Vous êtes sur la page 1sur 34

Projecto de Regulamento Municipal para Reconverso Urbanstica das reas Urbanas de Gnese Ilegal de Sintra

07 de abril de 2014

Deliberado pela Cmara Municipal de Sintra em

de

de 2014

Aprovado pela Assembleia Municipal de Sintra em

de

de 2014

Projeto de Regulamento Municipal para Reconverso Urbanstica das reas Urbanas de Gnese Ilegal de Sintra

Pgina 1

Prembulo A delimitao das 100 reas Urbanas de Gnese Ilegal (AUGI) do municpio de Sintra e respectiva modalidade de reconverso foi genericamente aprovada pela Cmara Municipal de Sintra, na sua reunio de 13 de Maro de 1996 publicitada pelo Edital n 146/96, de 26 de Maro, havendo desde essa data escassas alteraes pontuais tendo em vista a redelimitao de algumas AUGI e a alterao da respectiva modalidade de reconverso.

Passados mais de 17 anos sobre a delimitao das AUGI, e no obstante as normas insertas no Regulamento Municipal de Urbanizao e Edificao do Concelho de Sintra, continuarem a revestir-se de toda a actualidade, foi considerado prioritrio pelo Executivo Municipal que todo o tratamento desta matria estivesse sedimentado num s Regulamento, distinto do Regulamento Municipal de Urbanizao e Edificao do Concelho de Sintra, facilitando a respectiva compreenso pelos servios e pelos muncipes, enquanto destinatrios ltimos da actividade municipal.

O regime jurdico das reas urbanas de gnese ilegal, aprovado pela Lei n. 91/95, de 2 de setembro, alterada pela Lei n. 165/99 de 14 de setembro, pela Lei n. 64/2003, de 23 de Agosto, pela Lei n. 10/2008 de 20 de Fevereiro e pela Lei n 79/2013, de 26 de Novembro, consubstancia um regime excecional para a reconverso urbanstica das AUGI, tal como vem estabelecido logo no artigo 1. do referido diploma (Lei das AUGI).

O dever de reconverso urbanstica do solo e a legalizao das construes integradas em AUGI, consagrado no artigo 3. da lei das AUGI, e que impende sobre os proprietrios e comproprietrios, inclui o dever de comparticipar nas despesas de reconverso, nos termos fixados no referido regime jurdico.

No mbito dos respetivos processos de reconverso, tem vindo a ser constatado que, ao nvel dos encargos urbansticos a suportar pelos proprietrios / comproprietrios e superficirios destas parcelas, existem constrangimentos na comparticipao financeira que compete a cada um.

Pgina 2

Esta situao, agravada igualmente pelo atual contexto socioeconmico, pode vir a comprometer a reconverso urbanstica destas reas, bem como a legalizao das construes existentes.

Ainda de referir que importa estabelecer, ao nvel operativo, os modos de articulao entre os representantes da Administrao Conjunta da AUGI, quando a mesma exista em termos institucionais e o Municpio.

Sem prejuzo do desenvolvimento das questes matriciais do respectivo regime, o presente regulamento procura, dentro da letra e do esprito da Lei, dar resposta a algumas das questes que se colocam relativamente ao supra referido.

Sobre o projecto de Regulamento foram ouvidos os interessados, designadamente as Freguesias e as Administraes Conjuntas das AUGI, legalmente constitudas, tendo o mesmo sido submetido a inqurito pblico mediante publicao de Aviso n .., na II Srie do Dirio da Repblica n. , de .. de . de 2014, nos termos e para os efeitos dos artigos 117. e 118 do Cdigo do Procedimento Administrativo, respectivamente. Participaram a

Foram considerados, no mbito do procedimento referido nos pargrafos anteriores alguns dos contributos oportunamente expendidos.

Assim, a Assembleia Municipal de Sintra, sob proposta da Cmara Municipal, aprova na sua .. realizada em .. de .. de 2014, o Regulamento Municipal para Reconverso Urbanstica das reas Urbanas de Gnese Ilegal de Sintra, integrando o Parecer da Comisso Especializada de Planeamento, Urbanismo, Ambiente, Obras Municipais da Assembleia Municipal de Sintra, tudo nos termos e para os efeitos do disposto no artigo 241. da Constituio da Repblica Portuguesa, na alnea g) do n 1 do artigo 25. e na alnea k) do n1 do artigo 33 do Regime Jurdico aprovado pela Lei n. 75/2013, de 12 de Setembro, da Lei n. 91/95, de 2 de Setembro (Lei AUGI), na sua redao vigente, do artigo 3 do Regime Jurdico da Urbanizao e Edificao, estabelecido pelo Decreto-Lei n. 555/99, de 16 de Dezembro, com as alteraes vigentes, da Lei n 73/2013, de 3 de Setembro e da Lei n 53-E / 2006, de 15 de Janeiro.

Pgina 3

CAPTULO I Disposies Gerais Artigo 1. Lei habilitante

O presente regulamento aprovado ao abrigo do disposto na alnea n) do n. 2 do artigo 23., g) do n 1 do artigo 25. e na alnea k) do n1 do artigo 33 da Lei n. 75/2013, de 12 de Setembro, da Lei n. 91/95, de 2 de Setembro (Lei AUGI), na sua redaco vigente, do artigo 3 do Regime Jurdico da Urbanizao e Edificao, estabelecido pelo Decreto-Lei n. 555/99, de 16 de Dezembro, com as alteraes vigentes, da Lei n 73/2013, de 3 de Setembro e da Lei n 53-E / 2006, de 15 de Janeiro, no Regulamento Geral das Edificaes Urbanas, aprovado pelo Decreto -Lei n. 38 382, de 7 de agosto de 1951, com as alteraes vigentes, no Decreto-Lei n. 804/76, de 6 de novembro, na Portaria n. 243/84, de 17 de abril, do Decreto-Lei n 380/99, de 22 de Setembro, com as alteraes vigentes e nos artigos 116. a 118. do Cdigo do Procedimento Administrativo, aprovado pelo Decreto-Lei n. 442/91, de 15 de Novembro, com as alteraes vigentes.

Artigo 2. mbito de aplicao 1 O presente regulamento estabelece as regras a que deve obedecer a reconverso urbanstica das reas Urbanas de Gnese Ilegal (AUGI) delimitadas no municpio de Sintra. 2 O presente regulamento aplica-se em toda a rea do territrio das AUGI delimitadas no municpio de Sintra, sem prejuzo da aplicao das disposies legais e regulamentares em vigor. 3 Sem prejuzo das normas de carcter genrico insertas nos ttulos para reconverso urbanstica de cada AUGI, j aprovados pelos rgos municipais competentes, os futuros ttulos devem, independentemente da respectiva natureza, conformar-se ao disposto no presente regulamento.

Pgina 4

4 O presente regulamento tem ainda por objecto a definio das condies mnimas de habitabilidade das edificaes existentes que, no foram objecto de licenciamento, de acordo com o definido na Portaria n. 243/84, de 17 de Abril.

Artigo 3. Definies

Para efeitos de aplicao do presente regulamento, so consideradas as definies previstas no Decreto Regulamentar n. 9/2009, de 29 de Maio, no Regulamento Municipal de Urbanizao e Edificao do Concelho de Sintra e as seguintes:

a) AUGI : i ) os prdios ou conjuntos de prdios contguos que, sem a competente licena de loteamento, quando legalmente exigida, tenham sido objecto de operaes fsicas de parcelamento destinadas construo at data da entrada em vigor do Decreto-Lei n. 400/84, de 31 de Dezembro, e que, nos respectivos planos municipais de ordenamento do territrio (PMOT), estejam classificadas como espao urbano ou urbanizvel, sem prejuzo do disposto no artigo 5. da Lei AUGI;

ii ) os prdios ou conjuntos de prdios parcelados anteriormente entrada em vigor do Decreto-Lei n. 46673, de 29 de Novembro de 1965, quando predominantemente ocupados por construes no licenciadas. b) Legalizao ato administrativo praticado pela Cmara Municipal que confirma os parmetros legais de determinada edificao, originariamente, construda sem ttulo, a que corresponde uma operao urbanstica de edificao, de acordo com o disposto no RJUE, sob a modalidade de licenciamento ou comunicao prvia, consoante o caso. d) Manuteno temporria nus sujeito a registo que impende sobre as construes que no se conformam com os normativos legais aplicveis e para as quais a Cmara Municipal concede um prazo para suprimento das deficincias detetadas, sendo que precludido o prazo concedido e verificando-se a impossibilidade de legalizao, ordenada a consequente demolio.

Pgina 5

Artigo 4. Dever de reconverso urbanstica

1 - O dever de reconverter as reas urbanas que tenham sido objeto de parcelamento fsico sem licena de loteamento ou aquelas predominantemente ocupadas por construes no licenciadas, bem como da legalizao das respetivas edificaes, impende sobre os proprietrios, comproprietrios e possuidores, nos termos da lei.

2 - O dever de reconverso inclui, entre outros, o dever de comparticipar nas despesas de reconverso.

3 - A violao do dever de reconverso nomeadamente pela falta de pagamento das comparticipaes nas despesas de reconverso ou pela ausncia de pedido de legalizao de construes existentes, implica, sem prejuzo do recurso a outras medidas legalmente previstas, a suspenso das ligaes s redes de infraestruturas j em funcionamento, que sirvam a construo do devedor, mediante deliberao da Cmara Municipal e aps prvia audio dos interessados.

4 - Com a realizao das redes de infraestruturas, s ter acesso ligao dos ramais quem fizer prova do prvio pagamento da respetiva comparticipao.

Artigo 5. Gesto do Regulamento

1 - A gesto do disposto no presente regulamento incumbe Cmara Municipal de Sintra, atravs do Gabinete AUGI ou unidade orgnica a quem, no mbito da Estrutura Nuclear e Flexvel, sejam cometidas atribuies no mbito das AUGI. 2 As competncias decisrias conferidas no mbito presente regulamento Cmara Municipal de Sintra so delegveis no seu Presidente, nos termos da lei.

Pgina 6

Artigo 6. Relaes entre o Municpio e os onerados com o dever de reconverter

A Comisso de Administrao Conjunta da AUGI, eleita nos termos legais, adiante designada por CA, ou o representante legal das partes interessadas e os tcnicos autores responsveis pela elaborao do projeto de reconverso urbanstica so as entidades privilegiadas no relacionamento com o Municpio de Sintra, no que respeita ao processo de reconverso organizado como operao de loteamento, sem prejuzo do direito informao nos termos gerais. CAPTULO II Dos Procedimentos

Artigo 7. Informao Prvia. 1 A CA pode optar nos termos do Regime Jurdico de Urbanizao e Edificao, por requerer informao prvia sobre o projeto de reconverso. 2 Neste procedimento tem a equipa tcnica multidisciplinar, constituda nos termos dos artigos 1 e 4, do Decreto-Lei n 292/95, de 14 de novembro, com as alteraes vigentes que demonstrar a viabilidade da proposta, nomeadamente a econmica, perante a eventual necessidade de realizao e reforo das infra-estruturas existentes.

3 - O pedido deve ser instrudo pela CA ou pelo representante legal das partes interessadas Artigo 8. Processo de reconverso organizado como operao de loteamento por iniciativa dos particulares ou plano de pormenor e loteamento por iniciativa municipal

1 - O processo de reconverso, organizado como operao de loteamento por iniciativa dos particulares, inicia-se mediante requerimento dirigido ao Presidente da Cmara, subscrito pela CA, pelo representante legal das partes interessadas, ou por todos os titulares do direito de propriedade, caso no esteja constituda tal comisso.

Pgina 7

2 Na anlise da oportunidade da reconverso de uma AUGI por iniciativa municipal, para alm da prvia ponderao da sustentabilidade da mesma quando haja lugar execuo total ou parcial das respectivas infra-estruturas, nos termos do n 1 do artigo 33 da Lei AUGI, importa a considerao dos seguintes factores:

a) Existncia de Infra-estruturas j executadas e seu estado de conservao; b) Dimenso da AUGI, com preferncia para as de menor rea; c) Disponibilidade dos necessrios meios financeiros no Oramento Municipal.

3 - O processo de reconverso, organizado como loteamento da iniciativa Municipal compete Cmara Municipal, sendo determinado por deliberao do rgo, a publicitar nos termos do artigo 28 da Lei n 91/95, de 2 de setembro, na sua redao atual, estando a referida operao urbanstica ainda sujeita ao disposto no artigo 7 do Regime Jurdico de Urbanizao e Edificao, aprovado pelo Decreto-Lei n 555/99, de 16 de Dezembro, com a redaco vigente.

4 - O processo de reconverso, organizado como plano de pormenor, compete Cmara Municipal, sendo determinado por deliberao do rgo, a publicar no Dirio da Repblica, e a publicitar nos termos legais, designadamente de acordo com o disposto no Decreto-Lei n 380/99, de 22 de Setembro, com as alteraes vigentes, atravs da comunicao social e na respectiva pgina da Internet, sem prejuzo da afixao edital nos locais de estilo, na propriedade, na sede do Municpio e na sede da junta ou unio de Freguesias respectiva. Artigo 9. Elementos instrutrios 1 O requerimento dirigido ao Presidente da Cmara referente ao processo de reconverso, organizado como operao de loteamento, deve ser acompanhado por:

a) Certido da conservatria do registo predial de Sintra, emitida com prazo inferior a cento e oitenta dias, referente ao prdio(s) abrangido(s) pelo pedido de reconverso, para comprovao da legitimidade dos requerentes;

Pgina 8

b) Listagem dos comproprietrios/possuidores de cada uma das parcelas em que se subdividiu o loteamento ilegal, reportada certido referida na alnea anterior;

c) Fotocpia certificada das atas das reunies da Assembleia onde tenha sido validamente deliberada a reconverso da AUGI, a eleio e a destituio da comisso de administrao, a aprovao do projeto de reconverso e a aprovao dos respetivos mtodos e frmulas de clculo das comparticipaes.

d) Declarao dos autores do projeto de reconverso quanto ao cumprimento das disposies legais e regulamentares aplicveis;

e) Memria descritiva e justificativa que fundamente a soluo proposta, e peas desenhadas. 2 No mbito da operao de licenciamento e comunicao prvia das obras de urbanizao, a CA ou o representante legal das partes interessadas, apresenta, nos termos da Lei AUGI, os seguintes projectos de especialidades, abaixo discriminados:

a) Infra -estruturas virias; b) Projecto de sinalizao e trnsito; c) Planta de localizao dos contentores de resduos slidos, e do parque ecopontos; d) Rede de drenagem de esgotos pluviais e domsticos; e) Rede de abastecimento de guas (domiciliria e incndios); f) Rede de infra -estruturas elctricas, incluindo iluminao pblica; g) Rede de infra -estruturas de telecomunicaes; h) Rede e infra -estruturas de distribuio de gs; i) Arranjos de espaos exteriores e interveno paisagstica; j) Plano de Acessibilidades; k) Oramento das obras de urbanizao e de outras operaes, por especialidade e global; l) Quadro sntese das quotas de comparticipao de cada comparte no montante global do oramento referido na alnea anterior; m) Calendarizao da execuo das infra-estruturas.

Pgina 9

3 - Pode ser dispensada, nos termos do n. 3 do artigo 18. da lei das AUGI, a apresentao dos projetos das infra-estruturas virias, de rede de infra-estruturas elctricas, incluindo iluminao pblica, de rede de telecomunicaes, abastecimento de guas (domiciliria e incndios), gs, de drenagem de esgotos pluviais e domsticos e de arranjos de espaos exteriores e interveno paisagstica, desde que seja reconhecido pelas entidades gestoras das redes e outros equipamentos que as mesmas j existem e esto em condies de funcionamento e que suportam os parmetros da operao urbanstica proposta.

4 - O plano de acessibilidades previsto na alnea j) do n 2 tem por com o objetivo promover a mobilidade sem condicionamentos e a diminuio de barreiras arquitetnicas e ambientais, incrementando a qualidade de vida dos cidados, devendo ser articulado com o projeto de trnsito, devendo conter, designadamente, os seguintes elementos:

a) A descrio da rede de espaos e equipamentos acessveis b) As solues de detalhe mtrico, tcnico e construtivo, esclarecendo as solues adotadas em matria de acessibilidade e pessoas com deficincia e mobilidade condicionada; c) A localizao do mobilirio urbano; d) A localizao dos contentores de resduos slidos urbanos; e) As solues adotadas nas zonas de passagens de pees 5 No mbito da operao urbanstica de edificao, o projeto de arquitetura deve ser instrudo de acordo com o disposto no Regime Jurdico de Urbanizao e Edificao e no Regulamento Municipal de Urbanizao e Edificao do Concelho de Sintra.

6 - Nos termos do n. 2 do artigo 50. da lei das AUGI, pode ser dispensada a apresentao dos projetos das especialidades, mediante declarao de conformidade do construdo com as exigncias legais e regulamentares para o efeito, assinada por tcnico habilitado para subscrever os projetos dispensados.

7 - Nos termos do n. 3 do artigo 50. da lei das AUGI, pode ser dispensada a apresentao dos pareceres das entidades que j estejam a fornecer os seus servios edificao a legalizar.

Pgina 10

8 Para efeitos do nmero anterior o interessado deve fazer prova da ligao e operabilidade dos servios atravs de cpia de recibo / factura referente ao mesmo, que comprove a situao nos ltimos 60 dias.

9 - Os pedidos de legalizao das construes existentes e da respetiva utilizao que no envolvam a realizao de obras podem ser instrudos num nico processo administrativo. Artigo 10. Nmero de cpias 1 Enquanto no for incrementado o sistema de receo de processos por via informtica atravs do programa adequado, o nmero mnimo de cpias dos elementos em suporte papel que devem instruir cada processo de dois, mais um exemplar apresentado em suporte informtico, para alm dos elementos necessrios s consultas das entidades exteriores ao Municpio que, nos termos da legislao em vigor, tenham de ser promovidas diretamente pela Cmara Municipal. 2 O exemplar em suporte informtico deve conter o requerimento e demais documentos administrativos, em suporte informtico, em *dwg para a planta de implantao e levantamento topogrfico e em *dwg, *dwf ou *pdf para os demais elementos escritos, gravados em CD -ROM, ou DVD. 3 Sem prejuzo no disposto nos nmeros anteriores, aps apreciao liminar, pode ser solicitado aos requerentes um nmero varivel de colees de todos os elementos instrutores do processo de reconverso, de acordo com as entidades externas que devam ser consultadas. nos termos da legislao em vigor, tenham de ser promovidas diretamente pela Cmara Municipal, por no se inserirem na competncia da CCDRLVT prevista nos artigos 13. a 13. B do RJUE

4 - Um dos exemplares em papel destina-se a ser restitudo ao requerente depois de aprovado.

Pgina 11

Artigo 11. Levantamentos topogrficos 1 Os levantamentos topogrficos que integrem a instruo dos processos devem ser georreferenciados ao sistema de coordenadas planimtricas, no sistema de coordenadas adoptado pelo Municpio de Sintra. 2 Os terrenos alvo de operaes urbansticas devem ser representados na planta de implantao com indicao das coordenadas retangulares (X, Y) dos seus limites, em, pelo menos quatro pontos, no sistema referido no nmero anterior. 3 Nas operaes de loteamento e no respetivo ttulo, cada lote deve ser individualizado com as coordenadas retangulares (X, Y) dos seus limites, em, pelo menos quatro pontos, no sistema referido no n. 1. 4 A representao altimtrica das curvas de nvel deve ser apresentada com a equidistncia altimtrica mnima de 1 metro. 5 Sem prejuzo do disposto nos artigos 9. e 10., a planta de implantao/sntese, deve ser apresentada georreferenciada nos termos dos nmeros anteriores e entregue em formato *dwg.

Artigo 12. Cores convencionais

Em matria de cores convencionais no mbito da componente grfica do projecto rege o disposto no artigo 68 do Regulamento Municipal de Urbanizao e Edificao do Concelho de Sintra.

Artigo 13. Apreciao Liminar

Nos trinta dias subsequentes data da entrada do pedido, em sede de apreciao liminar, pode a Cmara Municipal solicitar formalmente outras informaes ou elementos que

Pgina 12

considere importantes para o conhecimento do mesmo, sob pena de o procedimento ficar deserto, findo o prazo legal.

Artigo 14. Notificaes 1 Salvo previso expressa em contrrio, as notificaes, no mbito do presente Captulo, devem ser feitas, sempre que possvel, nos termos do artigo 121 do Regime Jurdico de Urbanizao e Edificao, aprovado pelo Decreto-Lei n 555/99, de 16 de Dezembro, com a redaco vigente. 2 Sempre que a forma de notificao referida no nmero anterior se mostre invivel ou inadequada ao fim em vista, rege o disposto no artigo 70 do Cdigo de Procedimento Administrativo. Artigo 15. Consultas

Admitido liminarmente o pedido, a Cmara Municipal solicita, no prazo de 10 dias, os pareceres s entidades externas que, nos termos da legislao em vigor, se devam pronunciar.

Artigo 16. Vistoria, auto de vistoria e seus efeitos 1 Feita a vistoria, nos termos do artigo 22 da Lei AUGI, lavra-se o respectivo Auto, do qual devem constar, pormenorizadamente, as situaes desconformes, podendo ser fixados eventuais nus ou condicionantes sujeitos a registo. 2 O interessado da construo considerada desconforme, notificado nos trinta dias subsequentes vistoria para proceder ao suprimento das deficincias detectadas, designadamente atravs da reposio da situao anterior.

Pgina 13

3 - O proprietrio/comproprietrio, notificado nos termos do nmero anterior, no obrigado reposio, se fizer prova em audincia prvia, de que a obra ou construo j existia em momento anterior data em que a assembleia de proprietrios que deliberou a reconverso.

4 - A demolio parcial ou total de construes para cumprimento das deliberaes ou decises previstas na Lei n 91/95, de 2 de setembro, na sua redao atual e no presente regulamento no carece de licenciamento.

Artigo 17. Deliberao sobre o pedido de reconverso

1 - Aps a vistoria a que se refere o artigo anterior, e no prazo de sessenta dias, a Cmara Municipal de Sintra delibera sobre:

a) A aprovao do pedido de reconverso; b) O indeferimento do pedido, com base em desrespeito pelo Plano Municipal de Ordenamento do Territrio (PMOT) em vigor, desconformidade com a Lei n 91/95, de 2 de setembro, na sua redao atual e/ou desconformidade com a deliberao que tenha delimitado a AUGI. 2 A deliberao que indefira o pedido de reconverso deve ser devidamente fundamentada, nos termos do artigo 124 do Cdigo de Procedimento Administrativo. Artigo 18. Procedimentos posteriores deliberao

1 - A deliberao camarria que aprove o projeto de loteamento por iniciativa particular, tornada pblica pela Cmara Municipal no prazo de quinze dias por edital a afixar na propriedade, nas sedes do municpio e da junta de freguesia ou unio de freguesias e por anncio publicado em dois dias consecutivos num dos jornais de divulgao nacional ou, se for o caso, no prazo de quinze dias aps a data que deferiu o pedido de licenciamento ou comunicao prvia das obras de urbanizao.

Pgina 14

2 Os interessados podem reclamar da deliberao nos termos do Cdigo de Procedimento Administrativo, de acordo com o previsto no n 4 do artigo 28 da Lei AUGI. 3 Sem prejuzo do que precede, a Cmara Municipal notifica a CA ou o representante legal das partes interessadas, por via postal, registada e com aviso de receo, do teor da deliberao que aprovou o projeto de loteamento comunicando ainda os valores referentes s taxas e compensaes devidas de acordo com os regulamentos municipais aplicveis. 4 Sem prejuzo das demais condicionantes que impendam sobre o lote ou construo, o prazo de manuteno temporria das edificaes a demolir ou a alterar, entre um mnimo de trs anos e um mximo de oito anos, deve constar expressamente da deliberao municipal de aprovao. 5 Os nus referidos no nmero anterior devem ser submetidos a registo predial. Artigo 19. Alvar de loteamento

1 - Decididas as reclamaes ou decorrido o prazo para a sua apresentao e prestada a garantia, se a ela houver lugar, a Cmara Municipal emite o alvar de loteamento.

2 - O alvar de loteamento contem, os elementos a que obriga o estipulado no artigo 77. RJUE com a redao atual e ainda os seguintes:

a) Lista dos factos sujeitos a registo predial, nomeadamente a hipoteca legal, o benefcio da manuteno temporria e o nus de no indemnizao por demolio; b) As construes a demolir ou a alterar, e o respetivo prazo, o qual no pode ser inferior a trs anos; c) Outras condicionantes que impendem sobre o lote ou construo, que ficam sujeitas a registo; d) Valor absoluto e a quota de comparticipao de cada lote, no respeitante aos custos de obras de urbanizao e da cauo prestada bem como o valor das taxas de urbanizao cujo pagamento haja sido diferido para momento posterior ao da sua emisso; e) Relao dos proprietrios ou comproprietrios;

Pgina 15

f) Listagem de identificao dos lotes tal como consta na planta atual da AUGI, vistoriada pela Cmara Municipal, se existir acordo de diviso de coisa comum entre os comproprietrios.

3 - Havendo compropriedade, a individualizao dos lotes s ter lugar, simultaneamente, com a inscrio de aquisio por diviso de coisa comum. CAPTULO III Das construes existentes inseridas em AUGI

Artigo 20. Da Legalizao das construes existentes em AUGI

1 - Para efeitos do presente regulamento, a legalizao das construes existentes consiste no ato de submeter a procedimento de controlo prvio as edificaes que se encontram construdas data da delimitao da respetiva AUGI, sem que estas tenham sido previamente licenciadas pela Cmara Municipal. 2 Nos termos do artigo 7. da lei das AUGI, as construes existentes nas AUGI s podem ser legalizadas em conformidade e aps a entrada em vigor do instrumento que titule a operao de reconverso. 3 Para alm das situaes previstas no artigo 51. da lei das AUGI, a legalizao das construes em zonas no necessitadas de loteamento ou reestruturao fundiria a prever em plano de pormenor pode ser autorizada, desde que, cumulativamente:

a) Exista lote ou parcela de terreno individualizado;

b) Esteja garantida a acessibilidade s infraestruturas mnimas indispensveis segurana e qualidade de vida dos seus utilizadores;

c) Estejam definidos e sejam respeitados os alinhamentos;

Pgina 16

d) As construes respeitem as caractersticas morfolgicas dominantes, designadamente os parmetros urbansticos e as tipologias arquitetnicas da rea envolvente;

e) Sejam efetuadas as comparticipaes devidas pelo lote ou parcela, quando exigvel;

f) No comprometa a reconverso urbanstica da AUGI. 4 Nas legalizaes das construes existentes, pode ser dispensada a conformidade com as normas tcnicas em vigor, designadamente quando os afastamentos mnimos entre as construes sejam inferiores a 1 metro.

5 - As situaes previstas no nmero anterior devem ser devidamente fundamentadas pelos tcnicos responsveis pelo projeto de legalizao, cabendo s entidades competentes para a aprovao dos respetivos projetos autorizar a realizao de solues que no satisfaam o disposto nas normas tcnicas em vigor, bem como identificar e justificar os motivos que legitimam a deciso.

6 - Em situaes de construes geminadas ou em banda, deve atender-se harmonia arquitetnica e volumtrica do conjunto. Artigo 21. Compartimentos e corredores das habitaes 1 Os compartimentos das habitaes, com exceo dos casos previstos nos n.os 2, 4 e 5 do presente artigo, no podem ter rea inferior a 8 m2. 2 Nas habitaes com menos de cinco compartimentos um deles, no mnimo, dever ter rea no inferior a 10 m2. 3 Nas habitaes com cinco ou mais compartimentos haver pelo menos dois com 10 m2 de rea;

Pgina 17

4 Nas habitaes com mais de quatro compartimentos e nas habitaes com mais de seis compartimentos poder haver respetivamente, um ou dois compartimentos com rea mnima de 7 m2. 5 O compartimento destinado exclusivamente a cozinha tem que ter a rea mnima de 5 m2 ou de 4 m2, quando o nmero de compartimentos for inferior a quatro. 6 Os compartimentos das habitaes so delineados de tal forma que o comprimento no exceda o dobro da largura e que na respetiva planta se possa inscrever, entre paredes, um crculo de dimetro no inferior a 1,8 metros, podendo, contudo, baixar at 1,6 metros, no caso das cozinhas com rea inferior a 5 m2. 7 Admite -se a existncia de uma nica casa de banho completa nas habitaes com mais de quatro compartimentos. 8 Na contabilizao do nmero de compartimentos para efeitos de aplicao dos nmeros anteriores, no so tomados em considerao os vestbulos, instalaes sanitrias, arrumos e outros compartimentos de funo similar. 9 A largura dos corredores das habitaes no poder ser inferior a 0,8 metros.

Artigo 22 P-direito

O p -direito livre mnimo em edificaes destinadas a habitao, referido no n. 1 do artigo 65. do RGEU, pode ser reduzido at 2,20 metros. Artigo 23. Escadas

1 - As escadas das habitaes devem observar o disposto nas alneas seguintes:

a)

Os patins no podem ter largura inferior dos lanos e os degraus das escadas tm como largura mnima 0,20 metros de cobertor e altura mxima 0,198 metros de espelho;

Pgina 18

b)

As escadas com cobertor de largura inferior a 0,29 metros ou com espelho com altura superior a 0,17 metros so obrigatoriamente

c) d)

Dotadas de corrimo; A altura mnima de p-direito em escadas deve ser de 1,80 metros.

2 - Nos edifcios de habitao com mais de dois pisos ou quatro habitaes servidas pela mesma escada admite -se que a largura dos lanos de escada se reduza a 0,95 metros, desde que no se situem entre paredes, devendo a distncia entre a linha de trnsito e o corrimo estar compreendida entre os 0,35 metros e os 0,45 metros. Artigo 24. Obras de Escassa Relevncia Urbanstica em AUGI

1 - Sem prejuzo do disposto no artigo 6-A do RJUE na sua redao atual e no artigo 97 do RMUECS, consideram-se, ainda, obras de escassa relevncia urbanstica para efeitos do presente regulamento:

a) A pavimentao de acessos s construes e de logradouros privados feitas no lote desde que as reas impermeveis correspondam, no mximo, a 70% da rea do lote ou no mximo a 50% da respectiva rea.

b) Prgulas ou outros elementos de composio de fachadas que, embora projetados para fora do polgono de implantao, no possuam impacto volumtrico sobre o espao pblico e lotes confinantes, no devendo as mesmas ter, em qualquer caso, uma altura superior crcea do rs-do-cho e implantao superior a 30 m2;

c) As construes destinadas a abrigo de animais de companhia, a instalao de equipamentos tcnicos de aquecimento ou outros, desde que cumpram os parmetros estabelecidos na alnea a), do n.1 do artigo 6.-A do RJUE na sua redao atual;

c) Estruturas para grelhadores, desde que a altura relativamente ao solo no exceda 2,50 metros, a rea no exceda 3 m2 e se localizem no logradouro posterior da construo, sem confinarem com construes contguas;

Pgina 19

e) Os muros de vedao confinantes com o espao pblico desde que, no excedam a altura de 0,80 m, medidos na vertical a partir da cota do passeio, admitindo-se acima daquele nvel a utilizao de gradeamentos no opacos ou em material opaco at altura mxima de dois metros;

2 - As reas referidas na alnea a) do n 1 devem ser devidamente arborizadas e/ou ajardinadas situando-se preferencialmente, na frente dos lotes com vista valorizao e requalificao da frente de rua. 3 Os muros de vedao que no confinem com a via pblica, considerados pelo artigo 6 A do RJUE como obras de escassa relevncia urbanstica podem, elevar-se at aos dois metros a partir do alinhamento da fachada principal da moradia, devendo a transio entre as duas alturas fazer-se de forma gradual, caso em que a altura do muro ser medida na vertical a partir da cota do terreno vizinho. 4 No caso previsto no nmero anterior podem, excecionalmente, admitir-se outros valores desde que devidamente justificados por questes de topografia ou de enquadramento urbanstico.

Artigo 25. Anexos Existentes

1- Consideram-se anexos as construes, de carcter acessrio, das quais se exceptuam as garagens, com rea de construo at 20% da rea de implantao da construo principal ou 10% da rea do lote, com altura mxima de fachada de 2,80m e altura mxima de edificao de 3,50m.

2 - Excecionalmente, pode admitir-se a manuteno de anexos com rea superior, quando se verifique:

a) Que os mesmos se destinam a habitao prpria e permanente, por ausncia de construo nuclear, e renam as condies mnimas de habitabilidade de acordo com a Lei AUGI e com as normas do presente regulamento referentes habitabilidade dos espaos;

Pgina 20

b) Que a construo nuclear apresente dimenses reduzidas verificando-se a manuteno de tais anexos essencial como complemento da habitao.

3 - Nos casos previstos no nmero anterior a legalizao fica condicionada consequente demolio da rea em excesso no caso de construo ou ampliao da construo nuclear.

4 - A implantao dos anexos deve ser criteriosa por forma a evitar impacte negativo sobre a via pblica e/ou os lotes confinantes.

5 - Excecionalmente, podem vir a admitir-se outros valores, desde que devidamente justificados por questes de topografia ou de enquadramento urbanstico.

6 - Os anexos devem adotar, de forma geral, caractersticas semelhantes s da construo nuclear, nomeadamente, quanto cor, materiais e tipo de cobertura. Artigo 26. Usos distintos compatveis com o uso habitacional

1 - Sempre que possvel, podem prever-se no seio das reas habitacionais usos distintos, designadamente, os que se destinem ao exerccio de atividades econmicas compatveis, proporcionando a diversidade necessria qualidade de vida local.

2 - Nos lotes onde se preveja o exerccio de atividades econmicas, devem ser garantidas condies de carga e descargas e de estacionamento, sempre que possvel.

3 - Os projetos de loteamento que prevejam lotes de uso industrial, devem conter solues que permitam, sempre que possvel, o seu agrupamento, tendo em vista a mxima rentabilizao de infraestruturas e a criao de barreiras fsicas e/ou visuais de proteo relativas rea habitacional, atravs da oportuna localizao dos espaos verdes ou tosomente pela criao de um perfil transversal de arruamento que suporte um alinhamento arbreo de isolamento visual e sonoro.

Pgina 21

Artigo 27. Aplicabilidade das normas

1 - As normas do presente Captulo aplicam-se objectivamente a todas as edificaes existentes que no se encontrem legalizadas, insertas no mbito geogrfico de uma operao de reconverso em AUGI, independentemente do facto de a mesma se considerar concluda, ou seja, a partir do momento em que todas as obras de urbanizao foram objecto de recepo definitiva por parte da Cmara Municipal e de que a Comisso de Administrao Conjunta da AUGI, caso exista, aprove as suas contas.

2 - Nas legalizaes de construo, dispensvel a conformidade com todas as normas tcnicas em vigor, quando as obras necessrias sua execuo sejam de dificuldade acrescida ou requeiram a aplicao de meios econmicos e financeiros desproporcionados ou no disponveis, e quando no esteja em causa a salubridade e segurana do edifcio em causa.

3 - As excees referidas no nmero anterior devem ser devidamente fundamentadas, cabendo s entidades competentes para a aprovao dos projetos autorizar a realizao de solues que no satisfaam o disposto nas normas tcnicas, bem como expressar e justificar os motivos que legitimam tal deciso.

Artigo 28. Ligao a redes de servios bsicos

1 - A Cmara Municipal de Sintra pode a qualquer momento, por motivos de salubridade e sade pblica, autorizar a ligao s redes de infra-estruturas de servios bsicos de gua, esgoto e electricidade, para construes sitas em AUGI, que ainda no disponham de instrumento de reconverso eficaz.

2 - As autorizaes referidas so sempre concedidas a titulo precrio, no conferindo ao beneficirio da autorizao quaisquer direitos adquiridos, nomeadamente para efeitos de legalizao da construo.

Pgina 22

3 - A Cmara Municipal de Sintra pode suspender a ligao s redes de infra-estruturas das construes, sempre que se verifique a alterao das circunstncias que motivaram a autorizao da concesso, mediante deliberao e aps prvia audio do beneficirio.

CAPTULO IV Das Obras de Urbanizao e Cedncias

Artigo 29. Redes de Infra-estruturas existentes

1 - As redes de infra-estruturas construdas pela Cmara Municipal de Sintra, podem ser consideradas e integradas no mbito dos processos de reconverso em curso ou a iniciar, sem prejuzo da introduo de melhorias nas mesmas.

2 - Nas AUGI, cuja modalidade de reconverso seja operao de loteamento, e no esteja abrangido por projecto de reconverso elaborado ao abrigo do DL 804/76, devem ser adoptadas as normas regulamentares estabelecidas no Regulamento do PDM e do presente Regulamento, sem prejuzo do especialmente disposto nos respectivos processos de reconverso urbanstica, quanto aos espaos de domnio pblico municipal e infra-estruturas integradas.

3 - Em reas de utilizao coletiva cujo desenho seja condicionado por edificado existentes e integrado no projecto de reconverso urbanstica, considera-se a adopo de solues que beneficiem e qualifiquem o espao pblico, apresentando-se a ttulo meramente indicativo, atenta a especificidade de cada local e necessria adequao de interveno, no anexo I ao presente Regulamento, diferentes tipologias passveis de aplicao em reas de utilizao colectiva. 4 O disposto no nmero anterior deve ser complementado com solues de sinalizao de trnsito adequadas.

Pgina 23

Artigo 30. Receo provisria e definitiva das obras de urbanizao

1 - A receo provisria e definitiva das obras de urbanizao rege-se pelo previsto na legislao aplicvel.

2 - O requerimento para a receo provisria das obras de infraestruturas, deve ser dirigido ao Presidente da Cmara, devendo constar do mesmo a identificao e a sede da CA ou o representante legal das partes interessadas bem como o nmero do processo do projeto de execuo das infraestruturas a que se referem as obras, sem prejuzo do demais teor e da instruo referida no artigo 115 do Regulamento Municipal de Urbanizao e Edificao do Concelho de Sintra 3 - Constitui encargo dos proprietrios, o arranjo, a manuteno e a reparao das infraestruturas urbansticas executadas at receo definitiva das obras de urbanizao, bem como das parcelas de cedncia ao domnio pblico municipal, afetas a equipamentos pblicos, espaos verdes e de utilizao coletiva.

4 - Os trabalhos previstos no nmero anterior ficam sujeitos permanente fiscalizao dos servios municipais competentes.

5 - Pode ser requerida a dispensa da fase de recepo provisria das obras de urbanizao nas AUGI sitas em territrio urbano consolidado, cujas obras de urbanizao se encontrem comprovadamente executadas, h mais de um ano. 6 A manuteno e conservao das reas referidas no n. 1 do presente artigo, pode ser realizada por entidades particulares, sociais ou pblicas, aps a sua receo definitiva pela Cmara Municipal, mediante acordo de cooperao ou contrato administrativo de concesso do domnio municipal.

Pgina 24

Artigo 31. Cedncias

1 - As cedncias de terreno destinadas a espaos verdes e de utilizao coletiva, infraestruturas virias e equipamentos so efetuadas nos termos do regime jurdico aplicvel data da entrada do pedido, em articulao com as portarias que se encontrarem em vigor, podendo ser inferiores aos limites legais quando o cumprimento estrito daqueles parmetros possa inviabilizar a operao de reconverso, nos termos do n. 1 do artigo 6. da lei das AUGI, ou ainda quando o prdio a lotear j estiver servido pelas infraestruturas a que se refere a alnea h), do artigo 2, RJUE, na sua redao atual. 2 As reas e parmetros urbansticos em concreto so definidos, atentos aos critrios legais, em cada operao de reconverso, em funo das especificidades da respetiva AUGI. 3 A dimenso mnima de cedncia por parcela de 200 m2 e inclinao mxima de 10%.

4 - Quando no se justificar a localizao de qualquer equipamento ou espao verde pblico, aplicar-se- o disposto no artigo seguinte. CAPTULO V Incentivos Reconverso

Artigo 32. Compensaes Urbansticas

1 - As compensaes devidas so calculadas de acordo com o previsto no Regime Jurdico da Urbanizao e Edificao, e no Regulamento Municipal de Urbanizao e Edificao do Concelho de Sintra

2 - Nos termos do n. 4 do artigo 6. da lei das AUGI, quando as parcelas que devam integrar o domnio pblico, de acordo com a operao de reconverso, forem inferiores s que resultam do regime jurdico aplicvel, h lugar compensao prevista no RJUE, a qual

Pgina 25

deve, sempre que possvel, ser realizada em espcie e no territrio das freguesias onde se situa a AUGI.

3 - Quando no for possvel a realizao da compensao nos termos do nmero anterior, h lugar compensao em espcie fora do territrio das freguesias onde se situa a AUGI ou compensao em numerrio.

4 - O pagamento da compensao fixada nos termos dos nmeros anteriores em numerrio pode ser efetuado em prestaes, mediante prestao de cauo em numerrio pelo valor correspondente ao das prestaes vincendas, nos termos previstos no RMUECS.

5 - O pagamento da compensao a que houver lugar pode ser efetuado at ao momento da recepo definitiva das obras de urbanizao por parte da Cmara Municipal, desde que seja apresentada garantia suficiente, nos termos do RJUE, designadamente com hipoteca sobre os lotes.

6 - Em situaes de comprovada insuficincia econmica e consequente incapacidade para prestar cauo nos termos do n. 3 do presente artigo, a Cmara Municipal pode admitir que o montante a pagar em prestaes seja caucionado atravs de hipoteca legal a constituir a favor do municpio.

Artigo 33. Reduo da compensao 1 No quadro do presente Regulamento, a Cmara Municipal, com possibilidade de delegao nos termos da lei, pode admitir, designadamente por razes de natureza econmico-financeira devidamente comprovadas que inviabilizem a reconverso urbanstica da AUGI, a reduo do valor da compensao devida pela falta de reas de cedncia, para equipamentos e espaos verdes de utilizao colectiva e deficiente dotao de estacionamento, e no mbito exclusivo do alvar de loteamento inicial, at aos seguintes limites do valor total da compensao calculado na respetiva operao de reconverso:

Pgina 26

a) 100 % se o prazo decorrido entre a data da comunicao da aprovao da operao e a prestao da cauo para emisso do ttulo (alvar) de reconverso no exceder 18 meses; b) 60 % se o prazo indicado na alnea anterior for superior a 18 meses; 2 Caso a apreciao das especialidades das obras de urbanizao por parte dos servios exceda 6 meses o tempo excedentrio acresce, em benefcio dos interessados, ao prazo referido no n anterior. 3 Aos processos aprovados em data anterior data de entrada em vigor do presente Regulamento aplicar-se- a reduo mais favorvel entre o estabelecido no ponto n 1 e o disposto no Regulamento de Taxas e Outras Receitas do Municpio de Sintra data da emisso do ttulo de reconverso.

Artigo 34. Comparticipao nas despesas das obras de urbanizao e dos respectivos projetos

1 - Nos termos do artigo 56. da lei das AUGI, a Cmara Municipal pode excecionalmente, mediante contrato de urbanizao a celebrar entre o Municpio e a respetiva administrao conjunta, comparticipar nas despesas das obras de urbanizao indispensveis reconverso da AUGI. 2 O montante da referida comparticipao no pode exceder 30 % das despesas, com a realizao de obras de reconverso, nas seguintes condies:

a) Mediante a apresentao de oramento global aceite pela Cmara Municipal; b) Que as despesas sejam aprovadas e devidamente comprovadas; c) Que a execuo das obras seja fiscalizada pela Cmara Municipal; d) Que as despesas sejam comparticipadas mediante auto de vistoria sujeito a homologao do Presidente da Cmara.

Pgina 27

3 - A Cmara Municipal pode admitir, designadamente por razes de interesse municipal e de natureza econmico-financeira devidamente comprovadas da CA, que os projetos de obras de reconverso em AUGI sejam objecto de um apoio financeiro ao abrigo da alnea u) do n 1 do artigo 33 do Regime Jurdico aprovado pela Lei n. 75/2013, em valor igual ou inferior a 30 % das respectivas despesas.

Artigo 35. Taxa devida pela realizao, manuteno e reforo das infraestruturas urbanas 1 - As operaes de loteamento e as obras de construo e ampliao que usufruam diretamente de infraestruturas excecionalmente executadas ou comparticipadas pelo Municpio de Sintra, no mbito da reconverso urbanstica da respectiva AUGI, ficam sujeitas aplicao da TRIU, calculada de acordo com o Regulamento Municipal de Taxas do Municpio de Sintra. 2 A TRIU pode ser, em contexto AUGI e em relao a cada operao urbanstica, especialmente reduzida mediante deciso da Cmara Municipal, delegvel no seu Presidente de acordo com os seguintes parmetros:

c) 100 % se o prazo decorrido entre a data da comunicao da aprovao da operao e a prestao da cauo para emisso do ttulo (alvar) de reconverso no exceder 18 meses; d) 60 % se o prazo indicado na alnea anterior for superior a 18 meses; 2 Caso a apreciao das operaes urbansticas por parte dos servios exceda 6 meses o tempo excedentrio acresce, em benefcio dos interessados, ao prazo referido no n anterior. 3 Aos processos aprovados em data anterior data de entrada em vigor do presente Regulamento aplicar-se- a reduo mais favorvel entre o estabelecido no ponto n 1 e o disposto no Regulamento de Taxas e Outras Receitas do Municpio de Sintra data da emisso do ttulo de reconverso.

Pgina 28

Artigo 36 Preparos e Outras Taxas Urbansticas 1 A emisso do alvar inicial de loteamento inserto em AUGI, excluindo os subsequentes aditamentos, alteraes e rectificaes encontra-se isenta da prestao do preparo inicial, previsto no n 1 do artigo 38 do Regulamento de Taxas e Outras Receitas do Municpio de Sintra, sendo somente devido o preparo referido no n 3 do artigo 22 do Regulamento de Taxas e Outras Receitas do Municpio de Sintra, a deduzir aquando da liquidao e cobrana da taxa referente ao alvar. 2 A operao de reconverso da AUGI sobre a forma de loteamento, apresentada pela respectiva Comisso de Administrao Conjunta, encontra-se isenta do pagamento da taxa relativa ao alvar inicial de loteamento, excluindo os subsequentes aditamentos, alteraes e rectificaes. CAPTULO VI Dos No Aderentes

Artigo 37 Conceito

Considera-se no aderente, o proprietrio/comproprietrio/promitente-comprador ou outro titular de direito sobre o prdio que viole o seu dever de reconverso, previsto nos termos legais. Artigo 38 Informao referente aos no aderentes e penalizaes 1 Cabe CA ou ao representante legal das partes interessadas informar a Cmara Municipal de Sintra da existncia de no aderentes no mbito da reconverso da AUGI: 2 A comunicao prevista no nmero anterior deve ser instruda com:

Pgina 29

a) Identificao dos proprietrios no aderentes contendo ainda as respetivas moradas completas e o nmero de contribuinte fiscal; b) Fotocpia certificada da ata que contm a deliberao da assembleia respeitante quota de comparticipao de cada lote; c) Fotocpia do carto de identificao de pessoa coletiva da administrao conjunta; d) Apresentao do oramento (ou cpia autenticada) referente execuo das Infraestruturas; e) Apresentao de planta do loteamento indicando a localizao dos lotes de proprietrios no aderentes.

3 - A Cmara Municipal, aps conhecimento dos proprietrios no aderentes, proceder respetiva notificao, informando-os das penalizaes a que ficaro sujeitos,

designadamente:

a) aplicao de juros taxa legal, nos termos do artigo 559, do Cdigo Civil; b) perda dos benefcios de reduo ou isenes das taxas previstas; c) A suspenso das ligaes s redes de infraestruturas em funcionamento, nos termos do n 5, do artigo 3, da Lei n 91/95, de 2 de setembro na sua redao atual.

4 - O prazo limite para aderir ao processo de reconverso e liquidao das importncias em dvida, no que se refere s obras de infraestruturas, coincide com a data da emisso do alvar referente s obras de urbanizao, a partir do qual sero aplicveis as penalizaes referidas no nmero anterior.

CAPTULO VII Da Tutela da Legalidade Urbanstica Artigo 39 Modalidades A Cmara Municipal de Sintra pode, no mbito das suas competncias, determinar a instaurao de medidas de tutela que entenda necessrias prossecuo da legalidade urbanstica.

Pgina 30

Artigo 40 Embargo

Todas as obras de edificao erigidas nas AUGI que no se encontrem licenciadas ou autorizadas esto sujeitas a embargo, nos termos do artigo 52 da Lei AUGI. Artigo 41 Demolio

1- Determinado o embargo, pode o Presidente da Cmara Municipal de Sintra ordenar a demolio da obra, nos termos do Regime Jurdico de Urbanizao e Edificao.

2 -Sem prejuzo da responsabilidade penal, a desobedincia ordem de embargo pode determinar a demolio imediata da obra de edificao realizada. Artigo 42 Posse administrativa e execuo coerciva

O Presidente da Cmara Municipal de Sintra pode determinar a posse administrativa sobre prdios rsticos, urbanos ou terrenos para construo como meio instrumental para a execuo coerciva das medidas de tutela da legalidade urbanstica.

CAPTULO VIII Disposies Finais e Transitrias

Artigo 43 Interpretao e integrao de Lacunas

Sem prejuzo da legislao aplicvel, os casos omissos e as dvidas suscitadas na interpretao e aplicao do presente Regulamento a interpretao e integrao de lacunas, feita mediante despacho do Presidente da Cmara Municipal.

Pgina 31

Artigo 44 Remisses 1 As remisses para diplomas, normas legais e regulamentares constantes do presente Regulamento consideram -se feitas para os diplomas e normas que os substituam em caso de revogao. 2 As remisses efetuadas no presente diploma que digam respeito a designaes de unidades orgnicas previstas na macro -estrutura municipal, consideram -se efetuadas para aquela ou aquelas que data assumirem a mesma competncia. 3 O critrio constante no nmero anterior estende -se a todas as entidades, da administrao central ou local, previstas no presente regulamento.

Artigo 45. Direito subsidirio

Em tudo o que no se encontrar previsto no presente regulamento, aplica-se subsidiariamente a Lei n. 91/95, de 2 de Setembro (Lei AUGI), na sua redao vigente, o Regime Jurdico da Urbanizao e Edificao, aprovado pelo Decreto-Lei n. 555/99, de 16 de Dezembro, com as alteraes vigentes, o Decreto-Lei n 380/99, de 22 de Setembro, com as alteraes vigentes o Regulamento do Plano Director Municipal de Sintra, o Regulamento Municipal de Urbanizao e Edificao do Concelho de Sintra e o Regulamento e Tabela de Taxas e Outras Receitas do Municpio de Sintra. Artigo 46. Regime transitrio

1 - O presente regulamento aplica-se aos processos em apreciao data da sua entrada em vigor, sem prejuzo dos actos constitutivos de direitos praticados at data. 2 No mbito da liquidao e cobrana de taxas, quanto a processos de reconverso que sigam a modalidade de loteamento rege o disposto no artigo 117 do Regime Jurdico da Urbanizao e Edificao.

Pgina 32

3 - As reas loteadas sem licena e ocupadas com construes ilegais, no delimitadas como AUGI e que no renam condies para o virem a ser por se tratarem de reas insusceptveis de reconverso urbanstica, devem ser objecto de estudo com vista sua reafectao ao uso previsto em PMOT, at ao limite de vigncia da Lei AUGI. Artigo 47. Norma revogatria

Com a entrada em vigor do presente regulamento:

a)

revogado o n 5 do artigo 35 e o n 4 do artigo 36 do Regulamento de Taxas e Outras Receitas do Municpio de Sintra;

b)

revogado o Captulo VII do Regulamento Municipal de Urbanizao e Edificao do Concelho de Sintra (artigos 125 a 129);

c)

Consideram-se revogados todos os despachos e procedimentos internos que estejam em contradio com o presente regulamento, sem prejuzo da salvaguarda dos direitos anteriormente adquiridos pelos particulares no mbito de ttulo de reconverso j emitido, por alvar de loteamento ou certido de Plano de Pormenor eficaz, informao prvia favorvel, alvar de licena de construo, comunicao prvia j admitida e de alvar de licena ou autorizao de utilizao j emitida.

Artigo 48 Entrada em vigor O presente Regulamento entra em vigor no prazo de 15 dias teis a contar da sua publicao em Dirio da Repblica

Pgina 33

ANEXO I Arruamentos compartilhados


1 - So ruas compartilhadas as utilizadas indistintamente por pees e automveis; tm, portanto, um carcter local e, especificamente, so prprias de reas residenciais. 2 - As entradas e sadas das ruas compartilhadas devem reconhecer-se pelo seu prprio ordenamento e, na medida em que sejam utilizveis por veculos, tratar-se-o de forma anloga os acessos a garagens e parqueamento. Os acessos s ruas de coexistncia indicar-se-o mediante sinalizao horizontal, preferentemente, ou vertical.

Perfil Tipo

fig. 1 Pavimentao de cubo de granito 11x11 cm em toda a largura da faixa. -colocao 1/2 esquadria na faixa de rodagem e na zona de peo esquadria.

fig. 2 Pavimentao mista em asfalto e cubo de granito 11x11 cm. -colocao do cubo de granito esquadria na zona de peo.

fig. 3 Pavimentao em asfalto em toda a largura da faixa. -dever ser pintada em material prprio para o efeito a zona de peo (cor a definir).

Pgina 34

Vous aimerez peut-être aussi