Vous êtes sur la page 1sur 64

DIDATUS INSTITUTO DE PS-GRADUAO E CAPACITAO CURSO PREPARATRIO PARA CONCURSOS NO CARGO DE ENGENHEIRO AGRNOMO

SEMENTES E MUDAS

Exerccios
Gabarito no final do documento

As questes a seguir foram extradas de provas aplicadas em concursos para Engenheiros Agrnomos

1) (Analista de Apoio s Atividades Jurdicas - Engenheiro Agrnomo SGA/DF 2004 CESPE) O beneficiamento de sementes baseia-se nas diferenas de caractersticas fsicas entre a boa semente e as impurezas. Em uma mquina de ventiladores e peneiras, operando com dois ventiladores e quatro peneiras no beneficiamento de feijo, ( ) os ventiladores no trabalham com o mesmo fluxo de ar, que deve ser

maior na alimentao que na descarga. ( ( ) ) as peneiras separam as sementes por comprimento. a primeira peneira realiza uma operao de desfolha porque retm as

impurezas maiores e deixa passar sementes e impurezas menores. ( ) a separao entre sementes boas e impurezas pode ser feita por meio

de diferenas em largura, espessura e peso especficos, devendo-se optar pela caracterstica que apresenta a maior diferena

2) (Analista de Apoio s Atividades Jurdicas - Engenheiro Agrnomo SGA/DF 2004 CESPE) As sementes de grandes culturas recm-colhidas podem apresentar um teor de umidade inadequado para o armazenamento seguro, necessitando, portanto, serem secadas. Essa operao

imprescindvel, porque um alto teor de umidade durante o armazenamento uma das principais causas da perda do poder germinativo e do vigor das sementes ortodoxas. A armazenagem segura das sementes exige, ainda, diversas operaes com o produto no armazm ou no silo para garantir a qualidade. A partir do texto acima, julgue os itens a seguir.

A secagem deve ser conduzida de tal forma que toda a umidade que a

semente possui seja retirada no processo. ( ) Caso a secagem seja feita em um silo secador (equipado com ventilador

dotado de vazo e presso adequadas para o processo), utilizando ar de secagem nas condies ambientais, ou ar aquecido em at 5 C em relao temperatura ambiental, a garantia do sucesso da operao depender apenas da temperatura que o ar atingir. ( ) Um dos mtodos de determinao direta de umidade que pode ser

utilizado para monitorar a quantidade de gua nas sementes durante o processo de secagem o da destilao. ( ) Um dos indicadores da qualidade das sementes o seu nvel de vigor.

Os mtodos utilizados na determinao de vigor em sementes incluem teste de frio, envelhecimento rpido, velocidade de germinao, teste de tetrazlio, teste de cloreto de amnia, comprimento das razes, velocidade e porcentagem de emergncia das plntulas no campo. ( ) Um dos principais benefcios da aerao (natural ou forada) das

sementes durante o armazenamento o impedimento do aumento do metabolismo do produto a nveis que possam comprometer a qualidade da semente.

3) (Analista em Infraestrutura - Engenheiro Agrnomo DNIT 2006 FJPF) Com relao produo de mudas de plantas para reas de domnio, para a recuperao de reas degradadas ou para a recuperao de matas ciliares, pode-se dizer que:

I em relao aos recipientes para a produo de mudas, os tubetes apresentam vantagens como: menor volume e mecanizao das operaes de enchimento, melhor formao do sistema radicular e menor rea de viveiro, do que o uso de sacos plsticos. II quando a semeadura feita diretamente na embalagem (recipiente), colocase apenas uma semente para dispensar os custos do desbaste. III Independentemente da espcie a ser produzida, o substrato deve ser composto exclusivamente de 1/3 parte de barro, 1/3 parte de matria orgnica e 1/3 parte de areia. IV a aclimatao a adaptao da muda s condies de luminosidade, temperatura e umidade, com o intuito de favorecer a rusticidade da muda. So corretas apenas as alternativas: (A) I e II (B) I e III (C) I e IV (D) II e IV (E) III e IV

4) (Analista Superior III - Engenheiro Agrnomo INFRAERO 2009 FCC) O uso ideal de viveiros permanentes para (A) produo de mudas para um determinado projeto ou rea a ser recuperada ou florestada com espcies nativas e por um perodo limitado. (B) produo de mudas de forma contnua e com tempo indeterminado.

(C) armazenagem na rea que ser reflorestada. (D) desenvolvimento de mudas de outros viveiros. (E) produo, exclusivamente, de espcies climxicas.

5) (Engenheiro Agrnomo SUDECO 2013 - FUNCAB) Conforme Lei n 10.711, de 5 de agosto de 2003, que dispe sobre o Sistema Nacional de Sementes e Mudas e d outras providncias, a produo de sementes da classe no certificada (a partir de sementes certificadas, bsicas ou genticas, condicionada prvia inscrio dos campos de produo no Mapa e ao atendimento s normas e padres estabelecidos no regulamento dessa Lei) com origem gentica comprovada poder ser feita por, no mximo: A) 1 (uma) gerao. B) 3 (trs) geraes. C) 2 (duas) geraes. D) 5 (cinco) geraes. E) 4 (quatro) geraes.

6) (Engenheiro Agronomo SANEPAR 2013 UEL/COPS) Viveiro um espao protegido e com caractersticas prprias, destinado produo, ao manejo e proteo de mudas, at que tenham idade e tamanho determinados para serem levadas ao local definitivo. Com base nos conhecimentos sobre viveiros, considere as afirmativas a seguir.

I. A rea protegida com sombrite pode ter diversos ndices de sombreamento, o que torna possvel a distribuio de lotes de mudas de acordo com o enquadramento das espcies na escala de sucesso ecolgica. II. Entre os principais parmetros que indicam a boa qualidade de uma muda esto rigidez da haste principal (dimetro de colo), ausncia de estiolamento e uniformidade de altura. III. Mudas de espcies pioneiras e secundrias iniciais devem ser estocadas em reas com sombreamento total, e as espcies no pioneiras e secundrias tardias, sob pleno sol, sem sombreamento, para uma adaptao mais rpida. IV. Recomenda-se a semeadura direta nos recipientes, para posterior repicagem, quando se desconhece a capacidade de germinao da espcie, as sementes apresentam dormncia e no se conhece o mtodo mais adequado para sua quebra. Assinale a alternativa correta. a) Somente as afirmativas I e II so corretas. b) Somente as afirmativas I e IV so corretas. c) Somente as afirmativas III e IV so corretas. d) Somente as afirmativas I, II e III so corretas. e) Somente as afirmativas II, III e IV so corretas.

7) (Engenheiro Agronomo SANEPAR 2013 UEL/COPS) Com base nos conhecimentos sobre dormncia em sementes, assinale a alternativa correta.

a) A dormncia pode ser tegumentar ou embrionria, podendo ocorrer independentemente uma da outra ou simultaneamente na mesma semente. b) A dormncia endgena devida impermeabilidade do tegumento gua ou a gases. c) A dormncia exgena devida imaturidade do embrio, ou a inibio fisiolgica que o impea de se desenvolver. d) A dormncia morfolgica provocada por resistncia do tegumento ao crescimento do embrio. e) A dormncia morfolgica devida presena de fatores inibidores no pericarpo, supera-se isto removendo o pericarpo.

8) (Engenheiro Agrnomo - PRGDP/UFLA 2013 - UFLA) A contaminao de um lote de sementes prejudica sua qualidade, podendo at mesmo inviabilizar sua utilizao. Na inspeo de campos de produo, a localizao das fontes de contaminao de suma importncia, e os fatores que devem ser observados durante inspees de campo variam de cultura para cultura e de acordo com a fase de seu crescimento. As fontes possveis de contaminao gentica e fsica devem ser estudadas, e seu grau de ocorrncia, estimado. Sobre essas fontes possveis de contaminao, CORRETO afirmar: (A) Fontes de contaminao fsica so as plantas de outras cultivares da mesma cultura e as plantas de espcies similares, as quais podem polinizar a cultura e fazer com que ela produza semente.

(B) Fontes de contaminao gentica so as plantas de outras cultivares da mesma cultura e as plantas de espcies similares, as quais podem polinizar a cultura e fazer com que ela produza semente. (C) Fontes de contaminao gentica so quaisquer tipos de resduos de natureza biolgica, tais como sementes de outras cultivares da mesma espcie, encontradas em um lote de sementes, que no podem ser eliminadas pelo beneficiamento. (D) Fontes de contaminao fsica so quaisquer tipos de resduos de natureza fsica, tais como restos de polpa, pedaos de madeira, areia, pedriscos, etc., encontrados em um lote de sementes, que podem ser eliminados pelo beneficiamento.

9) (Engenheiro Agrnomo - PRGDP/UFLA 2013 - UFLA) Quanto ao sistema de reproduo, as plantas das culturas soja, feijo, trigo e arroz so autgamas. Isso significa que: (A) A taxa de fecundao cruzada inferior a 5%. (B) A taxa de fecundao cruzada inferior a 50%. (C) A taxa de fecundao cruzada superior a 50%. (D) A taxa de fecundao cruzada superior a 95%.

10) (Engenheiro Agrnomo - PRGDP/UFLA 2013 - UFLA) Um produtor vai adquirir sementes de um hbrido de milho com 90% de germinao e a recomendao de um estande de 65.000 plantas. Considerando um espaamento de 0,80 m entre fileiras e 289 g o peso de 1000 sementes, a

quantidade de sementes que o agricultor dever adquirir para a semeadura em uma rea de 1,60 ha : (A) 18,79 kg (B) 20,87 kg (C) 30,06 kg (D) 33,39 kg

11) (Engenheiro Agrnomo - PRGDP/UFLA 2013 - UFLA) O Sistema Nacional de Sementes e Mudas, institudo nos termos da Lei n 10.711, de 5 de agosto de 2003, e de seu regulamento, objetiva garantir a identidade e a qualidade do material de multiplicao e de reproduo vegetal produzido, comercializado e utilizado em todo o territrio nacional. Para os efeitos dessa Lei, alguns termos so definidos. Considere os termos abaixo e assinale a alternativa CORRETA em relao s suas definies. I Amostra composta: aquela formada pela combinao e mistura de todas as amostras simples retiradas de lotes diferentes. II Hbrido: o resultado de um ou mais cruzamentos, sob condies controladas, entre genitores de constituio gentica distinta, estvel e de pureza varietal definida. III Propagao: a reproduo ou a multiplicao por meio de mudas ou de outras estruturas vegetais, ou a concomitncia dessas aes.

IV Semente: material de reproduo vegetal de qualquer gnero, espcie ou cultivar, proveniente de reproduo sexuada ou assexuada, que tenha finalidade especfica de semeadura. (A) Somente o termo II correto. (B) Somente os termos I e III so corretos. (C) Somente os termos II e IV so corretos. (D) Somente os termos I, III e IV so corretos.

12) (Engenheiro Agrnomo - PRGDP/UFLA 2013 - UFLA) Um agricultor normalmente utiliza hbrido simples de milho; porm, devido ao alto custo da semente, na prxima safra ele est pensando em utilizar o gro colhido por ele como semente. Essa prtica NO deve ser realizada porque: (A) A produtividade ser reduzida, pois a heterose do cruzamento das duas linhagens ir sofrer reduo de 50%. (B) Se ele utilizar o gro colhido como semente, a produtividade mdia ser reduzida metade. (C) A produtividade ser igual de duas linhagens parentais, ou seja, muito baixa. (D) A semente (gros) no ir germinar.

13) (Engenheiro Agrnomo - Pref. Joaquim Gomes/AL 2013 - FAPEC) O melhoramento gentico uma rea de conhecimento da agronomia O processo de melhoramento contnuo, uma vez que a espcie melhorada visa

atender exigncias do sistema produtivo. O melhoramento gentico aumenta a eficincia produtiva dos seres vivos, utilizando tcnicas especficas. Assim, quando o programa de melhoramento gentico utiliza o acasalamento entre indivduos pertencentes a raas ou linhagens diferentes denominamos: a) Autogamia b) Interao Genotpica c) Cruzamento d) Endogamia

14) (Engenheiro Agrnomo - Pref. So Sebastio da Amoreira/PR 2013 FUNTEF/PR) Em relao legislao brasileira sobre fiscalizao dos produtos de origem vegetal, podemos afirmar o que a seguir segue, EXCETO: A) Compete ao MAPA e aos estados federativos a fiscalizao do comrcio interestadual e internacional de sementes e mudas. B) Compete ao fiscal, capacitado pelo MAPA, exercer a fiscalizao da produo, do beneficiamento, do comrcio e da utilizao de sementes e mudas, sendo-lhe assegurado, no exerccio de suas funes, livre acesso a quaisquer estabelecimentos, documentos ou pessoas, ligados ao tema. C) A produo de sementes e mudas destinadas ao comrcio internacional dever obedecer s normas especficas estabelecidas pelo MAPA, atendidas as exigncias de acordos e tratados que regem o comrcio internacional ou aquelas estabelecidas com o pas importador, conforme o caso.

D) O MAPA determina, por portaria, quais os produtos vegetais destinados alimentao, fins industriais, medicinais ou de ornamentao, cuja livre entrada no pas no constitua perigo para as culturas nacionais, podendo assim ficar dispensados de algumas ou de todas as exigncias da legislao em vigor. E) O MAPA, por intermdio dos tcnicos encarregados da execuo das medidas de defesa sanitria vegetal, poder inspecionar quaisquer

propriedades, como sejam: fazendas, stios, chcaras, quintais, jardins, hortas, etc., com o fim de averiguar a existncia de doenas e pragas dos vegetais e aplicar as medidas constantes na Lei.

15) (Engenheiro Agrnomo - Pref. Itainpolis/PI 2013 IMA)Em produo de mudas florestais pode-se empregar a repicagem. Uma das finalidades dessa prtica : (A) Reduzir a fibrosidade do sistema radicular. (B) Reduzir o nmero de folhas das mudas. (C) Aumentar o dimetro do colo. (D) Aumentar o nmero de brotaes laterais.

16) (Engenheiro Agrnomo - INEA/RJ 2013 FGV) Mudas de plantas frutferas podem ser formadas a partir de partes vegetativas retiradas ou no das plantasme (propagao vegetativa). A tcnica de propagao que utiliza anelamento em ramos com envolvimento de substrato no ponto de anelamento,

podendose aplicar cido Indo Butrico (AIB) para forar o enraizamento e consequentemente a formao de uma nova planta denominase (A) mergulhia. (B) alporquia. (C) enxertia. (D) mergulhia e enxertia. (E) alporquia e enxertia.

17) (Engenheiro Agrnomo - INEA/RJ 2013 FGV) A realizao de podas radiculares uma prtica comum em viveiros e resultam em uma constante brotao de novas razes no interior do tubete. A esse respeito, assinale a afirmativa correta. (A) A constante poda das razes promove um desmanche do sistema radicular, no momento de plantio. (B) A constante poda das razes promove um fenmeno denominado de fibrosidade do sistema radicular. (C) A operao geralmente conduzida quando as mudas apresentam de dois a trs pares de folhas definitivas. (D) A operao deve ser precedida de farta irrigao, pois a mesma facilitar a remoo das plantas indesejveis, ocasionando menor dano ao sistema radicular das mudas. (E) A movimentao ou dana das embalagens realizada sempre que necessrio fazer mondas e prevenir contra o tombamento ou damping off

18) (Engenheiro Agrnomo - Pref. Santa Rosa/RS 2013 - UNJU) Na instalao de lavouras para a produo de sementes devem ser respeitadas distncias entre lavouras da mesma espcie, ou isolamentos. Como exemplos de isolamentos, podemos citar o milho que necessita de 200 m, soja 3 m e arroz, plantio em linha, 3m. O que justifica esta diferena nos isolamentos? a) O milho uma espcie autgama, a soja algama e arroz autgama. b) O milho uma espcie autgama, a soja autgama e arroz algama. c) O milho algama, a soja algama e arroz autgama. d) O milho algama, a soja autgama e arroz autgama. e) O milho autgama, a soja autgama e arroz autgama.

19) (Engenheiro Agrnomo - Pref. Arapiraca/AL 2012 - FADURPE) Se a estimativa do Valor Cultural de um lote de sementes foi igual a 80,75% e sua Pureza chegou a 95,0%, qual seria ento seu Poder de Germinao? A) 65,0% B) 75,0% C) 85,0% D) 87,4% E) 95,0%

20) (Engenheiro Agrnomo - Pref. Arapiraca/AL 2012 - FADURPE) A Mesa de Gravidade, adotada no beneficiamento de sementes agrcolas, faz a separao das mesmas por qual parmetro? A) Dimetro de sementes. B) Peso de sementes. C) Peso especfico de sementes. D) Tamanho de sementes. E) Volume de sementes.

21) (Engenheiro Agrnomo - Pref. Ariquemes/RO 2012 MS CONCURSOS) O beneficiamento um dos passos a serem seguidos para obteno de sementes de alta qualidade. A mxima qualidade de um lote de sementes funo direta das condies de produo no campo, ou seja, semente se obtm no campo. Entretanto, a semente, depois de colhida, contm materiais indesejveis que devem ser removidos a fim de facilitar a semeadura, a secagem e o armazenamento, alm de evitar que sejam levadas sementes de plantas daninhas para outras reas. Em que momento deve ser feito o teste de umidade de sementes na Unidade de Beneficiamento de Sementes (UBS) e qual a importncia do registro do teor de umidade? a) Deve ser feito na classificao de sementes, sendo que o seu resultado informa em que condies edafoclimticas a semente foi produzida e a conduta do produtor ao longo do ciclo de produo daquela lavoura.

b) Deve ser feito na pr-limpeza, sendo que informa com preciso os perodos nos quais ocorreram precipitaes pluviomtricas nos diferentes estdios vegetativos daquela lavoura. c) Deve ser feito na recepo, sendo que o seu resultado informa sobre a necessidade de secagem, o potencial de armazenamento, a suscetibilidade danificao mecnica e o desconto do percentual de gua em excesso, para lotes com mais de 13% de umidade. d) Deve ser feito durante a limpeza das sementes, sendo que indica a contaminao por sementes de plantas daninhas nocivas ou de difcil separao, como o caso de arroz preto e vermelho no arroz comercial, feijo mido na soja, rumex e cuscuta em forrageiras leguminosas.

22) (Engenheiro Agrnomo - Pref. Ariquemes/RO 2012 MS CONCURSOS) Durante o processo de produo de sementes, todo o esforo humano e o material gasto podem ser perdidos se as condies de armazenamento fornecidas s sementes, aps serem embaladas, ou at na preparao da semeadura, forem inadequadas. Se as sementes no forem conservadas em condies favorveis, perdem sua viabilidade. A longevidade das sementes pode ser definida como o perodo de tempo em que permanecem viveis. A longevidade uma caracterstica geneticamente determinada, variando entre espcies e entre variedades de uma mesma espcie. Sementes podem ser ortodoxas ou recalcitrantes. Quais as caractersticas das sementes recalcitrantes?

a) So aquelas que alcanaram sua maturidade na planta me com contedos de gua relativamente baixos, podendo ser secadas artificialmente at baixos teores de gua, sem sofrer dano, como por exemplo as sementes de milho e feijo. b) So aquelas que perdem rapidamente sua viabilidade, se secadas abaixo de um teor de gua relativamente alto, no podendo ser secadas por mtodos tradicionais e nem armazenadas em condies normais de armazenamento, como por exemplo as sementes de caf e cacau. c) So aquelas que no germinam, apesar de lhe serem dadas todas as condies para que o processo germinativo ocorra, como por exemplo sementes de seringueira e braquiria. d) So aquelas que foram submetidas hidratao controlada a um nvel tal, que permitiu a ocorrncia de eventos metablicos anteriores a germinao, sem protuso da radcula, como por exemplo, sementes de arroz e soja.

23) (Engenheiro Agrnomo - Pref. Ariquemes/RO 2012 MS CONCURSOS) A inspeo ou vistoria de campos de produo de sementes tem por finalidade primordial comparar a qualidade desses com os padres de lavoura previamente estabelecidos pelo Ministrio da Agricultura, Pecuria e Abastecimento (Mapa) para cada espcie e para cada categoria de semente. Quais so as categorias ou classes de sementes, de acordo com a legislao brasileira atual? a) Gentica, bsica, registrada, certificada e fiscalizada. b) Crioula, transgnica, orgnica e geneticamente modificada.

c) Gentica, bsica, certificada de primeira gerao C1, certificada de segunda gerao C2 e semente S1 e S2. d) Pelotizada, quiescente, dormente, ortodoxa e recalcitrante.

24) (Engenheiro Agrnomo - Pref. Nova Tebas/PR 2012 UNIUV) De acordo com a legislao brasileira de produo de sementes, correto afirmar que: A ( ) A reserva de material de reproduo para uso prprio somente permitida para pessoas fsicas. B ( ) Pela legislao, no permitida a reserva de material, sementes para uso prprio, devido proteo da lei de patentes. C ( ) O usurio poder, a cada safra, reservar parte de sua produo como semente para uso prprio, desde que utilize apenas em sua propriedade. Deve estar em quantidade compatvel com a rea a ser semeada na safra seguinte, e ser proveniente de reas inscritas no Ministrio da Agricultura, Pecuria e Abastecimento, quando se tratar de cultivar protegida. D ( ) A reserva de material de reproduo para uso prprio, somente permitida para pessoas jurdicas. E ( ) Para reserva de material, sementes para uso prprio, o interessado deve ter cadastro no RENASEM (Registro nacional de sementes e mudas), e autorizao da empresa multiplicadora da semente.

25) (Engenheiro Agrnomo UFFS 2012 FEPESE) Na propagao de plantas por sementes, a dormncia pode apresentar algumas vantagens devido inatividade das sementes. Sendo assim, a dormncia primria: a. ( ) est ligada s condies externas: solo, temperatura, umidade e luz. O solo, por estar em permanente atividade, devido s transformaes qumicas e biolgicas, influi na germinao. b. ( ) est ligada paralisao das gemas aps a sua formao. Essa dormncia controlada pela distribuio de auxina. Pode-se, por meio da poda do meristema apical, provocar o crescimento dessas gemas, eliminando o inibidor de crescimento. c. ( ) tambm denominada fisiolgica, pode ocorrer devido aos envoltrios que protegem as sementes ou o embrio. Pode ser causada por inibidores, substncias que impedem a germinao, encontradas na polpa dos frutos, no tegumento das sementes ou mesmo no endosperma. d. ( ) regulada pela formao de substncias inibidoras do crescimento. A dormncia quebrada quando as sementes so submetidas a baixa temperatura. Nesse processo, a gema que entra em dormncia. O grau de dormncia varia no s entre espcies como entre ramos de uma mesma rvore. e. ( ) pode ser induzida por imerso da semente em gua aquecida a 65 ou 85oC, durante 5 a 10 minutos, ou em soda custica a 4% durante 30 a 60 minutos. O formol, hidrxido de potssio, cido clordrico, ter, acetona e cido etlico tambm podem ser precursores da dormncia primria.

26) (Engenheiro Agrnomo - Pref. Assa/PR 2012 UNIUV) O estabelecimento de um campo de produo de sementes requer uma srie de medidas, por isso o planejamento para a implantao desses campos deve ser bem elaborado, visando manuteno dos seguintes atributos da qualidade das sementes: A ( ) Pureza gentica, sanidade e pureza fsica; B ( ) Germinao, vigor e umidade; C ( ) ndice de sobrevivncia, sanidade e umidade; D ( ) Pureza gentica, umidade e vigor; E ( ) Umidade, densidade e vigor.

27) (Engenheiro Agrnomo - Pref. Assa/PR 2012 UNIUV) O Sistema Nacional de Sementes e Mudas, objetiva garantir a identidade e a qualidade do material de multiplicao e de reproduo vegetal produzido, comercializado e utilizado em todo o territrio nacional. Com relao ao Renasem, analise os itens abaixo: I. Semente bsica: material obtido da reproduo de semente gentica, realizada de forma a garantir sua identidade gentica e sua pureza varietal. II. Semente certificada de primeira gerao: material de reproduo vegetal resultante da reproduo de semente bsica ou de semente gentica. III. Valor de cultivo e uso - VCU: valor intrnseco de combinao das caractersticas agronmicas da cultivar com as suas propriedades de uso em atividades agrcolas, industriais, comerciais ou consumo in natura.

IV.

Termo

de

conformidade:

documento

emitido

pelo

rgo

pblico

responsvel, com o objetivo de atestar que a semente ou a muda foi produzida de acordo com as normas e padres estabelecidos pelo Ministrio da Agricultura. Assinale a alternativa correta: A ( ) Esto corretos apenas os itens I e II; B ( ) Esto corretos apenas os itens I, II e IV; C ( ) Apenas o item IV est correto; D ( ) Esto corretos os itens I, II e III; E ( ) Esto corretos apenas os itens III e IV.

28) (Engenheiro Agrnomo - Pref. Assa/PR 2012 UNIUV) Se o agricultor tiver a inteno de fazer reserva de sementes para a prxima safra, alguns critrios devem ser observados para a regularizao junto ao Ministrio da Agricultura (MAPA). Sendo assim, assinale a alternativa correta: A ( ) No permitido ao agricultor reserva de cultivares para a prxima safra; B ( ) A reserva de material de reproduo para uso prprio somente permitido para pessoas fsicas; C ( ) permitida a venda ou a troca de sementes reservadas para uso prprio, desde que seja no mesmo municpio; D ( ) O usurio poder, a cada safra, reservar parte de sua produo como semente para uso prprio, desde que utilize ap enas em sua propriedade, deve estar em quantidade compatvel com a rea a ser semeada na safra

seguinte, e ser proveniente de reas inscritas no Ministrio da Agricultura, Pecuria e Abastecimento, quando se tratar de cultivar protegida; E ( ) A reserva de material de reproduo para uso prprio somente permitido para pessoas jurdicas, com cadastro no Renasem.

29) (Engenheiro Agrnomo - Pref. Teresina/PI 2012 IVIN) Valor Cultural um parmetro de qualidade das sementes que representam a porcentagem de sementes puras viveis, isto , em condies favorveis de germinar. Um produtor est interessado em cultivar 50 ha para a produo de sementes de soja. Admitindo-se uma densidade de 30 kg por hectare, qual seria a quantidade de semente ideal a ser recomendada ao agricultor para aquisio, considerando que o produtor encontra no mercado uma semente com grau de pureza de 97% e germinao de 89%. a) 1.737. b) 1.455. c) 1.295. d) 1.634.

30) (Engenheiro Agrnomo - Pref. Aracruz/ES 2012 FUNCAB) O ponto de partida da semente que ser distribuda comercialmente uma pequena quantidade de sementes, obtida por melhoramento de determinado cultivar ou da multiplicao das sementes de algum cultivar j existente, sob condies controladas. H uma classe de sementes produzida sob a responsabilidade do

melhorista, raramente distribuda para produo de semente comercial. Sua produo atribuio da instituio que criou ou introduziu o cultivar. Oficial ou privada, essa instituio no delega a terceiros essa atribuio. Essa classe de sementes a: A) registrada. B) bsica. C) gentica. D) certificada. E) fiscalizada.

31) (Engenheiro Agrnomo - Pref. Aracruz/ES 2012 FUNCAB) Segundo a Lei n 10.711/2003, a planta fornecedora de material de propagao, que mantm as caractersticas da Planta Bsica da qual proveniente, denominase planta: A) certificada. B) matriz. C) registrada. D) gentica. E) principal.

32) (Engenheiro Agrnomo - Pref. Petrpolis/RJ 2012 DOM CINTRA) Existe uma operao realizada em campos de produo de sementes que

consiste

da

eliminao

de

plantas contaminantes.

Esta operao

denominada: A) arranquio. B) limpeza. C) renovao. D) roguing. E) inspeo

33) (Engenheiro Agrnomo - Pref. Petrpolis/RJ 2012 DOM CINTRA) Existe uma classe de sementes que a que normalmente distribuda comercialmente aos agricultores. Esta classe a de semente: A) certificada. B) registrada. C) bsica. D) gentica. E) oficial.

34) (Engenheiro Agrnomo - Pref. Porto Belo/SC 2012 UDESC) Conforme as Regras de Anlises de sementes (2009), a coleta de amostras, para fins de fiscalizao da produo e do comrcio de sementes, cujos dados de anlise sero utilizados na emisso do Boletim Oficial (BASO), deve ser

executada somente por pessoa autorizada pelo rgo competente da fiscalizao. Analise as proposies e assinale (V) para verdadeira e (F) para falsa. ( ) Lote uma quantidade definida de sementes, identificada por letra, nmero ou combinao dos dois, da qual cada poro , dentro de tolerncias permitidas, heterognea e uniforme para as informaes contidas na identificao. ( ) Amostra composta a formada pela combinao e mistura de algumas amostras simples retiradas do lote. Esta amostra usualmente bem maior que a necessria para os vrios testes e em geral necessita ser adequadamente reduzida antes de ser enviada ao laboratrio. ( ) Amostra duplicata a obtida da amostra composta, e nas mesmas condies da amostra mdia e identificada como Amostra Duplicata. obtida para fins de fiscalizao da produo e do comrcio de sementes, no caso da necessidade de uma reanlise. ( ) O lote deve estar acondicionado em recipientes que possam ser selados e identificados de acordo com a legislao vigente. Por ocasio da amostragem, todos os recipientes devem estar identificados, para estabelecer no Boletim de Anlise de Sementes a correspondente identificao do lote. ( ) Amostra mdia a prpria amostra composta ou subamostra desta, com tamanho mnimo especificado nas Regras para Anlise de Sementes. a recebida pelo laboratrio para ser submetida anlise. Assinale a alternativa que contm a sequncia correta, de cima para baixo: A. ( ) F V F V V

B. ( ) F F V V V C. ( ) V V V F F D. ( ) F V F V F E. ( ) V F V F V

35) (Engenheiro Agrnomo - Pref. Porto Belo/SC 2012 UDESC) A legislao brasileira instituiu o Sistema Nacional de Sementes e Mudas, com abrangncia conceitual, organizacional e estrutural, implementando o princpio da obteno de novas cultivares pelo melhoramento gentico convencional de plantas ou pela biotecnologia e produo de sementes e mudas com base em processo de certificao, aliado ao processo de produo de sementes no certificadas. Ambos preveem o controle de geraes, que procura garantir a identidade gentica das cultivares, com estratificao em categorias e classes. Assinale a alternativa correta em relao hierarquizao das categorias e s classes de produo de sementes. A. ( ) As categorias seguem uma hierarquizao a partir da semente bsica, seguida pelas categorias gentica, certificada, classes de 1 e de 2 gerao: C1 e C2, e semente no certificada de 1 e 2 gerao: S1 e S2. B. ( ) As categorias seguem uma hierarquizao a partir da semente gentica, seguida pelas categorias bsica, certificada, classes de primeira e de segunda gerao: C1 e C2, e semente no certificada de primeira e segunda gerao: S1 e S2.

C. ( ) As categorias seguem uma hierarquizao a partir das sementes certificadas, bsica, seguida pelas categorias gentica, classes de 1 e de 2 gerao: C1 e C2, e semente no certificada de 1 e de 2 gerao: S1 e S2. D. ( ) As categorias seguem uma hierarquizao a partir da semente gentica, seguida pelas categorias certificadas, classes de 1 e de 2 gerao: C1 e C2, e semente no certificada de 1 e de 2 gerao: S1 e S2. E. ( ) As categorias seguem uma hierarquizao a partir da semente bsica, seguida pelas categorias gentica, semente no certificada de primeira e segunda gerao: S1 e S2; e semente certificada, classes de primeira e de segunda gerao: C1 e C2.

36) (Engenheiro Agrnomo - Pref. Sengs/PR 2012 UNIUV) A semente o ponto de partida para se ter uma boa lavoura e, consequentemente, uma boa produo. Desse modo, uma lavoura destinada produo de sementes deve obedecer s normas de produo de cada cultura. Para a produo de sementes, devem ser realizadas inspees a campo, com a finalidade de deteco de plantas que eventualmente podem comprometer a pureza varietal, fsica e transmisso de doenas. Portanto deve-se considerar que: A ( ) Durante o florescimento e pr-colheita mais eficiente a deteco de contaminaes genticas. B ( ) O ndice de sobrevivncia e a pureza fsica, em espcies autgamas, apresentam um alto grau de homozigoze, devendo essas plantas ser eliminadas.

C ( ) Para a produo de sementes, quando se observa pureza fsica acima de 98%, no so mais necessrias as inspees da lavoura. D ( ) Em campos de semente de espcies de polinizao cruzada, as alteraes genticas apresentam maior grau de homozigose, sendo a segregao gentica um fator determinante, para o ndice de sobrevivncia das plantas. E ( ) As probabilidades de transmisso de doenas por sementes so pequenas.

37) (Engenheiro Agrnomo - Pref. Ouro Verde/SC 2011 INCAPEL) Referindo-se a Lei 10.711 de 5 de agosto de 2003, que dispe sobre o Sistema Nacional de Sementes e Mudas, e d outras providncias, podemos afirmar: ( ) a. Semente bsica o material obtido da reproduo de semente gentica, realizada sem a necessidade de garantir sua identidade gentica e sua pureza varietal. ( ) b. Que os agricultores familiares, os assentados da reforma agrria e os indgenas que multipliquem sementes ou mudas para distribuio, troca ou comercializao entre si, so isentos do registro nacional de sementes e mudas Renasem. ( ) c. O engenheiro agrnomo o nico profissional, desde que registrado no respectivo Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia - Crea, a quem compete a responsabilidade tcnica pela produo, beneficiamento, reembalagem ou anlise de sementes em todas as suas fases.

( ) d. Mantenedor a pessoa fsica ou jurdica que se responsabiliza por tornar disponvel um estoque mnimo de material de propagao de uma cultivar inscrita no Registro Nacional de Cultivares - RNC, conservando suas caractersticas de identidade gentica, sem pureza varietal. ( ) e. Semente certificada de segunda gerao o material de reproduo vegetal resultante da reproduo de semente gentica, de semente bsica ou de semente certificada de segunda gerao.

38) (Engenheiro Agrnomo - Pref. Serra/ES 2011 FUNCAB) O teor de gua de uma semente, a uma dada temperatura e em equilbrio com a umidade relativa do ar denominado, tecnicamente, ponto de equilbrio: A) de gua. B) higromtrico. C) higroscpico. D) termosttico. E) termodinmico.

39) (Engenheiro Agrnomo - Pref. Tijucas/RJ 2011 FEPESE) O Sistema Nacional de Sementes e Mudas objetiva garantir a identidade e a qualidade do material de multiplicao e de reproduo vegetal produzido, comercializado e utilizado no territrio brasileiro. A legislao sobre o assunto entende por Obtentor:

a. ( ) Pessoa fsica ou jurdica obtiver licena para fazer propagao de sementes e mudas; b. ( ) Pessoa fsica ou jurdica que obtiver posse da semente. c. ( ) Pessoa fsica ou jurdica que introduz, pela primeira vez no pas, um cultivar desenvolvido em outro Pas. d. ( ) Pessoa fsica ou jurdica que obtiver licena para fornecer material de multiplicao de determinado cultivar. e. ( ) Pessoa fsica ou jurdica que obtiver cultivar, nova cultivar ou cultivar essencialmente derivada.

40) (Engenheiro Agrnomo - Pref. Campo Mouro/PR 2010 FECILCAM) Assinale a alternativa correta a) vigor: propriedade das sementes que determina o potencial para uma emergncia rpida e uniforme, e para o desenvolvimento de plntulas normais sob uma ampla faixa de condies de campo; b) a areia lavada, como substrato para ser utilizado na escarificao de sementes, e o acondicionamento de sementes em geladeiras, no so recomendados para quebra de dormncia; c) germinao hipgea aquela em que o hipoctilo traz para fora da terra os cotildones; d) o principal patgeno transmitido pela semente da soja a ferrugem asitica;

e) na colheita de lavouras destinadas a sementes: a regulagem da mquina colhedora, os cuidados na sua operao e as condies de umidade das sementes no campo no requerem tratamento diferenciado.

41) (Engenheiro Agrnomo - Pref. Patos/PB 2010 PaqTcPB) A semente o veculo que leva aos agricultores todo potencial gentico de uma cultivar com caractersticas superiores. Em seu caminho, do melhorista utilizao pelo agricultor, pequenas quantidades de sementes so multiplicadas at que sejam alcanados volumes em escala comercial, no decorrer do qual a qualidade dessas sementes est sujeita a uma srie de fatores capazes de causarem perda de todo potencial gentico. A minimizao dessas perdas, com a produo de quantidades adequadas, o objetivo principal de um programa de sementes. Sobre o tema, assinale a alternativa INCORRETA: a) A lei N 10.711 de 05 de agosto de 2003 dispe sobre o sistema nacional de sementes e mudas. b) A produo de sementes compreende todas as etapas do processo, iniciado pela inscrio dos campos e concludo com a emisso da nota fiscal de venda pelo produtor ou pelo reembalador. c) Um eficiente programa de sementes serve, no s para o desenvolvimento agrcola, mas tambm como um mecanismo para rpida reabilitao da agricultura, aps calamidades pblicas, como inundaes, secas. d) Num programa de produo de sementes, elas so classificadas com base num sistema de controle de geraes. Dentre as demais classes existentes, a semente gentica a que ser destinada ao comrcio.

e) A certificao de sementes um sistema criado internacionalmente para certificar a autenticidade da semente que vendida aos agricultores.

42) (Engenheiro Agrnomo - Pref. Boqueiro do Piau/PI 2010 CAJUNA) Aps a aquisio, as sementes so armazenadas na propriedade, at a poca de semeadura. Estas devem receber todos os cuidados necessrios para se manterem vivas e apresentarem boa germinao e emergncia no campo. Assim sendo, assinale a alternativa que no condiz com o armazenamento de semente: a) armazenar as sementes em galpo bem ventilado, sobre estrados de madeira b) no empilhar as sacas de sementes contra as paredes do galpo c) o ambiente de armazenamento deve estar livre de fungos e roedores d) dentro do armazm a temperatura no deve ultrapassar 40 C e a umidade relativa no deve ultrapassar 80%

43) (Engenheiro Agrnomo - Pref. Poo Verde/SE 2010 ADVISE) Com relao morfologia externa das plntulas, podemos afirmar, exceto: A) Hipoctilo a parte do eixo da plntula situada imediatamente acima do colo e, portanto, da raiz primria, e abaixo do ponto de insero dos cotildones. B) O estudo da morfologia externa de plntulas contribui para o conhecimento de famlias e gneros, mas no contribui para a avaliao das plntulas em anlise de germinao, visando avaliar a qualidade fisiolgica das mesmas.

C) Quando a germinao epgea, os cotildones podem tornar-se os primeiros rgos fotossintetizadores da plntula, transformado-se em folhas cotiledonares. D) Na germinao hipgea os cotildones permanecem abaixo da superfcie do substrato. E) Em muitas espcies, a radcula desenvolve-se na raiz primria da plntula.

44) (Engenheiro Agrnomo - Pref. Poo Verde/SE 2010 ADVISE) Com relao s Sementes recalcitrantes, assinale a alternativa correta: A) As sementes recalcitrantes possuem alto teor de umidade, a qual no pode ser reduzida durante o armazenamento abaixo de um nvel crtico, geralmente alto. B) A perda da longevidade das mesmas no influencia na sua germinao. C) Mesmo mantendo a umidade alta durante o armazenamento, a longevidade destas sementes longa, alcanando meses e at mesmo anos. D) No h necessidade de realizar a semeadura logo aps a extrao das sementes dos frutos. E) Sementes recalcitrantes so tolerantes ao dessecamento a nveis de contedo de umidade baixos (varivel de espcie para espcie), sem danos em sua viabilidade.

45) (Engenheiro Agrnomo - Pref. Santana dos Garrotes/PB 2010 PaqTcPB) Em tecnologia de sementes, o estudo da maturao feito com o

objetivo de se determinar o ponto ideal de colheita, visando a produo e a qualidade das sementes. Como agrnomo, responsvel por um campo de produo de sementes de uma determinada espcie anual, cujas sementes so caracterizadas como ortodoxas, CORRETO afirmar: I) A colheita s poder ser efetuada quando as sementes, aps se desligarem fisiologicamente da planta me, tiverem perdido gua suficiente para evitar danos na colheita mecanizada. II) Dentre as prticas recomendadas para acelerar a perda de umidade das sementes no campo, pode ser recomendada a aplicao de um desfolhante logo aps elas atingirem sua maturidade fisiolgica. III) A colheita deve ser realizada, mecanicamente, to logo as sementes atinjam sua maturidade fisiolgica, apresentando umidade em torno de 50% (b.u.). IV) A irrigao deve continuar sendo realizada, aps a maturao das sementes, at que seja efetuada a sua colheita, garantindo o completo enchimento dos gros. Esto corretos os itens: a) I e II. b) II e IV. c) I, II e III. d) III e IV. e) I, II, III e IV.

46) (Engenheiro Agrnomo - Pref. Santana dos Garrotes/PB 2010 PaqTcPB) A semente o veculo que leva aos agricultores todo potencial gentico de uma cultivar com caractersticas superiores. Em seu caminho, do melhorista utilizao pelo agricultor, pequenas quantidades de sementes so multiplicadas at que sejam alcanados volumes em escala comercial, no decorrer do qual a qualidade dessas sementes est sujeita a uma srie de fatores capazes de causarem perda de todo potencial gentico. A minimizao dessas perdas, com a produo de quantidades adequadas, o objetivo principal de um programa de sementes. Sobre o tema, assinale a alternativa INCORRETA: a) A lei N 10.711 de 05 de agosto de 2003 dispe sobre o sistema nacional de sementes e mudas. b) A produo de sementes compreende todas as etapas do processo, iniciado pela inscrio dos campos e concludo com a emisso da nota fiscal de venda pelo produtor ou pelo reembalador. c) Um eficiente programa de sementes serve, no s para o desenvolvimento agrcola, mas tambm como um mecanismo para rpida reabilitao da agricultura, aps calamidades pblicas, como inundaes, secas. d) Num programa de produo de sementes, elas so classificadas com base num sistema de controle de geraes. Dentre as demais classes existentes, a semente gentica a que ser destinada ao comrcio. e) A certificao de sementes um sistema criado internacionalmente para certificar a autenticidade da semente que vendida aos agricultores.

47) (Engenheiro Agrnomo - Pref. So Caetano de Odivelas/PA 2009 ORDEM) O conceito: um conjunto de plantas, matrizes ou bsicas, destinado a fornecer material de multiplicao de determinada cultivar, referese a: (A) Hbrido. (B) Identidade gentica. (C) Jardim clonal. (D) Muda. (E) Planta matriz

48) (Engenheiro Agrnomo - UFPA 2009 CEPS/UFPA) No clculo do valor cultural de um lote de sementes, considera(m)-se: (A) as percentagens de germinao e de pureza da amostra. (B) a diferena entre os valores obtidos entre o teste de germinao e o teste de emergncia. (C) o resultado de qualquer um dos testes de vigor relacionados oficialmente nas Regras para Anlise de Sementes. (D) o nmero de dias que as sementes da amostra levam para emergir no substrato padro em que so postas a germinar. (E) a relao entre a germinao obtida na amostra e o valor tabelado das sementes, apresentado nas Regras para Anlise de Sementes.

49) (Engenheiro Agrnomo - UFPA 2009 CEPS/UFPA) Sobre beneficiamento de sementes, avalie as afirmaes: I. Na secagem de sementes, equilbrio higroscpico o teor de umidade que a semente atinge aps ter sido exposta a uma condio ambiental por um perodo relativamente longo. II. Mesa de gravidade, mquina de ar e peneiras e cilindro alveolar so equipamentos utilizados em unidades de beneficiamento de sementes. III. Uma das etapas do beneficiamento de sementes de feijo em uma UBS a pr-limpeza, a qual visa retirada do material grosseiro do lote de sementes. IV. O armazenamento de sementes melhora a qualidade do lote. V. Entre as bases de separao de sementes podem ser utilizados o tamanho, a cor e o nmero de sementes por grama. Esto corretas as afirmaes (A) I, II e III. (B) II, III e IV. (C) III, IV e V. (D) I, II, III e V. (E) I, II, IV e V.

50) (Engenheiro Agrnomo - Pref. Tuntum/MA 2009 CONSEP) Para produo de mudas de boa qualidade ser necessria a instalao de viveiros destinados produo, ao manejo e a proteo das mudas. Entende-se por boas mudas, aquelas que apresentam no momento de serem plantadas,

algumas caractersticas particulares. Assinale a opo que NO est de acordo com essas caractersticas: a) Bom aspecto fitossanitrio. b) Ausncia de deficientes nutricionais. c) Perpendicularidade em relao ao solo de no mnimo 80%. d) Sistema radicular bem formado condicionado em recipientes adequados.

51) (Engenheiro Agrnomo - UFRJ 2009 NCE/UFRJ) Existe uma mquina para o beneficiamento de sementes que consiste essencialmente de uma mesa de superfcie porosa que permite a passagem de uma corrente de ar. A alimentao da mquina feita sobre a mesa, que recebe um fluxo de ar, produzido em seu interior, regulado para tornar fluida a massa de sementes. As sementes, desta forma, so estratificadas em camadas e, em consequncia do movimento vibratrio elptico da mesa, cuja inclinao pode ser regulada, h a separao das sementes leves das mais pesadas. As sementes mais leves, mantidas no estrato superior pela corrente de ar, fluem para baixo, sendo descarregadas na regio inferior da extremidade de descarga da mesa; as pesadas, em contato com a superfcie porosa, devido vibrao, so conduzidas para cima e para a extremidade de descarga na regio mais elevada. O material intermedirio descarregado na regio mediana da extremidade de descarga. Com esta mquina consegue-se, assim, obter uma separao gradual, quanto ao peso ou peso especfico das sementes, desde as mais leves at as mais pesadas. Esta mquina denominada mesa: (A) separadora;

(B) estratificadora; (C) de gravidade; (D) de separao por vibrao; (E) vibratria.

52) (Engenheiro Agrnomo - Pref. Cachoeiro de Itapemirim/ES 2008 FEC) No ponto de Maturidade Fisiolgica, a semente atinge: I. Mximo poder germinativo. II. Mximo peso de Matria Seca. III. Mximo vigor. IV. Mnimo peso de Matria Seca. V. Mnimo Vgor. A alternativa adequada : A) I - IV - V; B) V - II - I; C) I - II - III; D) V - III - II; E) I - IV - III.

53) (Engenheiro Agrnomo - Pref. Cachoeiro de Itapemirim/ES 2008 FEC) Entre as caractersticas fsicas listadas abaixo, que se referem aos gros

para sementes, aquelas utilizadas na sua separao e classificao so as diferenas quanto a: A) dureza; tamanho; cor; peso especfico; B) peso especfico; caractersticas da superfcie; cor; umidade; C) dureza; elasticidade; temperatura; nvel de dano; D) consistncia; tamanho; formas; peso especfico; E) tamanho; formas; cor; peso seco.

54) (Engenheiro Agrnomo - Pref. Cachoeiro de Itapemirim/ES 2008 FEC) correto afirmar que proibida a comercializao de lotes de sementes A) com prazo de validade do teste de germinao vencido. B) com identificao do produtor na sacaria. C) com logotipo de cunho comercial na sacaria. D) cuja pureza seja superior a 98%

55) (Fiscal Agropecurio - Engenharia Agronmica - IDIARN 2008 CONSULPLAN) Sobre a Lei n 10.711, de 5 de agosto de 2003, importante instrumento de defesa sanitria vegetal, que dispe sobre o Sistema Nacional de Sementes e Mudas marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas: ( ) Comrcio o ato de anunciar, expor venda, ofertar, vender, consignar, reembalar, importar ou exportar sementes ou mudas.

( ) Comerciante a pessoa fsica ou jurdica que exerce o comrcio de sementes ou mudas. ( ) Classe a unidade de classificao que considera a origem gentica, a qualidade e o nmero de geraes, quando for o caso. ( ) Beneficiador a pessoa fsica ou jurdica que presta servios de beneficiamento de sementes ou mudas para terceiros, assistida por responsvel tcnico. A sequncia est correta em: A) V, V, V, V B) V, F, V, V C) V, V, F, V D) F, F, V, F E) V, V, F, F

56) (Fiscal Agropecurio - Engenharia Agronmica - IDIARN 2008 CONSULPLAN) A respeito da Lei n10.711, de 5 de agosto de 2003 so penalidades impostas (isolada ou cumulativamente) ao responsvel tcnico e ao amostrador que descumprir os dispositivos desta Lei: I. Suspenso do credenciamento. II. Suspenso do comrcio. III. Interdio do estabelecimento. IV. Autorizao do credenciamento.

Est(o) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s): A) I B) I e II C) I e IV D) II, III e IV E) I, II, III e IV

57) (Fiscal Agropecurio - Engenharia Agronmica - IDIARN 2008 CONSULPLAN) De acordo com a Lei n 10.711, de 5 de agosto de 2003, assinale a nica alternativa que NO est correta: A) Observadas as demais exigncias desta Lei, vedado o estabelecimento de restries incluso de sementes e mudas de cultivar local, tradicional ou crioula em programas de financiamento, desenvolvidos junto a agricultores familiares. B) Suspenso da comercializao uma medida cautelar adotada no ato da ao fiscal. C) So proibidos a produo, o beneficiamento e a utilizao de sementes e mudas em desacordo com o estabelecido nesta Lei. D) Multa pecuniria uma medida cautelar adotada no ato da ao fiscal. E) Toda semente ou muda, identificada ou no, est sujeita fiscalizao, na forma que dispuser o regulamento

58) (Fiscal Agropecurio - Engenharia Agronmica - IDIARN 2008 CONSULPLAN) A inobservncia das disposies da Lei n 10.711, de 5 de agosto de 2003 sujeita as pessoas fsicas e jurdicas s seguintes penalidades, conforme art. 43, EXCETO: A) Concesso da inscrio no Renasem. B) Condenao das sementes ou mudas. C) Advertncia. D) Suspenso da inscrio no Renasem. E) Apreenso das sementes ou mudas.

59) (Fiscal Agropecurio - Engenharia Agronmica - IDIARN 2008 CONSULPLAN) Leia atentamente as opes abaixo, que dizem respeito Lei n 10.711, de 5 de agosto de 2003 e assinale V para as verdadeiras e F para as falsas: ( ) Quanto ao comrcio internacional, podero ser importadas sementes, mesmo que no inscritas no Registro Nacional de Cultivares, desde que estejam isentas de doenas e pragas. ( ) As mudas importadas devem estar acompanhadas da documentao prevista no regulamento desta Lei. ( ) A comercializao e o transporte de sementes tratadas com agrotxicos devero seguir a legislao do municpio de destino das sementes. ( ) A anlise de amostras de sementes dever ser executada de acordo com metodologias oficializadas pelo Ministrio da Agricultura.

A sequncia est correta em: A) V, F, V, V B) F, F, F, V C) F, V, F, V D) V, V, V, F E) F, V, F, F

60) (Fiscal Agropecurio - Engenharia Agronmica - IDIARN 2008 CONSULPLAN) De acordo com a Lei n 10.711, de 5 de agosto de 2003 no processo de certificao, as sementes e as mudas podero ser produzidas segundo as seguintes categorias, EXCETO: A) Semente bsica. B) Semente certificada de segunda gerao - C2. C) Planta bsica. D) Muda bsica. E) Semente certificada de primeira gerao - C1

61) (Fiscal Agropecurio - Engenharia Agronmica - IDIARN 2008 CONSULPLAN) Analise as opes abaixo sobre a Lei n 10.711, de 5 de agosto de 2003:

I. Compete s Comisses de Sementes e Mudas, propor normas e procedimentos complementares, relativos produo, comrcio e utilizao de sementes e mudas. II. Compete ao Mapa orientar a utilizao de sementes e mudas no Pas, com o objetivo de evitar seu uso indevido e prejuzos agricultura nacional. III. Cabe ao IDIARN a coordenao, em mbito regional, das Comisses de Sementes e Mudas. Est(o) correta(s) apenas a(s) alternativa(s): A) I B) II C) I e II D) II e III E) I, II e III

62)

(Fiscal

Estadual

Agropecurio

Agronomia

ou

Engenharia

Agronmica Agrodefesa 2009 UEG) A qualidade das sementes e mudas, consideradas quanto s suas caractersticas genticas, fisiolgicas e de sanidade fator fundamental para o sucesso do produtor. Compete ao sistema nacional de sementes e mudas: a) registrar estabelecimentos, dar orientao tcnica, fiscalizar a produo e comercializao, atribuir prmios aos produtores que se destacarem. b) conceder registro permanente de cultivares para estabelecimentos ou pessoas fsicas.

c) acompanhar campos de sementes crioulas para utilizao por agricultores familiares que as produzem, necessariamente registrados no Registro Nacional de Sementes e Mudas (Renasem). d) credenciar estabelecimentos e pessoas fsicas para execuo de atividades relativas produo, fiscalizao e comercializao de sementes e mudas.

63)

(Fiscal

Estadual

Agropecurio

Agronomia

ou

Engenharia

Agronmica Agrodefesa 2009 UEG) O Renasem um servio prestado pelo Ministrio de Agricultura, Pecuria e Abastecimento (MAPA), com o objetivo de proteger cultivares resultantes de melhoramento gentico, de forma a dar crdito instituio ou ao melhorista que a desenvolveu. Com relao ao Renasem, CORRETO afirmar: a) um servio gratuito, bastando ao requerente de registro apenas o preenchimento de uma ficha com informao detalhada da cultivar. b) pode ser aceito um, dois ou mais mantenedores para cada cultivar, desde que comprovadas as condies tcnicas que garantam sua manuteno. c) h necessidade de comprovar a existncia de pelo menos 200 kg de cultivar a ser protegida. d) o registro da cultivar no pode ser cancelado ou suspenso, conforme compromisso assinado pelas partes.

64) (Fiscal Estadual Agropecurio - Engenharia Agronmica - ADAGRI/CE 2009 CESPE) A respeito do sistema nacional de sementes e mudas, julgue

os prximos itens, de acordo com o Decreto n. 5.153/2004 que aprovou o regulamento da Lei n. 10.711/2003. ( ) Sementes tratadas so aquelas que sofreram a aplicao de agrotxicos, corantes ou outros aditivos, que no gerou mudana significativa de tamanho, formato ou peso original. ( ) A pessoa fsica ou jurdica que exera atividade de produo, reembalagem, armazenamento, anlise, certificao,

beneficiamento,

comrcio, importao ou exportao de sementes ou mudas obrigada a contratar um responsvel tcnico, engenheiro agrnomo ou engenheiro florestal, conforme o caso, com registro profissional no Conselho Regional de Engenharia Arquitetura e Agronomia. ( ) A identificao das sementes deve ser expressa em lugar visvel,

diretamente na embalagem, escrita no idioma portugus, ou com traduo para este idioma, em caso de semente importada, contendo apenas o nome da espcie, cultivar e categoria.

65) (Fiscal Estadual Agropecurio - Engenharia Agronmica - ADAGRI/CE 2009 CESPE) A disseminao de pragas uma preocupao na importao e na exportao de produtos agrcolas, sendo necessrio maior cuidado na comercializao de sementes e mudas. Acerca desse assunto, julgue os itens subsequentes. ( ) Todo e qualquer material de multiplicao vegetal considerado

semente ou muda.

Apenas o importador de sementes est isento de inscrio prvia no

registro nacional de sementes e mudas (RENASEM). ( ) A quarentena de sementes importadas no obrigatria, porm poder

ser prescrita quando necessria.

66) (Fiscal de Defesa Vegetal - Especialidade Engenheiro Agrnomo AGED/MA 2005 FCC) Com relao Lei Federal no 10.711, de 05/08/03, que dispe sobre o sistema nacional de sementes e mudas, considere: I. Compete aos Estados e ao Distrito Federal exercer a fiscalizao do comrcio estadual de sementes e mudas. II. Compete ao MAPA e aos Estados a fiscalizao do comrcio interestadual e internacional de sementes e mudas. III. A fiscalizao do comrcio estadual de sementes e mudas poder ser exercida pelo MAPA, desde que solicitado pela Unidade da Federao. correto o que se afirma em (A) I, II e III. (B) I e II, apenas. (C) I e III, apenas. (D) II, apenas. (E) III, apenas.

67) (Fiscal de Defesa Vegetal - Especialidade Engenheiro Agrnomo AGED/MA 2005 FCC) O sistema nacional de sementes e mudas tem a finalidade de garantir a identidade e a qualidade do material de propagao e reproduo vegetal. Para efeitos da Lei Federal no 10.711, de 05/08/03, entende-se por: I. Amostra oficial: aquela retirada pelo responsvel tcnico da unidade de produo de sementes e/ ou mudas, para fins de anlise de fiscalizao. II. Certificador: o MAPA ou pessoa fsica credenciada pelo MAPA para executar a certificao de sementes e mudas. III. Termo de Conformidade: documento emitido pelo responsvel tcnico com o objetivo de atestar que a semente ou muda foi produzida de acordo com as normas e padres estabelecidos pelo MAPA. correto o que se afirma em (A) I e II, apenas. (B) I e III, apenas. (C) II, apenas. (D) III, apenas. (E) I, II e III.

68) (Fiscal de Defesa Vegetal - Especialidade Engenheiro Agrnomo AGED/MA 2005 FCC) Com relao Lei Federal no 10.711, de 05/08/03 que trata do sistema nacional de sementes e mudas, analise:

I. A produo de sementes e mudas ser de responsabilidade do produtor de sementes e mudas que esteja inscrito no Registro Nacional de Sementes e Mudas, competindo-lhe zelar pelo controle de identidade e qualidade. II. Os padres de identidade e qualidade de sementes e mudas, estabelecidos pelo MAPA e publicados no Dirio Oficial da Unio, sero vlidos em todo o territrio nacional. III. As sementes e mudas devero ser identificadas com a denominao: Semente de ou Muda de, acrescida do nome comum do gnero. correto o que se afirma em (A) I e II, apenas. (B) I e III, apenas. (C) II, apenas. (D) III, apenas. (E) I, II e III.

69) (Fiscal Federal Agropecurio - Especialidade Engenheiro Agrnomo MAPA 2007 FJPF) As classes de sementes podem ser distribudas da seguinte maneira: semente gentica, semente bsica, semente registrada e semente certificada. A classe de sementes que vai ser distribuda

comercialmente entre os agricultores e que dar origem s plantaes comerciais a semente: A) bsica; B) gentica;

C) certificada; D) registrada; E) monitorada.

70) (Fiscal Federal Agropecurio - Especialidade Engenheiro Agrnomo MAPA 2007 FJPF) Em uma UBS (Unidade de Beneficiamento de Sementes), o engenheiro se deparou com sementes que apresentaram o mesmo comprimento e largura, mas que diferiram quanto espessura. Na seleo da peneira para fazer o beneficiamento e/ou classificao dessas sementes, ele deve optar por peneiras com perfuraes (crivo): A) malhas de arame; B) circulares; C) triangulares; D) malhas quadradas; E) oblongas.

71) (Engenheiro Agrnomo ADEAL/AL 2007 COPEVE/UFAL) A organizao da produo de sementes do Brasil teve o seu primeiro marco legal em 1965. De l para c alteraes foram realizadas, quando surgiu um fato novo que obrigou uma reviso em todo o sistema de sementes no pas: Lei de Proteo de Cultivares. Essa Lei extingue a classe de semente fiscalizada, onde no existia um controle das geraes e passa a reconhecer, dentro do

sistema de certificao, novas classes de sementes. Identifique abaixo a sequencia correta desta nova classificao de sementes. A) Sementes gentica, bsica e certificada de segunda gerao (C2). B) Sementes bsica e certificada de segunda gerao (C2). C) Sementes gentica e certificada de primeira gerao (C1). D) Sementes gentica, bsica, certificada de primeira gerao (C1), e certificada de segunda gerao (C2). E) Sementes gentica e bsica.

72) (Engenheiro Agrnomo Prefeitura de Chaves/PA 2008 CETAP) De acordo com a Lei n 10.711, de 05/08/2003, que dispe sobre o sistema nacional de sementes e mudas, marque a alternativa CORRETA: A) O processo de propagao de sementes ou mudas a reproduo, por sementes propriamente ditas, ou a multiplicao, por mudas e demais estruturas vegetais, no h concomitncia dessas aes. B) Beneficiamento a operao efetuada mediante meios fsicos, qumicos ou mecnicos, com o objetivo de se aprimorar a qualidade de um lote de sementes. C) Identidade o conjunto de informaes necessrias identificao de sementes ou mudas, incluindo a identidade gentica, que exclusivamente o conjunto de caracteres fenotpicos de cultivar que a diferencia de outras. D) Semente bsica o material de reproduo obtido a partir de processo de melhoramento de plantas, sob a responsabilidade e controle direto do seu

obtentor ou introdutor, mantidas as suas caractersticas de identidade e pureza genticas. E) Semente o material de reproduo vegetal de qualquer gnero, espcie ou cultivar, proveniente exclusivamente de reproduo sexuada, que tenha finalidade especfica de semeadura.

73) (Tcnico em Defesa e Inspeo Agropecuria - Engenheiro Agrnomo - ADEPAR/PA 2004 CESPE) Um grupo de agricultores decidiu constituir uma fundao visando ao melhoramento gentico de soja, na expectativa de obteno de lucros por meio da venda de sementes dessa espcie. A respeito dessa situao hipottica, julgue os itens a seguir, luz da Lei n. 10.711, de 5/8/2003, que dispe sobre o Sistema Nacional de Sementes e Mudas no Brasil. ( ) Uma vez instituda, essa fundao poder, desde que credenciada pelo

MAPA ou por outra instituio competente, atuar como entidade certificadora na produo de sementes de soja. ( ) Caso um desses agricultores decida produzir semente certificada, ele,

necessariamente, dever utilizar semente bsica ou semente certificada de primeira gerao para implantar seus campos de produo. ( ) Caso a fundao mencionada conte com pelo menos um engenheiro

agrnomo em seu quadro de empregados, os agricultores a ela vinculados no precisaro designar um engenheiro agrnomo como responsvel tcnico pelos campos de produo de sementes.

) Independentemente da instituio que venha a desempenhar a funo de

entidade certificadora do processo de produo de sementes desses agricultores, as inspees de campo devero ser realizadas pelo setor pblico. ( ) Caso os agricultores que constituram a fundao decidam produzir e sementes no-certificadas, porm com origem gentica

comercializar

comprovada, podero faz-lo independentemente de inscrio dos campos de produo no MAPA ou na instituio oficial encarregada.

74) (Fiscal de Defesa Agrosilvopastoril - Engenheiro Agrnomo - IDARON 2009 FUNCAB) Na cultura da soja, as sementes utilizadas no plantio, devem receber todos os cuidados necessrios para se manterem vivas e apresentarem boa germinao e emergncia no campo. Assim sendo, devem ser tomados cuidados especiais no seu armazenamento, tais como: I. armazenar as sementes em galpo bem ventilado, sobre estrados de madeira; II. empilhar as sacas de sementes contra as paredes do galpo; III. no armazenar sementes juntamente com adubo, calcrio ou agroqumicos; IV. dentro do armazm a temperatura no deve ultrapassar 25C e a umidade relativa no deve ultrapassar 70%. Est(o) correta(s) apenas a(s) afirmao(es): A) I; B) I e II; C) II e IV;

D) I, III e IV; E) I, II e IV.

75) (Fiscal Estadual Agropecurio - Engenharia Agronmica - ADAGRI/CE 2009 CESPE) Nas metodologias de amostragem e anlise de sementes, so adotados procedimentos-padro, com o objetivo de garantir a reproduo de resultados, bem como diminuir as discrepncias entre laboratrios distintos. Acerca desses procedimentos, julgue os prximos itens. ( ) Os testes ou as anlises realizados nas sementes para verificao de

suas caractersticas e sanidade requerem quantidade reduzida de sementes em relao ao lote de sementes. Para sementes que deslizam com facilidade, o mais adequado o mtodo mecnico, que consiste em sucessivas divises da amostra mdia em duas partes aproximadamente iguais e homogneas com a remoo, a cada diviso, de metade da poro. Essa operao repetida at que se obtenha a amostra de trabalho de peso aproximadamente superior ao exigido para a espcie. ( ) A anlise de pureza visa verificar a composio do lote de sementes

quanto diversidade de sementes de espcies, bem como de outros materiais. A amostra de trabalho previamente peneirada submetida ao mtodo de ventilao, em que um fluxo de ar ascendente, com intensidade de corrente controlada, age nas sementes e permite que os materiais mais leves que as sementes sejam suspensos e separados, obtendo-se como resultado apenas duas fraes: sementes puras e material inerte.

) O teste de germinao consiste da emergncia e do desenvolvimento em

condies controladas de laboratrio de 400 sementes, obtidas aleatoriamente da poro semente pura, em substrato de papel previamente tratado para eliminar micro-organismos.

76) (Agronomia - ADEPAR/PA 2009 CESPE) A Lei n. 10.711/2003, regulamentada pelo Decreto n. 5.153/2004, institui o Sistema Nacional de Sementes e Mudas, que tem por objetivo garantir a identidade e a qualidade do material de multiplicao e de reproduo vegetal produzido, comercializado e utilizado em todo o territrio nacional. Assinale a opo que apresenta a classificao das sementes e das mudas nas categorias estabelecidas pela Lei n. 10.711/2003. (A) Semente gentica; semente bsica; semente fiscalizada; semente certificada de primeira gerao; semente certificada de segunda gerao; planta bsica; planta matriz; muda certificada. (B) Semente gentica; semente bsica; semente certificada; semente fiscalizada; planta bsica; planta matriz; muda certificada. (C) Semente gentica; semente bsica; semente certificada; semente certificada de segunda gerao; planta bsica; planta certificada; muda certificada. (D) Semente gentica; semente bsica; semente certificada de primeira gerao; semente certificada de segunda gerao; planta bsica; planta matriz; muda certificada.

77)

(Fiscal

Estadual

Agropecurio

Agronomia

ou

Engenharia

Agronmica Agrodefesa/GO 2009 UEG) A qualidade das sementes e mudas, consideradas quanto s suas caractersticas genticas, fisiolgicas e de sanidade fator fundamental para o sucesso do produtor. Compete ao sistema nacional de sementes e mudas: a) registrar estabelecimentos, dar orientao tcnica, fiscalizar a produo e comercializao, atribuir prmios aos produtores que se destacarem. b) conceder registro permanente de cultivares para estabelecimentos ou pessoas fsicas. c) acompanhar campos de sementes crioulas para utilizao por agricultores familiares que as produzem, necessariamente registrados no Registro Nacional de Sementes e Mudas (Renasem). d) credenciar estabelecimentos e pessoas fsicas para execuo de atividades relativas produo, fiscalizao e comercializao de sementes e mudas.

78)

(Fiscal

Estadual

Agropecurio

Agronomia

ou

Engenharia

Agronmica Agrodefesa/GO 2009 UEG) O Renasem um servio prestado pelo Ministrio de Agricultura, Pecuria e Abastecimento (MAPA), com o objetivo de proteger cultivares resultantes de melhoramento gentico, de forma a dar crdito instituio ou ao melhorista que a desenvolveu. Com relao ao Renasem, CORRETO afirmar: a) um servio gratuito, bastando ao requerente de registro apenas o preenchimento de uma ficha com informao detalhada da cultivar.

b) pode ser aceito um, dois ou mais mantenedores para cada cultivar, desde que comprovadas as condies tcnicas que garantam sua manuteno. c) h necessidade de comprovar a existncia de pelo menos 200 kg de cultivar a ser protegida. d) o registro da cultivar no pode ser cancelado ou suspenso, conforme compromisso assinado pelas partes.

79) (Tcnico Agrcola ADAGRO/PR 2008 IAUPE) O viveiro o local onde so produzidas mudas, que ficam armazenadas por certo perodo, antes da semeadura no campo ou em outras instalaes. Quanto aos recipientes para a produo das mudas so mais utilizados: 1. Copos plsticos. 2. Sacos de polietileno. 3. Sacos de papel Kraft. 4. Tubetes. (so) VERDADEIRA(S) apenas a(s )afirmativa(s) A) 1. B) 1 e 3. C) 2 e 4. D) 3 e 4. E) 4.

80) (Tcnico Agrcola ADAGRO/PR 2008 IAUPE) O mtodo de propagao assexuada o mais utilizado nos viveiros para a produo de mudas frutferas. Essas tcnicas baseiam-se na capacidade de totipotncia. Dentre esses mtodos, pode-se citar como exemplo A) Bipartio. B) Esporulao. C) Agmica. D) Cissiparidade. E) Estaquia.

81) (Agente Estadual Agropecurio - Tcnico Agrcola ou Agropecurio ADAGRI/CE 2009 CESPE) Grande parte do sucesso de um empreendimento agrcola depende da qualidade de semente empregada no plantio direto de gros ou na formao de mudas de espcies olercolas ou fruteiras. Acerca da qualidade da semente utilizada na agricultura, julgue os itens seguintes. ( ) Os testes de vigor (condutividade eltrica, lixiviao do potssio e pH do

exsudato) so baseados na integridade dos sistemas de membranas das sementes que identifica o processo de deteriorao da semente na fase inicial e permite que medidas preventivas sejam tomadas para reduzir ou minimizar o seu efeito na qualidade fisiolgica da semente. ( ) Para indicar o local e a intensidade do dano mecnico nas sementes,

existem vrios testes rpidos, entre os quais, o verde rpido, que no txico e

no qual as sementes tingidas germinam e as plantas normais e anormais so utilizadas para serem observados os efeitos dos danos mecnicos. ( ) Entre os testes teis e complementares utilizados para definir a qualidade

fsica dos lotes de sementes, esto os testes da identificao varietal, tais como os testes do fenol, da peroxidade e do hidrxido de clcio. Este ltimo utilizado para avaliar a qualidade fsica das sementes de arroz e para distinguir cultivares de arroz com cariopses vermelhas das cultivares comuns. ( ) O teste de tetrazlio baseia-se na alterao da colorao dos tecidos

vivos em presena de uma soluo de tetrazlio em que a alterao da colorao reflete a atividade das enzimas desidrogenases envolvidas na transpirao e tem a vantagem de avaliar a viabilidade, o vigor e, ainda, identificar diversos problemas que afetam o desempenho das sementes. ( ) No teste de tetrazlio, a formao de um carmim claro indica tecido

vigoroso; um vermelho intenso indica tecido em deteriorao e os tecidos inviveis no reagem e, consequentemente, no so coloridos.

82) (Fiscal Defesa Agropecuria - Engenheiro Agrnomo/ Vegetal ADAGRO 2010 FUNCAB) A Lei n 10.711, de 05 de Agosto de 2003, que dispe sobre o Sistema Nacional de Sementes e Mudas e d outras providncias, no Art. 23 estabelece que no processo de certificao, as sementes e as mudas podero ser produzidas segundo categorias. A categoria C2 representa semente: A) certificada de segunda gerao. B) cadastrada de segunda gerao.

C) bsica reproduzida. D) gentica em segunda gerao. E) registrada de segunda gerao. no reagem e, consequentemente, no so coloridos.

83) (Fiscal Defesa Agropecuria - Engenheiro Agrnomo/ Vegetal ADAGRO 2010 FUNCAB) No Decreto n 5.153, de 23 de Julho de 2004, Art. 176, a produo, o beneficiamento, o armazenamento, a reembalagem, o comrcio e o transporte de sementes ou de mudas identificadas em desacordo com os requisitos deste Regulamento e normas complementares ficam proibidos e constituem infrao de natureza: A) grave. B) gravssima. C) leve. D) mdia. E) sem gravidade.

84) (Agente de Fiscalizao Agropecurio - Pref. Altamira/PA 2005 UNIFAP) De acordo com a Lei 10711 de 05/08/2003, que dispe sobre o Sistema de Sementes e Mudas, a alternativa correta (A) Semente gentica material de reproduo obtido a partir do processo de

melhoramento de plantas, sob a responsabilidade e controle direto do seu obtentor ou introdutor, mantida as suas caractersticas de identidade e pureza gentica. (B) de responsabilidade das Centrais de Abastecimento Municipais coordenar, normatizar, supervisionar, auditar e fiscalizar as aes decorrentes desta lei. (C) No cabe ao Sistema Nacional de Sementes a certificao de sementes e mudas. (D) Qualquer beneficiador pode estabelecer normas de anlise de sementes. (E) Laboratrios no credenciados pelo Ministrio da Agricultura Pecuria e Abastecimento podem emitir laudos de anlise de sementes, para fins de fiscalizao.

85) (Agente de Fiscalizao Agropecurio - Pref. Altamira/PA 2005 UNIFAP) So atividades do Sistema Nacional de Sementes e Mudas, EXCETO: (A) registro nacional de cultivares (RNC), venda de sementes e mudas e anlise de sementes e mudas. (B) registro nacional de cultivares (RNC), certificao de sementes e mudas e anlise de sementes e mudas. (C) certificao de sementes e mudas, apreenso de sementes e mudas irregulares e anlise de sementes e mudas.

(D) anlise de sementes e mudas e fiscalizao da produo, do beneficiamento, da amostragem, da anlise, da certificao, do

armazenamento, do transporte e da comercializao de sementes e mudas.

86) (Agente de Defesa Agropecuria - ADEPAR 2009 MOVENS) A Lei n. 10.711/2003 determina que os servios pblicos decorrentes da inscrio ou do credenciamento no Renasem sejam remunerados pelo regime de preos de servios pblicos especficos. Nesse sentido, fixar valores e formas de arrecadao para a atividade de produtor de sementes competncia: (A) da Secretaria de Defesa Agropecuria. (B) do Ministrio da Agricultura, da Pecuria e do Abastecimento. (C) do Ministrio da Fazenda. (D) das secretarias estaduais de agricultura.

GABARITO
1) E, E , C, C; 2) E, E, C, C, C; 3) C; 4) B; 5) C; 6) A; 7) A; 8) B; 9) A; 10) D; 11) C; 12) A; 13) C; 14) A; 15) C; 16) B; 17) B; 18) D; 19) C; 20) C; 21) C; 22) B; 23) C; 24) C; 25) C; 26) A; 27) D; 28) D; 29) A; 30) C; 31) B; 32) D; 33) A; 34) B; 35) B; 36) A; 37) B; 38) C; 39) E; 40) A; 41) D; 42) D; 43) B; 44) A; 45) A; 46) D; 47) C; 48) A; 49) A; 50) C; 51) C; 52) C; 53) A; 54) A; 55) C; 56) A; 57) D; 58) A; 59) C; 60) D; 61) C; 62) D; 63) B; 64) C, E, E; 65) C, E, C; 66) C; 67) D; 68) E; 69) C; 70) E; 71) D; 72) B; 73) C, C, E, E, E; 74) D; 75) C, E, E; 76) D; 77) D; 78) B; 79) C; 80) E; 81) C, C, E, E, C; 82) A; 83) C; 84) A; 85) C; 86) B

Vous aimerez peut-être aussi