Vous êtes sur la page 1sur 12

9/4/2014

Compartilhar

Cursos Qualit: Tutorial de Formulrios com VBA no Excel


0

mais

Prximo blog

Criar um blog

Login

Cursos Qualit
SEXTA-FEIRA, 4 DE FEVEREIRO DE 2011 CURSOS QUALIT

Tutorial de Formulrios com VBA no Excel


Nessa postagem tem um tutorial sobre consulta em banco de dados usando o Excel 2007 e um pouco de programao em VBA e Formulrios. Podemos fazer acesso a um banco de dados em planilhas independentes usando os recursos de formulrio e alguns comandos em programao em VBA. Para utilizar esses recursos, ser necessrio exibir a Guia Desenvolvedor do Excel 2007. Clique no boto do Office no canto superior esquerdo do vdeo, clique em Opes do Excel, em Mais Usados, habilite a opo Mostrar Guia Desenvolvedor na Faixa de Opes. Vamos deixar apenas duas planilhas na pasta de trabalho do Excel. Se voc tem trs ou mais, clique boto direito do mouse sobre as excedentes e escolha Excluir no menu flutuante. Na primeira aba da planilha escreva Tabela e a segunda nomeie de Consulta. Digite os dados conforma a tabela abaixo na planilha Tabela. Eu utilizei nomes de cidades da regio para os locais da pesquisa de preos.

Compromisso com a qualidade


CONHEA A QUALIT - ESCOLA DE INFORMTICA

A Qualit - Escola de informtica se destaca pelos cursos profissionalizantes e uma referncia em computao grfica.
ADMINISTRADORES

Solano Qualit Escola de Informatica

SEGUIDORES LABELS

Cursos avanados

Voc pode alterar os nomes dos produtos e dos locais livremente. Na segunda planilha (Consulta), selecione e escolha uma cor para o fundo. Clique na Guia Desenvolver/Inserir e selecione a Caixa de Grupo dos Controles de Formulrio.

Cursos Iniciais Dicas de programas Programao de cursos

BLOG ARCHIVE

2014 (1) 2013 (5) 2012 (9) 2011 (12) Outubro (1) Agosto (1) Julho (1) Junho (3) Maio (1) Maro (1)

Desenhe uma caixa de grupo como mostrado na figura abaixo, comeando a partir da linha 5 da planilha Consulta.

Fevereiro (4) Curso de Excel Avanado com Macros e programao e... Curso de CorelDRAW X4 Tutorial de Formulrios com VBA no Excel Como se escreve certo? 2010 (25) 2009 (26)

http://cursosqualita.blogspot.com.br/2011/02/tutorial-de-formularios-com-vba-no.html

1/12

9/4/2014

Cursos Qualit: Tutorial de Formulrios com VBA no Excel


VISITAS

Live Traffic Feed

Se voc precisar aumentar ou diminuir a caixa, clique numa ala de dimensionamento (bolinha) dos cantos da caixa e arraste para o centro da figura para diminuir ou para fora, para aumentar. No topo da caixa, digite um nome para ela. Pode ser Pesquisa por produtos ou outro que voc queira.

Digite os dados iniciais da planilha conforme mostrado abaixo. Produto em A7, Valor em A8 e Valor Revenda em A9, todos alinhados direita. As caixas brancas so apenas clulas com contorno preto e fundo branco.

A visitor from Brazil viewed "Cursos Qualit: Como criar Formulrios no Excel 2007" 5 mins A visitor fromago Macap, Amapa viewed "Cursos Qualit: Como criar Formulrios no Excel 2007" A visitor from Joinville, 9 mins ago Santa Catarina viewed "Cursos Qualit: Como criar Formulrios no Excel A visitor from So Lus, 2007" 19 mins ago Maranhao viewed "Cursos Qualit: Como criar Formulrios no Excel 2007" A from Brazil viewed 27visitor mins ago "Cursos Qualit: Como criar Formulrios no Excel 2007" 40from minsFeira ago De A visitor Santana, Bahia viewed "Cursos Qualit: Tutorial de Formulrios com VBA no A visitor Excel" 57from minsParanava, ago Parana viewed "Cursos Qualit: Como criar Formulrios no Excel 2007" A visitor from Belo 1 hr 3 mins ago Horizonte, Minas Gerais viewed "Cursos Qualit: Como criar Formulrios no A visitor from So Lus, Excel 2007" 1 hr 4 mins Maranhao viewed "Cursos ago Qualit: Como criar Formulrios no Excel 2007" A visitor from Brazil viewed 1 hr 17 mins ago "Cursos Qualit: Como bloquear rolagem da tela no Excel" 1 hr 29 mins ago Real-time view Menu

Na linha Produto, vamos inserir uma Caixa de Combinao para o vendedor escolher o produto em uma lista suspensa, sem a necessidade de digitao. Clique na Guia Desenvolver/Inserir e selecione a Caixa de Combinao, que o segundo boto da primeira linha do Controle de Formulrio.

LABELS

Bloquear clulas no Excel Controles de contas CorelDRAW CorelDRAW Contornos Criar tabelas no word Curiosidades Curso de CorelDRAW Curso de Illustrator Curso de Photoshop Cursos avanados Cursos Iniciais Dicas

Desenhe o tamanho da Caixa de Combinao. Clique com o mouse e arraste para definir o tamanho apropriado.

Dicas de programas Lanamento Programao de cursos Qualita SLAN 2012 sorteios Qualit Turmas

http://cursosqualita.blogspot.com.br/2011/02/tutorial-de-formularios-com-vba-no.html

2/12

9/4/2014

Cursos Qualit: Tutorial de Formulrios com VBA no Excel


SIGA-NOS

POPULAR POSTS

Como criar Formulrios no Excel 2007 Muitas pessoas que se interessam pelo Excel tem dvidas quanto a criao de formulrios no Excel 2007. Ento nessa postagem um pouco do que ...

Para aumentar ou diminuir a caixa, clique com o boto direito do mouse sobre ela e depois com o esquerdo nas alas de dimensionamento. Em breve ser feita a configurao adequada para exibio da lista.

Tutorial de Formulrios com VBA no Excel Nessa postagem tem um tutorial sobre consulta em banco de dados usando o Excel 2007 e um pouco de programao em VBA e Formulrios. Podemos... Como bloquear rolagem da tela no Excel Uma opo bem legal do Excel a de congelar parte da tela para que ela no role pra cima nem pra baixo. Muitas vezes temos uma planilha mui...

Ao lado, crie mais uma caixa de grupo. D o nome de Locais de Pesquisa.

Como funciona a Funo ProcV no Excel Essa postagem sobre uma funo de banco de dados do Excel que desperta muita curiosidade e frustrao tambm, quando ela no d certo.... ... Como se escreve certo? Daqui a 50 km ou daqui h 50 km? Daqui h 5 anos ou daqui a 5 anos? Na hora de fazer a arte de um folheto aparecem as dvidas quanto a algu...

Insira nessa caixa de grupo, controles do tipo Boto de Opo.

Efeito Power Clip no Corel Draw O CorelDRAW permite colocar objetos vetoriais e imagens em formato bitmap, como fotos, interior de outros objetos ou recipientes. O recipien... Modelo de Currculo Informaes pessoais objetivas combinadas com uma carta de apresentao especfica para a empresa fazem a diferena na hora da conquista daq... Como usar a Validao de Dados no Excel 2007 Hoje, uma postagem sobre um recurso do Excel 2007 que muito solicitado nos cursos da Qualit: O uso da validao de valores para que o usu... Como bloquear clulas no Excel Muitas pessoas me perguntam no curso de Excel da Qualit como bloquear determinadas clulas de uma planilha para que o contedo no possa se... O que so desenhos vetoriais De uma maneira bem clara e simples, imagens vetoriais so figuras formadas por

Digite um nome de cidade para cada cidade onde ser feira a pesquisa por preos de produtos. Utilizei as cidades da regio do Vale do Taquari (Arroio do Meio, Lajeado, Estrela, Santa Cruz do Sul, Teutnia e Venncio Aires).

Voc pode alterar se achar conveniente. Para digitar o nome da cidade, clique sobre o item, quando abrir a caixa, digite o nome do local. Para movimentar, clique sobre a borda da caixa com o boto direito do mouse e use as setas de direo do teclado para deslocar em qualquer direo. Voc pode ainda personalizar as opes, dando um ar mais profissional como efeitos em 3D. Clique com o boto direito do mouse sobre o item e escolha Formatar Controle...

http://cursosqualita.blogspot.com.br/2011/02/tutorial-de-formularios-com-vba-no.html

3/12

9/4/2014

Cursos Qualit: Tutorial de Formulrios com VBA no Excel


linhas e traos e criadas a partir de clculos matemticos. O...

Na janela que abre, clique em Sombreamento em 3D. Crie agora mais uma Caixa de Grupo abaixo dos dados j digitados e nomeie de Valores.

Digite os dados conforma a figura abaixo. Texto alinhado direita e clulas vazias pintadas de branco com contorno em preto.

Agora vamos inserir outros elementos da planilha. So os controles ActiveX para escolher Quantidade de itens comprados e tambm o nmero de parcelas da compra. Clique na Guia Desenvolvedor, escolha Inserir e nos Controles ActiveX clique em Barra de Rolagem.

Desenhe uma barra de rolagem ao lado do item Quantidade. Lembre-se que as bolinhas servem para dimensionar o tamanho da barra.

Repita o procedimento ao lado da clula Nmero de Parcelas para acrescentar mais


http://cursosqualita.blogspot.com.br/2011/02/tutorial-de-formularios-com-vba-no.html 4/12

9/4/2014

Cursos Qualit: Tutorial de Formulrios com VBA no Excel

uma barra de rolagem. Na prxima etapa iremos adicionar mais dois controles, desta vez sero botes que controlaro a visibilidade da planilha com a base de dados. Clique na Guia Desenvolvedor, escolha Inserir e nos Controles ActiveX clique em Boto de Comando.

Esse CommandButton deve ser desenhado ao lado da clula Valor Final.

Um detalhe importante: Para modificar ou programar o boto o Modo de Design dever estar habilitado. Quando desmarcado o boto se comporta como um boto do Windows e no h como editar seu cdigo nem aumentar ou diminuir seu tamanho. Para acrescentar comportamentos ao boto de Controle ActiveX clique no boto Propriedades.

O que deve ser modificado para atribuir comportamentos ao boto... Digite no primeiro boto as configuraes da janela abaixo:

http://cursosqualita.blogspot.com.br/2011/02/tutorial-de-formularios-com-vba-no.html

5/12

9/4/2014

Cursos Qualit: Tutorial de Formulrios com VBA no Excel

Name : o nome pelo qual o boto ser referido na programao. Escolha um nome curto e sem espaos. BackColor: Permite escolher cor de fundo para o boto Caption: O nome que ser exibido em cima do boto Font: Permite escolher ou trocar a fonte para o texto do boto ForeColor: A cor da fonte mostrada no boto Height: Define a altura do boto em pontos Left: Distncia relacionada ao boto do lado esquerdo da tela Locked: Quando True, bloqueia o deslocamento do boto na tela Picture : Atribui uma figura ou foto na imagem do boto PrintObject: Quando True, imprime o boto com a planilha Shadow: Exibe uma sombra embaixo do boto Top: Distncia relacionada ao boto do topo da tela Visible : Aplica o atributo de visibilidade ao boto quando a planilha for aberta Width: Define a largura do boto em pontos WordWrap: Quando true, atribui uma quebra na linha quando o texto do boto for muito extenso. Repita o Procedimento para o segundo boto. Desenhe um novo boto e configure de acordo com essas sugestes:

Name: Ocultar BackColor: No mudar a cor do fundo Caption: Ocultar Planilha Font: Calibri ForeColor: No mudar a cor do texto Height: 22,5 Left: 203 Locked: True Picture: (nenhum) PrintObject: True Shadow: False Top: 261 Visible: True Width: 90,75 WordWrap: False Para algum ser um programador em VB so necessrias muitas horas de treinamento formal e de prtica. A ideia desse post s fazer uma pesquisa no Excel utilizando um pouco da programao em VB, por isso s tem mesmo o bsico. Maaassss....antes de iniciar a programao, vamos entender um pouco do Visual Basic: O VB permite criar aplicativos tanto para mquina local quanto para ambiente de rede. Estes aplicativos podem tanto compartilhar banco de dados quanto acessar um banco de dados cliente-servidor. Os programas desenvolvidos em Visual Basic so orientados a eventos. Eventos so aes geradas pelo usurio clicar o mouse ou pressionar uma uma tecla.
http://cursosqualita.blogspot.com.br/2011/02/tutorial-de-formularios-com-vba-no.html 6/12

9/4/2014

Cursos Qualit: Tutorial de Formulrios com VBA no Excel

Os eventos podem tambm ser gerados pelo prprio Windows. Existem eventos associados ao formulrio, e cada controle inserido neste. Agora vamos s linhas de cdigo.Veja se o boto Modo de Design est habilitado e d dois clicks rpidos sobre o boto Exibir tabela. Isso dever abrir o mdulo de programao do Visual Basic. Digite as linha de cdigo abaixo. Private Sub exibir_Click() Dim Exibir As String Exibir = MsgBox("Deseja exibir a planilha tabela?", vbYesNo, "Confirmao") If Exibir = vbYes Then Sheets("tabela").Visible = True Sheets("tabela").Select Else Exit Sub End If End Sub O que significa: Private Sub exibir_Click() - Inicia o procedimento Dim Exibir As String - Declara Exibir como uma varivel do tipo String (Uma sequncia de Caracteres). Uma varivel algum tipo de dados ao qual reservado um espao fsico na memria do computador. Para declarar variveis, voc precisa dar a uma varivel tanto um nome (Exibir) quanto um tipo (String). Os nomes de variveis podem ter at 40 caracteres, e precisam comear com uma letra. Declarando com o Comando Dim Sintaxe: Dim As Exemplo: Dim Exibir As String - Exibir = MsgBox("Deseja exibir a planilha tabela?", vbYesNo, "Confirmao") Aqui declaramos que a varivel recebeu uma MSGBox com a informao contida nos parnteses. - VbYesNo define os tipos de botes que aparecero na Caixa de Mensagem: Sim ou No A palavra Confirmao aparecer na barra de ttulo da caixa de mensagem (MessageBox). - If Exibir = vbYes Then - Aqui iniciam os procedimentos lgicos com os laos de repetio. SE Exibir for igual a SIM, ou seja se o usurio clicar no boto SIM, ento... - Sheets("tabela").Visible = True - Muda a propriedade de visibilidade da planilha Tabela e torne-a Visvel. - Sheets("tabela").Select - Nessa linha estamos ainda informando para torn-la ativa. - Else - Seno - Exit Sub - Fecha da janela - End If - Aqui Fechamos os procedimentos lgicos - End Sub - No final sempre necessrio fechar ou encerrar o procedimento. Veja se o Modo de Design ainda est habilitado e d dois clicks rpidos sobre o boto Ocultar Tabela. Isso dever abrir o mdulo de programao do Visual Basic. Digite as linhas de cdigo abaixo: Private Sub ocultar_Click() Sheets("tabela").Visible = False End Sub Na linha de cdigo: Sheets("tabela").Visible = False, mudamos a propriedade de visibilidade da planilha Tabela e tornando-a Invisvel ou oculta. Desligue o Modo de Design e teste os botes para confirmar a programao. Para que o Excel calcule a margem de lucro em cada produto, crie uma Caixa de
http://cursosqualita.blogspot.com.br/2011/02/tutorial-de-formularios-com-vba-no.html 7/12

9/4/2014

Cursos Qualit: Tutorial de Formulrios com VBA no Excel

Seleo...

e ao lado digite Lucro.

Na parte superior da planilha, onde existem as linhas vazias, digite Cidade em A2, Lucro em A3 e Produto em C2, todos alinhados direita.

Clique com o boto direito do mouse sobre a primeira cidade listada no Formulrio e escolha Formatar Controle.

Na guia Controle, no campo Vnculo de clula, digite $B$2 (com $ para Referncias Absolutas). Essa clula deve exibir um nmero que indica qual cidade est selecionada na rea Local de Pesquisa no Formulrio.

Observe que selecionando outra cidade, o valor da B2, tambm muda.

http://cursosqualita.blogspot.com.br/2011/02/tutorial-de-formularios-com-vba-no.html

8/12

9/4/2014

Cursos Qualit: Tutorial de Formulrios com VBA no Excel

A Caixa de Combinao onde o produto ser pesquisado, tambm deve ser configurada a fim de exibir os produtos da lista da planilha Tabela. Acesse a planilha Tabela e d um nome para o intervalo dos produtos. Veja no exemplo abaixo. Selecione de A2 at A12 e na Caixa de nome digite Prod e pressione Enter para nomear.

Repita o mesmo processo para nomear o intervalo do Local da Pesquisa. Selecione de B2 at G12, clique na Caixa de Nome e digite para esse intervalo o nome de Base .

Volte planilha Consulta, clique com o boto direito do mouse sobre a Caixa de Combinao e escolha Formatar controle...

Na Guia Controle, digite Prod no Intervalo de entrada. O Excel reconhecer o intervalo nomeado na planilha Tabela. Em vnculo com a clula escolha $D$2, em Linhas Suspensas no h necessidade de alterao e para um efeito mais elegante marque Sombreamento 3D. Clique OK.

http://cursosqualita.blogspot.com.br/2011/02/tutorial-de-formularios-com-vba-no.html

9/12

9/4/2014

Cursos Qualit: Tutorial de Formulrios com VBA no Excel

Agora, clicando na seta da Caixa de Combinao, os produtos j aparecem listados.

Para continuar nosso trabalho, vamos configurar a Caixa de Seleo Lucro. Clique com o boto direito sobre ela e escolha Formatar controle.

Em Vnculo de clula escreva $B$3. Assim, a clula B3 ir exibir a resposta VERDADEIRO quando a caixa de seleo estiver marcada e FALSO quando estiver desmarcada. E para concluir nosso trabalho, as frmulas! Para que o valor do produto seja encontrado, ser necessrio utilizar uma funo do Excel que faz um cruzamento entre o local da pesquisa selecionado na caixa de Grupo de Formulrio Locais da Pesquisa e o item selecionado na Caixa de Combinao dos Produtos. A funo apropriada para esse caso a INDICE que busca uma informao num banco de dados pela interseo de informaes atravs de linha e coluna. Na clula para o valor: digite a frmula: =NDICE(base;D2;B2). - Indice a funo que executa a pesquisa - base o local ou a base de dados para a pesquisa - D2 a clula onde est relacionado o vnculo com o produto escolhido na Caixa de Combinao - B2 a clula onde est relacionado o vnculo com o local escolhido no Boto de Opo do Formulrio Na clula para o Valor de Revenda: digite a frmula: =B8*150% O valor contido em B8 ser multiplicado por 150% dando uma margem de 50% sobre o valor original Na clula para o Lucro: digite a frmula: =SE(B3=VERDADEIRO;B9-B8;"") - Se o valor da clula B3 for VERDADEIRO, ento calcule o Valor de revenda MENOS o valor da compra, SENO deixe a clula VAZIA. A clula da Quantidade ter o valor definido pela barra de rolagem. Clique no boto Modo de Design e depois um clique na Barra de Rolagem da Quantidade e aps em
http://cursosqualita.blogspot.com.br/2011/02/tutorial-de-formularios-com-vba-no.html 10/12

9/4/2014

Cursos Qualit: Tutorial de Formulrios com VBA no Excel

Propriedades. Vamos configurar a rolagem da barra.

Clique no boto Modo de Design e depois um clique na Barra de Rolagem da Quantidade e aps em Propriedades. Apenas mude o valor Max para 20 para limitar em 20 peas por cliente e o valor Min em 1, que a quantidade mnima da compra. Para o nmero de parcelas, repita todo o procedimento para tornar a barra ativa, clique no boto Modo de Design e depois um clique na Barra de Rolagem das parcelas e aps em Propriedades. Mude o valor Max para 12 para limitar as parcelas e o valor Min em 2. O Valor Total ser a multiplicao da quantidade pelo Valor Unitrio: =B13*B9 A porcentagem de juros depende do nmero de parcelas, da voc digita essa frmula com a funo SE que calcula os juros dependendo da quantidade de parcelas =SE(B15<4;0;se(b15>10;3,5%;2,5%)) O valor final da Parcela calculado assim: =(B14/B15)*B16+B14/B15 O valor final da compra: =B15*B17 Para finalizar a planilha, voc poder acrescentar uma barra com o nome do trabalho sobrescrevendo as clulas de controle usadas no formulrio e na funo ndice. Poder tambm realizar pequenos ajustes de alinhamentos, exibindo a grade do Excel (Guia Layout da Pgina, grupo Opes de Planilha, Linha de Grade, Exibir).

Espero que seja til a quem gosta de aprender mais sobre o Excel que uma fabulosa ferramenta de trabalho. Quem quiser aprender a criar Formulrios, Criar ambientes de Aplicativos com VBA, Macros, Userforms com VBA pode fazer um curso completo de Excel Avanado na Qualit. So 30 horas pra entender todos os recursos mais avanados do Excel. Faa uma visita Qualit e tire todas as suas dvidas.
http://cursosqualita.blogspot.com.br/2011/02/tutorial-de-formularios-com-vba-no.html 11/12

9/4/2014
Postado por Solano s 16:52 Marcadores: Dicas de programas

Cursos Qualit: Tutorial de Formulrios com VBA no Excel

Um comentrio:
Pedro Maverick disse... EXTREMAMENTE TIL! Grato pelas dicas! 31 de julho de 2012 21:40 Postar um comentrio

Postagem mais recente


Assinar: Postar comentrios (Atom)

Incio

Postagem mais antiga

Modelo Picture Window. Tecnologia do Blogger.

http://cursosqualita.blogspot.com.br/2011/02/tutorial-de-formularios-com-vba-no.html

12/12

Vous aimerez peut-être aussi