Vous êtes sur la page 1sur 4

Curso de Direito do Trabalho Resumido - Edson Braz da Silva Vol.

2 Unidade 5 FUNDO DE GARANTIA DO TEMPO DE SERVIO

1)

Conceito: "Um conjunto de depsitos de responsabilidade dos empregadores, em funo de suas relaes individuais de emprego, em contas bancrias de que so titulares os empregados, destinas formao de u m patrimnio retributivo da energia investida em favor da empresa, com movimentao vinculada, de acordo com hiptese previstas em lei." Jos Augusto Rodrigues Pinto - Curso de direito individual do trabalho, 2. Ed. p. 472 Natureza jurdica: "Complexa ou prismtica, caracterizando de acordo com o campo do direito para o qual se volta, cada uma de suas mltiplas faces: trabalhista, civil, fiscal, tributria etc." JARP "Os depsitos para o FGTS constituem um crdito, uma poupana forada do trabalhador a fim de acudi-lo na aquisio da casa prpria, na situao de desemprego ou de inatividade, assim como garantir um patrimnio para si, ou seus herdeiros, quando a morte sobrevier.( Joo de Lima Teixeira Filho Instituies de Direito do Trabalho) a) Garantia de tempo de servio. b) Indenizao por dispensa arbitrria ou sem justa causa.

2)

3) Prescrio dos depsitos ou levantamento. TST 295, 363, SDI 128 4) Competncia para as aes de levantamento de depsitos - Enunciado 176 5) Opo retroativa. OJ 146 SDI-1 6) Contumcia. Decreto-Lei 368/68 7) Fraudes. 8) Beneficirios Falar sobre a multa de 20% . Ver Lei sobre FGTS de contrato nulo. Jurisprudncia: Tribunal Superior do Trabalho 25/11/2002 TST esclarece prazo de prescrio de parcela do FGTS O prazo para o trabalhador buscar na justia os valores relativos ao Fundo de Garantia por Tempo de Servio (FGTS) - incidente sobre parcelas salariais no pagas pelo empregador - de cinco anos. O entendimento sobre a prescrio, em relao aos recolhimentos indiretos conta vinculada do Fundo, foi manifestado pela Terceira Turma do Tribunal Superior do Trabalho durante exame e deferimento parcial de um recurso de revista, cujo relator foi o ministro Carlos Alberto Reis de Paula. A questo examinada pelo TST foi proposta pelo Banco do Estado do Rio Grande do Sul (Banrisul) contra posicionamento adotado pelo Tribunal Regional do Trabalho gacho (TRT -RS). Durante exame de processo envolvendo a instituio financeira e um bancrio aposentado, o rgo regional declarou como de trinta anos o prazo para o ingresso de ao destinada ao ressarcimento de diferenas do FGTS incidentes sobre a verba de alimentao devida ao ex-empregado.

Curso de Direito do Trabalho Resumido - Edson Braz da Silva Vol.2 A aplicao da prescrio trintenria ao caso concreto prevista na Smula 95 do TST para reclamar contra o no recolhimento do FGTS - foi afastada, contudo, pelo Tribunal Superior do Trabalho. De acordo com o relator do recurso no TST, o entendimento judicial aplicado pelo TRT -RS foi equivocado, uma vez que contrariou a Smula n 206 do TST. Esta jurisprudncia estabelece que a prescrio a ser aplicada sobre resduos do FGTS decorrentes de parcelas remuneratrias segue o mesmo prazo previsto, na Constituio, para o ajuizamento das aes trabalhistas: cinco anos durante o curso da relao de emprego e dois anos aps a extino do contrato de trabalho. O entendimento da Smula n 206 consagra que, ocorrendo a prescrio da parcela principal, objeto de pedido em reclamao trabalhista, d-se tambm a prescrio da parcela acessria, ou seja, do respectivo recolhimento para o FGTS, observou o ministro Carlos Alberto. O relator do recurso no TST tambm frisou a existncia dos dois sistemas de prescrio em relao ao Fundo de Garantia: O FGTS incidente sobre as parcelas remuneratrias efetivamente pagas ao longo do contrato de trabalho e sobre as quais o empregador no efetuou os depsitos do FGTS, ou o fez incorretamente e os depsitos do FGTS devidos sobre parcelas salariais no pagas ao longo do contrato de trabalho. Na primeira situao, aplicvel a prescrio trintenria, nos termos da Smula n 95 do TST, esclareceu o ministro. No que tange ao FGTS devido sobre as parcelas salariais no pagas pelo empregador, como no caso de que se cogita (verba de alimentao), aplicvel a prescrio qinqenal sobre os depsitos do FGTS, j que o direito de reclamar o reconhecimento judicial s parcelas salariais de cinco anos. O recolhimento do FGTS, como acessrio, se sujeita prescrio incidente sobre a parcela objeto do pedido principal, nos termos da Smula n 206 do TST, concluiu antes de declarar a incidncia da prescrio qinqenal dos valores devidos pelo Banrisul. (RR 473611/98)

PROCESSO: RR-323.854/1996.0 - TRT DA 2. REGIO - (AC. 1. TURMA) RELATOR: MIN. MARIA DE FTIMA MONTANDON GONALVES EMENTA: FGTS. NUS DA PROVA. Postuladas pelo Autor diferenas de depsitos do FGTS e tendo o empregador, em contestao, afirmado ter efetuado corretamente o recolhimento em questo, atraiu para si os "onus probandi", vista do disposto no artigo 818 consolidado, do qual deve se desincumbir a contento, sob pena de ver-se condenado satisfao de tais parcelas. Recurso a que se nega provimento. Publicado no DJ n. 212. 05/11/99. p. 133.

PROCESSO: RR-293.350/1996.6 - TRT DA 18. REGIO - (AC. 1. TURMA) RELATOR: MIN. JOO ORESTE DALAZEN EMENTA: FGTS. PRESCRIO TRINTENRIA. AO AJUIZADA NO PRAZO BIENAL PREVISTO NA CONSTITUIO DA REPBLICA. Quando se tratar de depsitos do FGTS decorrentes de parcelas pagas ao empregado no decorrer do contrato de trabalho, a prescrio de trinta anos, conforme a Smula 95 do TST. O direito de ao, contudo, limita-se ao prazo fixado no artigo 7., inciso XXIX, alnea a, da Constituio da Repblica. O empregado pode reclamar o FGTS no recolhido dos ltimos trinta anos, at dois anos contados da data da extino do contrato de trabalho, consoante a Smula 362 do TST. Estando a deciso recorrida em harmonia com Smula do Tribunal Superior do Trabalho, o recurso de revista encontra bice na p arte final da alnea "a" do artigo 896 da Consolidao das Leis do Trabalho. Recurso de revista no conhecido. Publicado no DJ n. 48. 10/03/2000. p. 31.

Curso de Direito do Trabalho Resumido - Edson Braz da Silva Vol.2

PROCESSO: RR-323.114/1996.1 - TRT DA 2. REGIO - (AC. 1. TURMA) RELATOR: MIN. MARIA DE FTIMA MONTANDON GONALVES EMENTA: DIFERENA DE FGTS. Do exame dos autos, constata-se que o Reclamado no trouxe aos autos os documentos comprovando os depsitos do Fundo de Garantia por Tempo de Servio efetuados na conta vinculada do Reclamante durante a vigncia do contrato de trabalho e tampouco apresentou-os ao perito, conforme solicitado. A no-apresentao dos documentos gera presuno juris tantum da veracidade das alegaes do Reclamante. Recurso a que nega provimento. Publicado no DJ n. 226. 26/11/99. p. 109.

PROCESSO: RR-323.115/1996.9 - TRT DA 2. REGIO - (AC. 1. TURMA) RELATOR: MIN. MARIA DE FTIMA MONTANDON GONALVES EMENTA: ENESA. FGTS. NUS DA PROVA DO EMPREGADOR. O nus da prova referente ao FGTS do Reclamante compete ao empregador, devendo ele provar, como fato extintivo do pedido, no s os depsitos, mas a exatido das importncias depositadas, de acordo com os salrios pagos. Recurso de Revista conhecido e no provido. Publicado no DJ n. 226. 26/11/99. p. 109.

PROCESSO: RR-350.337/1997.0 - TRT DA 2. REGIO - (AC. 5. TURMA) RELATOR: MIN. RIDER NOGUEIRA DE BRITO EMENTA: DIFERENAS DE FGTS/NUS DA PROVA. Levando-se em considerao o disposto nos arts. 333, I, do CPC e 818 da CLT, e a possibilidade de o empregado obter gratuitamente junto Caixa Econmica Federal o extrato de sua conta vinculada, o nus da prova do Reclamante e no do Reclamado. Estando, pois, sendo postuladas diferenas decorrentes de recolhimento a menor do FGTS, cabe ao Autor indicar, na inicial, em que ms ou meses os referidos depsitos foram efetuados a menor e comprovar seu pretenso direito mediante a apresentao dos respectivos extratos. Revista conhecida e provida parcialmente. Publicado no DJ n. 106. 02/06/2000. p. 318.

PROCESSO: RR-347.832/1997.7 - TRT DA 15. REGIO - (AC. 4. TURMA) RELATOR: MIN. IVES GANDRA MARTINS FILHO EMENTA: INCOMPATIBILIDADE ENTRE A ESTABILIDADE E O REGIME DO FGTS. INEXISTNCIA. O art. 19 do ADCT no estabelece qualquer distino entre optantes e no optantes pelo sistema do FGTS, permitindo, por conseguinte, a convivncia entre a estabilidade e o regime do FGTS. Recurso de revista a que se nega provimento. Publicado no DJ n. 91 - E. Seo 1. 12/05/2000. p. 366. Publicado no DJ n. 48. 10/03/2000. p. 65.

PROCESSO: RR-354.465/1997.8 - TRT DA 15. REGIO - (AC. 4. TURMA) RELATOR: MIN. IVES GANDRA MARTINS FILHO EMENTA: 1) PRELIMINAR DE ILEGITIMIDADE PASSIVA AD CAUSAM DO SINDICATO DA CATEGORIA PARA FIGURAR NO PLO PASSIVO DA DEMANDA - FGTS. O artigo 25 da Lei n 8.036/90 confere e xpressamente poderes ao Sindicato para atuar como substituto processual da categoria a ele vinculada para compelir a empresa a efetuar o depsito das importncias devidas a ttulo de FGTS. Recurso a que se nega provimento. 2) GRATIFICAO SEMESTRAL. No tratando, a jurisprudncia colacionada, da circunstncia especfica do pagamento da gratificao semestral com habitualidade antes da promulgao da CF/88, torna-se inespecfica para estabelecer a divergncia ensejadora do cabimento da revista. Recurso de revista no conhecido, em face da Smula n 296 do TST.

Curso de Direito do Trabalho Resumido - Edson Braz da Silva Vol.2 Publicado no DJ n. 91 - E. Seo 1. 12/05/2000. p. 366. Publicado no DJ n. 48. 10/03/2000. p. 65.

PROCESSO: AC-510.719/1998.5 - (AC. SBDI2) RELATOR: MIN. MILTON DE MOURA FRANA EMENTA: MEDIDA CAUTELAR INCIDENTAL EM MANDADO DE SEGURANA - ALVAR JUDICIAL PARA LIBERAO DO FGTS - LEGITIMIDADE DA CAIXA ECONMICA FEDERAL, NA CONDIO DE OPERADORA DO FGTS, PARA OPOR-SE AO LEVANTAMENTO - LIMINAR DEFERIDA - CONCESSO DEFINITIVA DA CAUTELAR, UMA VEZ PRESENTES OS PRESSUPOSTOS DO FUMUS BONI IURIS E DO PERICULUM IN MORA . Demonstrada de forma inequvoca a legitimidade da Caixa Econmica Federal para ingressar em juzo em defesa do FGTS (art. 20 da Lei n 8.036/90 e Orientao Jurisprudencial pacificado TST), resulta que a deciso que a proclama parte ilegtima e ainda denega a segurana que impetrou, com objetivo de impedir a movimentao do FGTS por servidores pblicos municipais, em perodo expressamente vedado pelo art. 6, 1 da Lei n 8.162, de 8 de janeiro de 1991, que passaram do regime da CLT para o estatutrio, desafia remdio jurdico extremo, qual seja, a concesso de cautelar incidental para emprestar efeito suspensivo ao seu recurso ordinrio. Desconhecer o manifesto fumus boni juri e a inquestionvel irreparabilidade de dano decorrente da liberao do FGTS, no contexto ftico-legal descrito, atento exclusivamente a uma ortodoxia processual, negar a prprio razo de ser do Estado-Juiz. No universo das providncias jurisdicionais, cabe ao juiz, atento dinmica das relaes jurdicas e da realidade processual, encontrar a soluo que preserve o direito. Publicado no DJ n. 212. 05/11/99. p. 88/89. PROCESSO: RR-459.197/1998.8 - TRT DA 18. REGIO - (AC. SECRETARIA DA 1. TURMA) RELATOR: MIN. ALTINO PEDROZO DOS SANTOS RECORRENTE(S): JONSHTON DE CASTRO PACHECO E OUTROS ADVOGADA: DRA. CCIA ROSA DE PAIVA RECORRIDO(S): ESTADO DE GOIS PROCURADOR: DRA. SONIMAR FLEURY FERNANDES DE OLIVEIRA EMENTA: PRESCRIO DO FGTS. ENUNCIADO N. 95 DO TST. Conforme decidido na sesso do Tribunal Pleno desta Corte, quando do julgamento do Processo TST-IUJRR-272.181/1996, permanece o entendimento de que trintenria a prescrio do direito de reclamar contra o no recolhimento da contribuio para o Fundo de Garantia do Tempo de Servio, mesmo aps o advento da Constituio Federal de 1988. Recurso de Revista conhecido e provido. Publicado no DJ n 152-E, de 24.08.2001, Seo I, pg. 774.

Revisada 11/03/04

Vous aimerez peut-être aussi