Vous êtes sur la page 1sur 14

Termologia

o ramo da Fsica que estuda os fenmenos relacionados ao aquecimento e resfriamento dos corpos.

Prof. Celso F.M

Temperatura
Em algumas situaes temperatura pode ser entendida como a grandeza que indica se um corpo est quente ou frio. Numa outra situao, por exemplo, dois corpos um a -10 C e outro a -5 C, falar que um corpo mais quente que o outro no faz tanto sentido. Neste caso temperatura deve ser entendida como a grandeza que mede o estado de agitao das partculas. Temperatura uma grandeza fsica associada ao grau mdio de vibrao das partculas que compem um corpo.

Prof. Celso F.M

Equilbrio Trmico
Sempre que dois ou mais corpos so colocados em contato com temperaturas diferentes, aps um intervalo de tempo eles atingiro a mesma temperatura, atingindo, portanto o equilbrio trmico.

Prof. Celso F.M

Prof. Celso F.M

Termmetros
So usados para medir a temperatura em que o corpo se encontra. O mais comum o de mercrio em um tubo de vidro, seu funcionamento devido ao fato de que o mercrio contido no tubo sofre dilataes ou contraes fazendo a coluna subir ou descer e com isso podemos determinar a temperatura de um corpo. A graduao de um termmetro recebe o nome de escala termomtrica. Diversos tipos de graduao foram surgindo, mas a escala universal a escala Celsius.

Prof. Celso F.M

Escalas Termomtricas

Prof. Celso F.M

Escala Celsius
Foi feita levando em considerao o ponto de fuso e ebulio da gua ao qual ele atribuiu 0C e 100C respectivamente. Aps isso divide-se o intervalo entre 0C e 100C em 100 partes obtendo com isso a variao de 1C. Estendendo este intervalo acima de 100C e abaixo de 0C. Como isso o termmetro est completo.

Prof. Celso F.M

Escala Fahrenheit
usada nos pases de lngua inglesa. Adota como ponto de fuso do gelo 32F e o ponto de ebulio da gua 212F. Portanto o intervalo entre estes pontos dividido em 180 partes. A variao de 1C igual a 1,8F. Para transformar de uma escala em outra basta usar a relao:

TC = TF -32 100 180

Prof. Celso F.M

Escala Kelvin
muito usada nos meios cientficos para se determinar as temperaturas mximas e mnimas que um corpo pode atingir. No existe um limite superior para a temperatura dos corpos, entretanto existe um limite inferior quando tentamos abaixar a temperatura. Este valor -273C ou 0 K. Como os intervalos de temperatura na escala Celsius e Kelvin so iguais, para transformar de uma escala em outra basta usar a relao:

TK = TC + 273

Prof. Celso F.M

Relao entre as escalas

Prof. Celso F.M

Escala Termomtrica arbitrria

Prof. Celso F.M

FSICA CADERNO 5 CAPTULO 1

Exemplo
(PUC/Campinas-SP) Uma escala termomtrica arbitrria X est relacionada com a escala Fahrenheit (F) de acordo com o grfico a seguir.

As temperaturas de fuso do gelo e ebulio da gua, sob presso normal, na escala X valem, respectivamente: a) 0 e 76 b) 0 e 152 c) 60 e 30 d) 76 e 152 e) 152 e 30

Prof. Celso F.M

FSICA CADERNO 5 CAPTULO 1

Exemplo
Observe este esquema:

Alternativa c

Prof. Celso F.M

Fim

Prof. Celso F.M

Vous aimerez peut-être aussi