Vous êtes sur la page 1sur 131

Livro da Dana

Gonalo M. Tavares

Sumrio

Livro da Dana

8. Confirmao 9. Morte dos Antigos 10. Velhice nova 11. O segredo 12. O importante 14. Metodologia 15. Comear a escultura, acabar noutro lado 17. Museu 18. Apario 19. O ombro 20. Sntese 21. O ritmo 22. De qualquer modo 23. Pssaros e dana 24. A tcnica 25. Recordar o bvio 26. Entre uma e outro 27. Ser rpido 28. Descrio pormenorizada
2

30. Recomendaes 31. Medidas do corpo 33. Projecto 34. Sexualidade sem rosto 35. Os velhos 36. Danarino subtil 37. Tarefa completa 38. Salvao 39. O problema 40. Treinar 41. Circunferncia perfeita 42. Vocabulrio e alfabeto 43. Inveno 44. Substituio no exacta 45. Evitar 46. Sobreviver 47. O corpo 48. Psicanlise 49. Esttica do tomo 50. Beleza 51. Quatro perguntas, quatro respostas 52. Claro que h 53. O erro
3

54. Conselho consequncia da definio do erro 55. A indstria 56. Redundncia 58. Orao 59. Sobre a alegria 60. Rapazes e raparigas dentro do corpo 61. Sobre o osso 62. fcil 63. Ainda o exemplo 64. Ainda, ainda o exemplo 65. Exibio 66. Esttica 67. Pedido 69. Vrias questes, vrias respostas 72. Dilogo rigoroso 73. Eis 74. Uma frase 75. Questionrio 76. Um pedido 77. Declarao de amor 78. Um objecto exacto 79. Perceber no corpo 80. No ter vergonha
4

82. Duas potncias 83. Ouvir e avanar 85. Objectos a utilizar 86. Movimento 87. Definio de funo 88. Exibio possvel 89. Isso claro 90. Depois sim, antes no 91. Livro de cabeceira 92. Mais um coelho 94. evidente 95. Penso que agora fica claro 96. Exclamao 97. Aprendizagem 98. Obedincia 100. No perder o territrio (o pudor) 102. Sobre memria e profecia 103. Se 104. Dois sistemas 105. Duas sugestes 106. Hoje fui ver o corpo 108. Sobre o verdadeiro milagre 109. Esses rudos a que alguns chama de morte
5

110. Sobre o que fazer com o minsculo 111. Indicaes quase gerais 112. Planeamento e milagre 114. Dimenses do movimento 115. Biografia e prestgio 116. De novo 117. Descida rpida 118. Recomendao til 119. F e corpo 120. Contabilidade dupla 122. Aniversrio dessincronizados 123. O punhal 124. Lembrana nica 125. No uma ideia 126. Extremamente 127. Exactamente aqui 128. Corao e cicatriz 129. realidade

Projecto para uma potica do movimento

Confirmao

Confirmar o crculo com os ps. Comecei hoje a metafsica da casa: comecei por limpar a pele. Comecei hoje a metafsica da casa. O PARTO no PALCO deve evitar o sangue mas no o SUSTO, espalhar a FISIOLOGIA dos anjos pelo pblico, libertar a Religio e os animais no meio da Lgica do bvio e do Sensato. Confirmar Crculos com os ps.

Morte dos Antigos

Coreografia da Morte, Inocncia. Material cnico com Pecados no Meio. Coreografia do Azar e do Imprevisto. A Morte dos antigos igual Contempornea. morre-se.

Velhice nova

Intensidade errada alojada na Perfeio. Escolher movimentos Racionais e Suicdios. Suicidar Possibilidades de Movimento aceitando a velhice com o chapu na Mo e Desrespeito.

10

O Segredo

a poesia dos terrestres e o Sagrado uso da verticalidade (herberto). Subir com os deuses estranhos, os bvios. a cincia o deus-bvio, o veneno come a madeira do escadote e as PERNAS da danarina da Frente so curtas enquanto atrs so longas. Quem dana deve usar as pernas (CURTAS) para alcanar o cu (alto). Assim que . RESUMO ou SNTESE ou avanar 1 pouco: O Corpo deve produzir conferncias verticais cada vez mais altas e terminar no projector que ilumina o Sol. A terra secreta o corpo e o corpo tem o segredo da TERRA. Provocar as cidades e as Pessoas. ATIR-LOS AO Segredo. (ATIRAR as Pessoas ao Segredo).

11

O importante

o importante da respirao o modo como ela parece no existir. a cabea deve respirar como a gua: so os outros - o Peixe, por exemplo que respiram pela gua: a cabea deve respirar como a gua, ou seja: os outros devem respirar substituindo a cabea. Se a cabea Respira crebro. E no h Pacincia para o crebro. Portanto: a cabea no deve respirar porque a inteligncia crime: pulmonar a matemtica dos pulmes e crime tornar abstracto um tendo. O corao (uma sntese de aurculas e Lixo e querem faz-lo centro do Apaixonado) o corao belo e crime ainda maior tornar abstracta a Vagina, por exemplo, o PNIS, o nus, o esperma, a urina e a Saliva. a cabea no deve respirar. impedir que o pensamento atravesse a PONTE. a cabea no deve respirar. a FRACTURA da Tbia dor porque algum --- o corpo
12

--- pensou antes como definitiva a Tbia, assim, completa, nica, compacta: A tbia. Impedir que os ossos pensem ou Respirem. aceitar a FRACTURA, a NEVROSE, o Psicopata, a dor, aceitar tudo como se isso fosse a ideia NOVA mostrada por quem dana. Deitar Sal na prpria CARNE e oferecer-se ao Banquete Sem angstias. Se falarmos do que belo a botnica debaixo do Movimento MAGRA (falamos do que Belo). Respirar ou pensar no meio do Movimento ter as Razes gordas e todos sabem que se os anjos tivessem Razes gordas seriam HIPOPTAMOS, no anjos, isso no.

13

Metodologia

Tornar o cho Louco. a importncia da ATMOSFERA a Psicanlise perante o deitado (o cho). Tornar o cho Louco para que a ATMOSFERA possa dar conselhos. Depois, a seguir, tornar a atmosfera louca.

14

Comear a escultura, acabar noutro lado

O princpio escultura. O segundo o Murmrio por dentro da escultura a anunciar a hiptese do Lquido. a energia murmrio da MATRIA que a vem dentro da MATRIA que a est. No princpio a escultura. Simular com o corpo a IMOBILIDADE, ou seja simular o NO-CORPO com o CORPO. Depois da escultura imaginar Murmrios, multiplicls. Como se o vrus Transmitisse Rudo e o Rudo PROPAGADO como os lquidos cados do ALTO, conquistasse territrio at tornar significativa a moleza no territrio duro. A escultura, como a quantidade de murmrios torna-se lquida, bebe-se. alimento, SIM, mas tranquilo: no adormece quem no dorme j, no acorda quem no j acordado. O Corpo deve SER ento a botnica no limite da gua, UM POUCO acima apenas.
15

Deixar sede mas no se deixar beber (O corpo). a botnica geral sem TAXONOMIAS um metro acima da gua (o corpo).

16

Museu

Descoberta do Museu. Deitar abaixo do Museu. No corpo as obras-primas resistem um quinto de segundo e menos de meio instinto. Descoberta do Museu. Deitar abaixo do Museu. O Museu dos Movimentos estragou-se. Destruio do lugar comum no lugar do corpo. Descoberta do Museu. Deitar abaixo do Museu.

17

Apario

Apario. O corpo FANTASMA, esconde-se e depois Aparece. Planear pois a Apario. Planear o Fantasma. Criar ESTRUTURA, ou seja: ossos, para que o FANTASMA exista. Os ossos do Fantasma so a subtileza. Osso subtil. Osso imprevisto. Aparece no stio do corpo onde o corpo no se sabia existir. Osso surpreendente.

18

O ombro

O ombro tem dentro um OMBRO Profundo. As palavras tm dentro um corpo Profundo. O estmago tem dentro 1 estmago Profundo. Esqueleto, Fezes e Filosofia. A vida Profunda simples. Esqueleto, Fezes e Filosofia. Mostrar a Filosofia com o Corpo mesmo quando o corpo s Mostra os dejectos. EVITAR a camuflagem: o corpo Profundo o corpo entre as fezes e a beleza. Mscara Profunda. Apario sbita de deus no OMBRO. Mscara Profunda. No o OMBRO. deus.

19

Sntese

Mesmo deus tem dentro dele um deus profundo.

20

O ritmo

De qualquer modo dana. De qualquer modo sente. De qualquer modo o corpo contm o dia. De qualquer modo as cores e o Msculo. De qualquer modo o corao. De qualquer modo sempre no Fundo a Memria. Mas de qualquer modo sem TEORIAS. De qualquer modo com a teoria da potica que no existir teoria e s existir potica. De qualquer modo a cincia atrapalha 1 pouco mas no totalmente. De qualquer modo Curiosidade. De qualquer modo colecionar montanhas. De qualquer modo acabar quando o ritmo exige que se continue o ritmo exige coisas a que no devemos aceitar obedecer ser escravos.

21

De qualquer modo

De qualquer modo a dana imaginar msica Produzida pelo corpo a ser estendida de maneira calma pelos Mortos e pelo cu.

22

Pssaros e dana

A histria da dana no poder ser o Percurso dos Movimentos Traado no cho. (tem de ser) o Percurso dos Movimentos Traado no ar. Acreditar que os Pssaros so restos de COREOGRAFIAS. Imagens do corpo que ficaram atrs, suspensas. (As nuvens ainda, tudo que alto, o cu) Os pssaros so restos de COREOGRAFIAS.

23

A tcnica

A tcnica a MQUINA Desligar a Mquina e a Indstria. NO ANIMAL VERTEBRADO A TCNICA SO AS VRTEBRAS. Nos homens utilizar a alma como a NICA TCNICA. A alma a Tcnica.

24

Recordar o bvio

Contar a MITOLOGIA pelos dedos. O corpo todo parado mas na extremidade da Mo a extremidade da Mo volta ao Incio; AOS ARQUTIPOS. Comear o espao. At o DEDO pode comear o Espao. No comear no Espao. comear o Espao. At o dedo pode comear o Espao.

25

Entre uma e outro

hesitar entre a perfeio e o desastre.

26

Ser rpido

Dvidas no Tronco e na Cabea. Ser infotografado: impossvel fotograf-lo. ser INFOTOGRAFVEL.

27

Descrio pormenorizada

Pobreza nas Pernas. a perna do cisne EXAGERO. Leveza do toque que quase no toca. A perna do cisne gorda. Estoico na 2 VRTEBRA. Estoico na 3 Vrtebra. Estoico na 4 Vrtebra. Estoico nos Milagres. Fazer o Milagre Magro. Jejum da interpretao (o actor perde os actos. Ser aco. Perder o actor). No aparento, sou lento porque sou lento. Aproximar o movimento daquilo que CHEIRO. Movimento com aroma. Ser subtil no limite. Tornar indistintos, o lado esquerdo e o lado direito. O lado direito do som. O lado esquerdo do Aroma. Intensificar o Aroma do lado direito.

28

1 bailarino. Acrobata dos Aromas, dizes. Dana (isto : cheira bonito do espao). Consigo tocar o Aroma de cima com o de baixo. Assim. Flexibilidade do Invisvel. Pobreza no Excesso. Transbordar de Mnimos. (apocalipse demorado e quase tranquilo).

29

Recomendaes

dominar a natureza mas dominar primeiro o instinto de dominar a natureza. dominar a Natureza mas dominar depois o instinto de dominar a Natureza. No dominar a Natureza.

30

Medidas do corpo

Meter na dana carne. a carne igual no Feminino e no Masculino. Descobrir o corpo anterior ao Feminino e descobrir o corpo anterior ao Masculino. A carne o corpo anterior ao sexo. Meter carne na dana. Deixar a dana ser primeiro que o corpo. O corpo anterior ao Feminino e ao corpo anterior ao Masculino impossvel acrescentar algo de novo. No abrir o exterior do corpo para a carne entrar; No abrir o exterior do corpo para deixar sair a CARNE. No meter CARNE na Dana. No tirar CARNE da dana. Deixar a Dana naturalmente ser Carne. a potica dos ossos e dos mortos igual: CARNE. a Matria da Potica obedece aos instrumentos de Medida. Exibir as Medidas da Alma. A carne quando aparece apario antes do corpo exibe as Medidas da alma.
31

A carne quando aparece apario antes do corpo exibe as Medidas da alma.

32

Projecto

A morte aumenta a alma. Projecto: Aumentar a alma sem MORRER.

33

Sexualidade sem rosto

Fecundar o VAZIO. No FORNICAR. fecundar. Fazer filhos no vazio: possibilidade de o corpo ocupar espao.

34

Os velhos

Deixar espao ao espao. O corpo no pode interromper o que existe primeiro. Deixar Espao ao Espao. tempo ao tempo. Ser atencioso com os Velhos (espao e tempo). Ser atencioso com o espao e com o tempo. Dar ateno aos Sbios.

35

Danarino subtil

O corpo no pode interromper o espao. CORPO inlocalizvel insituvel. O corpo no pode interromper o tempo. CORPO INEXINSTANTE. (Mais magro que o instante mais mnimo) Corpo inexistante e INSITUVEL. No interrompe os Velhos. (M educao: interromper os Velhos) Danarino Subtil: mais Magro que o instante mais mnimo.

36

Tarefa complexa

Mas o corpo tem ainda que comer todo o Espao; todo o tempo. Comer a Me antes de nascer e depois de nascer. Ocupar os ossos do espao. a pele do espao pouco; preciso ocupar os ossos do Espao ocupar a durao do espao Comer a me antes de nascer e depois de nascer.

37

Salvao

Quanto tempo dura o Espao? o corpo que dana a perfeita durao do Espao Danar no durar (demorar) no espao, no sobreviver no Espao. danar durar o Espao fazer sobreviver o Espao, salv-lo. Libertar o Espao do Monotonia. Tempo com ossos e rgos. Tempo com imaginao. Salvao do espao. (O Meteoro no atravessa o Espao o corpo meteoro leva atrs o Espao)

38

O problema

executar o problema. esculpir o Problema. habilidade: esculpir tomos; pedra que se move s nossas ordens: corpo: pedra que se move s nossas ordens. A dor no obedece, se no a dor no existia, a dor no obedece se no a dor no existia. Proibir a dor. executar o problema da impossibilidade de proibir a dor esculpir o problema da impossibilidade de proibir a dor Proibir a doena. executar e esculpir o problema da impossibilidade de proibir a doena. Proibir a morte. Alcanar o corpo e nele proibir a Morte. executar o grande Problema esculpir nos tomos o grande Problema executar o problema da impossibilidade de se proibir a Morte. executar o Problema. esculpir o Problema.
39

Treinar

Treinar a nudez. Pintar de cu a nudez. Pintar de sexo a nudez. Desenhar na nudez a inocncia. Desenhar a Fornicao na nudez. a nudez clssica igual nudez actual. experimentar roupas nuas. confirmar que a nudez mais nua que a roupa nua. Treinar a nudez. Ser melhor NU que ontem se foi nu, ser melhor nu que ontem se foi nu. Treinar a nudez.

40

Circunferncia perfeita

Transformar o amor para melhorar o amor. Transformar o corpo para melhorar o corpo. Transformar a poesia para melhorar a poesia. Transformar este stio para melhorar este stio mas transformar tambm este stio para melhorar aquele stio. Transformar o corpo para melhorar outros corpos. Transformar o amor para melhorar o amor.

41

Vocabulrio e alfabeto

Vocabulrio da mo e dos dedos. Vocabulrio das Pernas, do Corao. Vocabulrio do Espao e da Ansiedade. Vocabulrio do estmago, do tronco. Vocabulrio da inteligncia. Vocabulrio das no palavras. Vocabulrio da Potncia e do Corpo. Vocabulrio da Tristeza. alfabeto da alma. alfabeto do calor e das guas. alfabeto dos cabelos e do tero. alfabeto do tero.

42

Inveno

inventar o Repouso. No meio do movimento o Repouso. No interrupo. No paragem. continuidade. O Movimento continua para o Repouso que continua para o Movimento que continua para o Repouso que continua para o Movimento. inventar o movimento no repouso, inventar o repouso no movimento.

43

Substituio no exacta

Substituir no Msculo a confuso pela cor. Tocar no cho com a parte do EROTISMO e com a parte sonora dos ps. (O Erotismo o Som) O universo abstracto abstracto e no universo. Ser universo no Msculo, no ser abstracto. Substituir a confuso pela cor.

44

Evitar

Evitar Pitgoras. Evitar Pitgoras dos Nmeros. Evitar Pitgoras dos nmeros no centro do corpo. Entender PITGORAS. Entender PITGORAS para alm dos nmeros. Entender PITGORAS para alm dos nmeros no centro do corao no corao do corpo. PITGORAS fora do cotovelo da pele do movimento da fasca do susto. Pitgoras fora da seduo do CORPO e da doena do CORPO. Pitgoras dentro do cu da cabea da Fria. Pitgoras dentro da luz que acende a noite por dentro da luz que acende a noite por dentro. Evite amar entender PITGORAS. O corpo deve ao mesmo tempo, no mesmo momento, evitar amar e entender.

45

Sobreviver

O Paradoxo abre o belo. Os stios claros permanecem claros: O stio que permanece no stio, permanecer. Mudar o Stio para o stio onde o corpo Melhor. O Paradoxo abre o belo. A sobrevivncia do belo: urgente tornar PARADOXO. o belo: a sobrevivncia do belo.

46

O corpo

a proporo morta. a geometria tem tristeza. a matemtica impossvel. a confirmao a insistncia do impossvel. a prova morder o fantstico e dar importncia aos dentes. a proporo MORTA. Os ossos tm Crebro e apaixonam-se. a geometria tem tristeza todo o conceito tem buracos por onde se escapa vinho e o INSLITO. a proporo MORTA o corpo a biografia das ltimas horas da CARNE frente da tcnica o dia depois da geometria (a dana). As ltimas horas da carne frente da tcnica.

47

Psicanlise

psicanlise do Movimento: quem louco e em que parte do Corpo. qual o espao louco? qual o rgo louco?

48

Esttica do tomo

a esttica do tomo. a arte do tomo. Que importa a beleza daquilo que pode ser belo? Importante a beleza do Impossvel. a cincia encontrou muito, no encontrou nada, a cincia no encontrou nada, encontrou nomes. a esttica do tomo. a arte do tomo. a deusa interior foi mudar a cor do cabelo e c fora os atentos elogiam a brusca mudana brusca mas acertada do cabelo da Mudana do cabelo, a deusa interior da anatomia exterior est de parabns porque mudou a esttica e a arte para azul claro, claro mas FUNDO. (Preocupaes estticas com o tomo Preocupar-se com a esttica do tomo)

49

Beleza

a beleza do Fundo do Poo depois da retirada toda a gua d a medida da beleza do dono do territrio. Tornar o belo escondido. Tornar o belo esconderijo. A beleza interior do esconderijo d a quantidade de beleza de quem dana e de quem vive. A beleza interior do esconderijo.

50

Quatro perguntas, quatro respostas

O que o danarino que falha? No se escondeu. O que o Mau Danarino? Escondeu-se belo no esconderijo Feio. O que o bom danarino? Escondeu-se belo no esconderijo belo. O que o danarino que falha? No se escondeu.

51

Claro que h

Claro que h tambm os pressupostos. Para o Lixo! Claro que h tambm o teatro: IMITAR os mortos em palco. Para o Lixo! Claro que h tambm o Stio certo para os Mveis para os tapetes e para a Msica. Para o Lixo! Claro que h tambm a Psicanlise: o meu ombro no anda bem. Claro que h tambm a Psicanlise. Para o Lixo! Para o Lixo! Claro ainda, h tambm os revolucionrios: construir uma estrutura para se opor a quem construiu uma estrutura para se opor a quem construiu uma estrutura. Lixo! Lixo! Lixo! Talvez, permitam-me, o pequeno erro junto s sementes seja visto por quem v l de cima, como um milagre, : o milagre do pequeno milagre junto s sementes.
52

O erro

Claro que podemos errar e no voltar atrs para corrigir o erro porque o erro no o ERRO o erro s comea no corrigir, errar e avanar no errar: avanar, errar e corrigir no corrigir: errar.

53

Conselho consequncia da definio do erro

S voltar atrs se for Frente.

54

A indstria

a indstria dos Msculos no aceita a excepo do Msculo. a tecnologia sente, s que sente tecnologia. O corpo sente corpo. a ma sente ma. o vinho sente vinho. o calcanhar calcanhar. A neurose da nuvem desaparece com a chuva e a neurose do Msculo desaparece com a Excepo. A indstria dos Msculos exige o bom tempo exige o bom tempo exige o bom tempo. A indstria dos Msculos exige o bom tempo exige o bom tempo exige o bom tempo.

55

Redundncia

Percepo sensao FILOSOFIA e dor no estmago. Noo concepo pensamento e dor na Fenda dos Filhos, na fenda dos restos. (a URINA sai ao lado dos Filhos e os Filhos ao lado das fezes) redundncia 2 olhos 2 ouvidos 2 narinas redundncia 2 ndegas redundncia 10 dedos 9 vezes redundante 10 dedos 2 braos 2 ombros Tanto cabelo redundncia Basta 1 cabelo, o cabelo repetir muito um cabelo repetio redundncia 2 testculos 2 ovrios
56

2 seios 2 pulmes 2 Filhos 2 amores na vida 2 tristezas 2 angstias Uma Morte Redundncia, repetio a morte, eis que uma nica redundncia redundncia redundncia

57

Orao

no repetir a orelha nem o Movimento. no repetir a ideia que cada orelha tem, cada orelha s tem um ideia, no repetir a ideia que cada orelha tem. No repetir a ideia que cada brao direito tem, cada brao direito s tem uma ideia, no repetir a ideia que cada brao direito tem. no repetir o corpo nem o Movimento. no repetir a ideia que cada corpo tem, cada corpo s tem uma ideia, no repetir a ideia que cada corpo tem. deitar o corpo fora depois de cada corpo, no repetir o corpo. deitar o corpo fora depois de cada corpo, no repetir o corpo.

58

Sobre a alegria

Contribuir para a alegria. Contribuir para o aumento do olho-te com PASMO. surpreendo-me e gosto. Contribuir para o: afinal deus e anjo, a qualidade da existncia, a dana na cave ser como as nuvens: ameaar cair e no cair. Contribuir para a populao dos Alegres Fazer Filhos nas populaes dos Alegres No o Alegre do Sorriso Maravilhado Parvo. o alegre alegre. O corao bate no meio do jogo. O corao aumenta as ideias e o corao bate no meio do jogo, aumenta as ideias dos alegres, as ideias dos alegres so o corao. No pensar. No o INSTINTO. a Proporo Metade transparente metade quadro. o corpo deixa ver o outro lado e deixa-se ver. o corpo deixa-se ver e deixa ver o outro Lado. Proporo entre o Transparente e o Quadro: o Corao. (as ideias dos alegres so o Corao).

59

Rapazes e raparigas dentro do corpo

Corpo com Rapazes e Raparigas l dentro. a funo do indivduo ser Planeta e ser modesto. Corpo com dedos; cuidados atentos na festa dos adultos que so estoicos de modo exagerado. festa sem barulhos nem VINHO. festa em silncio PURO. Corpo com Rapazes e Raparigas l dentro. Danar, isto , deix-los sair para o jardim, corpo com Rapazes e Raparigas l dentro. Festa em silncio PURO: dana onde se festeja e ao mesmo tempo se recordam os ossos, o tmulo. Festejar o Osso. Deixar sair os Rapazes e as Raparigas para o jardim. (a pele melhor do que o quarto)

60

Sobre o osso

Quando o Movimento acaba o osso sobrevive. O movimento da dana, o potico no oxignio deve MOSTRAR que o osso SOBREVIVE, o osso permanece quando acaba o movimento.

61

fcil

fcil exemplificar a vida com a vida. potico exemplificar a vida com a Morte, a Morte com a vida. fcil exemplificar a Morte com a Morte. fcil exemplificar a vida com a vida. potico exemplificar o outro lado do que se exemplifica. fcil o exemplo ser exemplo. difcil o exemplo ser TUDO.

62

Ainda o exemplo

o dedo tem de ser o exemplo do corpo o corpo tem de ser o exemplo do universo o universo tem de ser o exemplo do dedo o dedo tem de ser o exemplo do corpo.

63

Ainda, ainda o exemplo

o dedo que s dedo nem sequer o dedo o corpo que s corpo s tapa o espao s tapa o espao s tapa o espao - deixem-me ver o espao ou ento - deixem-me ver tudo. (para que importa exibir o corpo se s para exibir o corpo? S exibir o corpo se para exibir o que no corpo) Para que importa exibir o corpo se s para exibir o corpo?

64

Exibio

Exibio do que TAPA. Exibio da CORTINA. Exibio do PUDOR. Exibir o pudor violncia. o corpo que s corpo e no tudo o resto um corpo. que tapa cortina e um corpo que exibe o Pudor. violento violento violento.

65

Esttica

A esttica da potica da dana: a Rosa Rpida na Violeta Lenta (acelerar a Rapidez e a lentido no mesmo momento)

66

Pedido

Pedidos para me tornar pior: - Por favor, torna-te claro.

67

Vrias questes, vrias respostas

O Zen. SIM. danar beira dos abismos. SIM. A absoluta Qualidade do que no tem qualidades. SIM. Da cabea utilizar a guilhotina para s arrancar o crebro. SIM. a lua? SIM. Subir por 1 lado do cavalo para descer logo a seguir do outro lado? SIM. INTIL? SIM. Muito intil? Sim. Outros FILSOFOS? Sim. Por exemplo o Zen que conta histrias: uma: ele levantava o brao sempre, para tudo. o que significa isso, perguntou o outro. O OUTRO, o aprendiz, pe na explicao muitas palavras. ele, o mestre, por fim, depois de ouvir, levanta o brao. o outro diz: mas que significa isso? e o mestre no explica: levanta o brao, o mesmo brao, o brao.
68

Como a tua dana, a tua esttica, a tua potica? O brao. o Brao. Mas como, o qu? Explica! O brao, o brao, o brao.

69

Dilogo rigoroso

Outros poetas e outras FILOSOFIAS? O Percalo na tese. A prova de que a tese existe o Percalo e o Percalo que torna inexistente a TESE. A existncia inexistente no existe. A inexistncia existente existe. Gostas mais dos ps ou das mos? Depende. O Corao VARIVEL. Depois da Morte, sim, os GRFICOS ainda perdem validade. No h VARIAO. Ainda mais? SIM. Jogar s cartas com o corpo e fazer do corpo o Acaso que surpreende os BATOTEIROS. Quem engana quem? Os olhos dos outros escravizam a potica do Msculo. Quando comea a potica? a potica comea quando imaginamos que os outros so cegos. A exibio?

70

A melhor exibio perante os cegos, o corpo vem de l de dentro c para fora e traz a NOVIDADE. O FIM? Quando disseram que a Alquimia era uma FARSA e esqueceram que tudo o que no Alquimia tambm uma FARSA. O que que no uma FARSA? O que impede a MORTE. O corpo que dana pode impedir a morte? No. Tudo uma FARSA. Mas o corpo que dana pode obrigar os OUTROS ao desejo. Uma explicao? O Prazer muito mais baixo do que o Desejo. O Desejo alto, o que no se toca, queremos TOCAR. O Prazer baixo, o que se toca. Uma definio rpida? O Desejo uma Prateleira do Cu. Outra definio? O Cu uma prateleira de deus. Outra ainda? deus uma prateleira do homem. uma indicao final? O incio.
71

a alma? a indicao final. Coreografias? ocupar o espao antes dele nos ocupar. O amor? no respondo Cincia, no sou capaz. O amor? a cincia, a grande Cincia.

72

Eis

a idade o que ? os dias a partir do encontro com deus? O resto? os dias antes do encontro com deus. a dana, o que deve ser? o dia, o dia!

73

Uma frase

uma frase? as frases no tm importncia Insisto. Uma frase? as frases no tm importncia Insisto. Peo desculpas. Uma frase? as frases no tm importncia.

74

Questionrio

Encontra o amor nos corpos que no suportam a imobilidade? No encontro o AMOR nos corpos que suportam a IMOBILIDADE. O movimento uma possibilidade, o amor a concluso. Danar para qu? Para chegar Concluso. H movimentos melhores que os outros? O amor uma esfera geomtrica, o lado melhor o lado pior, o lado mais baixo o lado mais alto. H movimentos melhores que outros? H perguntas melhores que outras.

75

Um pedido

Ouvi isto uma vez, c dentro, antes da dana (um pedido): - Por favor, d-me um exemplar de deus.

76

Declarao de amor

Que me dizes do crebro? - Fao-lhe uma declarao de amor: O meu corao antigo mas tu tens a idade do meu corao.

77

Um objecto exacto

Entreter o infinito. Tratar o infinito como objecto, atir-lo ao cho, partirlhe a FACE, curar-lhe as feridas, chamar pelo pai e pela me; dar-lhe po boca no dia das doenas, contar-lhe os ossos e, por fim, desprez-lo. Entreter o infinito. Tratar o infinito como objecto.

78

Perceber no corpo

as maneiras ETERNAS. Perceber no corpo as maneiras ETERNAS.

79

No ter vergonha

uma parte do movimento excremento. a outra desejo. Caem Fezes; atravessam o ar; roubam o AROMA escondido do invisvel e FAZEM-NO aparecer de modo FEIO, CLARO, MORTAL. uma parte do movimento esse excremento. a outra desejo. Caem dos Ps da bailarina que delicada e bailarina. No pode ter vergonha das fezes, a bailarina. Se o Mortal tem medo da Morte tem medo de si do corpo do Ego da conscincia de pensar, tem medo do corpo, Medo da Morte e do corpo e de tudo. No pode ter vergonha das fezes, a bailarina.

80

Duas potncias

a cabea completa Transversal. O corpo completo Transversal. Atravessa a sala e atravessa geraes, quando atravessa a sala atravessa geraes. a me do Movimento a Imobilidade. todos os movimentos se concentram no IMVEL. A Potncia sublime do SUSPENSO sublime e Potncia. A morte sublime porque algum a suspendeu um centmetro acima de NS. TER no corpo o sublime do suspenso. Ter no corpo a ameaa. a imobilidade ameaa. Provoca Medo, insegurana. a mo treme e chama pelo PAI. A Famlia urgente porque a Imobilidade do danarino tal como a invisibilidade da Morte se suspenderam a centmetros do Corao; e chamamos corao ao que cada corpo pensa em cada momento. A Morte foi suspensa desde o incio, no tecto do crebro; no se v.
81

Com a dana suspender a outra Ameaa no Tecto do crebro; no se v. O corpo a 2 Potncia (mesmo quando se move deve ter imobilidades que ameaam e se suspendem sobre o exterior) A Morte a Primeira Potncia. O corpo a 2 Potncia.

82

Ouvir e avanar

Define exactamente a alma. Pedido feito ao louco. Define exactamente a alma. Ouvi resposta. Aplic-lo ao corpo, lig-lo corrente elctrica; danar.

83

Objectos a utilizar

A esquizofrenia 1 dos objectos a utilizar. o outro pode ser a angstia. o Desejo, de to utilizado, perdeu a FUNO; serve para Pendurar o chapu. Esquecer agora o DESEJO, Relembrar agora a Tranquilidade que d no ter FUTURO. a doena outro movimento que di e normalmente deita atira o corpo CAMA. o doente deitado na cama a gemer a coreografia do doente deitado na cama a gemer. Cada dia a famlia dos Movimentos desse dia. A esquizofrenia um dos objectos a utilizar e pode parecer mau mas afinal no. Di na Mo (ou seja na alma que tem a forma de Mo) di nas Mos quando se agarra o objecto com demasiada Fora. No agarrar, no pode. TOCAR e Fugir ALTERNATIVA: Tocar, amar e Fugir.
84

a esquizofrenia um dos objectos a utilizar. o outro pode ser a angstia. definio: um bocado de MORTE. Angstia: um bocado de Morte.

85

Movimento

O Movimento Porttil. Quem v leva-o para CASA, deixa-o na cadeira da Sala ou transporta-o at o Quarto. Por vezes sobe ao Sonho e aos Pesadelos, mas quase sempre Fica no tapete onde, de manh, se procuram os sapatos e as MEIAS. Tem a utilidade de um DIA. Em tardes de calor a CARNE perde o cheiro. Mudar de cheiro. A gua urgente. Vestir outro movimento.

O Movimento PORTTIL mas MORTAL. O Movimento PORTTIL mas MORTAL.

86

Definio de funo

Pergunta: o que dana que j no se deve danar? ajuizar os movimentos, cada movimento, como imortal. O que o bom corpo que dana bem? O que o danarino? o COVEIRO! o COVEIRO!

87

Exibio possvel

No h nenhum corpo completo. Faltam sempre peas ou seja rgos ou seja MOVIMENTOS. Ao corpo a que faltam Movimentos chamamos INcompleto. Ao outro chamamos deus. Deus no se exibe.

88

Isso claro

a ideia vem de qualquer lado. Por exemplo: do osso. A avaria no osso pode ser evidente c fora e UMA IDEIA. Avaria no osso. danar e ter avarias nos ossos e continuar como se os ossos permanecessem 253; intactos. Quanto ao curto-circuito na pele Fcil. A pele c fora e mostra-se. Para qu MOSTRAR o que h muito tempo CFORA? Avaria nos ossos. interferncia sbita de deus no tendo direito da PERNA. a ideia vem de qualquer Lado. As mais evidentes vm de FORA. So a pele a exibir-se. As mos profundas vm de dentro, claro, do interior, claro, do Profundo, claro, de deus, claro,de deus.

89

Depois sim, antes no

EPIFANIAS Localizadas. deus revelar-se inteiro a parte do corpo. Exemplo: o nervo ptico. Outro exemplo: a tbia (osso Lindo, longo). Trs dedos da mo esquerda a entenderem a linguagem de Cristo, os outros 2 a exigirem os Prazeres do Sculo. De resto no acredito no Corao. O Corao o ltimo rgo. Depois a Morte. A Morte o ltimo rgo depois do Corao. Antes do Corao ver o sublime o sublime tem de rodear o Corao. O Corpo do Moribundo, de alguns Moribundos, tem o divino a cercar o Corao. Depois SIM o Corao. Depois morre-se.

90

Livro de cabeceira

Explorar a electricidade prxima. Cada clula (todas as clulas) tem uma mquina de PRAZER no Quarto, junto ao Livro de Cabeceira.

91

Mais um conselho

Dizer com o movimento: encontrei o stio do Corpo onde o corpo deixa de ser stio. A ENERGIA pura no Stio, acima do Stio, abaixo do Stio, alm do Stio. a Energia no tem lugar, procura-o. Dizer aos outros com o movimento: encontrei o stio do corpo onde o corpo deixa de ser stio. Provocar inveja. 8 stios por cotovelo. Cada lugar que o corpo ocupa um lugar a mais. Se o corpo encontrar dentro a clula que o TAPA o corpo no deve sair da clula que o tapa a se encontrar. Cada lugar que o corpo ocupa 1 lugar a mais. Se o corpo encontrar dentro a clula que o TAPA o corpo no deve sair da clula que o tapa a se encontrar.

92

evidente

evidente que devemos explicar. evidente que devemos concluir. evidente que podemos curar. evidente que podemos abrir 1 consultrio e dizer: PAGA! evidente que podemos psicanalizar. evidente que podemos ter componentes. evidente que podemos comear pelo incio. evidente que podemos ter emoo e razo e cu em cima e terra por baixo. evidente que podemos comer e no dar por isso, defecar e no dar por isso, fornicar e fecundar e no dar por isso. evidente que podemos Regressar. evidente que podemos enumerar e dar os nomes certos s coisas erradas. evidente que podemos acertar. evidente que podemos ter 1 corpo sem falhas excepto a Falha Grande que MORRER e as outras falhas pequenas que so a dor e a velhice.
93

evidente que podemos fixar, explicar, concluir, exemplificar, comear, abrir 1 consultrio, curar, receber e pagar, estruturar, desenvolver, ter ideias claras e ideias claras, evidente que podemos pensar, danar e depois pensar ou ento o contrrio evidente, enfim, de novo, insisto, que podemos explicar, mas melhor no.

94

Penso que agora fica claro

Validar com a invalidao. Demonstrar com a indemonstrao. Substituir a demonstrao pela indemonstrao.

demonstrar dizer: esta a verdade. a maior humildade da demonstrao (quando muito): no sou a verdade, levo-te at l. indemonstrar no dizer: esta a verdade, no sequer dizer. indemonstrar deixar andar e aceitar o deixar andar, no entender e entender o desentendimento geral que se possuir acertar. Indemonstrar afinal e sempre aceitar. No respondo, mas tambm no fao perguntas. FAO. Algum me FAZ. Aconteo ou algum acontece por MIM. (ou algum me aconteo)

95

Exclamao

Algum me aconteo. Algum Me aconteo!

96

Aprendizagem

Dobrar-se de modo a que o ouvido se encoste s prprias costas e ao peito, ouvir o prprio corao com o prprio ouvido. No acrobacia. No flexibilidade. no tomo pr o conhece-te a ti mesmo.

97

Obedincia

O corpo obediente e quem manda o oxignio. Danar agradecer ao invisvel que nos alimenta. O corpo o filho dependente do Espao. Danar o ritual de aceitao do Antepassado. O corpo obedece ao oxignio.

98

No perder o territrio (o pudor)

A carne no tem Pudor a no ser a carne do crebro que tem pudor toda a outra carne no tem pudor a no ser a carne do crebro que tem pudor. Explicao: a biologia UNIVERSAL: carne e desejo. E apenas surge o pudor quando a biologia diz Eu mas quando a biologia diz Eu a biologia deixa de ser biologia. O Eu diz Eu sozinho. Sntese: o meu territrio inaugura o meu Pudor. O territrio a Vergonha, o comeo do Envergonhado. Quem dana deve apenas ser biologia. No diz Eu, quem dana no deve dizer Eu, diz ou deve dizer todos, tudo tu tambm imperador, tu tambm Multido. Perder territrio: ganhar o Fora e perder o dentro. Mas o mais dentro biologia e o Pudor esquecer a biologia e a memria esqueceu o mais dentro porque foi ocupada por signos, a biologia anterior memria ter perdido o mais dentro e a carne no tem pudor a no ser a carne do crebro que
99

tem pudor a outra carne no tem pudor a no ser a carne do crebro que tem pudor.

100

Sobre memria e profecia

Interditar a memria. Tornar a inteligncia bela, voltar no inteligncia. S belo o que no inteligente; inteligente o no imediato: um passo atrs ou frente enquanto o belo o instante, a superfcie to fina que a frente igual s COSTAS, o incio o mesmo que o FIM. Interditar a memria. a memria a ocupao do espao. a memria o no imediato. a memria o inteligente. interditar pois a memria. O Corpo inteligente inteligente mas no corpo porque corpo agora, por completo, e o inteligente repito o inteligente o no-imediato, um passo a atrs ou Frente. A dana no tem memria. O Corpo comea agora no momento em que acaba. O Corpo comea no mesmo stio que acaba. O Corpo 1 stio e 1 tempo e depois 1 outro stio e 1
101

outro tempo que no recordam o stio e o tempo anteriores. CORPO AMNSICO. Esqueceu porqu aqui e agora. Aqui e agora e antes nada. Aqui e agora e depois nada. CORPO AMNSICO e sem projectos. Cortar a cadeira dos velhos e o monte onde se v o FUTURO dos novos. Um CORPO sem cadeira (no h cansao porque antes no se existiu) e um CORPO sem viso. Sem viso no h lado onde chegar e sem cadeira no h stio onde descansar por isso s resta ao corpo danar e outra vez danar. (Corpo a quem eliminaram cadeiras e olhos).

102

Se

Ter uma gruta no corpo isto uma casa sem porta UM abrigo para onde se possa escapar se o conforto e a segurana cansarem.

103

Dois sistemas

Brincar de casa. Ser teatral na janela: fingir ser visto e afinal ver tudo; e oculto e escondido e Misterioso. Ser o sistema do desespero e o sistema da SALVAO. Aparelho que torna para quem v inevitvel o suicdio e aparelho que torna para quem v inevitvel a f. Terapeuta que fala em msculos e medica em contraces, SUSTOS Cientficos e SUSTO no cientfico. Brincar de casa. Ter no corpo o sistema do desespero e ter no corpo o sistema da salvao; ter no corpo um nico sistema que desespera e salva.

104

Duas sugestes

A alma deve encher todos os cantos da casa-corpo e a alma deve encher todos os cantos da casa-corpo.

105

Hoje fui ver o corpo

Cobrir a pele com aquilo que na natureza incerto: o Musgo, algas, lama, o Corao, a VIDA, o Slido Mole, o lquido lento. Cobrir o Corpo com aquilo que faz escorregar os OUTROS: o musgo, algas, lama, o Corao, a vida, o Slido mole, o lquido lento. Escorregar no bom nem Mau o Susto de poder descer ao baixo; ao Minsculo, ao incio da escada. Escorregar no Corao o mesmo que escorregar nas algas ou na lama. Danar e obrigar os outros ao susto; qualquer momento possibilidade de voltar ao incio, descer Cave, Biologia, carne. Obrigar os corpos que veem o corpo que dana a regressarem Possibilidade imediata de Morte. - Hoje fui ver o corpo e escorreguei.

106

Sobre o verdadeiro milagre

Tapar a luz e os rudos: no deserto que a indstria dos Milagres comea. Primeiro ser como o MORTO: MORTO. Depois como o recm-nascido: aparecer. Aps 40 dias no deserto o corpo aparece. Porm os 40 dias no deserto no so necessariamente 40 dias nem so necessariamente no deserto. 40 dias no deserto e em jejum, mas no corpo, frente de todos, dos que veem, dos olhos; e mais: num instante, imediato, nico, pequeno at. assim: primeiro mostrar o CORPO que desaparece; Provocar a espera: os olhos esperam e aguardam o regresso daquele CORPO. A espera a suspenso do CORPO sobre o instante que a vem; todo o corpo inteiro est naquilo que se apresta a aparecer. assim: no h reservas, no h rgos a pensar em direco distinta. O corpo que v todo no que a VEM. S assim, de resto, se pode acreditar no Milagre.
107

O cptico o que nunca todo por inteiro num certo momento e num certo acontecimento. O p ou qualquer outro rgo atrs. Em sntese: o corpo deve desaparecer no deserto depois de se ter mostrado vivo; e em sntese ainda: na espera vive a possibilidade de aceitar o Milagre o corpo voltou: o visvel renasceu do invisvel. Quem dana deve, repito, possuir movimentos que so 40 dias no deserto e depois voltar. No regressar com Milagres, Regressar o Milagre. No trazer, depois do deserto, nmeros de Magia ( muito o barulho). Trazer-se sim MILAGRE. (O milagre no o Rudo o enorme Rudo Suspenso; a enorme Suspenso do rudo enorme).

108

Esse rudo a que alguns chamam morte

O corpo deve: a) b) c) d) ser. desaparecer (deserto: 40 dias). Provocar a espera. Reaparecer o Milagre. (Provocar a enorme suspenso do Rudo enorme). e) acabar. f) agradecer os aplausos. g) deixar que o rudo enorme (a morte quando cai dentro do corpo provoca o Rudo enorme) deixar que o Rudo enorme se faa l FORA, quando cada CARNE voltou casa (a carne volta a casa quando a memria toda ocupada pela Morte). L fora, no exterior, nos sofs, no meio do CONFORTO, antes de dormir: o Rudo ENORME.

109

Sobre o que fazer com o minsculo

Personagens instaladas no corpo, diferentes personagens instaladas no corpo, diferentes personagens instaladas em diferentes partes do corpo. Danar com os dedos teatrais, um para cada lado. Os dedos so personagens. Dez personagens. Os dedos so personagens. Dez personagens.

110

Indicaes quase gerais

Danar sendo Universal na aldeia. A arquitectura dos Msculos treme; o concerto dos NERVOS e a sinfonia na Direco da Alma. A bela Arte da Limpeza do Ar e da pele. Poesia em colaborao com o Invisvel (o corpo Movese). Poesia em colaborao com o Invisvel.

111

Planeamento e milagre

Planear Milagres e ensaiar. Ensaiar Milagres. Colaborar com deus na coreografia. O corpo estranho e FUNDO. Ser profundo nos ENSAIOS e mostr-lo depois superfcie. SER PROFUNDO no dia da EXIBIO Profunda. Exibio anterior. Planear Milagres e ensaiar. Exibio anterior.

112

Dimenses do movimento

Alimentar os animais. Alimentar a Cincia. Alimentar deus. Cair: o cho: alimentar os animais. Saltar: o cu: alimentar deus. Corpo imvel: a cincia: quantos ossos (tens) antes de MORRER? Anatomia exibir-se ao laboratrio. Analisar o sangue do Salto. O sangue da Surpresa. Mas os movimentos tm comprimento, altura e PROFUNDIDADE. Aumentar a altura: alimentar deus. Diminuir a altura: alimentar os animais. (A altura a medida desde baixo at CIMA) Variar a altura alimentar deus e os animais. Os movimentos tm comprimento, altura e PROFUNDIDADE, mas falta ainda a outra dimenso: o Milagre. Comprimento, altura, profundidade e o Milagre.
113

Os movimentos tm comprimento, altura, profundidade e o Milagre.

114

Biografia e prestgio

a biografia do Movimento deve comear no Equvoco e TERMINAR no PARADOXO. Pr Movimentos por entre gravatas, engravatar joelhos: o quotidiano se LEVITA porque esconde MOTORES. EVITAR o enforcamento da trajectria com o SALTO MESMO beira do FIM. Regressar ao infantil: no ter pacincia para as Clulas. (O corpo impaciente perante o lento crescimento dos prprios tomos). O tomo adolescente insuportvel, o tomo velho LENTO. No ser insuportvel nem lento. (o insuportvel o LENTO, o lento insuportvel). A definio esta: a biografia de cada movimento deve aumentar o PRESTGIO do Corpo. Quem dana procura entender o que h para entender, por isso dana porque procura entender o que h para entender. a biografia de cada movimento deve aumentar o PRESTGIO do CORPO.
115

De novo

a biografia de cada movimento deve aumentar o Prestgio do Corpo.

116

Descida rpida

Portanto, em concluso: primeiro objectivo do corpo que se exibe: mostrar que a metafsica transversal: ela Atravessa todo o interior do Corpo e prova que o Ausente o MESMO para todos os rgos. Todo o ausente igual. O ausente o Divino. O Visvel Lixo. Desce at Provocao e PROVOCA.

117

Recomendao til

O espao tem de ser sob os ps como o objecto frgil nas mos do bbado: devemos temer por ele, pela sade das suas FORMAS. Cuidado: no partas o ESPAO. Cuidado no inclines demasiado a alma sobre o METRO quadrado do quotidiano. O espao tem de ser sob os ps como o objecto frgil nas mos do bbado.

118

F e corpo

Massajar o Corpo com pedaos da Realidade. Massajar a Realidade com pedaos do Corpo. O Corpo delicado deve ajudar a descontrair os Msculos da Realidade. A Cincia j ofereceu o que tinha: TENSO em demasia; CONTRACES (COLAPSOS) nos stios de CRUZAMENTO. O Corpo delicado deve ajudar deus a descontrair-se. - No Preciso de MILAGRES (a cientfica PROVA do incientfico), basta-me a F. O Corpo demonstra a f. Ajudar deus (e a Realidade) a descontrair-se.

119

Contabilidade dupla

Os amantes tm mos a menos. No amor exibe-se o que FALTA ao CORPO. No Corpo deve exibir-se o que FALTA (mesmo assim) ao AMOR.

120

Aniversrio dessincronizados

Cada osso e cada movimento tm a intensidade que vem dos aniversrios. O osso envelhece e o movimento envelhece. Se gasto a emoo gasto a emoo. Se gasto o osso gasto o osso. Se gasto o movimento gasto o movimento. O aniversrio da trajectria do Msculo pode no coincidir com a Idade do Portador dos Movimentos. No corpo possumos Movimentos com idades diferentes entre eles e entre eles o Corao. O Movimento A infantil. O B adolescente. O C adulto e tem 4 Filhos. O D velho: av. No devemos nunca chamar em voz alta o nome do Msculo ou do Movimento recentemente falecidos. Os movimentos mortos caem com a queda da imaginao. A questo : ARRISCO ou COLECCIONO.
121

Coleccionar s coleccionar impossveis. O Corpo no deve coleccionar seno Centauros filhos de Centauros.

122

O punhal

Tocar na carne que nos toca, tocar e ser tocado o mesmo. Temer o abstracto pois violento; o PUNHAL pode interromper a Coreografia VIDA mas o PUNHAL no pode interromper a coreografiaMORTE.

123

Lembrana nica

Falar do amor. A cabea deve SITUAR-SE dentro da realidade com a cabea cheia de Rapazes ou Raparigas conforme o desejo e a inclinao das razes. A suspenso do violento leva o Fraco e tudo FRACO - leva o FRACO at junto do Corao. A casa quente e todo o exterior nocturno. ASSUSTAR a parte infantil do Corpo dos outros com a parte perversa do corpo prprio: o Projecto. Falar do amor utilizando a impresso digital do Desejo. Deslocar animais para a casa dos Filsofos. O Fraco e tudo FRACO quando se aproxima do Corao torna-se FORTE. A cabea do bailarino deve situar-se dentro da realidade com a cabea cheia de Rapazes ou Raparigas conforme o desejo e a inclinao das razes. Mas s para lembrar a fraqueza essencial; exclusivamente para lembrar a fraqueza.
124

No uma ideia

Cortar no palco a parte do corpo que exibe o Passado; no a noo da Morte, a Morte que importa; afirmar que o morto ocupa a Morte como o vivo a habitao provisria; destruir a hiptese da Fotografia: o corpo deve ser mais Rpido que a imagem. Cortar a parte do crebro que s Pensa: amputar o crebro aos Movimentos. No uma ideia, no uma palavra ou um raciocnio, no Imagem, no cheiro ou SOM MOVIMENTO, movimento, movimento.

125

Extremamente

Extremamente descalo. Extremamente no decifrvel, Extramente FUNDO. Extremamente humano e BOTNICO e animal. Extremamente quase homicdio. Extremamente obriga a mudar de vida. Extremamente fundo.

126

Exactamente aqui

Prximo do longe, isto : no centro. Sempre. No sair de C. DAQUI. Hoje.

127

Corao e cicatriz

Cicatriz porttil: levar a dor para onde se quer; os ossos para onde se quer. Bicho e Pessoa de Repente. Pessoa e Bicho de Repente. O corpo deve ser por vezes, algumas vezes, uma pedra nascida do que lento. OUTRAS vezes no. Depende. Corao PORTTIL (todos os msculos tm direito a sentir). Corao Porttil.

128

realidade

a felicidade mais importante que a realidade, portanto

129

Gonalo M. Tavares (Luanda, Angola, 1970). Ganhador do Prmio Portugal Telecom em 2007, com o seu romance Jerusalm (Cia das Letras), que faz parte da srie O REINO, junto com A mquina de Joseph Walser, Um homem: Klaus Klump, e Aprender a rezar na era da tcnica. Publicou tambm O homem ou tonto ou mulher (Casa da Palavra), gua, co, cavalo, cabea (Caminho) entre outros, e uma srie de senhores que montam o seu projeto intitulado O BAIRRO: O Senhor Henri, O Senhor Brecht, O Senhor Kraus, O Senhor Juarroz, O Senhor Valry, etc. O Livro da Dana tem uma edio portuguesa pela Assrio Alvim, em 2001, e o primeiro livro de Gonalo M. Tavares. Vive em Lisboa, Portugal.

130

Vous aimerez peut-être aussi