Vous êtes sur la page 1sur 17

FUTEBOL Histrico

Prof. Esp. Rosngela Cristina Dantas Cyraco Agosto de 2013

Gurupi/TO

HISTRICO
No se sabe ao certo onde nasceu o futebol. Alguns dizem que surgiu na China, outro, que nasceu na Itlia. Todos concordam que a organizao e o desenvolvimento do futebol moderno ocorreram na Inglaterra. O prprio nome deste esporte tem origem em duas palavras da lngua inglesa: foot (p) e ball (bola).

Charles Miller 1874 1953

Foi Charles Miller, filho de pai ingls e me brasileira, que, ao retornar ao Brasil, em 1894, aps concluir cursos na Inglaterra, trouxe este esporte para o Brasil. Logo o futebol se tornou o esporte das multides, despertando paixes e empolgando muita gente. Rosngela Cristina Dantas Cyraco 2

HISTRICO
A habilidade, o ritmo, a versatilidade e a improvisao dos nossos jogadores logo deram destaque ao futebol brasileiro, considerando um dos melhores do mundo. O Brasil pentacampeo mundial de futebol. Ganhamos a Copa do Mundo em 1958, 1962, 1970, 1994 e 2002.

Seleo Brasileira de 1958 Em p: Djalma Santos, Zito, Bellini, Nlton Santos, Orlando e Gilmar Agachados: Garrincha, Didi, Pel, Vav e Zagallo e o massagista Mrio Amrico.

Rosngela Cristina Dantas Cyraco

HISTRICO
CHINA ANTIGA Na China Antiga, por volta de 3000 a.C., os militares chineses praticavam um jogo que na verdade era um treino militar. Aps as guerras, formavam equipes para chutar a cabea dos soldados inimigos. Com o tempo, as cabeas dos inimigos foram sendo substitudas por bolas de couro revestidas com cabelo.
Formavam-se duas equipes com oito jogadores e o objetivo era passar a bola de p em p sem deixar cair no cho, levando-a para dentro de duas estacas fincadas no campo. Estas estacas eram ligadas por um fio de cera.

Rosngela Cristina Dantas Cyraco 4

HISTRICO
JAPO ANTIGO Foi criado um esporte muito parecido com o futebol atual, porm se chamava Kemari. Praticado por integrantes da corte do imperador japons, o kemari acontecia num campo de aproximadamente 200 metros quadrados. A bola era feita de fibras de bambu e entre as regras, o contato fsico era proibido entre os 16 jogadores (8 para cada equipe). Historiadores do futebol encontraram relatos que confirmam o acontecimento de jogos entre equipes chinesas e japonesas na antiguidade.
Rosngela Cristina Dantas Cyraco 5

HISTRICO
GRCIA E ROMA Os gregos criaram um jogo por volta do sculo I a.C que se chamava Episkiros. Neste jogo, soldados gregos dividiam-se em duas equipes de nove jogadores cada e jogavam num terreno de formato retangular. Na cidade grega de Esparta, os jogadores, tambm militares, usavam uma bola feita de bexiga de boi cheia de areia ou terra. O campo onde se realizavam as partidas, em Esparta, eram bem grandes, pois as equipes eram formadas por quinze jogadores. Quando os romanos dominaram a Grcia, entraram em contato com a cultura grega e acabaram assimilando o Episkiros, porm o jogo tomou uma conotao muito mais violenta.
Rosngela Cristina Dantas Cyraco 6

HISTRICO
IDADE MDIA H relatos de um esporte muito parecido com o futebol, embora usava-se muito a violncia. O Soule ou Harpastum era praticado na Idade Mdia por militares que dividiam-se em duas equipes: atacantes e defensores. Era permitido usar socos, pontaps, rasteiras e outros golpes violentos. H relatos que mostram a morte de alguns jogadores durante a partida. Cada equipe era formada por 27 jogadores, onde grupos tinham funes diferentes no time: corredores, dianteiros, sacadores e guarda-redes.

Rosngela Cristina Dantas Cyraco

HISTRICO
ITLIA MEDIEVAL Apareceu um jogo denominado gioco de calcio. Era praticado em praas e os 27 jogadores de cada equipe deveriam levar a bola at os dois postes que ficavam nos dois cantos extremos da praa. A violncia era muito comum, pois os participantes levavam para campo seus problemas causados principalmente por questes sociais tpicas da poca medieval. O barulho, a desorganizao e a violncia eram to grandes que o rei Eduardo II teve que decretar uma lei proibindo a prtica do jogo, condenando priso os praticantes. Porm o jogo no terminou e integrantes da nobreza criaram uma nova verso com regras que no permitiam a violncia. Nesta nova verso, cerca de doze juzes deveriam fazer cumprir as regras do jogo. Rosngela Cristina Dantas Cyraco 8

HISTRICO
INGLATERRA Pesquisadores concluram que o gioco de calcio saiu da Itlia e chegou a Inglaterra por volta do sculo XVII. Na Inglaterra, o jogo ganhou regras diferentes e foi organizado e sistematizado. O campo deveria medir 120 por 180 metros e nas duas pontas seriam instalados dois arcos retangulares chamados de gol. A bola era de couro e enchida com ar. Com regras claras e objetivas, o futebol comeou a ser praticado por estudantes e filhos da nobreza inglesa. Aos poucos foi se popularizando. No ano de 1848, numa conferncia em Cambridge, estabeleceuse um nico cdigo de regras para o futebol.
Rosngela Cristina Dantas Cyraco 9

HISTRICO
INGLATERRA 1871 foi criada a figura do guarda-redes (goleiro) que seria o nico que poderia colocar as mos na bola e deveria ficar prximo ao gol para evitar a entrada da bola. 1875 foi estabelecida a regra do tempo de 90 minutos; 1891 estabelecido o pnalti para punir a falta dentro da rea. 1907 foi estabelecida a regra do impedimento. 1885 profissionalismo no futebol foi iniciado e no ano seguinte seria criada, na Inglaterra, a International Board, entidade cujo objetivo principal era estabelecer e mudar as regras do futebol quando necessrio. 1897 uma equipe de futebol inglesa chamada Corinthians fez uma excurso fora da Europa, contribuindo para difundir o futebol em diversas partes do mundo.
Rosngela Cristina Dantas Cyraco 10

HISTRICO
INGLATERRA 1888 foi fundada a Football League com o objetivo de organizar torneios e campeonatos internacionais. 1904 foi criada a FIFA (Federao Internacional de Futebol Association) que organiza at hoje o futebol em todo mundo. a FIFA que organiza os grandes campeonatos de selees (Copa do Mundo) de quatro em quatro anos.

A FIFA tambm organiza campeonatos de clubes como, por exemplo, a Copa Libertadores da Amrica, Copa da UEFA, Liga dos Campees da Europa, Copa SulAmericana, entre outros.

Bola de futebol final do sculo XIX


Rosngela Cristina Dantas Cyraco 11

HISTRICO
BRASIL Nascido no bairro paulistano do Brs, Charles Miller viajou para Inglaterra aos nove anos de idade para estudar. L tomou contato com o futebol e, ao retornar ao Brasil em 1894, trouxe na bagagem a primeira bola de futebol e um conjunto de regras. Podemos considerar Charles Miller como sendo o precursor do futebol no Brasil. O primeiro jogo de futebol no Brasil foi realizado em 15 de abril de 1895 entre funcionrios de empresas inglesas que atuavam em So Paulo. Os funcionrios tambm eram de origem inglesa:
FUNCIONRIOS DA COMPANHIA DE GS 2X4 CIA. FERROVIARIA SO PAULO RAILWAY
Rosngela Cristina Dantas Cyraco 12

HISTRICO
BRASIL 1914 CBF (Confederao Brasileira de Futebol) a entidade mxima do esporte no pas. Organiza todos os campeonatos em territrio nacional e representa o Brasil nas competies internacionais entre pases com a Seleo Brasileira.

1920 os negros comearam a ser aceitos em outros clubes, e o Vasco foi o primeiro dos clubes grandes a vencer ttulos com uma equipe repleta de jogadores negros e pobres.

Rosngela Cristina Dantas Cyraco

13

HISTRICO
BRASIL 1945 Durante os governos de Vargas (principalmente) foi feito um grande esforo para alavancar o futebol no pas. A construo do Maracan e a Copa do Mundo do Brasil (1950), por exemplo, foram na Era Vargas.

MARACAN Estdio Jornalista Mrio Filho 1950

Rosngela Cristina Dantas Cyraco

14

HISTRICO
BRASIL 1950 a Copa do Mundo foi realizada no Brasil, sendo que a seleo brasileira perdeu o ttulo, em pleno Maracan, para a seleo Uruguaia (Uruguai 2 x Brasil 1).

1958 A vitria no Mundial pela Seleo Brasileira, com um time comandado pelos negros Didi e Pel, pelo mulato Garrincha e pelo capito paulista Bellini, ratificou o futebol como principal elemento da identificao nacional, j que rene pessoas de todas as cores, condies sociais, credos e diferentes regies do pas. 2014 a Copa do Mundo de Futebol ser realizada novamente no Brasil.
Rosngela Cristina Dantas Cyraco 15

O REI DO FUTEBOL
EDSON ARANTES DO NASCIMENTO PEL Na disputa da Copa do Mundo de 1958, em Estocolmo, Sucia, o Brasil lanava um jovem atacante, com apenas 17 anos, que se revelaria a maior sensao daquele evento esportivo. Jogador extraordinrio, Pel Edison Arantes do Nascimento conquistou a admirao de multides no pas-sede da competio, a Sucia. Muitas eram as qualidades que tornaram esse jovem diferentes de todos os demais. Seu toque de bola, suas corridas espetaculares e fenomenal agilidade, domnio de bola e criatividade assombraram o mundo nos anos seguintes. Ganhou sua primeira medalha nessa copa e a segunda em 1970, no Mxico.

Rosngela Cristina Dantas Cyraco

16

O REI DO FUTEBOL
EDSON ARANTES DO NASCIMENTO PEL A contribuio dada pelo atleta a seu clube, o Santos Futebol Clube, foi espetacular. Ganhador de todos os ttulos ento existentes, a Santos Futebol Clube tornou-se, na poca, um legtimo representante do Brasil no mundo futebolstico. Alm de atleta genial, Pel demonstrou grande responsabilidade como dolo, preservando sua imagem e sempre dando bons exemplos, consciente daquilo que representava, principalmente para os jovens. Terminou sua carreira nos Estados Unidos da Amrica, contribuindo para a divulgao e implantao do futebol (soccer) nesse pas. Merecidamente recebeu o ttulo ATLETA DO SCULO.

Rosngela Cristina Dantas Cyraco

17

Vous aimerez peut-être aussi