Vous êtes sur la page 1sur 7

A importncia dos primeiros socorros A grande maioria dos acidentes poderia ser evitada, porm, quando eles ocorrem,

alguns conhecimentos simples podem diminuir o sofrimento, evitar complicaes futuras e at mesmo salvar vidas. O fundamental saber que, em situaes de emergncia, deve se manter a calma e ter em mente que a prestao de primeiros socorros no exclui a importncia de um mdico. Alm disso, certifique-se de que h condies seguras o bastante para a prestao do socorro sem riscos para voc. No se esquea que um atendimento de emergncia mal feito pode comprometer ainda mais a sade da vtima.

deve ser chamado de Socorrista e sim de atendente de emergncia. Devemos, sempre que possvel, preferir o atendimento destes socorristas e paramdicos, que contam com a formao e equipamentos especiais. Atendimento Especializado: Na maioria das cidades e rodovias importantes possvel acionar o atendimento especializado, que chega ao local do acidente de trnsito em poucos minutos. O que so primeiros socorros? Como o prprio nome sugere, so os procedimentos de emergncia que devem ser aplicados uma pessoa em perigo de vida, visando manter os sinais vitais e evitando o agravamento, at que ela receba assistncia definitiva. Quando devemos prestar socorro? Sempre que a vtima no esteja em condies de cuidar de si prpria. Quais so as primeiras atitudes? Geralmente os acidentes so formados de vrios fatores e comum quem os presencia, ou quem chega ao acidente logo que este aconteceu, deparar com cenas de sofrimento, nervosismo, pnico, pessoas inconscientes e outras situaes que exigem providncias imediatas. Quando no estivermos sozinhos, devemos pedir e aceitar a colaborao de outras pessoas, sempre se deixando liderar pela pessoa que apresentar maior conhecimento e experincia. Se essa pessoa de maior experincia e conhecimento for voc, solicite a ajuda das demais pessoas, com calma e firmeza, demonstrando a cada uma o que deve ser feito, de forma rpida e precisa. Apesar da gravidade da situao devemos agir com calma, evitando o pnico. Transmita confiana, tranqilidade, alvio e segurana aos acidentados que estiverem conscientes, informando que o auxlio j est a caminho. Aja rapidamente, porm dentro dos seus limites. Use os conhecimentos bsicos de primeiros socorros. s vezes, preciso saber improvisar.

O artigo 135 do Cdigo Penal Brasileiro bem claro: deixar de prestar socorro vtima de acidentes ou pessoas em perigo eminente, podendo faz-lo, crime.
Conceitos preliminares Deixar de prestar socorro significa no dar nenhuma assistncia vtima. A pessoa que chama por socorro especializado, por exemplo, j est prestando e providenciando socorro. Qualquer pessoa que deixe de prestar ou providenciar socorro vtima, podendo faz-lo, estar cometendo o crime de omisso de socorro, mesmo que no seja a causadora do evento. A omisso de socorro e a falta de atendimento de primeiros socorros eficiente so os principais motivos de mortes e danos irreversveis nas vtimas de acidentes de trnsito. Os momentos aps um acidente, principalmente as duas primeiras horas so os mais importantes para se garantir a recuperao ou a sobrevivncia das pessoas feridas. Todos os seres humanos so possuidores de um forte esprito de solidariedade e este sentimento que nos impulsiona para tentar ajudar as pessoas em dificuldades. Nestes trgicos momentos, aps os acidentes, muitas vezes entre a vida e a morte, as vtimas so totalmente dependentes do auxlio de terceiros. Acontece que somente o esprito de solidariedade no basta. Para que possamos prestar um socorro de emergncia correto e eficiente, precisamos dominar as tcnicas de primeiros socorros. Algumas pessoas pensam que na hora de emergncia no tero coragem ou habilidade suficiente, mas isso no deve ser motivo para deixar de aprender as tcnicas, porque nunca sabemos quando teremos que utiliz-las. Socorrista: como chamamos o profissional em atendimento de emergncia. Portanto, uma pessoa que possui apenas o curso bsico de Primeiros Socorros no

Veja como proceder nos casos abaixo: Choque eltrico Corpos estranhos e asfixia Enfarte e parada crdio-respiratria Fraturas, entorses, luxaes e contuses Envenenamentos

Picada de cobra Queimaduras Sangramentos Transporte de vtimas

O choque eltrico, geralmente causado por altas descargas, sempre grave, podendo causar distrbios na circulao sangunea e, em casos extremos, levar parada crdio-respiratria. Na pele, podem aparecer duas pequenas reas de queimaduras (geralmente de 3 grau) - a de entrada e de sada da corrente eltrica. Primeiras providncias Desligue o aparelho da tomada ou a chave geral. Se tiver que usar as mos para remover uma pessoa, envolva-as em jornal ou um saco de papel. Empurre a vtima para longe da fonte de eletricidade com um objeto seco, no-condutor de corrente, como um cabo de vassoura, tbua, corda seca, cadeira de madeira ou basto de borracha. Enquanto o ajudante enche os pulmes, soprando adequadamente para insufl-los, pressione o peito a intervalos curtos de tempo, at que o corao volte a bater. Esta seqncia deve ser feita da seguinte forma: se voc estiver sozinho, faa dois sopros para cada quinze presses no corao; se houver algum ajudando-o, faa um sopro para cada cinco presses. Asfixia Crianas pequenas podem, acidentalmente, introduzir objetos nas cavidades do corpo, em especial no nariz, boca e ouvidos. Estes objetos so, na maioria das vezes, peas de brinquedos, sementes, moedas, bolinhas de papel e grampos. Se houver asfixia, a vtima apresentar pele azulada e respirao difcil ou ausente. No ouvido No tente retirar objetos profundamente introduzidos, nem coloque nenhum instrumento no canal auditivo. No bata na cabea para que o objeto saia, a no ser que se trate de um inseto vivo. Pingue algumas gotas de leo mineral morno (vire a cabea para que o leo e o objeto possam escorrer para fora), e procure ajuda mdica especializada imediatamente.

O que fazer Se houver parada crdio-respiratria, aplique a ressucitao. Cubra as queimaduras com uma gaze ou com um pano bem limpo. Se a pessoa estiver consciente, deite-a de costas, com as pernas elevadas. Se estiver inconsciente, deite-a de lado. Se necessrio, cubra a pessoa com um cobertor e mantenha-a calma. Procure ajuda mdica imediata.

A ressucitao crdio-pulmonar Com a pessoa no cho, coloque uma mo sobre a outra e localize a extremidade inferior do osso vertical que est no centro do peito (o chamado osso esterno).

Nos olhos No deixe a vtima esfregar ou apertar os olhos, pingue algumas gotas de soro fisiolgico ou de gua morna no olho atingido. Se isso no resolver, cubra os 2 olhos com compressas de gaze, sem apertar, e procure um mdico. Se o objeto estiver cravado no olho, no tente retir-lo, cubra-os e procure ajuda mdica. Se no for possvel fechar os olhos, cubra-os com um cone de papel grosso (por exemplo, um copo) e procure ajuda mdica imediata.

No nariz Ao mesmo tempo, uma outra pessoa deve aplicar respirao boca-a-boca, firmando a cabea da pessoa e fechando as narinas com o indicador e o polegar, mantendo o queixo levantado para esticar o pescoo. Instrua a vtima para respirar somente pela boca, orientando-a para assoar o nariz. No introduza nenhum instrumento nas narinas para retirar o objeto. Se ele no sair, procure auxlio mdico.

Objetos engolidos

Nunca tente puxar os objetos da garganta ou abrir a boca para examinar o seu interior. Deixe a pessoa tossir com fora, este o recurso mais eficiente quando no h asfixia. Se o objeto tem arestas ou pontas e a pessoa reclamar de dor, procure um mdico. Se a pessoa no consegue tossir com fora, falar ou chorar, sinal de que o objeto est obstruindo as vias respiratrias, o que significa que h asfixia.

Se houver parada crdio-respiratria, aplique a ressucitao crdio-pulmonar.

Parada crdio-respiratria O que acontece Em decorrncia da gravidade de um acidente, pode acontecer a parada crdio-respiratria, levando a vtima a apresentar, alm da ausncia de respirao e pulsao, inconscincia, pele fria e plida, lbios e unhas azulados.

O que fazer:

O que no fazer Aplique a chamada "manobra de Heimlich". Fique de p ao lado e ligeiramente atrs da vtima. A cabea da pessoa deve estar mais baixa que o peito. Em seguida, d 4 pancadas fortes no meio das costas, rapidamente com a mo fechada. A sua outra mo deve apoiar o peito do paciente. Se o paciente continuar asfixiado, fique de p, atrs, com seus braos ao redor da cintura da pessoa. Coloque a sua mo fechada com o polegar para dentro, contra o abdmen da vtima, ligeiramente acima do umbigo e abaixo do limite das costelas. Agarre firmemente o pulso com a outra mo e exera um rpido puxo para cima. Repita, se necessrio, 4 vezes numa seqncia rpida. Se a vtima for um beb ou criana pequena, deite-a de bruos apoiando no seu brao. D 4 pancadas fortes, mas sem machuc-lo. Mantenha o beb apoiado no seu brao, virado de costas, com a cabea mais baixa que o resto do corpo, e apie 2 ou 3 dedos no seu abdmen, ligeiramente acima do umbigo e abaixo da caixa torcica. Pressione as pontas dos dedos com um ligeiro alongamento ascendente. Se necessrio, repetir 4 vezes. Procure auxlio mdico. No d nada vtima para comer, beber ou cheirar, na inteno de reanim-la. S aplique os procedimentos que se seguem se tiver certeza de que o corao no esta batendo.

Procedimentos preliminares Se o ferido estiver de bruos e houver suspeita de fraturas, mova-o, rolando o corpo todo de uma s vez, colocando-o de costas no cho. Faa isso sempre com o auxlio de mais duas ou trs pessoas, para no virar ou dobrar as costas ou pescoo, evitando assim lesar a medula quando houver vrtebras quebradas. Verifique ento se h alguma coisa no interior da boca que impea a respirao. A ressucitao crdio-pulmonar

O enfarte ou ataque cardaco, mais precisamente chamado de infarto do miocrdio, a obstruo de uma artria, impedindo o fluxo sanguneo para uma rea do corao, lesando-a. Ele pode ser fatal, por isso necessita de ajuda mdica imediata. O que fazer Providencie auxlio mdico imediato. Deixe o paciente em posio confortvel, mantendo-o calmo, aquecido e com as roupas afrouxadas.

Com a pessoa no cho, coloque uma mo sobre a outra e localize a extremidade inferior do osso vertical que est no centro do peito (chamado osso esterno).

Ao mesmo tempo, uma outra pessoa deve aplicar respirao boca-a-boca, firmando a cabea da pessoa e fechando as narinas com o indicador e o polegar, mantendo o queixo levantado para esticar o pescoo.

Solicite assistncia mdica, enquanto isso, mantenha a pessoa calma e aquecida. Verifique se o ferimento no interrompeu a circulao sangunea. Imobilize o osso ou articulao atingido com uma tala. Mantenha o local afetado em nvel mais elevado que o resto do corpo e aplique compressas de gelo para diminuir o inchao, a dor e a progresso do hematoma.

Entorses a toro de uma articulao, com leso dos ligamentos (estrutura que sustenta as articulaes). Os cuidados so semelhantes aos da fratura fechada. Luxao o deslocamento de um ou mais ossos para fora da sua posio normal na articulao. Os primeiros socorros so tambm semelhantes aos da fratura fechada. Lembre-se de que no se deve fazer massagens na regio, nem tentar recolocar o osso no lugar.

Enquanto o ajudante enche os pulmes, soprando adequadamente para insufl-los, pressione o peito a intervalos curtos de tempo, at que o corao volte a bater. Esta seqncia deve ser feita da seguinte forma: se voc estiver sozinho, faa dois sopros para cada quinze presses no corao; se houver algum ajudando-o, faa um sopro para cada cinco presses. Fratura a quebra de um osso causada por uma pancada muito forte, uma queda ou esmagamento. H dois tipos de fraturas: as fechadas, que, apesar do choque, deixam a pele intacta, e as expostas, quando o osso fere e atravessa a pele. As fraturas expostas exigem cuidados especiais, portanto, cubra o local com um pano limpo ou gaze e procure socorro imediato. Fratura fechada - sinais indicadores Dor ou grande sensibilidade em um osso ou articulao. Incapacidade de movimentar a parte afetada, alm do adormecimento ou formigamento da regio. Inchao e pele arroxeada, acompanhado de uma deformao aparente do membro machucado.

Contuso uma rea afetada por uma pancada ou queda sem ferimento externo. Pode apresentar sinais semelhantes aos da fratura fechada. Se o local estiver arroxeado, sinal de que houve hemorragia sob a pele (hematoma). Improvise uma tala Amarre delicadamente o membro machucado (braos ou pernas) a uma superfcie, como uma tbua, revista dobrada, vassoura ou outro objeto qualquer. Use tiras de pano, ataduras ou cintos, sem apertar muito para no dificultar a circulao sangunea. Improvise uma tipia Utilize um pedao grande de tecido com as pontas presas ao redor do pescoo. Isto serve para sustentar um brao em casos de fratura de punho, antebrao, cotovelo, costelas ou clavcula. S use a tipia se o brao ferido puder ser flexionado sem dor ou se j estiver dobrado. ENVENENAMENTO O que acontece Medicamentos, plantas, produtos qumicos e substncias corrosivas so os principais causadores de envenenamentos ou intoxicao, especificamente em crianas. Os sinais e sintomas mais comuns so queimaduras nos lbios e na boca, hlito com cheiro da substncia ingerida, vmitos, alterao da pulsao,

O que no fazer No movimente a vtima at imobilizar o local atingido. No d qualquer alimento ao ferido, nem mesmo gua.

O que fazer

perda de conscincia, convulses e, eventualmente, parada crdio-respiratria. O que no fazer Se a vtima estiver inconsciente, no provoque vmitos. No induza o vmito se a substncia ingerida for corrosiva ou derivada de petrleo (removedor, gasolina, querosene, polidores, ceras, aguarrs, thinner, graxas, amnia, soda custica, gua sanitria, etc). Estes produtos causam queimaduras quando ingeridos e podem provocar novas queimaduras durante o vmito ou liberar gases txicos para os pulmes.

Mantenha o local da mordida abaixo do nvel do corao. Em seguida, limpe-o com gua e sabo. Compressas de gelo ou gua fria retardam os efeitos do veneno.

Queimaduras Os mais comuns acidentes domsticos Podem derivar de contatos com fogo, objetos quentes, gua fervente ou vapor, com substncias qumicas, irradiaes solar ou com choque eltrico. O que acontece As queimaduras leves (de 1 grau) se manifestam com vermelhido, inchao e dor. Nas queimaduras de 2 grau a dor mais intensa e normalmente aparecem bolhas ou umidade na regio afetada. J nas queimaduras graves de 3 grau a pele se apresenta esbranquiada ou carbonizada e h pouca ou nenhuma dor. Ateno Se as roupas tambm estiverem em chamas, no deixe a pessoa correr. Se necessrio, derrube-a no cho e cubra-a com um tecido como cobertor, tapete ou casaco, ou faa rolar no cho. Em seguida, procure auxlio mdico imediatamente.

O que fazer Se possvel, identifique o tipo de veneno ingerido e a quantidade. Se a vtima estiver consciente, induza vmitos se o agente txico for medicamentos, plantas, comida estragada, lcool, bebidas alcolicas, cosmticos, tinta, fsforo, naftalina, veneno para ratos ou gua oxigenada. Observao: a induo ao vmito feita atravs da ingesto de uma colher de sopa de xarope de Ipeca e um copo de gua, ou estimulando a garganta com o dedo. Se a pessoa estiver inconsciente ou tendo convulses, no induza ao vmito. Aplique, se necessrio, a respirao crdio-pulmonar e procure socorro mdico imediato.

Picada de cobra O que acontece Aproximadamente 1% das picadas de cobras venenosas so fatais quando a vtima no socorrida a tempo. Mesmo que seja impossvel reconhecer a cobra que causou o acidente, necessrio procurar um mdico, enquanto mantm-se a vtima deitada e calma. Sinais indicadores Inchao e dores, com sensao de formigamento no local da mordida. Manchas rosas na pele. Pulso acelerado. Fraqueza e viso turva. Nuseas, vmitos e dificuldades para respirar.

O que no fazer No toque a rea afetada. Nunca fure as bolhas. No tente retirar pedaos de roupa grudados na pele. Se necessrio, recorte em volta da roupa que est sobre a regio afetada. No use manteiga, pomada, creme dental ou qualquer outro produto domstico sobre a queimadura. No cubra a queimadura com algodo. No use gelo ou gua gelada para resfriar a regio.

O que fazer Se a queimadura for de pouca extenso, resfrie o local com gua fria imediatamente. Seque o local delicadamente com um pano limpo ou chumaos de gaze. Cubra o ferimento com compressas de gaze. Em queimaduras de 2 grau, aplique gua fria e cubra a rea afetada com compressas de gaze embebida em vaselina estril. Mantenha a regio queimada mais elevada do que o resto do corpo, para diminuir o inchao. D bastante lquido para a pessoa ingerir e, se houver muita dor, um analgsico. Se a queimadura for extensa ou de 3 grau, procure um mdico imediatamente.

O que no fazer: No d lcool a vtima, sedativos ou aspirinas. Nunca faa cortes ou incises. O uso do torniquete contra-indicado.

O que fazer Solicite socorro mdico imediato.

Queimaduras qumicas - o que fazer Como as queimaduras qumicas so sempre graves, retire as roupas da vtima rapidamente, tendo o cuidado de no queimar as prprias mos. Lave o local com gua corrente por 10 minutos (se forem os olhos, 15 minutos), enxugue delicadamente e cubra com um curativo limpo e seco. Procure ajuda mdica imediata.

No deve tentar retirar corpos estranhos dos ferimentos; No deve aplicar substncias como p de caf ou qualquer outro produto.

Sangramentos internos - como verificar o que fazer Acidentes graves, sobretudo com a presena de fraturas podem causar sangramentos internos. A hemorragia interna pode levar rapidamente ao estado de choque e, por isso, a situao deve ser acompanhada e controlada com muita ateno para os sinais externos: pulso fraco e acelerado, pele fria e plida, mucosas dos olhos e da boca brancas, mos e dedos arroxeados pela diminuio da irrigao sangunea, sede, tontura e inconscincia. No d alimentos vtima e nem aquea demais com cobertores. Pea auxlio mdico imediato.

Queimaduras solares - o que fazer Refresque a pele com compressas frias. Faa a pessoa ingerir bastante lquido, mantendo-a na sombra, em local fresco e ventilado. Procure ajuda mdica.

As hemorragias Sangramentos nasais - o que fazer O controle da hemorragia deve ser feito imediatamente, pois uma hemorragia abundante e no controlada pode causar morte em 3 a 5 minutos. A hemorragia externa a perda de sangue ao rompimento de um vaso sanguneo (veia ou artria). Quando uma artria atingida, o perigo maior. Nesse caso, o sangue vermelho vivo e sai em jatos rpidos e fortes. Quando as veias so atingidas, o sangue vermelho escuro, e sai de forma lenta e contnua. A hemorragia interna o resultado de um ferimento profundo com leso de rgos internos. Incline a cabea da pessoa para a frente, sentada, evitando que o sangue v para a garganta e seja engolido, provocando nuseas. Comprima a narina que sangra e aplique compressas frias no local. Depois de alguns minutos, afrouxe a presso vagarosamente e no assoe o nariz. Se a hemorragia persistir, volte a comprimir a narina e procure socorro mdico.

Torniquetes - o que fazer O torniquete deve ser aplicado apenas em casos extremos e como ltimo recurso quando no h a parada do sangramento. Veja como: Amarre um pano limpo ligeiramente acima do ferimento, enrolando-o firmemente duas vezes. Amarre-o com um n simples. Em seguida, amarre um basto sobre o n do tecido. Tora o basto at estancar o sangramento. Firme o basto com as pontas livres da tira de tecido. Marque o horrio em que foi aplicado o torniquete. Procure socorro mdico imediato. Desaperte-o gradualmente a cada 10 ou 15 minutos, para manter a circulao do membro afetado.

Sangramentos externos - o que fazer Procure manter o local que sangra em plano mais elevado que o corao. Pressione firmemente o local por cerca de 10 minutos, comprimindo com um pano limpo dobrado ou com uma das mos. Se o corte for extenso, aproxime as bordas abertas com os dedos e mantenha unidas. Ainda, caso o sangramento no cesse, pressione com mais firmeza por mais 10 minutos. Quando parar de sangrar, cubra o ferimento com uma gaze e prenda-a com uma atadura firme, mas que permita a circulao do sangue. Se o sangramento persistir atravs do curativo, ponha novas ataduras, sem retirar as anteriores, evitando a remoo de eventuais cogulos. Observao: Quando houver sangramentos intensos nos membros e a compresso no for suficiente para estanc-los, comprima a artria ou a veia responsvel pelo sangramento contra o osso, impedindo a passagem de sangue para a regio afetada.

A remoo ou movimentao de um acidentado deve ser feita com um mximo de cuidado, a fim de no agravar as leses existentes. Antes da remoo da vtima, devem-se tomar as seguintes providncias: Se houver suspeita de fraturas no pescoo e nas costas, evite mover a pessoa. Para pux-la para um local seguro, mova-a de costas, no sentido do comprimento com o auxlio de um casaco ou cobertor.

O que no deve fazer

Para ergu-la, voc e mais duas pessoas devem apoiar todo o corpo e coloc-la numa tbua ou maca, lembrando que a maca o melhor jeito de se transportar uma vtima. Se precisar improvisar uma maca, use pedaos de madeira, amarrando cobertores ou palets. Apie sempre a cabea, impedindo-a de cair para trs. Na presena de hemorragia abundante, a movimentao da vtima podem levar rapidamente ao estado de choque. Se houver parada respiratria, inicie imediatamente a respirao boca-a-boca e faa massagem cardaca. Imobilize todos os pontos suspeitos de fratura. Se houver suspeita de fraturas, amarre os ps do acidentado e o erga em posio horizontal, como um s bloco, levando at a sua maca. No caso de uma pessoa inconsciente, mas sem evidncia de fraturas, duas pessoas bastam para o levantamento e o transporte. Lembre-se sempre de no fazer movimentos bruscos.

Ateno Movimente o acidentado o menos possvel. Evite arrancadas bruscas ou paradas sbitas durante o transporte. O transporte deve ser feito sempre em baixa velocidade, por ser mais seguro e mais cmodo para a vtima. No interrompa, sob nenhum pretexto, a respirao artificial ou a massagem cardaca, se estas forem necessrias. Nem mesmo durante o transporte.

FONTE: http://www.webciencia.com/23_menu.htm ACESSADO EM 22/07/2010.

Vous aimerez peut-être aussi