os que detm grande parcela no comrcio internacional e que mais contribuem financeiramente podem participar de suas votaes. Atualmente, os chamados pases emergentes, entre os quais o Brasil, insurgem-se contra essa discriminao.

UnB / CESPE BRB Cargo: Engenheiro de Segurana do Trabalho 4 / 13

Concurso Pblico (Aplicao: 11/3/2001)


permitida a reproduo, desde que citada a fonte.

www.pciconcursos.com.br

QUESTO 12

QUESTO 13

A disputa entre Brasil e Canad no setor de avies, com seus desdobramentos para o comrcio de carne bovina brasileira, ps em questo a prpria credibilidade da Organizao Mundial do Comrcio (OMC) como frum para a soluo de controvrsias. Para diplomatas e especialistas, o caso envolvendo o Brasil apenas um reflexo de que as regras aplicadas pela OMC, ainda que tenham sido aceitas por todos, foram elaboradas pelos pases desenvolvidos e servem aos seus interesses. Em 1995, quando a OMC foi criada no lugar do Acordo Geral de Tarifas e Comrcio (GATT), a esperana dos pases em desenvolvimento era de que o rgo se tornasse o principal palco para que essas economias pudessem questionar as barreiras ao seu desenvolvimento.
O Estado de S. Paulo. Negcios & Economia, 11/2/2001, p. B1 (com adaptaes).

O Brasil uma repblica federativa, tendo no presidencialismo seu sistema de governo. A partir da ordenao jurdica estabelecida pela Constituio da Repblica de 1988, julgue os itens seguintes, relativos organizao e ao funcionamento do governo federal.

Em funo do sistema de governo vigente no pas, o presidente da Repblica exerce as funes de chefe de governo; as de chefe de Estado so exercidas pelo presidente da Cmara dos Deputados, justamente por tambm ser o presidente do Congresso Nacional.

Com o auxlio das informaes contidas no texto acima, julgue os itens que se seguem, relativos ao comrcio internacional contemporneo. I A maior crtica que se faz OMC a de que as regras por ela utilizadas na soluo das controvrsias comerciais foram elaboradas pelos pases ricos, sem a anuncia dos demais, o que contribuiria para perpetuar as relaes desiguais no comrcio mundial. A deciso do governo do Canad de suspender a importao de carne bovina proveniente do Brasil deveu-se, formalmente, constatao da ocorrncia de uma doena o mal da vaca louca em parte do rebanho brasileiro. A atitude canadense foi imediatamente contestada por seus prprios parceiros do NAFTA. A OMC foi a primeira tentativa internacional de se estabelecerem regras e normas para o comrcio mundial, incluindo as tarifas a serem cobradas pelos pases, tendo sido criada para eliminar as barreiras que sempre prejudicaram os pases em desenvolvimento. Na origem do atual contencioso entre Brasil e Canad, acredita-se que esteja a disputa por mercados internacionais entre as empresas Bombardier (canadense) e EMBRAER (brasileira), ambas fabricantes de avies. A OMC est sendo contestada, como afirma o texto acima, pela alegao dos pases em desenvolvimento de que sua atuao tem privilegiado os interesses dos pases ricos.

II Ao Ministrio da Educao compete formular a poltica nacional de educao e atuar diretamente na educao bsica, mantendo sua rede prpria de escolas de ensino fundamental em todos os municpios. O ensino mdio e a educao superior so responsabilidades prioritrias dos estados e da iniciativa privada. III Vinculado diretamente ao Ministrio do Planejamento, o Banco Central do Brasil (BACEN) tem sua diretoria escolhida pelo Senado Federal, para um mandato de dois anos, prorrogvel uma nica vez. Tendo mandato, os diretores do BACEN no podem ser demitidos aleatoriamente. IV Os ministros de Estado, que auxiliam o presidente da Repblica nas funes do Poder Executivo, so por ele nomeados, podendo ser por ele demitidos a qualquer momento. Ambos os atos o de nomeao e o de demisso independem de apreciao por parte do Congresso Nacional. V Seguindo uma tendncia da administrao pblica, o Ministrio da Sade est descentralizando as aes da rea no pas, aprofundando os mecanismos de gesto local (estados e municpios) de hospitais e postos de sade da rede pblica.

II

III

IV

Assinale a opo correta. A B C D E Apenas o item I est certo. Apenas os itens I e II esto certos. Apenas os itens II e III esto certos. Apenas os itens IV e V esto certos. Apenas os itens III, IV e V esto certos. Esto certos apenas os itens

A I e II. B I e III.

C II e IV. D III e V.

E IV e V.

UnB / CESPE BRB Cargo: Engenheiro de Segurana do Trabalho 5 / 13

Concurso Pblico (Aplicao: 11/3/2001)


permitida a reproduo, desde que citada a fonte.

www.pciconcursos.com.br

CONHECIMENTOS DE INFORMTICA
Nas questes de 14 a 17, considere que todos os programas mencionados esto em configurao-padro, em portugus, sendo executados em computador que opere com o Windows 95, e que o mouse est configurado para pessoas destras. Assim, a menos que seja explicitamente informado o contrrio, expresses como clicar, clique simples e clique duplo referem-se a cliques com o boto esquerdo do mouse. Considere tambm que no h restries de proteo em relao aos programas, arquivos e diretrios utilizados.
QUESTO 14

A figura ao lado mostra uma tela de trabalho do Word 97 com um texto que est sendo digitado por um usurio. Com relao a essa figura e ao Word 97, julgue os itens a seguir. I Caso pretendesse aplicar itlico palavra caudal, ao final do primeiro pargrafo, o usurio poderia faz-lo com sucesso por meio da seguinte seqncia de aes: posicionar o ponteiro do mouse imediatamente esquerda da letra c da referida palavra; pressionar o boto esquerdo do mouse e, mantendo-o pressionado, arrastar o mouse at seu ponteiro se posicionar entre a letra l da palavra caudal e o ponto final, liberando ento o boto esquerdo do mouse; tecla I; liberar a tecla . pressionar a tecla e, mantendo-a pressionada, acionar

II Caso o usurio deseje exibir a caixa de ferramentas Desenho, ele poder conseguir seu intento clicando no boto . III Caso o usurio selecione a palavra desliza, na primeira linha do primeiro pargrafo do texto mostrado na figura, e clique sobre esta seleo com o boto direito do mouse, ele far que essa palavra seja apagada.

IV As teclas , , e permitem a movimentao do ponto de insero pelo texto e, em combinao com outras teclas, permitem tambm outras funes. Supondo que o ponto de insero esteja posicionado imediatamente esquerda da palavra fio, na primeira f e i da palavra fio. O ato subseqente de pressionar a tecla e, mantendo-a pressionada, teclar far que o cursor seja deslocado para o incio da prxima pgina. e c, o texto nessa linha ser automaticamente centralizado. linha do primeiro pargrafo mostrado na figura acima, o ato de teclar far que o ponto de insero seja posicionado entre as letras

V Caso o usurio selecione a primeira linha mostrada na tela da figura 1 CENRIO e pressione simultaneamente as teclas

Esto certos apenas os itens A I e II.


QUESTO 15

B I e V.

C II e III.

D III e IV.

E IV e V.

Um engenheiro de segurana do trabalho de uma grande companhia fez um levantamento do nmero de acidentes de trabalho ocorridos em diversas fbricas dessa companhia nos anos de 1997, 1998 e 1999 e ps esses dados em uma planilha do Excel 97, que mostrada na figura ao lado. Quanto a essa figura e ao Excel 97, correto afirmar que, caso o engenheiro A desejasse calcular o aumento percentual do nmero de acidentes na Fbrica 1, do ano de 1998 para o ano de 1999, colocando o resultado na clula E2, ele poderia faz-lo com sucesso por meio da seguinte seqncia de aes: selecionar as clulas C2 e D2; clicar no boto ; aplicar um duplo clique na clula E2. B clicasse na clula B5, digitasse =B2+B3*B4 e, em seguida, teclasse , apareceria, na clula B5, o nmero 79. C queira copiar o valor contido na clula D2 para a clula C2, sobrescrevendo o valor contido anteriormente na clula C2, ele conseguir faz-lo com sucesso por meio da seguinte seqncia de aes: clicar na clula D2, clicar no menu e em Copiar, e clicar em . D executasse a seguinte seqncia de operaes: clicar na clula E2; digitar =mdia(C2:D2) e, em seguida, teclar ; clicar novamente

na clula E2; clicar em ; clicar na clula E3; clicar em , ao final dela, iria aparecer o nmero 5 nas clulas E2 e E3. E clicasse sobre qualquer dos botes , no canto superior direito da tela de trabalho, ele faria aparecer uma lista de opes, entre as quais a opo Minimizar, que permite reduzir a tela de trabalho ao tamanho mnimo que ela pode assumir.

UnB / CESPE BRB Cargo: Engenheiro de Segurana do Trabalho 6 / 13

Concurso Pblico (Aplicao: 11/3/2001)


permitida a reproduo, desde que citada a fonte.

www.pciconcursos.com.br

QUESTO 16

O Painel de Controle do Windows 95 proporciona um conjunto de ferramentas teis no ajuste e na otimizao de recursos de um computador. Acerca do Windows 95 e das ferramentas disponveis no Painel de Controle desse sistema, julgue os itens a seguir. I Apesar de constituir uma evoluo com relao ao Windows 3.1, o Windows 95 no manteve o assistente para adicionar novo hardware. Essa deficincia dificulta a instalao fsica de novos componentes de um computador, como impressoras, scanners e leitores de CD, o que provoca diversos problemas de configurao e de compatibilidade entre dispositivos no ambiente Windows 95. II O Windows 95 dispe de um assistente para a instalao e a remoo de programas, porm, mesmo que o Windows 95 seja considerado um software, esse assistente no permite que componentes do Windows 95 sejam substitudos, alterados ou que sejam introduzidos novos componentes desse sistema. Essa limitao previne que componentes importantes do sistema sejam modificados de forma ineficiente ou lesiva ao funcionamento do computador. exatamente por essa razo que o sistema Windows 95 deve ser completamente desinstalado e instalado novamente cada vez que novas atualizaes do programa devam ser introduzidas em um computador. III No Painel de Controle do Windows 95, existe o cone , por meio do qual se pode indicar ao sistema que cada usurio de um

mesmo computador poder personalizar configuraes da rea de trabalho desse computador. IV Se o usurio desejar obter informaes acerca do Windows instalado no seu computador, do tipo do processador, da quantidade de memria RAM e de informaes de desempenho da mquina utilizada, ele poder faz-lo por meio do cone Controle. A quantidade de itens certos igual a A 0.
QUESTO 17

do Painel de

B 1.

C 2.

D 3.

E 4.

Figura I

Figura II As figuras I e II acima ilustram parte dos comandos que permitem acessar os recursos do Internet Explorer 5 e do Outlook Express 5, respectivamente. A partir das figuras mostradas, assinale a opo correta acerca do Internet Explorer 5, do Outlook Express 5 e da Internet. A O Internet Explorer 5 e o Outlook Express 5 so softwares denominados navegadores da world wide web (WWW). Ambos os programas podem ser considerados tambm como ferramentas de correio eletrnico. B Caso um usurio queira definir um endereo de correio eletrnico como Favoritos da Internet no Internet Explorer 5, para tornar mais fcil o envio de mensagens, ele poder faz-lo com sucesso por meio do boto , mostrado na figura I. C O Outlook Express 5 permite que um usurio escreva inmeras mensagens de correio eletrnico e as armazene no computador para o envio em um momento oportuno. Dessa forma, ao clicar em no-encaminhadas so enviadas. D Os botes E A partir do boto , mostrado na figura I, e , mostrado na figura II, todas as mensagens ainda

, ilustrado na figura II, permitem, respectivamente, realizar pesquisa/localizao

de pginas WWW e de endereos de correio eletrnico de contatos, a partir de servidores predefinidos. , mostrado na figura II, possvel que o usurio acesse o catlogo de endereos do Outlook Express 5, cujas .

informaes armazenadas podem, tambm, ser acessadas a partir do Internet Explorer 5, por meio do boto

UnB / CESPE BRB Cargo: Engenheiro de Segurana do Trabalho 7 / 13

Concurso Pblico (Aplicao: 11/3/2001)


permitida a reproduo, desde que citada a fonte.

www.pciconcursos.com.br

LNGUA INGLESA
Text LI-I questions 18 to 22
1

QUESTO 19

10

13

16

19

22

25

28

31

The key areas the Health and Safety Commission (HSC) plans to focus on are: 1) Promoting occupational health and encouraging improved management of health risks affecting both workers and the public. This remains a top priority and we will continue our long-term programme to bring about changes in the way health risks are managed. In addition to taking forward the third phase of the Good Health is Good Business campaign, which will focus on solvents and hand-arm vibration, we are planning a wide range of initiatives to address occupational health issues and to reduce specific risks, including exposure to asbestos. Our key priorities will contribute significantly to the public health strategy Our Healthier Nation, and we will be publishing a consultation document on our long-term occupational health strategy. 2) Improving health and safety at work by promoting the full participation of the principal stakeholders employers, employees and their representatives and key intermediaries. We are determined to have a health and safety system which can reach out to everyone, which means working more effectively with our stakeholders and key intermediaries. For example, HSEs Field Operations Division will pilot a new strategy in two regions to improve relationships with key intermediaries such as Training and Enterprise Councils (TECs) in order to reach small firms and business start-ups. We will be promoting the role of employees representatives so that their contribution to bringing about improvements in health and safety is more widely recognized by all. We are also looking at ways of ensuring that employees and others know how to raise concerns about poor health and safety practice in the workplace and that they know how to make complaints in the strictest confidence. We will continue to promote and raise awareness of the health and safety implications of changing patterns of work.
Internet: <http://www.hse.gov.uk/pow9899.htm> Access date: 01/02/2001 (with adaptations).

According to text LI-I, I the HSC is planning several new measures focusing on reducing particular risks. II asbestos can be considered a kind of dangerous material. III the HSC has chosen to concentrate only on two priority areas. IV the HSC health and safety system can reach out only to the stakeholders and the key intermediaries. The only true items are A I and II. B II and III.
QUESTO 20

C III and IV. D I, II and IV.

E I, III and IV.

Based on text LI-I, judge the items below in relation to the HSC strategies to improve health and safety at work. I One of the strategies thought of will be worked by the HSEs Field Operations Division. II Some small firms are yet to be reached by HSE, as well as new businesses. III The TECs are the only key intermediaries. IV The role of employees representatives will not be taken into account. The total number of correct items equals to A 0.
QUESTO 21

B 1.

C 2.

D 3.

E 4.

The recurrent usage of the pronoun we (R.5, R.9 and R.13) refers to A B C D E Health and Safety Commission (HSC). Good Health is Good Business campaign. Our Healthier Nation strategy. Field Operation Division. Training and Enterprise Councils (TECs).

QUESTO 18

As stated in text LI-I, A health risks management will only be included in the HSCs shortterm programmes. B improving the management of health risks have been an HSCs key priority. C the Good Health is Good Business campaign was planned to have only two phases. D the Good Health is Good Business campaign focused on expanding the use of solvents. E the strategy Our Healthier Nation contributes significantly to increase exposure to asbestos.

QUESTO 22

In relation to the usage of words in text LI-I, choose the correct option. A B C D to bring about (R.6) is synonymous with to bring around. full (R.17) is the opposite of empty. which (R.20) can be correctly replaced by what. their (R.26) refers to small firms and business start-ups (R.25). E raise (R.32) is analogous to rise.
Concurso Pblico (Aplicao: 11/3/2001)
permitida a reproduo, desde que citada a fonte.

UnB / CESPE BRB Cargo: Engenheiro de Segurana do Trabalho 8 / 13

www.pciconcursos.com.br

CONHECIMENTOS ESPECFICOS
QUESTO 23 QUESTO 25

O Brasil tem a segurana e a sade do trabalhador presentes em diversos nveis do seu arcabouo legal. Com base na legislao brasileira, assinale a opo incorreta. A A Constituio da Repblica estabelece como direito de todos os trabalhadores, inclusive os funcionrios pblicos, a reduo dos riscos inerentes ao trabalho, por meio de regras de sade, higiene e segurana. B A Constituio estabelece como direito de todos os empregados, inclusive os rurais, o seguro contra acidentes de trabalho, a cargo do empregador, sem excluir a indenizao a que este est obrigado quando incorrer em dolo ou culpa. C Expor a vida ou a sade do trabalhador a perigo direto e iminente crime apenas no caso em que ocorra um acidente, sendo passvel de pena de recluso de trs meses a um ano. D A Consolidao das Leis do Trabalho (CLT) estabelece, como dever de todos os empregadores, a instruo dos empregados, por meio de ordens de servio, quanto s precaues a tomar no sentido de evitar acidentes do trabalho. E Segundo o Cdigo Civil, aquele que, por ao ou omisso voluntria, negligncia, imprudncia ou impercia, causa dano a outra pessoa, obriga-se a indenizar o prejuzo.
QUESTO 24

Em uma clnica mdica, trabalham quatro mdicos, dois enfermeiros, duas secretrias e quatro auxiliares de enfermagem. No local, a clnica realiza consultas, exames radiolgicos (por apenas um mdico e um enfermeiro) e pequenas cirurgias (com o envolvimento de todos, exceto das secretrias). Os servios de segurana patrimonial e de limpeza so realizados por empresas prestadoras de servios. Na rea onde so realizados os exames radiolgicos, no h comprovao de isolamento com barreiras eficazes para a proteo do restante do ambiente de trabalho. Os doze empregados da clnica utilizam equipamento de proteo individual (EPI) adequado a cada atividade de sua competncia. Em face da situao hipottica descrita acima, julgue os itens que se seguem, quanto aos adicionais de insalubridade e de periculosidade. I Todos os empregados da clnica, inclusive das prestadoras de servio, podero receber adicional de insalubridade por exposio radiao ionizante. II Somente os mdicos que realizam as pequenas cirurgias podero receber adicional de insalubridade por exposio a agentes biolgicos, pois os enfermeiros e auxiliares de enfermagem no tm direito a esse adicional. III Os empregados da empresa de segurana somente recebero adicional de periculosidade se o contrato de prestao de servio for para segurana armada, com respectivos portes de arma. IV Caso fossem instaladas barreiras eficazes contra a radiao, somente haveria suspenso de pagamento do adicional de insalubridade aps a elaborao de novo laudo que comprovasse efetivamente o controle do risco. Assinale a opo correta. A Apenas um item est certo. B Apenas os itens I e II esto certos. C Apenas os itens I e IV esto certos. D Apenas os itens II e III esto certos. E Apenas os itens III e IV esto certos.

Em um canteiro de obras, gerenciado pela empresa A, estava sendo realizada uma operao de telescopagem de uma grua, por um tcnico da empresa B. No dia 2/2/2001, s 8 h 45 min, um parafuso soltou-se da torre da grua e caiu sobre um empregado da empresa C, causando a ele ferimento na perna esquerda. Com relao s conseqncias desse acidente hipottico, assinale a opo incorreta. A Deveria ser emitida a Comunicao de Acidente do Trabalho (CAT) em nome da empresa A. B No caso de recebimento de auxlio-doena por acidente do trabalho, o trabalhador ter garantida a manuteno do contrato de trabalho at doze meses aps a cessao desse benefcio. C O acidente seria considerado sem afastamento, se o empregado acidentado retornasse ao trabalho at o final do expediente do dia 3/2/2001. D O acidente seria considerado com afastamento, se o empregado acidentado no retornasse ao trabalho at o final do expediente do dia 17/2/2001. E Se o trabalhador acidentado permanecesse afastado aps o dia 18/2/2001, a previdncia social passaria a arcar com o custo referente ao auxlio-doena por acidente do trabalho.

UnB / CESPE BRB Cargo: Engenheiro de Segurana do Trabalho 9 / 13

Concurso Pblico (Aplicao: 11/3/2001)


permitida a reproduo, desde que citada a fonte.

www.pciconcursos.com.br

QUESTO 26

QUESTO 28

Suponha que o projeto de um prdio comercial de doze pavimentos deva abranger um Plano Global de Preveno e Combate a Incndios, envolvendo tanto as protees ativas como as protees passivas. A propsito dessas protees, assinale a opo incorreta. A As caixas de escada devero ser providas de portas corta-fogo, fechando-se automaticamente e podendo ser abertas facilmente apenas pelo lado externo em todos os andares superiores e pelo lado interno, no pavimento trreo. B Todas as portas de batente, tanto as de sada como as de comunicao interna, devero abrir no sentido da sada. C Nenhuma porta de entrada ou sada de um local de trabalho dever ser fechada a chave, aferrolhada ou presa durante as horas de trabalho, salvo se forem utilizados dispositivos de segurana que permitam a qualquer pessoa abri-las facilmente do interior do local. D Devero ser realizados exerccios de combate ao fogo periodicamente, objetivando que a evacuao do local se faa em boa ordem. E Todas as escadas, assim como as plataformas e os patamares, devero ser feitos com materiais incombustveis e resistentes ao fogo.
QUESTO 27

Com referncia elaborao do Programa de Preveno de Riscos Ambientais (PPRA), assinale a opo incorreta. A O planejamento do PPRA deve ser bienal, incluindo, pelo menos, a previso de uma anlise global para avaliao do seu desenvolvimento, realizao dos ajustes necessrios e estabelecimento de novas metas e prioridades. B O PPRA pode ser elaborado por qualquer pessoa que, a critrio do empregador, seja capaz de desenvolver o disposto na NR pertinente. C Os parmetros mnimos e diretrizes gerais a serem observados na execuo do PPRA podem ser ampliados mediante negociao coletiva de trabalho. D Riscos ambientais so os agentes fsicos, qumicos e biolgicos existentes no ambiente de trabalho que, em funo de sua natureza, concentrao ou intensidade e tempo de exposio, so capazes de causar danos sade do trabalhador. E O PPRA dever estar descrito em um documento-base, o qual dever ser apresentado e discutido na Comisso Interna de Preveno de Acidentes (CIPA).
QUESTO 29

Com respeito s legislaes que regem a segurana e a sade do trabalho no pas, julgue os itens a seguir. I A Conveno 148 da Organizao Internacional do Trabalho (OIT) dispe sobre a proteo dos trabalhadores contra a contaminao do ar, o rudo e as vibraes no local de trabalho. II Os trabalhadores, ou seus representantes, tm o direito a apresentar propostas, receber informaes e orientao e a recorrer a instncias apropriadas, a fim de assegurarem a proteo contra os riscos profissionais. III O plano de ao na rea de proteo ao trabalho tem o objetivo de imprimir maior racionalizao e modernizao aos servios de inspeo do trabalho, na busca de metas especficas a serem atingidas de forma conjunta e articulada com as entidades sindicais. IV O tcnico do Ministrio do Trabalho e Emprego (MTbE) deve sempre ouvir o depoimento dos trabalhadores das empresas vistoriadas acerca das condies de trabalho, ampliando sua percepo dos riscos ocupacionais. Assinale a opo correta. A B C D E Apenas os itens I e II esto certos. Apenas os itens I e III esto certos. Apenas os itens II e IV esto certos. Apenas os itens III e IV esto certos. Todos os itens esto certos.

Considere o transporte de uma carga, com 1.250 sacos de 50 kg, deva ser executado em uma garagem subterrnea, por uma equipe recmcontratada, composta de trabalhadores de ambos os sexos e de diferentes idades, incluindo jovens. Com relao aos procedimentos para a execuo desse trabalho, julgue os itens abaixo. I A possibilidade de o excesso de peso a ser carregado causar problemas de sade dever ser analisada individualmente. II As mulheres da equipe devero transportar cargas com peso mximo nitidamente inferior quele admitido para o restante da equipe. III No caso de se optar pelo uso de uma empilhadeira, proibida a execuo de transporte manual de forma simultnea. IV No caso de existir trnsito de veculos no interior da garagem, durante a realizao da tarefa, as concentraes de CO e CO2 devero ser analisadas para verificar se o limite de tolerncia no ultrapassado no ambiente. V No caso de se optar pelo uso de uma empilhadeira, o seu condutor deve possuir habilitao para oper-la. A quantidade de itens certos igual a A 1. B 2. C 3. D 4. E 5.

UnB / CESPE BRB Cargo: Engenheiro de Segurana do Trabalho 10 / 13

Concurso Pblico (Aplicao: 11/3/2001)


permitida a reproduo, desde que citada a fonte.

www.pciconcursos.com.br

QUESTO 30

QUESTO 32

Os riscos no ambiente de trabalho na rea rural tm caractersticas que os diferenciam dos encontrados na rea urbana, fazendo que exista uma legislao especfica tanto para a segurana e higiene do trabalho rural como para a inspeo do trabalho na rea rural. Em relao a esse assunto, julgue os itens que se seguem. I Constitui forte indcio de trabalho forado a situao em que o trabalhador reduzido condio anloga de escravo por meio de dvida que implique o cerceamento da liberdade dos seus familiares. II O instrumento pelo qual o empregador, por si ou por outrem a seu mando, falseia ou oculta a verdade com a inteno de prejudicar ou de enganar o trabalhador constitui fraude. III Considera-se forte indcio de aliciamento de mo-de-obra o fato de algum, por si ou em nome de outro, recrutar trabalhadores para prestar servios em outras localidades do territrio nacional sem adoo de providncias preliminares que identifiquem uma contratao regular. IV No caso em que a ao fiscal identificar indcios de frustrao da legislao do trabalhador, em que as infraes cometidas afetem interesses coletivos, o delegado regional do trabalho dever encaminhar os relatrios de fiscalizao para a Polcia Federal. A quantidade de itens certos igual a A 0.
QUESTO 31

A principal via de ingresso de agentes qumicos txicos no organismo dos trabalhadores a inalao, sendo ento importante que uma empresa que atua na manuteno predial, especializada em servios de recuperao de pisos e paredes, com a utilizao de lixadeiras e diversos produtos volteis, desenvolva um Programa de Proteo Respiratria (PPR) de seus empregados. Acerca desse assunto, assinale a opo incorreta. A Se a atmosfera for deficiente de oxignio, o tipo de respirador selecionado depender da presso parcial de oxignio, da presso ambiente e da concentrao dos contaminantes que possam estar presentes. B Todos os espaos confinados com menos de 20,9% de oxignio devem ser considerados como atmosferas imediatamente perigosas vida ou sade (IPVS). C Se o contaminante um gs ou vapor com fracas propriedades de alerta, recomenda-se o uso de respiradores de aduo de ar. D O programa de manuteno dos respiradores deve incluir sua guarda, de modo que seja garantido que eles estejam protegidos contra agentes fsicos e qumicos agressivos. E Os respiradores guardados para emergncias ou resgate devem ser inspecionados, no mnimo, uma vez por ms.

B 1.

C 2.

D 3.

E 4.

QUESTO 33

Radiaes so uma forma de energia que se transmite pelo espao como ondas eletromagnticas ou, em alguns casos, apresentando um comportamento corpuscular. Em relao segurana de um ambiente de trabalho envolvendo atividades com o uso de substncias radiativas, julgue os itens a seguir. I A dose equivalente considera o efeito biolgico de radiao absorvida pelo organismo. II O aumento da temperatura das partes mais profundas dos tecidos por microondas pode causar danos, antes de percebida qualquer sensao de calor pelo trabalhador. III Os materiais emissores de radiao gama so considerados as principais fontes de perigo de radiao interna, ou seja, que se encontram dentro do organismo humano. IV O controle de radiaes ionizantes emitidas por fontes externas tem como princpios bsicos: a distncia entre o trabalhador e a fonte, a blindagem por barreiras absorventes e a limitao do tempo de exposio. A quantidade de itens certos igual a A 0. B 1. C 2. D 3. E 4.

O Programa de Conservao Auditiva (PCA) um conjunto de medidas a serem desenvolvidas com o objetivo de prevenir a instalao ou a evoluo de perdas de audio. Quanto elaborao de um PCA para uma fbrica de calados com 500 m de cho de fbrica e previso de 150 empregados, assinale a opo incorreta. A Como os nveis de rudo variam de maneira aleatria no tempo, mede-se o nvel equivalente, que representa a mdia da energia sonora durante um intervalo de tempo. B Para se verificar a contribuio de uma mquina para o rudo de um determinado ambiente da fbrica necessrio considerar o rudo de fundo apenas quando houver outras mquinas no ambiente. C Uma medida de controle ambiental para a reduo de emisso do rudo pode ser a colocao de silenciadores nas sadas de ar de vlvulas pneumticas. D A diferena entre dose de rudo e nvel equivalente de rudo que a dose de rudo expressa em porcentagem de exposio diria e o nvel equivalente de rudo expresso em decibis. E A presso sonora inversamente proporcional ao quadrado da distncia e, para cada duplicao da distncia, o rudo diminui em 6 dB(A) em campo livre.

UnB / CESPE BRB Cargo: Engenheiro de Segurana do Trabalho 11 / 13

Concurso Pblico (Aplicao: 11/3/2001)


permitida a reproduo, desde que citada a fonte.

www.pciconcursos.com.br

QUESTO 34

QUESTO 36

Com relao ao saneamento bsico, assinale a opo incorreta. A No tratamento da gua pelo cloro para uso humano, deve-se determinar a demanda de cloro para a desinfeco da gua a ser tratada e o cloro residual que se deseja na rede de distribuio. B No caso de utilizao de poo para a captao de gua, este deve estar localizado a jusante dos sumidouros, no sentido do escoamento da gua subterrnea. C A fossa sptica uma forma de tratamento de esgotos domsticos na qual a maior parte dos slidos sedimentveis so removidos para o fundo, onde permanecem por um tempo longo alguns meses , suficiente para a sua estabilizao. D O controle qumico de vetores consiste no emprego de agentes qumicos para a destruio dos vetores, que so os seres vivos capazes de transferir um agente infeccioso de um hospedeiro a outro. E O tratamento preliminar de esgotos visa apenas a remoo dos slidos grosseiros, enquanto o tratamento primrio visa a remoo dos slidos sedimentveis e de parte da matria orgnica.
QUESTO 35

Para uma empresa, o planejamento adequado da utilizao, reposio, guarda, manuteno e higienizao de EPI pode significar uma grande economia. Acerca desse tema, julgue os itens abaixo. I A empresa obrigada a fornecer gratuitamente a seus empregados EPI adequado ao risco e em perfeito estado de funcionamento, enquanto as medidas de proteo coletivas ainda estiverem em implantao. II Os cremes protetores, com fatores de proteo solar, so considerados EPI de proteo da pele contra as radiaes ultravioleta UVA e UVB em trabalhos de escavao a cu aberto. III O empregador deve fornecer gratuitamente vestimenta de trabalho aos seus empregados e garantir sua reposio quando danificada. IV Em casos especiais, poder a autoridade regional do MTbE permitir o uso de sandlias, desde que, para a atividade desenvolvida, no ofeream riscos integridade fsica do trabalhador. A quantidade de itens certos igual a A 0.
QUESTO 37

B 1.

C 2.

D 3.

E 4.

Em determinada cidade, a DRT regional notificou uma empresa para que seus canteiros de obras elaborassem Programa de Condies e Meio Ambiente do Trabalho (PCMAT). Essa empresa possui oito canteiros com uma mdia de 250 empregados em cada um deles. A partir dessa situao hipottica, julgue os itens seguintes. I A empresa pode elaborar um PCMAT nico para todos os canteiros, desde que matenha um Servio Especializado em Engenharia de Segurana e em Medicina do Trabalho (SESMT) descentralizado por canteiro. II A empresa dever fornecer gua potvel, filtrada e fresca para os trabalhadores por meio de bebedouro de jato inclinado ou equipamento similar, sendo proibido o uso de copos coletivos. III Em caso de fixao de pinos por ferramenta de fixao base de plvora, devem ser verificados, com antecedncia, o tipo e a espessura da parede, e a regio oposta superfcie de aplicao tambm deve ser previamente inspecionada. IV Os associados do Sindicato da Indstria da Construo Civil (SINDUSCON) tm participao obrigatria nas campanhas de preveno de acidentes propostas pelos Comits Permanentes Regionais sobre Condies e Meio Ambiente do Trabalho na Indstria da Construo (CPRs). Esto certos apenas os itens A I e II. B I e IV. C II e III. D I, III e IV. E II, III e IV.

O calor um risco fsico freqentemente presente em uma srie de atividades profissionais desenvolvidas em ambientes cujos processos de fabricao liberam grandes quantidades de energia trmica, como, por exemplo, em atividade a ser desenvolvida em uma cozinha industrial, onde a temperatura pode ser fator limitante da produtividade. Com relao aos conceitos associados a esse tipo de atividade, julgue os itens que se seguem. I A conveco o processo de troca trmica que ocorre entre dois corpos em temperaturas diferentes, mesmo no havendo um meio de propagao entre eles, ocorrendo uma transferncia de calor radiante do corpo com temperatura maior para o de temperatura menor. II Os principais mecanismos de defesa do organismo humano quando submetido a calor intenso so a vasodilatao perifrica e a sudorese. III O choque trmico devido a um distrbio no mecanismo termorregulador, que fica impossibilitado de manter um adequado equilbrio trmico entre o indivduo e o meio. IV O ndice de Bulbo midoTermmetro de Globo (IBUTG) considera, na sua avaliao da sobrecarga trmica: a temperatura, a umidade e a velocidade do ar, o calor radiante e o tipo de atividade executada pelo trabalhador. Assinale a opo correta. A B C D E Nenhum item est certo. Apenas os itens I e II esto certos. Apenas os itens I, III e IV esto certos. Apenas os itens II, III e IV esto certos. Todos os itens esto certos.

UnB / CESPE BRB Cargo: Engenheiro de Segurana do Trabalho 12 / 13

Concurso Pblico (Aplicao: 11/3/2001)


permitida a reproduo, desde que citada a fonte.

www.pciconcursos.com.br

QUESTO 38

QUESTO 40

Uma empresa de manuteno mecnica teve, no ano de 2000, um grande ndice de absentesmo devido a problemas respiratrios de seus empregados. Para reverter essa situao, est sendo implantado um programa de segurana e sade na empresa. Com referncia a programas dessa natureza, julgue os itens a seguir.

Um sindicato de bancrios declarou indicativo de greve e marcou uma assemblia geral na praa em frente a uma agncia bancria, com a utilizao de um carro de som similar a um trio eltrico. A instituio bancria contratou os servios

O objetivo de uma ventilao geral diluidora o de rebaixar a concentrao de contaminantes ambientais a nveis aceitveis, introduzindo grandes volumes de ar no ambiente, efetuando-se, assim, a diluio daqueles contaminantes.

de uma empresa de segurana patrimonial para reforar a segurana nessa ocasio. Considerando essa situao, julgue os itens abaixo.

II A ventilao local exaustora objetiva capturar o contaminante no seu ponto de origem, antes que o mesmo atinja a zona respiratria do trabalhador, usando, para isso, a menor quantidade de ar possvel. III A inalao de uma neblina, partcula lquida, pode significar sua posterior evaporao, com a possvel produo de uma elevada concentrao de vapor nos alvolos pulmonares. IV Segundo a NR pertinente, a hierarquia na adoo de medida de controle, quando comprovada a inviabilidade da proteo coletiva, privilegia a utilizao de EPI pelo trabalhador. A quantidade de itens certos igual a A 0.
QUESTO 39

O controle de acesso de pessoas ao interior do estabelecimento bancrio pode ser considerado uma medida de proteo coletiva ao risco de acidentes dentro da agncia.

II O carro de som deve ter seu nvel de rudo avaliado para verificar se h necessidade de os empregados da empresa de segurana que ficam na rea externa do edifcio

B 1.

C 2.

D 3.

E 4.

utilizarem protetores auriculares. III No caso de chuva, ser obrigatria a utilizao de capas de chuva, como EPI, pelos empregados da empresa de segurana na rea externa do edifcio. IV Caso ocorra uma confuso e seja disparada uma arma de fogo, se o disparo atingir um estagirio de uma empresa, o qual aguardava atendimento na fila da agncia bancria, esse evento poder ser considerado um acidente de trabalho. V Deve ser elaborado um plano de emergncia pelo SESMT da instituio bancria, prevendo a necessidade de evacuao dos ocupantes do prdio, em caso de sinistro.

Na engenharia de segurana de sistemas, a gerncia dos riscos uma ferramenta imprescindvel no planejamento de programas de segurana e sade no trabalho. A definio de confiabilidade mais utilizada nessa rea Confiabilidade a probabilidade de um produto executar, sem falhas, uma certa misso, sob certas condies, durante um determinado perodo de tempo. Quanto aos parmetros da confiabilidade, julgue os seguintes itens. I A taxa de falhas exprime a confiabilidade de componentes, indicando a velocidade de ocorrncia das falhas. II A disponibilidade mede a extenso do tempo que o consumidor pode utilizar o produto quando desejar. III Tempo Mdio Entre Falhas (TMEF) o tempo mdio de um produto no-reparvel ou o tempo mdio at a primeira falha de um produto reparvel. IV A manutenibilidade qualquer ao que traz unidades que falharam para o estado operativo. A quantidade de itens certos igual a Esto certos apenas os itens A I e III. B II e IV. C III e IV. D I, II e III. E I, II e IV. A 1. B 2. C 3. D 4. E 5.

UnB / CESPE BRB Cargo: Engenheiro de Segurana do Trabalho 13 / 13

Concurso Pblico (Aplicao: 11/3/2001)


permitida a reproduo, desde que citada a fonte.

www.pciconcursos.com.br

Vous aimerez peut-être aussi