Vous êtes sur la page 1sur 8

1

ndice: 1.Introduo ............................................................................................................................... 2 2.Objectivos: .............................................................................................................................. 3 2.1.Objectivo geral: .................................................................................................................... 3 2.2.Objectivos especficos: ........................................................................................................ 3 3.Metodologia: ........................................................................................................................... 3 4.Microscpio ............................................................................................................................ 4 4.1.Definio de um Microscpio .............................................................................................. 4 4.2.Constituio de Microscpio ............................................................................................... 4 4.3.Exemplo de um microscpio: .............................................................................................. 5 4.4.Tipos de Microscpios ......................................................................................................... 5 4.5.Cuidados com o Microscpio .............................................................................................. 6 5.Concluso:............................................................................................................................... 7 6.Bibliografia: ............................................................................................................................ 8

1.Introduo
A cadeira de Tcnica de Manuseamento de Instrumentos Laboratoriais surge no mbito da reviso curricular e, tem o intuito de elevar as capacidades dos formandos de modo a manipularem vrios tipos de instrumentos ou materiais laboratoriais de modo pleno. Contundo, o presente trabalho visa servir como um instrumento auxiliar para a compreenso de Microscpio, especificamente: dos tipos, suas constituies e uso.

2.Objectivos: 2.1.Objectivo geral:


Fazer uma abordagem sobre o Microscpio.

2.2.Objectivos especficos:
Saber definir o conceito Microscpio; Caracterizar os diferentes tipos de microscpios. Apresentar a constituio de cada tipo de Microscpio; Reconhecer a importncia de um Microscpio na rea cientfica e na vida Humana.

3.Metodologia:
Para a concretizao do presente trabalho, a metodologia usada para foi da consulta bibliogrfica que consistiu na leitura e anlise das informaes de diversas obras que se debruam sobre o tema acima mencionado. Os autores das referidas obras esto devidamente citados na bibliografia, na ltima pgina.

4.Microscpio
A Qumica uma cincia que estuda as substncias e suas propriedades. No mbito do seu estudo, durante a investigao, depara-se com partculas muito nfimas impossveis de serem caracterizados. Da, houve a necessidade de se ultrapassar esta situao com a inveno de Microscpio pelo ZACKARIAS JANSEN em 1591 ao lado do seu pai (holandeses que fabricavam culos).

4.1.Definio de um Microscpio
Microscopio (grego: mikrs=pequeno) um instrumento usado que possibilita a observao e estudo de seres vivos pequenos ou invisveis ao olho nu.

4.2.Constituio de Microscpio
O Microscpio construdo basicamente por: Objectiva: so sistemas pticos constitudos por vrios lentes; Ocular: so lentes que aumentam a imagem formada pela objectiva; Revlver: uma pea que gira, suporta a objectiva de diferentes ampliaes; Platina/Mesa: o meio onde se fixa a preparao e observao, tem uma janela que permite a passagem de raios luminosos; Parafuso macromtrico: permite a rotao vertical da platina, rpidos e de grande amplitude; Parafuso micromtrico: permite a rotao lenta e de pequena amplitude da platina e, permite a focagem da amostra; Comando de Charriot: permite o movimento da lmina de um lado para outro; Condensador: permite mover a amostra sob uma iluminao uniforme; Diafragma: faz a reduo ou o aumento da rea iluminada ao nvel da percepo; Pestilha: tem a funo de fixar a lmina na platina; Boto de Condensador: controla a intensidade do foco da iluminao da fonte luminosa; Fonte de iluminao: a lmpada do microscpio; P/base: suporta o todo do microscpio; Brao/Coluna: serve de suporte de outros constituintes do microscpio;

5 Tubo/Canho: suporta a ocular na extremidade superior;

4.3.Exemplo de um microscpio:

4.4.Tipos de Microscpios
Os microscpios podem ser determinados de acordo com as caractersticas bsicas de estudo presente na populao (compostos micro) e, podem estabelecer alguns tipos fundamentais: Microscpio ptico: que usa luz para iluminar as estruturas ou compartimentos para o analisador atravs de lentes de refraco e oculares de vidro. Este pode dividir-se em Microscpio ptico composto (usa duas lentes e ampliao mxima 1000x), estreo (tem duas objectivas, efeito tridimensional e ampliao 100x) e de varredura confocal a laser (permite analise com profundidade); Microscpio de Raios-X:: que usa feixe de raios-X para criar uma imagem, apresenta ampliao mxima til e melhor do que o Microscpio ptico, devido ao comprimento de onda de resoluo da imagem; Microscpio digital: constitudo por um microscpio, uma camara de vdeo e uma tela de visualizao, as imagens so introduzidas na tela de vdeo, por isso, a ocular no tem nenhum papel;

6 Microscpio eletrnico: que usa electres para visualizar a estrutura das amostras por meio de lentes electrostticos e electromagnticos. Pode dividir-se em Microscpico electrnico de transmisso (tem-se feixe de eletres que passa atravs da amostraimagem bidimensional) e de varredura (em vez de passar, os feixe de eletres so projetados para a amostra, os electres no entram na amostra, permite a observao da estrutura superficial da amostra e imagem em 3D); Microscpio de sonda: permite a visualizao de tomos e, a imagem criada por um computador.

4.5.Cuidados com o Microscpio


O microscpio um aparelho com o qual deve-se tomar todo o cuidado. importante seguir sempre as instrues para seu uso alguns cuidados especiais devem ser adotados: Transport-lo sempre com ambas as mos, apoiando numa delas a base do microscpio e segurando o brao do aparelho com a outra; Quando coloc-lo sobre a mesa, mant-lo alguma distncia da borda. Se houver alguma lmpada ligada ao instrumento, tomar cuidado com os fios. sempre aconselhvel manter a mesa livre de tudo que no seja absolutamente necessrio; Evitar molhar o microscpio ao usar preparaes temporrias, feitas com gua; As lentes do microscpio custam quase tanto como todas as outras partes juntas. importante limp-las sempre com papel apropriado (e no com qualquer leno de papel), tal como os que se usa para limpar lentes de contato, que no arranhe as lentes. gua, lcool ou uma mistura de partes iguais de ter com clorofrmio podem ser teis para a limpeza das lentes; Aps apagar a lmpada do microscpio preciso esperar que ele esfrie para ento guard-lo; Quando for guardar o microscpio na caixa, importante encaixar a objetiva de menor aumento, cobri-lo com capa de algodo, linho ou nylon, para depois guard-lo; Quando usar leo de cedro nas lentes de imerso, no esquea de limp-las aps o uso.

5.Concluso:
Depois de tudo acima apresentado, de salientar harmoniosamente que: O Microscpio um instrumento me das cincias, visto que, com este, consegue-se chegar at ao ponto mais profundo das investigaes em diferentes tipos de populao.

6.Bibliografia:
MICHAEL, Toth Kaminura. Experimento em Laboratrio com o Microscpio. Quixada, 2011; DAVID, B. A. Gomes e MACHADO, G. Microscpia electrnica de varredura. Porto alegra: 2007; MOREIRA, A. Catarina. Microscpio ptico. So Paulo: 2009.

Vous aimerez peut-être aussi