Vous êtes sur la page 1sur 4

DPC SEMESTRAL Direitos Humanos Professor Erival Data: 10/05/2013 Aula 5 RESUMO SUMRIO 1) Tortura.

TORTURA Conveno internacional contra a tortura e outros tratamentos ou penas cruis, desumanas ou degradantes - Dec. 40/1991 ONU. Tortura (Art. 1 do Dec. 40/91): qualquer ato pelo qual dores ou sofrimentos agudos, fsicos ou mentais, so infligidos intencionalmente a uma pessoa, a fim de obter, dela ou de terceira pessoa, informaes ou confisses, de castig-la por ato que ela ou terceira pessoa tenha cometido ou seja suspeita de ter cometido; de intimidar ou coagir esta pessoa ou outras pessoas; ou por qualquer motivo baseado em discriminao de qualquer natureza; quando tais dores ou sofrimentos so infligidos por um funcionrio pblico ou outra pessoa no exerccio de funes pblicas, ou por sua instigao ou com o seu consentimento ou aquiescncia. Cuidado: Para fins de tipificao, tortura aqui ato realizado por servidor pblico ou instigado por ele. Por tal conveno, o particular, agindo sozinho, no responde pela tortura. Aqui o particular s pratica tortura quando praticada em conjunto com o funcionrio pblico. No se considerar tortura: As dores ou sofrimentos que sejam consequncia unicamente de sanes legtimas, ou que sejam inerentes a tais sanes ou delas decorram. Conveno interamericana para prevenir e punir a tortura - Dec. 98.386/1989 - OEA. S afetar pessoas localizadas nos pases das Amricas (Norte, central e sul). Tortura (Art. 2 do Dec. 98.386/89): E todo ato pelo qual so infligidos intencionalmente a uma pessoa, penas ou sofrimentos fsicos ou mentais, com fins de investigao criminal, como meio de intimidao, como castigo pessoal, como medida preventiva, como pena ou qualquer outro fim.. Entendese tambm como tortura a aplicao, sobre uma pessoa, de mtodos tendentes a anular a personalidade da vtima, ou diminuir sua capacidade fsica ou mental, embora no causem dor fsica ou psquica. No so compreendidos como tortura : As penas ou sofrimentos fsicos ou mentais que sejam unicamente consequncia de medidas legais ou inerentes a elas, contando que no incluam a realizao dos atos ou aplicao dos mtodos a que se referem este artigo. So responsveis pela tortura (Art. 3): a) Os empregados ou funcionrios pblicos que, atuando nesse carter, ordenem sua execuo ou instiguem ou induzam a ela, cometam-na diretamente, ou, podendo impedi-la, no o faam. b) As pessoas que, por instigao dos funcionrios ou empregados pblicos a que se referem a letra a supra, ordenem sua execuo, instiguem ou induzam a ela, cometam-na diretamente ou nela sejam cmplices.

DPC SEMESTRAL 2013 Anotador(a): Tiago Ferreira Complexo Educacional Damsio de Jesus

Mecanismo de Fiscalizao: Criao do comit contra a tortura. Tal comit composto por 10 peritos de elevada reputao moral e reconhecida competncia em matria de direitos humanos (Arts. 17 a 24 do Dec. 40/1991). Alm disso, h a previso de elaborao de relatrios peridicos pelos pases-membros, e tambm peties individuais. Cuidado: O Brasil aderiu ao protocolo facultativo (Dec. 6.085/07).

Fundamentos constitucionais e legais para o combate tortura :

Art. 1, III da CF/88 (Dignidade da pessoa humana): Trata-se da garantia do mnimo a um indivduo, para viabilizar a sua existncia (correlao com o Art. 5, 6 e outros da CF/88). Art. 5, III da CF/88: Ningum ser submetido a tortura, nem a tratamento desumano ou degradante. Art. 5, XLIII da CF/88: XLIII - a lei considerar crimes inafianveis e insuscetveis de graa ou anistia a prtica da tortura , o trfico
ilcito de entorpecentes e drogas afins, o terrorismo e os definidos como crimes hediondos, por eles respondendo os mandantes, os executores e os que, podendo evit-los, se omitirem;

Para a Constituio, tortura inafianvel e insuscetvel de graa ou anistia. Pela tortura devem responder os mandantes, os executores e os que, podendo evit-los, se omitirem. Lei 9.455/1997 - Crimes de tortura: De acordo com a lei, tortura : vide Art. 1 da L 9.455/97.
Art. 1 Constitui crime de tortura: I - constranger algum com emprego de violncia ou grave ameaa, causando-lhe sofrimento fsico ou mental: a) com o fim de obter informao, declarao ou confisso da vtima ou de terceira pessoa; b) para provocar ao ou omisso de natureza criminosa; c) em razo de discriminao racial ou religiosa - (Atentar que no constam os termos origem e sexo); II - submeter algum, sob sua guarda, poder ou autoridade, com emprego de violncia ou grave ameaa, a intenso sofrimento fsico ou mental, como forma de aplicar castigo pessoal ou medida de carter preventivo. Pena - recluso, de dois a oito anos. 1 Na mesma pena incorre quem submete pessoa presa ou sujeita a medida de segurana a sofrimento fsico ou mental, por intermdio da prtica de ato no previsto em lei ou no resultante de medida legal.

2 de 4

2 Aquele que se omite em face dessas condutas, quando tinha o dever de evit-las ou apur-las, incorre na pena de deteno de um a quatro anos. 3 Se resulta leso corporal de natureza grave ou gravssima, a pena de recluso de quatro a dez anos; se resulta morte, a recluso de oito a dezesseis anos. 4 Aumenta-se a pena de um sexto at um tero: I - se o crime cometido por agente pblico; II se o crime cometido contra criana, gestante, portador de deficincia, adolescente ou maior de 60 (sessenta) anos; III - se o crime cometido mediante sequestro. 5 A condenao acarretar a perda do cargo, funo ou emprego pblico e a interdio para seu exerccio pelo dobro do prazo da pena aplicada. 6 O crime de tortura inafianvel e insuscetvel de graa ou anistia. 7 O condenado por crime previsto nesta Lei, salvo a hiptese do 2, iniciar o cumprimento da pena em regime fechado. Art. 2 O disposto nesta Lei aplica-se ainda quando o crime no tenha sido cometido em territrio nacional, sendo a vtima brasileira ou encontrando-se o agente em local sob jurisdio brasileira.

Ateno ao sujeito ativo da prtica de tortura : Pela conveno internacional (ONU), o sujeito ativo da tortura o funcionrio pblico, sendo que o particular s praticar quando instigado por aquele. Pela L 9.455/97, no h restrio quanto ao sujeito ativo da tortura, ou seja, pode ser tanto funcionrio pblico como particular. H situaes nesta lei que demonstram a necessidade de uma qualidade especial do sujeito ativo em algumas situaes ( 1 e 2 do Art. 1). Pela conveno interamericana (OEA), o sujeito ativo da tortura o funcionrio ou empregado pblico, sendo que o particular s praticar quando instigado por aqueles. OBS: Notar, portanto, que os documentos internacionais focam o sujeito ativo da tortura mais nos agentes do Estado.

Incorporao de um tratado de Direitos Humanos (Art. 49, I da CF/88):

1) Negociao + assinatura (Poder Executivo); 2) Referendo congressual (Decreto Legislativo); 3) Ratificao do tratado (Decreto presidencial). Possumos duas convenes com relao tortura: -Dec. 40/91 (internacional - ONU). -Dec. 98.386/89 (interamericana - OEA).

Atualmente so normas supralegais (natureza jurdica), pois foram referendadas na forma de lei ordinria (aprovao por maioria simples na Cmara dos Deputados e no Senado).

3 de 4

CUIDADO: Os tratados de direitos humanos, inclusive com relao ao tema tortura, j tiverem natureza de lei ordinria. O Supremo Tribunal Federal, julgando o RE 466343 (Dez/2008), decidiu que os tratados de direitos humanos so normas supralegais. Conclui-se, portanto, que o tema Tortura combatido por imposio constitucional (Art. 5, III da CF/88); por normas supralegais (Conveno internacional e Conveno interamericana de combate a tortura); bem como por lei ordinria (L 9.455/97). ***No se deve admitir a tortura em hiptese alguma - vide fundamentos acima (ATENO - CONCURSO).

Normas vasocomunicantes ou de interpretao extensiva :

Trata-se de norma prevista em conveno que se aplica em um pas. Exemplo de norma vasocomunicante: Art. 29 do Dec. 678/1992 (Conveno americana de direitos humanos / Pacto de so Jos da costa rica). -Art. 5, 2 do D. 678/1992.

4 de 4

Vous aimerez peut-être aussi