Vous êtes sur la page 1sur 55

DIRIO DE BORDO DA TURMA 8202 17 de maio de 2013

Mundo jovem

Hoje dia 17 de maio de 2013, estamos na escola, trabalhando com o projeto Dirio de Bordo, escolhemos falar dos jovens porque um mundo que conhecemos bem, e como conhecemos... difcil entender os jovens; quando uma pessoa entra na puberdade modifica tudo, no s a mente, como o corpo tambm. A alimentao muda a cada dia, isso porque muitas vezes eles saem e no tem hora pra voltar, quando chegam, comem qualquer besteira que os satisfaam naquele momento e pronto, esto satisfeitos! No caso das meninas, consomem, com exagero, massas e doces, e comeam a achar que esto gordas e fazem dietas rigorosas, colocando em risco a sade e at mesmo suas vidas. Na fase adolescente, os jovens pensam de outra forma, acham que j esto bem crescidos e tem idade suficiente pra fazer o que bem entender. Mas nem todos so assim, alguns tem mais cabea que muitos adultos, pensam nos estudos, sonham em uma honrosa profisso, constituir famlia e ser exemplo pra ela. H alguns que se iludem muito fcil e por isso caem no mundo das drogas, das bebidas e comeam a fazer muitas coisas erradas. Para evitar que isso acontea, necessria uma estrutura familiar, pois ela a base de tudo. de casa que se comea a planejar o futuro, educando a criana que se faz um adulto de bem.

Thays e Larissa Thamyres.

DIRIO DE BORDO DA TURMA 8202 29 de maio de 2013

As festas na Adolescncia

As festas dos adolescentes do sculo XXI mudaram... H nelas experincias que antes no existiam, eles no cansam de inventar e reinventar maneiras de se divertirem, isso porque precisam preencher um vazio que os prprios desconhecem e conseguem preencher. Uma grande parte deles usa a noite para beber e fazer coisas inconsequentes, como rachas, uma corrida de carro em alta velocidade, uma brincadeira capaz de levar morte. Nas festas eles usam drogas , que uma substancia qumica que deixa a pessoa extasiada e dependente, quando dependentes delas, eles at se prostituem, deixam de ir escola, abandonam a famlia, roubam e at matam. Esses jovens, quando entram nesse estilo de vida, desconhecem, ou fingem desconhecer o futuro que as mesmas lhes reservam: a runa, a total runa! E quem mais sofre as consequncias so os pais, por ver os filhos, a quem tanto amou destruir com as prprias mos seus lares, suas vidas, seus futuros. Isso tudo em nome de uma simples balada, de uma simples diverso. DROGA: um caminho sem volta!

Paulo Henrique e Leandro

DIRIO DE BORDO DA TURMA 8202 29 de maio de 2013

A revoluo da Moda

Uma curiosidade atual sobre o mundo da moda que muitas pessoas esto fazendo faculdade nessa rea, buscando se aperfeioar numa especialidade muito rara, que haja concorrncia entre comerciantes e empresrios brigando por espao. No sculo XVIII, muitas pessoas, especialmente as de classe baixa, no tinham noo do que era estilo, e no tinha muitos meios para aprender se vestir com elegncia, agora no sculo XXI a maior parte da populao tem acesso a vrios meios como: internet, revistas, televiso, jornais e etc. A palavra moda deixou de ser utilizada somente pela elite, hoje todos aderem a ela, at mesmo os de classe mais pobres andam se destacando por suas combinaes diferentes, que acaba sendo copiadas e usadas por muitos. A tendncia evoluir, transformar e revolucionar. Esperamos que no futuro haja diversos estilistas para deixar o mundo com mais glamour.

Mickaille Xavier Oliveira e Hellen Ruthe Guedes.

DIRIO DE BORDO DA TURMA 8202 29 de maio de 2013 O amor entre os adolescentes Hoje estou me sentindo muito triste, sei que muitos adolescentes sentem o mesmo na situao em que me encontro. Quando ficamos assim, lembramos de momentos felizes e comeamos a chorar, (mesmo sendo uma garota insensvel como eu). Voc deve estar se perguntando porque eu me encontro nessa situao. Bem...resolvi escrever justamente para falar a respeito. Os jovens de hoje tem uma facilidade enorme de se apegar a uma pessoa, ter algo por ela, um sentimento muito forte, o AMOR. O amor um sentimento complicado de entender, quando ele chega aos nossos coraes no paramos de pensar na pessoa amada, d aquela vontade de ficar ao lado dela o tempo todo. M as a vida no como queremos que ela seja - Que pena! No sei se para voc o amor acontece dessa forma, pois muitos anos se passaram, e eu imagino que o mundo tenha mudado muito. Mas hoje assim, complicado de entender! O meu objetivo aqui alertar voc leitor, tome cuidado com esse sentimento, ele pode ser muito perigoso quando proibido. Sei que bom te uma pessoa ao lado, am-la e ser amado por ela, mas no existem s os momentos bons, felizes, h tambm o outro lado, o da tristeza. Eu j passei por isso, e sofri muito por um amor. Ainda bem que o tempo se encarrega, ele curou tudo, e a vida vem ajudando-me a encontrar a resposta. S espero que essa experincia sirva de exemplo para todos que lerem essa pgina, e quando amarem algum de verdade saibam viver, com sabedoria, esse sentimento e ser feliz com ele, caso contrrio ele correr grande risco de morrer e ainda trazer muito sofrimento. Amanda Gonalves Feitosa.

DIRIO DE BORDO DA TURMA 8202 17 de maio de 2013 PENSANDO NO FUTURO

Hoje dia 17 de maio de 2013, comeamos na escola o projeto Dirio de Bordo, um timo trabalho de Lngua Portuguesa, no qual relataremos a vida dos jovens em 2013. Eu decidi falar sobre um dos principais dilemas entre os jovens, voc j deve ter ouvido a velha frase O que voc vai ser quando crescer? Muitos jovens enfrentam grandes problemas com isso porque nunca sabem exatamente o que fazer. Sabe que devem tomar a deciso, afinal ningum quer trabalhar debaixo de sol, carregando peso e etc... E para isso tem que se dedicarem muito nos estudos, pois nele que se junta cada pea e forma o quebra-cabea de qual carreira seguir. Alguns pais influenciam seus filhos a seguirem uma certa profisso, s vezes pelo salrio, as vezes pela dificuldade financeira ou at mesmo pela vocao. Para decidir que profisso seguir, vale pena lembrar as perguntas: -Em qual rea eu me destaco? Qual a minha vocao? Hoje existem vrias profisses novas, diferentes, e as velhas profisses, mdico, advogado, professor... Cabe a deciso! O importante pensar bem, ter foco, buscar e se dedicar, porque assim, com certeza, em qualquer rea voc se sair bem.

Matheus Alves de Arajo

DIRIO DE BORDO DA TURMA 8202 17 de maio de 2013

A alimentao dos jovens

A alimentao hoje foco de estudo de vrias reas: educacional, jornalstica e da sade. Isso porque com a correria do dia-a-dia ela tem ficado cada vez mais calrica; o consumo de hambrguer, pizza, chocolates, refrigerantes tem deixado nutricionistas, cardiologistas e educadores muito preocupados com a sade da populao, principalmente a juvenil. A falta de consumo de verduras, legumes e frutas dentro das refeies ou simplesmente a falta de prtica de exerccios fsicos est deixando as pessoas cada vez mais obesas, o que dificulta a respirao e pode levar a vrias doenas, como a hipertenso, que j levou morte muitos. Eu sei, difcil ficar longe dessas deliciosas guloseimas depois que aprendemos com-las; morei um tempo com minha tia em Cachoeira de Minas e fui adepto a esse estilo de alimentao. Toda noite comamos pizzas, x-calabresa, e era uma, eu parecia uma bola ambulante que usava roupas. Quando mudei para Palmas, (um lugar muito quente), tive que mudar meus hbitos alimentares e graas a Deus emagreci num piscar de olhos. Hoje eu ainda como uma deliciosa pizza, mas s de vez em quando!

Sergio Augusto Rezende dos Santos

DIRIO DE BORDO DA TURMA 8202 17 de maio de 2013 O carnaval Brasileiro

Antigamente o carnaval Brasileiro era bem diferente dos tempos atuais. Antes a diverso era simplesmente brincadeiras culturais, ele chegou ao Brasil em meados do sculo XVII, sob influncia das festas carnavalescas que aconteciam na Europa. Em alguns pases, como a Frana, o carnaval acontecia em forma de desfiles urbanos, ou seja, os carnavalescos usavam mscaras e fantasias e saam pelas ruas comemorando. A partir desse perodo, os primeiros blocos carnavalescos, cordes e os famosos cortejos de automveis foram criados, mas s se popularizaram no comeo do sculo XXI. As pessoas decoravam seus carros, fantasiavam-se e, em grupos, desfilavam pelas ruas das cidades, dando origem assim aos carros alegricos e as teve um crescimento considervel que ocorreu devido s marchinhas carnavalescas. Atualmente, h em todas as regies brasileiras, especialmente no Rio de Janeiro e em So Paulo, os maravilhosos desfiles das escolas de samba, onde homens e mulheres se pintam e fantasiam-se de diversas e criativas maneiras para defender o nome da sua escola de samba. Na regio norte e nordeste os trios tomam contam da alegria dos folies, que se divertem ao som de msicas de ax. Mas devemos nos precaver, pois h tambm o lado ruim, o perigo tomou conta das ruas; h mortes devido violncia em todos os lugares, os assaltos, nessa poca, so frequentes, com um grande aumento. Por isso, preciso ter em mente que o carnaval uma festa muito alegre, mas boa com segurana e cuidado pra no ser relembrada como uma data triste.

Jssica de Sousa Vieira e Bruna Gomes Vieira.

DIRIO DE BORDO DA TURMA 8202 17 de maio de 2013 A educao dos jovens no decorrer dos tempos

A educao hoje tima, diferente de antigamente, antes era debaixo de um p de manga, ou de caju, no importava. Os professores eram moradores de roas ou de fazendas, os alunos vinham de longe em embarcaes ou mesmo a p. Os recreios eram divertidos, corriam pela fazenda atrs de galinhas, e na hora do lanche era aquela agitao, mas tinham um belo motivo, aquela galinhada, ou aquele bolo gostoso, que as donas de casa preparavam.- Que delcia! Hoje em dia mais evoludo, estudamos em salas de aula, a escola um lugar fechado, com salas amplas, quadras de esportes, cantinas, quadros negros, data-show, ventiladores e at condicionadores de ar. No lanche servem refeies que so lanchinhos rpidos, no to boas como antigamente, pois no h tempo de preparar demoradas refeies pra quantidade de alunos que existem. Mas tem seu lado bom, aprendemos mais; os professores so mais exigentes, e sabemos que para o nosso prprio bem, para aprendermos mais. Os alunos que moram longe chegam de nibus, existem faculdades, (o que antes no tinha) como era difcil estudar! A maioria dos jovens trabalhava na roa, hoje no, as coisas so bem mais fceis, temos muitas escolas pra decidir em qual profisso nos formar, e o melhor, temos doze anos de estudo para decidir qual caminho seguir. Viva a revoluo e o crescimento tecnolgico e urbano!

Mariane Rodrigues de Oliveira e Poliana Silva da Luz.

DIRIO DE BORDO DA TURMA 8202 17 de maio de 2013 Os distrbios alimentares na adolescncia

Hoje parei pra pensar e vi que alguns jovens no se preocupam com sua aparncia e outros se importam at demais. Os jovens esto cada vez mais feios e gordos, por estarem na correria diria, passam dos limites e adere uma rotina alimentar desequilibrada: comem muitas guloseimas, e quando se alimentam de forma saudvel, exageram na quantidade e como consequncias ficam obesos e hipertensos. H tambm aqueles que se preocupam demais com a beleza e para estarem dentro dos padres da moda fazem dietas rigorosas, mudam suas rotinas, suas vidas em torno desse objetivo: ficarem magras. Esquecem que esses desequilbrios alimentares desenvolvem doenas graves como a bulimia e anorexia. A Anorexia Nervosa uma enfermidade mental que consiste em uma perda voluntria do peso por desejo descontrolado pelo emagrecimento e um intenso temor obesidade. O emagrecimento conseguido com uma reduo drstica da alimentao, exerccios fsicos excessivos, utilizao de medicamentos que inibem o apetite, laxantes, diurticos e tambm pela provocao de vmitos. Quando atingi um nvel de peso, geralmente abaixo do ideal, a pessoa no consegue se vir magra e tambm no consegue comer mesmo que em quantidades reduzidas e geralmente as pessoas que se sentem assim so mulheres e jovens com idades entre 14 e 18 anos. Como a Anorexia leva desnutrio, esta pode provocar transtornos mentais que reforam o desejo de continuar emagrecendo, instalando-se desta maneira um terrvel crculo vicioso psquico que muito difcil de controlar. possvel evitar essas doenas s manter equilbrio, associar alimentao saudvel com exerccios fsicos dirios. Espero que esse texto sirva de exemplo, para que em dia no muito distante, as pessoas comam normalmente e viva uma vida longa e saudvel.

Vitria Sales e Emile Machado.

DIRIO DE BORDO DA TURMA 8202 17 de maio de 2013

O que os jovens gostam de fazer no sculo XXI

Hoje eu estou aqui para falar a voc leitor como se comportam os jovens no sculo XXI. Atualmente eles s querem ir balada se vestir na moda e comer bastante comida desnutrida de protenas e vitaminas, como: batatas fritas, hambrgueres, refrigerantes, chocolates e doces em geral. Eles tambm gostam de ir s baladas, e vamos s nossas definies para balada, via Aurlio. ba.la.da sf. 1.Msica danante tocando altamente, para turbinar o sangue. 2. Beijo na boca estilo filme (Pulp Fiction.). 3. Pop. Diverso garantida e prazeres vividos. 4. Adrenalina, corpo pegando fogo. 5. O bsico, essencial. Atualmente elas so conhecidas como festas de grande agito, aonde eles danam, bebem, curtem os amigos e namoram. Mas tambm um lugar que oferece muitos perigos: drogas e prostituio. E quando eles entram nesses perigos, destroem suas vidas. Voc j parou amigo leitor para observar como um jovem que no vai s baladas um ser a parte do mundo? Ele simplesmente no pode ser considerado normal, ou o tipo de gente que v gnomos e morre de medo de bruxas. um ser quase sempre excludo, o nerd da turma. E a primeira balada de algum assim uma perdio. Eles querem beber de tudo, danar com todo mundo e catar qualquer coisa, s para acordar dizendo que beijou na boca. Estar na balada, penso eu, que bem mais do que sair para se divertir. curtir os amigos, conhecer pessoas, esbarrar no amor, ser livre por um instante fazendo algo que agrada e deixar a msica levar o corpo para um estgio de prazer. O que nunca pode faltar alegria e responsabilidade. Um bom baladeiro tem direito e dever, e deve cumprir todos eles.

Arthur do Nascimento e Ytalu Vieira.

DIRIO DE BORDO DA TURMA 8202 17 de maio de 2013

A dor de uma perda

Hoje 17 de maio de 2013, mais um dia de muita dor por ter perdido a pessoa que eu mais amava na minha vida, e eu a perdi num piscar de olhos. Meu av morreu, para mim foi um pedao do meu corao que tiraram de mim, ele era um homem bom, honesto e muito novo para morrer. Era um segundo pai para mim, e hoje completa sete anos que ele morreu, mas a lembrana dele nunca sai do meu pensamento, ele continua vivo para mim. Sou o que sou hoje por ele, foi ele quem me fez essa pessoa. Se existe algum consolo na tragdia de perder algum que amamos tanto, a esperana, sempre necessria, de que talvez tenha sido melhor assim. O que me conforta que sei que onde quer que ele esteja, estar sempre olhando por mim, iluminando o meu caminho, as minhas conquistas, o meu sonho: ser uma professora bem sucedida. Espero que num futuro bem prximo no exista mais perdas, dores e morte, pois uma experincia que no desejo a ningum.

Samara da Silva.

DIRIO DE BORDO DA TURMA 8202 17 de maio de 2013 Os jovens e as festas

Em pensar que antigamente a vida dos jovens na sociedade brasileira era to boa, no tinha esse negcio de sair pra balada, marcar encontro em redes sociais com pessoas desconhecidas. Com certeza os jovens eram mais felizes do que os de hoje. A violncia no era tanta. Saamos noite sem preocupao que viciados nos atacassem. As festas eram deliciosos bailes de mscaras; festas de garagem onde todos os vizinhos do bairro se reuniam para ouvir msica e danar e mais tarde os pais ao buscarem seus filhos, tambm se confraternizavam. O amor era mais inocente, a conquista, o medo de ser pego pelos pais era emocionante! O respeito entre pais e filhos era maravilhoso. Gostaria de voltar ao passado, tudo era muito mais bonito do que vemos hoje, namoros onde "ficar" legal, onde a internet se torna mais importante do que uma conversa entre amigos. As "baladas" so sons ensurdecedores e para completar, a onda do funk e das mulheres frutas que oferecem seus corpos em troca de dinheiro e fama. Teria muito mais a falar, nada como adquirir experincia de vida e esse tempo no passou to longe, foi na dcada de 80. Caro leitor, voc observou como as nossas vidas vem mudando com o decorrer dos tempos? E a como a vida dos jovens? Espero que seja feliz, pois eu tenho certeza que a minha foi muito, hoje j no sei... Com tanta coisa acontecendo... Violncia... Drogas...

Dygo Henrique e Joo Vitor.

DIRIO DE BORDO DA TURMA 8202 17 de maio de 2013 Os jovens e a msica no sculo XXI Atualmente existem vrios ritmos musicais como o Funk, Forr, sertanejo, Rock, Reggae, Samba, Ax e outros mais que vem surgindo como o Tecno. Hoje em dia os ritmos diferem de cultura para cultura e de pas para pas, bem como tambm so direcionados para diversas faixas etrias e diferentes grupos de indivduos. Para que voc possa aprender um pouco mais sobre msica veja abaixo os ritmos mais conhecidos e que obtm maior sucesso em todo o mundo: Msica Pop, Gnero musical apreciado por crianas, jovens, adolescentes e tambm adultos. Surgiu nos anos 60 e as msicas se traduzem em ritmos meldicos e por vezes ritmos acelerados, um som bom de ouvir e bom para danar. O Rock surgiu na dcada de 50 nos Estados Unidos, tem como forte caracterstica ritmo acelerado favorecendo a dana. Tem como destaque o cantor Elvis Presley e Os Beatles, certamente um gnero de msica que seus pais devem gostar muito. E quem no gosta de um samba? Ritmo tpico brasileiro que surgiu nos anos trinta e quarenta pela populao menos favorecida. Grandes nomes Alcione, Beth Carvalho e outros. As msicas eletrnicas tem sempre o mesmo ritmo, como o nome diz eletrnica podendo ser por computadores e tendo como marca principal a mesma batida repetitiva. Faz muito sucesso nas boates e entre jovens de todo o mundo. E no podia ficar de fora da lista o Ax Music, um gnero de msica que se ouve comumente no Brasil, surgiu nos anos 90 e enfatizada no carnaval pelos trioselctricos tendo como nomes de relevncia Cludia Leite, Ivete Sangalo e outros. Nos anos 80, os jovens tinham que pertencer a uma tribo, o que quer dizer tribo? Tribo referia-se as pessoas que gostassem do estilo rock, no podiam gostar de outro tipo de msica. Se voc mudasse de estilo sofreria preconceito, pois a moda era a rebeldia do rock. Ainda bem que hoje no mais assim, voc pode ser ecltico e aderir aos vrios estilos musicais, sem descriminar nenhum, pois a sociedade est menos preconceituosa. Ento, agora que voc aprendeu um pouco mais sobre os mais famosos ritmos musicais existentes no mundo, me diga, qual o seu preferido?

Rebeca Paula Alves da silva.

DIRIO DE BORDO DA TURMA 8202 17 de maio de 2013

Os erros que os jovens cometem na adolescncia

Na adolescncia os jovens comentem muitos erros, um dos maiores se envolver com drogas. Elas acabam com os jovens, e as principais so: cocana, herona, maconha e crack. A mais pesada o crack, que uma mistura de cocana em forma de pasta no refinada com bicarbonato de sdio. Ela se apresenta na forma de pequenas pedras e pode ser at cinco vezes mais potentes que a cocana. Ao contrrio da maioria das drogas, o crack no tem sua origem ligada a fins medicinais, ele j nasceu como uma droga para alterar o estado mental do usurio. O nome "crack" vem do barulho que ele faz quando est sendo queimado para ser consumido. Para Maria Cristina Venncio, psicloga e coordenadora do Cape da Diviso de Narcticos (Dinarc) de Curitiba (PR), o crack, por ser fumado, alcana o pulmo, rgo intensivamente vascularizado e com grande superfcie, levando a uma absoro instantnea. "Atravs do pulmo, cai quase imediatamente na circulao, chegando rapidamente ao crebro. Com isso, pela via pulmonar, o crack encurta o caminho para chegar ao crebro, e os efeitos surgem muito mais rapidamente do que por outras vias. Em 10 a 15 segundos, os primeiros efeitos j ocorrem, enquanto os efeitos aps 'cheirar p' surgem aps 10 a 15 minutos, e, aps injetar entorpecentes, entre 3 e 5 minutos", explica Cristina. uma droga que acaba com a vida do usurio, alm dele perder seus familiares e amigos, fica sem nada. Outro assunto que fico muito triste em observar, que existem muitos adolescentes que se vendem por to pouco, ficam mal falados na sociedade e ficam com raiva dos seus familiares por no apoiarem tais insanidades. O pior que quando eles se tocam tarde demais, no podem voltar atrs, porque o passado no volta, no apaga. Ento caro leitor, pense bem antes de fazer algo que suje sua dignidade, pois o tempo no volta para apagarmos os erros cometidos no passado.

Melissa Gabrielly.

DIRIO DE BORDO DA TURMA 8202 24 de maio de 2013.

O mundo dos adolescentes Um mundo muito curioso, cheio de aventura, onde tudo cor de rosa e muito bom! No h preocupao com nada, cheio de pensamentos diferentes sobre como ser o futuro, quando deixarem de ser adolescentes e se tornarem adultos. Em geral, gostamos de nos divertir como toda pessoa, independente da idade, s que com uma frequncia maior, estamos mais interados em tudo que diz respeito Internet, pois vivemos pesquisando, assistindo TV, jogos eletrnicos, sabemos tudo a respeito, da nos transformamos em fonte de informaes e muitos nos julgam mal por isso. Falo por experincia prpria, afinal, sou uma adolescente, todo mundo j passou por essa fase e sabe que muito difcil. Recebemos um apelido at condizente com a maneira que nos comportamos, Aborrecentes. Isso porque nessa fase somos difceis de conviver. No s nos divertimos, mas tambm estudamos para mais tarde termos uma boa profisso e sermos cidados de bem, que pode ajudar o nosso pas a crescer.

Karen Vieira da Silva.

DIRIO DE BORDO DA TURMA 8202 29 de maio de 2013 AS FESTAS DE ONTEM E DE HOJE Querido leitor, neste dia, 17 de maio de 2013, conto a vocs como so as festas de hoje e as de ontem; eu sempre quis voltar ao passado para saber como eram as antigas festas, o que descrevo so apenas relatos ouvi e que me deixaram vislumbrada: havia as damas e cavalheiros, bem vestidos, o baile era de mscaras, a msica era bem leve, para poderem danar a dois. As festas de hoje tambm so legais, mas bem diferentes, e o maior problema enfrentado que os jovens de hoje no tem muita maturidade, agem de forma irresponsvel: exageram no consumo de bebidas alcolicas, perdem o nvel de decncia e vulgarizam a si prprio ouvindo msicas que falam palavres e ferem a moral feminina. So coisas obscenas, que voc com certeza no gostaria de ouvir. verdade que algumas mulheres do motivos para isso, so as chamadas Piriguetes, uma classificao de mulheres conhecidas por estarem sempre na balada, usam pedaos de pano como vestimenta, geralmente solteiras, que escolhem com quem e quando querem ficar, autossuficientes e que no se importam com a opinio alheia. uma palavra que surgiu em Salvador, capital da Bahia, e vem da palavra perigosa. A piriguete no costuma ser muito bem vista pelo pblico feminino e muitas vezes nem mesmo com o masculino, pois so tachadas de vulgares e afins, e apesar de muitas se sentirem inferiorizadas, uma palavra muito usada em brincadeiras e em letras de msica Funk. Mas no h como falar em festas brasileiras e no citar o carnaval; festa tradicional, muito linda, comemorada de diferentes formas, como exemplo Rio de Janeiro e Salvador, a primeira oferece um lindo desfile de alegria e samba em plena avenida, com carros alegricos que defendem com muita garra sua tradicional escola. A segunda agitao pura, onde o frevo e os trios eltricos tomam conta da diverso da galera. E dessa forma vem evoluindo as festas, cada vez mais com o propsito de inovao e de fazer os jovens alvos principais dos eventos. E a na sua gerao, como so as festas?

Hrica de Souza Rodrigues e Sabrina Pereira da Luz.

DIRIO DE BORDO DA TURMA 8202 29 de maio de 2013 Por dentro da vida na Metrpole

As metrpoles concentram as mais altas economias do pas, elas so sempre cidades grandes, bonitas, cheias de novidades e tecnologia, por isso a vida uma grande agitao. Nelas o congestionamento de automveis chega a quilmetros, super entediante, voc fica sem fazer nada, exatamente isso que favorece os moradores de rua, os mesmos aproveitam essa paralisao para pedir dinheiro. triste ter que se deparar com crianas, que deveriam estar na escola, pedindo dinheiro. Os vendedores ambulantes vantageiam-se da situao para vender bebidas, alimentos, doces e brinquedos, um verdadeiro comrcio ambulante. J nos semforos, quando o sinal est vermelho, tem os chamados artistas de rua, eles do seus shows de variadas maneiras: alguns so palhaos, outros malabaristas, e tambm imitam famosos como Michael Jackson e Elvis Presley, artistas de grande personalidade. Logo aps o show, passam com uma cesta recebendo o pagamento, no obrigatrio dar dinheiro a eles, mas para mim uma questo de tica, afinal eles colaboraram para que o nosso tempo ali no fosse to massacrante. Para fugir do congestionamento voc pode optar por andar de metr ou trem, eles no enfrentam congestionamento, mas por outro lado andam superlotados por isso comum pessoas prenderem o brao na porta. Falando em agitao, na porta das escolas, no horrio de entrada e sada dos alunos, um tumulto s. Por isso, a alternativa de alguns pais estacionar duas ou trs ruas antes para evitar o atraso causado pelo congestionamento. A vida aqui corrida, necessrio ter pacincia, pois sabemos que agitao tem l suas vantagens: tecnologia, beleza, muitos lugares de diverso para todas as idades e gosto, grandes casas. H tambm as desvantagens, por exemplo, as favelas que so formadas por famlias que no tem condio financeira, ento constroem suas casas em morros que esto sujeitos, a qualquer hora, a desabamentos. muito comum assistirmos filmes com sugestes de como ser o futuro, mas ningum sabe ao certo, as minhas esperanas que essas agitaes de metrpoles no tragam mais violncia e mal a humanidade. Desejo a todos do futuro felicidades, paz e amor!

Clara Maria Rocha Evangelista e Natalia dos Santos.

DIRIO DE BORDO DA TURMA 8202. 29 de maio de 2013 Sentimento O sentimento no algo fcil de descrever; tem horas que voc est triste porque terminou um relacionamento, ou perdeu algum muito importante. Mas no h dor maior do que perder um grande amor, ela machuca, nos faz chorar. Tem horas que voc est feliz. A felicidade um sentimento que nos faz bem; ela quem nos d o prazer e proporciona momentos alegres como passar em vestibular ou concurso; ter conquistado mais um dia de vida; ter enfrentado e vencido uma grande doena; ganhado um novo amigo; ter tirado dez em uma prova; acabar de dar a luz e receber um novo serzinho que Deus lhe deu de presente, para amar e cuidar; Dar seu primeiro beijo e o melhor, em seu primeiro e nico namorado; Ver sua me feliz e orgulhosa por ver voc apresentar na escola; ver uma criana de rua, mesmo sem ter onde dormir e comer, sorrir ingenuamente dizendo bom dia!

Guilherme Carneiro Nunes Costa.

DIRIO DE BORDO DA TURMA 8202 29 de maio de 2013 Minha primeira viagem

Minha primeira viagem foi fazenda, no era muito longe, mas adorei! No primeiro dia fui ajudar meu tio a tirar leite as cinco horas da manh, foi uma experincia incrvel, vi o lindo nascer do sol em cima da cerca no curral. Quando anoiteceu, fizemos um churrasco de carne de bode para comemorar o timo lucro da roa. No dia seguinte, todos j tinham acordado, menos eu, quando percebi que no estava em casa, levantei rapidamente, tomei meu caf da manh e desci para o crrego para tomar banho. Tomei meu banho e subi para a casa, chegando l decidi ir pescar no aude. No demorou muito para eu pegar a quantidade de peixes que eu queria, foi emocionante! Quando estava voltando para casa, passei por debaixo da cerca para chegar mais rpido e mostrar os meus pescados. Na hora que cheguei, percebi que os meus tios e o vov estavam rindo, achei estranho e perguntei o porqu daquela algazarra mas eles no me contaram. S descobri quando o Jhuan chegou chorando dizendo que tinha uma ona no crrego, corri para verificar, chegando l ouvi uns rudos, todos saram correndo, menos eu; meu tio saiu detrs d uma moita, segurando um rolo de papel higinico imitando uma ona. Foi muito legal ver todos rindo depois do susto.

Ester R. Fernandes.

DIRIO DE BORDO DA TURMA 8202 29 de maio de 2013 12 de junho: Dia dos Namorados

Dia dos namorados, data muito aguardada por casais apaixonados que querem demonstrar o seu amor, companheirismo, carinho e paixo que sentem um pelo outro. Nesse dia to especial, todos os casais vo para lugares lindos, calmos e romnticos, como: cinemas, restaurantes, teatros e charmosos bailes, com direito a msicas romnticas, vinhos e um delicioso jantar. Mas no s nesses lugares que casais apaixonados demonstram seus sentimentos, criatividade no falta para quem ama de verdade; pode ser em qualquer lugar, o importante falar coisas bonitas para pessoa amada, ver seus olhos brilharem de emoo ao relembrar tempos passados, como um apareceu na vida do outro e como foi gostoso o primeiro abrao, o primeiro beijo, o primeiro Eu Te Amo! O que fica marcado nesse dia so as deliciosas trocas de olhares e de sorrisos; as palavras meigas e amorosas que chegam a adoar o corao. Isso que faz com que os casais apaixonados esperem a cada ano viver um Dia dos Namorados mais emocionante. Na prxima edio falaremos sobre os acertos e erros na troca dos presentes. Aguardem-me...

Taynara e ngela.

DIRIO DE BORDO DA TURMA 8202 04 de junho de 2013

Por dentro dos problemas ambientais No mundo em que vivemos o meio ambiente no est sendo respeitado como deveria ser pelos seres humanos, que no lugar de cuidar est causando sua destruio em massa; isso porque os olhos do homem esto voltado para a tecnologia e o crescimento infinito das cidades, em nome do capitalismo eles esto queimando e desmatando as florestas, poluindo e acabando com os rios e lagos. O curioso que existem leis que protegem o meio ambiente, mas os principais agressores arrumam qualquer forma para fraudar essas leis. Nessas circunstncias v-se a necessidade extrema de um reforo maior dentro da fiscalizao ambiental, para que o ambiente esteja sempre protegido, pois ele o bem maior de todos os seres viventes. preciso cultivar mais rvores, pois sem elas no teria o oxignio, sem o oxignio no existiria vida; preciso evitar o desperdcio da gua, um dia ela poder faltar e sem ela os todos os seres viventes morrero; imagine no ter gua para beber, tomar banho, cozinhar, lavar loua, roupa, regar as plantas... Os animais morreriam, no teria mais carne, leite, ovos, queijo, que so alimentos dos quais retiramos as protenas necessrias para a nossa sobrevivncia. Como jovens estamos exercendo nossa cidadania, cuidando da melhor forma que podemos do meio ambiente e deixando esse escrito, esperamos que, de alguma forma, ele sensibilize o leitor, e o mesmo tambm leve adiante essa mensagem, pois, a unio faz a fora e contamos com voc para construirmos um mundo melhor.

Las Lopes e Samara Rocha.

DIRIO DE BORDO DA TURMA 8201 29 de maio de 2013 Msicas interferem na escolha da profisso dos jovens do sculo XXI

No sculo XXI no s um ritmo de msica predomina, os diversos estilos musicais evoluram, assim como tambm os estilos e gostos dos ouvintes. Os jovens, em sua maioria, so os que mais a valorizam, e em So Paulo e no Rio de Janeiro localiza-se o maior nmero de seguidores do estilo Funk, Sertanejo e Eletrnico. Alguns deles se unem para curt-los, eles querem transmitir a mensagem de que alcanaram autonomia, no percebem que essa diviso lhes far mal e prejudicar o planeta com tamanha poluio sonora. O triste que eles no esto dando o devido valor ao que realmente importa, pois alguns ritmos ferem os valores morais e a tica. Alguns jovens preferem sair da escola para seguir uma profisso descontrada, associada a msica, como ser rockeiro, funkeiro, entre outras. No imaginam o quanto esto prejudicando o seu futuro, pois alm de no estarem confiantes pela deciso, no sabem se vo realmente conseguir arcar com as conseqncias, pois no fundo sabem que os estudos so mais importantes e uma maneira mais concreta de se atingir os objetivos. O que eles no percebem que o fanatismo por esses estilos musicais est desligando-os do mundo real, fazendo-os viver na iluso, conduzidos por conceitos abstratos que os prprios construram e que no leva a lugar nenhum. Para a gerao futura deixo essa reflexo: tentam conscincia de seus atos para que os mesmos no destruam seu futuro, sua vida.

Ester e Milleny.

DIRIO DE BORDO DA TURMA 8202 17 de maio de 2013 A vida no campo Estou aqui para contar a vocs como boa e quieta a vida no campo. Aqui no tem energia e gua encanada, ruas, carros, prdios e aquele maldito barulho que nas cidades grandes tem. A vida aqui calma, a rotina acordar cedo, tomar caf da manh, logo depois trabalhar. Pegar gua no poo, pegar lenha, cuidar dos animais e da plantas. Viver no campo muito legal, mas como no h hospitais, quando uma pessoa adoece, algum tem que ir buscar o cavalo para poder ir cidade comprar o remdio. Isso muito demorado, mas at que bom, pois tira aquela nostalgia do campo. s doze horas o almoo j est na mesa. Os pratos tpicos so: franguinho caipira, carnes de vaca e de porco... A comida tima, mas quando acaba uma luta para ir comprar mais. Quando chega a noite outra coisa, o trabalho para e depois da janta vamos admirar as estrelas ao som de um radinho de pilha: No h o gente o no luar como esse do serto... ta vida boa!

Luiz Henrique.

DIRIO DE BORDO DA TURMA 8201 17 de maio de 2013. POR DENTRO DAS BALADAS Na fase de 15 a 18 anos os jovens gostam de sair para as baladas noturnas a fim de danar e fazer coisas radicais, e com isso s vezes acaba tomando caminhos errados, que futuramente atrapalhar sua vida, como o envolvimento com as drogas, as bebidas e at mesmo prostituio, que na maioria das vezes comea nesse lugar. Muitos deles pensam que para estar ma moda devem ingerir muito lcool, se relacionar com vrias pessoas em uma nica noite, e fazer qualquer coisa que possa chamar a ateno, como danar de forma depravada e fumar. Certa vez fui a uma balada e fiquei observando, para todos os lados que eu olhava havia garotos e garotas namorando, e eu no imaginava que namorar fosse daquele jeito, parecia mais um lugar de encontro amoroso que uma festa danante. S depois de algumas horas olhando assustada que pude perceber que aquele comportamento normal, principalmente para quem frequenta diariamente as baladas noturnas, e que o que eu poderia fazer era me distrair no embalo da melodia danante, afinal, vivemos em uma sociedade democrtica onde cada um tem o direito de escolher como se comportar e de que maneira se divertir.

VITRIA DUARTE.

DIRIO DE BORDO DA TURMA 8202 PALMAS, 06 DE AGOSTO DE 2013.

DIRIO DE FRIAS Caro leitor, estou aqui para fazer um relato das melhores frias da minha vida, as frias de julho de 2013. E espero um dia ler esse relato e sentir a mesma emoo que hoje. Conheci dois lugares legais, Araguana e Colinas do Tocantins, cidades pequenas, mas aconchegante. Em Araguana eu fui para uma formatura de uma amiga muito legal, a Isabella. No dia da formatura ela estava radiante, e a colao de grau dela foi muito emocionante. Depois do evento ns fomos a um restaurante muito legal, chamado Mirante, l jantamos uma comida saborosa e em seguida assistimos ao jogo do Atltico Mineiro e Bolvia, foi maravilhoso! Saindo do restaurante fomos direto para um hotel. No outro dia foi o Baile de formatura, eu aluguei um elegante terno para ir. No baile ns danamos e cantamos at as 5:30 da manh. Nunca imaginei que pudesse me divertir tanto e um baile de formatura. Quando terminou, eu e minha famlia fomos para a casa da me da Isabella, uma senhora muito simptica chamada Carmem. Passamos por l para dar um oi, pois nosso destino era beira do rio Araguaia, realizar mais um sonho: poder andar de flutuante, de Jet e de lancha o dia inteiro, refrescando sempre que queria nas guas doces do rio. Essas frias ficaro para sempre guardada em minha memria, pois atravs dela conheci pessoas, sentimentos e lugares maravilhosos. Quando tiver oportunidade, venha conhecer esses lugares, voc no vai se arrepender!

ELISEU BATISTA PEREIRA E THAYNNANN.

DIRIO DE BORDO DA TURMA 8201 PALMAS, 17 DE MAIO DE 2013. A IMAGINAO DOS JOVENS DO SCULO XXI

A maioria dos jovens do sculo XXI tem uma imaginao muito limitada, presa a padres que a sociedade impe a todos, como andar nas tendncias da moda e ter um estilo de vida padronizado pela mdia, onde ser chique imitar o que artistas usam e fazem. Tudo isso tem limitado a imaginao dos jovens de estar inovando as idias e estilos que circulam na sociedade, ao invs disso, eles copiam os estilos de vida impostos por eles. O consolo, e ao mesmo tempo a esperana, que ainda existe, mesmo que seja uma minoria, aqueles que usam sua imaginao e personalidade para ajudar a construir um futuro melhor, com pessoas autnomas, dispostas a criar, inovar, e propor uma sociedade mais justa e democrtica, sem medo de sofrer represlias por ser e viver da maneira de que deseja.

RODRIGO E MATHEUS ALVES.

DIRIO DE BORDO DA TURMA 8201. PALMAS, 10 DE AGOSTO DE 2013.

AS PRAIAS DE PALMAS Fiz um passeio pelas praias da capital de Palmas, a que mais me encantou foi a Praia dos Buritis, me admirei com tanta beleza que a natureza de l nos oferece. Os banhistas que frequentam a praia cuidam muito bem do patrimnio que l existe. As opes de diverso na praia variam, as pessoas podem optar por um delicioso banho nas guas claras do rio ou bronzear em um ambiente relaxante com cadeiras e barracas de alimentao prximas, e ainda h uma enorme rea reservada para os amantes do esporte como futebol e voleibol. Para saborear a comida tpica do lugar pedi uma poro de peixe Caranha, que delcia de prato! Saboreei at o ltimo pedao dessa deliciosa e nutritiva iguaria. Aps o almoo, fiz uma caminhada pela praia e vi um anncio de gua de coco por apenas R$ 1.99, no resisti oferta, pois estava com muita cede, comprei a gua de coco e continuei a saborear a deliciosa areia branca da praia. Ao entardecer o pblico foi aumentando porque uma banda de forr se apresentaria a noite, no me contive, tomei um delicioso banho no rio e voltei para me divertir naquele animado forr. Foi um passeio maravilhoso, a praia um belo lugar para quem procura uma boa diverso ao clima gostoso da natureza. Ana Clara Ciriano e Lria Silva Mello.

DIRIO DE BORDO DA TURMA 8201 PALMAS, 06 DE JUNHO DE 2013. A VAIDADE NA JUVENTUDE Uma das maiores preocupaes dos jovens atuais a beleza, eles dispensam maior parte do seu tempo para cuidar do seu corpo, as meninas principalmente, querem ser magras a qualquer custo, e h aquelas que no conseguem engordar, buscam auxlio malhando e tomando protenas e medicamentos em geral, que muitas vezes so proibidos pela ANVISA, tudo em nome da beleza, mal sabem o risco de morte que esto correndo. Um outro recurso que no abrem mo da maquiagem, as meninas esto fazendo uso dela cada vez mais cedo, comum andarmos na rua e encontrar meninas de trs anos usando batom vermelho e sombra escura nos olhos. Para serem versteis elas apostam nos cabelos, e eles tm ganhado inmeros cortes, cores e penteados. Algumas os preferem lisos, mas a moda do momento so os cabelos longos e ondulados com as pontas loiras, a chamada Balaiagem. Os meninos tambm no ficam de fora, esto modernos e vaidosos. O penteado do momento o chamado moicano, geralmente influenciado por jogadores famosos como o Neymar Junior, eles fazem luzes ou descolorem as pontas do cabelo de loiro ou vermelho para chamar mais a ateno das meninas. Os tnis que eles usam ganharam cores com tons fortes, os mais usados so de cores rosa, verde claro e laranja. Eles se preocupam com o corpo e para manter a forma e a sade apostam em atividades fsicas como o futebol e a malhao em academias. O lado positivo de toda essa vaidade que agindo assim, eles esto evitando a obesidade, que tem sido o grande mal do sculo, pois, ela desencadeia inmeras doenas como a diabete, a hipertenso, a asma e at mesmo a depresso.

KIVIA KALLINE E AMANDA RODRIGUES.

DIRIO DE BORDO DA TURMA 8201 PALMAS, 06 DE JUNHO DE 2013. DIRIO DE AVENTURA: COMO OS JOVENS SE DIVERTEM? Estivemos passando pelo Brasil e encontramos algo diferente nos jovens de hoje em dia. medida que vo passando os anos eles tm encontrado maneiras diferentes de se divertirem. Eles no brincam mais como antigamente; Um tempo atrs, no havia tanta violncia na rua, por isso, muitos jovens adoravam brincar na rua, jogavam vrios jogos e colocavam a conversa em dia. J nos tempos atuais existe muita violncia na rua, no se pode mais confiar ficar na rua at tarde da noite sem ser vitima de um assalto ou seqestro. Hoje em dia ns temos acesso ao computador e televiso, antigamente no tinha nada disso, por isso existiam mais jogos e as pessoas ficavam bastante na rua. A novidade atual a diverso nas baladas, que por sinal tambm bem diferentes das antigas; as msicas tocadas era o jazz e a MPB. Hoje a modernidade abriu espao para o funk, sertanejo e eletrnico. A internet surge nessa nova era como um meio indispensvel de sobrevivncia para os jovens, principalmente para ampliar sua rede de relacionamentos e diversificar sua diverso. Pois, a mesma oferece distrao para todos os gostos e estilos. ela e os demais meios tecnolgicos de comunicao que comandam a diverso moderna da garotada. O que podemos concluir que no Brasil os jovens so autnticos quando o assunto diverso, e ns gostamos tanto de estar com eles e relatar essa experincia que resolvemos voltar em breve.

GABRYELLA CARDOSO SANTOS E LINA GABRIELLA ALVES DE SOUZA.

DIRIO DE BORDO DA TURMA 8201 27 DE MAIO DE 2013 VIVER E APRENDER Hoje, 27 de maio de 2013, quero-lhes compartilhar o que eu faria se pudesse voltar no tempo e concertar os erros da minha vida. E quero que voc, leitor, saiba para no cometer os mesmos. Tem coisas nessa vida que a gente nunca esquece: a primeira namorada, o primeiro trabalho, o primeiro carro, os colegas de escola, o melhor professor. Mas sabemos que na vida temos escolhas, aprendemos com elas, mas nunca aprendemos todo o contedo da lio, e a recuperao inevitvel para alguns. Temos que cair para poder levantar, rir, mas rir de tudo desespero, e a certeza que a vida passa. Existem horas que temos vontade de voltar no passado e dizer a primeira namorada: hoje decidi, estou de volta, cara de pau, bato na porta e peo, por favor, para me perdoar... Mas nem tudo bem assim, pois quem menos gostou de mim, foi quem eu consegui amar. Tem dias que acordamos mais cedo e pensamos: hoje vou resolver todos os meus problemas, mas a histria no bem assim, resolvemos problemas com pacincia e no com pressa, pois resolver problemas uma cincia. Tem momentos que temos que largar de fingir, a d tudo certo, tudo bem, quando nessa brincadeira no se ama ningum, porque o amor como as letras que juntas formam palavras, mas em lugar errado elas no formam nada. E eu sou mais um cara cansado de correr na direo contrria. Mas fica a lio que querer tambm pode ser poder para quem quer, pois nada impossvel para quem encara os problemas de frente, basta ser sincero e desejar profundamente, e voc ser capaz de sacudir o mundo. s vezes voc perde para poder ganhar, mas tambm ganha para poder perder, e so poucos que isso conseguiu entender, pois a vida demora-se para aprender. Oua seu corao enquanto ele ainda pode lhe dizer o que fazer. A vida no se vive s de prazer, tem que sofrer para poder ser feliz. Existe algo atrs do seu sorriso que poucos conseguem ler, e por trs dessa mscara existe outra pessoa, sentimental e sensvel, sria e inteligente, que engana a si mesmo com sorrisos e brincadeiras. S no deixe que isso atrapalhe seus sonhos, pois os sonhos do asas a quem no pode voar. E o fim dessa histria quem define voc! Glnyson de Castro Lustosa.

DIRIO DE BORDO DA TURMA 8201 17 DE MAIO DE 2013 A alimentao no sculo XXI A alimentao, como vrios nutricionistas falam, tem que ser saudvel e no pode conter muita gordura, carboidrato, acar e sal. Mas os jovens atualmente seguem o contrrio dessa dieta, pois eles ingerem muita gordura e acar, menos frutas e vegetais, o que faz vrios deles ficarem obesos, fora de forma. Vrias comidas como batata frita, refrigerantes e outros males do sculo XXI so os preferidos dos jovens, no s no Brasil, mas em todo mundo. Mas nem todos comem os mesmos alimentos gordurosos, existem outros poucos jovens que querem viver bem e se alimentam de um modo saudvel e recomendado. Vrias redes de lanchonetes oferecem os alimentos gordurosos, mas existem outras que se adequaram a um cardpio saudvel e oferecem saborosos pratos nutritivos, contendo frutas, legumes e vegetais. O problema que a juventude no se deu conta do risco que esto correndo e acabam fazendo a pior escolha, ingerem diariamente alimentos no saudveis, que fazem seu organismo funcionar cada vez pior. Aqui em Palmas no diferente, todos os jovens comem os mesmos tipos de comida: sanduches, batatas fritas, pizzas e etc. E por ser um lugar com temperatura elevada, a intoxicao alimentar nos jovens frequente, causando desidratao e at morte. No s a m alimentao tem sido problema na juventude, a bebida alcolica tambm. Existem entre os jovens de 18 anos, alguns que so imprudentes, bebem dirigindo , dirigem em alta velocidade e colocam suas vidas e a dos outros em risco. . preciso que a populao fique atenta e mude seus hbitos alimentares, em busca de uma vida longa e saudvel. Mas vamos combinar, uma batata frita e um refrigerante bom, mas s de vez em quando. Felipe Gabriel.

DIRIO DE BORDO DA TURMA 8201 17 DE MAIO DE 2013. O ESTILO DE VIDA DOS JOVENS Hoje o assunto que irei abordar sobre os jovens e suas vidas. Os jovens se divertem de diversas maneiras: reunindo-se em grupos, frequentando festas, clubes, shoppings, parques, lanchonetes entre outros. Cada jovem tem sua maneira de se comportar, tanto em casa, na escola, ou em outro ambiente, vivenciando seus prazeres e medos. s vezes reflito sobre o que se passa na cabea dos jovens, mas acabo acordando e percebendo que tambm fao parte desse mundo, e concluo que o seu maior anseio pelo o que os reserva o futuro, se um dia tero filhos, conseguiro seguir a profisso que gostariam, se sero bem sucedidos pessoalmente e amorosamente. Mas nem todos pensam assim, alguns pensam em se divertir e aproveitar essa fase, que propicia as mais emocionantes experincias. Na adolescncia existe vrios conflito entre pais e filhos, como a gravidez na adolescncia, que causa uma grande frustrao na vida dos pais, que sonharam um futuro brilhante para seus filhos, e que ser interrompido, pois no esto aptos a enfrentar as dificuldades de cuidar de uma criana. necessria muita compreenso de ambas as partes, pois um aborto no uma soluo para os mesmos. Muitas pessoas criam seus prprios conceitos, outras seguem a ideias que compartilham entre si, e entram em situaes problemticas sem pensar nas consequncias. Envolvem-se com drogas e entram num caminho sem volta. preciso que a famlia e a sociedade tentem compreend-los e os apoiem para que eles se recuperem e retomem suas vidas de um modo saudvel. At a maneira de vestir dos jovens reflete em suas personalidades, h aqueles que so tmidos e reservados e se vestem de maneira simples e discreta, mas h tambm aqueles que so determinados ousados e gostam de variar no estilo, usando muitas cores, maquiagem e muitas joias. O importante saber mostrar suas belezas internas e externas e viver a juventude como um momento nico, descobrindo a cada dia uma nova maneira de conviver no mundo. Eu por exemplo, estou vivenciando cada partezinha dessa fase, e espero ansiosa pelo que est por vir, e o que est por vir? Eu ainda no sei, pois no sei o que o futuro reserva para mim e as experincias que eu ainda irei viver. LUANE PEREIRA E ANDRESSA ANDRADE.

DIRIO DE BORDO DA TURMA 8201. PALMAS, 10 DE AGOSTO DE 2013. UM PARASO ESCONDIDO Caros leitores, estamos aqui para convid-los a conhecer Palmas, a capital da esperana que surgiu dos sonhos dos povos esquecidos no interior da regio norte do estado de Gois. O municpio de Palmas oferece diversas alternativas de lazer, como por exemplo, a cachoeira de Taquaruu, um verdadeiro Paraso ambiental que possui as mais lindas quedas dgua do estado, enormes trilhas para fazer caminhadas e uma rica produo de artesanatos. Uma vez por ano a associao dos artesos de Taquaruu organiza uma feira artesanal da serra, onde so comercializadas comidas tpicas da regio e lindos trabalhos artesanais, o lugar fica lotado de turistas e visitantes das regies vizinhas. Outro ponto turstico o palcio Araguaia, que o marco de onde foram projetadas as ruas e avenidas da capital. Seus arcos so uma referncia histrica Igreja de Nossa Senhora do Rosrio dos Pretos, em Natividade. Ele considerado o principal carto postal de Palmas. Com tantos atributos garantimos-lhes que vale a pena conhecer nossa cidade, pois alm de voc desfrutar uma deliciosa gastronomia, far divertidos passeios culturais.

LARYSSA E AMANDA BANDEIRA.

DIRIO DE BORDO DA TURMA 8201 PALMAS, 17 DE MAIO DE MAIO DE 2013. DIRIO DE BORDO- POR DENTRO DA ESCOLA BEATRIZ RODRIGUES DA SILVA Na aula de Lngua portuguesa de hoje a professora Gislaine ensinou sobre o gnero textual Dirio de Bordo, (que um registro que fazemos de experincias e viagens legais que gostaramos de compartilhar com outras pessoas). Achamos interessante, pois adoramos conhecer novos lugares e imaginamos que registrar experincias seja algo muito atraente e desafiador. A professora estava animada, dando ideias, ajudando a turma, a maior dificuldade encontrada foi na escolha dos temas, pois difcil falar sobre algo desconhecido para uma gerao futura, principalmente quando se trata de temas sobre a adolescncia. Mas na escola como a selva, ou voc est perdido, ou est em um bando. E aqui na nossa escola as regras funcionam de uma forma bem legal, pois todos so unidos e tm grande potencial, e isso notcia em todo o Brasil pelas redes sociais. As notas competem com as melhores escolas do Brasil, somos destaque nas avaliaes diagnsticas e em concursos de redao. E isso devido ao empenho e parceria de excelentes professores e alunos, que compartilham diferentes atividades, que so ricas em conhecimento. S tem um probleminha que desagrada os alunos, o lanche, que deveria ser mais diversificado e nutritivo para compensar as longas horas de estudos que enfrentamos diariamente. Tirando isso, uma escola nota dez, que contraria o mito de que escola pblica no tem ensino de qualidade e orgulha muito a nossa sociedade. Vale a pena conhec-la! THALLYA E THAIS.

DIRIO DE BORDO DA TURMA 8201 PALMAS, 06 DE JUNHO DE 2013. COMO OS JOVENS COMEMORAM O ANO NOVO O ano novo aqui no Brasil comemorado com festas tpicas, cada um tem o seu jeito de comemorar, mas ningum deixa de usar a roupa branca, que simboliza paz no ano vindo. Alguns jovens preferem a badalao com os amigos, outros, que uma menor parte, preferem curtir com os familiares. H pessoas que fazem festas em casa, outros vo para a casa de vizinhos ou amigos. H aqueles que vo para a praia, e alguns preferem ir igreja receber o ano novo na presena de Deus. As comemoraes e festas em casa so constantes, mas no ano novo so diferentes, as roupas, a comida, a decorao, e o clima que de unio e paz, contagia a todos. Os que vo para casa de vizinhos ou amigos levam pratos saborosos para acrescentar no banquete. A comida bem tradicional, tem macarronada, peixe, frango, maionese, farofa, saladas e frutas. Hum... extremamente delicioso! As comemoraes do ano novo nas praias so bem atrativas, pois contm muita msica, seja ela eletrnica em carros, ou shows ao vivo, com cantores famosos. As pessoas de todos os tipos e estilos se divertem danando, bebendo e namorando, pois ser jovem isso! s vezes ocorrem acidentes, por causa do alcoolismo exagerado, e pode at levar morte, necessrio ter prudncia e responsabilidade para evit-los. Nas igrejas, as comemoraes so mais comportadas, com oraes, cantos, agradecimentos e confraternizao solidria. Muitas pessoas fazem supersties como colocar dinheiro no bolso; outros fazem promessas e assim por diante. O mais emocionante e mais esperado de tudo isso, so os fogos de artifcios, que acontece aps a contagem regressiva, que so os dez segundos que faltam para dar meia-noite, isto , primeiro de Janeiro. A queima dos fogos de artifcios muito especial porque um momento mgico e lindo, todos ficam parados para somente prestigi-los.

DYANA CUNHA E KAMYLLA RGIA.

DIRIO DE BORDO DA TURMA 8201 PALMAS, 07 DE JULHO DE 2013. O MUNDO AGITADO DOS ADOLESCENTES Os jovens da atualidade se divertem de maneira extrovertida. E um dos lugares preferidos para badalao so as boates, as baladas noturnas em geral em casas, os baile funks, os bares, e os frequentadssimos restaurantes. Por falar em restaurante, recordo-me da viagem que fiz a So Paulo e da gastronomia que conheci l, no fiquei satisfeito, pois fui feira e s vi pratos gordurosos, e como sou adepto a uma alimentao saudvel j fui logo dizendo: nem pensar! Seria bom se todos os adolescentes agissem dessa forma, assim no teramos tantas pessoas obesas, com problemas de sade. O curioso observar que quando se trata de estilo musical unnime os gostos estilos mais agitados como o sertanejo universitrio, que lanou agora o famoso arrocha, que uma dana sensual pro casal danar coladinho, e o funk, que mais sensual ainda, mas dana-se individual. Nas festas, alm da diverso, o importante fazer novos amigos e assim a o grupo de amizades, e apostar em qualquer relacionamento passageiro, pois um namoro srio no comea formalmente em qualquer hora ou lugar. E j faz parte da nova juventude esse negcio de ficar, um jeito de dizer quando eles querem se beijar, ou pintar algo assim. O que importa nessa fase aproveitar tudo, com muita intensidade, mas acima de tudo, com muita responsabilidade, porque a juventude passa, e as suas atitudes refletiro no seu carter.

ANA CLARA CIRIANO E LRIA SILVA MELLO.

DIRIO DE BORDO DA TURMA 8201 PALMAS, 17 DE MAIO DE 2013. -POR DENTRO DA ALIMENTAAOPREFERNCIA NACIONAL DOS JOVENS: HAMBURGUER O hambrguer foi preparado pela primeira vez pelo americano Walter Andersen, na lanchonete White Castle, no Kansas, em 1916. Mas a histria do lanche mais antiga: o hambrguer surgiu a partir dos cavaleiros trtaros, que carregavam carne crua embaixo da sela quando galopavam... Na hora do rango, o bife j tinha se tornado uma pasta! Entre os sculos 12 e 13, eles apresentaram a delcia aos hamburgueses, na Alemanha, e a carne ganhou o nome atual. A novidade s chegou aos Estados Unidos em 1904. Os marinheiros foram os primeiros a saborear o lanche: colocaram a carne entre dois pes para comer algo enquanto trabalhavam. O hambrguer a nova moda do sculo XXI, e voc pode prepar-lo em casa, s separar os seguintes ingredientes: kg meio quilo de patinho modo, um pacote de mistura para sopa creme de cebola dois dentes de alho, meia unidade(s) de cebola, coentro a gosto, sal a gosto. Para preparar, passe no liquidificador ou no multiprocessador, um pouco da carne com o alho, cebola, coentro e sal. Depois, adicione ao resto da carne, adicione o creme de cebola e misture bem. Em seguida, com o auxlio da tampa de um vidro de caf solvel grande, faa os hambrgueres. Tire da tampa e envolva com plstico filme. Depois s colocar no freezer e quando estiver congelado estar pronto. Em seguida, frite na chapa, corte o po, passe maionese, coloque o hambrguer, uma fatia de queijo, uma de tomate e uma de alface. Est pronto, sirva com batata frita e refrigerante e tenha uma deliciosa refeio. Depois de sabore-lo, faa uma longa caminha para queimar as calorias que ganhou na refeio. WELLYNGTON DE JESUS.

DIRIO DE BORDO DA TURMA 8201 PALMAS, 17 DE MAIO DE 2013. E SE VOC TIVESSE UMA SEGUNDA CHANCE? O que voc faria se tivesse uma segunda chance? Bem... Para comear pense e lembre-se de todas as coisas erradas e ruins que j cometeu, mas no queria ter cometido, pense em todas as coisas boas que poderia ter feito as pessoas que voc amava... Lembre-se do tempo que poderia ter aproveitado com as pessoas que sempre esteve ao seu lado, te ajudando em tudo o que voc precisou, e voc, como recompensa, nem sequer olha para essa pessoa hoje, no d a mnima ateno para ela. Caro leitor, voc capaz de imaginar qual a parte boa dessa histria? exatamente essa a parte boa da histria, onde voc cai na real e v que o que voc fez no certo, que de nada vale ter mil e uma opes de diverses e escolhas, se voc no sabe valorizar o sorriso matinal de sua me, ou aquele abrao apertado do seu pai ao chegar do trabalho, ou simplesmente responder: Eu tambm, quando ouve da pessoa amada um Eu Te Amo! meu caro, so simples atitudes que mudaro pra sempre sua histria, atravs delas que voc formar seu carter e dir quem realmente voc . Por no ter valorizado essas atitudes que estou aqui, arrependido, de tantas coisas erradas feitas, e que hoje me machucam profundamente a ponto de dizer: estou aqui, tenho uma segunda chance pra dizer a vocs, pai, me, amor, vocs me perdoam?

DIEGO E IURY.

DIRIO DE BORDO DA TURMA 8201 17 DE MAIO DE 2013. AS ILUSES DA JUVENTUDE Uma jovem me disse que ela gostaria de mudar de famlia, porque j estava cansada de tudo e de todos, naquele momento fiquei pasma, no conseguia acreditar no que estava ouvindo, e para concluir sua fala ela disse que queria pertencer a uma famlia rica, de atores ou cantores. Eu no impulso perguntei pra ela se isso se realizasse o que ela faria, ela respondeu que pularia de alegria, ainda mais se fossem bonitos. No calor do momento pedi a ela que refletisse sobre como seria a vida dela...claro, teria o lado bom, o dinheiro lhe proporcionaria muitas regalias como, um bom carro , roupas de grifes, viagens, assdio dos fs. Mas por outro lado ela teria que abrir mo da sua liberdade, dos seus amigos, de seus pais e irmos, e ainda por cima teria que acostumar a viver na solido. Porque por mais difcil que ela achava de viver sem luxos, ela tinha algo que muitas pessoas sonhariam em ter: o amor da sua famlia; um pai e uma me para lhe abraar todos os dias. No mesmo instante olhei em seus olhos e percebi que eles estavam cheios de lgrimas, no seu rosto estavam as marcas do arrependimento caindo, uma a uma. Ela olhou-me e disse: obrigada, que Deus possa me perdoar por esse desejo egosta, dinheiro eu posso trabalhar para conseguir, mas se eu perder o amor da minha famlia, dinheiro nenhum poder me proporcionar algo to sincero e feliz.

AMANDA SOARES FARIA.

DIRIO DE BORDO DA TURMA 8201 07 DE AGOSTO DE 2013.

A FAMLIA DIANTE DAS DROGAS Estava hoje fazendo uma reflexo da minha ingenuidade; jamais pensei que amigos e parentes meus fossem se envolver com drogas. Mas o real me fez perceber que se trata de um problema geral, que pode acontecer na vida de qualquer um, inclusive na minha. O pior, a famlia pode ser o principal motivo que leva ao incidente. Quando existe na famlia o uso permissivo e frequente de drogas lcitas como o lcool, o cigarro e medicamentos controlados, que causam dependncia, sem querer esto despertando a curiosidade dos filhos para as demais ilcitas. Uma das drogas que tem causado maior dependncia e nmeros de mortes a cocana. Uma substncia qumica branca que pode ser aspirada, ou dissolvida em gua e depois injetada. J a pasta fumada em cachimbos, sendo chamada, neste caso, de crack. H tambm a merla, que a cocana em forma de base, cujos usurios fumam-na pura ou juntamente com maconha. Atuando no Sistema Nervoso Central, a cocana provoca euforia, bem estar, sociabilidade. Pelo fato de que nem sempre as pessoas conseguem ter tais sensaes naturalmente, e de forma intensa, uma pessoa que se permite utilizar esta substncia tende a querer usar novamente, e mais uma vez, e assim sucessivamente, at o organismo no resistir mais e o usurio morrer. Essas pessoas precisam de ajuda, pois uma vez que experimenta, j est se tornando, sem querer, dependente. E essa ajuda tem que partir inicialmente da famlia, que diagnosticando o fato deve procurar ajuda mdica e psicolgica. Pois, a dependncia qumica tem cura, e o principal remdio o amor, o bom exemplo e a fora de vontade. IRAMAR HENRIQUE.

DIRIO DE BORDO DA TURMA 8201. PALMAS, 13 DE AGOSTO DE 2013. PALMAS E SUA DIVERSIDADE Palmas tm grande beleza e paisagem ricas, o que a faz ser uma das capitais mais lindas e atraentes do Brasil. um lugar aconchegante para se viver e promissor para se investir. Suas maiores riquezas tambm so os mais lindos cartes postais tursticos, uma delas o parque Cesamar, uma das principais reas verdes da capital, foi inaugurado no dia 18 de maro de 1988, est localizado na 506 sul, AV. NS-04 LO 11. Possui pista para corrida e caminhada com 2.840 metros para passeios e um lago, usado para prticas esportivas, que desgua no crrego Brejo Comprido. Outra beleza singular da cidade a famosa Praa dos Girassis, a segunda maior praa pblica do mundo, superando inclusive a Praa da Paz Celestial em Pequim e a Praa Vermelha em Moscou. considerada como o centro administrativo do estado do Tocantins, estando nela localizados todos os trs poderes do estado (executivo, legislativo e judicirio), incluindo a maior parte das secretarias do governo. Se voc for l a partir das 19 horas ver muitas pessoas praticando esportes ou fazendo caminhadas. Agora se voc romntico e adora namorar presenciando um espetacular pr do sol, deve conhecer a praia da Graciosa, um lugar magnfico, com um belssimo visual e a melhor viso do pr-do-sol da capital. Sua infraestrutura permite que o turista possa usufruir da praia tanto durante o dia, quanto noite. uma das maiores estruturas de praia fluvial do Brasil. Ela Oferece aos turistas barracas comerciais, restaurantes, bares, banheiros, postos telefnicos, farmcias, parques infantis, biblioteca, quadras de esportes, rea ecolgico e shows nacionais e regionais. A temporada de praia marcada por campeonatos esportivos e aquticos e eventos culturais e de lazer. E no para por a, essas so apenas algumas das inmeras opes de lazer em Palmas. Venha conferir! Na prxima edio do livro falaremos das deslumbrantes cachoeiras de Taquaruu. At mais! GUSTAVO CHAVES E KEVEN FOLHA.

DIRIO DE BORDO DA TURMA 8201. PALMAS, 10 DE AGOSTO DE 2013. OS CONCEITOS DA JUVENTUDE Os jovens de hoje tem uma alimentao desequilibrada e pouco saudvel: comem sanduches, doces e salgados fritos em excesso, bebem refrigerantes exageradamente e no praticam nenhuma atividade fsica. Esses jovens gostam muito de baladas e, na maioria das vezes, nesse ambiente que eles comeam a ingerir bebidas entorpecentes que viciam e at destroem a sade e at a vida dos que dela se aproximam. Essa problemtica tem sido bastante estudada por profissionais da sade, principalmente os que estudam os comportamentos humanos como: psiclogos, psiquiatras e terapeutas e os resultados so publicados em revistas, jornais, televiso, internet e rdio. Todos coincidem em uma opinio: so poucos os que experimentam e no se deixam viciar por ela. Quando viciados, so poucos os que conseguem sair do vcio antes que seja tarde demais, alguns chegam a morte por causa desse maldito vcio que um caminho sem volta! CAIO LIMA E SANCLAER.

DIRIO DE BORDO DA TURMA 8203 17 DE MAIO DE 2013. Jovens imersos na tecnologia viram preocupao dos pais Os jovens atuais esto mais criativos e modernos, s pensam em internet, celular, jogos eletrnicos e computador. E eu sei disso muito bem, pois tambm sou jovem e vejo que o mundo est mudando por causa da tecnologia. Hoje, natural que crianas e jovens dediquem boa parte do dia aos games. Eles formam a primeira gerao mergulhada integralmente na tecnologia. O aprendizado sobre o mundo, a comunicao com os amigos e a lio de casa dependem do computador. Namoros so feitos e desmanchados atravs de mensagens eletrnicas. As tribos se entendem e se aproximam atravs dos blogs. O celular virou acessrio indispensvel. No se concebe mais diverso sem TV, DVD e videogame. Diante desse quadro, natural que muitos pais fiquem apreensivos. Embora ajude nos estudos, a internet tambm abriga montanhas de lixo e pornografia. O difcil quando esse pensamento vira mtodo tradicionalista de pais autoritrios, como o meu, que vive contando histrias do seu passado para me passar sermes, ele vem com aquela entediante fala de que no seu tempo no tinha celular, no tinha computador, os filhos trabalhavam com os pais na lida na roa, e ainda assim aprendiam na escola, hoje possui inmeros recursos eletrnicos e a mente juvenil est vazia dos conhecimentos necessrios, perderam a obedincia aos pais e mais velhos e no do valor as coisas que tm, pois, no trabalharam para ganh-las. E ainda mais, diz no entender o porqu dos adolescentes tirarem notas vermelhas, s vivem para os estudos e no os realiza com xito. Da vocs imaginam o tamanho da minha indignao em relao a este pensamento, porque quando eu tiro nota baixa, o que acontece com freqncia, ele me passa esse sermo e ainda me coloca um castigo cruel, tira a internet, o celular, o vdeogame, no me deixa brincar com nada, da escola para casa. S depois de algumas semanas ele me libera do castigo e me deixa usar meus eletrnicos novamente. O difcil que no dura muito, pois s as notas baixas voltarem, que voltam os castigos. Por favor, algum me diga o que fazer para convencer meu pai de que da provado cientificamente que o uso desses recursos na medida certa, ao contrrio do que se pensava, pode ajudar a afiar a inteligncia. At a prxima edio, aguardo respostas! KAIO HENRY E THIAGO DA SILVA.

DIRIO DE BORDO DA TURMA 8203 17 DE MAIO DE 2013. Viagem ao serto Dirio de bordo Eu e meus amigos tivemos uma experincia maravilhosa, fomos ao serto do Piau. L tudo diferente, os habitantes do valor ao lugar e a vida. Percebi que eles tm muita experincia para contar, e gostam de fazer isso. Os jovens se divertem com pequenas coisas, como as brincadeiras de rodas folclricas, o exemplo de uma a corre cutia, que funciona assim: todos sentam em uma roda no cho ao som de uma msica que tem a seguinte letra: corre cutia, de noite e de dia, na casa de sua tia... Corre cip na casa da v, leno branco caiu no cho, moa bonita do meu corao... muito divertido v-los empolgados enquanto brincam! Outro fator que achamos muito interessante, e que vem se perdendo em nossa cultura, a obedincia e a educao que eles dispensam a seus pais, se o pai estiver conversando eles no interrompem ou passam no meio da sala, e o pai que toma a ltima deciso de qualquer assunto. Os filhos pedem, com caloroso abrao e beijo, beno ao deitar e levantar. Ficamos surpreendidos como eles so simples e ainda no se deixaram contaminar com a mdia no referente moda, as mulheres no ligam muito pro significado dessa palavra, elas se vestem da maneira que agrada seus maridos, sem decotes ou maquiagem pesada, trajam lindos vestidos, muitas vezes customizados por elas prprias. A dana tpica preferida o forr, onde danam juntinhos lindos passos tradicionais da dana popular nordestina. A alimentao saborosa! Humm... O melhor de tudo foi degustar os deliciosos pratos nordestinos: o famoso macunz doce, a canjica, o arroz doce, a pamonha, o cuscuz, o milho assado, o p-de-moleque, a tapioca, a broa, a panelada, o baio de dois, a buchada, o feijo verde e os variados tipos de doces, como de leite, de mamo com coco, de goiaba, de caju. Foi uma viagem inesquecvel! Se voc ficou com gua na boca por esses deliciosos pratos, no percam a prxima edio na qual postaremos fotos e receitas de cada um deles. At m@is!!! ANA BEATRIZ E AMANDA ALVES.

DIRIO DE BORDO DA TURMA 8203 29 DE MAIO DE 2013. BULLYNG: A MAIOR FORMA DE PRECONCEITO Comparando as amizades dos jovens de antigamente com as de hoje, observamos que mudaram muito; cabia aos pais escolher os amigos de seu filho, e isso era feito com vrios critrios preconceituosos: era levada em conta a classe social, a cor, situao financeira e posio social. Apesar das leis atuais em vigor protegerem as pessoas que sofrem qualquer forma de racismo, revoltante ver quanto o preconceito ainda presente em nossa sociedade. As principais vtimas do racismo so os adolescentes de classe baixa, que por no andarem na moda, no possurem dinheiro para usufruir do universo tecnolgico, no estar imerso nas redes sociais, sofrem bullyng na escola e na sociedade em geral. De tanto serem rejeitados, acabam rejeitando a si prprios e a sua condio humana. E quem mais sofre com isso so os pais, que so culpados pela situao, sofrem rejeio dos filhos que no aceitam ser o que so. Para evitar isso, necessrio que a descriminao social seja banida da escola e da sociedade, e isso s ter xito se todos derem as mos, comeando em casa, dando abertura ao dilogo entre pais e filhos, na escola com trabalhos educativos, e na sociedade, vigorando melhor as leis e punies contra o preconceito. Abrace essa causa: diga no ao preconceito! BEATRIZ RODRIGUES E DORILENE FERREIRA.

DIRIO DE BORDO DA TURMA 8203 PALMAS, QUARTA FEIRA, 29 DE MAIO DE 2013. VIOLNCIA CONTRA CRIANA Fiquei indignada assistindo ao jornal nacional de ontem, no me contive e decidi escrever para relatar o fato. Relembrando o passado ainda posso sentir o sabor gostoso das palavras doces de minha me soando aos meus ouvidos, me acariciando. No consigo entender porque o amor de me no igual para todas, como meu Deus, uma me pode ter um filho dentro de um banheiro e em seguida jog-lo no lixo? Filho uma ddiva de Deus, ela deveria agradecer por estar esperando uma criana, que poderia lhe dar orgulho no futuro. E no s ela, muitas mes tomam remdio para poder perder os filhos, ou falando a nossa lngua, abortam, mesmo sabendo o risco de vida que esto submetendo suas vidas e a da criana, que quando no morre, fica com deficincia fsica ou mental. Eu fico me perguntando: ser que a vida de me to ruim assim? A ponto de matar ou morrer para evitar o ofcio? Onde ficam os direitos da criana e do adolescente? Ou melhor, onde fica o amor ao prximo? Se as crianas so o futuro da nao, como ser essa nao onde pais matam os filhos antes mesmo deles nascerem? Se voc como eu que ainda acredita no amor, nunca despreze seu filho(a), d a ele(a) amor e carinho, no futuro vers que valeu a pena, que formou um cidado() de bem, capaz de contribuir para criao de um mundo melhor. Violncia contra a criana: diga no, denuncie! RAFAELA SANTOS E MESSIAS DE SOUSA.

DIRIO DE BORDO DA TURMA 8203 PALMAS, QUARTA FEIRA, 29 DE MAIO DE 2013. O MUNDO DAS DROGAS E DA PROSTITUIO Ola galerinha! Hoje vamos falar sobre um assunto triste, o mundo em que vivemos e o mundo das drogas. Os jovens de hoje tem se perdido no caminho das drogas e da prostituio. Meninos com doze anos de idade esto fora de casa, envolvidos no mundo das drogas e do crime. Matam, roubam para manter um vcio que s os Levar ao fundo do poo! A prostituio tem comeado cada vez mais cedo, meninas com doze e treze anos vendem seus corpos por mseros trocados, ou at mesmo trocam-no por drogas. E o motivo principal delas fazerem isso porque tiveram sua inocncia roubada sendo abusadas sexualmente por familiares ou vizinhos. E isso tem sido to frequente na sociedade que estamos sendo forados a aguentar esse tipo de comportamento como se fosse algo normal. Cad os direitos e os valores humanos? Basta, queremos paz! Vamos luta pela vida democrtica! AMANDA RODRIGUES GONALVES E FLVIA STEFANIE.

DIRIO DE BORDO DA TURMA 8203 PALMAS, QUARTA FEIRA, 29 DE MAIO DE 2013. TECNOLOGIA NA SOCIEDADE, NA VIDA E NA ESCOLA Ns vivemos em um mundo em que boa parte dos jovens acha que para ser moderno preciso possuir um celular ou um computador de ltima gerao. At aqui tudo bem, pois a tecnologia tomou conta de nossas vidas de tal forma, que impossvel ir padaria sem um telefone no bolso. A nossa crtica nesse momento mais uma alerta, no errado estar sempre conectado a uma rede social, mas de extrema necessidade o cuidado para as inmeras armadilhas eletrnicas oferecidas nessas redes. Graas aos hackers, que so indivduos que se dedicam, com intensidade incomum, a conhecer e modificar os aspectos mais internos de dispositivos, programas e redes de computadores, e que graas a esses conhecimentos, eles frequentemente conseguem obter solues e efeitos extraordinrios, que extrapolam os limites do funcionamento "normal" dos sistemas como previstos pelos seus criadores; incluindo, por exemplo, contornar as barreiras que supostamente deveriam impedir o controle de certos sistemas e acesso a certos dados. At aqui tudo bem, o problema que muitos usam esses conhecimentos para cometer crimes, enganam as pessoas com informaes falsas, clonam documentos para roubar dinheiro e vendem produtos falsos. Quem mais cai nessas armadilhas so os jovens, que se deixam levar pelas conversas de pessoas que sobrevivem dos males alheios. E s vezes entram em um caminho sem volta. Dependendo do uso, as redes sociais podem trazer grandes benefcios, um grande exemplo o da minha prima, ela trabalha em uma casa de apoio para crianas com cncer e resolveu criar uma pgina no facebook para divulgar seu trabalho. Nessa pgina ela posta atividades relacionadas ao seu trabalho como convites para festas beneficentes, apresentaes culturais, datas e convites para doaes caridososas, e os eventos gerais da entidade. Assim, as pessoas ficam atentas ao que acontece na casa de apoio. Se voc ligado a esse tipo de ao beneficente, e quer usar a internet para um fim louvvel, passe em algumas das redes sociais como Orkut, flirch, ask.fm, facebook, acesse o link casas de apoio e confira as inmeras formas de contribuies para um mundo melhor.

LUANA E ANA PAULA.

DIRIO DE BORDO DA TURMA 8203. PALMAS, 12 DE JUNHO DE 2013. A VIDA DOS MORADORES DE RUA Ol galerinha do facebook, abrimos essa pgina hoje para falar de um assunto muito triste, mas que infelizmente vem aumentando dia aps dia em nossa sociedade: os moradores de rua. triste ver tantas pessoas em nossa volta sem ter um teto para morar, ou que comer diariamente. Ontem, andando pelo centro de Palmas, presenciei um acontecimento que me causou revolta: famlias acampadas em frente ao banco do Brasil, mendigando aos que passavam por perto, um prato de comida. Fiquei refletindo, meu Deus por qu? Tantos polticos corruptos roubando bilhes do oramento pblico, que deveriam ser investidos em moradia, sade, transporte e educao. At quando seremos obrigados a presenciar tamanha injustia como essa? E o pior, onde est a humanidade das pessoas que viram as costas enquanto um ser lhe pede um prato de comida? claro que no conseguiremos alimentar a fome de mundo, mas se cada um contribuir com o mnimo que no lhe far falta, ela diminuir e muito. Chega de fechar os olhos e a boca, consentindo todas as injustias que nos so ditadas, vamos as ruas reivindicar nossos direitos de cidados: moradia, sade, transporte e educao. Seja um BRASILEIRO, vamos lutar pela democracia!

BRUNA MORAIS E DANIELA SILVA.

DIRIO DE BORDO DA TURMA 8203. PALMAS, 06 DE JUNHO DE 2013. DIRIO DE FRIAS: CONHECENDO O RIO DE JANEIRO Meu time de voleibol era o melhor time de Palmas. Jogamos contra o time do Gois para decidir qual time iria para o Rio de Janeiro enfrentar o Osasco. Meu time levou o melhor ganhando por trs setes a um, foi emocionante, conquistamos a vaga e viajamos para o Rio de Janeiro. Cheguei ao Rio eufrico, queria conhecer a cidade, as maravilhas que l existem. Fui andando a p para ver os prdios, de repente me deparei com um trnsito horrvel, as pessoas no paravam para eu passar, eles no respeitavam a faixa de pedestre. Consegui andar um pouco e pegar um txi, fui ao shopping BarraShopping , considerado o melhor shopping do Rio de Janeiro no relacionamento com clientes, l tirei lindas fotos, comprei roupas novas e fui ao cinema, assisti ao filme Madagascar 3 Os procurados, a sala era espetacular, me surpreendi com o tamanho da tela e do lugar, que por sinal era agradabilssimo! Saindo de l fui conhecer o Cristo Redentor (considerada uma das sete maravilhas do mundo, um monumento retratando Jesus Cristo, localizado no bairro do Alto da Boa Vista, situa-se no topo do morro do Corcovado, a 709 metros acima do nvel do mar, o monumento a imagem brasileira mais conhecida no mundo. Tem todos os ttulos e merecimento que um monumento possa ter.), e a famosa praia da Barra,( a maior praia do estado do Rio de Janeiro , com dezoito quilmetros de comprimento. A partir da avenida Ayrton Senna a praia no possui calado, por ser uma regio de preservao ambiental.Tem ondas fortes, tubulares e muito boas para a prtica do Surf). tarde fui para a sala de treinamento para me preparar para o jogo, jogamos bem, a turma estava concentrada. No dia seguinte fomos ao jogo decisivo, ganhamos de trs setes a dois e eu fui eleito o melhor jogador da partida. Foi um ttulo inesquecvel! Fica a dica, o Rio de Janeiro um lugar espetacular, vale pena conheclo!

LUIZ NARCISO.

DIRIO DE BORDO DA TURMA 8203. PALMAS, 14 DE JUNDO DE 2013. DIRIO DE REFLEXO: O USO DOS PRODUTOS INDUSTRIALIZADOS NA ALIMENTAO Nos dias de hoje, a maioria dos adolescentes no est se alimentando da forma correta. Eles s esto querendo comer tomando refrigerante, e os nutricionistas esto de alerta, procurando atravs da mdia, incentivar a reeducao alimentar. Eles tm alertado sobre um grande mal que temos colocado em nossa mesa, os produtos industrializados, que so alimentos que passam por processos que visam, em geral, aumentar a durabilidade do produto ou maior produtividade com menor custo e para isso utilizam artifcios como os conservantes e estabilizantes expressos de vrias maneiras que s vezes o consumidor nem percebe ou desconhece que determinado produto os contm. Por exemplo: leite UHT leva citrato de sdio, muito suco de caixinha leva cido ascrbico ou ctrico, produtos de carne sempre levam conservantes, entre outros. Os nutricionistas fazem um paralelo com a sade da populao atual, que vivem submissos a indstria com a de antigamente, que se alimentavam da produo orgnica da roa, onde os alimentos eram tratados desde o incio de sua produo com o cuidado de no conter nenhum tipo de elemento agressor ao meio ambiente, sem destruir os recursos naturais. Usavam adubos naturais na produo agrcola de verduras, e a disseminao de agrotxicos nesse tipo de plantio no acontecia. As pessoas que se alimentavam dessa forma viviam mais e melhor! Reeducao alimentar adote essa mania!

LEVI SOUZA.

DIRIO DE BORDO DA TURMA 8203. PALMAS, 19 DE MAIO DE 2013. PRECONCEITO RACIAL Em pleno sculo XXI o preconceito racial ainda frequente, muitos negros so tratados diferentemente dos brancos. Ainda h distino e falta de cumprimento lei, no que se refere aos direitos cidados. As pessoas negras sofrem constante preconceito de pessoas racistas, que no sabem que a cor no significa nada, porque somos todos iguais perante Deus, o que nos diferem uns dos outros a capacidade e o dom. Ter uma cor negra no significa que voc no pode ter um destaque importante na sociedade atual. No Brasil temos grandes exemplos de pessoas que venceram o preconceito e fez a histria de nosso pas, como Joaquim Barbosa, um negro, filho de pessoas humildes e pobres, era sapateiro e tinha o sonho de algum importante, capaz de mudar o pas. Com muita fora de vontade ele estudou e hoje ocupa um dos mais altos cargos do pas, ele presidente do supremo tribunal da Justia. Outro grande exemplo de raa contra a cor o presidente reeleito dos Estados Unidos, Barack Hussein Obama II um advogado e poltico dos Estados Unidos, desde 20 de janeiro de 2009, e ganhador do Nobel da Paz de 2009. Nascido em Honolulu, no Hava, Obama graduado em Cincias Polticas pela Universidade Columbia em Nova Iorque, cursando posteriormente Direito na Universidade de Harvard, e graduou-se em 1991. Ele tambm atuou como lder comunitrio e como advogado na defesa de direitos civis em Chicago at que, em 1996. As pessoas precisam se conhecer melhor, independente de cor ou raa, sendo branco, preto, ndio ou qualquer outro tipo, respeitar o prximo, dever de todos Preconceito racial: vamos banir essa atitude de nossas vidas!

MAURLIA BENEVIDES RODRIGUES.

DIRIO DE BORDO DA TURMA 8203. PALMAS, 13 DE MAIO DE 2013. CONHECENDO MELHOR OS JOVENS Todos pensam que somos doidos, malucos ou pirados. Mas no, s queremos ateno das pessoas que fazem parte da nossa famlia e dos nossos amigos. Que por muitas vezes no conseguimos ter um bom relacionamento, no sabemos discriminar as diferenas que nos cercam. Nossos pais no conseguem entender nossa maneira de vestir, isso por no compreenderem que expressamos nossos sentimentos em nossas roupas. Infelizmente essa falta de relacionamento com nossos familiares que nos levam para caminhos sem volta como o mundo das drogas e da prostituio. So caminhos que destroem a vida de qualquer pessoa. Para entender esses conflitos que nos rodeiam necessrio entender a adolescncia, que caracterizada por um estado temporariamente patolgico, em que o adolescente contesta todas as regras e figuras de autoridade que lhes so impostas ao mesmo tempo em que se identifica com elas. Esta confuso de idias gera exploses comportamentais onde o adolescente projeta no mundo as suas frustraes. Estas exploses podem se manifestar atravs de comportamentos indisciplinados na escola, atitudes de vandalismo perante a sociedade, irritabilidade e etc. Gostaramos que toda a sociedade entendesse que ser jovem passar um processo de vida cujo destino o desprendimento definitivo da infncia, sendo assim, a no valorizao correta desta fase por parte de nossos pais pode ser uma das causas de maior revolta em nossas vidas. LUIS GABRIEL E JUAN MACEDO.

DIRIO DE BORDO DA TURMA 8203. PALMAS, 22 DE AGOSTO DE 2013. Tragdia Boate Kiss O incndio na boate Kiss em Santa Maria no Rio Grande do sul, que deixou pelo menos 245 mortos na madrugada do domingo do dia 27 de janeiro de 2013, foi o segundo maior incndio mortal e a quinta maior tragdia da histria do Brasil. Este incndio foi causado por um sinalizador, usado por um integrante da banda que se apresentava na casa noturna. Essa tragdia repercutiu internacionalmente, e o que mais chamou a ateno da populao foi a atitude dos funcionrios que estava na noite do acontecimento, eles impediram que as pessoas sassem sem pagar a conta, com isso, eles diminuram a possibilidade de mais pessoas sarem vivas. Enfim, foi uma tragdia que deixou muitas famlias devastadas pelas perdas de seus familiares. E hoje, a nica coisa que desejam e que tudo que aconteceu sirva de exemplo para as empresas se adequarem s normas de segurana necessrias para aberturas de boates e restaurantes em ambientes fechados. Que esse incidente sirva de exemplo para as prefeituras usarem os critrios de licenciamentos e alvars.

REBECA.

DIRIO DE BORDO DA TURMA 8201. PALMAS, 22 DE AGOSTO DE 2013. Alimentao dos jovens Atualmente, a alimentao dos jovens vai ao extremo: ou comem demais ou comem de menos. A maioria obesa e seus pratos prediletos so: batatas fritas, hambrgueres, chocolates, refrigerantes e salgados em geral. O que eles se negam a enxergar que se alimentando dessa forma eles esto adquirindo doenas como colesterol, diabetes, hipertenso entre outras. E para control-las preciso entrar numa reeducao alimentar, que s vezes demora anos para conseguir ver os resultados. O difcil quando os jovens ficam obcecados em perder peso e comeam a tomar atitudes descontroladas como provocar vmito aps as refeies, a chamada bulimia, que leva ao extremo da depresso e o retorno s com tratamentos psiquitricos. O segredo o equilbrio, afinal, voc o que voc come! DARA E MARCELA.

Vous aimerez peut-être aussi