Vous êtes sur la page 1sur 3

Universo Tributrio - O Recolhimento do SIMPLES NACIONAL: regime de caixa ou...

Page 2 of 4

O Recolhimento do SIMPLES NACIONAL: regime de caixa ou de competncia


Classificao: Fraco / 70 Bom
Avaliar Escrito por Francisco Jos Gomes*

Este artigo trata do regime de recolhimento de tributos pelo o Simples Nacional, a ser adotado pelos contribuintes no ms de janeiro de cada exerccio, e dos problemas e virtudes decorrentes da opo. Ele trata ainda da forma de declarar aos muicpios os servios prestados e tomados, para fins de determinao do ISS.
A Autorizao Legal e Conceitos

A Lei Complementar n 123/06, no 3 do seu art. 18 estabeleceu a receita bruta utilizada para apurao da base de clculo do Simples Nacional fosse receita auferida no ms, ou seja, deve ser usado como regra o regime de competncia. Entretanto, no mesmo dispositivo ela permitiu o uso do regime de caixa, nas condies a ser regulamentadas pelo Comit Gestor do Simples Nacional. O Comit Gestor, por meio da Resoluo CGSN n 38/08, regulamentou a adoo do regime de caixa, opcionalmente, a partir da competncia JANEIRO/2009. No regime de competncia, a receita bruta apurada com base no valor do faturamento do ms, ou seja, com base na notas fiscais emitidas e/ou ainda nos servios prestados, com ou sem emisso de documento fiscal. Assim, a apurao fcil e objetiva. No regime de caixa, a receita bruta ou base de clculo apurada com base nos valores efetivamente recebidos no ms, escriturados do livro caixa ou nas contas "caixa" e/ou "bancos" no livro razo. Tambm no difcil, mas exige atualizao da escriturao contbil, conciliao com os extratos bancrios, controles de descontos de duplicatas, cheques devolvidos, cheques reapresentados, dentre outros.
Vantagem do Regime de Caixa

Em um primeiro momento o recolhimento de tributos pelo o regime de caixa proporciona a reduo no valor do imposto a pagar. As empresas que vendem a prazo ganham reforo de capital de giro, pois tero mais tempo para recolher o imposto. Tambm se beneficiam as empresas que possuem elevados nveis de insolvncias (inadimplncia) em suas operaes comerciais.
A opo pelo o Regime de Caixa

A opo pela determinao da base de clculo pelo o regime de caixa dever ser registrada quando da apurao dos valores devidos relativos ao ms de janeiro de cada ano-calendrio no o aplicativo do PG-DAS, disponvel no Portal do Simples Nacional. A deciso pelo o recolhimento de tributos pelo o regime de caixa irretratvel para todo o anocalendrio. Ou seja, uma vez feita no ms de janeiro, no poder ser modificada durante o ano. Para efeito de preenchimento do DAS relativo ao ms de JANEIRO/2009, o aplicativo do PG-DAS exigir que a opo pelo regime contbil seja formalizada ou no. Caso contrrio, o documento no ser emitido.
Problemas com a adoo do Regime de Caixa

Um problema que ocorrer, quando do inicio da opo pelo regime de caixa que os recebimentos de caixa verificados no ms JANEIRO/2009 podem referir-se a receitas registradas no exerccio anterior, portanto j tributadas pelo regime de competncia. Cuidado especial tambm dever ser dispensado para as devolues de cheques de clientes, pois estes podem referir-se a receitas registradas no exerccio anterior ou serem receitas do exerccio corrente, exigindo identificao e segregao na apurao da base de clculo. Na contabilidade deve haver a segregao de recebimentos e devolues de cheques para evitar tributao indevida ou tributao em duplicidade. O artigo 3 da Resoluo CGSN n 38/2008 estabelece que nas prestaes de servios ou operaes com mercadorias a prazo, a parcela no vencida dever obrigatoriamente integrar a base de clculo dos tributos abrangidos pelo Simples Nacional at o ltimo ms do ano-calendrio subseqente quele em que tenha ocorrido a respectiva prestao de servio ou operao com mercadorias. Com isso, as parcelas no recebidas em 2009 devero ser consideradas na base de clculo dos tributos a serem recolhidos at a competncia de dezembro de 2010. A Norma tambm estabelece que a receita auferida e ainda no recebida dever integrar a base de clculo dos tributos abrangidos pelo Simples Nacional, na hiptese de: encerramento de atividade, no ms em que ocorrer o evento; retorno ao regime de competncia, no ltimo ms de vigncia do regime de caixa; excluso do Simples Nacional, no ms anterior ao dos efeitos da excluso.

http://universotributario.com.br/index.php?option=com_content&task=view&id=521&... 11/4/2014

Universo Tributrio - O Recolhimento do SIMPLES NACIONAL: regime de caixa ou... Page 3 of 4

Charges

Declaraes de Servios Prestados

Articulistas Francisco Gomes Artigos publicados Contato

No tocante s Declaraes de Servios Prestados a serem enviadas aos Municpios, no caso das ME e EPP prestadores de servios, ao nosso ver deve ser mantida a informao dos servios prestados e tomados com base no regime de competncia, haja vista que para os municpios esta informao visa saber o montante do faturamento auferido pelas empresas em um determinado ms e facilitar a apurao do Imposto sobre Servios de Qualquer Natureza (ISSQN). A opinio acima decorre do fato de a obrigao do Imposto sobre Servios de Qualquer Natureza (ISSQN) ser determinado por competncia, ou seja, quando h a efetiva prestao do servio que ocorre o fato gerador do imposto.
Produtos e Servios Anuncie Aqui Artigos e Pareceres Articulistas Consulta Cursos e Treinamentos Jurisprudncias Legislao Perguntas e Respostas

Gustavo Barros Artigos publicados Contato

Igor Santiago Artigos publicados Contato

Entretanto, na declarao dos servios prestados, para permitir a confrontao com o valor a ser repassado ao Municpio pela Receita Federal, acho importante que seja aberto um campo para que o contribuinte informe o montante da receita efetivamente recebida no ms, que ser usada com base de clculo. Tambm dever ser aberto campo nas Declaraes de Servios Prestados para que o contribuinte informe, no ms de janeiro de cada exerccio, qual o regime ele ir ser tributado no ano: caixa ou competncia. O problema que ir ocorrer com a declarao por competncia, no caso de opo pelo recolhimento dos tributos pelo o regime de caixa, ser o descompasso das informaes relativas ao faturamento e ao pagamento. Para os municpios que oferecem Declarao como ferramenta para os contribuintes calcular o valor
Enquete

Victor Amorim Artigos publicados Contato

Seja um articulista Saiba como!

Mapa do Site Seu Municpio Web Links Afins Mdias Sociais Atuao Administrao Tributria Administrao Pblica Finanas Pblicas

dos tributos a serem recolhidos pelo o Simples Nacional, se a declarao for com base na competncia, e o contribuinte fizer a opo do recolhimento pelo o regime de caixa, o clculo no ser mais possvel. Os municpios podem determinar que a declarao dos servios prestados e/ou tomados possa ser feita pelo regime de caixa ou pelo o de competncia, mas para tanto devero normatizar a forma a ser adotada.
Dados do Autor

Voc a favor da criao de nova contribuio social para sade? Sim No No tenho opinio formada
Votar Resultados

*Francisco Jos Gomes Auditor de Tributos do Municpio de Fortaleza, Palestrante e professor universitrio; Bacharel em Cincias Contbeis, Especialista em Educao e em Planejamento Tributrio e acadmico do Curso de Direito.

Nossos Parceiros

Depoimentos

Entre em contato com o autor.


Observaes:

Este portal um importante instrumento para os profissionais das reas administrativa, tributria e das finanas pblicas. Aproveitem!Diego Menezes

1. Artigo elaborado em 02/2009 e publicado por autorizao do autor. 2. O portal Universo Tributrio no responsvel pelo o contedo de texto assinados. As opinies contidos nos artigos publicados no refletem, necessriamente, a opinio deste site.
Dados Bibliogrficos:

GOMES, Francisco Jos. O recolhimento do simples nacional: regime de caixa ou de competncia. Universo Tributrio, Fortaleza, ano 01, n 0024/02, 12 Fev 2009. Disponvel em: http://universotributario.com.br/index.php?option=com_content&task=view&id=520&Itemid=104.
Assine nosso RSS

O portal Universo Tributrio surpreendeu pelo seu contedo disponibilizado, pela dinamicidade, pelo seu visual limpo e por ser usual. Parabns! Franze Gomes

Acesso em: (data do acesso)

< Anterior [ Voltar ]

Prximo >

Voc est aqui: Home

Articulistas

Francisco Jos Gomes

O Recolhimento do SIMPLES NACIONAL: regime de caixa ou de competncia

http://universotributario.com.br/index.php?option=com_content&task=view&id=521&... 11/4/2014

Universo Tributrio - O Recolhimento do SIMPLES NACIONAL: regime de caixa ou... Page 4 of 4

ltimas Publicaes PIS e COFINS incidem sobre correo monetria e os juros Senado votar no Plenrio o projeto que altera indexador das dvidas dos estados e municpios Municpios podem ter autonomia para definir proteo ambiental

Contudos mais acessados Regulamento do Imposto sobre Servios de Qualquer Natureza (ISSQN) Decreto n 11.591, de 01/03/2004 Lei n 4.144, de 27/12/1972 (Cdigo Tributrio Municipal)

In Company Cursos e Treinamentos customizados para vossa empresa.

Home

Anuncie Aqui

Fale Conosco

Web Links

Notcias

Copyright 2007 - 2014 Universo Tributrio.

http://universotributario.com.br/index.php?option=com_content&task=view&id=521&... 11/4/2014

Vous aimerez peut-être aussi