Vous êtes sur la page 1sur 14

CURSO ON-LINE PACOTE DE QUESTES COMENTADAS PARA MPU NOES DE INFORMTICA EM EXERCCIOS PROFESSORA: PATRCIA LIMA QUINTO

AULA 5AMBIENTE WINDOWS (Parte I) Ol pessoal! Vamos aos principais conceitos relacionados ao Sistema Operacional Windows 7 e XP. Fiquem atentos e bons estudos! SISTEMA OPERACIONAL WINDOWS XP Nessa aula revisaremos alguns tpicos mais exigidos do sistema operacional Windows. 1. Conceito de Sistema Operacional Sistema operacional o software que controla a alocao e utilizao dos recursos de hardware, como memria, uso da CPU, espao em disco e perifricos. Alm disso, o software fundamental do computador, sobre o qual todos os outros softwares so executados e para o qual os softwares so desenvolvidos. Quer dizer, quando um programador desenvolve um software, ele o faz para um sistema operacional especfico. O Windows XP possui como principais caractersticas: Lanado em 2001 em duas verses: Windows XP Home Edition e Windows XP Professional Edition. Segundo a prpria Microsoft, o primeiro voltado ao uso domstico enquanto que o segundo voltado ao uso domstico avanado, negcios e grandes organizaes. Foi baseado no Windows 2000, portanto, herdeiro indireto do Windows NT; Ganhou um visual inovador em relao s verses anteriores e vrios recursos voltados multimdia. Compatvel com os sistemas de arquivos FAT16, FAT32 ou NTFS. 2. Principais Componentes da rea de trabalho do Windows XP Vamos agora fazer um reconhecimento dos principais componentes visuais do Windows XP. A nomenclatura e a distino entre alguns desses objetos costuma ser ignorada por grande parte dos usurios, mas h muitas questes que se prendem exatamente nesses quesitos. O termo ingls desktop pode referir-se a: uma categoria de computador: desktop computer computador de mesa; o elemento visual central dos sistemas operacionais grficos: desktop rea de trabalho. Nesse caso, temos a tela principal do sistema, sobre a qual ficam todos os outros elementos grficos, como janelas, cones e barras.

V 4.0

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE PACOTE DE QUESTES COMENTADAS PARA MPU NOES DE INFORMTICA EM EXERCCIOS PROFESSORA: PATRCIA LIMA QUINTO
2.1 - cone um recurso visual para facilitar a associao de objetos a arquivos ou pastas. Na prtica, so pequeninas imagens representativas que ficam associadas a vrios objetos do Windows. Por padro, o Windows associa diversos cones a objetos conhecidos, como pastas, impressoras, lixeira etc.

Da mesma forma, os programas que so instalados no sistema j se encarregam de atribuir cones aos seus arquivos de dados e aos seus arquivos executveis.

cones so apenas recursos visuais e podem ser alterados a qualquer momento. Nada impede, por exemplo, que associemos o cone dos arquivos de Excel a todos os arquivos do Word. Isso, entretanto, em nada afeta o contedo do arquivo nem o programa ao qual o arquivo est associado. 2.2 - Atalho Atalho uma forma direta de acessar objetos dos quais precisamos com mais freqncia. So representados por cones e podem estar na rea de trabalho, na barra de tarefas do Windows ou mesmo em qualquer pasta do sistema. Podemos ter atalhos para arquivos, programas, pastas ou mesmo para endereos da internet. Via de regra, ao aplicarmos um clique duplo a um atalho, o sistema operacional executa o alvo do atalho clicado. Assim, se acionamos um atalho para uma pasta, o sistema abre uma janela referente pasta alvo. Em outra hiptese, se acionamos um atalho para um endereo da internet, o sistema abre o navegador de internet padro na pgina alvo do atalho. Atalhos so identificveis pela presena de uma seta no canto inferior esquerdo de seus cones.

Atalhos tambm podem ser ativados clicando-se com o boto direito do mouse e selecionando abrir no menu exibido. Se clicamos com o boto direito em um atalho e selecionamos a opo Propriedades, no menu, aberta uma janela que traz informaes sobre o funcionamento do atalho, como o tipo de atalho, o seu alvo, a configurao da janela a ser aberta, entre outros.

V 4.0

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE PACOTE DE QUESTES COMENTADAS PARA MPU NOES DE INFORMTICA EM EXERCCIOS PROFESSORA: PATRCIA LIMA QUINTO
Ainda sobre os atalhos, importante lembrar que as operaes que fazemos em um atalho incidem somente sobre ele e no sobre seu alvo. Por exemplo, se excluirmos um atalho cujo alvo um programa, o programa continua intacto!

2.2.1 - Criando Atalhos H varias formas de se criar um atalho. A mais direta e comum clicar sobre o objeto alvo com o boto direito do mouse e selecionar Criar atalho. Outra forma muito comum clicar sobre o objeto alvo com o boto direito do mouse e selecionar Enviar para -> rea de trabalho. Essa operao cria o atalho diretamente na rea de trabalho. Uma outra forma, menos conhecida, arrastando e soltando (drag and drop) um objeto qualquer mantendo pressionada a tecla ALT simultaneamente. Podemos arrastar, por exemplo, um arquivo para a rea de trabalho, pressionando simultaneamente a tecla ALT. Experimente! 2.3 - Janelas O Windows um sistema operacional que baseia sua interface grfica no conceito de janelas. Elas so a alma da interface do Windows. Em princpio, podemos dizer que todos os programas que so exibidos pelo sistema, o so atravs de janelas.

Uma janela contm alguns elementos tpicos:

V 4.0

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE PACOTE DE QUESTES COMENTADAS PARA MPU NOES DE INFORMTICA EM EXERCCIOS PROFESSORA: PATRCIA LIMA QUINTO

2.3.1 - Barra de ttulos (1) Apresenta o nome da janela (que normalmente o nome de um arquivo seguido do nome do programa) e os botes de Minimizar, Restaurar/Maximizar e Fechar. Minimizar o boto Minimizar nos permite recolher a janela barra de tarefas do Windows. Quando minimizamos uma janela, o programa correspondente continua ativo na memria principal, mas, no entanto, fica em segundo plano. Restaurar/Maximizar o boto Restaurar faz com que a janela retorne ao seu tamanho anterior. Maximizar fazer com que ela ocupe a mxima rea til dentro da rea de trabalho. s vezes, o resultado obtido com as operaes restaurar e maximizar pode ser o mesmo. O boto Restaurar/Maximizar se alterna na barra de ttulos, conforme o estado da janela. Aplicar um clique duplo sobre a barra de ttulos surte o mesmo efeito de clicar no boto Restaurar/Maximizar. Fechar o boto Fechar encerra o programa que est em execuo na janela. Normalmente, quando se trata de um programa de edio de arquivos processadores de texto, editores de imagens, por exemplo com algum arquivo no salvo, o programa pergunta se se deseja salvar o trabalho antes do encerramento do programa. Nessa situao, como as alteraes feitas no arquivo estavam, at o momento, somente na memria RAM, caso no se feche a janela do programa sem se salvar o arquivo, as alteraes sero perdidas. Pressionar as teclas ALT + F4 tambm fecha janelas. H tambm na Barra de ttulos das janelas, sempre esquerda, um cone representativo do programa em execuo. Um clique nesse cone abre um menu com as principais operaes aplicveis a janelas. A combinao de teclas ALT + BARRA DE ESPAO produz o mesmo efeito. Alm das operaes acima descritas, podemos redimensionar ou mover janelas. Para redimensionar uma janela com o mouse, basta posicionar o ponteiro sobre uma de suas bordas, clicar e arrastar at que se tenha o efeito desejado. Para
V 4.0

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE PACOTE DE QUESTES COMENTADAS PARA MPU NOES DE INFORMTICA EM EXERCCIOS PROFESSORA: PATRCIA LIMA QUINTO
fazer isso com o teclado, basta pressionar ALT + ESPAO, selecionar a opo correspondente do menu e utilizar as teclas de direo do teclado. Para mover uma janela com o mouse, basta clicar sobre sua Barra de ttulos e arrast-la ao local desejado. Com o teclado, a operao similar de redimensionamento. S podemos mover ou redimensionar janelas que no estejam maximizadas. 2.3.2 Barra de menus (2) Apresenta uma lista de menus suspensos agrupados por categorias. Um clique sobre cada menu abre suas opes. Outra forma de abrir um item do menu pressionando ALT + LETRA SUBLINHADA DO MENU. A partir da, podemos navegar pelos itens utilizando as teclas de direo (setas) do teclado e selecionar o item teclando ENTER (ENTRA ou RETURN em alguns teclados). Algumas das opes abertas em cada menu tambm tm letras sublinhadas. Nesse caso, basta o pressionamento direto da letra, sem o pressionamento da tecla ALT, para acessar a opo correspondente. Alm disso, algumas dessas opes dos menus possuem teclas de atalho prprias indicadas diretamente no menu, como no exemplo ao lado, no qual vemos vrios comandos com suas respectivas teclas de atalho (Copiar CTRL+C).

Quer uma dica? Daqui em diante, quando estiver usando um item de menu de um programa qualquer e vir que ele dispe de uma tecla de atalho, evite o uso do mouse para a operao e utilize a combinao de teclas. Essa uma boa maneira de se memorizar teclas de atalho, to cobradas nas provas de concursos pblicos. Uma observao: quando virem um item qualquer seguido de reticncias (como o item localizar na imagem anterior), isso indica que uma janela de dilogo ser aberta, ou seja, o comando no ser executado diretamente, pois ainda haver alguma interao intermediria. J vi uma questo de concurso perguntando isso.

V 4.0

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE PACOTE DE QUESTES COMENTADAS PARA MPU NOES DE INFORMTICA EM EXERCCIOS PROFESSORA: PATRCIA LIMA QUINTO

2.3.3 Barra de ferramentas (3) As barras de ferramentas contm botes para as aes mais comuns de cada programa. Normalmente podemos configur-las de acordo com nosso gosto pessoal por meio do menu Exibir -> Barra de ferramentas -> Personalizar. comum que um programa tenha vrias barras de ferramentas organizadas por categorias. A exibio/ocultao de cada barra tambm costuma ser feita a partir do menu Exibir. Tambm h opes de configurao das barras de ferramentas ao clicarmos com o boto direito do mouse sobre uma delas. 2.3.4 - Barra de status (4) uma espcie de letreiro informativo das janelas. Costuma exibir informaes sobre arquivos, ou objetos que estejam sendo tratados pelos programas. H questes de provas que para serem resolvidas requerem a interpretao de informaes da Barra de status. So muito comuns, por exemplo, em questes envolvendo navegadores de internet e programas de e-mail. 2.3.5 Abas Uma janela pode conter abas (ou guias). Abas so recursos similares a etiquetas que utilizamos em arquivos fsicos de pastas suspensas e possibilitam que alternemos entre elas sem sair da janela. Na prtica, funcionam como subdivises de janelas. Por exemplo, um clique com o boto direito do mouse sobre o menu Iniciar ou sobre a Barra de tarefas abre a mesma janela, em suas abas especficas: Propriedades da Barra de tarefas e do menu Iniciar. A propsito, no deixe de experimentar as opes dessa janela!

V 4.0

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE PACOTE DE QUESTES COMENTADAS PARA MPU NOES DE INFORMTICA EM EXERCCIOS PROFESSORA: PATRCIA LIMA QUINTO

BARRA DE TAREFAS Os itens numerados de 1 a 5 formam a Barra de Tarefas do Windows. Por padro ela se localiza na parte inferior da tela, mas pode ser movida com o mouse. 1 Boto Iniciar Abre o menu Iniciar. Um clique com o boto direito do mouse permite acessar as propriedades do menu Iniciar ou abrir uma janela do Windows Explorer, por exemplo. 2 rea de Inicializao Rpida rea em que colocamos os atalhos para os programas mais utilizados, j que ficam visveis mesmo quando h programas abertos em janelas maximizadas. Os atalhos dessa rea so executados com apenas um clique do mouse. 3 Botes da Barra de Tarefas rea em que ficam botes dos programas em execuo no computador. Clicando sobre os botes, alternamos entre os programas abertos. No Windows XP, por padro, h o agrupamento de janelas de um mesmo programa em um nico boto, que passa a exibir o nmero de janelas abertas e uma pequena seta direita. Por exemplo, se houver vrias janelas do navegador de internet abertas, os botes dessas janelas so

V 4.0

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE PACOTE DE QUESTES COMENTADAS PARA MPU NOES DE INFORMTICA EM EXERCCIOS PROFESSORA: PATRCIA LIMA QUINTO
agrupados em um s. Isso pode ser alterado a partir das propriedades da Barra de tarefas.

Um clique com o boto direito do mouse nessa rea ou nas reas 2, 3, 4 e 5 possibilita a abertura da janela de propriedades da Barra de Tarefas, abertura do Gerenciador de Tarefas, reorganizao das janelas dos programas abertos e exibio ou ocultao de barras de ferramentas (links, endereo, etc). Alguns programas possibilitam certa integrao com a Barra de tarefas, como verses mais novas do Windows Media Player, por exemplo. Dessa forma eles propiciam o acesso direto a alguns recursos sem que seja preciso maximizar sua janela.

4 Barra de Idiomas Assim como a barra Links e a barra rea de Trabalho, esta uma barra opcional que pode ser habilitada clicando-se com o boto direito em qualquer parte da Barra de Tarefas. H a possibilidade de se criar barras personalizadas. 5 rea de Notificao rea que exibe alguns atalhos de programas que esto ativos na memria (como antivrus) ou exibe mensagens de programas que aparecem temporariamente (como trabalhos na impressora). Alm disso, desde o Windows 95, onde fica o relgio do computador. Devemos ficar atentos a esses nomes, pois eles costumam ser cobrados em questes de prova. MENU INICIAR Uma das maiores mudanas que encontramos no Windows XP em relao a seus predecessores a aparncia e o funcionamento do menu Iniciar. O menu Iniciar a principal ferramenta de acesso a arquivos e programas do Windows. Para abri-lo, basta um clique no boto Iniciar ou que pressionemos a tecla Windows. A propsito, essa tecla no existe em todos os teclados, mesmo assim pode aparecer em algumas questes de prova. Um pressionamento simples dessa tecla abre o menu Iniciar, mas ela ainda utilizada em combinao com outras teclas para produzir resultados diversos. Veremos algumas dessas combinaes depois.

V 4.0

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE PACOTE DE QUESTES COMENTADAS PARA MPU NOES DE INFORMTICA EM EXERCCIOS PROFESSORA: PATRCIA LIMA QUINTO

Vamos analisar as partes que compem o menu Iniciar: 1 Opes de logoff e desligamento do computador

1.1 Logon e logoff A primeira barra do menu Iniciar disponibiliza botes para logoff e desligamento do computador. Vamos aproveit-la para ver quais as opes do XP para essas operaes. Como o XP um sistema que permite a utilizao por vrios usurios, cada qual com suas configuraes, ele inicia-se com uma tela de logon. Essa tela pode ter duas configuraes: uma mais amigvel e outra mais segura. Na mais amigvel, chamada de tela de boas-vindas, so exibidos cones representativos dos usurios cadastrados no sistema. Na mais segura, exibido um pequeno formulrio no qual devemos expressamente digitar o nome de usurio. Nas duas verses, pode haver usurios com ou sem senha. O que torna a verso do formulrio mais segura o fato de que deve-se previamente saber o nome do usurio para se tentar entrar, enquanto que na verso mais amigvel, os usurios j so diretamente exibidos.

H duas formas de se realizar operaes de logon e logoff de usurios: com ou sem troca rpida. Com a troca rpida de usurios, o Windows permite que um outro usurio faa login no sistema sem que o usurio atual faa o logoff. Nesse caso, o
V 4.0

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE PACOTE DE QUESTES COMENTADAS PARA MPU NOES DE INFORMTICA EM EXERCCIOS PROFESSORA: PATRCIA LIMA QUINTO
usurio anterior pode retornar posteriormente com todos os aplicativos da forma como estavam antes, sem perda de dados. Sem a troca rpida, o usurio que realiza logoff tem todos os programas fechados para que o outro usurio possa entrar no sistema.

1.2 Desligamento O Windows permite quatro tarefas relacionadas ao desligamento do computador: Desativar fecha os programas de forma segura e desliga o computador. Reiniciar encerra o Windows e o reinicia. Ao muito utilizada aps a instalao de alguns softwares. Em espera coloca o computador em estado de baixo consumo de energia. Os programas no so fechados e permanecem carregados na memria RAM. Portanto, se, por exemplo, houver uma queda de energia enquanto o computador est no modo de espera, pode haver perda de dados. Esse modo, que permite que se retorne rapidamente ao estado anterior, muito utilizado por notebooks para economia de energia. Hibernar grava no disco rgido os dados que esto carregados na memria RAM e desliga o computador. Quando for novamente ligado, o sistema recarrega os dados para a memria RAM restabelecendo a situao exatamente como estava antes da hibernao. Para hibernar o computador, precisamos pressionar SHIFT na tela de desligamento. Com isso, o boto Em espera se converte em Hibernar. A grande diferena entre o modo de espera e a hibernao que na hibernao os dados so guardados no disco rgido enquanto que no modo de espera eles continuam na memria RAM. O modo de espera mais rpido, mas menos seguro, j que pode haver perda de dados em caso de interrupo do fornecimento de energia eltrica. Alm disso, a hibernao interrompe o consumo de energia; o modo de espera, no.

V 4.0

www.pontodosconcursos.com.br

10

CURSO ON-LINE PACOTE DE QUESTES COMENTADAS PARA MPU NOES DE INFORMTICA EM EXERCCIOS PROFESSORA: PATRCIA LIMA QUINTO
2 Menu de Programas

Passando o mouse sobre essa opo do menu Iniciar, so exibidos os programas instalados no sistema. Usurios diferentes podem ter listas de programas diferentes. 3 Programas mais freqentes Nesta rea ficam atalhos para os programas utilizados com mais freqncia. A quantidade de programas listados nessa rea pode ser configurada na janela Propriedades da Barra de tarefas e do menu Iniciar, acessada com um clique do boto direito do mouse sobre o boto Iniciar.

4 Programas fixados no menu Iniciar

Nessa rea ficam atalhos que foram fixados no menu Iniciar, ou seja, esto sempre ali. Por padro, o XP j traz atalhos para os programas padro de internet e de e-mail. Numa primeira instalao do sistema, os atalhos exibidos so do Internet Explorer e do Outlook Express. Podemos incluir outros atalhos nessa rea. Para isso, basta clicar com o boto direito do mouse sobre um atalho qualquer e selecionar a opo Fixar no menu Iniciar. 5 Identificao do usurio

Aqui so exibidos o nome e o cone do usurio logado.

V 4.0

www.pontodosconcursos.com.br

11

CURSO ON-LINE PACOTE DE QUESTES COMENTADAS PARA MPU NOES DE INFORMTICA EM EXERCCIOS PROFESSORA: PATRCIA LIMA QUINTO

6 Pastas principais e documentos recentes

Nessa rea do menu Iniciar ficam os atalhos para as pastas principais do Windows e a lista dos ltimos documentos abertos. Essa lista pode ser desativada, como uma medida de maior privacidade, nas opes avanadas do menu Iniciar. Sugiro que explorem um pouco esses atalhos, especialmente investigando as opes listadas com um clique do boto direito do mouse. Notem que essas opes so diferentes entre os diversos atalhos. 7 Atalhos de configurao

8 Ajuda, pesquisa e execuo de comandos

Finalmente, essa rea do menu Iniciar traz trs atalhos clssicos do Windows: Ajuda e suporte, Pesquisar e Executar. Vou aproveitar para dar uma dica: quem nunca entrou na ajuda do Windows XP deveria faz-lo. Ela foi bastante melhorada em relao s verses anteriores do Windows e ficou muito mais amigvel. H uma infinidade de informaes teis, bem organizadas e
V 4.0

www.pontodosconcursos.com.br

12

CURSO ON-LINE PACOTE DE QUESTES COMENTADAS PARA MPU NOES DE INFORMTICA EM EXERCCIOS PROFESSORA: PATRCIA LIMA QUINTO
categorizadas. Podemos navegar por categorias, pesquisar ou mesmo guardar os tpicos mais importantes com o recurso de Adicionar a Favoritos. A ajuda tambm pode ser aberta com as teclas WINDOWS + F1. O atalho Executar abre uma pequena janela na qual podemos digitar comandos para abrir pastas, programas ou mesmo endereos da internet. Por exemplo, ao digitarmos Meus Documentos e clicarmos em Ok, o Windows abre a pasta Meus Documentos. Digitando www.pontodosconcursos.com.br, o Windows abre o navegador diretamente no ambiente do Ponto dos Concursos. Essa janela tambm pode ser aberta com as teclas WINDOWS + R (R de Run - executar). O atalho Pesquisar abre a janela de pesquisa do XP. O Windows exibe essa janela com uma srie de pesquisas mais comuns, pr-configuradas. Basicamente, podemos pesquisar: Arquivos diversos no computador ou em outros computadores ligados em rede; Computadores que estejam ligados em rede; Contatos cadastrados no catlogo de endereos do Windows; Ocorrncias na internet. Sobre a pesquisa de arquivos, vamos aproveitar para entender o conceito de mscaras de pesquisas. Utilizamos alguns caracteres especiais que funcionam como mscaras que substituem ocorrncias nos resultados das pesquisas. Os caracteres que utilizamos so o asterisco (*) e o ponto de interrogao (?). O * substitui uma quantidade indeterminada de caracteres quaisquer, enquanto que o ? substitui apenas um caractere, qualquer que seja ele. Funciona assim: Pesquisa por *.jpg ->retorna todos os arquivos que terminem com .jpg, como: casa.jpg, casamento.jpg, cachorro.jpg e gato.jpg . Pesquisa por ca*.jpg -> retorna todos os arquivos que comecem com ca, tenham qualquer quantidade de caracteres no meio e terminem com .jpg, como: casa.jpg, casamento.jpg e cachorro.jpg. No retorna gato.jpg . Pesquisa por ca??.jpg -> retorna todos os arquivos que comecem com ca, seguidos por dois caracteres quaisquer e que terminem com .jpg, como: casa.jpg. No retorna casamento.jpg, cachorro.jpg, nem gato.jpg .

V 4.0

www.pontodosconcursos.com.br

13

CURSO ON-LINE PACOTE DE QUESTES COMENTADAS PARA MPU NOES DE INFORMTICA EM EXERCCIOS PROFESSORA: PATRCIA LIMA QUINTO
Podemos combinar as mscaras entre si: Pesquisa por ca??.* -> retorna todos os arquivos que comecem com ca, seguidos por dois caracteres quaisquer, seguidos por . e que terminem com quaisquer caracteres, como: casa.jpg, casa.doc, casa.gif, capa.gif, capa.xls etc. A janela de pesquisa do Windows XP pode ser aberta a partir do menu Iniciar, pressionando as teclas WINDOWS + F (F de Find procurar) ou pressionando a tecla F3. Pode ainda ser aberta pressionando o boto Pesquisar do Windows Explorer. ---------------------Continua na prxima aula ---------------------------------

V 4.0

www.pontodosconcursos.com.br

14

Vous aimerez peut-être aussi