Vous êtes sur la page 1sur 57

Projector Digital MS513P/MX514P Manual do Utilizador

Bem-vindo

Tabela de contedos
Instrues importantes de segurana........................3 Introduo ..........................7
Funcionalidades do projector ............... 7 Contedo da embalagem ...................... 8 Vista exterior do projector.................... 9 Controlos e funes............................. 10 Criar o seu prprio ecr de arranque................................................32 Ajustar o som .......................................32 Desligar o projector .............................33 Desligar directamente ..........................33 Funcionamento do menu ....................34

Manuteno ......................44
Cuidados com o projector ...................44 Informaes da lmpada .....................45

Posicionar o projector............................13
Escolher um local ................................ 13 Obter o tamanho ideal de projeco de imagem........................... 14

Resoluo de avarias .........51 Especificaes....................52


Especificaes do projector .................52 Dimenses ............................................53 Montagem no tecto..............................53 Tabela de tempos .................................54

Ligaes .............................15
Ligao a dispositivos fonte de vdeo..................................................... 16

Funcionamento.................17
Ligar o projector .................................. 17 Ajustar a imagem projectada .............. 18 Utilizar os menus................................. 20 Segurana do projector ....................... 21 Alterao do sinal de entrada.............. 23 Aumentar e procurar pormenores ..... 24 Seleccionar o formato de imagem ...... 24 Optimizar a imagem............................ 26 Definir o temporizador de apresentao ........................................ 29 Operaes remotas de pgina ............. 30 Congelar a imagem.............................. 30 Ocultar a imagem ................................ 31 Bloqueio dos botes de controlo ........ 31 Funcionamento em reas de grande altitude..................................... 31
2 Tabela de contedos

Informaes sobre a garantia e direitos de autor ..................................57

Instrues importantes de segurana


O seu projector foi concebido e testado de forma a satisfazer as mais recentes normas relativas segurana de equipamento informtico e tecnolgico. Contudo, para garantir uma utilizao segura deste produto, importante que siga as instrues mencionadas neste manual e indicadas no produto.

Instrues de segurana
1. Leia este manual antes de utilizar o projector. Guarde-o para consultas posteriores. 5. Em alguns pases, a tenso da corrente NO estvel. Este projector foi concebido para funcionar com segurana com uma tenso de rede entre 100 e 240 volts CA, mas pode falhar caso se registem quebras ou picos de corrente de 10 volts. Em reas onde a tenso de rede possa sofrer flutuaes ou cortes, recomenda-se que ligue o projector a um estabilizador de corrente, um protector contra picos de tenso ou uma fonte de alimentao ininterrupta (UPS).

2.

No olhe directamente para a lente do projector durante o funcionamento. O intenso feixe de luz pode ferir-lhe os olhos.

6. 3. A manuteno s deve ser efectuada por tcnicos qualificados.

No tape a lente com nenhum objecto, uma vez que isto poderia aquecer e deformar esse objecto, ou mesmo provocar um incndio. Para desligar temporariamente a lmpada, prima ECO BLANK no projector ou no telecomando.

4.

Abra sempre o obturador da lente (caso exista) ou retire a respectiva tampa (caso exista) quando a lmpada do projector estiver acesa.

Instrues importantes de segurana

Instrues de segurana (continuao)


7. A lmpada atinge temperaturas 10. extremamente elevadas durante o funcionamento. Antes de retirar o conjunto da lmpada para substituio, deixe o projector arrefecer durante cerca de 45 minutos. No coloque este produto num carro, bancada ou mesa que sejam instveis. O produto pode cair e sofrer danos graves.

11. 8. No utilize lmpadas que j tenham excedido o prazo de validade. Embora seja raro, as lmpadas podem partir caso sejam utilizadas excessivamente para alm do prazo de validade.

No tente desmontar o projector. Existem altas tenses no interior que podem provocar a morte, caso entre em contacto com peas sob tenso. A nica pea que pode ser manuseada pelo utilizador a lmpada, que tem a sua prpria tampa removvel. Nunca deve desmontar ou remover qualquer uma das tampas. A manuteno s deve ser efectuada por tcnicos devidamente qualificados.

9.

Apenas substitua o conjunto da lmpada ou quaisquer componentes electrnicos depois de desligar o projector.

12.

Quando o projector estiver a funcionar, poder sentir algum ar aquecido e odor da grelha de ventilao. Trata-se de um fenmeno natural e no de um defeito do produto.

Instrues importantes de segurana

Instrues de segurana (continuao)


13. No coloque o projector em nenhum dos seguintes ambientes.
- Espaos fechados ou com fraca ventilao. Deixe uma distncia mnima de 50 cm at s paredes, de forma a deixar o ar circular livremente em redor do projector. - Locais em que as temperaturas possam atingir nveis excessivamente elevados, tais como o interior de uma viatura com as janelas completamente fechadas. - Locais em que humidade excessiva, poeiras ou fumo de cigarro possam contaminar os componentes pticos, reduzindo a vida til do projector e escurecendo a imagem.

14.

No bloqueie os orifcios de ventilao.


- No coloque este projector sobre um cobertor, roupa de cama ou qualquer outra superfcie macia. - No tape o projector com um pano ou qualquer outro material. - No coloque substncias inflamveis junto do projector.

15.
- Locais junto de alarmes de incndios - Locais com uma temperatura ambiente superior a 40C/104F - Locais em que a altitude superior a 3000 m (10000 ps).

Se os orifcios de ventilao forem seriamente obstrudos, o sobreaquecimento no interior do projector pode provocar um incndio. Coloque sempre o projector numa superfcie nivelada e horizontal durante o funcionamento.
- No utilize se a inclinao estiver a um ngulo superior a 10 graus, da esquerda para a direita, nem a um ngulo superior a 15 graus da frente para trs. Utilizar um projector que no esteja completamente horizontal poder provocar o mau funcionamento ou danificar a lmpada.

3.000 m (10000 ps)

0m (0 ps)

16.

No coloque o projector na vertical. Caso contrrio, poder provocar a queda do projector, causando ferimentos ou danos no projector.

Instrues importantes de segurana

Instrues de segurana (continuao)


17. No utilize o projector como degrau, nem coloque objectos pesados sobre o mesmo. Alm dos provveis danos fsicos no projector, este comportamento poder provocar acidentes e eventuais leses.

Montagem do projector no tecto


Queremos que desfrute de uma experincia agradvel ao utilizar o seu projector BenQ; por isso, chamamos a sua ateno para a questo da segurana, de modo a evitar possveis danos pessoais e de propriedade. Se pretender montar o projector no tecto, recomendamos vivamente a utilizao de um kit adequado de montagem no tecto para projectores BenQ e que se certifique da perfeio e segurana da instalao.

18.

No coloque lquidos junto ou sobre o projector. O derramamento de lquidos para o interior do projector pode provocar avarias. Se o projector ficar molhado, desligue-o da tomada de alimentao da fonte e contacte a BenQ para pedir assistncia tcnica.

Se utilizar um kit de montagem no tecto para projectores de uma marca que no a BenQ, existe o risco de queda do projector devido a uma instalao incorrecta, provocada pela utilizao de parafusos com um comprimento ou calibre incorrectos. Pode adquirir um kit de montagem no tecto para projectores BenQ no local onde adquiriu o projector BenQ. A BenQ recomenda a aquisio de um cabo de segurana separado compatvel com bloqueio Kensington, que deve ser instalado, de forma segura, na ranhura para bloqueio Kensington no projector e na base do suporte de montagem no tecto. Este cabo ir funcionar como uma segurana adicional para a fixao do projector, caso o suporte de montagem se solte.
Hg - Lmpada contm mercrio. Trate dela de acordo com as leis locais de gesto de resduos. Consulte www.lamprecycle.org.

19.

Este produto tem capacidade para projectar imagens invertidas, para instalao de montagem no tecto.
Utilize apenas o Kit de Montagem no Tecto da BenQ para efectuar a montagem do projector e certifique-se que fica instalado com segurana.

20.

Este aparelho tem de ser ligado terra.

Instrues importantes de segurana

Introduo
Funcionalidades do projector
O projector inclui projeco por motor ptico de alto desempenho e um design amigvel para maior fiabilidade e facilidade de utilizao. O projector oferece as seguintes funcionalidades.

ECO BLANK - Com a tecnologia Philips ImageCare, a funo Eco Blank poupar at 70% da energia da lmpada ao mesmo tempo que a imagem ocultada Definies de rede permitem a gesto do estado do projector, a partir de um computador com um navegador web Funo 3D para desfrutar de filmes, vdeos e eventos desportivos numa forma ainda mais realista, apresentando profundidade de imagens Cores brilhantes/VIDI para uma imagem com cores mais realistas e vibrantes Legendas para mostrar dilogo, narrao e efeitos sonoros de programas TV e vdeos Sada audio varivel Correco da cor da parede, permitindo a projeco em superfcies de vrias cores predefinidas Procura automtica rpida a acelerar o processo de deteco de sinal Funo seleccionvel de proteco com palavra-passe A gesto de cor 3D permite ajustar as cor sua preferncia Opo de arrefecimento rpido, que arrefece o projector em menos tempo Temporizador de apresentaes, para ajudar a controlar o tempo durante as apresentaes Regulao automtica de um boto para visualizao da melhor qualidade de imagem Correco de distoro digital para corrigir imagens distorcidas Controlo regulvel do equilbrio da cor para visualizao de dados/vdeo Capacidade para reproduzir 1,07 bilies de cores Menus de ecr (OSD) multilingues Modos comutveis normal e econmico, para reduzir o consumo de energia Altifalantes integrados que proporcionam um som mono misto quando ligada uma entrada de udio Compatibilidade com HDTV (YPbPr)
A luminosidade aparente da imagem projectada varia consoante as condies de luz ambiente, as definies de contraste/luminosidade da fonte de entrada seleccionada, e directamente proporcional distncia de projeco. A luminosidade da lmpada diminui ao longo do tempo e poder variar consoante as especificaes dos fabricantes da lmpada. Este comportamento normal e esperado.

Introduo

Contedo da embalagem
Abra cuidadosamente a embalagem e verifique se tem todos os itens mostrados abaixo. Se faltar algum dos itens, entre em contacto com o local onde adquiriu o equipamento.

Acessrios padro
Os acessrios fornecidos sero adequados para a sua regio e podero ser diferentes dos ilustrados. *O carto de garantia fornecido apenas para algumas regies especficas. Consulte seu revendedor para obter informaes detalhadas.

Projector

Cabo de alimentao

Cabo VGA

Guia de iniciao rpida

CD do Manual do Utilizador

Carto de garantia*

Telecomando com pilha


Retire a lingueta antes de utilizar o telecomando.

Acessrios opcionais
1. 2. Conjunto de lmpada sobresselente Kit para montagem na parede 3. 4. Cabo RS232 Bolsa suave de transporte

Introduo

Vista exterior do projector


Parte frontal/superior
2 1 5

1. 2. 3. 4. 5. 6. 6 7. 7 8. 9. 8 10. 9 11. 12. 13. 14. 15. 16. 17. 18. 19. 20. 21. 22.

Parte traseira/inferior
14 15 16 17 18 19 20 21

10

Tampa da lmpada Painel de controlo externo (Consulte "Controlos e funes" na pgina 10 para mais informaes.) Ventilao (sada de ar quente) Boto de desengate rpido Anel de focagem e de zoom Ventilao (entrada de ar frio) Grelha do altifalante Sensor frontal IR do telecomando Lente de projeco Tomada de alimentao CA P regulador traseiro Orifcios para montagem no tecto P regulador frontal Porta de controlo RS232 Porta USB Porta de entrada HDMI Tomada de sada de sinal RGB Tomada de entrada de sinal RGB (PC)/ Component Vdeo (YPbPr/ YCbCr) Tomada de entrada S-Vdeo Tomada de entrada de vdeo Tomadas de entrada de udio (L/R) Tomadas de entrada de udio Tomada de sada de udio Ranhura para bloqueio anti-roubo Kensington

12 11 13

22

Introduo

Controlos e funes
Projector
1 2 8 9 3 4 5 6 7 10 11 12 13 14 11

8.

TEMP (Luz de aviso da temperatura) Acende-se a vermelho se a temperatura do projector estiver demasiado alta. POWER (Luz indicadora POWER) Acende-se ou fica intermitente quando o projector est em funcionamento. Auto Determina automaticamente as melhores temporizaes para a imagem apresentada. Distoro/Botes de Setas ( / Para cima, / Para baixo) Corrige manualmente as imagens distorcidas resultantes dos ngulos de projeco.

9.

10.

11.

1. 2. 3.

Anel de focagem Ajusta a focagem da imagem projectada. Anel de zoom Ajusta o tamanho da imagem. LAMP (Luz indicadora LAMP) 12.

LIGAR/DESLIGAR Alterna o projector entre ligado e o modo de espera. Direita/ Aumenta o volume do projector. Quando o menu de ecr est activo, os botes 5, #11 e #13 so usados como setas de direco, para seleccionar os itens do menu pretendidos e para fazer ajustes. SOURCE Apresenta a barra de seleco da origem.

4.

Indica o estado da lmpada. Acende-se ou fica intermitente quando a lmpada tiver 13. algum problema. MENU/EXIT Liga o menu de ecr. Regressa ao menu de ecr anterior, sai e guarda as definies do menu.

5. 6.

Esquerda/ Diminui o volume do projector. MODE/ENTER Selecciona um modo de configurao de imagem disponvel. Activa o item de menu de ecr (OSD) seleccionado. ECO BLANK Utilizado para ocultar a imagem do ecr.

14.

7.

10

Introduo

Telecomando
9.
8 1 2 9 10 11 12 13 9 14 15 16

Distoro/Botes de Setas ( cima, / Para baixo)

Para

10.

Corrige manualmente as imagens distorcidas resultantes dos ngulos de projeco. Auto Determina automaticamente as melhores temporizaes para a imagem apresentada. Direita Quando o menu de ecr est activo, os botes 3, #9 e #11 so usados como setas de direco, para seleccionar os itens do menu pretendidos e para fazer ajustes. SOURCE Apresenta a barra de seleco da origem. MODE/ENTER Selecciona um modo de configurao de imagem disponvel. Activa o item de menu de ecr (OSD) seleccionado. Timer On Activa ou exibe um temporizador no ecr, baseado na sua prpria definio do temporizador. Timer Set up Acede directamente definio do temporizador de apresentao. PAGE UP/PAGE DOWN Trabalhe com o seu software de imagem (num PC ligado) que responde a comandos page up/down (como o Microsoft PowerPoint).

3 4 5 6 7

11.

12. 1. LIGAR/DESLIGAR Alterna o projector entre ligado e o modo de espera. Congelar Congela a imagem projectada. Esquerda ECO INTELIG Apresenta a barra de seleco do modo de lmpada. ECO BLANK Utilizado para ocultar a imagem do ecr. Digital Zoom (+, -) Amplia ou reduz o tamanho da imagem projectada. Volume +/Ajusta o nvel de som. MENU/EXIT Liga o menu de ecr. Regressa ao menu de ecr anterior, sai e guarda as definies do menu. 16. 14. 13.

2. 3. 4.

5. 6.

15.

7. 8.

Introduo

11

Alcance do telecomando
O sensor de infravermelhos (IV) do controlo remoto est localizado na parte frontal do projector. Para funcionar correctamente, o telecomando deve ser utilizado a um ngulo mximo de 30 graus, perpendicular aos sensores IR do projector. A distncia entre o telecomando e os sensores no deve ser superior a 8 metros (~ 26 ps). Certifique-se de que no existem obstculos entre o telecomando e os sensores IR do projector, que possam obstruir o feixe de infravermelhos. Controlar o projector frente

Ap rox . +1 5

Substituio da pilha do telecomando


1. 2. 3.

Puxe o compartimento da pilha. Insira a pilha nova no compartimento. A polaridade positiva deve estar virada para fora. Empurre o compartimento para dentro do telecomando.
Evite humidade e calor excessivos. Podem ocorrer danos na pilha se esta for mal substituda. Substitua-a apenas pelo mesmo tipo, ou equivalente, recomendado pelo fabricante. Deite fora a pilha usada, de acordo com as instrues do fabricante da mesma. Nunca atire uma pilha para o fogo. Pode haver o risco de exploso. Se a pilha j no tiver carga ou se no vai usar o telecomando durante um perodo de tempo prolongado, deve retirar a pilha para evitar que o cido escape para o respectivo compartimento.

Siga as instrues ilustradas. Mantenha premido o brao de fixao, enquanto puxa o compartimento da pilha.

12

Introduo

Posicionar o projector
Escolher um local
O projector foi concebido para ser instalado numa das quatro seguintes posies de instalao: 1. Mesa Frontal Seleccione esta posio com o projector colocado sobre a mesa em frente do ecr. Esta a maneira mais comum de posicionar o projector, para uma definio rpida e maior facilidade de transporte. 3. Retroproj. Tecto Seleccione esta posio com o projector suspenso no tecto em posio invertida e por detrs do ecr. Note que para esta instalao so necessrios um ecr especial para retroprojeco e um Kit de Montagem no Tecto para Projectores BenQ. Defina Retroproj. tecto no menu DEFIN. SISTEMA: Bsica > Posio do projector depois de ligar o projector.

2. Tecto Frontal Seleccione esta posio com o projector suspenso no tecto em posio invertida e de frente para o ecr. Adquira o Kit de Montagem no Tecto para Projectores BenQ no seu revendedor e instale o projector no tecto. Defina Proj tecto no menu DEFIN. SISTEMA: Bsica > Posio do projector depois de ligar o projector. 4. Retroproj. Mesa Seleccione esta posio com o projector colocado perto sobre a mesa por detrs do ecr. Note que necessrio um ecr especial para retroprojeco. Defina Retroprojeco no menu DEFIN. SISTEMA: Bsica > Posio do projector depois de ligar o projector.

A disposio da sala ou as preferncias pessoais iro ditar a posio de instalao a adoptar. Tome em considerao o tamanho e a posio do ecr, a localizao da tomada elctrica adequada, assim como a localizao e a distncia entre o projector e o resto do seu equipamento.

Posicionar o projector

13

Obter o tamanho ideal de projeco de imagem


A distncia entre a lente do projector e o ecr, a definio do zoom e o formato do vdeo influenciam o tamanho da imagem projectada. Por exemplo, se estiver a utilizar este projector e um ecr de 120 polegadas, a distncia de projeco mdia de 4.755 mm e com um deslocamento vertical de 183 mm. Por example, se estiver a usar este projector e a distncia de projeco for de 6,0 m (6.000 mm), o valor mais aproximado na coluna "Distncia do ecr" de 5.943 mm. Ao analisar a informao nesta fila ver que necessrio um ecr de 150 polegadas.

Dimenses da projeco
Consulte "Dimenses" na pgina 53 para o centro das dimenses da lente deste projector antes de calcular a posio adequada.
Zoom mximo Zoom mnimo Ecr Centro da lente

Desvio vertical

Distncia de projeco

Dimenso do ecr Diagonal Polegadas mm 40 50 60 80 100 120 150 200 220 250 300 1016 1270 1524 2032 2540 3048 3810 5080 5588 6350 7620

Desvio vertical Comprimento Comprimento (mm) Altura Largura mn mx Mdia (mm) (mm) (zoom mx) (zoom min) 813 1016 1219 1626 2032 2438 3048 4064 4470 5080 6096 610 762 914 1219 1524 1829 2286 3048 3353 3810 4572 1509 1887 2264 3019 3774 4528 5660 7547 8302 9434 11321 1585 1981 2377 3170 3962 4755 5943 7925 8717 9906 11887 1660 2075 2491 3321 4151 4981 6226 8302 9132 10377 12453 61 76 91 122 152 183 229 305 335 381 457

Tamanho da imagem projectada

Distncia do ecr (mm)

Existe uma tolerncia de 3% entre estes nmeros, devido s variaes dos componentes pticos. A BenQ recomenda que, caso pretenda instalar permanentemente o projector, teste previamente o tamanho e distncia de projeco utilizando o projector no local onde vai ser instalado, para permitir ter em conta as caractersticas pticas do projector. Isto ajudar a determinar a posio exacta de montagem, para que seja a mais adequada para o local de instalao.

14

Posicionar o projector

Ligaes
Ao ligar uma fonte de sinal ao projector, certifique-se de que: 1. 2. 3.

Desliga todo o equipamento antes de proceder a qualquer ligao. Utiliza os cabos de sinal correctos para cada fonte. Os cabos esto inseridos com firmeza.
Nas ligaes apresentadas abaixo, alguns cabos podem no estar includos com o projector (consulte "Contedo da embalagem" na pgina 8). Os cabos encontram-se disponveis em lojas de electrnica. As ilustraes de ligao abaixo servem apenas de exemplo. As tomadas posteriores de ligao existentes no projector variam consoante o modelo do projector. Computador porttil ou de secretria Dispositivo A/V

Monitor

(VGA)

(DVI)
1 2 3 1 9 4 5 9 7 8 6

Altifalantes

ou

ou

1. 2. 3. 4. 5.

Cabo VGA Cabo VGA para DVI-A Cabo USB Cabo HDMI Cabo adaptador para ligao Component Video a VGA (D-Sub)

6. 7. 8. 9.

Cabo udio L/R Cabo S-Video Cabo de vdeo Cabo de udio

Ligaes

15

Muitos portteis no activam as portas de vdeo externas quando so ligados a um projector. Normalmente, para activar e desactivar o monitor externo, pode-se usar uma combinao de teclas, como FN + F3, ou a tecla CRT/LCD. Localize, no porttil, uma tecla de funo designada CRT/LCD ou uma tecla de funo com o smbolo de um monitor. Prima FN e a tecla de funo em simultneo. Consulte a documentao do seu porttil para saber qual a combinao de teclas. A sada D-Sub funciona apenas quando ligada uma entrada D-Sub adequada tomada COMPUTER 1. Se deseja usar este mtodo de ligao quando o projector est em modo standby, certifique-se de que a funo Sada do monitor est activada no menu DEFIN. SISTEMA: Avanada. Consulte "Definies em espera" na pgina 42 para obter mais informaes.

Ligao a dispositivos fonte de vdeo


Basta ligar o projector a uma fonte de vdeo que utilize um dos mtodos de ligao. No entanto, cada mtodo proporciona um nvel diferente de qualidade de vdeo. O mtodo que escolher ir provavelmente depender da disponibilidade de terminais correspondentes, tanto no projector como na fonte de vdeo, conforme descrito abaixo:
Nome do terminal HDMI Component Video Aparncia do terminal Qualidade da imagem ptima Melhor

S-Video

Boa

Video

Normal

Ligao de udio
O projector dispe de dois altifalantes mono integrados, concebidos para proporcionar uma funcionalidade de udio bsica que acompanhe apresentaes de dados apenas para fins profissionais. No foram concebidos nem programados para reproduo de udio estreo, tal como acontece em aplicaes de cinema em casa. Qualquer entrada de udio estreo (se fornecida) misturada numa sada de udio mono comum atravs dos altifalantes do projector. O altifalante integrado ficar sem som quando a tomada AUDIO OUT for ligada.
Caso ligue o projector a um leitor de DVD atravs da entrada HDMI do projector e a imagem projectada apresentar corres erradas, mude o espao de cor para YUV. Consulte "Mudar Espao de Cor" na pgina 24 para obter mais informaes. O projector apenas consegue reproduzir udio mono misto, mesmo que esteja ligado a uma entrada udio estreo. Consulte "Ligao de udio" na pgina 16 para obter mais informaes. Se a imagem de vdeo seleccionada no for apresentada depois de o projector ser ligado e de a fonte de vdeo correcta ter sido seleccionada, verifique se a fonte de vdeo est ligada e a funcionar correctamente. Verifique, tambm, se os cabos de sinal esto correctamente ligados.

16

Ligaes

Funcionamento
Ligar o projector
1. Ligue o cabo de alimentao ao projector e a uma tomada. Ligue o interruptor da tomada (caso exista). Verifique se o POWER (Luz indicadora POWER) no projector acende a cor de laranja depois de ligada a alimentao.

Utilize apenas acessrios originais (por ex, cabo de alimentao) com o dispositivo para evitar perigos como choque elctrico e incndio.

2.

Prima LIGAR/DESLIGAR no projector para ligar o projector. A luz indicadora de POWER (Luz indicadora POWER) fica verde e intermitente, passando a verde fixo quando o projector est ligado. O procedimento de inicializao demora cerca de 30 segundos. Na ltima etapa do arranque, apresentado um logtipo de arranque. (Se necessrio) Rode o anel de focagem para ajustar a clareza da imagem. Para desligar o som, consulte "Desligar o Ligar/desligar som" na pgina 33 para obter mais informaes.

Se o projector ainda estiver quente devido actividade anterior, a ventoinha de arrefecimento trabalhar durante aproximadamente 90 segundos antes de a lmpada ser ligada.

3. 4.

5. 6.

Se o projector for activado pela primeira vez, seleccione o seu idioma OSD e siga as intrues no ecr. Se for pedida uma palavra-passe, prima os botes de seta para introduzir uma palavrapasse de seis dgitos. Consulte "Utilizar a funo de palavra-passe" na pgina 21 para obter mais informaes. Ligue todos os equipamentos ligados. O projector comear a pesquisar sinais de entrada. O sinal de entrada actual a ser detectado apresentado no canto superior esquerdo do ecr. Se o projector no detectar um sinal vlido, a mensagem "Sem sinal" continuar a ser apresentada at que seja encontrado um sinal de entrada. Pode tambm premir SOURCE no projector ou no telecomando, para seleccionar o sinal de entrada pretendido. Consulte "Alterao do sinal de entrada" na pgina 23 para obter mais informaes.

Se a frequncia/resoluo do sinal de entrada exceder a gama de funcionamento do projector, aparecer a mensagem "Fora do alcance" num ecr sem imagem. Mude para um sinal de entrada que seja compatvel com a resoluo do projector ou defina o sinal de entrada para uma definio inferior. Consulte "Tabela de tempos" na pgina 54 para obter mais informaes.

Funcionamento

17

Ajustar a imagem projectada


Ajustar o ngulo de projeco
O projector est equipado com 1 p regulador de libertao rpida e 1 p regulador traseiro. Estes reguladores ajustam a altura da imagem e o ngulo de projeco. Para ajustar o projector: 1. Prima o boto de desengate rpido e levante a parte dianteira do projector. Assim que a imagem estiver posicionada onde deseja, liberte o boto de desengate rpido para fixar o p do projector nessa posio. 2. Aperte o regulador traseiro para afinar o ngulo horizontal. Para recolher o p segure o projector, enquanto prime o boto de desengate rpido e desa lentamente o projector. Aperte o p regulador traseiro na direco oposta. Se o projector no for colocado numa superfcie plana ou o ecr e o projector no estiverem perpendiculares em relao um ao outro, a imagem projectada aparece como um trapzio. Para corrigir esta situao, consulte "Correco da distoro" na pgina 19 para mais informaes.

1
No olhe para a lente enquanto a lmpada estiver acesa. A luz forte proveniente da lmpada pode causar danos aos seus olhos. Tenha cuidado quando prime o boto de desengate rpido, dado que est prximo da sada de ar quente.

Ajustar automaticamente a imagem


Em alguns casos, pode ser necessrio optimizar a qualidade da imagem. Para o fazer, prima Auto no projector ou no telecomando. No espao de 3 segundos, a funo Ajustamento automtico inteligente integrada reajustar os valores de frequncia e do relgio, para proporcionar a melhor qualidade de imagem. As informaes da fonte actual sero apresentadas durante 3 segundos no canto do ecr.
Esta funo s est disponvel quando est seleccionado o sinal PC (analog RGB).

Ajustar o tamanho e a clareza da imagem


1. Ajuste a imagem projectada para o tamanho desejado, usando o anel de zoom. 2. Ajuste a imagem rodando o anel de focagem.

18

Funcionamento

Correco da distoro
Diz-se que h distoro quando a imagem projectada aparece visivelmente mais larga na parte superior ou inferior. Ocorre quando o projector no est perpendicular ao ecr. Para corrigir, ter de proceder manualmente seguindo UM destes passos. Utilizar o telecomando Prima / no projector ou telecomando para exibir a pgina de correco de distoro. Prima para corrigir a distoro da parte superior da imagem. Prima para corrigir a distoro da parte inferior da imagem.

Prima

Prima

Utilizar o menu de ecr 1. Prima MENU/EXIT e depois prima / at o menu VISOR ser realado. 2. Prima para seleccionar Distoro e prima MODE/ENTER. apresentada a pgina de correco Distoro. 3. Prima para corrigir a distoro da parte superior da imagem. Prima para corrigir a distoro da parte inferior da imagem.

Funcionamento

19

Utilizar os menus
O projector est equipado com menus de ecr para a realizao de diversos ajustes e definies. A seguir est uma descrio geral do menu de ecr.
cone do menu principal Menu principal
VISOR
Cor da parede Formato de imagem Distoro Desligar Automtico

Posio

ENTER

Submenu

Fase Tamanho H. Zoom digital Sinc. 3D Inverter Sinc. 3D Modelo de ensino

0 0 Desligar Desactivar

Estado

Seleccionar Sinal de entrada de corrente

Analog RGB

MENU

Sair

Prima MENU/ EXIT para a pgina anterior ou para sair.

O exemplo a seguir descreve como definir o idioma OSD. 1. Prima MENU/EXIT no projector ou telecomando para ligar o menu de ecr.
VISOR
Cor da parede Formato de imagem Distoro Posio Fase Tamanho H. Zoom digital Sinc. 3D Inverter Sinc. 3D Modelo de ensino Analog RGB Desligar Automtico

3.

Prima para seleccionar Idioma e prima / para seleccionar o idioma preferido.

DEFIN. SISTEMA: Bsica


Temporizador de apresentao

Idioma
0 0 Desligar Desactivar

Posio do projector Definies de Menu Definies de operao Bloqueio das teclas do painel Cor de fundo Ecr Splash My Screen

Portugus Proj front

Desligar BenQ BenQ

MENU Sair

Analog RGB

MENU

Sair

2.

Utilize / para seleccionar o menu DEFIN. SISTEMA: Bsica.


DEFIN. SISTEMA: Bsica
Temporizador de apresentao Idioma Posio do projector Definies de Menu Definies de operao Bloqueio das teclas do painel Cor de fundo Ecr Splash My Screen Portugus Proj front

4.

Prima MENU/EXIT duas vezes* no projector ou no telecomando para sair e guardar as definies.
*Depois de premir a primeira vez, regressar ao menu principal; ao premir a segunda vez, fechar o menu de ecr.

Desligar BenQ BenQ

Analog RGB

MENU

Sair

20

Funcionamento

Segurana do projector
Utilizar um bloqueio de cabo de segurana
O projector deve ser instalado num local seguro para evitar furtos. Caso contrrio, compre um bloqueio, como o bloqueio Kensington, para a segurana do projector. Pode localizar uma ranhura de bloqueio Kensington na parte traseira do projector. Consulte o item 22 na pgina 9 para mais informaes. Um bloqueio de cabo de segurana Kensington geralmente a combinao de chave(s) e bloqueio. Consulte a documentao do bloqueio para saber como o utilizar.

Utilizar a funo de palavra-passe


Por razes de segurana e para evitar a utilizao no autorizada, o projector inclui uma opo para configurar uma palavra-passe de segurana. A palavra-passe pode ser definida atravs do menu de ecr.
AVISO: Se activar a funcionalidade da palavra-passe de segurana e mais tarde se esquecer da palavra-passe, isso poder trazer-lhe alguns problemas. Imprima este manual (se necessrio), escreva a palavra-passe neste manual e guarde-o num local seguro, para poder consult-lo futuramente.

Definir uma palavra-passe


Depois de ser definida uma palavra-passe e de o bloqueio de ligao ser activado, o projector no pode ser usado, a menos que a palavra-passe correcta seja introduzida sempre que se ligar o projector.

1. 2. 3.

4.

Abra o menu de ecr e v para o menu DEFIN. SISTEMA: Avanada > Defin. Segurana. Prima MODE/ENTER. apresentada a pgina Defin. Segurana. Seleccione Alterar definies de segurana e prima MODE/ENTER. Tal como ilustrado direita, as quatro setas de INTROD. NOVA PALAVRA-PASSE direco ( , , , ) representam Bloqueio para ligar e ecr inicial usam mesma senha. respectivamente 4 dgitos (1, 2, 3, 4). De acordo com a palavra-passe que deseja definir, prima as teclas de seta para introduzir seis dgitos para a palavra-passe. Confirme a nova palavra-passe voltando a introduzir a nova palavra-passe. Quando a palavra-passe estiver definida, o menu de ecr regressa pgina Defin. Segurana. Para activar a funo Bloqueio de ligao, prima / para realar Bloqueio de ligao e prima / para seleccionar Ligar. Para activar a funo Bloqueio de ecr splash, prima / para realar Bloqueio de ecr splash e prima / para seleccionar Ligar. Quando o Bloqueio de ecr splash activado, a funo My Screen no menu DEFIN. SISTEMA: Bsica fica protegida por palavra-passe.
MENU Anterior

5. 6.

IMPORTANTE: Os dgitos introduzidos sero apresentados no ecr como asteriscos. Anote a palavra-passe seleccionada neste manual, para que possa consult-la caso se esquea dela. Palavra-passe: __ __ __ __ __ __ Mantenha este manual num local seguro.

7.

Para sair do menu de ecr, prima MENU/EXIT.

Funcionamento

21

Se se esquecer da palavra-passe
Se a funo de palavra-passe for activada, ser pedido que introduza a palavra-passe de seis dgitos de cada Erro de palavra-passe vez que ligar o projector. Se introduzir a palavra-passe Tente de novo. incorrecta, apresentada durante 3 segundos a mensagem de erro de palavra-passe e apresentada a seguir a mensagem INTRODUZIR SENHA. Poder tentar novamente, introduzindo outra palavra-passe de seis dgitos ou, caso no tenha registado a palavra-passe neste manual e realmente no se lembrar dela, poder usar o procedimento para recuperar a palavra-passe. Consulte "Procedimento para recuperar a palavra-passe" na pgina 22 para obter mais informaes. Se introduzir uma palavra-passe incorrecta 5 vezes seguidas, o projector ser automaticamente encerrado aps pouco tempo.

Procedimento para recuperar a palavra-passe


1. Mantenha premido Auto no projector ou telecomando durante 3 segundos. O projector apresenta um nmero codificado no ecr. Anote o nmero e desligue o projector. Consulte o centro de assistncia tcnica BenQ da sua rea para descodificar o nmero. Poder ser necessrio fornecer documentao comprovativa de compra, para confirmar que um utilizador autorizado do projector.
RECUPERAR PALAVRA-PASSE
Registe o cdigo e contacte a assistncia BenQ.

2. 3.

Cdigo de recuperao:

0212

MENU

Sair

Alterar a palavra-passe
1. 2. 3. Abra o menu de ecr e v para o menu DEFIN. SISTEMA: Avanada > Defin. Segurana > Alterar senha. Prima MODE/ENTER. apresentada a mensagem "INTROD. PALAVRA-PASSE ACTUAL". Introduza a palavra-passe antiga. i. Se a palavra-passe for correcta, apresentada outra mensagem "INTROD. NOVA PALAVRA-PASSE". ii. Se a palavra-passe for incorrecta, apresentada a mensagem de erro da palavrapasse e apresentada a mensagem "INTROD. PALAVRA-PASSE ACTUAL" para que volte a tentar. Pode premir MENU/EXIT para cancelar a alterao ou tentar outra palavra-passe. Introduza uma nova palavra-passe.

4.

IMPORTANTE: Os dgitos introduzidos sero apresentados no ecr como asteriscos. Anote a palavra-passe seleccionada neste manual, para que possa consult-la caso se esquea dela. Palavra-passe: __ __ __ __ __ __ Mantenha este manual num local seguro.

5. 6. 7.

Confirme a nova palavra-passe voltando a introduzir a nova palavra-passe. Atribuiu com sucesso uma nova palavra-passe ao projector. Lembre-se de introduzir a nova palavra-passe da prxima vez que ligar o projector. Para sair do menu de ecr, prima MENU/EXIT.

22

Funcionamento

Desactivar a funo de palavra-passe


Para desactivar a proteco por palavra-passe, aceda ao menu DEFIN. SISTEMA: Avanada > Defin. Segurana > Alterar definies de segurana aps abrir o sistema de menu de ecr. Prima MODE/ENTER. apresentada a mensagem "INTRODUZIR SENHA". Introduza a palavra-passe actual. i. Se a palavra-passe estiver correcta, o menu de ecr regressa pgina Defin. Segurana. Prima para realar Bloqueio de ligao e prima / para seleccionar Desligar. No ter de introduzir a palavra-passe da prxima vez que ligar o projector. Prima para realar Bloqueio de ecr splash e prima / para seleccionar Desligar. A funo Ecr Splash no menu DEFIN. SISTEMA: Bsica ficar disponvel para esta alterao. ii. Se a palavra-passe for incorrecta, apresentada a mensagem de erro da palavrapasse durante trs segundos e apresentada a mensagem "INTRODUZIR SENHA" para que volte a tentar. Pode premir MENU/EXIT para cancelar a alterao ou tentar outra palavra-passe.
Embora a funo de palavra-passe esteja desactivada, dever manter a palavra-passe antiga mo, caso tenha de reactivar a funo de palavra-passe introduzindo a palavra-passe antiga.

Alterao do sinal de entrada


O projector pode estar ligado a diversos dispositivos ao mesmo tempo. No entanto, s pode mostrar um ecr total de cada vez. Durante o arranque o projector procura automaticamente sinais disponveis. Certifique-se que a funo Busca Automtica Rpida no menu FONTE est Ligar caso deseje que o projector pesquise automaticamente por sinais. Para seleccionar a fonte: 1. 2. Prima SOURCE no projector ou telecomando. apresentada uma barra de seleco da fonte. Prima / at seleccionar o sinal desejado e depois prima MODE/ENTER. Quando detectada, as informaes da fonte seleccionada sero apresentadas durante alguns segundos no canto do ecr. Se estiverem ligados vrios equipamentos ao projector, repita os passos 1-2 para procurar outro sinal.
O nvel de luminosidade da imagem projectada varia medida que muda de sinal de entrada. As apresentaes (grficas) de dados "PC" que utilizam principalmente imagens estticas tm, normalmente, uma maior luminosidade do que as apresentaes "Vdeo" que utilizam essencialmente imagens em movimento (filmes). Computer1/YPbPr1

Computer2/YPbPr2 HDMI Video S-Video

A resoluo de exibio nativa deste projector formato de imagem de 16:10. Para obter os melhores resultados de exibio de imagens, deve seleccionar e utilizar um sinal de entrada que tenha sada com essa resoluo. Qualquer outra resoluo ser redimensionada pelo projector dependendo da definio de "formato de imagem", o que pode causar distoro de imagens ou perda da claridade da imagem. Consulte "Seleccionar o formato de imagem" na pgina 24 para obter mais informaes.

Funcionamento

23

Mudar Espao de Cor


No caso de ligar o projector a um leitor de DVD atravs da entrada HDMI do projector e a imagem projectada apresentar correr erradas, mude por favor o espao de cor para YUV. Para isso: 1. 2. Prima MENU/EXIT e depois prima / at o menu FONTE ser realado. Prima para seleccionar Transferncia de espao de cor e prima / para seleccionar um espao de cor adequado.

Esta funo s est disponvel quando a tomada de entrada HDMI est a ser utilizada.

Aumentar e procurar pormenores


Se precisar encontrar detalhes na imagem projectada, amplie-a. Utilize as setas de direco para navegar na imagem. Utilizar o telecomando 1. Prima Digital Zoom+/- para apresentar a barra de Zoom. Prima Digital Zoom+ para aumentar o centro da imagem. Prima o boto repetidamente at que o tamanho da imagem esteja adequado sua necessidade. 2. Utilize as setas de direco ( , , , ) no projector ou telecomando para deslocar a imagem. 3. Para restaurar a imagem ao seu tamanho original, prima Auto. Tambm pode premir Digital Zoom-. Quando o boto premido novamente, a imagem reduzida ainda mais at restaurar ao tamanho original. Utilizar o menu de ecr 1. Prima MENU/EXIT e depois prima / at o menu VISOR ser realado. 2. Prima para seleccionar Zoom digital e prima MODE/ENTER. barra Zoom apresentada. 3. Prima repetidamente para ampliar a imagem at o tamanho desejado. 4. Para navegar na imagem, prima MODE/ENTER para mudar para o modo de deslocao e prima as setas direccionais ( , , , ) no projector ou no telecomando para navegar na imagem. 5. Para reduzir o tamanho da imagem, prima MODE/ENTER para regressar funcionalidade mais/menos zoom e prima Auto para restaurar a imagem ao tamanho original. Pode tambm premir repetidamente at que seja restaurado ao tamanho original.
A imagem apenas pode ser deslocada depois de ser ampliada. Pode ampliar ainda mais a imagem ao procurar detalhes.

Seleccionar o formato de imagem


O "formato de imagem" a relao entre a largura e a altura da imagem projectada. A maior parte dos computadores e televisores analgicos esto no formato 4:3, e a televiso digital e os DVDs esto normalmente no formato 16:9. Com a surgimento do processamento digital de sinal, os dispositivos de projeco digital podem esticar e dimensionar dinamicamente a imagem para um formato diferente do enviado pela fonte de entrada da imagem. Para alterar a razo da imagem projectada (no importando que aspecto tenha a fonte): 1. 2. 3. 24 Prima MENU/EXIT e depois prima / at o menu VISOR ser realado. Prima para seleccionar Formato de imagem. Prima / para seleccionar um formato de imagem que se adeqe ao sinal de vdeo e aos seus requisitos.

Funcionamento

Sobre o formato de imagem


Nas imagens abaixo, as reas escuras representam reas inactivas, enquanto que as reas brancas representam reas activas. Os menus de ecr podem ser apresentados nessas reas vazias.

1.

Automtico: Dimensiona proporcionalmente a imagem para se adaptar resoluo nativa do projector na respectiva largura horizontal ou vertical. Este formato o adequado para uma fonte de imagem que no esteja nativamente em 4:3 ou 16:9 e se pretenda ver o mximo de imagem sem alterar o respectivo formato.

4.

16:9: Dimensiona uma imagem, de forma a que seja apresentada no centro do ecr, no formato de imagem 16:9. Este formato o mais adequado para imagens que j esto em 16:9, tal como a televiso de alta definio, uma vez que as apresenta sem alterar o formato.

Imagem 15:9 Imagem 16:9

2.

5. 16:10: Dimensiona uma imagem, Real: A imagem projectada na resoluo de forma a que seja apresentada original, e ajustada rea de visualizao. no centro do ecr, no formato de Para sinais de entrada com resolues mais imagem 16:10. o ideal para baixas, a imagem projectada ser imagens j na proporo 16:10, apresentada com um tamanho mais uma vez que as apresenta sem reduzido do que fosse redimensionada para alterao da proporo. ecr total. possvel ajustar a definio do zoom ou aproximar o projector do ecr para aumentar o tamanho da imagem, se necessrio. Depois de efectuar estes ajustes, Imagem 16:10 pode tambm ser necessrio focar de novo o projector.

Imagem 4:3

Imagem 16:9

3.

4:3: Dimensiona uma imagem, de forma a que seja apresentada no centro do ecr, no formato de imagem 4:3. a definio mais adequada para imagens 4:3, tais como alguns monitores de computador, televiso de definio convencional e os filmes em DVD no formato 4:3, uma vez que os apresenta sem alterar o formato.

Imagem 4:3

Funcionamento

25

Optimizar a imagem
Utilizar a cor da parede
Quando est a projectar sobre uma superfcie colorida como uma parede pintada que pode no ser branca, a funcionalidade Cor da Parede pode corrigir as cores da imagem projectada para evitar possveis diferenas de cor entre a fonte e as imagens projectadas. Para utilizar essa funo, v ao menu VISOR > Cor da parede e prima / para seleccionar a cor mais prxima da cor da superfcie de projeco. Existem vrias cores pr-calibradas para seleccionar: Luz Amarela, Rosa, Luz Verde, Azul, e Quadro.

Seleccionar um modo de imagem


O projector est configurado para vrios modos de aplicao predefinidos, para que possa escolher um que se adapte ao seu ambiente de funcionamento e tipo de imagem do sinal de entrada. Para seleccionar um modo de funcionamento apropriado s suas necessidades, siga um dos seguintes passos. Prima MODE/ENTER no projector ou no telecomando repetidamente at que o modo pretendido seja seleccionado. V ao menu IMAGEM > Modo de Imagem e prima / para seleccionar o modo desejado. 1. Dinmico modo: Maximiza a luminosidade da imagem projectada. Este modo adequado para ambientes em que necessria uma luminosidade muito elevada, como quando se utiliza o projector em espaos bem iluminados. 2. Apresentao modo: Destinado a apresentaes. Neste modo, a luminosidade realada para fazer a correspondncia entre as cores do PC e do porttil. 3. sRGB modo: Maximiza a pureza das cores RGB, para proporcionar imagens reais, independentemente da definio de luminosidade. Destina-se visualizao de fotografias tiradas com uma mquina fotogrfica devidamente calibrada, compatvel com sRGB, e para visualizao de aplicaes de desenho e de grficos para PC, como o AutoCAD. 4. Cinema modo: apropriado para filmes cheios de cor, excertos de vdeo de mquinas fotogrficas digitais ou DVs, atravs da entrada de PC, para uma melhor visualizao em espaos pouco iluminados. 5. Utilizador 1/Utilizador 2 modo: Recupera as definies personalizadas com base nos modos de imagem actuais disponveis. Consulte "Configurao do modo Utilizador 1/ Utilizador 2" na pgina 26 para obter mais informaes.

Configurao do modo Utilizador 1/Utilizador 2


Existem dois modos definidos pelo utilizador, caso os modos de imagem actualmente disponveis no sejam adequados s suas necessidades. Pode utilizar um dos modos de imagem (excepto Utilizador 1/2) como ponto de partida e personalizar as definies. 1. 2. 3. 4. Prima MENU/EXIT para abrir o menu de ecr. V ao menu IMAGEM > Modo de Imagem. Prima / para seleccionar Utilizador 1 ou Utilizador 2. Prima para seleccionar Modo de referncia.

Esta funo s est disponvel quando o modo Utilizador 1 ou Utilizador 2 est seleccionado no item de submenu Modo de Imagem.

26

Funcionamento

5. 6. 7. 8.

Prima / para seleccionar um modo de imagem que mais se aproxime das suas necessidades. Prima para seleccionar um item no menu a alterar e ajuste o valor com / . Consulte "Afinar a qualidade de imagem nos modos de utilizador" mais frente, para mais informaes. Quando todas as definies estiverem concludas, seleccione Guardar definies e prima MODE/ENTER para armazenar as definies. apresentada a mensagem de confirmao "Definio guardada".

Afinar a qualidade de imagem nos modos de utilizador


Consoante o tipo de sinal detectado, existem algumas funes definidas pelo utilizador quando Utilizador 1 ou Utilizador 2 est seleccionado. Com base nas suas necessidades, pode realizar ajustes a estas funes seleccioinando-as e premindo / no projector ou telecomando.

Ajustar Luminosidade
Quanto mais alto for o valor, mais brilhante ser a imagem. Quanto mais baixa for a definio, mais escura ser a imagem. Ajuste este controlo de forma a que as reas pretas da imagem apaream apenas a preto e de forma a que os detalhes nas reas escuras sejam visveis.
+70

+30

+50

Ajustar Contraste
Quanto mais alto for o valor, maior ser o contraste. Utilize esta funo para definir os nveis de branco depois de ter ajustado previamente a definio Luminosidade de acordo com a entrada e o ambiente de visualizao que seleccionou.

-30

+30

Ajustar Cor
As definies mais baixas produzem cores menos saturadas. Se a definio for demasiado elevada, as cores na imagem sero muito realadas, o que torna a imagem pouco realista.

Ajustar Tonalidade
Quanto mais alto for o valor, mais avermelhada ser a imagem. Quanto mais baixo for o valor, mais esverdeada ser a imagem.

Ajustar Nitidez
Quanto mais alto for o valor, mais ntida ser a imagem. Quanto mais baixo for o valor, mais suave ser a imagem.

Ajustar Brilliant Color


Essa funcionalidade utiliza um novo algoritmo de processamento de cores e melhorias do nvel do sistema para possibilitar luminosidade maior e proporcionar cores mais verdadeiras e vibrantes na imagem ao mesmo tempo. Permite um aumento superior a 50% da luminosidade em imagens de tom mdio, comuns em vdeo e em cenas naturais, para que o projector reproduza imagens em cores realistas e verdadeiras. Se preferir imagens com essa qualidade, seleccione Ligar. Se no for necessrio, seleccione Desligar. Quando Desligar est seleccionado Temperatura de Cor a funo no est disponvel.

Funcionamento

27

Seleccionar uma temperatura de cor


As opes disponveis para as definies de temperatura* variam de acordo com o tipo de sinal seleccionado. 1. Fresco: Confere um tom azulado ao branco das imagens. 2. Normal: Mantm a colorao normal de branco. 3. Quente: Confere um tom avermelhado ao branco das imagens. *Acerca de temperaturas de cor: Por diversas razes, existem muitos tons diferentes que so considerados "branco". Um dos mtodos mais comuns de representar a cor branca conhecido como "temperatura de cor". Uma cor branca com uma temperatura de cor reduzida aparece como um branco avermelhado. Uma cor branca com uma temperatura de cor elevada parece conter mais azul.

Gesto de Cores 3D
Na maior parte das situaes, a gesto de cores no necessria, como numa sala de aula, sala de reunies, ou situaes em salas de espera onde as luzes permanecem acesas, ou em edifcios cujas janelas externas permitem a entrada de luz do dia na sala. Apenas em instalaes permanentes com nveis de iluminao controlada, como salas de conferncia, bibliotecas, ou cinema em casa, dever ter em conta a gesto de cores. A gesto de cores oferece ajustes de controlo de cor finos para permitir uma reproduo de cores mais precisa, caso seja necessrio. S possvel alcanar a gesto de cores adequada sob condies de visualizao controladas e reproduzveis. Ter de utilizar um colormetro (medidor da luz da cor), e dever ter um conjunto de imagens fonte adequadas para medir a reproduo de cores. Estas ferramentas no so fornecidas com o projector, no entanto o seu revendedor poder fornecer-lhe orientaes adequadas ou mesmo um instalador profissional qualificado. A Gesto de cores oferece seis conjuntos (RGBCMY) de cores para ajustar. Sempre que selecciona cada cor, pode ajustar independentemente a sua gama e saturao de acordo com o desejado. Caso tenha adquirido um disco de teste que inclua padres de teste de cores e possa ser utilizado para testar a apresentao das cores em monitores, TVs, projectores, et, pode projectar qualquer imagem a partir do disco no ecr e entrar no menu Gesto de Cores 3D para efectuar os ajustes. Para ajustar as definies: 1. Siga para o menu IMAGEM e seleccione Gesto de Cores 3D. 2. Prima MODE/ENTER no projector ou no telecomando e aparece a pgina Gesto de Cores 3D. 3. Seleccione Cor Primria e prima / para seleccionar a cor de entre Vermelho, Amarelo, Verde, Ciano, Azul ou Magenta.

28

Funcionamento

4.

Prima para seleccionar Cor e prima / para seleccionar a respectiva gama. O aumento da gama inclui as cores que tenham mais propores do que as suas duas cores adjacentes. Consulte a imagem direita para saber como as cores se relacionam umas com as outras. Por exemplo, se seleccionar Vermelho e definir a sua gama para 0, apenas seleccionado o vermelho puro na imagem projectada. Aumentando a sua gama, inclui vermelho perto do amarelo e vermelho perto do magenta. Prima para seleccionar Saturao e ajustar os respectivos valores para a sua preferncia premindo / . Cada ajuste efectuado reflecte-se imediatamente na imagem.
VERMELHO Amarelo VERDE

Magenta

Ciano

5.

AZUL

Por exemplo, se seleccionar Vermelho e definir o seu valor para 0, apenas afectada a saturao do vermelho puro.
Saturao a quantidade de saturao dessa cor na imagem de vdeo. Uma definio inferior produz cores menos saturadas; uma definio de "0", remove a cor da imagem. Se a saturao for demasiado elevada, essa cor ser demasiado realada e pouco realista.

6.

7. 8. 9.

Prima para seleccionar Ganho e ajustar os respectivos valores para a sua preferncia premindo / . O nvel de contraste da cor primria seleccionada ser afectado. Cada ajuste efectuado reflecte-se imediatamente na imagem. Repita os passos 3 a 6 para outros ajustes de cor. Certifique-se que efectuou todos os ajustes necessrios. Prima MENU/EXIT para sair e guardar as definies.

Definir o temporizador de apresentao


O temporizador de apresentao pode indicar o tempo de apresentao no ecr para o ajudar a gerir melhor o tempo enquanto estiver a fazer uma apresentao. Siga estes passos para utilizar esta funo: 1. 2. Aceda ao menu DEFIN. SISTEMA: Bsica > Temporizador de apresentao e prima MODE/ENTER para mostrar a pgina Temporizador de apresentao. Seleccione Intervalo do temporizador e decida o perodo de tempo premindo / . O tempo pode ser definido de 1 a 5 minutos em incrementos de 1 minuto e de 5 a 240 minutos em incrementos de 5 minutos.

Se o temporizador j estiver ligado, reiniciar sempre que o Intervalo do temporizador for reposto a zeros.

3.

Prima para seleccionar Exibio do temporizador e escolha se quer que o temporizador aparea no ecr premindo / .
Descrio Exibe o temporizador no ecr durante o tempo de Sempre apresentao. 1 min/2 min/3 min Exibe o temporizador no ecr nos ltimos 1/2/3 minuto(s). Nunca Oculta o temporizador durante o tempo de apresentao. Seleco

Funcionamento

29

4.

Prima para seleccionar Posio do temporizador e definir a posio do temporizador premindo / . Superior esquerdo Inferior esquerdo Superior direito Inferior direito

5.

Prima para seleccionar Mtodo de contagem do temporizador e seleccionar a sua direco de contagem preferida premindo / .
Seleco Avanar Retroceder Descrio Inicia no 0 e vai at ao tempo predefinido. Inicia no tempo predefinido e vai at ao 0.

6.

7. 8.

Prima para seleccionar Alerta sonoro e decidir se quer activar o lembrete de som premindo / . Se seleccionar Ligar, sero ouvidos dois bips nos ltimos 30 segundos da contagem e sero ouvidos trs bips quando o temporizador terminar. Para activar o temporizador de apresentao, prima e prima / para seleccionar Ligar e prima MODE/ENTER. Aparece uma mensagem de confirmao. Seleccione Sim e prima MODE/ENTER no projector ou no telecomando para confirmar. Aparecer a mensagem "O temporizador est ligado" no ecr. O temporizador iniciar a contagem quando for ligado. V at ao menu DEFIN. SISTEMA: Bsica > Temporizador de apresentao e seleccione Desligar. Prima MODE/ENTER. Aparece uma mensagem de confirmao. Seleccione Sim e prima MODE/ENTER para confirmar. Aparecer a mensagem "O temporizador est desligado" no ecr.

Para cancelar o temporizador, efectue os passos a seguir:


1. 2.

Operaes remotas de pgina


Ligue o projector ao seu PC ou porttil com um cabo USB antes de utilizar a funo de pgina.Consulte "Ligaes" na pgina 15 para mais informaes. Pode trabalhar com o software do seu ecr (num PC ligado) que responde a comandos page up/down (como o Microsoft PowerPoint) premindo PAGE UP/PAGE DOWN no telecomando. Se a funo de pgina remota no funcionar, verifique se a ligao USB est correcta e se o controlador do rato no seu computador est actualizado para a verso mais recente.
A funo de pgina remota no pode funcionar com o sistema operativo Microsoft Windows 98. recomendado o sistema operativo Windows XP ou superior.

Congelar a imagem
Prima o boto Congelar no telecomando para congelar a imagem. A palavra "FREEZE" aparecer no canto superior esquerdo do ecr. Para desactivar a funo, prima qualquer tecla no projector ou telecomando.
Caso o seu telecomando tenha as seguintes teclas, no podem as mesmas ser premidas para desactivar a funo: LASER, #1, #4, PAGE UP/PAGE DOWN.

Mesmo se uma imagem estiver congelada no ecr, as imagens esto a decorrer no vdeo ou outro dispositivo. Se os dispositivos ligados tiverem uma sada de udio activa, ainda continuar a ouvir o udio, mesmo que a imagem esteja congelada.

30

Funcionamento

Ocultar a imagem
Para captar toda a ateno do pblico para o orador, pode utilizar o boto ECO BLANK no projector ou no telecomando para ocultar a imagem no ecr. As palavras "BLANK" aparecem no canto inferior direito do ecr enquanto a imagem ocultada. Quando esta funo activada com uma entrada de udio ligada, pode mesmo assim ouvir o udio. Pode definir o tempo dem imagem no menu DEFIN. SISTEMA: Bsica > Definies de operao > Tempo sem imagem para que o projector regresse imagem automaticamente aps um dado perodo de tempo em que no sejam executadas aces no ecr sem imagem. O perodo pode ser definido de 5 a 30 minutos, em incrementos de 5 minutos. Se os intervalos de tempo predefinidos no forem os adequados, seleccione Desactivar. Independentemente de Tempo sem imagem estar activado ou no, pode premir quase todas as teclas no telecomando ou projector, para repor a imagem.

Bloqueio dos botes de controlo


Com os botes de controlo do projector bloqueados, pode impedir que as definies do projector sejam acidentalmente alteradas (por crianas, por exemplo). Quando Bloqueio das teclas do painel est ligado, as teclas de controlo do projector funcionaro, excepo de LIGAR/DESLIGAR. Aceda ao menu DEFIN. SISTEMA: Bsica > Bloqueio das teclas do painel, e depois seleccione Ligar premindo / no projector ou telecomando. Aparece uma mensagem de confirmao. 2. Seleccione Sim e prima MODE/ENTER para confirmar. Para soltar o bloqueio de teclas do painel utilize o telecomando para entrar no menu DEFIN. SISTEMA: Bsica > Bloqueio das teclas do painel e prima / para seleccionar Desligar.
As teclas do telecomando ainda esto activas quando o bloqueio do painel estiver activado. Se premir LIGAR/DESLIGAR para desligar o projector sem desactivar o bloqueio das teclas do painel, o projector ainda estar bloqueado da prxima vez que o ligar.

1.

Funcionamento em reas de grande altitude


Recomendamos que utilize o Modo Grande Altitude quando estiver entre 1500 m e 3000 m acima do nvel do mar, e a temperatura ambiente estiver entre 0C e 35C.
No utilize o Modo Grande Altitude se estiver entre 0 m e 1500 m de altura e a temperatura ambiente estiver entre 0C e 35C. O projector ficar excessivamente frio se ligar o modo nessas condies.

Para activar o Modo Grande Altitude: Prima MENU/EXIT e depois prima / at o menu DEFIN. SISTEMA: Avanada ser realado. 2. Prima para seleccionar Modo Grande Altitude e prima / para seleccionar Ligar. Aparece uma mensagem de confirmao. 3. Seleccione Sim e prima MODE/ENTER. O funcionamento no "Modo Grande Altitude" pode provocar um nvel de rudo superior, devido ao facto de ser necessria uma maior velocidade da ventoinha para se melhorar o sistema de arrefecimento e o desempenho. 1.

Funcionamento

31

Se utilizar o projector em condies ambientais extremas que no as acima mencionadas, este poder apresentar sintomas de desactivao automtica, destinados a proteger o projector contra aquecimento excessivo. Nestas circunstncias, deve mudar para Modo Grande Altitude para resolver esses sintomas. Contudo, tal no significa que este projector pode funcionar em todas as condies ambientais extremas.

Criar o seu prprio ecr de arranque


Para alm de poder seleccionar o ecr de arranque predefinido, entre o logtipo BenQ e ecr Preto ou Azul, pode criar o seu prprio ecr de arranque, a partir de uma imagem projectada atravs do computador ou fonte de vdeo. Para criar seu prprio ecr de arranque, projecte a imagem que deseja utilizar como ecr de arranque de um computador ou fonte de vdeo. Os passos restantes so os seguintes. Prima MENU/EXIT e depois prima / at o menu DEFIN. SISTEMA: Bsica ser realado. 2. Prima para seleccionar My Screen e prima MODE/ENTER. 3. Aparece uma mensagem de confirmao. Prima CAPTURE ou MODE/ENTER novamente. 4. apresentada a mensagem Capturando Tela... enquanto o projector estiver a processar a imagem. Aguarde. 5. Se a aco for bem sucedida, poder ver no ecr a mensagem Imagem capturada com sucesso. A imagem capturada guardada como My Screen. 6. Para visualizar a imagem capturada exibida como ecr de arranque, defina My Screen no menu DEFIN. SISTEMA: Bsica > Ecr Splash e reinicie o projector. Embora improvvel, se falhar a captura, altere a sua imagem-alvo. Imagens grandes podem prejudicar a aco de captura. Se for este o caso, escolha uma imagem menor e tente novamente. 1.

Ajustar o som
Os ajustes de som efectuados da forma a seguir descritos tero efeito nos altifalantes do projector. Certifique-se de que a ligao da entrada de udio do projector est correcta. Consulte "Ligaes" na pgina 15 para mais informaes sobre a ligao da entrada de udio.

Silenciar o som
Para desligar temporariamente o som: 1. 2. 3. Prima MENU/EXIT e depois prima / at o menu DEFIN. SISTEMA: Avanada ser realado. Prima para seleccionar Definies de Som e prima MODE/ENTER. apresentada a pgina Definies de Som. Seleccione Sem som e prima / para seleccionar Ligar.

Ajustar o nvel de som


Para ajustar o nvel de som, prima VOLUME-/VOLUME+ ou 1. 2. Repita os passos 1-2 anteriores. Prima para seleccionar Volume e prima desejado. / / , ou:

para seleccionar o nvel de som

32

Funcionamento

Desligar o Ligar/desligar som


Para desligar o toque: 1. Repita os passos 1-2 anteriores. 2. Prima para seleccionar Ligar/desligar som e prima

para seleccionar Desligar.

A nica forma de alterar Ligar/desligar som definir Ligar ou Desligar aqui. Retirar o som ou alterar o nvel de som no afectar o Ligar/desligar som.

Desligar o projector
1. Prima LIGAR/DESLIGAR e uma mensagem de confirmao ser exibida, a pedir a sua interveno. Se no responder aps alguns segundos, a mensagem desaparecer. 2. Prima LIGAR/DESLIGAR uma segunda vez. A POWER (Luz indicadora POWER) fica cor-de-laranja e intermitente, a lmpada apaga-se e as ventoinhas continuam a trabalhar durante aproximadamente 90 segundos para arrefecer o projector.

Para proteger a lmpada, o projector no responder a quaisquer comandos durante o processo de arrefecimento. Para diminuir o tempo de arrefecimento, pode tambm activar a funo de Arrefecimento rpido. Consulte "Arrefecimento rpido" na pgina 40 para obter mais informaes.

3.

Assim que terminar o processo de arrefecimento, ser audvel um "Desligar som". A POWER (Luz indicadora POWER) fica fixa em laranja e as ventoinhas param. Desligue o cabo de alimentao da tomada.
Para desligar o som de ligar/desligar, consulte "Desligar o Ligar/desligar som" na pgina 33 para obter mais informaes. Se o projector no for devidamente desligado, se tentar reiniciar o projector as ventoinhas funcionaro durante alguns minutos para proceder ao arrefecimento e proteger a lmpada. Prima novamente LIGAR/ DESLIGAR para iniciar o projector depois de as ventoinhas pararem e o POWER (Luz indicadora POWER) ficar cor-de-laranja.

Os resultados da durao da lmpada iro variar consoante as condies ambientais e de utilizao.

Desligar directamente
O cabo de alimentao CA pode ser desligado logo aps desligar o projector. Para proteger a lmpada, aguarde 10 minutos antes de voltar a iniciar o projector. (Quando tenta reiniciar o projector, as ventoinhas podero rodar uns minutos para arrefecer). Nestes casos, prima novamente LIGAR/DESLIGAR para parar o projector depois de paradas as ventoinhas e o POWER (Luz indicadora POWER) ficar laranja.

Funcionamento

33

Funcionamento do menu
Sistema de menus
Tenha em ateno que os menus de ecr variam consoante o tipo de sinal seleccionado e o modelo de projector a ser utilizado.

Menu principal

Submenu
Cor da parede Formato de imagem Distoro Posio Fase Tamanho H. Zoom digital Sinc. 3D

Opo
Desligar/Luz Amarela/Rosa/ Luz Verde/Azul/Quadro Automtico/Real/4:3/16:9/16:10

1. VISOR

2. IMAGEM

3. FONTE

Desligar/Frame Sequential/ Top-Bottom Inverter Sinc. 3D Desactivar/Inverter Desligar/Caligrafia/Folha de Quadro caderno/Papel quadriculado Modelo de ensino Desligar/Caligrafia/Folha de Quadro branco caderno/Papel quadriculado Modo de Dinmico/Apresentao/sRGB/Cinema/ Imagem Utilizador 1/Utilizador 2 Modo de Dinmico/Apresentao/sRGB/Cinema referncia Luminosidade Contraste Cor Tonalidade Nitidez Brilliant Color Ligar/Desligar Temperatura de Cor Fresco/Normal/Quente Cor Primria R/G/B/C/M/Y Cor Gesto de Cores 3D Saturao Ganho Guardar definies Busca Automtica Rpida Ligar/Desligar Transferncia de espao de cor Automtico/RGB/YUV

34

Funcionamento

Menu principal

Submenu
Intervalo do temporizador Exibio do temporizador Temporizador de apresentao Posio do temporizador Mtodo de contagem do temporizador Alerta sonoro Ligar/Desligar

Opo
1~240 minutos Sempre/1 min/2 min/3 min/ Nunca Superior esquerdo/Inferior esquerdo/Superior direito/ Inferior direito Retroceder/Avanar Ligar/Desligar

Idioma

Posio do projector 4. DEFIN. Tempo Visualiz. Menu SISTEMA: Bsica Posio do Definies de Menu menu Mensagem de lembrete Ligar Directo Ligar com sinal Desactivao autom. Arrefecimento rpido Reiniciar Instantneo Tempo sem imagem Minutos inact Bloqueio das teclas do painel Cor de fundo Ecr Splash My Screen

Proj front/Retroprojeco/ Retroproj. tecto/Proj tecto 5 seg/10 seg/15 seg/20 seg/ 25 seg/30 seg Centro/ Superior esquerdo/ Superior direito/ Inferior direito/ Inferior esquerdo Ligar/Desligar Ligar/Desligar Ligar/Desligar Desactivar/5 min/10 min/15 min/ 20 min/25 min/30 min Ligar/Desligar Ligar/Desligar Desactivar/5 min/10 min/15 min/ 20 min/25 min/30 min Desactivar/30 min/1 hr/2 hr/3 hr/ 4 hr/8 hr/12 hr Ligar/Desligar Preto/Azul/Roxo/BenQ Preto/Azul/BenQ/My Screen

Definies de operao

Funcionamento

35

Menu principal

Submenu

Opo

5. DEFIN. SISTEMA: Avanada

6. INFORMAES

Modo Grande Altitude Ligar/Desligar Sem som Ligar/Desligar Volume Definies de Som Ligar/desligar Ligar/Desligar som Modo de Normal/Econmico/Eco Lmpada Intelig Definies da Reajuste do temporiz. Lmpada Lmpada Hora da lmpada equivalente Alterar senha Defin. Alterar definies Bloqueio de ligao Segurana de segurana Bloqueio de ecr splash 2400/4800/9600/14400/19200/ Taxa de baud 38400/57600/115200 Padro de teste Ligar/Desligar Activar Legendas Ligar/Desligar Legendas Verso Legendas Lg1/Lg2/Lg3/Lg4 Sada do monitor Ligar/Desligar Definies em Passagem de Desligar/Computer/Video, Sespera udio Video/HDMI Repor todas as definies Fonte Modo de Imagem Resoluo Sistema de cor Estado do Sistema Actual Hora da lmpada equivalente Verso do Firmware

Tenha em ateno que os itens dos menus apenas ficam disponveis quando o projector detecta pelo menos um sinal vlido. Se no existir qualquer equipamento ligado ao projector, ou se no for detectado nenhum sinal, apenas estar acessvel um nmero limitado de itens no menu.

36

Funcionamento

Descrio de cada menu


Funo Descrio
Corrige a cor da imagem projectada quando a superfcie de projeco obter mais informaes. Existem vrias opes para definir o formato da imagem consoante a fonte de sinal. Consulte "Seleccionar o formato de imagem" na pgina 24 para obter mais informaes. Corrige eventuais distores da imagem. Consulte "Correco da distoro" na pgina 19 para obter mais informaes. Apresenta a pgina de ajuste da posio. Para deslocar a imagem projectada, utilize os botes direccionais (com as setas). Os valores apresentados na posio inferior da pgina mudam de cada vez que prime o boto, at que sejam atingidos os limites mximos ou mnimos.
Esta funo s est disponvel quando est seleccionado um sinal PC (analog RGB).

Cor da parede no branca. Consulte "Utilizar a cor da parede" na pgina 26 para Formato de imagem Distoro

Posio

Ajusta a fase do relgio para reduzir a distoro da imagem.

Fase
Esta funo s est disponvel quando est seleccionado um sinal PC (analog RGB).

1. Menu VISOR

Tamanho H. Zoom digital

Ajusta a largura horizontal da imagem.


Esta funo s est disponvel quando est seleccionado um sinal PC (analog RGB).

Amplia ou reduz o tamanho da imagem projectada. Consulte "Aumentar e procurar pormenores" na pgina 24 para obter mais informaes. Este projector apresenta uma funo 3D que lhe permite desfrutar de filmes, vdeos e eventos desportivos numa forma ainda mais realista, apresentando profundidade de imagens. Necessita de um par de culos 3D para ver as imagens 3D. Temporizao vdeo: 480i Temporizao PC: at 1280x800@120Hz para Frame Sequential

Sinc. 3D

Temporizao PC: at 1280x800@60Hz para Frame Sequential Temporizao PC: at SXGA+@60Hz para Top-Bottom
Quando a funo Sinc. 3D est Ligar: O nvel de luminosidade da imagem projectada diminuir. O Modo de Imagem no pode ser ajustado. O Distoro apenas pode ser ajustado dentro de graus limitados.

Funcionamento

37

Funo Inverter Sinc. 3D Modelo de ensino Modo de Imagem 1. Menu VISOR


38

Descrio
Quando encontra uma inverso da profundidade da imagem, active esta funo para corrigir o problema. Apresenta vrios padres predefinidos para vrios fins de ensino. Escolha primeiro Quadro ou Quadro branco premindo / e prima / para escolher o padro de que necessita. Premir MODE/ENTER para activar o padro.

So disponibilizados modos de imagem predefinidos, para que possa optimizar a definio da imagem do seu projector de forma a adequarse ao tipo de programa. Consulte "Seleccionar um modo de imagem" na pgina 26 para obter mais informaes. Selecciona o modo de imagem que melhor se adapta qualidade da imagem e ajusta ainda mais a imagem com base nas seleces Modo de apresentadas na mesma pgina, em baixo. Consulte "Configurao do referncia modo Utilizador 1/Utilizador 2" na pgina 26 para obter mais informaes. a luminosidade da imagem. Consulte "Ajustar Luminosidade" na Luminosidade Ajusta pgina 27 para obter mais informaes. Ajusta o nvel de diferena entre o escuro e a luz da imagem. Consulte Contraste "Ajustar Contraste" na pgina 27 para obter mais informaes. Ajusta o nvel de saturao da cor -- a quantidade de cada cor numa imagem de vdeo. Consulte "Ajustar Cor" na pgina 27 para obter mais informaes. Cor
Esta funo apenas est disponvel quando seleccionado um sinal Video, S-Video ou Component Video.

2. Menu IMAGEM

Tonalidade

Ajusta os tons de vermelho e verde da imagem. Consulte "Ajustar Tonalidade" na pgina 27 para obter mais informaes.
Esta funo apenas est disponvel quando seleccionado um sinal Vdeo ou S-Vdeo e o formato do sistema NTSC.

Nitidez

Ajusta a imagem para a tornar mais ntida ou mais suave. Consulte "Ajustar Nitidez" na pgina 27 para obter mais informaes.
Esta funo apenas est disponvel quando seleccionado um sinal Video, S-Video ou Component Video.

Consulte "Ajustar Brilliant Color" na pgina 27 para obter mais Brilliant Color informaes.

Temperatura de Cor Gesto de Cores 3D Guardar definies

Consulte "Seleccionar uma temperatura de cor" na pgina 28 para obter mais informaes. Consulte "Gesto de Cores 3D" na pgina 28 para obter mais informaes. Guarda as definies efectuadas no modo Utilizador 1 ou Utilizador 2.

Funcionamento

Funo Busca Automtica Rpida 3. Menu FONTE 4. Menu DEFIN. SISTEMA: Bsica

Descrio
Consulte "Alterao do sinal de entrada" na pgina 23 para obter mais informaes.

Transferncia Consulte "Mudar Espao de Cor" na pgina 24 para obter mais de espao de informaes. cor Temporizador Lembra ao apresentador que ter de terminar a apresentao dentro de um certo tempo. Consulte "Definir o temporizador de apresentao" na de apresentao pgina 29 para obter mais informaes. Idioma Posio do projector
Define o idioma dos menus de ecr. Consulte "Utilizar os menus" na pgina 20 para obter mais informaes. O projector pode ser instalado num tecto, por trs de um ecr, ou com um ou mais espelhos. Consulte "Escolher um local" na pgina 13 para obter mais informaes. Tempo Visualiz. Menu Define o perodo de tempo durante o qual o menu de ecr permanece activo aps a ltima vez em que se premiu um boto. O intervalo de 5 a 30 segundos em incrementos de 5 segundos. Define a posio do menu de ecr. Mensagem de lembrete Activa ou desactiva as mensagens de lembrete.

Definies de Posio do menu Menu

Funcionamento

39

Funo

Descrio
Ligar Directo Permite ao projector ligar-se automaticamente quando houver energia pelo cabo de alimentao. Ligar com sinal Define se o projector ser ligado directamente sem premir a tecla LIGAR/DESLIGAR no projector quando o projector estiver no modo de espera e se o sinal for alimentado pelo cabo VGA. Desactivao autom. Permite a desactivao automtica do projector se no for detectado qualquer sinal de entrada aps um perodo de tempo especificado. Consulte "Configurao Desactivao autom." na pgina 45 para obter mais informaes. Arrefecimento rpido Activa ou desactiva a funo Arrefecimento rpido. Seleccionar Ligar activa a funo e o tempo de arrefecimento do projector encurtado de uma durao normal de 90 segundos para aproximadamente 30 segundos.
Esta funo apenas est disponvel quando Reiniciar Instantneo est desligado.

40

4. Menu DEFIN. SISTEMA: Bsica

Definies de operao

Reiniciar Instantneo Seleccionar Ligar permite-lhe reiniciar o projector imediatemente dentro de 90 segundos depois de o desligar.
Esta funo apenas est disponvel quando Arrefecimento rpido est desligado.

Tempo sem imagem Define o perodo sem imagem quando a funo Sem imagem est activada; aps decorrido esse tempo, a imagem regressar ao ecr. Consulte "Ocultar a imagem" na pgina 31 para obter mais informaes. Minutos inact Define o temporizador de inactividade automtico. O temporizador pode ser definido num valor entre 30 minutos e 12 horas.

Funcionamento

Funo
4. Menu DEFIN. SISTEMA: Bsica

Descrio

Bloqueio das Desactiva ou activa todas as funes do painel de botes excepto LIGAR/DESLIGAR no projector e teclas no telecomando. teclas do Consulte "Bloqueio dos botes de controlo" na pgina 31 para obter mais painel informaes. Cor de fundo Define a cor de fundo para o projector. Ecr Splash
Permite seleccionar o ecr de logtipo que visualizado durante a inicializao do projector. Esto disponveis as seguintes opes: Logtipo BenQ, My Screen, Ecr preto, Ecr azul. Captura e guarda a imagem projectada como My Screen. Consulte "Criar o seu prprio ecr de arranque" na pgina 32 para obter mais informaes.
improvvel, mas se houver um erro na captura da imagem, mude a imagem de destino.

My Screen

Modo Grande Um modo de operao em reas de grande altitude. Consulte "Funcionamento em reas de grande altitude" na pgina 31 para Altitude obter mais informaes. Definies de Som 5. Menu DEFIN. SISTEMA: Avanada
Sem som Volume Ligar/desligar som Consulte "Ajustar o som" na pgina 32 para obter mais informaes. Modo de Lmpada Consulte "Configurar o Modo de Lmpada para Econmico" na pgina 45 para obter mais informaes.

Reajuste do temporiz. Lmpada Definies Consulte "Reiniciar o temporizador da lmpada" na pgina 49 para obter da Lmpada mais informaes. Hora da lmpada equivalente Consulte "Conhecer as horas da lmpada" na pgina 45 para obter mais informaes sobre como calculado o nmero total de horas da lmpada. Alterar senha Ser-lhe- pedido que introduza a palavra-passe actual antes de alterar para a nova. Consulte "Utilizar a funo de palavra-passe" na pgina 21 para obter mais informaes.

Defin. Segurana

Alterar definies de segurana Bloqueio de ligao Bloqueio de ecr splash Consulte "Utilizar a funo de palavra-passe" na pgina 21 para obter mais informaes. Selecciona uma taxa baud idntica do seu computador de forma a que ligar o projector atravs de um cabo RS-232 adequado e actualizar Taxa de baud possa ou transferir a firmware do projector. Esta funo s se destina a tcnicos qualificados. Seleccionar Ligar activa a funo e o projector apresenta o padro de teste. Padro de Ajuda-o a ajustar o tamanho da imagem e o foco e garante que a imagem teste projectada est sem distores.

Funcionamento

41

Funo

Descrio
Activar Legendas Activa a funo seleccionando Ligar quando o sinal de entrada seleccionado acarreta legendas. Legendas: apresentao no ecr do dilogo, narrao e efeitos de som dos programas televisivos e vdeos que contenham legendas para deficientes auditivos (geralmente marcados com "CC" nas listas de programao). Verso Legendas Selecciona um modo de legendagem preferido. Para ver a legendagem, seleccione Lg1, Lg2, Lg3 ou Lg4 (Lg1 apresenta legendas no idioma primrio da sua zona). Sada do monitor Seleccionar Ligar activa a funo. O projector pode emitir um sinal VGA quando est no modo espera e a tomada COMPUTER 1 est correctamente ligada a dispositivos. Consulte "Ligaes" na pgina 15 para mais informaes sobre como fazer a ligao. Passagem de udio O projector pode reproduzir sons quando est no modo de espera e as tomadas correspondentes estiverem devidamente ligadas aos dispositivos. Prima / para escolher a fonte a usar. Quando selecciona Computer, o sinal udio apenas pode ser alimentado pela tomada AUDIO-IN. Quando selecciona Video, S-Video, o sinal udio pode ser apenas alimentado pelas tomadas AUDIO-IN L/R. No necessrio ligar o cabo de udio quando HDMI est seleccionado uma vez que o cabo HDMI transmite sinal udio. Consulte "Ligaes" na pgina 15 para mais informaes sobre como fazer a ligao.
A activao desta funo aumenta ligeiramente o consumo de alimentao em standby.

Legendas 5. Menu DEFIN. SISTEMA: Avanada


42

Definies em espera

Repe os valores predefinidos de fbrica em todas as definies.

Repor todas as definies

As definies seguintes no so repostas: Fase, Tamanho H., Utilizador 1, Utilizador 2, Transferncia de espao de cor, Posio do projector, Modo Grande Altitude, Defin. Segurana, Definies de rede e Taxa de baud.

Funcionamento

Funo

Descrio
Fonte Mostra a fonte de sinal actual.

6. Menu INFORMAES

Modo de Imagem Mostra o modo seleccionado no menu IMAGEM.

Estado do Sistema Actual

Resoluo Mostra a resoluo nativa do sinal de entrada. Sistema de cor Mostra o formato do sistema de entrada: NTSC, PAL, SECAM, YUV, ou RGB. Hora da lmpada equivalente Apresenta o nmero de horas de funcionamento da lmpada. Verso do Firmware Mostra a verso da firmware do seu projector.

Funcionamento

43

Manuteno
Cuidados com o projector
O seu projector precisa de pouca manuteno. A nica operao que necessita de fazer regularmente manter limpas a lente e estrutura. Nunca remova peas do projector, excepto a lmpada. Contacte o seu revendedor se for necessrio substituir outras peas.

Limpar a lente
Limpe a lente sempre que a superfcie da mesma tenha sujidade ou p. Utilize uma lata de ar comprimido para remover o p. Se houver sujidade ou manchas, utilize papel de limpeza para lentes, ou humedea um pano macio com um produto de limpeza apropriado, para limpar suavemente a superfcie da lente. Nunca utilize esfreges abrasivos, produtos de limpeza alcalinos/acdicos, ps de limpeza ou solvente voltil, como lcool, benzeno, diluente ou insecticida. Utilizar tais materiais ou manter o projector em contacto prolongado com materiais de borracha ou vinil poder danificar a superfcie e material do projector.

Limpar a caixa do projector


Antes de limpar a caixa, desligue o projector segundo o procedimento adequado de desactivao, conforme descrito em "Desligar o projector" na pgina 33 e retire a ficha do cabo de alimentao da tomada. Para remover sujidade ou p, limpe a caixa com um pano macio e que no deixe plos. Para remover sujidade ou manchas mais difceis, humedea um pano macio com gua e um detergente neutro. Em seguida, limpe a caixa.

Nunca utilize cera, lcool, benzeno, diluente, ou outros detergentes qumicos. Estes podem danificar a caixa.

Guardar o projector
Se precisar de guardar o projector durante um perodo de tempo prolongado, siga as instrues que se seguem: Certifique-se de que a temperatura e a humidade do local onde vai guardar o projector se encontram dentro dos limites aconselhados para o mesmo. Consulte "Especificaes" na pgina 52 ou consulte seu revendedor para informar-se acerca da gama. Recolha os reguladores de altura. Retire as pilhas do telecomando. Embale o projector na respectiva embalagem original, ou numa equivalente.

Transportar o projector
Recomenda-se o transporte do projector na respectiva embalagem original, ou numa equivalente. Se transportar o projector voc mesmo, utilize a caixa original ou a mala de transporte flexvel fornecida.

44

Manuteno

Informaes da lmpada
Conhecer as horas da lmpada
Quando o projector est em funcionamento, as horas de utilizao da lmpada so calculadas automaticamente pelo temporizador integrado.
Consulte "Configurar o Modo de Lmpada para Econmico" below for more information on para mais informaes sobre o modo Econmico.

Para obter informaes acerca das horas da lmpada: Prima MENU/EXIT e depois prima / para seleccionar o menu DEFIN. SISTEMA: Avanada. 2. Prima para seleccionar Definies da Lmpada e prima MODE/ENTER. apresentada a pgina Definies da Lmpada. 3. Ver as informaes Hora da lmpada equivalente no menu. 4. Para sair do menu, prima MENU/EXIT. Tambm pode obter as informaes sobre as horas de funcionamento da lmpada no menu INFORMAES. 1.

Estender vida til da lmpada


A lmpada de projeco um item consumvel que dura geralmente cerca de 3000-4000 com uma utilizao adequada. Para manter a vida til da lmpada o mais longa possvel, execute as seguintes configuraes no menu de ecr. Configurar o Modo de Lmpada para Econmico A utilizao do modo Econmico reduz o rudo do sistema e o consumo de energia em 20%. Se for seleccionado o modo Econmico, a emisso de luz ser reduzida e sero projectadas imagens mais escuras. Se colocar o projector no modo Econmico, ir tambm aumentar a durao da lmpada. Para configurar o modo Econmico, v ao menu DEFIN. SISTEMA: Avanada > Definies da Lmpada > Modo de Lmpada e prima / . Configurao Desactivao autom. Esta funo permite a desactivao automtica do projector se no for detectado qualquer sinal de entrada aps um dado perodo de tempo para evitar o gasto desnecessrio da vida til da lmpada. Para configurar Desactivao autom., v ao menu DEFIN. SISTEMA: Bsica > Definies de operao > Desactivao autom. e prima / . O perodo pode ser definido de 5 a 30 minutos, em incrementos de 5 minutos. Se os intervalos de tempo predefinidos no forem os adequados, seleccione Desactivar. O projector no ser automaticamente encerrado aps um determinado perodo.

Manuteno

45

Tempo de substituir a lmpada


Quando o indicador Lmpada acender e ficar vermelho, ou aparecer uma mensagem a indicar que est na altura de substituir a lmpada, instale uma lmpada nova ou consulte o seu revendedor. Uma lmpada muito usada pode provocar uma avaria no projector e, em alguns casos, esta pode inclusivamente explodir. V at http://lamp.benq.com para uma lmpada de substituio.
A LAMP (Luz indicadora LAMP) e TEMP (Luz de aviso da temperatura) acender-se-o caso a lmpada aquea em demasia. Desligue a corrente e deixe o projector arrefecer durante 45 minutos. Se, depois de ligar novamente a corrente, o indicador da lmpada ou da temperatura continuar aceso e vermelho, contacte o seu revendedor local. Consulte "Indicadores" na pgina 50 para obter mais informaes.

Os ecrs de aviso da lmpada que se seguem lembrar-lhe-o que preciso mudar a lmpada.

Estado
Coloque uma lmpada nova para obter os melhores resultados. Se o projector funciona normalmente com Econmico seleccionado (Consulte "Conhecer as horas da lmpada" na pgina 45), poder continuar a trabalhar com o projector at que aparea o prximo aviso de horas da lmpada. Prima MODE/ENTER para fechar a mensagem. Recomenda-se vivamente que substitua a lmpada nesta altura. A lmpada um item consumvel. A luminosidade da lmpada diminui com a utilizao. Este comportamento da lmpada normal. Pode substituir a lmpada sempre que verificar que o nvel de luminosidade diminuiu significativamente. Prima MODE/ENTER para fechar a mensagem.
Alerta Alerta Alerta

Mensagem

Solicitar Lmpada de Substituio


Lmpada>XXXX horas Pea nova lmpada em lamp.benq.com

OK

Substituir lmpada logo


Lmpada>XXXX horas Pea nova lmpada em lamp.benq.com

OK

Substituir lmpada agora


Lmpada>XXXX horas Tempo utiliz. lmp. ultrapas. Pea nova lmpada em lamp.benq.com

OK

Para que o projector volte a funcionar normalmente, a lmpada DEVE ser substituda. Prima MODE/ENTER para fechar a mensagem.

AVISO
Sem tempo de utilizao da lmpada
Substituir lmpada (Consulte o manual do utiliz.) Em seguida reinicie o temp. lmp. Pea nova lmpada em lamp.benq.com

OK

"XXXX" mostrado nas mensagens acima so nmeros que variam consoante os diferentes modelos.

46

Manuteno

Substituir a lmpada
Para reduzir o risco de choques elctricos, desligue sempre o projector e o cabo de alimentao antes de substituir a lmpada. Para reduzir o risco de queimaduras graves, deixe o projector arrefecer durante, pelo menos, 45 minutos, antes de substituir a lmpada. Para evitar cortar-se e danificar os componentes internos, tenha cuidado ao retirar um vidro da lmpada que esteja partido. Para evitar cortar-se e/ou comprometer a qualidade da imagem por tocar na lente, no toque no compartimento vazio da lmpada quando a retirar. Esta lmpada contm mercrio. Consulte a regulamentao local relativa a resduos perigosos e deite fora a lmpada de acordo com essa regulamentao. Para garantir o desempenho ideal do projector, recomenda-se comprar uma lmpada adequada para projector para substituio da lmpada. Se a substituio da lmpada for executada enquanto o projector est suspenso no tecto, certifique-se de que ningum se encontra por baixo da abertura da lmpada, de modo a evitar possveis ferimentos ou danos oculares provocados por fragmentos da lmpada partida.

1. 2.

Desligue o projector e retire a ficha da tomada. Se a lmpada estiver quente, deixe-a arrefecer durante cerca de 45 minutos para evitar queimar-se. Solte o parafuso que prende a tampa da lmpada na lateral do projector, at que a tampa da lmpada se solte um pouco.

3.

Retire a tampa da lmpada do projector.


No ligue a corrente antes de voltar a colocar a tampa da lmpada. No coloque os dedos entre a lmpada e o projector. As bordas afiadas dentro do projector podem causar ferimentos.
1 2 1

4. 5. 6.

Desligue o conector da lmpada do projector. Desaperte o parafuso que fixa a lmpada. Levante a pega de forma a que esta fique para cima.

2 3

Manuteno

47

7.

Utilize a pega para, lentamente, puxar a lmpada para fora do projector.


Se puxar demasiadamente depressa, poder partir a lmpada, espalhando vidro partido pelo projector. No coloque a lmpada em locais onde possa ser salpicada com gua, ao alcance de crianas, ou junto a materiais inflamveis. No introduza as mos no projector, depois de a lmpada ter sido removida. Se tocar nos componentes pticos que se encontram no interior do projector, poder provocar inconsistncia de cores e distoro das imagens projectadas.

8.

Como mostrado na imagem, baixe a lmpada nova.

9. 10. 11.

Volte a ligar o conector da lmpada ao projector. Aperte o parafuso que fixa a lmpada. Certifique-se de que a alavanca est na horizontal e bloqueada.
O parafuso solto pode provocar uma m ligao e dar origem a uma avaria. No aperte o parafuso em demasia.
1

3 2

12.

Volte a colocar a tampa da lmpada no projector.

2 1

13.

Aperte o parafuso que fixa a tampa da lmpada.


O parafuso solto pode provocar uma m ligao e dar origem a uma avaria. No aperte o parafuso em demasia.

48

Manuteno

14.

Ligue a alimentao e reinicie o projector.

No ligue a corrente antes de voltar a colocar a tampa da lmpada.

Reiniciar o temporizador da lmpada 15. Aps o logtipo de arranque, abra o menu de ecr. V ao menu DEFIN. SISTEMA: Avanada > Definies da Lmpada. Prima MODE/ENTER. apresentada a pgina Definies da Lmpada. Realce Reajuste do temporiz. Lmpada. apresentada uma mensagem de aviso a perguntar se pretende reiniciar o temporizador da lmpada. Seleccione Repo e prima MODE/ENTER. O temporizador da lmpada ser recolocado a "0".
No o faa se no substituir a lmpada ou se a lmpada no for nova, pois pode provocar uma avaria.

Manuteno

49

Indicadores
Luz Estado e descrio Eventos de energia
Desligar Desligar Desligar Desligar Desligar Desligar Cor-delaranja Modo de espera. Verde A arrancar. Piscar Verde Funcionamento normal.

Desligar

Desligar

Cor-delaranja Piscar

necessrio que o projector arrefea durante 90 segundos, dado ter sido desligado anormalmente, sem que o processo normal de arrefecimento tenha sido executado. necessrio que o projector arrefea durante 90 segundos, aps a corrente ter sido desligada. O projector desligou-se automaticamente. Se tentar reiniciar o projector, ele desliga-se novamente. Contacte um revendedor para obter assistncia.

Eventos da lmpada
Vermelho Desligar Cor-delaranja Se tentar reiniciar o projector, ele desliga-se novamente. Contacte um revendedor para obter Piscar

O projector desligou-se automaticamente.

Vermelho

Desligar

Desligar

assistncia. 1. O projector necessita de 90 segundos para arrefecer. Ou 2. Contacte um revendedor para obter assistncia.

Eventos trmicos
Desligar Vermelho Verde Cor-delaranja Vermelho Verde Vermelho Verde Vermelho Verde Vermelho Cor-delaranja Vermelho Vermelho Vermelho Vermelho Vermelho Vermelho Vermelho Vermelho Vermelho Vermelho Vermelho Verde Verde Cordelaranja Desligar Desligar Desligar Desligar Cor-delaranja Cor-delaranja Vermelho Vermelho Verde Verde Desligar Desligar Desligar

O projector desligou-se automaticamente. Se tentar reiniciar o projector, ele desliga-se novamente. Contacte um revendedor para obter assistncia.

50

Manuteno

Resoluo de avarias
O projector no liga. Causa
No h corrente no cabo de alimentao. Tentativa de voltar a ligar o projector durante o processo de arrefecimento.

Soluo
Ligue o cabo de alimentao entrada de CA do projector e ligue a ficha do cabo tomada de parede. Se a tomada elctrica tiver um interruptor, certifique-se de que este est na posio de ligado. Aguarde at que o processo de arrefecimento tenha terminado.

Sem imagem Causa


A fonte de vdeo no est ligada, ou no est ligada corrente correctamente. O projector no est correctamente ligado ao dispositivo de sinal de entrada. O sinal de entrada no foi seleccionado correctamente. A tampa da lente ainda est fechada.

Soluo
Ligue a fonte de vdeo e verifique se o cabo de sinal est ligado correctamente. Verifique a ligao. Seleccione o sinal de entrada correcto com a tecla SOURCE no projector, ou no telecomando. Abra a tampa da lente.

Imagem desfocada Causa


A lente de projeco no est focada correctamente. O projector e o ecr no esto bem alinhados. A tampa da lente ainda est fechada.

Soluo
Ajuste a focagem da lente com o anel de focagem. Ajuste o ngulo de projeco e a direco, bem como a altura do projector, se for necessrio. Abra a tampa da lente.

O telecomando no funciona Causa Soluo


As pilhas esto esgotadas. Substitua as pilha por outras novas. H um obstculo entre o telecomando Remova o obstculo. e o projector. Est demasiadamente longe do Coloque-se a 8 metros (26 ps) do projector. projector.

A palavra-passe est incorrecta Causa


No se recorda da palavra-passe.

Soluo
Consulte "Procedimento para recuperar a palavra-passe" na pgina 22 para obter mais informaes.

Resoluo de avarias

51

Especificaes
Especificaes do projector
Todas as especificaes esto sujeitas a alterao sem aviso prvio.

pticas
Resoluo (MS513P) 800 x 600 SVGA (MX514P) 1024 x 768 XGA Sistema de visualizao 1-CHIP DMD Lente F/Nmero F = 2,57-2,65 Lmpada Lmpada de 190 W

Controlo
Controlo de srie RS-232 9 pinos x 1 Receptor IR x 1 Porta USB (Mini-B x 1)

Terminais de entrada

Entrada de computador Entrada RGB D-Sub 15 pinos (fmea) x 2 Entrada do sinal de vdeo S-VIDEO Porta Mini DIN de 4 pinos x 1 Elctricas VIDEO Fonte de alimentao Tomada RCA x 1 AC100240V, 3,0 A, 5060 Hz (Automatic) Entrada de sinal SD/HDTV Tomada Analog - Component RCA x 3 Consumo de energia (atravs de entrada RGB) 280 W (Mx); < 1 W (Em espera) Digital - HDMI V1.3 x 1 Entrada do sinal udio Informaes mecnicas Entrada de udio Peso Tomada udio PC x 1 2,5 Kg (5,5 lbs) Tomada udio RCA (L/R) x 2

Terminais de sada
Sada RGB D-Sub 15 pinos (fmea) x 1 Altifalante (Estreo) 2 watt x 1 Sada de sinal udio Tomada udio PC x 1

Requisitos ambientais
Temperatura de funcionamento 0C40C ao nvel do mar Humidade relativa de funcionamento 10%90% (sem condensao) Altitude de funcionamento 01499 m a 0C35C 15003000 m a 0C30C (com Modo Grande Altitude ligado)

52

Especificaes

Dimenses
287,3 mm (L) x 114,4 mm (A) x 232,6 mm (P) 287,3 232,6 114,4

62

62

Montagem no tecto
207.6

Parafuso para Montagem no Tecto: M4 x 8 (Mx L = 8 mm)


76.5 77

Unidade: mm

34.5 199.6 78

445.95

397.90

364.40 83.38 141.88 287.3

123.0 232.6

Especificaes

53

Tabela de tempos
Temporizao suportada para entrada de PC
Resoluo Modo Frequncia Frequncia Frequncia dos Pixels Vertical (Hz) Horizontal (kHz) (MHz)
59,940 72,809 75,000 85,008 70,087 56,25 60,317 72,188 75,000 85,061 119,854 60,004 70,069 75,029 84,997 119,989 75 59,87 60,0 64,995 59,810 74,934 84,880 119,909 60,020 75,025 85,024 60,000 85,002 59,887 59,978 60,000 59,954 66,667 74,546 75,020 75,06 31,469 37,861 37,500 43,269 31,469 35,156 37,879 48,077 46,875 53,674 77,425 48,363 56,476 60,023 68,667 97,551 67,5 47,776 35,820 41,467 49,702 62,795 71,554 101,563 63,981 79,976 91,146 60,000 85,938 55,935 65,317 75,000 65,29 35,000 49,722 60,241 68,68 25,175 31,500 31,500 36,000 28,3221 36 40,000 50,000 49,500 56,250 83,000 65,000 75,000 78,750 94,500 115,5 108 79,5 46,966 51,419 83,500 106,500 122,500 146,25 108,000 135,000 157,500 108 148,500 106,500 121,750 162,000 146,25 30,240 57,280 80,000 100,00

VGA_60 VGA_72 VGA_75 VGA_85 720 x 400 720 x 400_70 SVGA_56 SVGA_60* SVGA_72 800 x 600 SVGA_75 SVGA_85 SVGA_120** (Reduce Blanking) XGA_60* XGA_70 XGA_75 1024 x 768 XGA_85 XGA_120*** (Reduce Blanking) 1152 x 864 1152 x 864_75 1280 x 768 1280 x 768_60 1024 x 576 BenQ Notebook Timing 1024 x 600 BenQ Notebook Timing WXGA_60* WXGA_75 1280 x 800 WXGA_85 WXGA_120*** (Reduce Blanking) SXGA_60*** 1280 x 1024 SXGA_75 SXGA_85 1280 x 960_60*** 1280 x 960 1280 x 960_85 1440 x 900 WXGA+_60*** 1400 x 1050 SXGA+_60*** 1600 x 1200 UXGA 1680 x 1050 1680x1050_60 640 x 480@67Hz MAC13 832 x 624@75Hz MAC16 1024 x 768@75Hz MAC19 1152 x 870@75Hz MAC21 640 x 480

*Temporizao suportada para sinal no-3D e 3D com formato Frame Sequential e Top-Bottom. **Temporizao suportada para sinal no-3D e 3D com formato Frame Sequential. ***Temporizao suportada para sinal no-3D e 3D com formato Top-Bottom.

54

Especificaes

Temporizao suportada para entrada HDMI (HDCP)


Resoluo Modo
VGA_60 VGA_72 VGA_75 VGA_85 720 x 400_70 SVGA_60* SVGA_72 SVGA_75 SVGA_85 SVGA_120** (Reduce Blanking) XGA_60* XGA_70 XGA_75 XGA_85 XGA_120** (Reduce Blanking) 1152 x 864_75 1280 x 768_60 BenQ Notebook Timing BenQ Notebook Timing WXGA_60* WXGA_75 WXGA_85 WXGA_120** (Reduce Blanking) SXGA_60*** SXGA_75 SXGA_85 1280 x 960_60*** 1280 x 960_85 1360 x 768_60*** WXGA+_60*** SXGA+_60*** UXGA 1680x1050_60 MAC13 MAC16 MAC19 MAC21

Frequncia Frequncia Vertical (Hz) Horizontal (kHz)


59,940 72,809 75,000 85,008 70,087 60,317 72,188 75,000 85,061 119,854 60,004 70,069 75,029 84,997 119,989 75 59,87 60,00 64,995 59,810 74,934 84,880 119,909 60,020 75,025 85,024 60,000 85,002 60,015 59,887 59,978 60,000 59,954 66,667 74,546 75,020 75,06 31,469 37,861 37,500 43,269 31,469 37,879 48,077 46,875 53,674 77,425 48,363 56,476 60,023 68,667 97,551 67,5 47,776 35,820 41,467 49,702 62,795 71,554 101,563 63,981 79,976 91,146 60,000 85,938 47,712 55,935 65,317 75,000 65,290 35,000 49,722 60,241 68,68

Frequncia dos Pixels (MHz)


25,175 31,500 31,500 36,000 28,3221 40,000 50,000 49,500 56,250 83,000 65,000 75,000 78,750 94,500 115,5 108 79,5 46,996 51,419 83,500 106,500 122,500 146,25 108,000 135,000 157,500 108 148,500 85,500 106,500 121,750 162,000 146,250 30,240 57,280 80,000 100,00

640 x 480 720 x 400

800 x 600

1024 x 768

1152 x 864 1280 x 768 1024 x 576@60Hz 1024 x 600@65Hz

1280 x 800

1280 x 1024 1280 x 960 1360 x 768 1440 x 900 1400 x 1050 1600 x 1200 1680 x 1050 640 x 480@67Hz 832 x 624@75Hz 1024 x 768@75Hz 1152 x 870@75Hz

*Temporizao suportada para sinal no-3D e 3D com formato Frame Sequential e Top-Bottom. **Temporizao suportada para sinal no-3D e 3D com formato Frame Sequential. ***Temporizao suportada para sinal no-3D e 3D com formato Top-Bottom.

Especificaes

55

Temporizao
480i** 480p 576i 576p 720/50p 720/60p 1080/50i 1080/60i 1080/24P 1080/25P 1080/30P 1080/50P 1080/60P

Resoluo
720 x 480 720 x 480 720 x 576 720 x 576 1280 x 720 1280 x 720 1920 x 1080 1920 x 1080 1920 x 1080 1920 x 1080 1920 x 1080 1920 x 1080 1920 x 1080

Frequncia Vertical (Hz)


59,94 59,94 50 50 50 60 50 60 24 25 30 50 60

Frequncia Frequncia Horizontal dos Pixels Comentrio (kHz) (MHz)


15,73 31,47 15,63 31,25 37,5 45,00 28,13 33,75 27 28,13 33,75 56,25 67,5 27 27 27 27 74,25 74,25 74,25 74,25 74,25 74,25 74,25 148,5 148,5 Apenas HDMI Apenas HDMI HDMI/DVI HDMI/DVI HDMI/DVI HDMI/DVI HDMI/DVI HDMI/DVI HDMI/DVI HDMI/DVI HDMI/DVI HDMI/DVI HDMI/DVI

A apresentao de um sinal 1080i(1125i)@60Hz ou 1080i(1125i)@50Hz poder resultar numa ligeira vibrao da imagem. **Temporizao suportada para sinal no-3D e 3D com formato Frame Sequential.

Temporizao suportada para entrada Component-YPbPr


Temporizao
480i** 480p 576i 576p 720/50p 720/60p 1080/50i 1080/60i 1080/24P 1080/25P 1080/30P 1080/50P 1080/60P

Resoluo
720 x 480 720 x 480 720 x 576 720 x 576 1280 x 720 1280 x 720 1920 x 1080 1920 x 1080 1920 x 1080 1920 x 1080 1920 x 1080 1920 x 1080 1920 x 1080

Frequncia Vertical (Hz)


59,94 59,94 50 50 50 60 50 60 24 25 30 50 60

Frequncia Frequncia dos Horizontal (kHz) Pixels (MHz)


15,73 31,47 15,63 31,25 37,5 45,00 28,13 33,75 27 28,13 33,75 56,25 67,5 13,5 27 13,5 27 74,25 74,25 74,25 74,25 74,25 74,25 74,25 148,5 148,5

A apresentao de um sinal 1080i(1125i)@60Hz ou 1080i(1125i)@50Hz poder resultar numa ligeira vibrao da imagem. **Temporizao suportada para sinal no-3D e 3D com formato Frame Sequential.

Temporizao suportada para as entradas Vdeo e S-Vdeo


Modo de vdeo
NTSC** PAL SECAM PAL-M PAL-N PAL-60 NTSC4.43

Frequncia Horizontal (kHz)


15,73 15,63 15,63 15,73 15,63 15,73 15,73

Frequncia Vertical (Hz)


60 50 50 60 50 60 60

Frequncia sub-portadora de cor (MHz)


3,58 4,43 4,25 ou 4,41 3,58 3,58 4,43 4,43

**Temporizao suportada para sinal no-3D e 3D com formato Frame Sequential.

56

Especificaes

Informaes sobre a garantia e direitos de autor


Garantia limitada
A BenQ garante este produto contra quaisquer defeitos de material ou de mo-de-obra, sob condies normais de utilizao e armazenamento. Qualquer reclamao dentro do prazo da garantia deve ser acompanhada da prova de compra. Na eventualidade de este produto apresentar qualquer defeito durante o prazo da garantia, a exclusiva obrigao da BenQ e o exclusivo recurso do cliente ser a substituio de todas as peas defeituosas (mo-de-obra includa). Para obter assistncia dentro do prazo da garantia, deve comunicar imediatamente os defeitos detectados ao revendedor onde adquiriu o produto. Importante: A garantia acima indicada ser anulada se o cliente no utilizar o produto de acordo com as instrues escritas da BenQ, em especial, a humidade ambiente dever estar entre 10% e 90%, a temperatura entre 0C e 35C, a altitude deve ser inferior a 4920 ps e no deve ser utilizado num ambiente poeirento. Esta garantia concede ao cliente direitos legais especficos, podendo existir outros direitos que podem variar conforme a regio. Para obter mais informaes, visite o website www.BenQ.com.

Copyright
Copyright 2011 pela BenQ Corporation. Todos os direitos reservados. Nenhuma parte desta publicao pode ser reproduzida, transmitida, transcrita, armazenada num sistema de pesquisa electrnica ou traduzida em qualquer idioma ou linguagem de computador, sob qualquer forma ou por qualquer meio, electrnico, mecnico, magntico, ptico, qumico, manual ou de outra forma, sem a permisso expressa, por escrito, da BenQ Corporation.

Declinao de Responsabilidade
A BenQ Corporation no faz quaisquer alegaes nem garantias, sejam elas explcitas ou implcitas, relativamente ao teor do presente, renunciando particularmente a quaisquer garantias relativas capacidade de comercializao ou adequao a fins especficos. Alm disso, a BenQ Corporation reserva-se o direito de rever esta publicao e de efectuar periodicamente modificaes no teor da mesma, sem obrigao de notificar qualquer pessoa de tais revises ou modificaes. *DLP, Digital Micromirror Device e DMD so marcas comerciais da Texas Instruments. Outras marcas so copyrights das respectivas empresas ou organizaes.

Patentes
Este projector BenQ est abrangido pelas seguintes patentes: Patentes E.U.A 6,837,608; 7,275,834; 7,181,318. Patentes TW 202690; 205470; I228635; I259932. Patentes China ( ) ZL01143168.7; ZL03119907.0; ZL200510051609.2.

Informaes sobre a garantia e direitos de autor

57

Vous aimerez peut-être aussi