Vous êtes sur la page 1sur 31

luta greco-romana E freestyle wrestling.

Manobras de ataque em luta profissional so geralmente usadas para preparar o oponente para um ataque de submisso, ou para um arremesso ou tambem no objetivo de realizar o pin. Existe uma enorme variedade de ataques no wrestling profissional. Muitos dos movimentos so conhecidos por vrios nomes. s wrestlers profissionais do frequentemente aos seus !finishers! "movimentos especiais de resultam geralmente em vit#rias$ nomes novos. casionalmente esses novos termos tornam%se de tal modo populares que praticamente substituem o original. wrestling profissional cont&m uma variedade de murros e chutes que podem ser encontrados nas artes marciais e noutros combates desportivos. 'ontudo, nesta lista inserem%se principalmente os movimentos que esto mais relacionados com o wrestling. Muitos dos movimentos aqui descritos podem ser tamb&m efetuados a partir de uma plataforma superior "como a corda superior$, sendo esses chamados varia()es a&reas. s movimentos esto listados dentro de categorias principais, quando tal & poss*vel. +e notar que muitos destes movimentos so proibidos na luta greco%romana e no freest,le wrestling.

Atomic Drop[editar | editar cdigo-fonte]


-esse movimento, o wrestler segura o oponente, por trs, como se fosse fazer um back suplex, com a cabe(a entre uma das axilas do rival. wrestler, ento, levanta o adversrio, mas no o joga para trs, mas sim, o desce para a posi(o original, sendo que o atacante p)e seu joelho entre as pernas do oponente, atingindo suas genitlias.

n!erted Atomic Drop[editar | editar cdigo-fonte]


-essa varia(o, o wrestler segura o oponente de frente, o levantando e logo depois o deixando cair com as pernas abertas sobre o joelho do atacante, atingindo as genitlias. Movimento bastante usado por .hawn Michaels e /eff 0ard,.

En"uigiri[editar | editar cdigo-fonte]

'hris /ericho aplicando o Enzuigiri em 1and,

rton

Enzuigiri & um golpe de wrestling profissional, que era muito usado pelo lutador 2ntonio 3no4i. 5 mais usado por lutadores com menos de 677 4g, pois requer muita agilidade. 8m lutador p)e a perna na mo do outro, este a segura. 2p#s isso, o lutador vai com o outro p& e acerta a sua cabe(a, derrubando o seu adversrio. inventor desse golpe foi 'hris 2dams. 5 uma t&cnica muito usada no /apo, da* o nome do golpe.

#ulldog[editar | editar cdigo-fonte]


5 um golpe onde o wrestler coloca a mo na nuca do oponente e for(a a cabe(a dele para o cho.

$eadbutt[editar | editar cdigo-fonte]


5 a forma da l*ngua inglesa para se falar o golpe9 !cabe(ada!. Ento o golpe consiste em dar uma cabe(ada na testa ou na nuca do oponente. 8ma das varia()es desse golpe, o +iving 0eadbutt, era muito usado por 'hris :enoit.

%lap&ac'[editar | editar cdigo-fonte]


wrestler levanta o oponente at& a barriga do adversrio se apoiar no ombro do aplicador. Ento o wrestler cai para trs, levando a cabe(a do oponente ao cho.

(pinebuster[editar | editar cdigo-fonte]


wrestler levanta o oponente de uma certa altura, e o atira de costas o cho. 8sado principalmente por :atista, ;riple 0, ;he 1oc4 ,2lex 1ile,,1,bac4 e Mac4 :agwell.

Double a)e *andle[editar | editar cdigo-fonte]


;amb&m conhecido como Double (ledge, ou +olis* $ammer, neste ataque o wrestler une as suas mos em forma de martelo, e atinge o seu adversrio em qualquer parte do corpo. nome <olish 0ammer prov&m do seu mais famoso praticante, 3van <uts4i. 2tualmente, .heamus usa esse golpe.

#ac' elbow[editar | editar cdigo-fonte]


wrestler vira%se de costas para o adversrio, enquanto este corre, e atinge%o com o cotovelo.

#ell clap[editar | editar cdigo-fonte]


wrestler atacante ataca em simult=neo ambas as orelhas do oponente com chapadas, afetando o seu balan(o. 5 geralmente usado para quebrar o bearhug hold.

,iger %eint -ic'[editar | editar cdigo-fonte]


;iger >eint ?ic4 & um golpe de wrestling utilizado muito frequentemente por 1e, M,sterio, lutador da @@E. ;amb&m chamado de ./0 "nomeado o melhor golpe da @@E 8niverse$, consiste no lutador se apoiar nas cordas com os cotovelos por cima de cada, fazer um giro por cima da AB corda, acertando geralmente a cabe(a do oponente. Este movimento requer muita agilidade e & usado muito no M&xico e no /apo. 1e, M,sterio costuma completar o golpe, subindo na 6B corda e

dando um salto, batendo com a virilha no pesco(o do oponente, Cs vezes quando o oponente cai, aplica um >rog ou um :od, .plash, na maioria das vezes aplica o seu tradicional @est 'oast <op, mas tamb&m pode ser seguido do pin"contagem$ que determina o vencedor da luta. 2 origem do nome D6E & o c#digo local da cidade em que M,sterio nasceu, .an +iego.

(*oot -ic'[editar | editar cdigo-fonte]


8m chute de estilo 4ic4boxing com a canela "geralmente protegida por um protetor de canela$ no rosto, peito ou pernas do adversrio.

(pear[editar | editar cdigo-fonte]

Edge fazendo o .pear emMr. ?enned,

(pear & um ataque de wrestling profissional, muitas vezes usado por :atista, :obb, Fashle,, Edge,1hino, 2shle,, 'hristian, ;he :ella ;wins, Cs vezes ?ell, ?ell, e principalmente :ill Goldberg e ;err, -ash lutador se prepara, muitas vezes derrubando o oponente e indo para o corner esperando ele levantar, e corre, acertando%o com o ombro, sendo um golpe com muita violHncia.

1lot*esline[editar | editar cdigo-fonte]

0ardcore 0oll, realizando suplex emMr.2nderson.

1lot*esline & um golpe de wrestling profissional, que consiste em um lutador vir correndo do canto do ringue e acertar o adversrio com o bra(o ou o cotovelo no nariz ou pesco(o. Este golpe no deve ser confundido com o Fariat. Este movimento tamb&m pode servir como finisher, a exemplo das varia()es apresentadas abaixo9 1actus 1lot*esline % usada por Mic4 >ole, 1lot*esline from $ell % usada por /:F Discus clot*esline % usada por Fu4e 0arper ,*ree-point stance 1lot*esline % usada por !0ac4saw! /im +uggan

2l,sson pala4o utras varia()es apresentadas so o 'orner 'lothesline, o >l,ing 'lothesline e o .hort%arm 'lothesline.

%ront flip clot*esline[editar | editar cdigo-fonte]


Est varia(o & quando ao colidir seu bra(o no busto do oponente, o wrestler efetua um giro para frente ao mesmo tempo em que faz o ataque, podendo cair tanto de costas, sentado ou em p& no ringue. Exemplo de usurio: -aomi

(uple)[editar | editar cdigo-fonte]


5 um golpe, onde o wrestler levanta o oponente deixando%o de pernas para cima, seguido de um arremesso ao adversrio para trs. Existem muitas varia()es do golpe, do qual sero citadas algumas9 #ac' (uple) % wrestler chega por trs do oponente e p)e sua cabe(a por baixo da axila

do rival. Ento ele envolve o abdImen do oponente com seus dois bra(os, o erguendo e o lan(ando para trs, fazendo com que suas costas atinjam o choJ 2erman (uple) %'onsiste em apertar a barriga do adversrio com os dois bra(os, e arremes%lo para trs, geralmente batendo com as costas ou cabe(aJ (uperple) % 5 um suplex realizado no c#rner,onde o wrestler aplica um suplex normal do topo,

sendo no s perigoso para a vtima, mas tambm para o usurio;

(leeper (uple) % ;amb&m chamado ;azmissionK<lex, quando usado pelo wrestler ;azz. 5 um suplex realizado com os dois bra(os apertando a barriga do oponente dando um impulso, fazendo os dois cairem de costas, que faz o adversrio bater com a nucaJ (tanded (uple) % atacante prepara um .uplex normal, mas o segura no ar, deixando cair o oponente de costas no cho, de forma que o atacante caia sobre o oponente. >oi popularizado por :ill Goldberg, com o nome 3ac'*ammerJ

%alling (uple) %

atacante prepara o .uplex, e ap#s, joga o oponente direto no cho,

fazendo%o cair com a nuca ou cabe(aJ ,eardrop (uple) % ;amb&m chamado de 4eg $oo' (aito (uple). -esse movimento, o wrestler segura o oponente por trs, como se fosse fazer um #ac' (uple), por&m ele coloca uma das mos na cintura e outra por entre as pernas, encontrando as duas mos no quadril do oponente. Ento o wrestler levanta o adversrio e o joga para trs. Esse golpe era muito usado por .hawn Michaels.

5-6[editar | editar cdigo-fonte]


Este golpe & o finisher do wrestler 1and, rton. 5 quando ele gira seu corpo levantando a mo em forma de cobra, fazendo uma !chave de bra(o! no adversrio pela frente e cai de costas no ringue.

#ac' +ress[editar | editar cdigo-fonte]


<arecido com o #ody +ress normal, por&m, ao inv&s de bater a sua barriga no adversrio, o usurio bate suas costas.

4ou ,*es" +ress[editar | editar cdigo-fonte]


Esse movimento foi popularizado e nomeado por Fou ;hesz, consiste no usurio ir correndo em dire(o ao adversrio e jogar seu corpo em dire(o ao do oponente, paralelamente, derrubando% o. .teve 2ustin inovou o golpe inserindo uma s&rie de socos no adversrio ap#s ele estar ca*do.

#ody (mas*[editar | editar cdigo-fonte]


-ome dado por :ig +add, L, no movimento onde ele salta de cima do corner de barriga no oponente.

#ody a!alanc*e[editar | editar cdigo-fonte]


Movimento onde o wrestler sai correndo na dire(o do outro e choca seu corpo contra o dele.

1ross #ody[editar | editar cdigo-fonte]


atacante pula em seu oponente de lado, fazendo%o cair de costas no cho. >oi popularizado por wrestlers que utilizam o modo de luta 0igh%>l,er, como 1e, M,sterio, /eff 0ard, e Matt 0ard,. <ode ser feito de cima do corner, onde ganha o nome de Di!ing 1rossbody.

$ipp Attac'[editar | editar cdigo-fonte]


;amb&m conhecido como butt bumpMbutt thump, este ataque & geralmente realizado quando um lutador est ca*do em algum lugar e o outro corre em sua dire(o, acertando seu quadrilMndega no rostoMbusto do oponente. ;amb&m existe a verso jumping, na qual o lutador salta enquanto o outro vem em sua dire(o, realizando o mesmo procedimento comum.

(enton[editar | editar cdigo-fonte]


Enquanto o adversrio est deitado no ringue, o wrestler se lan(a de costas contra seu corpo, podendo algumas vezes ocorrer uma varia(o como o (omersault senton onde antes de cair sobre o adversrio o wrestler efetua um giro no ar.

1*ops[editar | editar cdigo-fonte]

#ac'*and 1*op[editar | editar cdigo-fonte]


'onsiste em bater com a parte de trs da mo no adversrio, geralmente no peito. 1ic >lair popularizou o golpe soltando seu caracter*stico grito9 "Wooo!" antes de bater. nome do golpe vem do movimento, igual, que & usado no tHnis, onde se bate com a parte de trs da raquete.

6!er*ead 1*op[editar | editar cdigo-fonte]


'hamado tamb&m de #rain 1*op, & realizado dando%se um forte tapa na testa do adversrio. golpe foi popularizado pelo lutadorjaponHs Giant :aba, e, atualmente usado por ;he Great ?hali como finisher com o nome de "The Palm".

1*op #loc'[editar | editar cdigo-fonte]


-esse movimento, o wrestler se joga ao cho, por trs do oponente, atingindo o cotovelo na parte da trs da perna do oponente, na altura do joelho, o derrubando. Esse golpe era muito usado por 1ic >lair e .hawn Michaels.

(mas*[editar | editar cdigo-fonte]


.mash & um golpe onde o usurio atinge o oponente com uma determinada parte do corpo.

-nee (mas*[editar | editar cdigo-fonte]


wrestler levanta o joelho, atingindo o abdImen do adversrio, podendo conectar um novo golpe em seguida. 5 muito usado por /ac4 .wagger.

%orearm (mas*[editar | editar cdigo-fonte]


wrestler atinge seu antebra(o na face do seu oponente, o deixando tonto. 0 ainda uma varia(o que se faz correndo.

%lying %orearm (mas*[editar | editar cdigo-fonte]


Movimento igual ao forearm smash comum, por&m nesse, o wrestler pega impulso nas cordas, salta e atinge o oponente com o antebra(o. Esse golpe era muito usado por /eff 0ard, e .hawn Michaels, esse Nltimo completava o golpe se levantando com um No-Handed Kip p.

Drops[editar | editar cdigo-fonte]


+rops consistem saltar sobre o adversrio batendo determinada parte do corpo sobre o mesmo.

Elbow Drop[editar | editar cdigo-fonte]


5 realizado saltando sobre o adversrio batendo seu cotovelo nele. ;he 1oc4 inovou saltando por cima do adversrio e pegando impulso nas cordas antes de realizar o golpe, essa varia(o ficou conhecida como ,*e +eople7s Elbow.

#ionic Elbow[editar | editar cdigo-fonte]


-esse ataque, o lutador acerta o cotovelo na testa do oponente enquanto os dois esto de p&.

%ist Drop[editar | editar cdigo-fonte]

lutador salta e bate o punho na cabe(a do adversrio. /ohn 'ena inovou utilizando uma verso em que faz sua alcunha "!ou "an#$ %ee &e", corre at& as cordas e !limpa seu ombro! antes de realizar o golpe. Essa verso & chamada "'i(e Knuckle %huffle".

4eg Drop[editar | editar cdigo-fonte]


usurio salta, caindo com sua coxa na parte do corpo adversrio em que deseja causar dano. 0ul4 0ogan utiliza esse golpe como seu finisher com o nome de Atomic 4eg Drop. utra verso do golpe & o 2uillotine 4eg Drop, usado por ;he 8nderta4er, & feito com a cabe(a do oponente para fora do ringue e o corpo para dentro, o wrestler corre & d um Feg +rop na cebe(a do oponente.

-nee Drop[editar | editar cdigo-fonte]


atacante pula e acerta o joelho no rosto do oponente. 8sado por 'M <un4.

-ic's[editar | editar cdigo-fonte]


#ig #oot[editar | editar cdigo-fonte]
wrestler leva o p& em dire(o C face ou ao busto do adversrio.

2o ,o (leep[editar | editar cdigo-fonte]


wrestler coloca o adversrio sobre os ombros e o joga para cima e quando ele cai o mesmo coloca o seu joelho na trajet#ria que & acertado no rosto do adversrio. Esse golpe & o finisher de 'M <un4.

(cissor -ic'[editar | editar cdigo-fonte]


5 feito geralmente golpeando o estImago do adversrio, fazendo com que o mesmo fique C altura do joelho. Ento, salta%se fazendo um movimento semelhante ao abrir e fechar de uma tesoura, golpeando a nuca do adversrio, for(ando seu rosto contra o cho. >oi popularizado por :oo4er ;.

#icycle -ic'[editar | editar cdigo-fonte]


wrestler corre em dire(o ao oponente, d um pequeno salto e levanta as duas pernas, sendo que a direita & levada em dire(o ao queixo ou ao pesco(o do adversrio. 5 o finisher de .heamus com o nome de Brogue Kick.

(uper'ic'[editar | editar cdigo-fonte]


)er ar$i*o principal: %uperkick 8tilizado como finisher por .hawn Michaels com nome de (weet 1*in Music. 'onsiste em acertar um chute na boca ou queixo do adversrio.

+unt -ic'[editar | editar cdigo-fonte]


wrestler corre em dire(o da pessoa que est se levantando e d um chute, com for(a, na cabe(a do oponente fazendo o pin em seguida. Esse golpe & muito usado por 1and, rton.Mas a diretoria da @@E proibiu dele usar esse tipo de golpe porque podia trazer risco aos lutadores

4eg 4ariat[editar | editar cdigo-fonte]

;amb&m conhecido como +umpin* le* laria$ ou runnin* calf kick, esse ataque & usado quando um lutador corre at& o oponente e salta, lan(ando sua perna em torno da cabe(aMpesco(o do oponente para derrub%lo.

#ody slam[editar | editar cdigo-fonte]


#ody slam, ou (coop (lam & um golpe de wrestling no qual o principal objetivo & levantar o oponente e arremess%lo de costas no cho. 5 um movimento bsico pois muitos lutadores o usam, assim tamb&m vrias vezes podem ser usados como finishers e podem ter seus nomes alterados para outros por wrestlers, como cho4eslam ou powerslam.

8eapon (*ot[editar | editar cdigo-fonte]


.o ataques realizados com objetos, geralmente proibidos nas lutas de wrestling, por&m, certos combates autorizam objetos.

1on-1*air-,o[editar | editar cdigo-fonte]


5 colocada uma cadeira de a(o fechada embaixo do rosto de um lutador ca*do de bru(os, ento outra cadeira & pega, essa por sua vez & acertada na nuca do lutador fazendo um !sandu*che! com a sua cabe(a. >oi popularizado por Edge e 'hristian.

El -abong[editar | editar cdigo-fonte]


8tilizado por lutadores geralmente como parte de sua gimmic4. 5 o simples ato de bater uma guitarra no adversrio, para guitarras acNsticas tem o nome de !;he 2coustic Equalizer!.

(tretc*[editar | editar cdigo-fonte]


.o t&cnicas em que um lutador p)e o outro em uma posi(o que coloque presso sobre uma determinada parte corpo do oponente. .tretches so ,usualmente, empregados para enfraquecer um adversrio ou para for(%lo a um $ap-ou$, seja oralmente ou batendo no cho trHs vezes seguidas. "hokes "enforcamentos$, geralmente so agrupados com os hold, j que servem para os mesmos prop#sitos tticos.

1abe9a: face: quei)o: e ombro[editar | editar cdigo-fonte]


Anaconda ;ice[editar | editar cdigo-fonte]
2naconda Lice, tamb&m chamado de )ise, & um movimento de OOF8;2%F3L1E .8:M3..3 -P e /38%/3;.8. 2naconda Lice & feito a partir de uma posi(o em que o lutador e o oponente esto sentados no cho, um de frente para o outro. lutador se senta em um dos lados do adversrio e usa o seu bra(o para torcer o bra(o do oponente, o erguendo e dobrando para trs do pesco(o. Em seguida, o wrestler p)e sua mo atrav&s de um !buraco! criado pelo pulso dobrado do oponente para puxar o adversrio para frente, lhe causando uma forte presso sobre o bra(o e o pesco(o. Esse movimento & muito usado por 'M <un4.

1amel 1lutc*[editar | editar cdigo-fonte]

lutador fica sentado nas costas do oponente, que est virado para baixo, e colo o bra(o, ou gerelamente, os dois bra(os do adversrio sobre as coxas. Ento o wrestler puxa o pesco(o do oponente com seus dois bra(os, fazendo um chinloc4. golpe foi inventado por Gor, Guerrero, avI de 'havo Guerrero e pai de Eddie Guerrero, no M&xico, onde ele chamava de la de a caballo.

1*inloc'[editar | editar cdigo-fonte]

Mi4hail 3vanov aplicando um reverse chinloc4 em :runo .assi

;amb&m conhecido como rear chinlock, este movimento & feito com o adversrio sentado. lutador ento coloca o joelho nas costas do oponente e agarra o queixo do adversrio, o puxando, causando extrema presso no pesco(o.

1law*old[editar | editar cdigo-fonte]


5 o ato de apertar o cr=nio do oponente, aplicado por uma ondula(o pontas do dedo usando principalmente as duas Nltimas articula()es dos dedos, causando assim, cinco pontos diferentes de presso. Era muito usado por Great ?hali.

(*oulder 1law[editar | editar cdigo-fonte]


.emelhante a um cla,hold. wrestler aperta o nervo no ombro do adversrio utilizando suas mos e dedos para uma tentativa de submisso. 8ma varia(o pode ser usada se o wrestler prender o pesco(o do adversrio.

(tomac* 1law[editar | editar cdigo-fonte]


2ssim como o cla,hold original, o atacante aperta o estImago de seu adversrio, for(ando%o a desistir ou a desmaiar.

1obra 1lutc*[editar | editar cdigo-fonte]


lutador est por trs do oponente e usa um bra(o para colocar o oponente em um half nelson. lutador ento usa seu bra(o livre para puxar o bra(o do adversrio "o mesmo bra(o em que o lutador est aplicando o half nelson$ no rosto do adversrio. lutador ento trava a mo no pulso por trs do pesco(o do adversrio para fazer o adversrio desistir ou perder a consciHncia.

#ridging 1obra 1lutc*[editar | editar cdigo-fonte]


'om o adversrio deitado de bru(os, o lutador fica ao lado do adversrio, ento executa o cobra clutch, em seguida flexiona o corpo do oponente para cima, lhe causando grande dano nas costas.

1rossface[editar | editar cdigo-fonte]

'hris :enoit aplicando um 'rippler 'rossface em ML<

;amb&m conhecido como 1rippler 1rossfaceou <es 4oc' gra(as C 'hris :enoite +aniel :r,an, que popularizaram o golpe. -ele o wrestler trava um dos bra(os do oponente, deitado de bru(os, entre as pernas, e com as duas mos livres, envolve o pesco(o do oponent.e, puxando a cabe(a para trs. Muitos wrestlers passaram a usar o golpe ap#s a morte de :enoit, dentre eles esto, .hawn Michaels e ;riple 0, seus grandes amigos. E tambem um dos finishers de +aniel :r,an.

%ront %aceloc'[editar | editar cdigo-fonte]


lutador, de frente para o adversrio, dobra o pesco(o do oponente em sua axila e envolve a cabe(a com seu antebra(o. lutador ento usa seu bra(o livre para completar a hold e causar presso na face do oponente.

n!erted %aceloc'[editar | editar cdigo-fonte]


lutador est por trs de seu oponente e dobra%o para trs, prendendo seu pesco(o com a axila e a cabe(a com o antebra(o, o puxando para trs, causando presso na garganta do oponente.

$ead and =ec' 5a'e[editar | editar cdigo-fonte]


atacante coloca seu oponente em um headscissors, ento, salta para cima e para baixo, causando danos a rea do pesco(o.

Mandible 1law[editar | editar cdigo-fonte]


2 Mandible 'law & aplicada quando o wreslter coloca seus dedos m&dio e anelar na boca do oponente, encaixando%as sob a l*ngua e enfiando no tecido mole, situado no fundo da boca. polegar eMou a palma da mo mesmo & colocado sob o queixo, e & aplicada uma presso para baixo com os dedos m&dio e anelar enquanto o polegar eMou a palma for(a para cima. Esse movimento ficou famoso pelo wrestler Mic4 >ole,.

=ec' (cissors[editar | editar cdigo-fonte]


;amb&m referido como uma Head %cissors. Esta hold & feita quando um wrestler se senta ao lado de oponente ca*do e coloca as pernas ao redor da cabe(a do oponente, comprimindo%lhe a garganta e o sufocando.

1ross-armed surfboard[editar | editar cdigo-fonte]

Essa verso do surfboard usa o lutador de p& ou ajoelhado com posse dos pulsos do adversrio ajoelhado, cruzando%os em torno de seu pesco(o. Qs vezes, o lutador pode colocar seu p& ou joelho na parte superior das costas do aniversrio para exercer mais presso.

(urfboard[editar | editar cdigo-fonte]

+aniel :r,an aplicando um surfboard em'hristian.

;amb&m conhecido como 1omero .pecial. .urfboard & visto pela primeira vez quando o wrestler est atrs de seu oponente e coloca seus p&s atrs dos joelhos de seu oponente as dobrando para cima e !prendendo! seus p&s em torno da batata da sua perna, onde em seguida agarra em seus pulsos "geralmente batendo antes nas costas do oponente na tentativa de trazer os bra(os ao alcance$ e cai para trs, obrigando o adversrio a subir e assim ficar deitado de costas no ar preso na hold, mas este movimento coloca quem o aplica em risco, pois seus ombros ficam grudados no tablado.

,*e 6ctopus[editar | editar cdigo-fonte]


lutador est por trs de seu adversrio e prende uma perna sobre a outra perna do adversrio. 2 outra perna fica em torno do pesco(o do adversrio e ento puxa um dos bra(os do adversrio para trs.

=elson $old[editar | editar cdigo-fonte]


-elson 0old pode ter vrias varia()es, seja full nelson, half nelson ou $hree--uar$er nelson. ;odas as trHs varia()s so feitas por trs do oponente. lutador desliza um ou ambos os bra(os por debaixo das axilas do oponente e trava suas mos atrs do pesco(o, empurrando a cabe(a contra o peito. movimento & muito usado por 'hris Masters.

,*ree-quarter %aceloc'[editar | editar cdigo-fonte]


5 feito com o lutador de costas para o oponente. Em seguida, o lutador se move levemente para o lado, enquanto ainda est posicionado na frente do adversrio. wrestler ento usa a mo para agarrar o oponente por trs da cabe(a, assim, puxando a cabe(a do oponente acima do ombro. Qs vezes o bra(o livre & colocado na parte superior da cabe(a do adversrio. 5 usado para iniciar alguns finisher, como o .tunner, ou o 1? .

(ide $eadloc'[editar | editar cdigo-fonte]

-este golpe o wrestler trava a cabe(a do oponente com um dos bra(os, enquanto usa o outro para prender a cabe(a do oponente nesse bra(o. 5 o in*cio de alguns golpes, como o :ulldog.

(,%[editar | editar cdigo-fonte]


2breviatura de %$epo(er Toehold 'acelock. Esta posi(o & realizado em um adversrio que est deitado de bru(os no cho. 8m lutador agarra uma das pernas do oponente, e coloca o tornozelo do oponente entre suas coxas. lutador ento fica em cima das costas do oponente e trava seus bra(os em volta da cabe(a do adversrio. lutador ento puxa para trs a cabe(a do oponente. Esse movimento &, atualmente, um dos finisher de /ohn 'ena.

(,([editar | editar cdigo-fonte]


2breviatura de %$epo(er Toehold %leeper, & uma verso modificada do %T' em que o lutador dobra o bra(o em volta do pesco(o do oponente em um sleeperhold, em vez de puxar para trs a cabe(a do adversrio.

#ra9os[editar | editar cdigo-fonte]


Armbar[editar | editar cdigo-fonte]
;amb&m conhecido como cha(e de bra.o. lutador agarra o bra(o do adversrio e torce%o, colocando presso sobre o ombro e cotovelo. 5 usado como finisher por 2lberto +el 1io com o nome de Cross Armbreaker.

1rucifi) Armbar[editar | editar cdigo-fonte]


wrestler segura o bra(o do oponente com ambos os bra(os, puxando o bra(o do adversrio sobre o peito. wrestler estando situado perpendicularmente e atrs do adversrio, segura o outro bra(o com as pernas, esticando os ombros para trs em uma posi(o de crucifixo, for(ando o bra(o do adversrio.

%u&iwara Armbar[editar | editar cdigo-fonte]

2ntonio ;homas aplicando um 2rmbar

;amb&m conhecida como uma cha(e de bra.o cur$o. 'om o adversrio deitado de bru(os, o lutador fica nas costas do adversrio, em um =ngulo de E7 R para ele, colocando uma parte ou todo seu peso sobre o adversrio para evitar que ele se mova. bra(o do oponente & ento preso e puxado de volta para seu corpo, alongando os antebra(os, b*ceps e peitoral. Laria()es deste

podem incluir apertar a mo do adversrio em vez de ligar a parte superior do bra(o, para alavancagem, enquanto executa o movimento para aumentar a alavancagem e imobilizar o oponente.

$eadscissors Armbar[editar | editar cdigo-fonte]


lutador envolve as pernas em volta da cabe(a do adversrio. Ele ento pega um dos bra(os do oponente e o prende de trs para frente, causando presso sobre o ombro e cotovelo do adversrio. Esse movimento pode muitas vezes ser executado em um lutador de p&.

(cissored Armbar[editar | editar cdigo-fonte]


lutador se aproxima do oponente, virado para baixo. lutador ento executa uma !tesoura!, prendendo o bra(o mais pr#ximo do oponente com suas pernas e o bra(o mais distante do adversrio com as duas mos, for(ando o adversrio para o seu lado e coloca a presso em ambas as articula()es do ombro.

,iger %eint 1rucifi) Armbar[editar | editar cdigo-fonte]


'om o adversrio deitado de costas na corda inferior, virado para o ringue, o wrestler corre e pula atrav&s das cordas, girando e prendendo suas pernas nos bra(os do oponente, aplicando%lhe um crucifix armbar.

$ammerloc'[editar | editar cdigo-fonte]


wrestler agarra os bra(os do adversrio, puxando%os ao redor do corpo. Esse golpe estende o peitoral, a articula(o dos ombros e imobiliza o bra(o.

$eadscissors[editar | editar cdigo-fonte]


wrestler envolve suas duas pernas em torno do pesco(o do adversrio o sufocando.

8rist 4oc'[editar | editar cdigo-fonte]


wrestler agarra a mo do oponente e torce para trs, colocando presso sobre o pulso.

1*o'es[editar | editar cdigo-fonte]


Arm-*oo' (leeper[editar | editar cdigo-fonte]
;amb&m conhecida como :uffalo .leeper. lutador est ajoelhado por trs de um adversrio sentado. Ele agarra a mo de um dos bra(os do adversrio, que se inclina para trs, e bloqueia o seu pulso em sua axila. lutador ento envolve o bra(o livre sob o queixo do adversrio, como em um slepeerhold, ento coloca o outro bra(o atrav&s do !buraco! criado pelo bra(o preso do oponente, e fecha as mos. Ele ento aperta o pesco(o do adversrio, causando presso.

Arm ,riangle 1*o'e[editar | editar cdigo-fonte]


lutador envolve seus bra(os em volta da cabe(a e um bra(o do oponente e aperta, sufocando o adversrio.

1orner %oot 1*o'e[editar | editar cdigo-fonte]


lutador empurra seu oponente para o corner e estende sua perna para sufocar o adversrio, enquanto se apoia Cs cordas.

Double 1*o'e[editar | editar cdigo-fonte]

wrestler agarra o pesco(o de seu oponente com as duas mos e estrangula.

Dragon (leeper[editar | editar cdigo-fonte]


lutador est por trs do adversrio que est sentado ou deitado, coloca o adversrio em um inverted faceloc4, e prende um dos bra(os do oponente junto ao pesco(o. lutador ento puxa para trs e para cima, for(ando da garganta do adversrio. .e o oponente est sentado, o lutador pode colocar o seu joelho nas costas do oponente, adicionando mais presso.

%igure-%our =ec'loc'[editar | editar cdigo-fonte]


-esse movimento, owrestler prende o pesco(o do oponente, deitado, com suas pernar cruzadas, em forma de !S!. Em uma outra verso, ilegal, desse movimento, o lutador pode sufocar o oponente usando as cordas. Era um dos finishers de 'andice Michelle

2ogoplata[editar | editar cdigo-fonte]

8nderta4er aplica um 0ellTs Gate"Gogoplata$ em Edge

;amb&m conhecido como !0ellTs Gate!, ou !+evilTs Gate!. lutador posiciona uma perna na frente da cabe(a do adversrio e embaixo do queixo, fecha suas mos atrs da cabe(a do oponente, e sufoca o adversrio, pressionando a canela ou peito do p& contra a traqu&ia do adversrio. 2lguns lutadores usam uma verso modificada, onde s# empurram a t*bia na garganta. 5 um golpe altamente perigoso para o adversrio, obrigando%o muitas vezes a jogar a toalha quando pego.

2uillotine 1*o'e[editar | editar cdigo-fonte]


wrestler prende suas pernas na regio abdominal do oponente, for(ando essa regio. Esse golpe & um dos favoritos dos lutadores de MM2.

5ear =a'ed 1*o'e[editar | editar cdigo-fonte]


'onhecido no :rasil como mata%leo. Esse golpe & a jun(o de um sleeperhold com um bod,scissors, onde ao mesmo tempo que se enforca o adversrio, o prende no cho. Esse & outro golpe que os lutadores de MM2 usam muito.

(leeper*old[editar | editar cdigo-fonte]


Essa manobra & feita com o lutador atrs do adversrio. Ele ento envolve seu bra(o direito em torno do pesco(o do adversrio, pressionando o b*ceps contra um lado do pesco(o e o interior do

osso do antebra(o contra o outro lado "que tamb&m funciona to bem invertida, com o bra(o esquerdo$. pesco(o & pressionado pelo bra(o, extremamente bem.

(traig*t 3ac'et[editar | editar cdigo-fonte]


;amb&m conhecido como o %$ran*ehold. lutador fica sentado nas costas de um adversrio de bru(os. lutador ento agarra os pulsos do adversrio e cruza ambos os bra(os sob o queixo. lutador ento puxa para trs nos bra(os, causando presso.

,riangle $old[editar | editar cdigo-fonte]


wrestler segura um dos bra(os o oponente e cruza suas pernas sobre o mesmo bra(o, ento for(a o ombro do oponente para cima, causando presso.

,wo-$anded 1*o'elift[editar | editar cdigo-fonte]


;amb&m conhecido como Neck-Han*in* Tree. -ele, o wrestler agarra o pesco(o de um oponente com as duas mos, e em seguida, levanta o corpo do oponente, o enforcando. Esse movimento pode terminar com um chokebomb, ou um $,o-handed chokeslam

Abd>men[editar | editar cdigo-fonte]


#ear $ug[editar | editar cdigo-fonte]
8m lutador est na frente de um oponente e trava suas mos ao redor do abdImen do adversrio, apertando%o. Muitas vezes, o wrestler fica balan(ando o oponente, afim de causar mais danos C regio abdominal e C coluna vertebral. Futadores como 2ndr& the Giant, :ig .how e outros wrestler grandes usam ou j usaram esse golpe.

8aist 4oc'[editar | editar cdigo-fonte]


8m lutador fica atrs do adversrio e, em seguida, envolve ambos os bra(os em torno da cintura do oponente. Esse movimento, geralmente, precede um German .uplex.

#ody (cissors[editar | editar cdigo-fonte]


8m lutador se aproxima de um adversrio sentado, pela frente, por atrs, ou por ambos os lados. Ento o wrestler envolve suas pernas em torno do adversrio, cruzando os tornozelos e depois aperta bem as coxas para sufocar o adversrio, comprimindo seu torso.

1ostas e ,ronco[editar | editar cdigo-fonte]


Abdominal (tretc*[editar | editar cdigo-fonte]
;amb&m conhecido como 'obra ;wist. -esse movimento, o wrestler, atrs do oponente, entorta o corpo do oponente para um dos lados, enquanto prende um dos bra(os, for(ando para trs. Esse movimento causa grande presso nas costas da v*tima.

#oston 1rab[editar | editar cdigo-fonte]

'hris /ericho aplica um @alls of /ericho "Elevated :oston 'rab$ em .hawn Michaels

-esse movimento, o wrestler senta nas costas do oponente, de bru(os, e puxa ambas as pernas do adversrio com os bra(os, causando presso nas pernas, nas costas e no tronco do oponente.

Ele!ated #oston 1rab[editar | editar cdigo-fonte]


Laria(o onde o wrestler, ao inv&s de sentar nas costas do oponente, fica ou de p&, ou com os joelhos um pouco dobrados. Essa varia(o causa mais impacto, pois o corpo do oponente fica mais esticado. 5 usado como finisher por 'hris /ericho, que o chama de @alls of /ericho. 0 ainda outra varia(o, que era feita por /ericho, chamada de /ion$amer, onde ele colocava o joelho nas costas ou no pesco(o do oponente, criando uma dor e presso maiores.

#ow and Arrow $old[editar | editar cdigo-fonte]


lutador se ajoelha atrs do oponente sentado e p)e seu joelho nas costas do oponente. Ento ele puxa ambos os bra(os do adversrio, lhe causando um grande estrago nas costas e nos ombros.

2ory (pecial[editar | editar cdigo-fonte]


Gor, .pecial foi criado por Gor, Guerrero no M&xico. 'onsiste em erguer o oponente e encostar as costas dele nas suas. Ento puxa%se o pesco(o do oponente para trs, lhe cusando presso nas costas e no pesco(o.

+ernas[editar | editar cdigo-fonte]


An'le 4oc'[editar | editar cdigo-fonte]

?urt 2ngle reverte um .weet 'hin Musicde .hawn Michaels em um 2n4le Foc4

-esta manobra, o wrestler segura o p& do oponente, lhe travando no tornozelo. 2p#s o travamento, o wrestler gira o tornozelo do adversrio, lhe causando muita dor no p&. wrestler pode ainda deitar%se e travar a perna do rival para lhe causar mais danos. Esse golpe & usado como finisher por ?urt 2ngle e /ac4 .wagger .

#odyscissors[editar | editar cdigo-fonte]


wrestler est atrs de seu adversrio e ento envolve suas pernas por trs dele o !abra(ando! enquanto ele est sentado as apertando.

1lo!erleaf[editar | editar cdigo-fonte]


;amb&m conhecido popularmente como ;exas 'loverleaf, nesse movimento, o lutador, que est aos p& de um oponente de bru(os, agarra suas duas pernas e as levanta. Fogo depois, ele as dobra, formando uma !cruz! com as pernas do oponente. Ento o wrestler senta%se nas costas do oponente e puxa as pernas, causando extrema presso nos joelhos e coxas. Esse movimento & muito parecido com o sharpshooter, por&m nesse, ao inv&s de colocar uma das pernas entre as da v*tima, o wrestler apenas usa as mos para causar presso.

1ross -neeloc'[editar | editar cdigo-fonte]


'om o adversrio deitado de bru(os, o wrestler agarra a canela de uma das pernas do adversrio e fecha as pernas ao redor dessa canela. lutador ento torce o p&, estendendo o joelho do adversrio. Muito parecido com o an4le loc4, com a Nnica diferen(a de que o lutador envolve seus bra(os em volta da canela, e no suas mos ao redor do tornozelo do adversrio.

%igure %our legloc'[editar | editar cdigo-fonte]


Esse & um dos movimentos mais conhecidos do mundo do wrestling. Ele foi popularizado por 1ic >lair. -ele, o lutador pega uma das pernas do adversrio, que est deitado no cho, e a trava com suas duas pernas, ento ele gira essa perna e puxa a outra perna do oponente. Ento ele p)e uma sobre a outra, formando um !S!. E pra finalizar, o wrestler se lan(a ao cho, para causar dano ao joelho do oponente.

n!erted %igure %our 4egloc'[editar | editar cdigo-fonte]

.hawn Michaels aplica um 3nverted >igure >our Fegloc4 em /eff 0ard,

8ma varia(o criada por .hawn Michaels. -ela, o lutador ergue ambas as pernas do oponente, deitado, e p)e uma das suas entre elas. Ento ele puxa uma delas sobre a outra, formando um !S!. Ento ele se lan(a ao cho e p)e seu p& na dire(o do joelho da v*tima, lhe causando uma grande presso nessa regio.

5ingpost %igure %our 4egloc'[editar | editar cdigo-fonte]


Essa varia(o & feita com o wrestler fora do ringue e o oponente dentro do ringue, deitado e com o corner entre as suas pernas. Ento o wrestler cruza as pernas do oponente e forma a figura de um !S!, com uma de suas pernas no meio. E para completar se joga ao cho, cuasando uma grande presso no joelho da v*tima, que est sendo pressionado contra o rin*pos$. Essa verso era feita por :ret 0art.

ndian Deat*loc'[editar | editar cdigo-fonte]


wrestler levanta uma perna de um adversrio, deitado normalmente, envolve uma de suas pernas ao redor da outra perna antes de cair em uma posi(o ajoelhada, travando assim a perna do adversrio por trs do joelho do lutador. lutador ento se estica e pega agora a outra perna do adversrio e a coloca em cima do p& preso do adversrio. lutador ento executa um rollfor,ard, mantendo a presso. 3sso for(a o adversrio para seu peito enquanto o lutador termina em uma posi(o sentada de frente para a mesma dire(o de seu oponente.

(*arps*ooter[editar | editar cdigo-fonte]


Esse golpe & muito popular, por ter sido popularizado por :ret 0art, que o usava como finisher. -ele, o wrestler pega ambas as pernas do oponente, deitado no cho, e p)e uma das suas pernas entre elas. Ento ele cruza as pernas do oponente e gira seu corpo, fazendo com que o oponente gire tamb&m e fique deitado de bru(os. Ento o wrestler senta nas costas do adversrio e puxa as pernas dele, usando sua perna que est no meio para alavancar a presso e a perna livre para manter o equil*brio.

(pinning ,oe $old[editar | editar cdigo-fonte]


-esse movimento, o wrestler agarra um dos p&s de um adversrio deitado e o trava com suas pernas. Ento ele gira UD7V causando uma tor(o no tornozelo do oponente. movimento pode ser repetido diversas vezes, causando sempre mais danos ao adversrio.

,ransi9?es[editar | editar cdigo-fonte]


2lgumas holds, so destinadas a no for(ar o oponente a desistir, mas sim a abrir caminho C outros golpes, fazer o pin, ou apenas esquivar de um ataque.

Arm ,rap[editar | editar cdigo-fonte]


3sto &, quando um lutador segura os dois bra(os do oponente usando seus pr#prios bra(os. 2 partir da*, o adversrio fica incapaz de defender%se de um movimento do lutador.

#utterfly[editar | editar cdigo-fonte]


;ecnicamente conhecido como +ouble 8nderhoo4. lutador se aproxima do adversrio e chega sob os ombros do adversrio, ento prende os bra(os para cima e em volta do tronco do adversrio, com as suas mos se encontrando no meio das costas do oponente ou no pesco(o, com em um nelson hold, ento enfia a cabe(a de adversrios em sua axila. Esse movimento pode originar golpes como suplex, slams e muito outros.

Electric 1*air[editar | editar cdigo-fonte]


wreslter p)e o oponente sentado sobre seus ombros, olhando para a mesma dire(o, ento levanta%se, erguendo o rival a uma certa altura podendo o derrubar logo depois. Esse movimento origina o +oomsda, +evice.

%iremans7s 1arry[editar | editar cdigo-fonte]


Esse & um dos movimentos de hold mais comuns do wrestling, pois precisa%se apenas erguer o oponente nos ombros, deitadoperpendicularmente.

2orilla +ress[editar | editar cdigo-fonte]


8m golpe que & usado por wrestlers fortes, pois para realiz%lo, o wrestler deve erguer o oponente, deitado, com os bra(os, sobre a cabe(a.

2utwrenc*[editar | editar cdigo-fonte]


8ma hold muito comum, pois & necessrio apenas que o wrestler agarre o oponente pela cintura, o deixando curvado. 5 similar aowaistloc4.

Mounted[editar | editar cdigo-fonte]


lutador fica ajoelhado sobre um oponente deitado, com o corpo do oponente entre suas pernas. Wuando o oponente est de bru(os, a posi(o & conhecida como back moun$. Lrios ataques como punches e elbows podem ser efetuados nessa posi(o.

+ump*andle[editar | editar cdigo-fonte]


lutador est por trs de seu oponente e o dobra para a frente. 8m dos bra(os do oponente ser puxado de volta entre as pernas, enquanto o outro bra(o est preso, ento o wrestler levanta o oponente por cima do ombro.

(coop[editar | editar cdigo-fonte]


wrestler p)e um dos bra(os no ombro do oponente e outro por entre as pernas, ento ele pode erguer o oponente e lhe dar um slam, ou um backbreaker.

Matri) E!asion[editar | editar cdigo-fonte]


Esta manobra ficou famosa pois ;rish .tratus a fazia. -esse movimento, o lutador joga sua cabe(a para trs e inclina suas costas para trs tamb&m, esquivando de algum movimento do oponente. nome & uma aluso ao filme Matrix, na cena em que o personagem-eo esquiva de balas atiradas contra ele.

,ilt-A-8*irl[editar | editar cdigo-fonte]


lutador pega o oponente pela cintura e o levanta, logo depois ele gira o corpo do oponente em UD7V, podendo concluir a manobra com um backreaker.

8*ellbarrow[editar | editar cdigo-fonte]


Esse movimento ocorre quando um lutador ergue um oponente pela pernas, de bru(os, e o prende na sua cintura, com as mos envolvendo o abdImen adversrio.

6utros[editar | editar cdigo-fonte]


1ollar-and-elbow ,ie @p[editar | editar cdigo-fonte]
5 a posi(o em que geralmente se iniciam as lutas. -ela, os wrestlers se encaram e prendem ambas as mos no ombro do oponente, iniciando uma disputa de for(a.

2iant (wing[editar | editar cdigo-fonte]

Eamon

T-eill prepara um .unset >lip em <hil <owers

wrestler agarra as pernas de um adversrio e come(a a gir%lo rapidamente, elevando o adversrio e o fazendo girar em c*rculo. lutador pode soltar o oponente o fazendo cair no cho, ou lan(%lo em algum objeto.

('in ,*e 1at[editar | editar cdigo-fonte]

Essa & uma manobra defensiva, onde o wreslter, ao ser jogado sobre a terceira corda, ele gira e segura a corda com os bra(os. Ento ele pode voltar, girando de costas, de volta para o ringue. Essa manobra era muito usada por .hawn Michaels.

(unset %lip[editar | editar cdigo-fonte]


-esse movimento, o wrestler senta%se sobre as costas de um oponente encurvado, prendendo suas pernas entre as axilas do adversrio. Ento o wrestler se lan(a para frente, fazendo, consequentemente, que o adversrio gire e caia de costas no cho.

,ree of 8oe[editar | editar cdigo-fonte]


Movimento feito no corner. -ele, o wrestler p)e um oponente, virado de cabe(a para baixo no corner. 'om as pernas presas na terceira corda e, por vezes, os bra(os presos na segunda ou primeira. usurio tem liberdade para desferir golpes como um drop4ic4, punch ou qualquer outro.

6ld (c*ool[editar | editar cdigo-fonte]

;he 8nderta4er aplica o0ld %chool em 0eidenreich.

;amb&m chamado de 1rm $,is$ rope,alk chop, & muito usado pelo lutador ;he 8nderta4er em suas lutas. lutador passa o bra(o do adversrio pelo seus ombros e sobe a terceira corda, ento salta dando um murro na nuca ou nas costas do adversrio.

(uicide Di!e[editar | editar cdigo-fonte]


@restler d um impulso nas cordas e salta para fora do ringue, por cima da segunda corda, em cima do oponente. Existe vrias formas de executar o golpe9 empurrando para o cho "usado por 'M <un4 e'hris :enoit$, caindo em posi(o elbow smash "usado por 'M <un4$, por cima da

terceira corda "usado por .hawn 0ernandez e por cima da terceira corda em posi(o 0igh%angle no%handed "usado por ;he 8nderta4er.

Diamond dust[editar | editar cdigo-fonte]


Esse movimento & um forward somersault three%quarter faceloc4 bulldogMjawbrea4er. aplicante sobe em cima da terceira corda, e deixa o oponente de p& no cho. +esta posi(o, o aplicante coloca o ombro sobre a mand*bula do oponente, e aplica uma cambalhota frontal, aplicando um .tunner ou um 'utter. >inisher da @@E +iva Fa,la sob o nome de ;he >ace Fift.

Di!ing $eadbutt[editar | editar cdigo-fonte]

'hris :enoit fazendo o 2i(in* headbu$$ em ML< no @restleMania AU.

5 um golpe perigoso para ambos os lutadores que consiste em uma cabe(ada em pleno ar. usurio sobe a uma altura elevada e salta sobre o adversrio atingindo sua cabe(a na parte do corpo do adversrio que deseja causar dano. 3nventado por 0arle, 1ace, e usado por 'hris :enoit, 8maga e .antino Marella.

Di!ing #ulldog[editar | editar cdigo-fonte]


Esta t&cnica consiste em saltar sobre um adversrio em p& em dire(o as suas costas, colocando a mo na sua nuca forcando contra o cho.

(pringboard #ulldog[editar | editar cdigo-fonte]


utra verso & realizada andado sobre as corda segurando o adversrio pelo pesco(o, antes de saltar batendo o rosto dele no cho.

Di!ing -nee drop[editar | editar cdigo-fonte]


wrestler salta da corda superior para cair de joelhos em qualquer parte do corpo do oponente

Di!ing Elbow Drop[editar | editar cdigo-fonte]


.emelhante a um elbow drop comum "ver ataques de luta profissional$ por&m realizado de uma altura superior"de cima das cordas ou de uma escada, por exemplo$. Existem vari()es desse golpe

mas essa verso, em potencial & mais conhecida por ter sido usada como finisher do 1and, .avage. 'onfira algumas varia()es9

1or'screw elbow Drop[editar | editar cdigo-fonte]


lutador salta de uma altura elevada e da um giro horizontal de UD7 graus em torno de si mesmo antes de cair sobre o adversrio com o cotovelo.

(*ooting star elbow drop[editar | editar cdigo-fonte]


Este golpe utiliza a perigosa t&cnica shooting star, funciona mais ou menos assim9 usurio pula e da uma cambalhota para trs "bac4flip$ ganhando for(a e velocidade ento cai em cima do adversrio com o cotovelo.

1or'screw s*ooting star elbow drop[editar | editar cdigo-fonte]


8ma t&cnica absurdamente dif*cil de se fazer e de se ver. wrestler realiza o shooting star"cambalhota para tras$ e gira horizontalmente "cor4screw$ UD7 graus caindo com o cotovelo sobre o adversrio. 8m golpe perigoso para ambos os lutadores.

Di!ing %ist Drop[editar | editar cdigo-fonte]


wrestler salta de uma altura elevada em dire(o a testa de um adversrio ca*do, batendo o punho nele. 8sado por /err, Fawler.

Di!ing *urricanrana[editar | editar cdigo-fonte]


8m pouco dif*cil de explicar para quem no conhece o golpe 0urricanrana "chamado tamb&m de 0urracanrana$. +e uma altura elevada o wrestler salta sobre um adversrio em p& dando uma tesoura em seu pesco(o, nessa posi(o rapidamente o wrestler da um giro, arreme(ando o outro a dire(o desejada. utras varia()es9

Dragonrana[editar | editar cdigo-fonte]


wrestler faz o 0urrincanrana s# que inv&s de arremessar o adversrio ele d uma cambalhota para trs com o pesco(o do adversrio entre as pernas, com a for(a o adversrio acaba caindo de ponta cabe(a resultando em pin "contagem para definir o vencedor$. 'riado,nomeado e popularizado por +ragon ?id. 8tilizado ocasionalmente por 1e, M,sterio.

(pringboard *urricanrana[editar | editar cdigo-fonte]


3gual ao 0urricanrana mas & feito ap#s se andar pelas cordas. <opularizado por 1e, M,sterio com o nome de @est 'oast <op. Geralmente combinado com um pin contra oponentes de m&dia ou baixa estatura.

Di!ing leg drop[editar | editar cdigo-fonte]


'hamado tamb&m de Guillotine Feg +rop, o wrestler salta de uma altura elevada caindo sentado sobre o adversrio.

1or'screw s*ooting star legdrop[editar | editar cdigo-fonte]


.emelhante com o 'roscrew .hoting .tar Elbow +rop , este ataque tem apenas uma diferen(a 9 2o inv&s do lutador cair com o cotovelo sobre o oponente ele cai sentado , usando a perna .

Moonsault 4eg Drop[editar | editar cdigo-fonte]


1ealizando o moonsaul t"o wrestler de costas para o adversrio da uma cambalhota para trs$ cai% se sentado no adversrio "geralmente no estomago$.

(*ooting star legdrop[editar | editar cdigo-fonte]


1ealiza%se a t&cnica shooting star "cambalhota para trs$ caindo sentado sobre o adversrio.

(pringboard legdrop[editar | editar cdigo-fonte]


5 feito ap#s se andar pelas cordas "1opewal4$, geralmente em um adversrio em p&. <opularizado por .abu com o nome 2ir .abu.

Di!ing s*oulder bloc'[editar | editar cdigo-fonte]


wrestler salta de uma altura elevada em dire(o ao adversrio de uma altura elevada batendo seu ombro com for(a nele. 8sado por /ohn 'ena.

Di!ing (pear[editar | editar cdigo-fonte]


Muito usado por Edge. wrestler salta de uma altura elevada e bate com violHncia seu ombro no estImago do inimigo. Geralmente feito de uma escada ou mesa.

Di!ing (tomp[editar | editar cdigo-fonte]


Golpe a&reo no qual o wrestler cai com os dois p&s em qualquer parte do corpo do oponente.

Di!ing double-foot (tomp[editar | editar cdigo-fonte]


wrestler salta de uma altura elevada sobre um adversrio deitado caindo com os dois p&s nele. Geralmente no peito. <opularizado por Fow ?i como seu finisher.

Mus*room stomp[editar | editar cdigo-fonte]


@restler d um golpe fazendo o oponente abaixar o tronco, e ento de uma altura elevada ele salta nas costas do outro wrestler, dando um impacto forte na coluna vertebral deste, derrubando% o. ataque tem esse nome, pois na s&rie Mario de video jogos, os personagens jogveis derrotam seus inimigos, os Goombas "na verdade so cogumelos que se locomovem$, pulando em cima do mesmo.

Di!ing Mule -ic'[editar | editar cdigo-fonte]


@restler salta e acerta as costas do oponente"que est abaixado$com as duas pernas enquanto est no ar fazendo%o bater com a cabe(a e com a barriga no cho

Moonsault[editar | editar cdigo-fonte]


Mais o nome de uma t&cnica do que um golpe por assim dizer. wrestler de costas para o adversrio da uma cambalhota para trs. 2 partir disso ele pode realizar movimentos de grande impacto.

(plit - legged moonsault[editar | editar cdigo-fonte]


wrestler pula, d um impulso com as coxas nas cordas, aplicando o moonsault. 2ntigamente usado por 'M <un4 e 1ob Lan +am.

(plit - legged cor'screw moonsault [editar | editar cdigo-fonte]


<arecido com um .plit % Fegged Moonsault, s# que ao mesmo tempo o wrestler gira seu corpo horizontalmente em UD7V graus "cor4screw$. 5 o finisher de /ohn Morrison, com o nome !.tarship <ain!.

Double &ump moonsault[editar | editar cdigo-fonte]


wrestler pula da segunda a terceira corda e rapidamente solta outro salto para dar um Moonsault. wrestler 'hristopher +anielsusado o golpe, com o nome de !:ME % :est Moonsault Ever!.

,riple &ump moonsault[editar | editar cdigo-fonte]


wrestler abre uma cadeira de a(o, e deixa pr#ximo aos bra(os do oponente ca*do no cho. Ento, ele pula em cima da cadeira, e depois, aplica um salto para as cordas, aplicando mNltiplas varia()es do moonsault, era usado como finisher pelo wrestler .abu.

(tanding moonsault[editar | editar cdigo-fonte]


1ealiza%se o moonsault , com o oponente ca*do, mas no se utiliza uma altura elevada, por isso o nome de .tanding Moonsault. 1e, M,sterio e Evan :ourne so exemplos de westlers que o utilizam.

Moonsault attac'[editar | editar cdigo-fonte]


-este golpe o wrestler sobe no c#rner de costas para seu adversrio de p& e da uma cambalhota para trs batendo em seu oponente o derrubando. 5 o finisher do wrestler /imm, @ang Xang e tamb&m usado ocasionalmente por .hawn Michaels e /eff 0ard,

Missile Drop'ic'[editar | editar cdigo-fonte]


+e uma altura elevada o wrestler salta e da um chute com os p&s juntos em um adversrio em p&. Wuem utiliza esse golpe ocasinalmente so lutadores de velocidade elevada e baixa estatura como1ic4 rtiz, 'arlito , <rimo , 'hristian e /ohn Morrison.

(*iranui[editar | editar cdigo-fonte]


lutador prende seu bra(o em torno do pesco(o do adversrio e no salta dando um bac4flip no ar caindo de joelhos dobrados no cho fazendo o outro lutador chocar suas costas contra o cho.

(enton[editar | editar cdigo-fonte]


.imilar ao .plash por&m ao inv&s de cair com a barriga no adversrio se cai com as costas sendo mais perigoso caso se erre o golpe ou o adversrio o reverta. 2lgumas varia()es9

1or'screw senton[editar | editar cdigo-fonte]


wrestler salta e faz o cor4screw "giro horizontal$ e ainda da mais um giro caindo com as costas num oponente deitado. 8ma varia(o desse golpe foi criada por /eff 0ard, chamada @hisper 3n the @ind em ele realiza a t&cnica original em um oponente de p&, por&m inv&s de bater as costas, ele faz uma esp&cie de Missile drop4ic4 batendo geralmente no ombro do adversrio.

Molly-2o-5ound[editar | editar cdigo-fonte]

wrestler da uma cambalhota para frente em dire(o a um oponente de p& derrubando%o e induzindo%o ao pin. ;em esse nome devido a quem o popularizou9 a lutadora Moll, 0oll,.

(enton bomb[editar | editar cdigo-fonte]


.e da uma meia cambalhota para frente em um oponente deitado batendo as costas nele. Mr. ?enned, e /eff 0ard, usava esse golpe como finisher com o nome de ?entom :omb e .wanton :omb.

.ABC senton[editar | editar cdigo-fonte]


Golpe no qual o wrestler salta dando duas cambalhotas para frente "duplo twist$ em cima do oponente. Existe mNltiplas varia()es, no caso o !springboard! "nas cordas$, !cor4screw! "dando cambalhotas e giros horizontais ao mesmo tempo$ e !bac4flip cor4screw! "+ando um mortal de costas seguido de uma posi(o cos4screw invertida$. 8sado por /ac4 Evans e /ustin Gabriel. Rolling Senton -este golpe o wrestler coloca o oponente nos ombros e d uma cambalhota fazendo grande presso no peito.8sado por .heamus. Seated Senton Este ataque,normalmente usado por 1e, M,sterio,consiste num salto que,enquanto o adversrio est em p&,o wrestler salta e abre as pernas atacando a cabe(a com a rea da genitlia.

$ig* Angle (enton #omb[editar | editar cdigo-fonte]


3gual ao senton bomb, por&m o wrestler da um pulo mais alto e mais plastico virando seu corpo no ultimo instante antes de tocar seu adversrio caindo de costas em cima de um oponente deitado. Esse golpe foi popularizado por /eff 0ard, como seu finisher com o nome de .wanton :omb.

.wanton :omb de /eff 0ard,

(plas*[editar | editar cdigo-fonte]

splash tradicional & realizado saltando sobre um adversrio deitado batendo sua barriga contra a dele. Existem inNmeras varia()es desse golpe, eis as mais populares9

Di!ing (plas*[editar | editar cdigo-fonte]


5 a feita de cima do corner. 'om o oponente deitado de barriga pra cima, o wrestler sobe em um dos corners e salta caindo de barriga sobre seu oponente, podendo realizar o pin logo depois. Era muito usado por .hawn Michaels e, hoje em dia, por 1e, M,sterio, que o faz ap#s seu finisher, o D6E

Di!ing 1rossbody[editar | editar cdigo-fonte]


5 uma varia(o do +iving .plash, onde o wrestler salta do corner, por&m em um oponente de p&, lhe atingindo com o abdImen, lan(ando ambos ao cho.

(pringboard 1rossbody[editar | editar cdigo-fonte]


wrestler saltar colocando%se de p& sobre alguma corda e ento salta com o corpo ereto na diagonal na dire(o do seu oponente, caindo sobre ele.

DEBC splas*[editar | editar cdigo-fonte]


wrestler salta e d uma cambalhota e meia caindo sobre seu adversrio na posi(o splash. >oi proibido em algumas promo()es de wrestling por ser um golpe muito perigoso. Mesmo assim muitos wrestlers o utilizam como finisher, os mais conhecidos so9 2ustin 2ries, .onja, +utt, <aul Fondon, .helton :enjamin, /imm, @ang Xang, /eff 0ard,, /illian 0all e /ustin Gabriel.

%rog splas*[editar | editar cdigo-fonte]


5 o nome dado paro golpe no estilo comum em que se salta sobre o adversrio abrindo e fechando as pernas e bra(os "semelhante ao pulo de um sapo, dai o nome do golpe$ ganhando velocidade e for(a e caindo no oponente na posi(o .plash. A 'old .corpio foi o pioneiro desse golpeMttica. <or&m ele & geralmente associado a Eddie Guerrero que passou a utiliza%lo como finisher. 2p#s sua morte, outros lutadores amigos de Guerrero como 'havo Guerrero "por sinal seu sobrinho$, 1e, M,sterio e 'hristian passaram utilizar >rog .plash durante as lutas em sua homenagem.

%i!e-(tar %rog (plas*[editar | editar cdigo-fonte]


1ob Lan +am realiza uma varia(o do >rog splash, chamada de >ive%.tar >rog .plash quando o oponente est, no m*nimo, no meio do ringue. 5 um dos golpes em que o wrestler pula mais alto. ;o alto que, depois de executado, o pr#prio 1ob Lan +am p)e a mo na barriga como se estivesse sem ar. movimento come(a quando ele fica na terceira corda e salta para frente caindo em cima da barriga do adversrio.

(*ooting (tar +ress[editar | editar cdigo-fonte]


.hooting .tar <ress & tipo um moonsault, s# que indo para frenteJ 8m :ac4flip.

#ody (plas*[editar | editar cdigo-fonte]


2taque & realizado quando o lutador salta do corner com a barriga o acertando com splash. 5 bastante usado por <rimo, 'arlito, 1e, M,sterio e por 'havo Guerrero.

4eap of %ait*[editar | editar cdigo-fonte]

% >acebuster9">amoso <edigre$ K -o tem tradu(o. nome & falado entre os que sabem nos treinos e explicado aos demais, e na luta usa%se a expresso Yjogou o oponente de cara no choZ. L*deo do Golpe9 http9MMbr.,outube.comMwatch[v\GAEdE]M n^3 % .lam9 Golpe inventado no :rasil, ento o nome & o mesmo. L*deo do Golpe9 http9MMbr.,outube.comMwatch[v\iG3-_e4E`Fw % 'ho4e :omb9 '&u 3nferno. L*deo do Golpe9 http9MMbr.,outube.comMwatch[v\SMo];?EE_rS % 'ho4eslam9 % -o tem tradu(o. nome & falado entre os que sabem nos treinos e explicado aos demais, e na luta usa%se a expresso Yque golpe violentoZ e etc. u os jarg)es. L*deo do Golpe9 http9MMbr.,outube.comMwatch[v\em;+LDgDMME % Lertical .uplex9 1oda Gigante L*deo do Golpe9 http9MMbr.,outube.comMwatch[v\-_@]Xtj8;w7 % 0earscissors9 ;esoura Loadora. L*deo do golpe "ultimo golpe$9 http9MMbr.,outube.comMwatch[v\F'p 3<1@va3 % -ec4bra4er9 Wuebra%<esco(o, ou as famosas express)es Yque golpe violentoZ L*deo do golpe9 http9MMbr.,outube.comMwatch[v\bfaA <zf@e7 % +rop 4ic49 Mais um golpe maide in :razil s# que aqui & chamado s# de drop. L*deo do golpe9 http9MMbr.,outube.comMwatch[v\mU8]e/A: <7 % ++;9 3mpacto de 'abe(a, esse nome foi dif*cil de achar, pois nem todos os golpes possuem um nome nacional, mas foi usado na narra(o da @'@ que passou antigamente na ;-;. L*deo do Golpe9 http9MMbr.,outube.comMwatch[v\%F1SFl`L;+S % .harpshooter9 'have de perna ou travamento. L*deo do Golpe9 http9MMbr.,outube.comMwatch[v\tiULaG]eAjs % 'lotesline "Fariat$9 :ra(o de >erro. L*deo do Golpe9 http9MMbr.,outube.comMwatch[v\qFxqoEh]e2S

% <iledriver9 <ilo. L*deo do Golpe9 http9MMbr.,outube.comMwatch[v\q,6UaqqE/x7 % 3nverted hearscissors9 ;esoura invertida. L*deo do golpe "aos A]seg$9 http9MMbr.,outube.comMwatch[v\WwcF'fma@bw % .pear9 Mergulho >rontal ou +errubada. L*deo do Golpe9 http9MMbr.,outube.comMwatch[v\o>ux0bh,jUs % 'rucifix9 >inaliza(o ou fechamento. "Lale lembrar que esse & o finisher do ?afu$ L*deo do Golpe9 http9MMbr.,outube.comMwatch[v\cn1UG+M:t`c % .uper4ic4 ".weet chin music$9 .uper chute. L*deo do golpe9 http9MMbr.,outube.comMwatch[v\/nXcFGbfEFM, % Enzugiri9 'hute ou Y;esoura :ailadaZ L*deo do Golpe9 http9MMbr.,outube.comMwatch[v\ xnjL Si0EM % Elbow .mash9 2viozinho. L*deo do Golpe9 http9MMbr.,outube.comMwatch[v\,e;%4duSfbg % 'hinloc49 Estrangulamento. L*deo do Golpe9 http9MMwww.,outube.comMwatch[v\n>W+%_8 e77 % .wingig full -elson9 +ouble -elson L*deo do golpe9 http9MMbr.,outube.comMwatch[v\g3sf^:E1x`s % 2mbar Foc4ed "2rmloc4$9 'have de bra(o a&rea e 'have de bra(o. L*deo do Golpe9 http9MMbr.,outube.comMwatch[v\qsgeqwl.< w % >igure for legloc49 'have qudrupla. L*deo do golpe9 http9MMbr.,outube.comMwatch[v\DtuA<_7bh0S

% German .uplex9 .uplex alemo. L*deo do golpe9 http9MMbr.,outube.comMwatch[v\wLs]%u>FXuX % .plash e crossbod,9 LIo do 2njo. L*deo do Golpe9 http9MMbr.,outube.comMwatch[v\8.wr??a+Ebc e http9MMbr.,outube.comMwatch[ v\sAlzA.te+>3 % Gogoplata9 Guilhotina. L*deo do Golpe9 http9MMbr.,outube.comMwatch[v\>ma2bu0a]dg % .idewal4er slam9 .lam fixo. L*deo do golpe9 http9MMbr.,outube.comMwatch[v\bozjbovWvm2 % :rain:uster9 1oda gigante de topo. L*deo do Golpe9 http9MMbr.,outube.comMwatch[v\wq6sugcporc %.cissor ?ic49 Guilhotina. Lideo do Golpe9 http9MMbr.,outube.comMwatch[v\pFgzqat]w.E % ?nee +rop9 /oelhada. L*deo do Golpe9 http9MMbr.,outube.comMwatch[v\8bW?2EL];s2 % :ig :oot9 'hute >rontal "Esse no precisa de v*deo hehe$

Vous aimerez peut-être aussi