Vous êtes sur la page 1sur 9

NORMAS AMBIENTAIS VALEC REVISO 2010

NORMA AMBIENTAL VALEC N 06 EXTRAO DE MATERIAIS DE CONSTRUO

______________________________
SUMRIO 1. MOTIVAO .................................................................................................................. 1 2. OBJETIVO ........................................................................................................................ 3 3. ASPECTOS LEGAIS ......................................................................................................... 3 4. PROCEDIMENTOS METODOLGICOS ....................................................................... 4 4.1. Definies ................................................................................................................ 4 4.2. Seleo das Ocorrncias ..................................................................................... 5 5. MTODOS E RECURSOS ................................................................................................ 6 5.1. Materiais ................................................................................................................... 6 5.2. Equipamento .......................................................................................................... 6 5.3. Execuo ................................................................................................................. 6 5.4. Manejo Ambiental ................................................................................................. 6 5.5. Inspeo .................................................................................................................. 7 5.6. Recursos e Reteno de Pagamentos .............................................................. 8 6. PERODO DE VALIDADE E CRONOGRAMA DE EXECUO ................................... 8 7. RGOS INTERVENIENTES E RESPONSABILIDADES ................................................... 8 8. BIBLIOGRAFIA................................................................................................................. 9

______________________________
1. MOTIVAO
I.

Ao contratar obras e servios de engenharia mediante licitaes pblicas, as proponentes tm, atravs do conhecimento local, a oportunidade de oferecer preos mais ou menos competitivos. Dentre os itens que mostram grande peso nas ofertas de preos esto os custos de extrao e transporte de materiais de construo, como a areia, a pedra, cascalho e outros materiais granulares. Se, em contrrio, a VALEC fixasse antes das licitaes a origem destes materiais, as oportunidades de reduo de custos ficariam muito limitadas, pois, por exemplo, os donos das terras onde se encontram estes materiais poderiam agir como monopolistas (como o fazem quando tem oportunidade), estabelecendo preos proibitivos (royalties) para permitir a lavra do material.
Pgina 1 de 9

NORMA AMBIENTAL VALEC N 06/2010

NORMAS AMBIENTAIS VALEC REVISO 2010

II.

Por outro lado, os materiais extrados no tm por que serem fornecidos exclusivamente VALEC, se outros clientes Prefeituras, DERs - os demandarem, tal como ocorre com as manilhas e meios-fios produzidos por fbricas de pr-moldados em que, obviamente a VALEC , durante algum tempo, a principal cliente, mas no o nico cliente. Adicionalmente, ao escolher a utilizao de jazimentos de areia e de pedra comerciais para suas obras, a VALEC evita: Se envolver em processos de concesso mineral. Todas as ocorrncias minerais, mesmo as de materiais de construo, tm de ser precedidas pela concesso, emitida pelo DNPM aps verificar a precedncia de outros pedidos. Se envolver em outros processos de licenciamento ambiental. A extrao de materiais de construo, como qualquer outra atividade que se aproprie de recursos naturais, depende de licenciamento ambiental, emitido ou pelos organismos estaduais, ou pelo prprio IBAMA. Se envolver em negociaes que geram o pagamento de royalties. O pagamento de royalties para os proprietrios das terras onde se localizam as ocorrncias e/ou com proprietrios de terrenos de acesso prtica comum e, por vezes, funciona como indenizao por degradar uma rea de suas fazendas definitivamente. Se responsabilizar por prazos frente ao fluxo de caixa programado pelas construtoras contratadas. Como a concesso e o licenciamento so atividades dependentes uma da outra, o prazo necessrio para iniciar a extrao de materiais de construo pode crescer muito, mesmo quando viveis. Registra-se o risco de ser invivel quando h uma concesso para extrao j emitida pelo DNPM. Se responsabilizar pelas operaes de lavra e sobre impactos ambientais da extrao, pois. A VALEC deixa de ser corresponsvel pela operao de lavra e pela recuperao posterior das reas mineradas, que o foram para venda a muitos clientes. Caso fosse a nica cliente (ou se exigisse assim) ela absorveria a corresponsabilidade, mesmo que o minerador (construtora ou no) tivesse outros clientes no declarados. Instalar caros servios de fiscalizao. Na medida em que a VALEC indica o uso de materiais de construo oriundos de fornecedores comerciais, ela evita instalar servios de fiscalizao nas atividades de extrao, atividade que apresenta custos elevados, nem sempre s financeiros.

III.

IV.

Por outro lado, a VALEC, como principal cliente, no deve se eximir da sua responsabilidade social e ambiental, e, portanto, s pode adquirir materiais de construo de origem legal, e isto significa adquirir de algum que, atendendo a legislao, detenha a concesso de lavra e o licenciamento ambiental, honrando o lema que utiliza: VALEC: DESENVOLVIMENTO SUSTENTVEL PARA O BRASIL.
Pgina 2 de 9

NORMA AMBIENTAL VALEC N 06/2010

NORMAS AMBIENTAIS VALEC REVISO 2010

2. OBJETIVO
V.

Esta Norma trata dos procedimentos exigveis pela VALEC quando for necessria a extrao de materiais minerais ou para a construo, ou para a conservao da ferrovia (areias, cascalhos, solos granulares selecionados e rochas para britas e lastro).

3. ASPECTOS LEGAIS
VI.

Como qualquer empreendimento a extrao de materiais de construo precisa estar de acordo com leis federais, estaduais e municipais. Evidentemente, a no obedincia das leis pode levar a prejuzos ambientais irreparveis, por um lado, e, por outro lado, pode levar os mineradores a cometer crimes e serem punidos por eles Em mbito federal, as extraes de materiais de construo devem seguir a Constituio Federal de 1988 e o Cdigo de Minerao (Decreto-Lei n227/67, alterado pela Lei n 9.314/96). O cdigo de minerao regulamenta o regime de aproveitamento dos recursos minerais explorados, os rgos envolvidos no licenciamento e fiscalizao, direito de lavra, etc. Constituio Federal de 1988 define os recursos minerais como bens da Unio e assegura ao Distrito Federal, aos Estados e aos Municpios, a participao nos resultados da explorao de tais recursos (artigos 20 e 21). Os artigos 22, 23 e 24 determinam que compete Unio, aos Estados e ao Distrito Federal legislar sobre a defesa do solo e dos recursos minerais, proteo do meio ambiente e controle de poluio. Alm disso, incumbe aos mesmos Estados e aos Municpios a tarefa de regulamentar, acompanhar e fiscalizar a concesso de pesquisa e explorao de recursos minerais em seu territrio. O Artigo 176 da Emenda Constitucional n 6 de 1995 acrescenta que as jazidas e demais recursos naturais pertencem Unio e que os concessionrios tem direito apenas ao produto da lavra. Diz ainda que a pesquisa e a lavra de recursos minerais s podem ser efetuadas por meio de autorizao ou concesso da Unio. A autorizao da pesquisa por um prazo determinado e, assim como a concesso, no pode ser cedida ou transferida sem prvia aprovao do poder concedente. Ainda na Constituio Federal, o artigo 225, no que diz respeito ao meio ambiente, estabelece que:
todos tm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial sadia qualidade de vida, impondo-se ao poder pblico e coletividade o dever de defend-lo e preserv-lo para as presentes e futuras geraes. Pargrafo 2 - Aquele que explorar recursos minerais fica obrigado a recuperar o meio ambiente degradado, de acordo com soluo tcnica exigida pelo rgo pblico competente, na forma da lei".

VII.

VIII. A

IX.

X.

No mbito dos estados, as extraes de materiais de construo devem seguir as constituies estaduais de 1989 e algumas leis complementares referentes utilizao de recursos naturais e preservao do meio ambiente.
Pgina 3 de 9

NORMA AMBIENTAL VALEC N 06/2010

NORMAS AMBIENTAIS VALEC REVISO 2010

XI.

Na medida em que as legislaes classificam as atividades de extrao mineral como sendo poluidoras, normalmente as legislaes estaduais determinam o registro das mesmas nos organismos locais de controle ambiental, os quais, sejam com principais licenciadores, sejam como participantes obrigatrios do licenciamento feito em nvel federal, opinam obrigatoriamente sobre os empreendimentos dedicados a este tipo de atividade. Em mbito municipal, normalmente as leis referentes utilizao de recursos minerais so: a Lei Orgnica e o Plano Diretor, que devem ser levadas em conta na extrao de materiais de construo. Plano Diretor: o artigo 182 da constituio federal determina que cidades com mais de 20 mil habitantes devem possuir um Plano Diretor. Segundo Mechi (1999), o Plano Diretor institudo por lei municipal e pode ser um instrumento de poltica de meio ambiente do municpio, uma vez que deve associar desenvolvimento com proteo ambiental e bem-estar da populao. que os empreendimentos minerrios atuem de acordo com a legislao necessria uma atuao constante do poder pblico. Segundo Mechi (1999), os rgos pblicos envolvidos com a explorao de recursos minerais so: rgos federais Ministrio de Minas e Energia (MME), Departamento Nacional de Produo Mineral (DNPM), Conselho Nacional de Meio Ambiente (CONAMA), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renovveis (IBAMA), Instituto Chico Mendes de Preservao da Biodiversidade IICMBIO), Instituto do Patrimnio Histrico e Artstico Nacional (IPHAN), Instituto Nacional da Reforma Agrria (INCRA), Fundao Palmares, Fundao Nacional do ndio (FUNAI), Ministrios do Trabalho; da Sade e da Previdncia Social, Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (CREA); e, ainda, rgos estaduais de sade, segurana e meio ambiente, bem como os rgos vinculados s prefeituras municipais.

XII.

XIII. Para

4. PROCEDIMENTOS METODOLGICOS 4.1. Definies PESQUISA MINERAL Execuo dos trabalhos necessrios ao reconhecimento e seleo dos depsitos de materiais naturais a serem usados na construo da ferrovia, compreendendo as seguintes atividades: levantamentos geofsicos e geoqumicos, abertura de escavaes visitveis, sondagens manuais e mecnicas, anlises fsicas e qumicas e ensaios de amostras. JAZIDA Toda massa individualizada de substncia mineral ou fssil, aflorando superfcie ou existente no interior da terra, e que tenha valor econmico. LAVRA Aproveitamento industrial da jazida desde a extrao at o beneficiamento de substncias minerais teis.

NORMA AMBIENTAL VALEC N 06/2010

Pgina 4 de 9

NORMAS AMBIENTAIS VALEC REVISO 2010

SERVIDES So direitos de uso de terrenos de terceiros pelos concessionrios de jazimentos minerais. Normalmente so institudas servides para: o o o o o o o Construo de oficinas, instalaes, obras acessrias e moradias; Abertura de vias de transporte e linhas de comunicaes; Captao e aduo de gua necessria aos servios de minerao e ao pessoal; Transmisso de energia eltrica; Escoamento das guas servidas nos servios de minerao e pelas demais instalaes; Utilizao das aguadas sem prejuzo das atividades preexistentes; Bota fora de material inservvel.

4.2. Seleo das Ocorrncias


XIV. Caber

s Construtoras, de acordo com as pesquisas por elas realizadas, decidir pela utilizao das ocorrncias de material de construo indicadas em projeto, adquirir em empresas j instaladas, ou optar por extraes em novas reas, respeitadas as condies estabelecidas no pargrafo a seguir. XV. Quando a construtora decidir utilizar materiais de construo oriundos de ocorrncias diversas daquelas indicadas no projeto, as novas ocorrncias devero: Apresentar caractersticas geotecnolgicas pelo menos equivalentes s apresentadas pelas ocorrncias que sero substitudas; No acarretar aumento nos custos totais previstos para a atividade de que o novo material de construo far parte, includos a extrao, a carga e o transporte do material at o local de sua utilizao; Serem formalmente aceitas pela fiscalizao da VALEC, que emitir correspondncia especfica sobre o assunto; Ter a extrao autorizada e licenciada pelo DNPM e pelos rgos ambientais com jurisdio sobre a rea.


XVI. O

licenciamento para pesquisa e extrao de materiais de construo junto ao DNPM e aos rgos ambientais competentes ser de inteira responsabilidade das Construtoras, no sendo seus custos objeto de medio ou pagamento. XVII. A instalao, explorao e lavra das ocorrncias, assim como as servides institudas, sero de inteira responsabilidade das Construtoras e seus custos devem estar includos no BDI da empresa. Como consequncia, seus custos no sero objeto de medio ou pagamento em separado dos custos unitrios oferecidos.

NORMA AMBIENTAL VALEC N 06/2010

Pgina 5 de 9

NORMAS AMBIENTAIS VALEC REVISO 2010

5. MTODOS E RECURSOS 5.1. Materiais


XVIII.

Os materiais utilizados estaro enquadrados obrigatoriamente nas especificaes da VALEC indicadas no projeto e, nos casos omissos, naquelas da Associao Brasileira de Normas Tcnicas - ABNT.

5.2. Equipamento
XIX.

O equipamento ser definido pelas Construtoras e dever estar dimensionado de maneira a cumprir o cronograma de atividades proposto.

5.3. Execuo
XX.

A execuo das atividades de extrao de materiais de construo compreende: Obteno de licenciamento de pesquisa mineral e lavra; Obteno do licenciamento ambiental (Licenas: Prvia, de Instalao e de Operao); Instalao e operao, incluindo a carga e o transporte dos materiais at as frentes de servio; Manuteno de vias de acesso pr-existentes, sendo obrigatrio que, ao trmino das obras, estas vias apresentem condies de trfego pelo menos igual s encontradas previamente ao uso pelas construtoras; Ao final dos servios, ou ao se esgotar a ocorrncia, recuperao ambiental de toda a rea da jazida e de suas servides, de acordo com as exigncias dos rgos competentes e da fiscalizao.

Os trabalhos sero realizados obedecendo as Normas Regulamentadoras do Ministrio do Trabalho. 5.4. Manejo Ambiental
XXI. Qualquer

atividade de desmatamento dever ser autorizada e acompanhada pela fiscalizao, alm de amparada pela necessria licena emitida pelos rgos ambientais. XXII. Na estocagem dos materiais extrados e nos bota-fora de material estril ser obrigatria a proteo contra o carreamento pelos agentes erosivos; XXIII. O solo superficial de todas as reas onde houver supresso de vegetao ser removido e estocado separadamente, para ser utilizado como mulching, nas operaes de recuperao das reas degradadas pela extrao dos materiais de construo. XXIV. O espalhamento e incorporao do solo orgnico se faro previamente a quaisquer operaes destinadas reabilitao ambiental da rea; XXV. Todas as escavaes sero orientadas para obter taludes e contornos suaves do terreno, visando facilitar as futuras atividades de espalhamento e
NORMA AMBIENTAL VALEC N 06/2010 Pgina 6 de 9

NORMAS AMBIENTAIS VALEC REVISO 2010

incorporao do solo orgnico, bem como a reabilitao ambiental da rea; XXVI. No sero autorizados os usos de materiais de construo oriundos de jazidas situadas em reas de relevante interesse ecolgico ou em terras indgenas, com exceo dos materiais adquiridos de empresas legalmente instaladas e autorizadas a operar nestas reas; XXVII. Nas escavaes por dragagem devero ser atendidas as seguintes condies: No ser permitida a descarga do material dragado nos corpos d'gua naturais (Decreto 24643/34; Lei 9433/97 e Resoluo CONAMA 020/96); gua proveniente das dragagens deve ser conduzida a uma bacia de decantao, antes de ser devolvida coleo hdrica superficial; As operaes executadas em corpos d'gua, especialmente as destinadas obteno de areia para construo, devero ser planejadas de modo que s instalaes de beneficiamento, administrao, manuteno e armazenagem sejam asseguradas as distncias mnimas permitidas pelo Cdigo Florestal (Lei 4771/65 e suas modificaes posteriores); Para evitar o desbarrancamento das margens dos cursos d'gua por efeito da dragagem, esta s dever ser efetuada em bancos de areia ou, no mnimo, a cinco metros das margens.

As reas das jazidas e suas servides sero permanente e convenientemente drenadas, de modo a evitar instalao de processos erosivos / instabilizaes / assoreamentos; XXIX. Ao trmino das atividades de lavra, todas as servides institudas sero removidas (salvo por determinao em contrrio, por interesse dos rgos ambientais e/ou da fiscalizao), permitindo a total recuperao do uso original da rea, de acordo com o projeto de reabilitao aprovado pelos rgos licenciadores.
XXVIII.

5.5. Inspeo A inspeo final dos servios de recuperao da rea ser feita visualmente; XXXI. O controle executivo consistir no acompanhamento das atividades de aplicao das taxas de adubao, da anlise qumica dos produtos aplicados e da sua garantia de qualidade. Ser verificada a adequao das espcies vegetais recomendadas no projeto de reabilitao ambiental e sobre a correta adoo dos perodos / freqncia das regas. XXXII. O controle da germinao e cobertura ser visual, com base na relao germinao / cobertura vegetal conseguida, bem como com a verificao do vigor do desenvolvimento. XXXIII. A rotina da inspeo seguir o que est estabelecido na Norma Ambiental n 10
XXX.

NORMA AMBIENTAL VALEC N 06/2010

Pgina 7 de 9

NORMAS AMBIENTAIS VALEC REVISO 2010

5.6. Recursos e Reteno de Pagamentos Os custos ou recursos despendidos para o atendimento da legislao ambiental de todos os nveis e desta especificao no sero pagos ou reembolsados isoladamente do pagamento das obras objeto das ordens de servio. Conforme o caso, o contratado, desde a formulao de sua proposta, incluir tais custos ou nos preos unitrios oferecidos para os servios onerados pelo atendimento legislao, ou na parcela de BDI (benefcios e despesas indiretas) adotada pela empresa na formulao de sua proposta de preos. XXXV. Para garantia da total realizao dos servios de recuperao das reas degradadas pela extrao de materiais de construo, sero retidos 10 % (dez por cento) do valor das medies dos servios para os quais foram utilizados os materiais obtidos por explorao de jazidas, at o total cumprimento do prescrito no item 6. INSPEO.
XXXIV.

6. PERODO DE VALIDADE E CRONOGRAMA DE EXECUO


XXXVI.

Esta Norma ser aplicada durante todo o perodo das obras daS Ferrovias cujas concesses so de responsabilidade da VALEC, sendo encerrada a sua aplicao somente aps estarem concludas todas as recuperaes de reas degradadas, inclusive aquelas que forem ocupadas pelas empreiteiras, quando for o caso. Voltar a ser aplicada no perodo de operao da Ferrovia sempre que forem contratados servios de conservao, de restaurao e/ou de ampliao da estrada ou de suas instalaes de apoio.

7. RGOS INTERVENIENTES E RESPONSABILIDADES VALEC. A VALEC o empreendedor e responsvel pela execuo desta e de todas as Normas e PBAs que fazem parte dos Projetos Ferrovirios da VALEC. o rgo contratante e principal fiscal da aplicao desta especificao. A VALEC poder contratar consultores para servios especializados e de apoio, visando boa execuo de seus projetos e obedincia as Normas Ambientais. XXXVIII. IBAMA e rgos de Licenciamento Ambiental Estaduais. O IBAMA e os organismos estaduais de licenciamento ambiental so os responsveis pelas atividades de licenciamento, conforme definidas pela Resoluo 237/97, e pela fiscalizao dos atendimentos das condies estabelecidas nas licenas concedidas, sob os pontos de vista tempestivos, quantitativos e qualitativos. XXXIX. Empreiteiras Contratadas. O contratado responsvel, perante a legislao ambiental aplicvel, por todas as obras e instalaes de apoio que estiver realizando e utilizando, bem como pelas consequncias legais das omisses e/ou das aes empreendidas pelos seus empregados, prepostos e subempreiteiros. Neste sentido, o contratado dever eximir judicialmente a VALEC e seus dirigentes, prepostos e empregados da responsabilidade por tais omisses e/ou aes. A inobservncia e/ou inexigncia da aplicao destas especificaes por parte da fiscalizao
XXXVII.
NORMA AMBIENTAL VALEC N 06/2010 Pgina 8 de 9

NORMAS AMBIENTAIS VALEC REVISO 2010

da VALEC no exime a contratada da responsabilidade pelas suas aes e omisses. de responsabilidade da contratada a obteno das licenas ambientais de instalao e de operao de acampamentos e de instalaes de apoio (usinas de concreto, extraes de materiais de construo, etc.), bem como das permisses para extrao de materiais naturais de construo (extraes de materiais de construo, cascalheiras, portos de areia, etc.) e para desmatamento, quando estiverem fora da faixa de domnio da ferrovia. Tais licenas devero ser obtidas previamente pela contratada junto aos rgos ambientais responsveis, antes de qualquer atividade construtiva. A no apresentao formal destas licenas para a fiscalizao impossibilitar a medio e o pagamento dos servios realizados, por estarem em desacordo com esta norma. 8. BIBLIOGRAFIA BRASIL. Decreto-Lei n 227/67- Cdigo de Minerao. Braslia, 1967. Disponvel em: http://www.ibram.org.br/sites/700/784/00000756.pdf Acesso em: 13 de agosto de 2007. BRASIL. Constituio Federal. Braslia, 2007. Disponvel em: http://www.planalto.gov.br/ccivil03Constituicao /Constitui%C3%A7ao.htm Acesso em: 25 de maio de 2007. D.L.C.;LANDIM, P.M.B.;ESTON, S.M. Aspectos e impactos ambientais de pedreira em rea urbana. Ouro Preto, vol. 59 n 1, jan. mar. 2006. Disponvel em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S037044672006000100007&script=sci arttext Acesso em: 07 de maio de 2007. MECHI,A. Analise Comparativa da Gesto Ambiental de cinco Pedreiras: Proposta de um Sistema de Gesto Ambiental. Campinas: Instituto de Geocincias, Universidade Estadual de Campinas, 1999. SILVA,C.N. Diagnostico Ambiental de reas de Pedreiras Abandonadas na Cidade de Salvador-BA com nfase na Estabilidade de Taludes. Salvador: Escola Politcnica, Universidade Federal da Bahia, 2005. TONSO,S. As Pedreiras no Espao Urbano: Perspectivas Construtivas. Campinas: Instituto de Geocincias, Universidade Estadual de Campinas, 1994. YOSHIDA,T.P. Percepo Ambiental e Minerao na rea Urbana de JaguarinaSP. Campinas: Instituto de Geocincias, Universidade Estadual de Campinas, 2005.

NORMA AMBIENTAL VALEC N 06/2010

Pgina 9 de 9

Vous aimerez peut-être aussi