Vous êtes sur la page 1sur 4

Introduo

O pensamento administrativo surge com base na consolidao lgica de mercado e na consolidao das estruturas burocrticas como forma de organizao do trabalho humano com o objetivo inicial de aumentar a produtividade e gerar lucro. Dessa forma o pensamento administrativo evolui segundo os estudos empricos sobre o funcionamento da burocracia e de suas disfun es. O processo de modernizao retrata a substituio progressiva da autoridade tradicional pela autoridade legal!burocrtica e pela emerg"ncia de uma lgica de mercado# visto $ue as necessidades da %poca retratavam a um ambiente de mudanas e inova es e um lder tradicional ou um carismtico no saciavam as necessidades da burguesia industrial e a din&mica social 'evitava o abuso de poder e a arbitrariedade(. )s tr"s formas de autoridade segundo *a+ ,eber )utoridade tradicional- baseada nos costumes# tradi es de uma cultura e mitos 'e+.- sociedade feudal(. )utoridade legal!burocrtica- baseada nas regras e normas estabelecidas por um regulamento reconhecido e aceito pela maioria dos membros da sociedade. )utoridade carismtica- baseada nas caractersticas pessoais de um indivduo $ue o povo se identifi$ue 'e+.- na sociedade industrial# na figura do lder dos sindicatos(. O surgimento da burocracia % decorrente da busca por organizao de forma estvel# duradoura e cooperativa por maior parte da sociedade 'trabalho . famlia(. Os princpios da burocracia so /un es pr%!definidas e racionalizadas de forma a facilitar o trabalho 0ierar$uia definida por normas e regras *embros t"m direitos e deveres a serem cumpridos 1ecrutamento % feito por regras previamente estabelecidas# o $ue garante a igualdade formal na contratao 1emunerao deve ser igual para os trabalhos semelhantes 2romoo e avano na carreira devem ser regulados por normas 2ersonalidade pessoal independe da funo.

Captulo 1
O foco da 3scola 4lssica de )dministrao % interna e estrutural# portanto o objetivo dos tericos era o aperfeioamento das regras e estruturas internas da organizao# para poderem melhorar o funcionamento e produtividade. 5a6lor- "nfase na produo 'estudo do tempo e melhorias em nvel operacional( Obs.- Homo Economicus: ser humano considerado previsvel# controlvel# egosta# utilitarista# e+tremamente racional em busca das op es $ue ma+imizam suas a es e incentivos monetrios. /a6ol- "nfase na estrutura organizacional da empresa 'departamentizao( 7ilian 8ilbreth e 0enr6 8antt reconheceram a efici"ncia de incentivos no monetrios# percebendo assim varias falhas da administrao cientifica e dando import&ncia a moral do trabalhador. ) administrao cientifica tinha seus pontos positivos e negativos como proteo do operrio em relao 9s puni es arbitraria e bai+a responsabilidade# mas tamb%m alienava# blo$ueava seu desenvolvimento# sua autonomia e seu aprendizado sobre o processo produtivo.

5a6lor
/uno primordial da administrao cientifica % determinar a :nica maneira certa de e+ecutar o trabalho e para determin!la % estudar o trabalho e seus movimentos a fim de ma+imizar a efici"ncia. 0omem de primeira classe- individuo perfeito para a e+ecuo de um trabalho. 3stabelecimento de padr es de produo. )dministradores e engenheiros estabelecem os padr es e os operrios apenas obedecem. ;uperviso cerrada. Incentivos monetrios. Impessoalidade nas decis es. <usca de estruturas e sistemas perfeitos. 5reinamento para padronizao do processo e do operrio 'fcil reposio de mo!de!obra(. /un =. >. ?. @.

/a6ol
es do administrador so2lanejar Organizar 4omandar 4ontrolar

Diviso do trabalho e departamentizao. Anidade de comando e amplitude de controle. ;eis fun es da empresa Buatorze princpios gerais da administrao

/ordismo
0enri /ord aperfeioou a linha de montagem para $ue o operrio permanecesse no seu posto e suas ferramentas e mat%rias chegassem at% ele 'seguidor da administrao

cientifica(. /ord aplicou rigidamente a diviso do trabalho# tanto verticalmente $uanto horizontalmente.

5o6ota
) ocorr"ncia de um erro parava a m$uina automaticamente. ) soluo dos problemas no era feita apenas por engenheiros# mas sim por toda a e$uipe de produo 'todos pensam e e+ecutam(. 5rabalho vitalcio- operrio v" o trabalho como parte a sua vida particular# como seu patrimCnio. Just-in-time: produo sem esto$ues# fornecedor participa do projeto e do processo produtivo facilitando a entrega e o prazo e aumentando a $ualidade tanto do produto $uanto da relao ind:stria!fornecedor 'eficient consume receive- $uando um produto % abatido no cai+a a fornecedora j est ciente da necessidade de reposio do produto(.

/ord
) ocorr"ncia de erros no processo produtivo parava a esteira e o operrio responsvel pelo erro era punido por ter parado a esteira 'diminui a produtividade( 2ara alguns erros era feito olho grande para $ue depois o produto defeituoso fosse reparado na rea de reparos. 4ompetio e e+plorao do fornecedor fazendo $ue houvesse escassez nos produtos de mat%rias primas# j $ue esse processo $uebrava muitos fornecedores

Criticas- para alguns autores a administrao no atingiu o patamar de ci"ncia# pois ela % contraditria em vrios pontos $ue ela mesma diz ser uma lei# como 4oncepo de homo economicus no leva em conta a natureza mutvel humana e tamb%m s analisa o homem como uma varivel econCmica 'capitalista voraz(. )lta especializao do trabalho foi combatida# pois a perspectiva do operrio sobre seu trabalho % minimizada de tal forma $ue ele no trabalhar com m+ima efici"ncia sabendo $ue ele ter $ue fazer a$ueles mesmos movimentos para sempre. ) amplitude de controle# $ue define o maior n:mero de supervisores por grupo de trabalhadores# se choca com a centralizao das decis es no alto poder hierr$uico# pois a deciso ter muito caminhos burocrticos a seguir para chegar at% a alta administrao. OverlooDing.

Decoupling separao entre as normas e a prtica administrativa.

Vous aimerez peut-être aussi