Vous êtes sur la page 1sur 110

ON FANEROZICO

9. Fanerozico
9.1. Era Paleozica 9.2. Era Mesozica 9.3. Era Cenozica

Introduo
O on Fanerozico (do grego: phanero, visvel + zoe, vida), o quarto on do tempo geolgico, tem durao estimada entre 542 Ma at o Recente e divide-se em trs eras e doze perodos.

Introduo
Em relao ao Proterozico, o registro geolgico do Fanerozico amplo, mais acessvel, melhor preservado e notadamente mais fossilfero, graas irradiao, diversificao e disperso da vida

Introduo
O Fanerozico tambm foi palco da formao e da fragmentao do supercontinente Pangea, que moldou a paisagem atual do planeta.

A ERA PALEOZICA

7.1. Paleozico
7.1.1. Introduo 7.1.2. O Perodo Cambriano 7.1.3. O Perodo Ordoviciano 7.1.4. O Perodo Siluriano 7.1.5. O Perodo Devoniano 7.1.6. O Perodo Carbonfero 7.1.7. O Perodo Permiano

Introduo
O Paleozico (do grego: palaios, antigo + zoe, vida), primeira era do on Fanerozico, tem durao estimada entre 542251 Ma, perfazendo cerca de 290 milhes de anos da histria da Terra. Divide-se em seis perodos:
PALEOZICO (541 252,17 Ma)

Cambriano
(541,0485,4 Ma)

Ordoviciano
(485,4443,4 Ma)

Siluriano
(443,4419,2 Ma)

Devoniano
(419,2358,9 Ma)

Carbonfero
(358,9298,9 Ma)

Permiano
(298,9252,17 Ma)

Introduo
Seus limites (base e topo) so marcados, respectivamente, por dois importantes eventos: a expanso e a diversificao da vida e a maior extino em massa registrada no planeta.

Introduo
Acredita-se que durante o Paleozico, a Terra rotacionava mais rpido que no presente, de forma que os dias eram mais curtos e as mars lunares mais intensas, pois a Lua encontrava-se mais prxima da Terra. O oxignio atmosfrico alcanou os nveis atualmente conhecidos, formando a camada de oznio que bloqueou a radiao ultravioleta e permitiu o desenvolvimento e a evoluo de formas de vida mais complexas. Alm disso, a era paleozica tambm foi palco do desenvolvimento da maioria dos grupos de invertebrados; da conquista dos continentes pela vida; da evoluo dos peixes, dos anfbios, dos rpteis, dos insetos e das plantas vasculares. Da formao do supercontinente Pangea e de pelo menos duas distintas idades do gelo.

Introduo
Apesar de intensa, a tectnica de placas durante o Paleozico envolveu, de um modo geral, a evoluo de quatro continentes: Laurentia (Amrica do Norte e Groelndia), Bltica (Europa), Sibria e Gondwana (Amrica do Sul, frica, Austrlia e Antrtica).
Cambriano Inferior (540 Ma.) Permiano Superior (260 Ma.)

SIBRIA LAURENTIA GONDWANA BLTICA

PANGEA

Introduo
O clima da Terra tambm passou por significativas e marcantes modificaes globais, destacando-se a instalao de estaes mais bem definidas e de diferentes momentos de aquecimento e resfriamento globais, os quais implicaram diretamente nos padres de umidade e, consequentemente, na formao de distintas zonas climticas.

CAMBRIANO

Cambriano
O Perodo Cambriano (latim Cambria, nome romano do Norte do Pas de Gales), foi definido em 1835 pelo gelogo ingls Adam Sedwick, possui durao estimada em cerca de 55 Ma, estendendo-se de 541,0Ma a 489,4 Ma.

Cambriano
Ao final do Pr-Cambriano (~540 Ma), a fragmentao do Supercontinente Pantia foi concluda e as massas continentais remanescentes se concentravam em torno do Hemisfrio Sul, distribudas em 4 placas principais: Gondwana (Amrica do Sul, frica, Austrlia e Antrtica), Laurentia (partes da Amrica do Norte e Cambriano Inf. (540 Ma.) Goelndia), Bltica (Escandinvia, Este da Europa e Rssia) e Sibria (parte do noroeste da sia).
Cambriano Inferior (540 Ma.)

Sibria Laurentia Gondwana Bltica

Cambriano
O resto da Europa e o que hoje corresponde a sia, estavam concentrados em pequenos blocos ao longo da costa do Gondwana.

Cambriano
Com o avano da deriva das placas tectnicas um novo Oceano, denominado Iapetus, se formou.

Cambriano Superior (514 Ma.)

Cambriano Inf. (540 Ma.)

Cambriano
Ao final do Cambriano o Gondwana iniciou um lento processo de deriva para o sul atravs do Plo Sul, enquanto a Sibria, a Laurentia e a Bltica convergiram na direo dos trpicos, entrando em rota de coliso, quando Laurentia alcanou o Equador.
Cambriano Superior (514 Ma.)

Cambriano Inf. (540 Ma.)

Cambriano
Nesse tempo, a rea continental emersa dos continentes era quase to grande quanto a atual e cada bloco continental era circundado por uma extensa plataforma continental, que estima-se tenha sido predominantemente rasa.
Cambriano Superior (514 Ma.)

Cambriano Inf. (540 Ma.)

Cambriano
Com a consecutiva aproximao entre Laurentia e Bltica no Cambriano Superior o Oceano Iapetus comeou a ser consumido.

Cambriano Inf. (540 Ma.)

Cambriano
O Cambriano limitado por duas idades do gelo, uma prxima ao final do Proterozico e a outra no Ordoviciano, s quais so atribudas redues globais de temperatura, extines em massa e reduo global do nvel relativo do mar. Apesar disso, de um modo geral, acredita-se que o clima durante o Cambriano foi temperado, representando tempos de maior estabilidade climtica, pois no h nenhum registro significativo de formao de gelo nesse perodo.

Cambriano
Como a maior parte das massas continentais emersas estavam se distanciando do Plo Sul, estima-se que ao longo do Cambriano a temperatura mdia nos continentes permaneceu moderada, com uma tendncia de aquecimento climtico em direo ao final desse perodo. Na verdade, acredita-se que o clima global Cambriano era provavelmente mais ameno e uniforme que o atual.

Cambriano
Foi tambm durante o Cambriano que o oxignio dissolvido nas guas ocenicas atingiu pela primeira vez quantidades significativas e que o oxignio atmosfrico alcanou nveis mais prximos aos atuais, embora o teor de CO2 atmosfrico ainda fosse muito elevado.

Cambriano
Estima-se que a maior disponibilidade dissolvido tenha de sido oxignio o fator

determinante para a evoluo da vida na Terra, desencadeando a exploso cambriana, evento de grande expanso, diversificao e irradiao da vida, particularmente dos invertebrados dotadas de conchas e exoesqueletos.

Cambriano
Apesar disso, acredita-se que os continentes no foram habitados e, como no h registros de plantas nesse perodo, a fotossntese e a produo primria foram exclusivas s populaes de bactrias, algas, e protistas que habitavam os vastos e rasos mares cambrianos.

Cambriano
A exploso cambriana da vida, marcou o desenvolvimento de todos os principais filos de invertebrados conhecidos no registro fssil, a exceo dos Bryozoa.

Cambriano
Organismos escavadores infaunais evoluram rapidamente durante o Cambriano, promovendo uma importante mudana nas caractersticas do substrato marinho, que se tornou intensamente bioturbado. Este evento chamado de A Revoluo Cambriana do Substrato.

Cambriano
H dois outros importantes acontecimentos que merecem destaque no registro fssil no Cambriano: o macio aumento de organismos com envoltrio mineralisado, e a expressiva ampliao no registro de traos-fsseis (icnofsseis), com maior elaborao e complexidade de formas, o que acreditase, tenha resultado da irradiao das formas de hbito escavador.

Trichophycus pedum, a trace fossil whose earliest presence at 535.5 Ma is the accepted boundary between the Proterozoic and the Cambrian periods.

Cambriano

Cambriano
Entre os animais mais abundantes do Cambriano estavam os arqueociatdeos, cnidrios, espongirios, moluscos, trilobitas (crustceos), braquipodes, equinodermas, graptlitos e conodontes, representados, em sua grande maioria, nos principais Fossil Lagersttten deste perodo: Chengjiang (China), Sirius Passet (Groelndia) e Burgess Shale (Canad). Chengjiang localizava-se no Gondwana, na poro que atualmente corresponde ao Sul da China, enquanto Burgess Shale e Sirius Passet estavam na Laurentia, na regio que compreende, respectivamente, partes do oeste da Amrica do Norte e do noroeste da Groelndia.

Sirius Passet Chengjiang Burgess Shale

Cambriano
Chengjiang (China):
BRAQUIPODES

INCERTAE SEDIS

ARTRPODES EQUINODERMA

Cambriano
Sirius Passet (Groelndia):

Cambriano
Burgess Shale (Canad):

Cambriano

Cambriano
A Classe Trilobita (Cambriano Permiano), membros do Filo Artropoda, so organismos bentnicos dotados de um exoesqueleto carbontico ou quitinoso. Foram as formas mais proeminentes durante o Cambriano.

Cambriano

Cambriano
O Filo Brachiopoda (CambrianoRecente), comporta animais bentnicos ssseis, filtradores, solitrios, exclusivamente marinhos, dotados de concha carbontica bivalve. Possuem dois grupos principais: Os articulados, dotados de um mecanismo de articulao que auxilia na abertura e no fechamento da concha; e Os inarticulados, sem mecanismo articulatrio, nos quais o fechamento e a abertura das conchas realizado exclusivamente por msculos.
Morfologia dos braquipodes articulados

Cambriano

Cambriano
Filo Brachiopoda (CambrianoRecente):

Cambriano
Classe Graptolithina (Cambriano Mdio Devoniano Inferior): Os graptlitos (do grego graptos, escrita + lithos, rocha), so extintos hemicordados marinhos coloniais que viveram nos oceanos do Paleozico entre o Cambriano Mdio e o Carbonfero e atingiram seu apogeu durante o Ordoviciano e so importantes fsseis-guias do Paleozico.

Cambriano
So formados por um esqueleto colonial denominado rabdossoma, composto por vrias cpsulas denominadas tecas, nas quais se albergam os organismos individuais da colnia. O rabdossoma se forma a partir de um indivduo pequeno e cnico, denominado scula, do qual crescem uma ou mais longas e delgadas ramificaes (livres ou unidas por curtas conexes transversais), chamadas estipes.

Cambriano
Morfologia:

Cambriano
Classificao e Distribuio Estratigrfica:

Cambriano
Dendroidea (Cambriano Mdio Carbonfero Superior):

Dictyonema orvikui

Dictyonema retiforme

Dictyonema delicatulum

? Dictyonema sp.

Dictyonema aluvereum

Dictyonema piki

Cambriano
Graptoloidea (Ordovciano Inferior Devoniano Inferior):

Cambriano
O Filo Cnidaria (Cambriano Recente) (do grego knidos, irritante, urtiga e do latim aria, sufixo plural), comporta animais aquticos do qual fazem parte as hidras de gua doce, medusas, guas-vivas, corais, anmonas do mar e caravelas. So organismos formadores de coral. Segundo Fernandes (2004), representam os metazorios verdadeiros mais simples conhecidos; so exclusivamente aquticos e predominantemente marinhos; e possuem duas formas bsicas, os plipos (ssseis) e as medusas (livre-natantes).

Cambriano

Cambriano

Coral Rugosa (Devonian)

Coral Rugosa (Siluriano)

Coral Rugosa (Jurssico)

Coral Rugosa (Siluriano)

Coral Rugosa (Carbonfero)

Cambriano

Coral Tabulata (Siluriano)

Coral Tabulata (Carbonfero)

Coral Tabulata (Devoniano)

Cambriano
O Filo Archaeocyatha (Cambriano) constitudo por um grupo extinto de invertebrados marinhos bentnicos solitrios ou coloniais de afinidade ainda incerta, que formaram recifes durante o Cambriano Inferior.

Cambriano

Cambriano

Cambriano

Cambriano
Outros invertebrados:
Poriferos

Cambriano
Outros invertebrados:
Equinodermas

Cambriano
O Cambriano tambm foi palco do surgimento dos primeiros vertebrados, representados inicialmente por Pikaia um extinto cefalocordado Craniata de diminuto tamanho (~5 cm), encontrado entre a biota do Folhelho Burgess (Canad).

Cambriano

Cambriano

Ordoviciano
E tambm pelos conodontes (do grego knus, cone + odontos, dentes), vertebrados primitivos considerados como os primeiros a produzir partes mineralizadas, que so representadas no registro paleontolgico por pequenas estruturas esqueletais de forma denticulada, denominadas elementos conodontes. Estima-se que o animal conodonte foi um predador livre natante, estritamente marinho, pequeno (~20-50mm) e com forma semelhante a de uma enguia moderna. Era lateralmente comprimido, possua simetria bilateral, olhos grandes, nadadeira caudal radiada; notocorda e um aparelho alimentar composto por elementos denticulados bilateralmente simticos.

Ordoviciano
At a descoberta do animal conodonte os elementos foram associados a estruturas pertencentes a diferentes grupos, como: dentes de peixes, algas, vermes, etc.

Ordoviciano
Os conodontes surgiram no Cambriano e se extinguiram no Trissico Superior, porem sua maior representatividade, tanto em termos de abundncia quanto de diversidade ocorre durante Paleozico. Atingiram seu apogeu no perodo Ordoviciano, mantiveram-se representativos entre o Siluriano, e o Carbonfero, iniciaram uma fase de declnio no Permiano e por fim se extinguiram no Trissico. No Brasil h registros de conodontes no Devoniano e Carbonfero das bacias do Acre, Solimes e Amazonas.

Ordoviciano
Conodontes do Pensilvaniano (Carbonfero) da Formao Itaituba, Bacia do Amazonas (Nascimento et al., 2005; 2010).

ORDOVICIANO

Ordoviciano
O perodo Ordoviciano (do latim Ordovices, antigo povo do centro do Pas de Gales), foi definido em 1879 pelo gelogo ingls Charles Lapworth e sua durao estimada entre 485,4 443,4 Ma, perfazendo cerca de 42 Ma.

Ordoviciano
No incio do Ordoviciano, a disposio dos continentes era similar do Cambriano, com quatro principais continentes: Laurentia, Bltica, Sibria e Gondwana, alm de placas menores como Kazaquisto, China (norte e sul) e Avalnia.

Ordoviciano
A Antrtica, a ndia e a frica Central eram, provavelmente, terras emersas, enquanto grande parte da sia, Austrlia, Europa, Amricas do Norte e do Sul, e norte da frica estavam cobertas por mares rasos durante boa parte desse perodo.
Ordoviciano Mdio 458 Ma

Ordoviciano
Como mostra o registro geolgico global, isso aparentemente, favoreceu a deposio de sedimentos carbonticos tpicos de ambientes de climas tropicais em grande parte dos continentes.

Ordoviciano Mdio 458 Ma

Ordoviciano
Apesar disso, nas reas que correspondem s atuais Europa, norte da frica, Oriente Mdio e Amrica do Sul predominava a deposio de areias, siltes e argilas, que indicam um clima mais frio. Alm disso, localmente, h registros de rochas vulcnicas intercaladas em algumas bacias deposicionais.
Ordoviciano Mdio 458 Ma

Ordoviciano
Entre os blocos Laurentia e Gondwana a consecutiva subduo da placa ocenica Iapetus dava incio Orogenia Taconiana (~480440 Ma), que culminou com a amalgamao de arcos de ilha Laurentia. Esta foi a primeira das trs principais colises que deram origem aos Apalaches.
Ordoviciano Mdio 458 Ma

Ordoviciano Mdio 458 Ma

Ordoviciano
No incio do Ordoviciano predominavam climas amenos, porm o Bloco Gondwana (que inclui a Plataforma Sulamericana) estava se deslocando continuamente para o sul, at que no Ordoviciano Superior atingiu latitudes polares. Como resultado, formaram-se extensas geleiras que "drenaram" a gua dos mares rasos, provocando o rebaixando o nvel do mar. Depsitos glaciais dessa idade so identificados no norte da frica e na Amrica do Sul. Vrias formas de vida marinha se extinguiram em funo dessas mudanas climticas. Estima-se que ao final desse perodo glacial 60% dos gneros existentes e 25% das famlias tenham desaparecido.

Ordoviciano
A biota marinha do Ordoviciano era composta praticamente pelos mesmos grupos de invertebrados e cordados primitivos que compunham a biota cambriana (graptlitos, trilobitas, braquipodes, moluscos, corais, crinides, cordados primitivos, algas, protistas, etc.), a exceo dos arqueociatdiedos, que se extinguiram ao final do Cambriano e dos briozorios que surgiram durante o Ordoviciano. Apesar da composio similar, a vida marinha no Ordoviciano continuou se expandindo, de modo que este tambm foi um perodo de grande ampliao da diversidade e da abundncia dos grupos, marcado pelo surgimento de muitas espcies, gneros e mesmo famlias.

Ordoviciano
Filo BRYOZOA (Ordoviciano Recente): Os briozorios so animais invertebrados de hbito colonial, ssseis e incrustantes; predominantemente marinhos, embora tambm sejam encontrados em gua doce. Os indivduos das colnias (zoides) so cilndricos, dotados de anel de tentculos e fisicamente conectados entre si. No ambiente marinho podem ser encontrados em todas as profundidades, sendo, porm, mais comuns em guas rasas e em mares tropicais. Os briozorios marinhos possuem um esqueleto calcrio e participam da construo de recifes.

Ordoviciano
Classificao Sistemtica e Distribuio Estratigrfica:

Ordoviciano
Filo BRYOZOA (Ordoviciano Recente):

Ordoviciano
O Ordoviciano tambm foi marcado pelo surgimento dos mais antigos vertebrados dotados de uma estrutura ssea semelhante atual, que correspondiam a pequenos peixes sem mandbula (~20 cm), informalmente chamados de ostracodermos.

Ordoviciano
Os ostracodermos eram dotados de grandes escudos sseos na cabea, pequenas escamas em forma de bastonetes ou placas cobrindo a cauda e uma boca em forma de fenda na extremidade anterior. Fsseis representativos deste grupo so encontrados em estratos marinhos ordovicianos da Austrlia, Amrica do Sul e oeste da Amrica do Norte.

Ordoviciano
OSTRACODERMOS (Ordoviciano Siluriano):

Ordoviciano
OSTRACODERMOS (Ordoviciano Siluriano):

Ordoviciano
OSTRACODERMOS (Ordoviciano Siluriano):

Ordoviciano
Outro importante evento biolgico do Ordoviciano foi a colonizao dos continentes pela vida. Data deste perodo os primeiros icnofsseis e restos de artrpodes terrestres, alm de cutculas e esporos de plantas terrestres primitivas.

Ordoviciano
Os primeiros registros de plantas no Ordoviciano so representados por esporos e cutculas de Talfitas (plantas com forma de talo, de estrutura muito simples, sem folha, caule e raiz).

Antheridia (male sexual organs) are located on the upper surface of the branch; magnification times 3.4. b, Longitudinal section of antheridium of Lyonophyton rhyniensis from the Rhynie Chert; magnification times 40. c, Longitudinal section of archegonium (female sexual organ) of Langiophyton mackiei from the Rhynie Chert; magnification times 80. ac are from the Remy Collection (slides 200, 90 and 330), Abteilung Palobotanik, Westflische Wilhelms-Universitt, Mnster, Germany (photographs courtesy of H. Hass and H. Kerp). d, Scanning electron micrograph of Tetrahedraletes medinensis showing a spore tetrad of possible liverwort affinity from the Late Ordovician (photograph courtesy of W. A. Taylor); magnification times 670.

The origin and early evolution of plants on land Paul Kenrick and Peter R. Crane Nature 389, 33-39(4 September 1997) doi:10.1038/37918

Ordoviciano
Acredita-se que estas primeiras plantas eram formas pequenas que cuja morfologia se assemelhava a das atuais psilfitas.

Ordoviciano

The origin and early evolution of plants on land Paul Kenrick and Peter R. Crane Nature 389, 33-39(4 September 1997) doi:10.1038/37918

Ordoviciano
Entre os fsseis de artrpodes predominam vestgios como pistas.

Ordoviciano
Ao final do Ordoviciano vrias formas de vida marinha se extinguiram em resposta drsticas mudanas climticas e variaes eustticas do nvel relativo do mar, cujas causas so associada a uma glaciao resultante da movimentao de massas do bloco Gondwana. Estima-se que ao final desse perodo glacial cerca de 60% dos gneros e 25% das famlias existentes tenham desaparecido.
Do Ordoviciano Inferior a Mdio o clima da Terra era ameno e mido, porm ao final deste perodo o Gondwana atingiu o Plo Sul, dando incio a um evento glacial.

SILURIANO

Siluriano
O perodo Siluriano (do latim Silures, tribo celta do sul do Pas de Gales), foi definido em 1839 pelo gelogo escocs Roderick Murchison e sua durao estimada em 443,4419,2 Ma (~24 Ma).

Siluriano
No incio do perodo Siluriano boa parte da Amrica do Sul, da frica e da Antrtica eram terras emersas; mares epicontinentais cobriam a Amrica do Norte, Europa, sia e Austrlia e prosseguia o fechamento do Oceano Iapetus.
Siluriano Mdio 425 Ma

Siluriano
No Siluriano Mdio-Superior a Bltica e a Laurentia comearam a colidir, dando prosseguimento Orogenia Caledoniana, dando incio a formao das cadeias de montanhas da Escandinvia, encerrando o Oceano Iapetus e comeando a ampliao do Mar de Rheic.

Siluriano

Early Silurian reconstruction of the Rheic Ocean immediately prior to the closure of Iapetus by way of subduction beneath Laurentia (toothed red line). Stippled areas denote inferred regions of thinned and/or anomalous thickness of continental and arc crust (simplified after Pickering and Smith, 1995, with Cadomia placed adjacent to Gondwana). Rheic ridge-transform system purely schematic. Heavy black lines trace Tornquist suture zone.

Siluriano
A glaciao iniciada no Ordoviciano se estendeu at o Siluriano Inferior, mas, a partir da, o clima novamente ameniza, culminando com o degelo das grandes calotas polares e com a consequente elevao global do nvel relativo do mar. A Terra ento foi submetida a uma longa fase de moderado efeito estufa. Apesar da elevao global da temperatura, o clima continuava variando conforme a latitude, de modo semelhante ao que ocorre hoje. Assim, havia geleiras nas altas latitudes (acima de 65o) e regies de aridez acentuada no Equador Siluriano, com quentes mares rasos cobrindo boa parte das massas equatoriais emersas.

Siluriano
Aps o evento de extino do final do ordoviciano houve uma recuperao rpida da faunas de invertebrados durante o Siluriano. Com a elevao do nvel do mar, mares rasos e quentes proporcionaram um ambiente hospitaleiro para a vida marinha de todos os tipos. De um modo geral, a biota e a dinmica ecolgica do Siluriano ainda eram muito semelhantes s do Ordoviciano, porm havia maior diversificao. Entre os organismos com conchas resistentes, os braquipodes foram os mais comuns deste perodo, compondo cerca de 80% do total das espcies existentes.

Siluriano
Nos mares rasos deste perodo, os recifes tropicais formados principalmente por corais Tabulata e Rugosa se expandem, mantendo a participao tambm comum de briozorios e algas calcrias em sua construo. Por outro lado, os trilobitas comeam a entrar em declnio.
Recifes (Tabulata e Rugosa)

Siluriano
Peixes sem mandbula (ostracodermos) invadiram as guas mixohalinas e doces, assim como moluscos e artrpodes (euripterdeos e escorpies, que podem ter sido semi-aquticos).
Comunidades de guas salobras (Euripterdeos e Moluscos)

Siluriano
Entre os artrpodes, os euripterdeos, um grupo extinto de artrpodes (Eurypterida, Chelicerata) foram particularmente abundantes, expandindo-se para guas mixohalinas e doces e se tornaram um dos principais predadores desse tempo. De um modo geral, e simplificado, a morfologia destes organismos assemelha-se a dos escorpies.

Siluriano
CLASSE EURYPTERIDA (Ordoviciano Permiano):

Siluriano
CLASSE EURYPTERIDA (Ordoviciano Permiano):

Siluriano
Tambm no Siluriano surgiram as primeiras plantas vasculares continentais .

A-B) Cooksonia, considerada a mais antiga planta continental conhecida, com fsseis identificados na Amrica do Norte, Europa, sia, e Africa. C) Baragwanathia, outra planta deste perodo, considerada mais complexa que Cooksonia, com fsseis registrados na Austrlia.

Siluriano
Fsseis de Plantas Vasculares do Siluriano

Siluriano
Estas primeiras plantas vasculares do Siluriano eram formas pequenas (~20cm) e no possuam sementes, sendo mais comumente assinaladas como plantas vasculares sem sementes.

Siluriano
Distinguem-se entre os principis representantes deste perodo Cooksonia e Baragwanathia.

Cooksonia

Siluriano

Baragwanathia

Siluriano

Siluriano
Ordoviciano Siluriano

Siluriano
No final do Siluriano, surgem os Gnathostomata (do grego gnathos, mandbula + stomatos, boca), peixes dotados de aparelho maxilo-mandibular incorporado a cabea (adaptado de Richter et al., 2004) Segundo Benton (2006), os gnatostomados so agrupados em quatro clados: Chondrichtyes (SilurianoRecente); Osteichthyes (SilurianoRecente); Acanthodii (OrdovicianoPermiano) e Placodermi (SilurianoDevoniano), dos quais os trs ltimos surgiram no final do Siluriano.

Siluriano
Superclasse GNATHOSTOMATA (Siluriano Recente):

Siluriano
Superclasse GNATHOSTOMATA (Siluriano Recente):

Siluriano
Superclasse GNATHOSTOMATA (Siluriano Recente):

Siluriano
Superclasse GNATHOSTOMATA (Siluriano Recente):

Vous aimerez peut-être aussi