Vous êtes sur la page 1sur 14

Instituto de Tecnologia ORT

Tcnicas de Gravura
Profa. Ktia Politzer

XILOGRAFIA / XILOGRAVURA Definio: A Xilogravura um dos mais antigos mtodos de gravao. Seu nome deriva do grego xylon (madeira) e grafos (gravar). O processo xilogrfico consiste em entalhar linhas sobre uma prancha de madeira, pensando que as partes visveis sero as que estiverem em relevo e que as sem impresso sero as que estaro em baixo relevo. Esta prancha de madeira entintada e depois usada para imprimir o papel ou outro suporte. Histria: A Xilogravura era praticada no Oriente desde o sculo VII, especialmente para a estampa de tecidos. Aparece na Europa muito tempo depois e os primeiros registros so do sculo XIV, em estampas religiosas e calendrios. Com a difuso do papel na Europa, no sculo XV, houve uma expanso da xilogravura. A maior expresso da xilogravura foi o alemo Albert Drer (1471-1528). Outro artista que no sculo XVII destacou-se na xilografia, foi Lucas Cranach. A partir do sculo XVII comea a substituio da base de madeira pela de metal, principalmente graas preciso artstica alcanada pela tcnica, que no sculo XIX foi muito utilizada para a ilustrao de livros e de peridicos.

Xilogravura no Brasil: No Brasil, a xilogravura comea em 1912, com a exposio do artista alemo Lasar Sagall, em So Paulo. Outro artista importante desse gnero de arte foi Oswaldo Goeldi, carioca, filho de suios, professor da Escola de Belas Artes, que deixou discpulos, como Lvio Abramo, Yolanda Mohaliy e Carlos Scliar, ao lado de nomes mais modernos como Marcelo Grassmann, Fayga Ostrower, Maria Bonomi, Gilvan Samico e outros. Samico interessou-se vivamente pelas xilogravuras dos artistas populares do Nordeste. Nelas, admirou a genuna expresso da criatividade do

nosso artista primitivo: as solues plsticas sintticas, o trao forte, incisivo, a rude e bela expressividade dos desenhos, o mundo fantstico dos seres mticos e mgicos das concepes ingnuas. Ao lado de sua literatura, essas xilogravuras do cordel refletiam ideais, anseios e sonhos do homem nordestino.

Confeco de xilogravuras: 1 - Escolher uma base de madeira uniforme para que a impresso seja homognea; evitar madeiras com defeitos ou ns. A madeira pode ser de qualquer espcie e no Brasil temos muita disponibilidade de madeiras com as caractersticas certas como a peroba rosa, a peroba do campo, o pequia marfim, a goiabeira, a canela e etc. A regra bsica diz que em trabalhos muito detalhados usa-se madeira dura, e em trabalhos com grandes reas menos detalhadas podem ser usadas madeiras mais macias tipo cerejeira, cedro e pinho. H a necessidade de se preparar a madeira com lixas cada vez mais finas para eliminar qualquer imperfeio e deixar a superfcie como se tivesse sido polida. A, a base estar pronta para receber o desenho e o entalhe. 2 - Escolhido o desenho, deve-se transferi-lo usando carbono ou pode-se desenhar diretamente na madeira. Escolha uma maneira depois de determinar o que ser escavado e o que ficar; para isso pode-se usar tinta nanquim nas reas que ficaro ou hachurar (riscar leve e continuamente) com o lpis. Lembre-se que o desenho ficar invertido; se for escrever algo, as letras devero estar invertidas como em um carimbo.

3 - As ferramentas para o entalhe podem ser as goivas,

o buril,

o formo e a faca. Com cada formato de ponta se obtm um resultado de acabamento e preciso diferentes. Devem estar sempre bem afiadas. Depois de usadas, devem ser armazenadas com muito cuidado. Acidentes durante o entalhe so freqentes, e para evit-los, faa voc mesmo algum tipo apoio para evitar que a base se mova e escape da sua mo.

4 - Escolhidas as ferramentas, entalhe e retire da superfcie o que no vai querer que saia na impresso. Lembre-se: a profundidade do entalhe est diretamente ligada limpeza da rea sem impresso; se no for tirado o suficiente, ao entintarmos a madeira corremos o risco de a tinta encostar na rea determinada para no imprimir e surgir como impresso numa rea no desejada. Com o tempo e a prtica voc poder fazer experincias, como riscar reas que deveriam ser pretas chapadas e criar com isso, diferentes efeitos e texturas.

5 - Original pronto, vamos impresso. Sobre uma superfcie lisa (vidro, granito etc) coloque uma pequena quantidade de tinta e com o auxlio de um rolo (especial para entintar) espalhe a tinta at obter uma distribuio homognea; isso necessrio para distribuir uniformemente a tinta no rolo. Passe em seguida o rolo sobre a matriz de madeira, preferencialmente no sentido da fibra e entinte uniformemente, sem pressionar.

Em seguida, com toda a delicadeza, pouse o papel onde ser transferida a tinta por sobre a matriz e munido de uma colher de pau esfregue o fundo da colher sobre o papel que est sobre a matriz em movimentos circulares e exercendo presso suficiente.

Depois de perceber que toda rea de impresso foi trabalhada, retire o papel puxando por uma das pontas, levantando lentamente.

Esta primeira prova chamada de Prova de Estado ou PE. Aps algumas PE a madeira j deve ter absorvido bem a tinta, proporcionando provas sem falhas e ento hora de fazer as cpias que podero ser numeradas; caso pretenda fazer 50 copias dessa matriz, na primeira escreva a lpis em um canto de sua gravura 1/50 e assine sua obra, 2/50 e assinatura e assim por diante. Se for comercializ-las essa numerao ser importante. Caso escolha algumas para voc mesmo, (o que geralmente oscila entre 10% do total), essas provas sero chamadas de Prova do Artista ou PA, e devero ter antes do nmero, a sigla PA. Deixe secar muito bem antes de colocar uma cpia sobre a outra. Obs.: Existem outros materiais sobre a qual se podem fazer entalhes obtendo tambm boas impresses e so eles a madeira compensada e o linleo. Outro material que surgiu recentemente e vem fazendo sucesso na indstria moveleira o MDF que tem superfcie bem lisa, e tambm muito boa para entalhar, pois no tem direo de fibras. Obs.: A colher de pau uma adaptao dos nossos dias, mas o Baren a ferramenta correta para pressionar o papel contra a matriz de forma homognea.

Os papis: Da mesma forma que acontece com as madeiras, a princpio qualquer papel serve para a impresso. Existem aqueles que so mais indicados para a impresso manual (papis mais finos) e outros (mais encorpados) para a impresso mecnica (prensa).

O papel considerado mais nobre para a impresso xilogrfica o papel de arroz (japons). Para exerccios ou provas pode ser usado o papel de seda comum, o sulfite e o papel jornal. A tinta de impresso: As tintas para a impresso xilogrfica so basicamente de dois tipos: base de gua e base de leo. As tintas mais utilizadas so base de leo, principalmente aquelas usadas para tipografia.

Como fazer uma xilogravura:

1
Escolher a prancha de madeira e prepar-la:

Pinte um dos lados com a tinha nanquim.

2
Quando estiver seca, envernize esse mesmo lado com a goma laca da seguinte maneira: envolva um pedao de algodo com um trapo; molhe-o na goma laca e aplique o produto sobre a madeira fazendo "oitos" at cobrir toda a superfcie (uma demo de goma laca suficiente). Depois que a goma laca secar, a prancha de madeira estar pronta para ser trabalhada.

3
Crie um desenho sobre a madeira utilizando o lpis. importante lembrar que o desenho dever estar invertido (espelhado). O desenho ser em preto-ebranco, portanto, se voc marcar as partes a serem entalhadas de branco poder visualizar melhor o resultado final da xilografia. Pode transferir usando carbono.

4
Seguindo o traado comece a cortar as partes brancas com a goiva em "U". (Sempre que estiver talhando, coloque a mo que est livre por trs da que sustenta a ferramenta).

5
Utilize o formo (plano) para trabalhar os limites entre as zonas brancas e pretas do desenho.

6
Se voc tiver que cortar linhas ou reas muito estreitas, utilize a goiva em "V", prpria para trabalhar marcas mais finas.

7
Espalhe uma pequena quantidade de tinta tipogrfica sobre a placa de vidro utilizando a esptula.

8
Passe o rolo pela tinta tipogrfica em diferentes direes at ficar tudo homogeneamente recoberto.

9
Cubra com tinta a superfcie em relevo da prancha com o rolo at ficar uniforme.

10
Apie o papel sobre a prancha j pintada tomando cuidado para ela no se mover (seno borrar a xilogravura).

11
Com uma das mos, segure a prancha de madeira. Com a colher, pressione o papel com movimentos circulares sobre toda a superfcie de maneira que a figura talhada seja toda impressa no papel. Com a outra mo faa presso sobre o papel para evitar que ele se desloque durante o processo.

12
Levante o papel, e voc j ter criado a sua primeira xilogravura.

Outras tcnicas de impresso: LINLEO Esta tcnica assemelha-se ao entalhe da Xilogravura, no entanto, ao invs de madeira, a matriz de material sinttico - placas de borracha, chamadas "linleo". A placa de linleo receber a tinta que ficar nas partes em alto relevo, e sob presso ser transferida para o papel. Esta tcnica mais recente e foi muito utilizada pelos artistas modernos, como Picasso por exemplo. LITOGRAFIA A Litografia surge por volta de 1797, inventada por Alois Senefelder. A matriz a partir da qual se reproduzem as cpias uma pedra, que polida, e que receber banhos corrosivos que criaro micro sulcos para reter a tinta que ser impressa no papel.

O processo de gravao na pedra litogrfica se d primeiramente atravs da utilizao de material oleoso, com o qual se elabora a imagem. Este material pode ter vrias formas diferentes. Existem "lpis litogrficos" (possuindo gradaes distintas quanto ao seu grau de dureza, assim como os lpis de grafite de desenho - srie H, os mais duros, e srie B, os macios.) Tambm podem ser em formato de "barrinhas", como o giz de cera comum, com os quais se desenha na pedra. E h tintas base de leo que tambm gravam a pedra, usando-se o pincel, como uma espcie de nanquim. E at o contato da mo do artista pode "marcar" a imagem, fato que exige percia na hora de desenhar, evitando manchas acidentais. O desenho feito na pedra sempre em preto, as cores s vo surgir na hora de imprimir a imagem no papel. Temos, portanto, em sntese, que a pedra litogrfica sensvel gordura, e que a imagem produzida, pode ser obtida atravs de inmeras formas conforme os materiais acima citados. Fica claro que isto permite uma vasta diferenciao entre as tcnicas de cada artista, conferindo assim, sempre efeitos muito pessoais na criao da imagem. Alm de "gravar" a pedra com "gordura", preciso que o artista isole as reas que ficaram "em branco", ou seja, que continuam sem desenho. Isto se faz com uma goma, "lacrando" a pedra para o processo de corroso. Somente as reas desenhadas sofrero o ataque corrosivo, de modo a criar micro concavidades para receber a tinta, as demais continuaro "em branco" e estaro sempre molhadas durante a impresso. A tinta tambm oleosa, e por isso s adere onde est o desenho, na rea "em branco" sofre a ao repelente da gua. A tinta transferida para a pedra j "processada" usando-se um rolo de borracha, semelhante ao rolo de esticar massas. Apenas uma fina camada de tinta suficiente para imprimir a imagem no papel. A operao final a impresso da imagem no papel, usando uma grande prensa que pressiona o papel sobre a pedra.

SERIGRAFIA Serigrafia um processo muito antigo, usado originalmente no Oriente. Em ingls, silkscreen ou screen process printing. um processo de reproduo de imagens ou letreiros sobre superfcies planas ou curvas, de diferentes materiais como papel, pano, vidro e metal. A Serigrafia usa uma matriz feita em geral de um caixilho de madeira com tela de nailon, formando uma espcie de estncil (mscara), na qual as partes impermeabilizadas representam os claros do desenho ou as reas reservadas a outras cores, e a tinta passa atravs das partes permeveis, premida pelo rodo ou puxador. A serigrafia permite aplicao pesada de tinta na maioria dos materiais e excelente para trabalhos de baixa tiragem. usada em embalagens plsticas e de vidro para perfumes, shampoos e produtos de limpeza; em papis para posters, convites, menus de restaurantes, cartazes, cartes, displays de pontos de venda, placas de sinalizao, etc. Tambm bastante utilizada em tecidos para roupas e estofamentos. As tintas fluorescentes so normalmente aplicadas neste processo. o nico processo de impresso onde a tinta vai diretamente para o suporte. 1- Arte Final Desenho, fotografia ou pintura. Para cada cor usada uma matriz diferente. Tcnicas: - Filme de recorte - Nanquim ou lpis litogrfico ou pastel oleoso sobre filme polister - Computadorizados: laser filme ou transparncias 2- Matriz 2.1. Tensionamento O nailon bem esticado em toda a extenso do quadro. Antigamente usava-se a corda encaixada no sulco da madeira no quadro, para prender o nailon. Hoje se usa o grampeador. A matriz mais utilizada atualmente com o quadro de alumnio, que no deforma com a umidade ou com a tenso do nailon. O nailon mais aberto, com gramatura de 30 a 77 fios/cm2 utilizado para pintura em tecido. O nailon mais fechado, com gramatura de 80 a 150 fios/cm2 utilizado para plstico, metal, vidro, papel, etc. Existem tambm telas de seda e de retculas de fios metlicos como o ao inoxidvel.

2.2. Emulsionamento Para a preparao da tela feita uma aplicao de emulso fotogrfica com sensibilizador sobre o nailon, na proporo de 9 partes de emulso para 1 de sensibilizante. 2.3. Estncil A tela emulsificada, com a arte final, exposta luz. Nas partes onde existe o desenho ou pintura (partes pretas) a luz bloqueada e a emulso no fixada. Depois da lavagem da matriz, o nailon da tela fica recoberto por uma camada plastificada que fecha a trama, exceto nos lugares onde a luz foi bloqueada pela arte final.

3- Impresso 3.1. Tintas: - Acrlicas - A base de gua, usadas para tecido - Sintticas Para metal e papel - Vinlicas Para adesivos (txica) 3.2. Rodos: - Perfil redondo ou semi-reto - Para tecido - Perfil reto - Para papel, plsticos, etc. 3.3. Fixao da matriz: A matriz fixada na garra. A garra deve manter espao entre a matriz e o suporte que ser entintado. A garra fica presa mesa, e a matriz pode ser abaixada para fazer a pintura sobre o suporte e levantada para ser feita a retirada do suporte entintado e a colocao do suporte seguinte a ser pintado. 3.4. Fixao do suporte (papel ou tecido): Colocao da cola (TACK TEC PERMANENTE) na mesa, para fixar o suporte (papel ou tecido). Usar gabaritos para manter o suporte na posio. 3.5. Tiragem A tinta colocada no tinteiro (parte da tela). O rodo espalha a tinta pela superfcie da tela. A matriz colocada sobre o suporte e o rodo pressionado sobre a matriz. A tinta passa pelos furos da tela e imprime no suporte. O processo repetido em cada suporte. A

matriz deve ser lavada imediatamente aps o uso. Algumas tintas so solveis em gua, outras necessitam do solvente apropriado. O mesmo processo utilizado para aplicao das outras cores, tendo-se o cuidado de colocar a matriz em registro (posio correta). As cores ou textos podem ser superpostos. Existem impressoras automticas, onde o rodo fixo e a matriz mvel. 3.6. Secagem da tinta Dependendo do suporte e do tipo de tinta, a secagem pode levar alguns minutos ou horas. Existem tintas que exigem secagem em estufa ou por raio ultravioleta.

GRAVURA EM METAL Processo de gravura feito numa matriz de metal, geralmente o cobre. Pode tambm ser feita em alumnio, ao, ferro ou lato amarelo. A gravura em metal pode ser definida como gravura de encavo (do francs gravure en creux), termo genrico que aplicado para definir certos procedimentos da gravura. A palavra "encavo" pretende ressaltar que o depsito de tinta para impresso feito dentro dos sulcos gravados e no sobre a superfcie da matriz, como no caso da xilogravura. As ferramentas mais comuns usadas para gravar uma imagem na matriz so a ponta seca e o buril. Existem ainda tcnicas nas quais so utilizados produtos qumicos, como a gua-forte e a gua tinta. A gravura em metal uma das mais antigas tcnicas de gravura. Existem obras nesta tcnica datadas de 1500, produzidas por vrios gnios da Renascena, como o alemo Albrecht Drer. A tcnica do metal consiste na gravao de uma imagem sobre uma chapa de cobre. Os meios de obter a imagem sobre a chapa so muitos; cada artista desenvolve seu procedimento pessoal no trato com o cobre. Processo: -A maneira mais direta de fazer uma gravura em metal com ferramentas, como a ponta seca - um instrumento de metal semelhante a uma grande agulha que serve de "caneta ou lpis". -A ponta seca risca a chapa, que tem a superfcie polida, e esses traos formam sulcos, de modo a reterem a tinta, que ser transferida por meio de uma grande presso, ao passar por uma prensa de cilindro conhecida como prensa calcogrfica, imprimindo assim, a imagem no papel. A impresso da imagem gravada em encavo baseia-se na retirada da tinta que se encontra nos sulcos gravados, o que exige uma considervel presso

mecnica e portanto equipamento adequado, que difere do tipogrfico ou da impresso manual, empregada na xilogravura. Alm de ferir a chapa de cobre com a ponta seca, obtendo o desenho, a chapa tambm pode receber outras ferramentas diretas, como o buril e o roulette. Nos meios indiretos, gua-forte e gua-tinta , os produtos qumicos conhecidos por mordentes (cido ntrico , percloreto de ferro etc.) atacam as reas da matriz que no foram isoladas com verniz, criando assim outro tipo de concavidades, e conseqentemente, efeitos visuais. Desta forma, o artista obtm gradaes de tom e uma infinidade de texturas visuais. Consegue-se uma gama de tons que vai do mais claro, at o mais profundo escuro. Estes procedimentos podem ser usados em conjunto. Os dois procedimentos, a ponta seca e os banhos de cido, so usados em conjunto

Referencias bibliogrficas: http://www.cordelon.hpg.ig.com.br/xilo.htm http://bricolagem.wordpress.com/2007/05/21/artesanato-arte-xilografia/ http://comunidade.bemsimples.com/tempo-livre/w/tempo-livre/Como-fazer-umaxilogravura.aspx http://www.gravurarte.hpg.com.br/page02.htm http://pt.scribd.com/doc/51275576/8/A-Gravura-na-Europa-A-Gravura-em-Metal (ver esse site - tem muito material sobre gravura em metal) http://pt.wikipedia.org/wiki/Gravura_em_metal http://www.casadacultura.org/arte/Artigos_o_que_e_arte_definicoes/gr01/gravu ra_conceito_hist.html

Vous aimerez peut-être aussi