Vous êtes sur la page 1sur 26

CADERNO DE ORIENTAES

HISTRIAS CLSSICAS

HISTRIAS

CLSSICAS

Por que ler histrias clssicas?


A escola que temos e a escola que queremos
om grande facilidade as prticas presentes nas escolas so criticadas. Dependendo do assunto, a escola passa de salvadora a vil. De maneira geral, a crtica mais corrente a de que ela est ultrapassada, trabalha de forma desatualizada e no corresponde s expectativas das crianas. Ser mesmo? As crticas no surgem do nada, alguma base elas tm, mas vale pensar mais detidamente e tentar separar o joio do trigo, para poder dar respostas concretas e prticas aos problemas. A primeira questo a se pensar : o que da escola vale a pena manter e o que deve ser transformado? Sem sombra de dvida, o que deve ser no apenas mantido, mas potencializado, o papel da escola como espao democrtico de acesso ao conhecimento e formao de leitores. Democrtico aqui deve ser compreendido como espao onde todos podem aprender. Se no for na escola, onde isso ser possvel? Sem esse investimento reproduziremos o de sempre: aqueles com possibilidade de receber essa formao em casa tm a chance de aproveitar muito mais as oportunidades da contemporaneidade; os que no tiverem, esses correm o risco de no aproveitarem as oportunidades que so dadas. Mas por que falar sobre isso com crianas to pequenas? Justamente por essa razo. A conscincia e a criao de condies e oportunidades devem comear muito cedo. Nesse perodo de escolaridade inicial, propcio introduo e criao de vnculos com o conhecimento e a leitura, que essas questes devem ser enfrentadas. Depois, pode ser tarde. A escola o lugar ideal para oferecer a todos essa oportunidade. Pode e deve funcionar como um espao de acesso e contraponto inteligente ao mundo dinmico que se caracteriza cada vez mais pela rapidez de informaes. Criar condies para ter a calma necessria para aprender em uma sociedade acelerada uma contribuio relevante. Em vez de ficar se defendendo e justificando as crticas sobre sua obsolescncia, a escola deve achar seu lugar na sociedade atual sem concorrer com as tantas ofertas tecnolgicas e dinmicas. O desafio afirmar sua identidade dialogando com esses novos recursos sem tentar se confundir ou lutar contra eles. H lugar para videogame, televiso e livros de literatura: eles podem ser complementares. s oferecer s crianas bons momentos literrios.

Escutar e ler os clssicos desde muito cedo


Ver: Caderno de estudos

Quando se consegue conquistar uma criana pequena para a leitura e estimul-la a querer cada vez aprender mais, estamos criando a possibilidade de registrar em sua memria mais tenra uma experincia importante, que promete ser estruturante, na criao de vnculo com narrativas, e, consequentemente, com o conhecimento. Explorar, com qualidade e competncia, a identidade caracterstica da escola pode ser um grande diferencial. E como isso pode ser realizado? Por exemplo, lendo histrias clssicas para as crianas. Um professor e um grupo de crianas configuram um ambiente propcio, um terreno frtil para a formao de leitores. Mas, para isso, um dos ingredientes principais a seleo de bons livros. Nessa receita, histrias clssicas no podem faltar, pela simples razo de que j foram selecionadas culturalmente por inmeras geraes e perduraram por sua qualidade. tiro certeiro, pois so um patrimnio acumulado ao longo de sculos, que no envelhecem. So livros que podem ser lidos em qualquer poca e qualquer idade, so eternos e se renovam.

TRILHAS

As histrias clssicas
As histrias clssicas permitem a construo de um repertrio literrio compartilhado, que ao longo da vida funciona como referncia cultural. Oferecem vantagens interessantes, como a possibilidade de conhecer histrias que lidam com a totalidade de uma situao, em que h uma organizao temporal e hierrquica entre os acontecimentos. Alm do mais, essas histrias tradicionais exploram contedos de extremo interesse para as crianas, como medos, anseios, abandono, crescimento, engano, o bem e o mal etc. Em geral, as histrias clssicas j fazem parte do repertrio de leitura para as crianas pequenas. Muito provavelmente elas at j conhecem algumas das histrias mais tradicionais. Excelente: quanto mais conhecida, melhor. A partir do que j sabem, torna-se possvel promover atividades que permitam abordar diferentes aspectos presentes no texto, que ficam invisveis para as crianas, se no so abordados intencionalmente. Este Caderno de orientaes apresenta possibilidades de trabalho para uma histria muito conhecida: Chapeuzinho Vermelho. Em geral, as crianas sabem quem este personagem e sabem algo sobre este conto. Por isso mesmo, permite a transposio do texto para uma representao, bem como colocar especial ateno na entonao e inteno da fala dos diferentes personagens. Permite entrar em um texto conhecido e destrinchar suas caractersticas. Essas so propostas que pretendem ampliar a maneira como se costuma trabalhar os contos tradicionais.

HISTRIAS

CLSSICAS

Sobre os livros

s dois livros escolhidos para este Caderno de orientaes contm histrias clssicas. Chamamos de histrias clssicas aquelas que persistem no tempo, passam de gerao em gerao, tornam-se inesquecveis e ficam na nossa memria individual e coletiva. Essas histrias carregam consigo traos culturais, elas tm origem na tradio oral e s vieram a ser escritas depois. As histrias clssicas sobrevivem ao tempo, tratam de temas que so universais, como o medo, a amizade, o perigo e muitos outros. Por isso, parecem estar sempre atualizadas, apesar de criadas e escritas h muito tempo. Diversos autores que escreveram essas histrias tornaram-se clssicos: Esopo, Jean de La Fontaine, Charles Perrault, Jacob e Wilhelm Grimm, Hans Christian Andersen. Alguns deles fazem parte deste Caderno de orientaes.

Chapeuzinho Vermelho
De Charles Perrault, ilustrado por Elizabeth Teixeira. In: Contos de Perrault. Traduzido por Fernanda Lopes de Almeida. So Paulo: Editora tica, 2006. Assim como a maioria dos contos de fada, Chapeuzinho Vermelho tem algumas verses: uma primeira histria oral, uma segunda histria que foi transcrita por Charles Perrault, uma terceira dos irmos Jacob e Wilhelm Grimm, e uma quarta de Christian Andersen. Outras verses foram escritas, mas j so adaptaes das histrias desses autores. Nesse livro, encontramos nove contos de Charles Perrault, dentre eles, a primeira verso literria de Chapeuzinho Vermelho, datada de 1697. Uma histria to antiga, por que ser que sobrevive depois de mais de trs sculos? Porque, sem dvida, retrata um fiel conto infantil: trata-se de uma histria que traz uma advertncia tomar cuidado com o lobo (o que pode ser encontrado em outros contos, como tomar cuidado com a bruxa etc.) e tambm narra o perigo de se atravessar o bosque. Sabemos que hoje em dia as crianas no esto mais ameaadas por esse tipo de situao, mas continuam sujeitas a outras ameaas, reais ou imaginrias. Por tratarem de sentimentos universais, como o medo, o desejo de transgresso e a busca pela felicidade, os contos de fada continuam atuais. Na verso dos irmos Grimm, Chapeuzinho e sua av so salvas por um caador e o lobo recebe um grande castigo. J nessa verso de Perrault, o desfecho diferente. No h caadores, a menina no consegue se salvar, tampouco a av: elas so enganadas e comidas pelo lobo. Outra diferena que a advertncia dos perigos do lobo no dada pela me da menina (como acontece, por exemplo, na verso dos irmos Grimm), mas est em forma de moral da histria, e nesse livro aparece sob a forma de um poema logo aps o trmino do conto. Essa histria, tal como nas demais verses clssicas, traz diversos dilogos que atraem as crianas, porque tm uma estrutura repetitiva. O dilogo entre Chapeuzinho e o Lobo favorece memorizao e leitura autnoma.

O Prncipe Sapo
De Jacob e Wilhelm Grimm, ilustrado por Nilesh Mistry. In: Volta ao mundo em 52 histrias. Narrado por Neil Philip e traduzido por Hildegard Fiest. So Paulo: Companhia das Letrinhas, 1998.

TRILHAS

Nesse livro, como o prprio ttulo indica, encontramos 52 histrias de tradio oral que tm origem em culturas diversas. Dentre elas, o conto O Prncipe Sapo, na verso dos irmos Grimm. Esse conto trata da jovem princesa que, em um momento de desespero, promete beijar um sapo para ter de volta sua bola de ouro perdida no fundo de um poo. A princesa tem de cumprir sua palavra, mas no consegue porque sente muito nojo do animal. Contrariada, convive com ele em seus aposentos, sob as ordens do rei, seu pai. Em um momento de fria, acaba por livr-lo de um terrvel feitio: ao jog-lo contra a parede, ele se transforma em um belo prncipe com quem ela se casa.

O que h em comum nas duas histrias?


So contos de fada e se caracterizam por trazer lies de vida e por representarem a natureza humana; afinal, ambos tratam de conflitos universais: o medo, o perigo e a desobedincia (Chapeuzinho Vermelho), e o preconceito, a falsidade e o valor da palavra dada (O Prncipe Sapo). Vamos observar algumas caractersticas comuns presentes na estrutura dessas histrias: 1. H personagens de fico como o prncipe, a bruxa, os heris e as heronas; 2. H regularidade na construo dos personagens: as princesas so sempre belas, j a bruxa e o lobo, maus e feios; 3. Apresentam uma estrutura narrativa tpica dos contos: as histrias comeam com uma apresentao das personagens, seguida de um conflito e um desfecho; 4. H presena de elementos mgicos: animais que falam, um feitio que causou um mal; 5. H narrao de fatos possveis de acontecer, juntamente com acontecimentos fantsticos: (...) Um dia plaft! a bola caiu no poo, e a princesa se ps a chorar. Qual o problema?, uma voz esquisita perguntou. A moa olhou em torno, mas s viu um sapo.Ora, voc!, exclamou, enojada... (O Prncipe Sapo); 6. H comunicao de intenes (sentimentos, pensamentos e emoes):(...)Estou exausto, disse ele, depois de encher a barriga.Vamos dormir?(O Prncipe Sapo);Muito bem disse o lobo quero ir visit-la tambm. Eu vou por este caminho aqui e voc por aquele caminho l. Vamos apostar quem chega primeiro? (Chapeuzinho Vermelho); 7. Os autores utilizam adjetivos e descries para apresentar as caractersticas dos personagens, por exemplo: Era uma vez uma pequena camponesa, a mais bonita que se possa imaginar.(Chapeuzinho Vermelho); H muitos e muitos anos um rei vivia feliz com sua linda filha num castelo perto de um bosque.(O Prncipe Sapo); 8. So utilizados diversos marcadores temporais: h muitos e muitos anos, no dia seguinte, noite, em seguida, pouco depois; 9. Os verbos esto no passado: Ele se jogou sobre a pobre mulher e a devorou rapidinho, pois fazia mais de trs dias que no comia. (Chapeuzinho Vermelho); 10. As narrativas so em terceira pessoa: noite, quando jantava com seu pai, a princesa ouviu uma batida na porta. (OPrncipe Sapo) Isso, apesar de haver nos dilogos o discurso direto: Vov, que braos grandes a senhora tem!; 11. H presena da linguagem literria. H forte intencionalidade esttica na linguagem utilizada, uma vez que, quando escritas, as narrativas orais assumem a forma literria na qual a escolha das palavras intencional, construindo um texto rico em significados que transmite de forma expressiva ideias e sentimentos: O cocheiro era um velho criado do prncipe que, aps a transformao de seu amo, pedira ao ferreiro que

HISTRIAS

CLSSICAS

prendesse seu corao com trs aros de ferro para que no se despedaasse. Agora estava que no cabia em si de felicidade. (O Prncipe Sapo); 12. Pode-se observar o valor da pontuao para diferenciar a narrao em terceira pessoa do dilogo: Vov, que dentes grandes a senhora tem! / para te comer / E dizendo essas palavras, o malvado lobo jogou-se sobre Chapeuzinho Vermelho e comeu-a.; 13. H transmisso de valores culturais, sociais e morais: Quem era, filhinha?, o rei perguntou. / Apenas um sapo nojento./ E o que ele queria?/ Queria jantar com a gente... Imagine... / Como assim? Voc o convidou? / Bem... sabe..., a princesa explicou. Ontem minha bola de ouro caiu no poo e ele foi busc-la. Mas antes me fez prometer que eu seria sua amiga. Nunca pensei que tivesse a ousadia de vir aqui... / Ento, voc precisa cumprir a promessa, minha filha!. Em relao s ilustraes nas narrativas, podemos destacar que: 1. As ilustraes de Elizabeth Teixeira, no livro Contos de Perrault, apresentam tantos detalhes da narrativa, quanto uma das cenas principais que compem o conto (encontro da Chapeuzinho com o Lobo), reforando o que o texto conta. As imagens so coloridas e possuem traos leves; 2. As ilustraes de Nilesh Mistry, no livro Volta ao mundo em 52 histrias, apresentam imagens que representam detalhes de diferentes cenas da histria. O livro tem uma peculiaridade que a presena de fotos acompanhando textos informativos nas laterais das pginas, sobre curiosidades ou fatos histricos presentes nas histrias. Na pgina do conto O Prncipe Sapo h a foto de um poo em meio a uma possvel floresta. As atividades aqui desenvolvidas so referncias para a explorao de livros com histrias clssicas. O texto Chapeuzinho Vermelho serviu de referncia para a elaborao das propostas apresentadas a seguir. Nas atividades deste Caderno de orientaes, voc tambm usar o livro de madeira. Contudo, voc pode experimentar o mesmo tipo de atividade com outros livros que possuam a mesma estrutura. Este Caderno de orientaes um convite para que voc coloque em jogo seus conhecimentos, ampliando-os com as sugestes apresentadas. por essa razo que j indicamos, neste texto, outro livro que compe o acervo enviado junto com este material. Bom trabalho!

Lembrete Sabemos que, quando gostam de uma histria, as crianas pedem para que ela seja lida e relida diversas vezes. Por isso, no hesite em contar vrias vezes a mesma histria. A formao de futuros leitores se dar no equilbrio de experincias em que eles possam ler e escutar histrias por puro prazer desfrutando de literatura de qualidade com outros momentos em que possam aprofundar conhecimentos sobre o texto. Portanto, o desafio est em no transformar a leitura de histrias numa atividade mecnica. Assim, procure garantir a leitura por prazer, de maneira independente das atividades com foco no texto. Este Caderno de orientaes apresenta um roteiro de trabalho que no deve ser escolarizado, mas, ao contrrio, servir de instrumento para que as crianas faam uma viagem pelo mundo da literatura e do conhecimento.

TRILHAS

HISTRIAS

CLSSICAS

Sumrio

Atividade 1 Atividade 2

Comentar o conto Recuperar a sequncia da histria

8 10 12 14 16 18 20 22

Atividade 3 Conversar sobre as intenes e as falas dos personagens Atividade 4 Atividade 5 Atividade 6 Atividade 7 Atividade Memorizar as falas dos personagens Representar parte da histria Caracterizar os personagens da histria Treinar a entonao dos dilogos Ensaiar e apresentar o teatro

88 | | T R I LI H AA SS TR LH

Atividade 1

Comentar o conto

professor apresenta o livro Contos de Perrault e chama a ateno para as caractersticas prprias de um livro com vrios contos. Apresenta o ndice e realiza, na frente das crianas, uma prtica comum entre os leitores: localizar, no ndice, em qual pgina est o conto Chapeuzinho Vermelho que ser lido. Conversa com as crianas sobre o que sabem dessa histria. Depois de ler, convida as crianas a comparar as diferentes verses conhecidas da histria. Roteiro de trabalho

Preparao Ler o conto para preparar sua leitura em voz alta. Organizao do espao e das crianas Essa uma atividade coletiva. As crianas podem estar organizadas confortavelmente, na sala ou em outro espao, para escutar a histria e falar sobre ela. Orientaes para o professor Apresentar o livro Contos de Perrault, ler o ttulo e o nome da autora e contar que esse um livro de contos. Folhear o livro, mostrar s crianas o texto dos contos e ler seus ttulos.
Mostrar o ndice e explicar que ali est escrito o ttulo de todos os contos do livro e procurar na frente das crianas em qual pgina est a histria da Chapeuzinho Vermelho. Voc pode dizer: Nesta pgina do livro h um ndice. Algum sabe o que um ndice? Nele tem uma lista com os ttulos dos contos deste livro e o nmero da pgina em que se encontram. Vou ler para vocs um conto que se chama Chapeuzinho Vermelho. Vamos ver em qual pgina est?
O que as crianas podem pensar, dizer e fazer. Retomar acontecimentos e caractersticas de um conto conhecido.

Perguntar se as crianas j conhecem essa histria propor que falem sobre o que conhecem do conto. Para essa conversa voc pode perguntar: Onde acontece esse conto? Quem so os personagens? Como comea a histria? Onde a Chapeuzinho se encontra com o Lobo? O que o Lobo prope para a menina? Como termina a histria? Compartilhar com as crianas que ir anotar em um cartaz as informaes que elas recordarem do conto.

Escutar a leitura do conto.

Anunciar que ir ler a histria e dizer que depois iro conversar sobre ela, comparando-a com outras verses que conhecem. Voc pode dizer: Vou ler essa histria e depois vamos conversar sobre ela. Ser que nessa histria o Lobo consegue comer a Chapeuzinho? Vamos ler para descobrir?

9 9

||

H II SS TT R R II A A SS C C LL S SS S II C CA AS S H

Reconhecer diferenas e semelhanas entre verses de um mesmo conto.

Ler o livro at o final e perguntar o que tem de diferente e de parecido nessa histria em relao s outras verses que conhecem. Retomar o cartaz com as informaes que recordaram do conto antes de sua leitura. Comentar que essas mudanas acontecem porque esse um conto que foi contado por muitas pessoas antes de virar um texto escrito e por isso h verses diferentes.

O que as crianas podem aprender Ao ler histrias clssicas s crianas, favorece-se que conheam contos que fazem parte da cultura universal.
Ao propor que as crianas retomem o que conhecem sobre o conto antes de ler, e depois comparar o conto lido com outras verses conhecidas, favorece-se que aprendam sobre o que h de parecido e o que h de diferente nas diferentes verses (os espaos, os objetos, os personagens etc.).

O que mais possvel fazer Voc pode dar continuidade apresentao do conto convidando as crianas a escutarem e conversarem sobre a moral da histria Chapeuzinho Vermelho, que nesse livro vem em forma de poema no final do conto. O que possvel fazer em casa Voc pode sugerir que as crianas contem a histria de Chapeuzinho Vermelho que escutaram e perguntem se seus familiares j a conheciam.

10

TR R II LL H HA AS S || T

Atividade 2

Recuperar a sequncia da histria

professor apresenta s crianas cartelas de ilustraes por meio das quais a histria Chapeuzinho Vermelho pode ser recontada e representada por meio da organizao de cenrios e personagens. Depois, prope s crianas que, medida que forem lendo a histria, elas a representem fazendo uso desse material. Roteiro de trabalho
Preparao Separar as cartelas (as duas cartelas com cenrio e os personagens do conto Chapeuzinho Vermelho). Marcar no livro Contos de Perrault as cenas do conto que solicitar que as crianas representem: dilogo entre Me e Chapeuzinho; encontro do Lobo e Chapeuzinho na floresta; dilogo entre Lobo e Vovozinha e dilogo do Lobo com a Chapeuzinho. Organizao do espao e das crianas Essa atividade deve ser realizada em pequenos grupos. Voc pode organizar a turma de forma que, enquanto d ateno especial a um grupo, as demais crianas realizem outra atividade que tenham condies de fazer sozinhas (por exemplo, brincar com jogos conhecidos). Ao longo de alguns dias, voc far essa mesma proposta de forma a atender cada grupo separadamente. Orientaes para o professor Sentar com as crianas em roda e explicar a atividade. Voc pode dizer: Hoje, teremos uma atividade em que cada grupo vai fazer uma proposta diferente. Alguns tero jogos para brincar e um nico grupo sentar comigo para representar a histria da Chapeuzinho Vermelho utilizando essas cartelas. Nesse momento, voc pode mostrar as cartelas para todas as crianas e dizer que nos pequenos grupos elas podero conhecer melhor esse material.

Explicar s crianas, j no pequeno grupo, que elas iro acompanhar a histria Chapeuzinho Vermelho, representando-a. Contar que enquanto voc l o conto, elas vo represent-lo utilizando as cartelas. Voc pode dizer: Vou ler a histria Chapeuzinho Vermelho e vocs vo represent-la, utilizando esses cenrios e os personagens. Apresentar o material s crianas, mostrando seus cenrios e os personagens. Propor s crianas que reconheam e denominem os personagens e as situaes do conto relacionando esse material com a histria que voc leu de Perrault. Deixar que explorem o material. Explicar que enquanto voc l a histria Chapeuzinho Vermelho, elas vo represent-la no cenrio das cartelas usando os personagens. Combinar que cada criana do grupo ficar responsvel por um personagem: Agora vamos representar a histria. Primeiro vocs vo escolher por qual personagem cada um vai ficar responsvel. Enquanto eu leio a histria, vocs iro colocar no cenrio das cartelas os personagens de cada parte que vou contando.

11 11 | |

HHI ISSTTRRI IAASS CCLLSSSSI ICCA ASS

O que as crianas podem pensar, dizer e fazer. Representar a cena, colocando os personagens e o cenrio referente a cada parte lida do texto.

Anunciar que ir comear a ler e que vai parar quando for o momento de elas montarem a cena. Ler at a parte em que a Me de Chapeuzinho pede que ela leve os bolos e o pote de manteiga fresca para a Vov. Explicar que vai esperar um pouco at que todos tenham montado a cena para continuar a leitura. Acompanhar a produo das crianas. Caso haja algum equvoco, como, por exemplo, personagens fora do lugar, voc pode problematizar e fazer questes sobre a sequncia da narrativa. Ou retomar o trecho da histria. Seguir com as mesmas orientaes para as demais cenas da histria.

Possveis adaptaes Caso o desafio proposto nessa atividade se mostre difcil, voc pode propor que as crianas representem apenas a parte da histria em que Chapeuzinho Vermelho se encontra com o Lobo na floresta. Para essa representao, deixe que as crianas recuperem a histria de memria.
Se o desafio proposto nessa atividade parecer muito fcil para algumas crianas, voc pode sugerir que o grupo reconte a histria representado-a sem o apoio de sua leitura.

O que as crianas podem aprender Ao pedir que as crianas representem a histria com personagens e cenrios, favorece-se a recuperao de memria, a adaptao e a identificao da ordem e a razo dos acontecimentos na histria.
Ao pedir que cada criana se responsabilize por um personagem da histria, contribui-se para que adotem o ponto de vista de seu papel na narrativa e possam usar a linguagem prpria de seu personagem.

O que mais possvel fazer Voc pode deixar as cartelas com o cenrio e os personagens disposio das crianas em outros momentos para que possam brincar com eles, compondo novos enredos ou criando novas representaes da histria.

12 12

TR R II L LH HA AS || T

Atividade 3

Conversar sobre as intenes e as falas dos personagens

professor conversa com as crianas sobre as aes e intenes do Lobo em Chapeuzinho Vermelho, ressaltando as situaes de engano presentes na narrativa. Depois, pede que as crianas retomem as falas dos personagens da histria pensando sobre a melhor forma de fazer suas entonaes. Roteiro de trabalho

Preparao Estudar e marcar as falas que aparecem no conto. Organizao do espao e das crianas Essa uma atividade coletiva, as crianas podem estar em roda. Orientaes para o professor Explicar s crianas que iro conversar sobre as falas, aes e intenes dos personagens de Chapeuzinho Vermelho. Retomar como comea a histria.
Perguntar s crianas quando o Lobo se encontra com Chapeuzinho pela primeira vez. Conversar com elas sobre a inteno do Lobo nessa parte da narrativa. Fazer perguntas ao grupo que levem as crianas a compreender como as intenes se revelam a partir das falas e aes dos personagens. Por exemplo:Para que o Lobo diz Chapeuzinho o caminho que ela deve tomar? Conversar com as crianas sobre a parte da histria em que o Lobo se encontra com a Vov e o segundo momento em que Chapeuzinho o encontra. Fazer perguntas que ajudem a perceber as situaes de engano presentes na narrativa: Para que o Lobo imita a voz da Chapeuzinho quando bate na porta da casa da Vov? Pedir que as crianas retomem as falas dos personagens da histria para pensar em suas entonaes: Agora que j sabemos que nessa histria o Lobo engana a Vovozinha e a Chapeuzinho, vamos retomar os dilogos do conto, na ordem em que aparecem no texto, para conversarmos sobre qual a melhor forma de expressar aquilo que est escrito no texto. Caso as crianas no recordem alguma fala, voc pode recorrer ao livro e reler o texto.
Pensar sobre as entonaes e formas de expresso das falas dos personagens, relacionando informaes sobre a histria com situaes vividas no dia a dia.

O que as crianas podem pensar, dizer e fazer. Relacionar falas, aes e intenes dos personagens, identificando situaes de engano.

Pedir que as crianas pensem sobre como deve ser a entonao das falas dos personagens: A Me de Chapeuzinho est pedindo que ela leve o bolo e a manteiga para a Vov. Quando a me de vocs faz um pedido, como ela fala? O Lobo est tentando enganar a Chapeuzinho na floresta. Quem sabe mostrar como algum fala quando est tentando enganar o outro? Quando o Lobo pergunta Ela mora muito longe?, como podemos falar indicando que ele est perguntando algo?

13

||

H H II SS TT R R II A A SS CCLL SSSSI ICCAASS

Ajudar as crianas a compreenderem que quando perguntamos, pedimos ou comentamos, expressamos atravs da fala nossas intenes.
Repetir o texto literalmente preocupando-se com a entonao adequada de cada fala.

Solicitar s crianas que repitam as falas dos personagens, considerando a melhor entonao para elas.

Possveis adaptaes Caso o desafio proposto nessa atividade esteja muito difcil para algumas crianas, voc pode ler a histria parando em cada fala e conversando com as crianas sobre as diferentes formas de entonao possveis.
Se o desafio proposto nessa atividade se mostrar muito fcil para algumas crianas, voc pode dividir a sala em pequenos grupos e fazer essa atividade pedindo que as crianas localizem as falas dos personagens no texto do livro.

O que as crianas podem aprender Ao conversar sobre as situaes de engano, possibilita-se que as crianas observem a diferena entre o que os personagens dizem e o que pensam e entre suas aes e intenes.
Ao propor que as crianas prestem ateno nas diferentes entonaes que usamos para falar, favorece-se que elas coloquem em jogo seus conhecimentos de situaes de uso da linguagem.

O que mais possvel fazer Voc pode propor atividades em que as crianas participem da leitura de outras histrias, dando nfase s falas de personagens e suas entonaes.

14

|| T TR R II LL H HA A SS

Atividade 4

Memorizar as falas dos personagens

professor prope que as crianas preparem um teatro da histria Chapeuzinho Vermelho. Organiza as crianas em grupos e pede que cada um deles se responsabilize pela fala de um personagem do conto. L a histria assumindo a voz do narrador e pede que as crianas falem as partes dos personagens tentando que as falas sejam ditas da forma mais prxima ao texto escrito. Roteiro de trabalho

Preparao Preparar a leitura em voz alta. Organizao do espao e das crianas Essa uma atividade em grupos. Voc pode escolher um lugar amplo para a organizao das crianas, de modo que os grupos possam se olhar enquanto falam suas partes da narrativa. Orientaes para o professor Propor s crianas que faam uma pea de teatro a partir da histria Chapeuzinho Vermelho. Explicar que para fazer essa representao, precisam primeiro decorar as falas dos personagens tal como aparecem no livro. Voc pode dizer: O que vocs acham de fazer um teatro com a histria Chapeuzinho Vermelho? Podemos ensaiar a pea e depois apresentar para as outras turmas! Para isso, precisamos decorar as falas dos personagens da histria.
Perguntar s crianas quem so os personagens da histria. Depois de responderem, voc pode escrever o nome deles na lousa e perguntar s crianas quem gostaria de representar cada um dos personagens. Voc pode anotar o nome das crianas na lousa embaixo do nome do personagem escolhido, montando os grupos. Caso voc prefira, pode levar s crianas uma proposta de agrupamento j pronta. Contar que hoje elas iro realizar o primeiro treino: Eu vou ler a histria da Chapeuzinho, e toda vez que um personagem falar vou parar a leitura e quem vai dizer essa parte o grupo responsvel por aquele personagem.
O que as crianas podem pensar, dizer e fazer. Repetir as falas dos personagens usando as entonaes adequadas. Falar partes do texto de memria.

Dividir os grupos segundo os personagens que cada um deles representar. Lembrar que elas devem falar as partes preocupando-se em colocar a entonao certa para cada fala e repetindo-a tal como aparece no texto. Iniciar a leitura e parar de ler nos momentos de passar a voz s crianas. Caso seja necessrio, ajud-las a lembrar quando e o que devem falar. Por exemplo: Agora vou parar de ler e vocs vo dizer o que a me da Chapeuzinho pede para a sua filha. Agora so vocs que dizem o que a Chapeuzinho respondeu para o Lobo. O Lobo ento pergunta onde mora a Vovozinha etc.

15

HISTRIAS CLSSICAS

Possveis adaptaes Caso o desafio proposto se mostre muito difcil para algumas crianas, voc pode trabalhar individualmente com cada grupo, favorecendo que memorizem o texto dos personagens que iro representar.
Se o desafio proposto nessa atividade parecer muito fcil para algumas crianas, voc pode, ao invs de ler as partes do narrador, deixar que um grupo as leia.

O que as crianas podem aprender Ao convidar as crianas a falar os dilogos da histria, favorece-se que retomem o texto de memria e se apropriem de sua estrutura narrativa.
Ao propor que falem partes do texto preocupando-se em colocar a entonao adequada e em memoriz-lo, possibilita-se que as crianas aprendam procedimentos de memorizao e de representao. Ao ter de falar uma parte especfica do texto, favorece-se que as crianas identifiquem partes do texto.

O que mais possvel fazer Voc pode tambm incentivar que todas as crianas memorizem os diferentes dilogos da histria, e para isso pode organizar outras situaes em que os grupos mudem de personagens.

16

| TRILHAS

Atividade 5

Representar parte da histria


professor convida as crianas a representar a cena em que Chapeuzinho dialoga com o Lobo, mas desta vez usando as cartelas de ilustraes, onde tero de colocar os personagens e identificar as tiras com os dilogos correspondentes a cada um. Roteiro de trabalho
Preparao Separar cartaz para escrita dos dilogos (pode ser papel grande) e preparar um conjunto de tiras com as frases do dilogo entre Chapeuzinho e o Lobo. Por exemplo:
VOV, QUE BRAOS GRANDES A SENHORA TEM! PARA MELHOR TE ABRAAR , MINHA NETA!

Organizao do espao e das crianas Essa atividade acontece em dois momentos. A primeira parte coletiva, e depois em pequenos grupos. Para isso, voc pode organizar a turma tal como proposto na atividade 2 deste Caderno. Lembre-se que, ao longo de alguns dias, voc far essa mesma proposta de forma a atender cada grupo separadamente. Orientaes para o professor Convidar as crianas para representar a parte da histria em que a Chapeuzinho se encontra com o Lobo na casa da Vov. Voc pode dizer: Hoje vamos representar uma parte da histria da Chapeuzinho Vermelho, quando ela se encontra com o Lobo na casa da Vov. Para fazer essa representao vamos usar a cartela com o cenrio, os dois personagens e o texto do dilogo entre a Chapeuzinho e o Lobo.
Perguntar o que a Chapeuzinho fala para o Lobo quando o encontra deitado na cama de sua Vov. Escrever no cartaz conforme as crianas responderem, organizando o texto tal como escrito no livro, por exemplo: VOV, QUE BRAOS GRANDES A SENHORA TEM! Ao terminar a escrita, ler a frase inteira apontando as palavras. Escrever uma frase embaixo da outra.
Observar a ordem dos dilogos, a repetio das palavras e o que diferente nas frases.

O que as crianas podem pensar, dizer e fazer. Retomar dilogos de memria.

Chamar a ateno das crianas para a ordem e repetio das palavras que aparecem nas frases: sempre comea com VOV... e termina com ...A SENHORA TEM! E o que muda a parte do corpo do Lobo, por exemplo: BRAOS , PERNAS, ORELHAS. Nesse momento , voc pode circular essas palavras para dar destaque a elas. Seguir as mesmas orientaes para as falas do Lobo, chamando a ateno das crianas para o que muda na frase e circulando essas palavras. Destacar que sua fala est relacionada com o que a Chapeuzinho diz. Braos so para melhor abraar, olhos para melhor ver etc.

17

||

H II S ST T R R II A AS C L S S I C A S H

Guardar o cartaz e explicar s crianas que agora elas iro trabalhar em pequenos grupos, mas de um modo diferente. Voc pode dizer: Agora eu vou separar vocs em grupos e, enquanto eu trabalho com um, os demais podero escolher um jogo para brincar.
Selecionar os dilogos correspondentes com a narrativa relacionando as informaes do texto.

Entregar, j no pequeno grupo, a cartela com o cenrio do quarto, os dois personagens e as tiras. Compartilhar com as crianas que, nas tiras, as frases esto escritas do mesmo modo que esto no livro e na lousa. Ler o primeiro dilogo e pedir que elas encontrem as tiras correspondentes e representem a cena no livro repetindo as diferentes partes do dilogo. Caso as crianas estejam com dificuldades para encontrar as tiras, voc pode propor que, para facilitar, primeiro separem as que representam as falas de Chapeuzinho das que representam as falas do Lobo. Seguir com a mesma orientao para os demais dilogos.

Possveis adaptaes Caso o desafio proposto nessa atividade se mostre muito difcil para algumas crianas, voc pode retomar o cartaz com as frases listadas para ajud-las.
Se o desafio proposto nessa atividade for muito fcil para algumas crianas, voc pode entregar as tiras em branco e pedir para as crianas preencherem.

O que as crianas podem aprender Ao chamar a ateno das crianas para as partes que se repetem nas frases dos dilogos de cada personagem, favorece-se que faam uso da repetio presente no texto para conseguir ler.
Ao propor que as crianas localizem as frases do dilogo e correspondam ao personagem, favorece-se que relacionem informaes sobre a narrativa e coloquem em jogo diferentes estratgias de leitura.

O que mais possvel fazer Voc pode propor s crianas que representem as outras partes da histria tal como fez com o encontro entre Chapeuzinho e o Lobo.

18 18 ||

TTRRI ILLH HA ASS

Atividade 6

Caracterizar os personagens da histria


professor conversa com as crianas sobre as caractersticas de cada personagem da histria: roupas, aspectos fsicos e atitudes. Faz uma lista das vestimentas e acessrios que precisam ser produzidos para a realizao do teatro. Roteiro de trabalho
Preparao Levantar perguntas que ajudem as crianas a pensar sobre as caractersticas dos personagens do conto. Organizao do espao e das crianas Essa uma atividade coletiva. As crianas podem estar organizadas em roda na sala ou em um ambiente externo. Orientaes para o professor Propor s crianas uma conversa sobre o que precisam fazer para montar o teatro: Agora que vocs j conhecem o que cada personagem da histria deve falar, o que mais falta para prepararmos o nosso teatro?
Conversar com as crianas sobre as caractersticas de cada um dos personagens: Para pensarmos sobre os detalhes dos personagens, precisamos lembrar da histria e pensar um pouco sobre cada um deles: como se vestem, o que sentem, se tm culos ou chapu etc. Compartilhar com as crianas que enquanto se lembram das caractersticas dos personagens, voc ir fazer uma lista na lousa: Vou escrever na lousa duas listas com tudo o que vocs se lembram: aqui vou escrever o que tem cada personagem, e desse outro lado as caractersticas de como cada um deles. Conversar sobre o estado de esprito dos personagens:Para representar a Chapeuzinho Vermelho, como podemos fazer a expresso de seu rosto? Ela est feliz? Ela tem medo? Fazer perguntas dessa natureza sobre os diferentes personagens. Relacionar as caractersticas apontadas pelas crianas com as expresses faciais e corporais que podem fazer quando forem representar os personagens: Se vocs acham que a Chapeuzinho tem medo do Lobo, como podemos fazer para representar na nossa pea a Chapeuzinho com medo? Como pode estar o seu rosto? E o seu corpo? Conversar sobre as caractersticas fsicas dos diferentes personagens, fazendo perguntas: Como o Lobo? Ele usa roupa? E a Vov? Qual a sua roupa? Ler a lista s crianas para que possam confirmar as informaes e, se preciso, alterar ou acrescentar alguma.

O que as crianas podem pensar, dizer e fazer. Relacionar informaes sobre a histria e identificar caractersticas dos personagens.

Usar informaes sobre os personagens na histria para pensar como representar.

Relacionar informaes sobre a histria e identificar caractersticas fsicas dos personagens.

19

HISTRIAS CLSSICAS

Pedir que sugiram como podem produzir ou arranjar o que necessrio para compor as vestimentas, acessrios e objetos usados pelos personagens. Caso seja possvel, proponha, em outro dia, um momento para a confeco desse material.

Possveis adaptaes Caso o desafio proposto nessa atividade se mostre muito difcil, voc pode apresentar para as crianas uma lista pronta com as caractersticas de um dos personagens e a partir dessa referncia pedir que elas faam outras listas com os demais personagens da histria.
Se o desafio proposto nessa atividade parecer muito fcil, voc pode propor que, depois de conversar sobre os personagens, em grupos, elas faam a lista do que precisam produzir.

O que as crianas podem aprender Ao escrever uma lista separando o que tm os personagens e como eles so, favorece-se que as crianas diferenciem a resposta esperada para cada tipo de pergunta.
Ao fazer perguntas sobre os personagens da histria, favorece-se que as crianas atentem para as caractersticas psicolgicas e fsicas dos personagens. Ao pedir que as crianas pensem sobre como representar os personagens usando as informaes das suas caractersticas, favorece-se que aprendam procedimentos de representao (expresso corporal, entonao etc.).

O que mais possvel fazer Voc pode dar continuidade a essa atividade propondo que as crianas pensem sobre os cenrios que precisam ser elaborados para a pea. Caso haja possibilidade, produza-os com as crianas.

20

TR R II LL H HA AS S || T

Atividade 7

Treinar a entonao dos dilogos

professor prope que as crianas ensaiem a melhor forma de falar os dilogos. Para isso, grava as crianas falando cada um dos dilogos e depois coloca para todos escutarem e conversarem sobre como podem melhorar suas falas. Roteiro de trabalho

Preparao Preparar um gravador (pode ser o gravador de um celular). Caso no seja possvel utilizar um gravador, voc pode propor que enquanto uma das crianas do grupo diz um dilogo, as demais escutam. Organizao do espao e das crianas Essa uma atividade em pequenos grupos. Voc pode seguir as orientaes da atividade 2 para organizar o grupo. Lembre-se de que, ao longo de alguns dias, voc far essa mesma proposta de forma a atender cada grupo separadamente. Orientaes para o professor Relembrar a ideia de que faro um teatro do conto Chapeuzinho Vermelho. Contar que iro ensaiar os dilogos treinando a entonao. Voc pode dizer: J est chegando perto do dia de nossa apresentao do teatro e precisamos ensaiar as falas dos personagens para que aqueles que forem nos assistir consigam entender e ouvir o que estamos falando.
Dividir as crianas em quatro grupos e dizer que cada um ficar responsvel pela fala de um personagem. Explicar a atividade: Para essa atividade cada grupo vai fazer uma proposta diferente. Alguns tero jogos para brincar e um nico grupo sentar comigo para gravar a fala dos personagens. Explicar s crianas, j no pequeno grupo, que hoje elas iro gravar as falas de seu personagem. Explicar que cada criana do grupo ir gravar, pelo menos, uma fala (ou, no caso de no usar gravador, cada criana ir falar para os colegas pelos menos uma fala). Combinar que voc ir ajud-las, fazendo a parte dos outros personagens. Retomar as falas daquele personagem da histria, mostrando as ilustraes do livro e pedindo que recuperem de memria. Dividir qual fala cada uma das crianas do grupo ir gravar. Conversar com as crianas, antes de iniciar a gravao, sobre qual seria a melhor maneira de falar essas partes em razo das intenes dos personagens.

O que as crianas podem pensar, dizer e fazer. Dizer a fala do personagem com entonao, considerando as informaes sobre as intenes e pensamentos dos personagens na histria.

21 21 | |

HHI ISSTTRRI IAASS CCL LSSSSI ICCAASS

Ouvir e pensar sobre como melhorar a representao da fala dos personagens.

Gravar as falas das crianas do grupo e, em seguida, retomar a gravao para que elas possam se ouvir e pensar sobre como foi dita a fala do personagem e o que devem melhorar. Voltar a gravar at que todos aprovem o resultado.

Possveis adaptaes Caso o desafio proposto nessa atividade se mostre muito difcil, voc pode ler o texto antes de ser gravado pelas crianas, conversando sobre a melhor forma de represent-lo.
Se o desafio proposto nessa atividade parecer muito fcil, voc pode sugerir que os grupos pensem sobre as melhores formas de falar seus dilogos e, quando estiverem prontos, voc grava a fala deles.

O que as crianas podem aprender Ao propor que as crianas pensem em como devem dizer as falas de seus personagens, favorece-se que elas relacionem informaes sobre as caractersticas dos personagens, suas aes e intenes na narrativa.
Ao propor que as crianas gravem suas falas para depois ouvi-las, possibilita-se que aprimorem alguns procedimentos de representao, como a entonao da voz. Ao propor que gravem sua voz e escutem em seguida, favorece-se que desenvolvam ateno sobre a linguagem e que pensem sobre sua prpria ao.

O que mais possvel fazer Voc pode propor que os grupos se escutem, aumentando assim as sugestes para que as crianas melhorem suas representaes das falas. O que possvel fazer em casa Voc pode retomar com as crianas que elas iro representar esse conto e, por isso, devem treinar em casa a fala dos personagens que gravaram.

22 22

TR R II LL H HA AS S || T

Atividade 8

Ensaiar e apresentar o teatro

professor prope que as crianas realizem o ensaio final para a apresentao da pea. Para isso, assume o papel de diretora da pea e, com as crianas caracterizadas, vai orientando e dirigindo o ensaio. Depois, organiza a apresentao com as crianas. Roteiro de trabalho

Preparao Separar os materiais elaborados anteriormente para que as crianas possam se caracterizar. Organizao do espao e das crianas Organizar a sala em 4 grupos. Para essa atividade, voc pode escolher um lugar amplo para a organizao das crianas, de modo que os grupos possam se olhar enquanto encenam. Orientaes para o professor Propor s crianas um ensaio para a apresentao da pea Chapeuzinho Vermelho, e combinar que ensaiaro algumas vezes at que estejam sabendo representar toda a pea para depois chamar seus convidados. Vamos fazer um ensaio geral da pea. Eu vou ajud-las a representar todas as cenas j no cenrio que montamos e com as vestimentas que produzimos. Quando acharmos que estamos prontos, podemos convidar os pais ou os colegas para assistir.
Entregar os materiais para que as crianas possam se caracterizar de acordo com o que combinaram. Organizar as crianas separadas por personagens que iro representar. Colocar cada grupo em um espao diferente da sala.
O que as crianas podem pensar, dizer e fazer. Representar os personagens dizendo suas falas.

Perguntar qual a primeira cena e chamar uma criana para representar a Chapeuzinho, e outra, a Me. Lembrar que voc far o papel do narrador que anuncia o que as crianas devem fazer e que elas devem se preocupar em dizer as falas que j memorizaram. Terminada a cena, as crianas voltam aos seus lugares. Organizar a prxima cena com outras crianas para representar, e assim sucessivamente, at que todas as crianas tenham participado do ensaio. Caso seja preciso, dramatize o conto mais de uma vez. Chamar ateno para o lugar onde fica cada personagem no decorrer da cena e as aes que faro: O que a mame da Chapeuzinho faz nessa cena? Onde ela pode ficar posicionada? Voc pode fazer marcaes no cho com giz para ajudar as crianas a se posicionarem. Combinar que elas iro ensaiar at que estejam seguras para convidar seus pais ou outras crianas da escola para apresentar a pea. Lembrar sempre s crianas de que precisam se preocupar com o pblico que ir

Pensar sobre as aes dos personagens e treinar a posio que cada um ocupa no cenrio.

23

| |

H H II S ST T R R II A AS S C CL L S SS S II C CA AS S

assistir a apresentao, de forma que devem usar os ensaios para se organizarem, garantindo que o pblico consiga entender a histria, escutar os personagens falando e visualizar suas aes.

Possveis adaptaes Caso o desafio proposto nessa atividade se mostre muito difcil para algumas crianas, voc pode propor um ensaio em etapas, em que cada grupinho de crianas representa uma parte da histria.
Se o desafio proposto nessa atividade parecer muito fcil para algumas crianas, voc pode agrup-las, agora com um personagem em cada grupo, e com sua ajuda elas encenam toda a histria.

O que as crianas podem aprender Ao propor que as crianas ensaiem a pea organizando as aes, falas e posies dos diferentes personagens, possibilita-se que tenham a experincia de representar um conto em forma de teatro.
Ao propor que as crianas revezem na representao dos personagens e ensaiem como devem representar coletivamente, favorece-se que aprendam a seguir decises tomadas coletivamente e respeitar as aes dos colegas.

O que mais possvel fazer Voc pode combinar com as crianas que no dia da apresentao da pea voc ir registrar cada cena em fotos, para depois montar um livro que conta a histria da Chapeuzinho, agora protagonizada por elas.

24

TRILHAS

Crditos institucionais TRILHAS Iniciativa: Instituto Natura Ministrio da Educao/Secretaria da Educao Bsica Realizao: Programa Crer para Ver, Instituto Natura Desenvolvimento: Comunidade Educativa Cedac Ficha Tcnica Programa Crer para Ver, Instituto Natura Coordenao: Maria Lucia Guardia Comunidade Educativa Cedac Coordenao: Beatriz Cardoso e Tereza Perez Concepo do contedo e superviso: Ana Teberosky Direo editorial: Beatriz Cardoso e Beatriz Ferraz Consultoria literria: Maria Jos Nbrega Equipe de redao: ngela Carvalho, Beatriz Cardoso, Beatriz Ferraz, Debora Samori, Maria Grembecki, Milou Sequerra, Patrcia Diaz Equipe da Gerncia de Educao e Sociedade, Instituto Natura: Maria Lucia Guardia, Lilia Asuca Sumiya, Maria Eugnia Franco, Fabiana Shiroma, Eliane Santos, Isabel Ferreira, Luara Maranho, Marcio Picolo Edio de texto: Marco Antonio Araujo Coordenao de produo: Ftima Assumpo Projeto grfico: SM&A Design/Samuel Ribeiro Jr. Ilustraes: Vicente Mendona Reviso: Ali Onaissi

Dados Internacionais de Catalogao na Publicao (CIP) C122 Caderno de orientaes : histrias clssicas. So Paulo, SP : Ministrio da Educao, 2011. 24 p. : il. ; 28 cm. (Trilhas ; v. 6) ISBN 978-85-7783-068-8 1. Leitura (Educao pr-escolar). 2. Literatura infantil - Clssicos. 3. Contos de fadas - Estudo e ensino (Pr-escolar). 4. Teatro. I. Srie. CDU 372.41 CDD 372.4

ndice para catlogo sistemtico: 1. Rudimentos de leitura : Educao elementar 372.41 2. Literatura infantil : Estudo e ensino 087.5

(Bibliotecria responsvel: Sabrina Leal Araujo CRB 10/1507)

ESTE CADERNO TEM OS DIREITOS RESERVADOS E NO PODE SER COPIADO OU REPRODUZIDO, PARCIAL OU TOTALMENTE, SEM AUTORIZAO PRVIA E EXPRESSA DO PROGRAMA CRER PARA VER, DO INSTITUTO NATURA, COMUNIDADE EDUCATIVA CEDAC E MINISTRIO DA EDUCAO.

O QUE O PROJETO TRILHAS

esde 1995, a NATURA desenvolve o Programa Crer para Ver, que tem o objetivo de contribuir para a melhoria da qualidade da educao pblica do Brasil. No contexto desse programa, o Instituto Natura desenvolveu, em parceria com a Comunidade Educativa CEDAC, Organizao da Sociedade Civil de Interesse Pblico, o projeto TRILHAS, que visa orientar e instrumentalizar os professores e diretores de escolas para o trabalho com os alunos de 6 anos, com foco no desenvolvimento de competncias e habilidades de leitura e escrita. O Ministrio da Educao (MEC), desejando implementar uma poltica pblica, concluiu que a metodologia e a estratgia desenvolvidas pelo projeto TRILHAS, assim como os materiais e publicaes concebidos e produzidos por esse projeto, so particularmente especiais e compatveis com as diretrizes do MEC. Este material contribui para ampliar o universo cultural de alunos e professores, por meio do acesso leitura de obras da literatura infantil. A escolha da leitura como o principal tema do projeto justica-se por ser uma estratgia mundialmente reconhecida como determinante para a aprendizagem e melhoria do desempenho escolar ao longo de toda a vida do estudante. Com o objetivo de promover a qualidade da educao nas escolas pblicas do pas, o MEC apoia e distribui o conjunto de materiais do TRILHAS, que visa contribuir para o desenvolvimento da leitura, escrita e oralidade dos alunos de 6 anos de idade. Esperamos que voc possa utiliz-lo da melhor forma para que a melhoria da educao pblica seja concretizada em nosso pas.

Vous aimerez peut-être aussi