Vous êtes sur la page 1sur 9

A problematizao do presente no Fedro de Plato

151

James Aras

A problematizao do presente no Fedro de Plato

Resumo

A crtica de Plato a seu tempo toma a forma de um confronto com os Sofistas. Ao problematizar o presente no Fedro ele transpe tanto o mito em dialtica quanto a retrica e a ertica em Filosofia.
Palavras-chave: Plato . Fedro . Retrico . Ertica . Mito . Dialtica Abstract

Platos criticism to his epoch takes the form a quarrel against the Sophists. When he puts the present in question in his Phaedrus, he transposes the myth into dialectics and also rhetoric and also erotic into Philosophy.
Key-words: Plato . Phaedrus . Rhetoric . Erotic . Myth . Dialectics

A filosofia platnica se apresenta no somente a partir da perspectiva de uma reapropriao crtica do passado, mas, sobretudo, como uma problematizao aguda do presente. Essa problematizao toma a forma de uma crtica vigorosa de seu tempo atravs de um confronto com a sofstica, essa no-filosofia, segundo Plato. A problematizao platnica do presente se efetua, no Fedro, a partir da controvrsia aberta pelo discurso de Lsias onde se entrev a argumentao habitual da retrica de seu tempo, uma das muitas faces da sofstica.

Professor-Adjunto do Dept de Filosofia da UERJ e UCAM-Centro.


O que nos faz pensar n24, outubro de 2008

152

James Aras

Sem pretender considerar os Sofistas como uma escola possuidora de uma nica doutrina pode-se, entretanto, assinalar certos pontos convergentes em seu ensino e em alguns aspectos de suas doutrinas. O contedo essencialmente prtico do seu ensino, que visa transmitir os meios eficazes para se obter a excelncia (arete) prtica bem como a habilidade oratria necessria ao triunfo poltico e vitria nos tribunais, certamente um trao comum s diversas escolas. Ora, essa postura prtica se fundamenta na profunda descrena frente possibilidade de um conhecimento total das coisas e resulta, em grande parte, do descrdito, mais ou menos compartilhado, tanto com relao s especulaes cientficas quanto s pretenses filosficas de uma pesquisa ontolgica. Mas, ela tambmdiz respeito desconfiana sobre os fundamentos do direito e da lei que at ento passavam por ter uma origem divina. Toda ao humana se baseava, diziam os Sofistas, unicamente sobre a experincia e s eram ditadas pela utilidade. O bem e o mal, a sabedoria, a justia, a bondade no eram seno palavras bem sonantes e nada mais. Desse modo, a Sofstica promovia em seu ensino tanto a crtica dos fundamentos da verdade quanto dos fundamentos da lei. O problema da verdade se encontrava, com efeito, reduzido quele da poltica do verossmil (eikos) e do provvel, o do fundamento da lei se esgotava na constatao de seu uso estabelecido e provisrio (nomos). Da o desenvolvimento de uma teoria da circunstncia favorvel ou do momento oportuno (kairos) e a elaborao da arte de jogar com as aparncias que define a tcnica (techne) oratria propriamente sofstica. Para Plato a perspectiva dos Sofistas parte no s de uma concepo errnea ou equivocada do mundo, mas tambm representa um verdadeiro perigo para formao moral do cidado. , com efeito, a essa no-filosofia que se deve atribuir a origem de toda crise nos quadros da cidade: crise da linguagem, da cincia e da justia e da poltica. Ao longo dos diferentes dilogos pode-se reconhecer com facilidade o acirrado combate que a tem lugar entre Plato e a Sofstica. No quadro limi-

1 Guthrie, W.K.C. Les grecs et leurs dieux. Paris: Payot, 1956, p. 373. 2 Cf. a esse respeito: Joly, Henri. Le renversement platonicien: Logos, Episteme, Polis. Paris: J. Vrin, 1985.

A problematizao do presente no Fedro de Plato

153

tado do Fedro esse confronto ilustrado pelas sucessivas transposies de que o objeto da retrica de seu tempo, a qual toda a segunda parte do dilogo explicitamente dedicada. Mas a transposio da retrica, de que todo dilogo a exposio e o modelo, tem por objetivo principal refutar a pretenso sofstica e retrica de preencher as condies de uma verdadeira pedagogia da alma (psicagogia) e, a esse ttulo, o ideal de formao moral do cidado. Se tomarmos o dilogo como um todo e considerarmos que a primeira parte do Fedro ilustra com preciso aquilo que a segunda se encarrega de demonstrar, talvez, possamos concluir algo acerca da unidade profunda do Fedro e de toda crtica ao presente que a se efetiva. Se considerarmos que a transposio do Ertico de Lsias (que Scrates realiza em seus dois discursos) reproduz e antecipa pela via da inspirao e em tom ditirmbico aquilo que a segunda demonstra sobre o imprio da razo e do mtodo, talvez, possamos compreender os diferentes nveis da problematizao platnica do presente. Essa problematizao se efetua a partir da correlao de termos ou noes aparentemente antitticos tais como: a ertica e a retrica; o mito e o mtodo; a tradio oral e escrita. ela que permite, por analogia, transpor a sofstica em filosofia. , com efeito, pela problematizao do antigo e do novo que a sntese platnica do passado e do presente se torna possvel. O essencial dessa sntese resultando na elaborao do mtodo dialtico a partir do qual se procura estatuir a retrica filosfica. A correlao entre a ertica e a retrica, que o Fedro expe ao longo das duas partes do dilogo, se apresenta pela problematizao socrtica do discurso de Lsias sobre o amor. Ora, essa problematizao da retrica se efetua ao mesmo tempo como uma transposio e como uma refutao tanto da retrica quanto da ertica que o discurso de Lsias apresenta. A transposio platnica se efetua a partir do momento em que Scrates recoloca os termos do problema e procede a interrogao, ainda no formulada, sobre a natureza do Eros. O essencial da transposio consiste, neste caso, em dialetizar o Eros e, simultaneamente, em dialetizar o discurso sobre o Eros. A dialtica, o procedimento dialtico, consiste em tratar o discurso enunciado por Lsias como uma resposta a uma questo no formulada e em con-

3 Cf. sob outra perspectiva o excelente artigo A unidade do Fedro de Plato. In: Brisson, Luc. Leituras de Plato. Trad. Sonia Maria Maciel. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2003.

154

James Aras

ceb-lo como pertencente a uma espcie cujo gnero , ainda, problemtico e difcil de determinar. A dialtica procede por questes e problemas atravs dos quais se eleva at o princpio puro, instncia problemtica por excelncia a partir da qual se torna ento, e somente ento, possvel distribuir e reclassificar as diferentes solues e respostas apresentadas para questo que, agora e s agora, finalmente se formula. Desse modo, o vnculo essencial que une o Eros palavra assim explicitado: o Eros, filosoficamente tomado, tem por funo primordial, dizer-se. Contudo, as diferentes falas sobre o Eros, os diferentes discursos que o amor promove so, freqentemente, concebidos sob a tica de um virtuosismo oratrio que por seu apego s circunstncias (sobre as quais pretende prevalecer) deixam escapar o essencial. Os discursos sobre o Eros desconhecem a verdadeira potncia do amor o dizer-se verdadeiro e delirantemente. A retrica sobre o Eros parte de um duplo equvoco: formal, porque reduz o discurso a uma seqncia tcnica de enunciado ou argumentos que se equivalem entre si; material, porque desconhece a potncia do Eros e o arrebatado delrio que ele inspira. O objetivo central do dilogo, que parece ser o de demonstrar a superioridade do discurso inspirado sobre o discurso tcnico, s pode ser atingido pela retrica filosfica que une a inspirao ao mtodo e faz derivar do delrio ertico do prprio exerccio dialtico. A enunciao filosfica do Eros, que se aproxima da fala inspirada dos profetas, msticos e poetas, a nica, entretanto, que preenche as exigncias de uma retrica superior, posto que, a inspirao filosfica , a um s tempo, delrio e reminiscncia, exaltao e mtodo. Diferentemente da palavra de verdade pela qual o delrio no-filosfico pretende exprimir sua verdade, o delrio filosfico, o Eros-filsofo, inspira a pesquisa da verdade da palavra pela utilizao dialtica do discurso. A discusso, apenas esboada, entre as relaes da retrica filosfica e da dialtica que se contrape retrica-sofstica levanta, ainda, outro foco de problematizao: a relao do mito e do mtodo filosfico. O segundo discurso socrtico que efetua a transposio filosfica do discurso de Lsias (transposio simultnea, como indicamos, da ertica e da retrica) e que se apresenta como modelo concreto da retrica filosfica no Fedro , todavia, concebido sob a forma de um mito. O mito da parelha alada,

4 Cf. a esse respeito: Peanha, Jos Amrico Motta. Plato: as vrias faces do amor. In: Cardoso, Srgio et al. Os sentidos da paixo. So Paulo: Companhia das Letras, 1987.

A problematizao do presente no Fedro de Plato

155

que ilustra todo drama interno da alma que Eros anima, parece contrapor-se a um uso estritamente potico do mito e ilustrar uma das possibilidades de sua utilizao filosfica. A utilizao filosfica do mito no pretende decifrar um contedo latente nem procura traduzir racionalmente aquilo que, na narrativa mtica, insiste em permanecer oculto. O essencial do mito parece residir naquilo em que ele esconde o seu prprio fundamento. O discurso filosfico, entretanto, no procura interpretar ou revelar o fundamento oculto do mito, ele pretende, antes, faz-lo funcionar tal qual ele funciona. Uma vez que a funo primordial de um mito fazer crer, j que ele pressupe sempre um regime de crena (o mito sustenta sempre uma crena ao mesmo tempo em que por ela sustentado). Contrariamente ao uso sofstico e retrico do mito (e do discurso em geral) que pretende obter a adeso do ouvinte e persuadi-lo de seu contedo, mas que, entretanto, oculta essa pretenso a utilizao filosfica do mito quer exprimir pela crena a possibilidade de uma passagem, de uma articulao do pensamento. O discurso filosfico pretende que o mito seja reconhecido como tal e que esse reconhecimento possibilite, tambm, o reconhecimento de seu fundamento e de sua pretenso oculta. O discurso filosfico mitologiza para fundar o modelo e dialetizar, dividir e selecionar as pretenses, os verdadeiros e os falsos pretendentes. Pois na realidade, o mito no interrompe nada; ele , ao contrrio, elemento integrante da prpria diviso. prprio da diviso ultrapassar a dualidade entre o mito e a dialtica e reunir em si a potncia dialtica e a potncia mtica. O mito, com sua estrutura sempre circular, realmente a narrativa de uma fundao. ele que permite um modelo segundo o qual os diferentes pretendentes podero ser julgados. O que deve ser fundado, com efeito, sempre uma pretenso. o pretendente que faz apelo a um fundamento e cuja pretenso se acha bem fundada ou mal fundada, no fundada. A passagem e a articulao que o mito possibilita dizem respeito ao reconhecimento da diferena prpria e da integrao possvel entre o mito e a razo, a opinio e o conhecimento, a crena e a verdade.
5 Cf. a esse respeito: Deleuze, Gilles. Plato e o simulacro. In: Lgica do sentido. Trad. Luiz Roberto Salinas Fortes. So Paulo: Perspectiva, 1974, p.260. Cf. tambm: Diferena e Repetio. Trad. Luiz Orlandi e Roberto Machado. Rio de Janeiro: Graal, 1988, p. 110-125.

156

James Aras

Assim, o mito da parelha alada no Fedro parece ter por funo proceder classificao e a seleo dos diferentes discursos e das diferentes pretenses que animam as falas sobre o Eros. Esse mito procede a uma dupla classificao e funda uma dupla hierarquia: aquela concernente Lei de Adrstea (248c) que diz respeito simultaneamente aos tipos de atividades ou ocupaes humanas regidas segundo o maior ou menor grau de saber e opinio de que as almas so compostas, e aos tipos de discurso que equivalem a cada uma dessas atividades. Assim, no topo da hierarquia, em primeiro lugar, se encontra a alma do filsofo que contempla a Verdade e ama a beleza verdadeira e que engendra discursos verdadeiros e inspirados. Em segundo, aparece o Rei justo de saber diretivo, sem inspirao ou delrio, ligado lei (nomos). Em terceiro (polticos) e quarto lugares (mdicos e ginastas), correspondem ao domnio de uma especialidade prtica, uma techne, e uma opinio reta obediente lei. Em quinto e sexto, encontramos as trs formas do delrio divino adivinhao e profecia de um lado, poesia e artes da imitao de outro delrios que valem menos que o saber, mas mais que as ocupaes subseqentes. Em stimo lugar, se posiciona o conjunto das atividades sem saber e sem inspirao, o trabalho do arteso e do agricultor. Em oitavo, o saber pervertido, o Sofista. Em nono, a perverso do Eros, a tirania ou o desejo irrefrevel do tirano. Ora, o mito filosoficamente utilizado parece realizar, no domnio da opinio e da crena, um prottipo ou esboo daquilo que a dialtica realiza no domnio das idias o reconhecimento de uma diferena, a diviso que distingue e permite selecionar. Entre o mito e a dialtica, portanto, no se interpe uma distncia nem mesmo os termos de uma oposio a retrica filosfica integra o mito na dialtica. Outro foco da problematizao platnica do presente o da relao entre a tradio oral e a civilizao da escrita. A filosofia platnica parte do conforto entre a dialtica e a tcnica oratria ensinada pelos sofistas para invalidar a pretenso retrico-sofista de preen-cher o ideal de formao moral do cidado. Trata-se, para Plato, de interrogar a retrica existente tanto do ponto de vista de suas produes quanto com relao ao contedo do seu ensino e de determinar a possibilidade de uma retrica fundada sobre a dialtica.

6 Dixsaut, Monique. Le naturel philsophe: Essai sur les dialogues de Platon. Paris: Les Belles Lettres, 1985, p. 176-177. 7 Dixsaut, M. Op. cit; p. 176-177.

A problematizao do presente no Fedro de Plato

157

A atividade retrica concebida, no Fedro, sob a perspectiva geral da arte de escrever discursos (logografia) e interrogada no contexto da passagem da tradio oral para a civilizao escrita. A redao em prosa tratados mdicos, narrativas histricas, defesas de oradores, dissertaes de filsofos no constitui somente, com relao tradio oral e s criaes poticas, um outro modo de expresso, mas, uma forma de pensamento nova. A organizao do discurso escrito parece supor toda uma anlise mais rigorosa dos enunciados, bem como exige o desenvolvimento de tcnicas mais refinadas para a ordenao dos argumentos e elaborao da matria conceitual. Assim, a atividade que tem por objeto redigir discursos, em razo de sua ampla aplicao profissional, as desenvolve inteiramente e constitui um dos aspectos essenciais da educao oferecida pelos sofistas aos seus alunos. A arte de argumentar e de ordenar tecnicamente o discurso, bem como os diversos expedientes ou frmulas que facilitam o triunfo do orador ou escritor nas mais variadas situaes constituem o programa bsico das escolas da retrica. Tomada em si mesma a logografia no , com efeito, nem boa nem m. Tomada como o programa de ensino na retrica-sofstica ela se torna, entretanto, um vcio passvel de condenao. O que a torna perigosa e condenvel que desprezando a verdade sobre o assunto acerca do qual discorre ela s se preocupa em seduzir a opinio daquele ao qual se dirige e, a esse ttulo, ela se torna no a arte do discurso, mas a arte de persuadir pelo discurso. O que condenvel na arte oratria ensinada pelos sofistas que, ao reduzir o discurso a uma seqncia tcnica de enunciados, ela procede simultaneamente uma relativizao dos contedos do enunciado, ou seja, uma relativizao da prpria verdade do discurso. Assim, a problematizao platnica da retrica-sofstica se efetua a partir de uma analtica dos enunciados e em nome de um retorno enunciao. Ora, uma analtica dos enunciados (dogmata) deve fazer recuar todo enunciado enunciao de que ele procede. Nesse sentido, a verdadeira arte oratria, a retrica filosfica, deve ser capaz de referir todo enunciado a um interlocutor que o enuncie, ainda que provisoriamente. A relao entre

8 Vernant, Jean-Pierre. Mythe et Socit em Grce ancienne. Paris: Franois Maspero, 1982, p. 197.

158

James Aras

o enunciado (o Ertico de Lsias) e o interlocutor (Fedro) indispensvel para atualizar a enunciao e abrir a possibilidade da interlouo dialgica. O dilogo platnico o exerccio interlocutrio de enunciaes no qual se pretende restituir a verdade aos discursos que a se expressam. Todo o trabalho dialtico consiste em referir a enunciao verdade que lhe exterior e que condiciona todo e qualquer discurso. Diferentemente da enunciao da verdade nos quadros da antiga sabedoria inspirada, a dialtica platnica tem por funo resgatar a verdade da enunciao. Diferentemente da relativizao dos enunciados promovida pela retricasofstica, a retrica filosfica, tem por funo transpor a verdade do enunciado para a enunciao. As condies filosficas da enunciao dizem respeito s condies do dilogo, da interlocuo dialtica onde os enunciados referidos s enunciaes que as originam so igualmente, j na condio de enunciaes, referidos verdade que os fundamentam. S a enunciao e a palavra viva podem articular a verdade do discurso e transmiti-la ao interlocutor. O discurso filosfico estatui da a condio de transmissibilidade da verdade. A escrita deve tornar-se um veculo da fala oral e reproduzir as suas articulaes. Quando ela adquire valor prprio e se desprende de sua origem oral ela perde o essencial a possibilidade de reproduzir as articulaes prprias da verdade. O dilogo filosfico comporta uma dupla funo: reduzir todo enunciado a sua origem ao desejo que dele ordena o contedo e tornar explcito a subordinao de toda tese hiptese ontolgica que a comanda. Para Plato, s o filsofo pode dialogar verdadeiramente, posto que, nele a vontade de saber rompe os quadros limitados do monlogo surdo que s visa triunfar, pela persuaso, sobre o interlocutor-ouvinte e se abre sobre o outro. Do mesmo modo, todo verdadeiro dilogo filosfico na medida em que reproduz a ordem e a articulao da verdade que o anima. S o dilogo permite transpor a sofstica em filosofia. Essa parece ser, com efeito, a perspectiva filosfica de problematizao do presente e de sua transposio no Fedro de Plato.

9 Dixsaut, M. Op. cit., p. 129.

A problematizao do presente no Fedro de Plato

159

Referncias Bibliogrficas

Brisson, Luc. Leituras de Plato. Trad. Sonia Maria Maciel. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2003. Deleuze, Gilles. Plato e o simulacro. In: Lgica do sentido. Trad. Luiz Roberto Salinas Fortes. So Paulo: Perspectiva, 1974. ____________. Diferena e Repetio. Trad. Luiz Orlandi e Roberto Machado. Rio de Janeiro: Graal, 1988. Dixsaut, Monique. Le naturel philsophe: Essai sur les dialogues de Platon. Paris: Les Belles Lettres, 1985 Guthrie, W.K.C. Les grecs et leurs dieux. Paris: Payot, 1956. Joly, Henri. Le renversement platonicien: Logos, Episteme, Polis. Paris: J. Vrin, 1985. Peanha, Jos Amrico Motta. Plato: as vrias faces do amor. In: Cardoso, Srgio et al. Os sentidos da paixo. So Paulo: Companhia das Letras, 1987. Vernant, Jean-Pierre. Mythe et Socit em Grce ancienne. Paris: Franois Maspero, 1982.

Vous aimerez peut-être aussi