Vous êtes sur la page 1sur 46

Costume

Origem: Wikipdia, a enciclopdia livre.

Ir para: navegao, pesquisa Nota: Este artigo sobre as regras sociais; para conjunto de roupas, consulte Terno. Designam-se como costumes as regras sociais resultantes de uma prtica reiterada de forma generalizada e prolongada, o que resulta numa certa convico de obrigatoriedade, de acordo com cada sociedade e cultura especfica.1 . Segundo Paulo Nader, A lei Direito que aspira a efetividade e o Costume a norma efetiva que aspira a validade.2 O costume jurdico caracteriza-se por dois elementos que o geram e justificam: o corpus ou consuetudo, que consiste na prtica social reiterada do comportamento (uso objectivo, de acordo com a expresso longi temporis praescriptio) e o animus, que consiste na convico subjectiva ou psicolgica de obrigatoriedade desses comportamentos enquanto representativos de valores essenciais, de acordo com a expresso opinio juris vel necessitatis.3

A cafetina, quadro de Dirck van Baburen pintado em 1622 Alguns exemplos podem ser esclarecedores. A prostituio um deles, esse antigo "costume" das sociedades humanas est associado no mbito jurdico um conjunto de prticas que se inserem nos crimes contra os costumes (explorao sexual, lenocnio, etc.) e crimes habituais. Outro exemplo podem ser os crimes enquadrados como curandeirismo ou exerccio ilegal da profisso que se confundem com o exerccio das medicinas tradicionais. Deve-se observar tambm o contexto histrico e cultural das prticas consolidadas. A proibio e posterior reconhecimento da arte marcial de origem africana "capoeira" atualmente praticada por negros, mulatos e brancos no Brasil um exemplo tpico.

ndice
[esconder]

1 Delimitando "costumes" 2 Delito habitual

3 Ver tambm 4 Referncias o 4.1 Bibliografia complementar

Delimitando "costumes"[editar | editar cdigo-fonte]


O Costume possui dois elementos para que se verifique:

Corpus (material): repetio constante e uniforme de uma prtica social. Animus (psicolgico): a convico de que a prtica social reiterada, constante e uniforme necessria e obrigatria.

A obedincia a uma conduta por parte de uma coletividade configura um uso. A reiterao desse uso forma o costume, que, na viso de Vicente Ro, vem a ser a regra de conduta criada espontaneamente pela conscincia comum do povo, que a observa por modo constante e uniforme, e sob a convico de corresponder a uma necessidade jurdica. O emprego de uma determinada regra para regular determinada situao, desde que se repita reiteradamente, quando igual situao se apresente de novo, constitui uma prtica, um uso, cuja generalizao atravs do tempo leva a todos os espritos a convico de que se trata de uma regra de Direito. Esse hbito que adquirem os homens de empregar a mesma regra sempre que se repete a mesma situao, e de segui-la como legtima e obrigatria, que constitui o costume. Assim, para que um costume seja reconhecido como tal preciso: a) que seja contnuo; fatos espordicos, que se verificam uma vez ou outra no so considerados costumes; b) que seja constante, vale dizer: a repetio dos fatos deve ser diuturna, sem dvidas, sem alterao; c) que seja moral: o costume no pode contrariar a moral ou os bons hbitos; d) que seja obrigatrio, isto , que no seja facultativo, sujeito a vontade das partes interessadas. Os costumes so a maneira cultural de uma sociedade manifestar-se. A partir da repetio, constituem regras que, embora no escritas como as leis, tornam-se observveis pela prpria constituio de fato da vida social. O direito costumeiro dividido de dois modos fundamentais: - Quanto natureza: que se subdivide em costume popular e costume erudito; - Quanto ao contedo, podendo ser: a) "praeter legem"; b) "secundum legem"; e c) "contra legem".

Praeter legem: costumes no abrangidos pela lei, mas que completam o sistema legislativo(praeter legem); na falta de um dispositivo legal aplicvel, o juiz dever decidir de acordo com o Direito costumeiro (art. 4. da lei de Introduo s Normas do Direito Brasileiro Quando a lei for omissa, o juiz decidir o caso de acordo com a analogia, os costumes e os princpios gerais de direito); Secundum legem: costumes contemplados na lei; o preceito, no contido na norma, reconhecido e admitido com eficcia obrigatria; Contra legem: costumes opostos lei, onde as normas costumeiras contrariam as normas de Direito escrito. Classicamente, o costume contra legem tambm pode ser denominado costume ab-rogatrio, por estar implicitamente revogando disposies legais, ou desuetudo, por resultar na no aplicao da lei em virtude do desuso.

Embora primeira vista os costumes no possam revogar leis, certo que, por serem estas, produto da valorao social acerca de circunstncias fticas, e os costumes constiturem, na sua informalidade inicial, a prpria dinmica social, acabam apontando o anacronismo das leis escritas, as quais, muitas vezes, deixam de ser observadas, por perderem o sentido na nova situao social. Detecta-se o imenso descompasso que h entre os avanos sociais e a dinmica legislativa. Hodiernamente, normas legais, inseridas em cdigos ou leis extravagantes, so desconsideradas e inaplicadas, diante de uma interpretao realista do direito ou em vista de novos princpios jurdicos. Nestas condies, pondera Ricardo Teixeira Brancato: algumas normas h em nossa sociedade que, embora no escritas, so obrigatrias. Tais normas so ditadas pelos usos e costumes e no podem deixar de ser cumpridas, muito embora no estejam gravadas numa lei escrita. Alis, mais cedo ou mais tarde determinados costumes acabam por ser cristalizados em uma lei, passando, pois, a integrar a legislao do pas". 4 certo que o costume emprega trs funes ao direito: a de inspirar o legislador a normatizar condutas, a de suprir as lacunas da lei e a servir de parmetro para a interpretao da lei. Em suma, o costume apresenta trs faces: como fonte da norma a ser legislada, como fonte suplementar da lei e como fonte de interpretao. Percebendo isso, h a possibilidade da sociedade modificar o direito, j que, ao contrariar uma norma escrita, a vontade popular no s diz que essa norma no lhe serve como tambm inspira o legislador a elaborar outras normas. Fica demonstrada, ento, a ntida importncia do costume no legalismo jurdico, bem como o vital papel da sociedade em fragmentar o direito. Nessa esteira, segue-se a posio de adotar o sistema diretivo diante das lacunas da lei, acolhendo primeiramente os costumes, e somente na ausncia deste, serem acolhidos outras fontes suplementares do direito. Enquanto o costume espontneo e se expressa oralmente, a Lei demanda de um rgo do Estado expressa na escrita, atravs de um processo prprio de elaborao arbitrria.

Delito habitual[editar | editar cdigo-fonte]


H de se distinguir o delito habitual do delito em que a habitualidade se insere na sua prpria tipicidade, bem como ao crime praticado, o "delinquente habitual", onde a habitualidade qualificadora da periculosidade social. 5 De acordo com Sznick, entende-se a primeira como uma capacidade ou circunstncia que conduz repetio percebida e evidenciada pelo legislador visando o fato que a pena anterior ter sido insuficiente ou ineficiente e a segunda como identificao da periculosidade e/ou imputabilidade do sujeito, exprimindo sua capacidade de delinquir enquanto qualidades pessoais que precedem consumao do delito evidenciada em ndices de anti-sociabilidade e irresponsabilidade.

Ver tambm[editar | editar cdigo-fonte]

O Wikcionrio possui o verbete costume.

Habitus Direito consuetudinrio Antropologia jurdica Ensaio sobre a ddiva Antropologia e psicanlise Antropologia comportamental

Referncias
1. Ir para cima Rodrigue, Joelza Ester. Histria em documento: imagem e texto (1. ed.), A Histria do passado e do presente (pp. 18-19). So Paulo: FTD, 2006 2. Ir para cima NADER, Paulo. Filosofia do Direito. Br, Forense Jurdica... 3. Ir para cima BARREIRA, Pricles Antunes. Apostila de Direito Internacional Pblico (PDF) pp. 11. Pgina visitada em 3 de maio de 2008. 4. Ir para cima BRANCATO, Ricardo Teixeira. Instituies de Direito Pblico e de Direito Privado. SP, Jos Bushatsky, 1973 5. Ir para cima SZNICK Valdir. Delito Habitual. SP, Sugestes Literrias S/A., 1980

Relao jurdica
Origem: Wikipdia, a enciclopdia livre.

Ir para: navegao, pesquisa Este artigo ou se(c)o cita uma ou mais fontes fiveis e independentes, mas ela(s) no cobre(m) todo o texto (desde junho
de 2013). Por favor, melhore este artigo providenciando mais fontes fiveis e independentes e inserindo-as em notas de rodap ou no corpo do texto, conforme o livro de estilo.
Encontre fontes: Google notcias, livros, acadmico Scirus Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.

Relao jurdica o vnculo entre duas ou mais pessoas, ao qual as normas jurdicas atribuem efeitos obrigatrios.

ndice
[esconder]

1 Histria 2 Conceito 3 Formao da Relao Jurdica 4 Elementos da relao jurdica 5 Classificao 6 Referncias 7 Bibliografia

Histria[editar | editar cdigo-fonte]

Historicamente, o ordenamento jurdico baseava-se no enquadramento dos sujeitos titulares de direitos e obrigaes legislao, como pode ser observado no direito romano. No entanto, no sc. XIX surgiu na Alemanha a denominada Escola das Pandectas. Tal Escola baseava-se na interpretao da norma jurdica buscando a finalidade almejada pelo legislador no momento de tipificao e regulamentao do fato social. Foi por meio desta filosofia que surgiu o conceito de relao jurdica. O Cdigo Civil Alemo de 1900 - BGB, passou a incorporar a relao jurdica como frente de observao do Direito, separando em uma parte geral sua constituio, seus efeitos e suas vicissitudes, abordando o Direito como mediador social e instrumento do bem comum. A partir da, portanto, o Direito passou a ser observado sob o prisma da relao jurdica como meio de formao de direitos e deveres entre sujeitos.

Conceito[editar | editar cdigo-fonte]


O conceito de relao jurdica fundamental na Cincia do Direito. Jhering afirmou que a relao Jurdica est para a Cincia do Direito assim como o alfabeto est para a palavra. F.C. Savigny, em sua poca, sculo XIX, foi o responsvel por firmar de maneira mais clara o conceito de relao jurdica. Relao jurdica o vinculo intersubjetivo concretizado pela ocorrncia de um fato cujos efeitos so veiculados pela lei, denominado fato jurdico. Trata-se, portanto de relao social especfica tipificada por uma norma jurdica. Tal conceito advm da chamada teoria personalista, a qual tem como precursor o jurista alemo Bernhard Windscheid, entendendo ser esta o vnculo entre dois ou mais sujeitos estabelecido diante de um objeto. Relao jurdica aquela atravs da qual juridicamente se vinculam duas pessoas, tendo por objeto um interesse. 1 Em contraposio, surgem as teorias normativista e objetivista. A primeira fundada na ideia de que a relao jurdica consiste na necessidade de determinado comportamento a partir da existncia de um fato que produza efeitos jurdicos, indispensvel concretizao de cada relao. Ou seja, a relao do sujeito com a norma jurdica, a concretizao da relao de fato pelo liame jurdico da norma. Desta forma, v.e. os contratos veiculam duas relaes jurdicas para cada sujeito envolvido. J a teoria objetivista pauta-se na indeterminao do sujeito passivo. A relao jurdica no envolve somente sujeitos, mas tem carter genrico para que possa abarcar o liame jurdico entre pessoas, pessoas e coisas e pessoas e lugares.

Formao da Relao Jurdica[editar | editar cdigofonte]

As relaes jurdicas se formam pela incidncia de normas jurdicas em fatos sociais. Em sentido amplo, os acontecimentos que instauram, modificam ou extinguem relaes jurdicas.

Relaes jurdicas fundamentais: decorrem da lei e estabelecem direitos fundamentais. Ex: respeitando o direito do outro em sociedade.

Para existir relao jurdica preciso a presena de dois requisitos. "Em primeiro lugar uma relao intersubjetiva, ou seja, um vnculo entre duas ou mais pessoas. Em segundo lugar, que esse vnculo corresponda a uma hiptese normativa, de tal maneira que derivem consequncias obrigatrias o plano da experincia."2 Denomina-se fato propulsor ou fato jurdico o acontecimento concretizador da norma abstrata formando a relao intersubjetiva.

A relao jurdica tem como pressuposto um fato que adquire significao jurdica se a lei o tem como idneo produo de determinados efeitos, estatudos ou tutelados. Assim todo evento, j um acontecimento natural, j uma ao humana, converte-se em fato jurdico, se em condies de exercer essa funo. Ao incorporar significao jurdica, o fato origina uma relao concreta e tpica entre sujeitos determinados ou determinveis. 3

Elementos da relao jurdica[editar | editar cdigo-fonte]


So elementos caracterizadores da relao jurdica: Sujeitos da relao jurdica: Relao de homem para homem cada qual possui uma situao jurdica prpria, consistente na posio ocupada na relao jurdica como titular de direitos e deveres. A situao jurdica ativa corresponde posio de agente portador de direito subjetivo, enquanto a situao jurdica passiva, a de possuidor de dever jurdico. a) Sujeito ativo - o credor da prestao ou obrigao principal ou o beneficirio principal da relao. Titular do direito subjetivo. b) Sujeito passivo - titular do dever jurdico, devedor da prestao principal.

Obs.: Esses sujeitos tero obrigaes que se dividem em dar, fazer e no fazer.

Todavia, h situaes em que o sujeito de direito ainda no existe, v.e. herana jacente. Predomina a doutrina que aceita a falta provisria de sujeito ou expectativa de direito. c) Vnculo de atributividade - liame, reconhecido juridicamente, entre os sujeitos. Pode ocorrer por meio de lei, ou acordo de vontades, na figura dos contratos. A inexistncia do vnculo acarreta a inexistncia da relao jurdica. d) Objeto - elemento motriz da relao, a pessoa, a prestao ou a coisa sobre a qual recai o vnculo de atributividade. A relao jurdica gira em torno do objeto.

Classificao[editar | editar cdigo-fonte]

A relao jurdica pode ser: a) Simples: veicula somente um direito subjetivo b) Complexa: veicula mais de um direito subjetivo, com titulares diversos; c) Plrima: veicula mais de um direito subjetivo, oriundos de um nico titular. d) Pblica ou Privada: dependendo do interesse pblico ou privado, respectivamente, acobertado pela relao jurdico. Como espcies das relaes privadas tem-se as relaes patrimoniais ou extrapatrimoniais, suscetveis ou no de apreciao pecuniria. As relaes patrimoniais dizem respeito aos direitos reais e pessoais, enquanto as extrapatrimoniais, personalidade e famlia. e) Absoluta ou Relativa: as relaes absolutas tratam de direito de imposio universal, o qual deve ser respeitado por todos. J as relativas tratam de direitos cuja eficcia circunscrita a determinadas pessoas.

Referncias
1. Ir para cima VILHENA, Paulo Emlio Ribeiro de. Direito Pblico e Direito Privado sobre o prisma das Relaes Jurdicas. Ed. Saraiva - So Paulo, 1972 2. Ir para cima REALE, Miguel. Lies Preliminares de Direito. 26 ed.

1
O costume como fonte de

Direito em Portugal
1

O costume integra o elenco das realidades habitualmente definidas

comopossveis fontes de Direito num ordenamento jurdico (lei, costume, doutrina e jurisprudncia

) mas os seus requisitos e o seu efetivo valor enquanto fonte,nomeada mente na relao com a Lei, dos temas

mais caros de discusso da Teoria e da Filosofia do Direito, em relao ao qual ainda estamos

longe deatingir consenso.


1 Conceito e requisitos

Simplificadame nte, dir-se- que o costume

corresponde fonte deDireito que arranca de uma prtica habitualmente observada pelos membrosde uma comunidade,

qual se vem posteriormente juntar uma determinadacon vico subjetiva quanto a essa observncia. Esta definio

corresponde aoentendimento da doutrina maioritria, que faz depender a existncia deapenas dois requisitos, mas

no pacfica.Em matria de requisitos do costume podemos, por isso, encontrar

pelomenos trs teses:


a)

Teoria dos dois elementos;


b)

Teorias objetivas:
c)

Teorias que impem requisitos adicionais.


1.1

Teoria dos dois elementos

I Para a teoria dos dois elementos, a existncia de um

costumedepende ria do preenchimento de dois requisitos ou da verificao de doiselementos:

Um elemento objetivo (
corpus

) ou fctico; E um elemento subjetivo (


animus

) ou normativo, designado, natradio romana por


opinio iuris vel necessitatis

.II

O elemento fctico ou objetivo o de mais simples delimitao etraduz-se na existncia de um uso (cf.

artigo 3. CC), ou seja, de uma prtica


1

Todos os preceitos sem indicao da correspondente fonte pertencem

ao CdigoCivil Portugus de 1966.

social reiterada num determinado sentido. A prtica social

reiterada deve,contudo, incidir sobre matria com relevncia jurdica, pois que, de contrrio,nunca

pode dar origem a um costume enquanto fonte de regras de Direito(quando muito, poderia criar regras pertencentes a

outras ordens normativas,com o a ordem do trato social, etc).


Oliveira Ascenso

aponta, nesse sentido, oexemplo da

prtica de oferecer brindes na Pscoa, que por muito enraizadaque esteja, nunca implicaria o aparecimento de

uma regra jurdica.O uso teria ainda que ser acompanhado de generalidade (Galvo Telles)

e de abstrao (Ferreira de Almeida, que o faz acrescer generalidade) nosentido de no poder confinar-se a

apenas um indivduo ou a um nmerorestrito de pessoas tornando-se suscetvel de dar

origem a uma regra jurdica.II I O elemento subjetivo, por seu turno, j se apresenta

maisproblemtic o, visto que o tipo de convico em que se traduz controvertidopel a doutrina:

Para a maioria dos Autores (


Oliveira Ascenso, Menezes Cordeiro,Baptist a Machado, Galvo Telles, Maria Lusa

Duarte, MarceloRebelo de Sousa, Germano Marques da Silva,

entre outros) aconvico que teria que

acrescer ao uso para que ele desse origem aum costume, seria uma
convico de obrigatoriedade

Isto , hcostume e no apenas mero uso quando a comunidade tiverconscincia de que tem que acatar aquela

prtica, que a suaobservncia devida e no meramente uma questo de vontade,conveni ncia ou cortesia, que se

est a obedecer a regras jurdicas.Na prtica, isto querer dizer que qualquer sujeito, quandopergunta

do sobre a razo pela qual age de determinada forma, provavelmente responderia que atua assim

porque tem que ser, porque esse comportamento devido, sentindo-se vinculado a essaprtica de

forma to espontnea que so desnecessrios outroselementos de persuaso (o sentido do devido est na

conscincia daspessoas).De resto, como explica


Oliveira Ascenso

, haver tambmnormal

mente (mas no fatalmente) uma


convico de necessidade

,isto , a convico de que a observncia do uso

imprescindvelp ara a comunidade.


You're reading a free preview. Pages 3 to 27 are not shown in this preview.

Vous aimerez peut-être aussi