Vous êtes sur la page 1sur 2

Bioqumica do Sangue

O sangue tem diversas funes e entre elas estar a de transporte, respirao, nutrio, excreo e defesa. O sangue circula em um sistema fechado, onde seu volume mantido quase constante e um vazamento nessa circulao pode ser fatal, ento em casos de vazamento h uma srie de acontecimentos para que a hemostasia seja mantida.

Composio:

O sangue composto por plasma parte liquida! " clulas. O plasma composto por su#st$ncias org$nicas no proticas uria, aminocidos, #ilirru#ina, creatina, car#oidratos, lip%deos!, prote%nas al#umina, glo#ulinas, fi#rinog&nio!, su#st$ncias inorg$nicas #icar#onato, cloreto, fosfato, s'dio, ferro, iodo, potssio!. O().* + al#umina regula presso osm'tica, transporta c. ,raxos, medicamentos. Clulas: -emcias transporta oxig&nio, di'xido de car#ono, funo desempenhada pela hemoglo#ina que tam#m tem funo tamponante no sangue!. .euc'citos mecanismo de defesa contra infeces!. +lm de fragmentos de clulas, as /laquetas mecanismo de hemostasia 0 coagulao sangu%nea!.

Hemostasia:

O sinal para coagulao a leso de um vaso. + -emostasia implica no processo de formao do cogulo 1+)2 3, pr' 4 coagulao!, parada de formao do cogulo 1+)2 5, anticoagulao! e dissoluo do cogulo 1+)2 6, fi#rin'lise!. + fase 3 h formao de fi#rina a partir do fi#rinog&nio e agregao em uma rede insol7vel que reco#re a rea da ruptura e impede a perda de sangue, concomitantemente h agregao plaquetria formando uma rolha f%sica para ajudar a parar o vazamento. +s plaquetas sofrem alteraes morfol'gicas e li#eram su#st$ncias qu%micas que ajudam na vasoconstrio reduzindo o fluxo sangu%neo e li#erao de enzimas com a finalidade da formao do cogulo. O().* 8uitas prote%nas envolvidas na coagulao t&m dom%nios tipo 9 fator de crescimento epidrmico 2,1!, uma fase no termina, antes que outra comece. + formao do cogulo envolve duas vias intr%nseca e extr%nseca.

Etapas da Coagulao:

Constrio do vaso lesado, formao de tampo plaquetrio frouxo e temporrio :nicia4se quando as plaquetas se aderem ao endotlio vascular. 2ssa ader&ncia acontece com uma ligao entre a glicoprote%na :#0:;0< na superf%cie das plaquetas e colgeno exposto durante a leso do endotlio. 2ssa ligao mediada pelo fator de <on =ille#rand que funciona como uma "ponte" entre a superf%cie da plaqueta e o colgeno .!, formao do trombo vermelho adeso do fi#rinog&nio, eritr'citos e fi#rina! e dissoluo parcial ou completa plasmina!. O().* /,:5 e cido n%trico so produzidos toda hora para que no haja coagulao desnecessria.

Propriedades das Plaquetas: +derem firmemente >s fi#ras de colgeno, li#eram


trom#oxana +5 vasoconstritor e indutor da agregao plaquetria! e +?/ induz outras plaquetas a se aderirem >s plaquetas aderidas ao colgeno! 9 formao de rede plaquetria. .i#eram serotonina que aumentam a vasoconstrio.

Propriedades da Aspirina:

1ica ini#indo a coagulao at o fim d vida da plaqueta. .iga4se irreversivelmente >s plaquetas, ini#e a clicooxigenase converso de araquidonato em trom#oxana! 9 no vai haver vasoconstrio e adeso.

Propriedades da Prostaglandina PGI2:


vasodilatadora e ini#idora da agregao plaquetria.

li#erada pelo endotlio,

A Coagulao

@em como o#jetivo restringir a rea do cogulo. Os anticoagulantes do sangue so +ntitrom#ina e /rote%na ). 8ecanismo* + antitrom#ina se liga uma molcula similar > trom#ina heparina!, a trom#ina inativa a prote%na ) por prote'lise e os fatores* ::, ;, :;, ;:, ;:: ativos. 2xistem duas trom#inas, a que participa do processo de coagulao tem s'dio e a que controla a coagulao no tem clcio. + prote%na ) em associao com a prote%na A formam um complexo que inativam o fator < e <:::. Buem tem defici&ncia de <itamina A, vai ter mais trom#ina coagulada.

Autocontrolada:

A !itamina " e a Coagulao Sangunea:

co4fator essencial para a car#oxilase, a funo da car#oxilase catalisar reaes de car#oxilao. + vitamina C tem como principal funo ser coagulante e anti4hemorrgica. /articipa na formao de certos fatores de coagulao no f%gado.

)ua car&ncia pode aumentar o tempo de coagulao e diminuir a produo dos fatores de coagulao o que perigoso, por exemplo, num paciente que ir fazer uma cirurgia, pois no haver a coagulao ocorrendo uma hemorragia. + car#oxilase atua nas prote%nas* /rotrom#ina, fator D,E,3F,A e ). +nticoagulantes :njetveis* Aumarina =arfarin!, atuam na ini#io da car#oxilao dependentes de vit C. O().* O gla4pept%deos que so li#erados ap's ativao da protrom#ina so removidos as circulao pelo f%gado. +s prote%nas so sintetizadas mesmo na aus&ncia de antagonista da vit C. Go entanto, no so secretadas para circulao.

Soro #s$ Plasma: Caso Clnico:

O plasma uma soluo aquosa rica de su#st$ncia inorg$nicas e org$nicas, que ajuda no transporte de nutrientes, anticorpos, hormHnios, gases da respirao e produtos de excreo, rico de fi#rinog&nio. O soro representa o plasma, do qual foi retirado o fi#rinog&nio e, portanto, no tem a capacidade de promover coagulao sangI%nea. ?ia#tico tipo :: tem muito fi#rinog&nio, podendo desenvolver trom#os com maior facilidade. +pesar disso, suas feridas no cicatrizam com maior rapidez, como poder%amos pensar, pois a glicose em excesso circulando no sangue se liga ao colgeno modificando4o e o colgeno o fator de iniciao do processo de coagulao, a partir de sua exposio. 8uitas doenas trom#'ticas so associadas a mutaes na prote%na A, que afetam sua atuao por trom#ina.

Cascata da Coagulao:

+ clula tem n7cleo, por isso, pode produzir prote%nas com#atendo os ini#idores de suas enzimas, contrariamente, as plaquetas no t&m n7cleo. /ara formao do cogulo necessrio diversos fatores, e as plaquetas. - duas vias para coagulao, dependentes entre si, a via intr%nseca e a extr%nseca. + via intr%nseca* + carga negativa de colgeno quem estimula tal via de formao de fi#rina. + via extr%nseca* Buando o endotlio se rompe li#era o fator tecidual trom#oplastina! estimulando essa via. + partir do fato ; a via comum. 1ator <::a ativa o fator :;J )em o clcio, no h coagulaoKKK O fator ;::: ativa a polimerizao de fi#rina, sem polimerizao a fi#rina frgil. :;, <::, ;, :: 9 fatores dependentes de clcio. ;::: 9 precisa de clcio apenas para dar esta#ilidade ao cogulo. :: 9 protrom#ina. Alcio 9 fator :<. Aomo se pode perce#er, a via extr%nseca mais simples que a via intr%nseca. Ga via extr%nseca, a trom#oplastina atua so#re o fator <::, ativando4o. O fator <:: ativado age so#re o fator ;, j na via final comum. Ga via intr%nseca, a calicre%na deflagra a ativao dos fatores ;::, ;: e :;, em cascata, ou seja, um ativa o seguinte numa seqI&ncia ordenada. O fator :;, em presena de Alcio e fator <::: anti4hemof%lico! ativam o fator ;, iniciando a via final comum. Ga via comum, a protrom#ina ativada pelo fator ; ativado tenha o processo se iniciado pela via extr%nseca ou pela intr%nseca!, formando4se @rom#ina. + trom#ina converte 1i#rinog&nio em 1i#rina, mas tam#m ativa o fator ;:::, responsvel pela polimerizao da fi#rina.

Plasminog%nio: +juda no cogulo, quando ativado em plasmina pela t 4 /+, degrada o


cogulo em fragmentos sol7veis. Go sangue, h ini#idores da plasmina e do t 4 /+, o alfa5, o /+:3, /+:5.

&i'rin(lise: Bue#ra do cogulo, s' acontece p's4reparao tecidual. + clula endotelial produz
t 4 /+ ativador tecidual de plasminog&nio! que degrada o cogulo. O().* ?ia#ticos t&m alto n%vel de /+:, cogulo por mais tempo, :)BL28:+.

Vous aimerez peut-être aussi