Vous êtes sur la page 1sur 7

ATIVIDADES PRTICAS SUPERVISIONADAS

Pedagogia
5a Srie Literatura Infantil
A atividade prtica supervisionada (ATPS) um procedimento metodolgico de ensino-aprendizagem desenvolvido por meio de um conjunto de etapas programadas e supervisionadas e que tem por objetivos: Favorecer a aprendizagem. Estimular a corresponsabilidade do aluno pelo aprendizado eficiente e eficaz. Promover o estudo, a convivncia e o trabalho em grupo. Desenvolver os estudos independentes, sistemticos e o autoaprendizado. Oferecer diferentes ambientes de aprendizagem. Auxiliar no desenvolvimento das competncias requeridas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduao. Promover a aplicao da teoria e conceitos para a soluo de problemas prticos relativos profisso. Direcionar o estudante para a busca do raciocnio crtico e a emancipao intelectual. Para atingir estes objetivos, a ATPS prope um desafio e indica os passos a serem percorridos ao longo do bimestre para a sua soluo. A sua participao nesta proposta essencial para que adquira as competncias e habilidades requeridas na sua atuao profissional. Aproveite esta oportunidade de estudar e aprender com desafios da vida profissional.

AUTORIA Priscila dos Santos Vidotti


Faculdade Anhanguera de So Caetano

Pedagogia 5 Srie - Literatura Infantil

Pg. 2 de 7

COMPETNCIAS E HABILIDADES
Ao concluir as etapas propostas neste desafio, voc ter desenvolvido as competncias e habilidades que constam nas Diretrizes Curriculares Nacionais descritas a seguir. Conhecer as estruturas mais presentes nas histrias infantis e familiarizar-se com o universo imaginativo e criativo oferecido pela Literatura. Refletir acerca da relevncia dos contos literrios na formao dos sujeitos e nas representaes sociais e culturais. Enriquecer e ampliar o vocabulrio e repertrio tcnico pertinentes ao tema. Intervir, modificar e recontar histrias infantis, utilizando tcnicas de dramatizao, expresso corporal e linguagem oral.

Produo Acadmica

Leitura e anlise de artigo cientfico. Produo de apresentao em Power Point. Resenha temtica. Pesquisa bibliogrfica. Reconto de uma histria.

Participao
Para a elaborao desta atividade, os alunos devero previamente organizar-se em equipes de at cinco componentes, sob a orientao do tutor presencial, que far o acompanhamento das atividades nos encontros em sala de aula, na unidade. Essas equipes, que sero mantidas durante todas as etapas, devero entregar seus nomes, RAs e e-mails ao tutor presencial.

Padronizao
O material a ser produzido neste desafio deve ser estruturado1 , com o seguinte padro:

Fonte Times New Roman ou Arial tamanho 20 para ttulo, 16 subttulo e 14 para o texto do slide; At 25 slides, sendo: 1. Capa no primeiro slide (capa), dever conter: Logo da Anhanguera Educacional Uniderp; nome de sua Unidade de Ensino (Polo), Curso e Disciplina; nome e RA de cada participante; ttulo da atividade; nome do tutor a distncia; cidade e data da entrega, apresentao ou publicao. 2. Introduo apresentar de forma breve o tema pesquisado; 3. Desenvolvimento abordar as etapas pesquisadas; 4. Consideraes finais apresentar os resultados obtidos a partir da pesquisa;

Consulte o Manual para Elaborao de Trabalhos Acadmicos. Unianhanguera. Disponvel em: <http://www.unianhanguera.edu.br/anhanguera/bibliotecas/normas_bibliograficas/index.html>.

Priscila dos Santos Vidotti

Pedagogia 5 Srie - Literatura Infantil

Pg. 3 de 7

5. Referncias bibliogrficas indicar as fontes de pesquisa, de acordo com as normas da ABNT.

Priscila dos Santos Vidotti

Pedagogia 5 Srie - Literatura Infantil

Pg. 4 de 7

DESAFIO
O objetivo principal do desafio preparar professores capazes de, por meio de outras formas de linguagem, tornar o ensino da Literatura Infantil mais significativo, reflexivo e potencializador dos processos criativos. Esta atividade tambm proporcionar ao grupo a oportunidade de analisar e conhecer algumas histrias infantis e a importncia que as mesmas tm em despertar nos alunos o prazer pela leitura, estimulando a imaginao e a sensibilidade. Para a realizao deste desafio, o grupo desenvolver a livre expresso, relacionando o mundo imaginrio com o real e modificando histrias infantis. Atualmente, um dos principais desafios do professor planejar aulas estimulantes e motivadoras e, nesse sentido, este desafio proporcionar ao aluno o desenvolvimento do domnio do ensino da Literatura Infantil, permitindo a formao de um profissional apto a lidar com a relevncia da leitura, do cuidado e da valorizao dos livros. O desafio consiste em recontar uma histria infantil, selecionada a critrio do grupo, por meio de apresentao em PowerPoint.

Objetivo do Desafio
Reconto de uma histria infantil em apresentao de PowerPoint.

ETAPA 1
Esta atividade importante para que voc possa compreender a Literatura Infantil como uma abertura para a formao de uma nova mentalidade, sendo a escola um espao privilegiado para o encontro entre o leitor e o livro. Para realiz-la, devem ser seguidos os passos descritos.

PASSOS
Passo 1 (Equipe) Ler e discutir o captulo A literatura infantil e seus caminhos, disponvel no Livro-Texto da disciplina, referenciado ao final desta ATPS. Registrar os principais apontamentos do texto que possam ser relevantes para o grupo, elaborando at 2 slides com os principais apontamentos realizados. Passo 2 (Equipe) Ler e refletir criticamente sobre os seguintes textos:

COLOMBO, Fabiano Jos. A importncia do trabalho educativo com ilustraes de livros de literatura infantil. Marlia: UNESP, 2011. Disponvel em: <https://docs.google.com/a/aedu.com/document/d/1ik3ipilJOafGTy9k1Ldv0lNOaVeF4NJYsN2xAxDyb0/edit?hl=pt_BR#>. Acesso em: 21 set. 2012.

Priscila dos Santos Vidotti

Pedagogia 5 Srie - Literatura Infantil

Pg. 5 de 7

MORTATTI, Maria do Rosrio Longo. Leitura Crtica da Literatura Infantil. Revista Itinerrios. Araraquara, 2001. Disponvel em: <https://docs.google.com/a/aedu.com/document/d/1DV0TSoBuLPqgdy7Krckq MKQsOQMqH3BOe_LsQoNpsic/edit?hl=pt_BR#>. Acesso em: 21 set. 2012.

A partir dos textos lidos, construir at 2 slides com apontamentos que mostrem a importncia da ilustrao de livros literrios infantis. O primeiro relatrio parcial, consistir na organizao dos Organizar os slides do passo 1 e do passo 2 em sequncia, e elaborar o primeiro relatrio parcial.

ETAPA 2
Esta atividade importante para que voc possa refletir sobre as diferenas entre as obras inovadoras e as obras continuadoras. Para realiz-la, devem ser seguidos os passos descritos.

PASSOS
Passo 1 (Individual) Ler e refletir sobre o conto clssico da Literatura Infantil Chapeuzinho Vermelho. Buscar obras traduzidas diretamente das verses originais, e no adaptadas. Sugestes de leitura

PERRAULT, Charles. Chapeuzinho Vermelho. Trad. Rosa Freira DAguiar. So Paulo: Cia das Letrinhas, 2010. GRIMM, Irmos. Chapeuzinho Vermelho e outros contos. Trad. Ana Maria Machado. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2009.

Passo 2 (Equipe) Assistir pelo menos um dos filmes:

A garota da capa vermelha. Direo de Catherine Hardwike. EUA, 2011. Sinopse disponvel em: <http://www.adorocinema.com/filmes/filme-170918/>. Acesso em: 21 set. 2012. Deu a Louca na Chapeuzinho. Direo de Cory Edwards. EUA, 2005. Sinopse disponvel em: <http://www.adorocinema.com/filmes/filme-58225/>. Acesso em: 21 set. 2012.

Passo 3 (Equipe) 1 Assistir ao vdeo da fbula A Cigarra e a Formiga. O vdeo a seguir indicado uma verso animada pelos estdios Walt Disney da histria original de Esopo, recontada por La Fontaine, que promove uma discusso sobre valores morais:

A Cigarra e a formiga. Walt Disney Studios, 1960. Disponvel em: < https://docs.google.com/file/d/0B8qKHuHMENvNzZHLS1YNVJUd28/edit?usp=sharing >. Acesso em: 21 set. 2012.

Priscila dos Santos Vidotti

Pedagogia 5 Srie - Literatura Infantil

Pg. 6 de 7

Ler e refletir a respeito das obras reconhecidas como originais do conto A Cigarra e a Formiga.

ESOPO; LA FONTAINE. A Cigarra e a formiga. Disponvel em: < https://docs.google.com/a/aesapar.com/file/d/0B8qKHuHMENvdlFjMWNhaUdzMVU/edit?usp=sharing >. Acesso em: 13 mar. 2013.

Passo 4 (Individual) Discutir a respeito das diferenas apresentadas entre as verses das histrias infantis apreciadas nesta etapa. Elaborar uma sntese crtica a respeito dos contos e suas adaptaes, registrando em at 6 slides as impresses e discusses realizadas pela equipe. A produo destes slides

ETAPA 3
Esta atividade importante para que voc entenda a matria literria e seus fatores estruturantes. A inveno transformada em palavras chamada de matria literria. Esta o corpo verbal que constitui a obra de literatura. As operaes que intervm na inveno literria, desde as ideias em germinao at a elaborao da matria (narrativa, potica ou dramtica), so os recursos estruturais ou estilsticos, os processos de composio, etc. , pois, da arte do autor em inventar ou manipular esses processos e recursos que resulta a matria literria. Para realiz-la, devem ser seguidos os passos descritos.

PASSOS
Passo 1 (Equipe) Ler e discutir o captulo Da teoria anlise do texto, do Livro-Texto da disciplina, referenciado ao final desta ATPS. Passo 2 (Individual) Refletir sobre o trecho de Nelly Coelho, transcrito do Livro-Texto da disciplina:
A matria narrativa ou corpus narrativo resulta, pois, de uma voz que narra uma histria a partir de um certo ngulo de viso (ou foco narrativo) e vai encadeando as sequncias (efabulao), cuja ao vivida por personagens; est situada em determinado espao; dura determinado tempo e se comunica atravs de determinada linguagem ou discurso, pretendendo ser lida ou ouvida por determinado leitor/ouvinte. (COELHO, 2010, p. 142).

Passo 3 (Equipe) Com base nas leituras dos Passos 1 e 2, produzir uma anlise, em at 2 slides, sobre as discusses tericas presentes no texto de Nelly Coelho. .

Priscila dos Santos Vidotti

Pedagogia 5 Srie - Literatura Infantil

Pg. 7 de 7

Passo 4 (Equipe) Escolher uma histria clssica diferente das apresentadas neste desafio e recontar a histria com os recursos que a equipe julgar pertinentes. O reconto, de autoria da equipe, precisa ser construdo em at 10 slides, que compem o ltimo relatrio parcial. Produzir o Relatrio Final, que consiste na organizao e sistematizao de todos os relatrios parciais produzidos. Postar o trabalho final na plataforma virtual, em um nico arquivo em formato .ppt, para avaliao do tutor a distncia, dentro do prazo estipulado.

Livro-Texto da Disciplina
COELHO, Nelly Novaes. Literatura infantil: Teoria, Anlise e Didtica. So Paulo: Ed. Moderna, 2010.

Critrios de Avaliao
Sugere-se como critrio de avaliao que o aluno tenha:

Ampliado seu campo de conhecimento terico e prtico acerca da formao profissional, cultural e social. Assistido aos vdeos e realizado a leitura dos materiais literrios indicados e produzido suas crticas/reflexes pessoais sobre os mesmos. Demonstrado apropriao dos saberes elementares sobre a temtica abordada. Realizado a leitura e reflexo dos textos sugeridos e discutido com o grupo as implicaes educacionais dos mesmos. Produzido a apresentao em PowerPoint dentro dos padres especificados, com reflexes claras e objetivas acerca da temtica estudada, contemplando os registros, anlises e produes de todas as etapas, de modo completo e deixando transparecer o aprendizado realizado durante o desafio.

Priscila dos Santos Vidotti

Vous aimerez peut-être aussi