Vous êtes sur la page 1sur 8

EXERCICIO ORGANIZAO DE COMPUTADORES

1) Explique o que voc entende por memria. Cite dois exemplos de memrias na vida prtica (evite usar exemplo de memria de computador).

R. Memria um termo genrico usado para designar as partes do computador ou dos dispositivos perifricos onde os dados e programas so armazenados. Pois a memria responsvel por processar os dados armazenados. Ex: Telefones celulares e cmeras digitais.

2) Descreva as funes de uma Unidade Central de Processamento.

R. A CPU (Unidade Central de Processamento), tambm chamada de processador ou microprocessador, o "crebro" do computador. A CPU tem a funo de controlar e executar todas as tarefas que so exigidas pelos utilizadores.

3) Faa o mesmo para a memria de um computador.

R . A memria de um computador pode ser dividida em duas categorias: - Principal: de acesso mais rpido, mas com capacidade mais restrita armazena informaes temporariamente durante um processamento realizado pela UCP. - Secundaria: de acesso mais lento, mas com capacidade maior armazena grande conjunto de dados que a memria principal no suporta.

4) Para que servem os dispositivos de entrada e de sada de um computador? Cite alguns exemplos.

R. Para permitir que os Sistemas de Computao se comuniquem com o mundo exterior, convertendo, tambm a linguagem do SC para a linguagem do meio interior. Ex.: caracteres e nmeros.

5) Imagine uma empresa qualquer. Cite exemplos de arquivos e registros a serem criados para o armazenamento das informaes que circulam na tal empresa.

R. Contas a pagar, produtos no estoque, cadastro de cliente e produtos, contas a receber, faturamentos, vendas, compras, marketing etc.

6) Conceitue o bit, o byte e a palavra.

R. Bit: menor unidade de informao armazenvel. Byte : um conjunto e 8 bits. Palavra: unidade de transferncia de informao entre a UCP e a memria.

7) Indique o valor de x nas seguintes expresses:

a) 65.536 = xK R. 64

b) 12.288K = xM R.12

c) 19.922.944 = xM R.19

d) 8 Gbytes = x bytes R.2

e) 64 Kbytes = x bits R.512

f) 262.144 bits = xK bits R.256

g) 16.777.216 palavras = x palavras (usando a menor unidade possvel) R.16 M

h) 128Gbits = xbits R.2^37

i)512Kclulas=xclulas R.2^19

j) 256 Kbytes = x bits R.2 M

8) O que vazo em um sistema de computao? E tempo de resposta? Em que circunstncia so utilizadas estas informaes?

R. Vazo define a quantidade de transaes que pode ser executada por um sistema na unidade de tempo. Tempo a resposta uma medida ligada ao desempenho do sistema comum em um todo. Ex. tempo entre a sua solicitao de saldo e a sua apresentao na tela.

9) ) Qual a diferena entre a linguagem de alto nvel e linguagem de mquina? R. Linguagem de alto nvel bem prxima da linguagem do ser humano e por ele compreendida. Linguagem da mquina a linguagem que os computadores entendem, mas extremamente difcil de ser compreendida pelo ser humano. Pessoas programam em linguagens de alto nvel e, depois, convertem seus programas para a linguagem de mquina, por um processo conhecido como compilao.

10 ) Se um barramento de endereos possui 17 fios condutores, qual dever ser o maior endereo que pode ser transportados nesse barramento? R. N = 217 Total de endereos = (desde endereo 0 at endereo 131.072)

11 ) Cite exemplos de processadores (UCP) comerciais. R. Intel 80486, Intel Pentium III, AMD K6, Digital/Compaq ALPHA e IBM RISC 6000.

12 ) Os barramentos so fios condutores que interligam os componentes de um sistema de computao (SC) e permitem a comunicao entre eles. Eles so organizados em trs grupos de fios, cada um deles com funes separadas. Quais so esses grupos ? Indique, para cada grupo: sua funo, direo do fluxo de sinais e suas principais caractersticas.

R. Os barramentos de controle (BC; de endereos (BE) e de dados (BD. O BC e de


dados so bidirecionais e o de endereos unidirecional (do processador para a memria). A caracterstica bsica do BE sua largura (em bits ou fios); do BD sua largura, sua velocidade e sua taxa de transferncia. A caracterstica do BC a individualidade de seus fios (cada um tem funo diferente, direo tambm prpria.

13) um determinado Sistema de computao e constitudo de um processador com quatro unidades de calculo para inteiros , operando a 1,2 GHz de velocidade e de uma memria principal (MP) constituda de um espao Maximo de endereamento de 128M endereos. Ambos os componentes so interligados por um barramento de dados(BD), de endereos (BE) e de controle (BC) , sabendo-se que o BC possui 112 fios condutores para seus diversos sinais e que o BD tem uma taxa de transferncia de dados de 6,4 Gbit/s . Considerando que o soquete e do tipo 1 para 171 pinos, pergunta-se :

a) Qual dever ser a velocidade do BD? a) 200MHz b) O que acontecer com o sistema se o BE tiver sem projeto alterado , acrescentando se dois novos fios condutores? b) Quadriplica a capacidade da memria.

14) Qual o princpios fundamental que caracteriza a existncia e eficcia dos barramentos em um SC Sistema de Computao? R. A propriedade de compartilhar em uma via o fluxo de informaes de vrios componentes, economizando espao e custo.

15)Considere um SC que possua um processador capaz de enderear , no Maximo , 32M posies de memria principal . Qual dever ser o tamanho , em bits , de seu barramento de endereos(BE)? R. BE = 25 bits

16) Um determinado processador tem seus transistores com espessura de 90 nanmetros . Se se desejasse expressar esta medida em angstroms, como seria indicada a espessura dos transistores? E se a unidade fosse o mcron? R. 9 Angstrm e 0,9 Mcron

17) Calcule o valor de x nas seguintes expresses : a) 16K = 2x R. 210x26 = 216

b) 227 = x(expresse em quantidades de K, de M ou de G) R. 220 X 27 = 128 M ou 210 X 210 X 27 = 128 K

c) 4M * 128K = 2*G R. 22 x 220 x 26x 210 = 238G

d) 32 Mbytes = 2*Mbits R. 25 X 220 = 225 Mbits

18) Por que se menciona que a equivalncia 200 MHz = 200 Mbps aproximada e no exata? E por que a equivalncia 8000 Mbps = 8 Gbps tambm no e exata e sim aproximada?

R. O valor no exato devido a rudos e eventuais perdas. E Mbps ou Gbps so unidades do sistema decimal e os mltiplosd so 100, 1000, 1.000.000 etc., enquanto Mbps unidade binrio e os mltiplos so 1024 Ou 2 10 , M = 220 , e assim por diante.

19) Cite uma das razoes principais pela qual os atuais sistemas de computao possuem uma hierarquia de barramentos interligando os diversos componentes , em vez de utilizar um nico conjunto de barramentos, interligados todos os componentes do sistema.

R. Isso devido s diferentes velocidades dos dispositivos que compartilham o


barramento. H necessidade de grupar em um barramento apenas os componentes que possuem velocidades compatveis de modo a no atrasar muito as comunicaes entre eles.

Vous aimerez peut-être aussi