Vous êtes sur la page 1sur 14

A PLURALIDADE DOS MUNDOS E DAS CONDUTAS SOCIAIS: A CONTRIBUIO DE BOURDIEU PARA A SOCIOLOGIA DA EDUCAO* Carlos Benedito Martins**

dados e compreendidos cientificamente os fenmenos, mudavam constantemente. Neste sentido, para Weber, as cincias da cultura, entre as quais inclua as Cincias Sociais, estavam condenadas a uma condio de eterna juventude, uma vez que em sua dinmica, gravitavam em torno do carter transitrio de suas construes tericas.' Este ponto de vista weberiano serve como um antdoto tentao e iluso de buscar, no atual estgio de conhecimento alcanado pelas Cincias Sociais, uma teoria verdadeira, que d conta por si s de explicar de forma exaustiva e definitiva, a totalidade da vida social ou de algumas de suas dimenses particulares. Por mais abrangentes ou delimitado o escopo explicativo de uma teoria, as manifestaes concretas da vida social tendem a mostrar-se mais complexas e refratrias sua representao intelectual. Dando continuidade a esta postura terica, Mannheim (1968, cap. 2 e 3), salientava que toda construo terica deveria ser considerada como uma perspectiva parcial para o conhecimento da vida social. Este artigo tem como objetivo destacar alguns aspectos do esquema analtico que vem sendo elaborado por Pierre Bourdieu que, direta ou indiretamente, fornece elementos tericos e conceituais para a anlise dos diversos campos constitutivos da vida social, entre os quais inclui-se o educacional. As apreciaes sobre os trabalhos que este autor vem desenvolvendo, seja individualmente, ou com os seus colaboradores, tendem a indicar que os resultados j alcanados ocupam uma posio relevante no contexto da sociologia contempornea. Tal empreendimento entendido no presente artigo como uma das contribuies possveis

Em seu escrito sobre a Teoria das Cincias Sociais, Marx Weber chamava a ateno para o fato da dimenso finita e limitada do esprito humano diante da realidade histrico-social, que lhe aparecia como infinitamente complexa e inesgotvel. Mostrava-se francamente ctico com a possibilidade da construo de um modelo explicativo capaz de captar de forma exaustiva a realidade, mesmo que um pesquisador tomasse como objeto de estudo um nfimo fragmento desta realidade. Os sistemas mentais que elaboramos, expressos em teorias, hipteses ou conceitos, jamais esgotam a imensa riqueza do real. Essas construes intelectuais no passavam, em sua viso, de tentativas para ordenar a realidade catica e multifacetria da vida que nos rodeia. Salientava, tambm, naquele escrito, que a realidade s poderia ser ordenada pela circunstncia de que apenas uma poro dela possui importncia para um investigador, posto que s esse fragmento se encontra em relao com as idias de valores culturais com as quais aborda a realidade. Em sua viso, um investigador, estudando o mesmo fenmeno que ocupara anteriormente a ateno e as energias de um outro pesquisador, poderia descobrir novas facetas do fenmeno estudado, uma vez que ordenou o real a partir de distintas significaes culturais. Salientava, tambm, que as relaes intelectuais, sob as quais so aborVerso modificada e ampliada do artigo Estrutura e ator: a teoria da prtica em Bourdieu. publicado na Revista Educao e Sociedade n 27 setembro de 1987. ** Professor-Adjunto do Departamento de Sociologia da Universidade de Braslia.

A respeito desta questo afirmava Marx Weber que: Aspiramos ao conhecimento de um fenmeno histrico, isto . significativo na sua singularidade. E o que aqui existe de decisivo o fato de s adquirir sentido lgico a idia de um conhecimento dos fenmenos individuais mediante a premissa de que apenas uma parte finita da infinita diversidade de fenmenos possuir uma significao" (1974. p.56).

Em Aberto. Braslia, ano 9. n. 46, abr. jun. 1990

no campo das Cincias Sociais contemporneas, sujeitas, como as suas concorrentes, a alcances e limites.2 Embora a reflexo sobre o sistema de ensino ocupe uma posio destacada no conjunto dos trabalhos deste autor, principalmente em sua fase inicial, a sua inteno no de construir uma sociologia do sistema escolar. Seu projeto cientfico encaminha-se cada vez mais para a elucidao dos mecanismos de funcionamento dos diferentes espaos sociais, tais como o Estado, a Igreja, o esporte, a moda, a linguagem, a literatura, o sistema de ensino, etc., para a gense desses espaos, suas hierarquias e lutas internas, assim como as estruturas mentais dos agentes que esto situados no seu interior e a lgica de suas condutas. Tudo leva a crer que um dos ncleos dos trabalhos de Bourdieu seja a preocupao em analisar a mediao existente entre indivduo e sociedade, o complexo circuito entre estrutura e ator, no de forma abstrata, mas a partir de suas dimenses concretas, vislumbradas na trama dos diferentes espaos sociais. Valeria a pena destacar, inicialmente, que a constituio do projeto de conhecimento, em Bourdieu, ainda em curso, guarda, de modo geral, uma determinada continuidade em relao a alguns traos constitutivos do desenvolvimento do pensamento sociolgico francs. Assinalemos, a este propsito, que a formao da sociologia francesa ocorreu em um espao social bastante preciso, vale dizer, no interior do campo universitrio, o que contribuir para lhe imprimir uma feio acadmica, voltada para uma busca de legitimidade cientfica. Ao desenvolver-se em um contexto universitrio, os agentes envolvidos com a consolidao do status cientfico da Sociologia puderam contar com o apoio institucional que os dirigentes da Terceira Repblica procuravam fornecer para a renovao e expanso das instituies de ensino universitrio3.
2

O projeto de conhecimento sociolgico elaborado pelos durkheimianos ilustra de maneira exemplar os esforos de legitimao cientfica. Mas chama ateno, tambm, neste projeto, a habilidade por parte dos integrantes de seu grupo em ocupar os espaos que se abriam nas instituies universitrias em busca sob a inspirao dos dirigentes da Terceira Repblica da difuso de concepes cientficas, a fim de orientar a conduo da vida social. Assim, passavam a usufruir do respaldo institucional que o campo do poder poltico procurava oferecer ao desenvolvimento das Cincias Sociais.4 Se bem que no sculo atual a organizao das atividades de ensino e pesquisa, subvencionadas pelo aparelho estatal, tenham passado por certas descontinuidades, em termos de financiamento, no se pode deixar de ter em conta que o essencial da pesquisa sociolgica, na sociedade francesa, ocorre no interior do campo universitrio e de organismos mantidos por fundos pblicos (CNRS. INRA, INSEE, etc). Neste sentido, a produo sociolgica de Bourdieu desenvolve-se no interior do campo acadmico e da proteo institucional oferecida a este espao social5.

Entre outras dimenses, o seu projeto sociolgico representa a disposio de reatualizao, de imprimir ao trabalho de pesquisa uma conduta controlada por padres cientficos. Esta busca expressa-se numa disposio em produzir determinadas tcnicas de rupturas contra o saber imediato Em seu trabalho Le Mtier Sociologue assinala que: "a familiaridade com o universo social constitui para o socilogo o obstculo epistemolgico por excelncia, uma vez que produz continuamente concepes provenientes da imaginao. O socilogo jamais cessa de se opor Sociologia espontnea. Ele deve se impor uma polmica incessante contra as evidncias enganadoras provenientes do saber imediato. Ele encontra mais dificuldades para estabelecer a diferena entre a percepo e a
* Com relao a esta questo, consultar G. Weisz (1979): com relao s reformas educacionais empreendidas pela Terceira Repblica, destacadamente no plano do ensino superior, ver J. Mayuer (1973. p. 145-153). 5 A este propsito, ver A. Drouard (1982). C. de Montlibert (1982) e M. Guillaume (1986. p 441-455).

A respeito de uma apreciao da contribuio de Pierre Bourdieu, consultar, por exemplo: Ansart (1987): III Congresso Nacional de Sociologia: Alexander (1987): Rancire (1984). Quanto ao desenvolvimento da Sociologia na sociedade francesa, ver os trabalhos de V. Karady (1974. 1976 e 1979).

cincia, separao que para o fsico se exprime na oposio marcada entre o laboratrio e a vida cotidiana, enquanto o socilogo no pode encontrar em sua tradio terica os instrumentos que lhe permitiriam recusar radicalmente a linguagem e as noes do senso comum" (Bourdieu, 1968, p.35; 1982, p.8-9). Ao opor a sociologia espontnea ao saber sociolgico, Bourdieu retoma de forma enftica o princpio formulado por Bachelard. de um corte epistemolgico entre as representaes do senso comum e a elaborao do discurso cientfico. Esta ruptura pode ser realizada, em sua viso, entre outros meios, atravs das aquisies tericas da Sociologia, da utilizao de procedimentos estatsticos, da criao de uma linguagem artificial, capaz de romper com os automatismos do saber familiar e imediato, inscritos na linguagem comum.

do primado da sociedade sobre o indivduo. Como se sabe, uma das caractersticas do pensamento social do sculo XIX a rebelio intelectual contra o individualismo desenvolvido pelos filsofos do sculo precedente. Em oposio s formulaes iluministas que ressaltavam o poder da razo individual, alicerada em formas cientficas de conhecimento, como instrumento para remodelar os sistemas sociais, vrios pensadores do sculo XIX salientariam que o homem no adquire o conhecimento mediante a razo individual, mas sim como um ser social, isto , devido ao fato de viver em contextos sociais. Investindo contra a f otimista do sculo XVIII, no poder conferido razo individual, os crticos do pensamento iluminista procuraram erigir uma teoria na qual o indivduo auto-suficiente e racional, construdo pelos filsofos do sculo XVIII, fosse substitudo por um indivduo que, em larga medida, seria o produto de relaes e de instituies sociais. Ao atomismo iluminista, este estilo de pensamento social oporia um realismo social, assumindo como postura metodolgica o princpio de que a sociedade no apenas precede o indivduo como tambm eticamente superior a ele.6 A perspectiva sociolgica elaborada por Bourdieu pressupe que a sociedade, e somente ela, que elabora, de diferentes formas, justificativas e razes para os indivduos existirem. Em sua viso, a sociedade que, produzindo as posies que reputamos como importantes, produz. tambm, os agentes sociais que julgam importante a conquista destas mesmas posies. Em sua aula inaugural no Collge de France afirmou: "Com efeito, no diria como Durkhein a sociedade Deus', no entanto, afirmaria que Deus no seno a sociedade. O que se espera de Deus no se obtm seno da sociedade, pois somente ela possui o poder de consagrao social... O julgamento dos outros o julgamento definitivo e a excluso social a forma concreta de inferno e de condenao.

A sociologia da Sociologia, apresenta-se-lhe como um dos instrumentos fundamentais na elaborao de um discurso cientfico do mundo social. Ela possibilita ao pesquisador tomar conscincia da posio por ele ocupada no campo cientfico e no espao social. Em sua apreciao, cada socilogo um bom socilogo de seus concorrentes, isto , capaz de identificar as determinaes sociais, os interesses materiais e simblicos que orientaram a produo do conhecimento de seus adversrios, procurando, com isto, desqualific-los. A utilizao da sociologia da Sociologia deve propiciar ao investigador no somente o conhecimento das estratgias de seus adversrios no campo cientifico, mas tambm a elucidao de tudo aquilo que a sua prpria prtica intelectual deve sua insero no mundo social e no prprio campo cientfico, como, por exemplo, a escolha do seu objeto de estudo e a forma de abord-lo. Ao lado desta busca de legitimidade cientfica, os trabalhos desenvolvidos por Bourdieu guardam uma outra continuidade com a forma pela qual se desenvolveu o pensamento sociolgico francs, que valeria a pena mencionar, ainda que brevemente. Apesar de procurar manter determinadas diferenas em relao a uma crtica dirigida a um certo atomismo individualista, tudo leva a crer que Bourdieu reafirma ao longo de seus trabalhos o postulado metodolgico recorrente na Sociologia francesa
Em Aberto. Braslia, ano 9, n. 46. abr. jun. 1990

Com respeito caracterizao desta forma de pensamento, ver K. Mannheim (1968. p 253-262). I. Zeitlin (1973. p 47-94) e R Nisbet (1980. p 118-165 e 1984. p.20-36) Quanto influncia deste pensamento no desenvolvimento posterior da Sociologia Francesa, ver Trindade (1979. p.119-161).

por isto que o homem um Deus para o homem assim como o homem um lobo para o homem" (1982, p.52). O modo de conhecimento fenomenolgico possui como objetivo, segundo o entendimento de Bourdieu, refletir sobre uma experincia que por definio no se presta reflexo, qual seja, a relao primeira que o agente social possui sobre o ambiente familiar. Para ele, este modo de conhecimento no consegue ir alm de uma simples descrio do que caracteriza a experincia vivida do mundo social, isto , a apreenso do mundo social como mundo natural e evidente. Se tal coisa se produz, isto se deve, segundo ele, ao fato de que tal modo de conhecimento exclui a questo das condies da produo desta experincia da familiaridade com o mundo social, isto , a coincidncia entre as estruturas objetivas e as estruturas incorporadas nos agentes, o que contribui para criar a iluso da compreenso imediata do mundo social, assim como exclui toda interrogao sobre as condies desta percepo natural do mundo social.7 No interior desta forma de abordagem do mundo social, Bourdieu incorpora vrias tradies metodolgicas da anlise sociolgica, identificada por ele atravs do pensamento weberiano, na medida em que toma-se a, como ponto de partida, o sujeito da ao para a elaborao de uma sociologia da compreenso. Enquanto orientaes metodolgicas contemporneas, ele se aproxima, nesta abordagem, dos interacionistas simblicos, da etnometodologia e do existencionalismo sartreano. Em seu trabalho Le sens pratique, surgido no incio dos anos oitenta, Bourdieu passar a denominar o modo de conhecimento fenomenolgico como subjetivista. O alvo das crticas que tece em relao ao subjetivismo o existencialismo sartreano, que denominar de antropologia imaginria do subjetivismo. Segundo sua apreciao, preciso reconhecer a Sartre o mrito de ter elaborado uma formulao conseqente
A este propsito, ver P Bourdieu (1980c. p.44). Quanto maneira atravs da qual a "atitude natural aparece na fenomenologia, consultar A. Schultz (1979, p.72-76). Quanto apresentao geral do pensamento fenomenolgico na abordagem sociolgica, ver B. Smart(1978. p.95-141).

da filosofia da ao que descreve as prticas dos agentes como estratgias orientadas para determinados fins explicitamente formulados pelos sujeitos, atravs da elaborao de um livre projeto. Investindo contra o subjetivismo sartreano, principalmente da fase do L'Etre et le Nant, Bourdieu observar que o voluntarismo ativista, contido na fenomenologia existencialista leva a representar cada ao do indivduo como uma espcie de confrontao sem antecedente do sujeito e do mundo. Por desconhecer o que ele denomina de as disposies durveis dos agentes, produtos de um processo de interiorizao das estruturas, considera que a viso sartreana, conduz a uma concepo da ao como um universo imaginrio de possveis dependente inteiramente de uma resoluo ditada pela conscincia dos sujeitos. A esse propsito, assinala Bourdieu que "semelhante o Deus de Descarte para o qual a liberdade no pode encontrar seu limite a no ser na deciso da liberdade, o sujeito sartreano individual ou coletivo constitui o seu projeto de liberdade atravs de uma promessa solene na qual manifesta uma fidelidade a si mesmo" (1980c, p.72). Ao contrrio do subjetivismo, que de acordo com a apreciao de Bourdieu privilegia a conscincia e as vontades individuais, o modo de conhecimento denominado por ele de objetivista formula, enquanto projeto, o estabelecimento de regularidades que se expressam em termos de estruturas, leis, sistemas de relaes e assim por diante. Desta forma, tal modo de conhecimento recusa o projeto de identificar a cincia do mundo social a uma descrio cientfica da experincia pr-cientfica da realidade social, vale dizer, da utilizao que os cientistas fazem das apreenses naturais e evidentes que os atores constroem, ou dito mais precisamente, da utilizao daquilo que Schutz denomina de construes de segundo grau. No entendimento de Bourdieu (1980c, p. 45) uma das questes bsicas que o objetivismo ir introduzir na explicao sociolgica a das condies particulares que tornam possvel o mundo social, aspecto relegado pelo subjetivismo.8 O modo de conheci8

Quanto s construes de segundo grau, Schutz afirmava: "Os objetos de pensamento construdos pelos cientistas sociais se referem a objetos construdos pelo pensamento do senso comum, do homem que vive sua vida cotidiana entre seus semelhantes. As construes usadas pelos cientistas sociais so. pois. construes de segundo grau,

mento objetivista tem a sua expresso terica, na sociologia clssica, na figura de Durkheim, na medida em que este postula, enquanto princpio metodolgico, a sociedade como uma entidade exterior e transcendente aos indivduos, enquadrando-os coercitivamente atravs dos costumes ou das normas sociais. Mencionemos, aqui, em relao a esta caracterstica da sociologia durkheimiana, uma clebre passagem do seu trabalho Les rgles de Ia mthode sociologique (1983, p.3-4) na qual ele afirmava: "Quando desempenho meus deveres de irmo, de esposo ou de cidado, quando me desincubo de encargos que contra, pratico deveres que esto definidos fora de mim e de meus atos, no direito e nos costumes, mesmo estando de acordo com sentimentos que me so prprios, sentindo-lhes interiormente a realidade, esta no deixa de ser objetiva pois no fui eu quem os criou, mas recebi-os atravs da educao... Estes tipos de conduta no so apenas exteriores ao indivduo, so tambm dotados de um poder coercitivo em virtude do qual se lhe impem quer queira ou no"9. A orientao que reduz o indivduo a um epifenmeno das manifestaes da vida coletiva, identificada por Bourdieu na cincia social contempornea, na postura estruturalista, tanto em sua vertente lingstica quanto cultural, assim como num certo marxismo de conotaes estruturais. Ao tecer alguns comentrios, por exemplo, sobre a abordagem lingstica de Saussure, Bourdieu chamar a ateno para o sistema de comunicao a construdo, que se estabelece e se mantm independentemente do contexto no qual se manifesta. Segundo ele, quando Saussure constitui a lngua enquanto objeto autnomo e irredutvel s suas atualizaes concretas, isto , desvinculando o discurso da situao na qual ele se manifesta, acaba por reduzir o sujeito a um mero executor das estruturas
ou a compromissos eclticos", ver Bourdieu (1980b, p.24-26); e seu texto Trabalhos o investigador observa e procura explicar de acordo com as regras de sua cincia" (1974, p.37-38). ' Com relao a esta mesma questo, ver tambm Durkheim (1975a, p.114-118 e 1975b p.13-36).

lingsticas, sem levar em considerao as intenes e a conscincia dos sujeitos em relao ao ato que executam. Ao privilegiar a lgica da estrutura, apreendida de maneira sincrnica, sobre a histria individual ou coletiva, o objetivismo, na concepo de Bourdieu, condena-se apenas a registrar a produo de regularidades da vida social, ou a reificar abstraes, o que consiste em tratar os objetos construdos pela cincia, como por exemplo a cultura, as classes sociais, os modos de produo ou outras categorias, enquanto realidades autnomas, dotadas de uma eficcia social, capazes de agir por si prprias, substituindo, desta forma, os agentes sociais. Com isto, em sua apreciao, constri-se uma concepo da prtica de maneira negativa, uma vez que os agentes sociais so concebidos como executantes de estruturas e relaes que lhes so exteriores. Ao deixar de levar em considerao a relao entre o sentido que o sujeito atribui a sua ao elemento que recebe uma posio privilegiada na anlise fenomenolgica e o sentido objetivo construdo pela postura positivista, o modo de conhecimento objetivista, ao omitir a relao entre estas duas dimenses da vida social, deixa-se de enfocar as condies da produo e do funcionamento do sentido da vida social que consiste em viver como natural o carter objetivado das instituies.10 De acordo com Bourdieu, torna-se necessrio superar a oposio criada em torno da polmica do subjetivismo e do objetivismo. Assinala, a este propsito, que as aquisies que ela produziu em termos de conhecimento so indispensveis a uma cincia do mundo social que, no entanto, no pode se reduzir nem a uma fenomenologia social e nem a uma fsica social. Reconhece que estas posturas possuem em comum o fato de constiturem modos de conhecimento que se opem ao modo de conhecimento prtico que informa a experincia ordinria do mundo social. Com o propsito de superar a polmica entre o subjetivismo e o objetivismo, Bourdieu procurar formular e desenvolver um outro modo de conheci10

Ver a este propsito Bourdieu (1980c, p.46)

Em Aberto. Braslia, ano 9, n. 46, abr. jun 1990

mento que por ele denominado de praxiolgico, cujo objetivo consiste em articular dialeticamente a estrutura social. Para tanto, o modo de conhecimento praxiolgico no anula as aquisies do conhecimento objetivista, mas as conserva e ultrapassa, procurando integrar o que a postura objetivista teve que excluir para produzir as suas formulaes tericas. Em seu trabalho Esquisse d' une thorie de Ia pratique (p. 174), afirma que o conhecimento praxiolgico possui como objeto no somente o sistema de relaes objetivas mas tambm as relaes dialticas entre estas estruturas e as disposies durveis dos agentes nas quais elas se atualizam. Com isto, Bourdieu procura ressaltar enquanto foco de sua preocupao o duplo processo de interiorizao da exterioridade e da exteriorizao da inferioridade." O que se percebe de certa forma que Bourdieu reintroduz a problemtica sartreana da mediao entre sujeito e mundo objetivo, desenvolvida na Critique de Ia raison dialectique, procurando oferecer uma outra alternativa da que sugerida pela postura existencialista. Como se sabe, o mencionado trabalho representa um momento na produo de Sartre em que ele, atravs de um marxismo existencialista, procurava criticar uma concepo ortodoxa do materialismo histrico. Atravs da noo de projeto, Sartre procurava resolver a questo da mediao entre o sujeito e as estruturas objetivas. Assinalava ele, naquele trabalho, que a conduta humana se determina com relao aos fatores reais e presentes que a condicionam e, ao mesmo tempo, em funo de um certo objeto futuro que o sujeito tende a conceber, que no outra coisa seno a noo de projeto.12 A problemtica de Bourdieu, mutatis mutandis, se aproxima num primeiro momento da formulao sartreana. No entanto, a resposta que ele procu'' Assinalemos, aqui. que tudo leva a crer que a elaborao da teoria da prtica em Bourdieu constitui um espao epistemolgico privilegiado por ele para operar a sua busca de integrao de diferentes posturas tericas, tanto clssicas quanto contemporneas. Com respeito ao seu projeto de estabelecer esta integrao sem recorrer a conciliaes retricas ou a compromissos eclticos ', ver Bourdieu (1980b. p.24-26); e seu texto Trabalhos e projetos, includo na coletnea de sua autoria organizado por R Ortiz (1983. p.38) eJ Caro (1980).
2

rara apresentar para enfocar a mediao entre o sujeito e as relaes objetivas do mundo social, se afastar da soluo ali apresentada. nesse contexto que ele introduz um conceito estratgico em seu esquema explicativo para articular a mediao entre estrutura e ator social, que a noo de habitus. Diga-se de passagem que tal conceito constitui uma apropriao, uma vez que foi formulado originariamente pela filosofia escolstica, que o utilizava para designar uma qualidade estvel e difcil de ser removida, que tinha por finalidade facilitar as aes dos indivduos. No entendimento dos escolsticos, o habitus por si prprio no executa nenhuma operao, mas no entanto ele a facilita. Segundo eles o habitus adquirido atravs de execues repetidas de determinados atos, o que pressupe a existncia de um aprendizado passado.13 Uma das ambies do projeto intelectual de Bourdieu integrar teorias sociolgicas que tradicionalmente tm sido consideradas como antagnicas e inconciliveis. Em seu entendimento, o obstculo que impede a comunicao entre teorias, conceitos e mtodos, deve-se menos a problemas lgico-cientficos que a lutas de concorrncia existentes entre elas, visando a conquista de posies de legitimao no interior do campo das cincias sociais. Em sua opinio, os que se identificam com uma determinada postura analtica tendem geralmente a ignorar os resultados obtidos pela teoria concorrente, no se apropriando dessas descobertas que poderiam abalar as bases de suas convices. Esta sua atitude tem implicado uma interao constante com as aquisies das tradies clssicas e contemporneas da Sociologia. Como j foi assinalado anteriormente, um dos eixos centrais da Sociologia desenvolvida por Bourdieu consiste numa reflexo sobre a problemtica da mediao entre a estrutura e o ator. O mundo social, afirma em seu trabalho Esquisse d'une thorie de Ia pratique, tem sido abordado, a grosso modo, em termos de uma polarizao, que tem oscilado ora sobre o primado do ator, ora dando enfse desmesurada s estruturas sociais, enquanto fator explicativo. Torna-se pois necessrio reconstruir, ainda que de forma abreviada, a maneira pela qual Bourdieu representa
3

Quanto noo de projetos ver Sartre (1960. cap 3).

Com relao ao conceito de habitus formulado pela filosofia escolstica ver Mora (1971, p.795-797).

esses dois modos de conhecimento do mundo social, denominados, respectivamente, de fenomenolgico e de objetivista, as crticas que ele realiza a essas concepes. Em sua apreciao, de modo geral, cada uma das polarizaes teve que excluir as aquisies da postura contrria como condio para a sua prpria constituio. O objetivo visado por ele nesta estratgia de evidenciar o aparente antagonismo existente entre essas posturas e, sem recorrer a snteses eclticas, estabelecer as possibilidades de integr-las teoricamente num modo de conhecimento denominado de praxiolgico. Com isto, ele busca reintroduzir a dimenso dos agentes sociais que, em sua opinio, a anlise estruturalista havia dissolvido, anulando-os, reduzindo-os a meros epifenmenos das estruturas sociais. Contra a representao comum, que geralmente associa Sociologia ao coletivo, Bourdieu insiste no fato de que o coletivo encontra-se dentro de cada indivduo, estruturando as suas formas de ser ou de fazer. Em sua viso, o corpo socializado, o que ns denominamos de pessoa ou de indivduo, no se ope sociedade, ao contrrio, uma de suas formas de existncia. Bourdieu vai reter a idia escolstica do habitus enquanto um sistema de disposies durveis. Procurar ressaltar que a sua existncia resulta de um longo processo de aprendizado, produto do contato dos agentes sociais com diversas modalidades de estruturas sociais. As condies materiais caractersticas de uma determinada classe social e a incidncia destas condies de existncia no contexto familiar constituem, segundo ele, uma mediao fundamental na produo do habitus. As experincias primeiras dos atores sociais, vividas no ambiente familiar, ou seja, o habitus produzido e adquirido nas relaes familiares, esto, para ele, no princpio da recepo e da apreciao de toda experincia ulterior dos atores sociais, ao mesmo tempo em que o habitus adquirido no sistema escolar constitui um vetor na assimilao das mensagens produzidas pela indstria cultural.14 Desta forma, o habitus adquirido pelo ator
14

social atravs da sua insero em diferentes espaos sociais constitui uma matriz de percepo, de apreciao e de ao que se realiza em determinadas condies sociais. Ele enforma a conduta do ator, as suas estratgias de conservao e ou de transformao das estruturas que esto no princpio de sua produo. Segundo as palavras de Bourdieu: "(o habitus) so sistemas de disposies durveis e transferveis. estruturas estruturadas predispostas a funcionar como estruturas estruturantes. isto , como princpios geradores e organizadores de prticas e de representaes que podem ser objetivamente adaptados a seu fim sem supor a inteno consciente dos fins e o domnio expresso das operaes necessrias para atingi-los, objetivamente reguladas e reguladoras. sem ser o produto da obedincia a regras, sendo coletivamente orquestradas, sem ser o produto da ao organizadora de um regente 15 (1980c. p. 88-89). Na concepo desenvolvida por Bourdieu, o habitus. enquanto produto da histria, orienta as prticas individuais e coletivas. Ele tende a assegurar a presena ativa das experincias passadas que depositadas em cada indivduo sob a forma de esquema de pensamento, percepo e ao contribuem para garantir a conformidade das prticas e sua constncia atravs do tempo. Com isto, Bourdieu procura abordar a prtica como algo distinto da obedincia a normas sociais, tal como esta aparece em Durkheim, ou como a realizao plena de um modelo construdo e/ou de estruturas, que prescindem dos agentes sociais, como entendida pela hermenutica estruturalista, ou ainda, como uma utilizao racional de meios para obter determinados fins. tal como surge numa das modalidades possveis de ao social em Weber. Atravs do habitus, o passado do indivduo sobrevive no momento atual. atualizado no presente, e tende a subsistir nas aes futuras dos atores sociais. As disposies durveis que a noo de habitus procura enfatizar
social e Sistema de ensino e sistemas de Pensamentos, que se encontram em S Miceli (1974, p.203-229e 295-336). Em seu trabalho La distinction: critique sociales du Jugement (1979), ele retoma a questo da origem social e do sistema escolar para discutir as condies das prticas culturais: ver. por exemplo as pginas 9-106 deste trabalho.
5

Sobre a produo do habitus primeiro, isto , o sistema de disposies durveis apreendidas no contexto familiar, ver P. Bourdieu e J. Passeron (1970, p.59). Consultar, com relao a esta questo, os artigos de Bourdieu Reproduo cultural e reproduo

Sobre a noo de habitus. desenvolvida por Bourdieu, consultar A Accarao (1983 p. 139-165).

Em Aberto. Braslia, ano 9. n 46. abr jun 1990

permitem realidade objetiva, em suas vrias dimenses, a atuao sobre o indivduo, produzindo, atravs dele, o processo de interiorizao da exterioridade. No entendimento de Bourdieu, o habitus forjado no interior de relaes sociais exteriores, necessrias e independentes das vontades individuais possui uma dimenso inconsciente para o ator, uma vez que este no detm a significao da pluralidade de seus comportamentos e nem dos princpios que esto na gnese da produo de seus esquemas de pensamentos, percepes e aes.16 Por outro lado, confrontado com situaes conjunturais nos diversos espaos sociais, o habitus torna possvel a criao de novas modalidades de conduta dos atores sociais, possibilitando-lhes, de certa forma, a produo de determinadas improvisaes regradas. Se o ator social desfruta, no confronto com estas situaes conjunturais, de um certo grau de liberdade para ajustar as suas prticas s contingncias surgidas, estas no se confundem com uma criao imprevisvel de uma novidade, uma vez que a prtica social encontra sempre como limite condies histricas especficas. Enquanto produto de um trabalho de inculcao, constitudo no curso de uma histria particular de um indivduo que se reporta a uma histria particular de seu grupo e/ou classe social, o habitus contribui para que os agentes participem das realidades objetivas das instituies, permitindo mant-las em atividades, mas tambm permite impor a estas instituies revises e transformaes, ou seja, sua reativao. Nas palavras de Bourdieu (1980c, p.96), " atravs do habitus que a instituio encontra a sua plena realizao. A sua incorporao permite ao indivduo levar a srio a magia da vida social, o que faz com que o rei, o banqueiro, o padre, sejam respectivamente a monarquia hereditria, o capitalismo financeiro ou a Igreja feitos homem". A identidade das condies da existncia de um grupo e ou classe social,
'* Segundo observaes de Caro (1980) a clebre passagem do Prefacio da "Contribuio para a Critica da Economia Poltica' de Marx (1971). onde ele afirma que os homens estabelecem relaes "determinadas", "necessrias" e "independentes de sua vontade". constitui um dos panos de fundo das pesquisas desenvolvidas por Bourdieu. A este propsito, ver por exemplo, algumas passagens do trabalho de Bourdieu (1965. p 18).

segundo seu entendimento, tende a produzir sistemas de disposies semelhantes queles dos quais compartilha. A homogeneidade do habitus que da resulta est no princpio de uma harmonizao das prticas dos agentes pertencentes a um mesmo meio social, conferindo-lhes uma regularidade e uma objetividade, fazendo com que o modo de existncia de um grupo passe a ser percebido pelos seus participantes como necessrio e evidente. Os membros de um grupo e ou classe social, ao compartilharem um conjunto de condies objetivas semelhantes, acabam passando por um processo de homogeneizao, distinguindo-se, a partir da, dos integrantes de outros grupos. Tal situao contribui para produzir uma espcie de solidariedade entre os indivduos dotados de um habitus de grupo, podendo ajustar as suas aes recprocas independentemente da obedincia a um conjunto de normas estabelecidas pelo grupo e ou classe social. Se o habitus orienta a prtica dos agentes, esta somente se realiza na medida em que as disposies durveis dos atores entram em contato com uma situao. Desta forma, a prtica entendida por Bourdieu como produto de uma relao dialtica entre uma situao e um habitus. Em seus trabalhos mais recentes, o que ele anteriormente designava por uma situao, passou a receber a denominao de campo que constitui uma outra categoria central em seu esquema explicativo. Segundo ele, o campo um espao social que possui uma estrutura prpria, relativamente autnoma em relao a outros espaos sociais. isto , em relao a outros campos sociais. Mesmo mantendo uma relao entre si. os diversos campos sociais se definem atravs de objetivos especficos, o que lhes garante uma lgica particular de funcionamento e de estruturao. caracterstico do campo possuir suas disputas e hierarquias internas, assim como princpios que lhe so inerentes cujos contedos estruturam as relaes que os atores estabelecem entre si no seu interior. Com o propsito de ressaltar que os agentes localizados em um determinado campo procuram se ajustar sua lgica especfica, ele compara o funcionamento do campo organizao de um determinado jogo, cujos

princpios de orientao so compreensveis apenas para aqueles que participam de tal jogo. De acordo com suas palavras: "Um campo se define, entre outras coisas, estabelecendo as disputas e os interesses especficos que esto em jogo, que so irredutveis s disputas e aos interesses dos outros campos. Estas disputas no so percebidas a no ser por aqueles que foram produzidos para participar de um campo onde se realizem estas disputas. Cada categoria de investimentos implica uma certa indiferena em relao a outros interesses, a outros investimentos, especficos de um outro campo. Para que um campo funcione preciso que haja lutas, ou seja, indivduos que estejam motivados a jogar o jogo, dotados de habitus implicando o conhecimento e o reconhecimento das leis imanentes do jogo" (Bourdieu, 1980b, p.113-114). Os diversos campos sociais surgem, no seu entendimento, como produtos de um longo e lento processo de especializao e de autonomizao, o que lhe permitir falar de campo econmico, campo poltico, campo universitrio, etc. A sua perspectiva analtica procura apreender a especificidade do funcionamento de cada um deles, buscando detectar as relaes de aliana e/ou conflito, de concorrncia e/ou de cooperao que os agentes desenvolvem no seio de cada um desses campos.

das estruturas mentais dos atores que neles participam, que so, de certa forma, produtos da interiorizao destas estruturas objetivas. Seria oportuno assinalar, brevemente, que, segundo Bourdieu, na medida em que a Sociologia passa a incorporar em sua perspectiva analtica a noo de campo, alm de poder "entrar no detalhe mais singular de sua singularidade histrica", toma-se capaz de abordar fenmenos diferentes, como por exemplo o campo cientfico e o campo artstico como semelhantes quanto estrutura e ao funcionamento. Ao mesmo tempo, torna-se possvel transferir, em termos de conhecimento terico, que foi estabelecido a respeito de um objeto construdo, por exemplo em relao ao campo religioso, a toda uma srie de objetos novos, ou seja, compreenso de outros campos. Esta espcie de induo terica, derivada da utilizao do mtodo comparativo, torna, de certa forma, possvel a apreenso de um nmero cada vez mais extenso de objetos com um nmero cada vez mais reduzido de conceitos Como se sabe, Bourdieu postula a existncia de diferentes tipos de capital, como por exemplo o capital econmico, fundado na apropriao de bens materiais, o capital social, baseado em relaes mundanas que constituem fontes estratgicas de apoios para a atuao dos agentes sociais, o capital cultural, que tem na posse dos ttlos escolares uma de suas manifestaes institucionais. Se bem que estas espcies de capital sejam distintas umas das outras, elas no cessam de manter relaes estreitas e, sob certas condies, a posse de um tipo de capital constitui a condio para a obteno de um outro distinto. Cada campo social, em sua perspectiva, implica uma forma dominante de capital. No campo econmico, por exemplo, o capital fundamental apia-se na possesso de bens materiais; no campo da produo cultural, a forma privilegiada de capital o cultural, nas diferentes modalidades em que este se manifesta. Desta forma, para obter as posies mais destacadas no campo da produo cultural, a posse do capital econmico no implica necessariamente a conquista das posies mais destacadas em sua hierarquia interna. 17
17

O conceito de campo comeou a ser formulado por Bourdieu por volta dos anos setenta. Constitui o resultado da convergncia de suas reflexes em um seminrio de pesquisa sobre a sociologia da arte, por ele dirigido na cole Normale Suprieure, naquele perodo, assim como de uma (re)leitura realizada sobre o captulo da sociologia religiosa, contido no trabalho Economia e sociedade, de Max Weber. O que se percebe que seus trabalhos orientam-se cada vez mais para a anlise das diferentes estruturas objetivas, ou seja, dos diferentes campos, principalmente os situados na esfera da vida simblica (campo da moda, das instituies de ensino, da literatura, da filosofia, do esporte, etc). A abordagem destes campos , em sua viso, inseparvel da anlise da gnese
Em Aberto, Braslia, ano 9. n. 46, abr. jun. 1990

Com relao a esta questo ver P. Bourdieu (1980b, p.114).

Tomando como referncia emprica a sociedade francesa, procura salientar que as fraes das classes dominantes mais favorecidas com relao posse do capital econmico e do poder, no so necessariamente as mais bem dotadas em termos de capital cultural. As fraes mais ricas em capital econmico tendem a privilegiar os investimentos econmicos, em detrimento dos investimentos culturais, comportamento, segundo ele, expresso enquanto tendncia pelos empresrios industriais e grandes comerciantes. Ao contrrio disto, as fraes mais ricas em capital cultural, como por exemplo os professores, so inclinados a investir mais na educao de seus filhos, assim como em prticas culturais propcias a manter e aumentar a posse do capital especfico que detm. Algumas profisses liberais que, de certa forma, possuem as duas espcies de capital, embora estejam situados um pouco margem de posies destacadas na vida econmica, procuram investir na educao de seus filhos, assim como na aquisio e posse de certos bens materiais (e culturais), capazes de distingui-las socialmente.'8 Uma das caractersticas importantes do campo que ele constitui um espao onde se trava, entre os agentes, uma luta concorrencial decorrente de relaes de poder existentes em seu interior. Estas relaes assimtricas derivam da distribuio desigual da espcie de capital dominante em cada um dos diversos campos sociais. A partir disto, a estrutura dos diversos campos sociais hierarquizada em plos distintos. Os detentores do maior volume de capital especfico de um determinado campo ocupam as posies dominantes no seu interior. Por outro lado, aqueles que possuem pouco volume, e/ou encontram-se despossudos de forma legtima de capital do campo em questo, encontram-se destinados a ocuparem as posies dominadas. As diferentes estratgias que os atores sociais desenvolvero no interior dos diversos campos sociais encontram a sua explicao em funo das posies que eles ocupam nesta polarizao. Aqueles que monopolizam o capital especfico de um determinado campo, fundamento do
18

poder e da autoridade que desfrutam em seu meio, esto inclinados a tomadas de posies ortodoxas, ou seja, de defesa dos princpios de estruturao do campo. Desta forma, adotam em suas condutas estratgias de conservao da posio dominante que nele ocupam, assim como dos fundamentos sobre os quais repousam a sua legitimao. Por outro lado, os que possuem menos volume, e/ou encontram-se despossudos da espcie de capital exigido pelo campo, tendem a tomar posies de contestao em relao estruturao das relaes de poder e, em decorrncia disto, a desenvolverem estratgias de transformao. Todo ator social que age no interior de um campo especfico, segundo Bourdieu, procura ajustar o seu esquema de pensamento, percepo e ao s exigncias objetivas daquele espao social. Os campos sociais, os mais diversos entre si, no podem funcionar a no ser que existam agentes que realizem investimentos no seu interior, engajando seus recursos disponveis e participando de suas disputas fundamentais, contribuindo, atravs disto, para a reativao das lutas que neles se desenrolam. O motor da ao para ele no repousa nem na busca material ou simblica da ao, nem resulta das presses provenientes da organizao do campo, mas na relao entre o habitus e o campo. Em decorrncia desta relao, o habitus contribui para determinar aquilo que o determina, ou seja, a preservao do campo, dos seus princpios de funcionamento e de organizao, assim como a reatualizao dos antagonismos nele existentes (Bourdieu, 1982, p.47-48). O princpio da ao, nesta forma de pens-la, no encontra o seu impulso na conscincia dos agentes, como ela aparece no modo de conhecimento subjetivista, nem na conduta derivada da coercitividade dos fatos sociais, como a concebe o objetivismo, mas na relao entre a histria objetivada, tal como esta aparece nas instituies sociais e a histria incorporada sob a forma de disposies durveis. A respeito desta relao entre o campo e o habitus, afirma Bourdieu: "para constituir em crnica lgica a cronologia das relaes entre Monet, Degas e Pissaro ou entre Lenin, Trotsky, Stalin e Bukarin, ou ainda entre Sartre, Merleau-Ponty e Camus necessrio construir um conhecimento destas duas sries causais parcialmente independentes que so: por um lado, as condies sociais

Quanto a este assunto ver o artigo de Bourdieu Reproduo cultural e reproduo social, em Miceli (1974).

de produo dos protagonistas ou, mais precisamente, de suas disposies durveis, e por outro lado necessrio conhecer a lgica especfica de cada um dos campos de concorrncia nos quais eles engajaram estas disposies; o campo poltico ou o campo intelectual, sem esquecer naturalmente as determinaes conjunturais ou estruturais que condicionam estes espaos relativamente autnomos" (Bourdieu, 1982, p.39). Um dos interesses que tem levado Bourdieu a se preocupar com o estudo do sistema de ensino relaciona-se com a contribuio especfica que, em sua viso, esta dimenso da vida social fornece para a formao de habitus. A cultura escolar, enquanto uma das agncias formadora de habitus, (ele destaca, tambm a importncia do habitus transmitido pela famlia, enquanto elemento ordenador da experincia do real) propicia aos indivduos a ela submetida, um corpo comum de categorias de pensamento, de cdigo comum, de percepo e de apreciao, que tendem a funcionar como forma de classificao dos homens e das coisas. O saber escolar separa os indivduos que estiveram expostos sua ao daqueles que, por diversas razes, foram excludos de sua influncia sistemtica e contnua. Em seu entendimento, o sistema escolar proporciona aos agentes que esto sob o seu raio de ao muito mais que esquemas de pensamentos particulares e particularizados, mas um sistema complexo de disposies, capaz de funcionar como estruturas classificatrias, possveis de serem aplicadas em situaes as mais diversas. Ao serem formados numa mesma escola, os indivduos que se submeteram a procedimentos escolares homogneos, materializados em programas de estudos, indicaes de leitura, num acervo comum de temas considerados como legtimos de serem discutidos, tendem a manter com os seus pares uma certa relao de afinidade e cumplicidade. Tomando como referncia algumas divises existentes entre instituies do ensino francs, observa que: "o que separa, por exemplo, no interior da grande famlia de formao literria', o antigo aluno da Escola Normal Superior do antigo aluno da Escola Nacional de Administrao, ou ento os de formao cientfica', o politcnico do aluno da Escola Central, tanto a natureza dos conhecimentos, a adquiridos, como o modo de aquisio destes conhecimentos, ou seja, opem-se tanto pela natureza dos exercEm Aberto, Braslia, ano 9, n. 46, abr. jun. 1990

cios que lhe foram impostos, pelas provas a que foram submetidos. como pelos critrios segundo os quais foram julgados, em relao aos quais organizaram a sua aprendizagem. A relao que um indivduo mantm com a sua cultura depende, fundamentalmente, das condies nas quais ele a adquiriu".'9 Em seus trabalhos mais recentes, Bourdieu procura situar a Sociologia da Educao como um captulo fundamental da Sociologia do Conhecimento. Com isto ele deseja salientar a contribuio que a anlise sociolgica pode emprestar para o conhecimento da forma como uma estrutura objetiva especfica o sistema de ensino produz estruturas mentais que so profundamente interiorizadas pelos atores sociais. Quanto mais estes esquemas intelectuais encontram-se incorporados nas mentes dos professores e dos estudantes, tanto mais tendem a escapar a um domnio consciente por parte desses. A Sociologia da Educao, combinando distintas tradies tericas, um esforo para o entendimento da constituio dos sujeitos que produzem o conhecimento, assim como das categorias selecionadas como pensveis que esto na gnese do prprio processo de conhecimento.20 Mas a Sociologia da Educao, em sua viso, liga-se tambm a uma sociologia do poder, na medida em que centra a anlise nas condies sociais que norteiam uma das formas de distino social e fonte de poder nas sociedades que passaram por um processo marcante de diferenciao dos campos sociais, qual seja a distribuio cultural. Neste sentido, ela deve fornecer instrumentos intelectuais que possibilitem a compreenso do papel da instituio escolar na dinmica da reproduo do capital cultural e, atravs deste processo, da manuteno e/ou alterao das relaes de fora e das relaes simblicas entre as classes. Em vrios de seus trabalhos, Bourdieu tem salientado uma
19

Ver o artigo de Bourdieu, Sistema de ensino e sistema de pensamento, em Miceli (1974. p.218-219). A este propsito, consultar Bourdieu (1984 e. especialmente, 1989a)

20

relao entre o nvel de instruo e o consumo cultural. A utilizao e a posse dos bens culturais tendem a pertencer aos indivduos que detm os meios para deles se apropriarem, isto , que possuem os cdigos que permitem decifr-los. A apropriao da cultura escolar depende, em sua viso, da posse prvia dos instrumentos de apropriao cultural que transmitida pela educao familiar. De maneira geral, percebe-se que a Sociologia, tal como vem sendo praticada por este autor, est impregnada por uma certa viso weberiana, que consiste numa recusa sistemtica de oferecer respostas totais a questes totais, de formular uma teoria sobre a totalidade social, abordada a partir de uma perspectiva proftica. Seu projeto intelectual est voltado para questes mais pontuais, passveis de receberem um tratamento emprico, como por exemplo a da constituio e funcionamento dos diferentes campos, local privilegiado por ele para abordar a complexa mediao entre ator e estrutura. A sua produo terica e emprica indica que esta problemtica da estruturao dos distintos espaos e de suas lgicas de conduta correspondente tem sido percebida e tratada como uma complexidade inesgotvel. A funo da Sociologia, em sua perspectiva, de compreender o mundo social, ou melhor, os distintos espaos sociais, desvendando os mecanismos de poder que esto subjacentes a cada um deles, assim como a produo dos agentes que a partir de suas condutas buscam alterar e/ou conservar estes espaos sociais. Na viso de Bourdieu, a adeso de um ator ao funcionamento de um determinado campo social tanto mais total ou incondicional quanto o grau de desconhecimento que ele possui dos princpios de estruturao deste espao social, assim como dos sistemas de disposies durveis, vale dizer, o habitus, que lhe permite desenvolver a sua conduta no interior de um campo especfico. O desconhecimento da relao das exigncias provenientes de um campo particular e do habitus a ele ajustado contribui, em sua viso, para a manuteno das formas de dominao e das diferentes formas de violncia decorrentes da manuteno das relaes de dominao. Desta forma, o conhecimento da prtica constitui uma das condies da produo de uma prtica da liberdade. Esta no repousa nem num voluntarismo individualista ou coletivo e muito menos num fatalismo cientificista, mas no conhecimento dos fundamentos da produo da prtica, ponto de partida para a constru-

o de um utopismo racional capaz de fazer a travessia deum provvel a um possvel histrico.

Bibliografia ACCARDO, Alain. Initiation ia sociologie de 1'illusionime social: invitattion Ia lecture des oeuvres de Pierre Bourdieu. Bourdeaux: Mascaret, 1983. ALEXANDER, Jeffrey. O novo movimento terico. Revista Brasileira de Cincias Sociais, So Paulo, v.2, n.4, jun. 1987. ANSART, Pierre. O debate sociolgico na Frana: 1965-1987. Braslia: Sociedade Brasileira de Sociologia, 1987. BOURDIEU, Pierre. Un art moyen: essai sur les usages sociaux de Ia photographie. Paris Ed. de Minuit, 1965. Le capital social. Actes de Ia Recherche en Sciences Sociales, Paris, jan. 1980a. . Choses dites. Paris: Ed. de Minuit, 1987. . La distinction: critique sociale du jugement. Paris: Ed. de Minuit,

1979.
. Entretiens avec Le Monde editions Ia decouverte. Paris, 1985. . Esquisse d'une therie de Ia pratique. Genve: Droz, 1972. . Les hritiers, les tudiants et Ia culture. Paris: Ed. de Minuit,

1964.
. Homo academicus. Paris: Ed. de Minuit, 1984.

BOURDIEU, Pierre. Leon sur Ia leon. Paris: Ed. de Minuit, 1982. . Le mtier le sociologie. Paris: Mouton, 1968. . La noblesse dtat: grandes coles et lesprit de corps. Paris: Ed. de Minuit, 1989a. O poder simblico. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1989b. . Questions de sociologie. Paris: Ed. de Minuit, 1980b. . Le sens pratique. Paris: Ed. de Minuit, 1980c. . Le trois etats du capital culturel. Actes de Ia Recherche en Science Sociales, Paris, nov. 1979. BOURDIEU, Pierre: PASSERON, Jean-Claude. La reprodution: elements pour une therie du systme d'enseignement. Paris: Ed. de Minuit, 1970. CARO, Jean-Yves. La sociologie de Pierre Bourdieu: lements pour une thorie du champs politique. Revue Franaise de Sciences Politiques, Paris n.6, p.1174-1175, dec. 1980. COELHO, Eduardo Prado (Org). Estruturalismo: antologia de textos tericos. Lisboa: Portuglia, 1968. CONGRESSO NACIONAL DE SOCIOLOGIA, 3. 1987. Braslia. Anais Braslia: 71, FINEP/CNPq, 1987. DROUARD, Alain. Rflexions sur une chronologie: le dveloppement des sciences sociales en France de 1945 Ia fin des annes soixante. Revue Franaise de Sociologie, Paris, v.23, n.1, p.55-85, jan. mars. 1982. DURKHEIM, mile. A cincia social e a ao. So Paulo: Difel, 1975a. Les rgles de Ia mthode sociologique. Paris: PUF, 1983. . Textes: lements dune therie sociale. Paris: Ed. de Minuit, 1975b.
Em Aberto, Braslia, ano 9, n. 46. abr. jun. 1990

GUILLAUME, Marc (Org.). L'Etat des sciences sociales en France. Paris: Dcouvert, 1986. KARADY, Victor. Durkheim, les sciences sociales et luniversit: bilan dun semi-chec. Revue Franaise de Sociologie, Paris. v.17. n.2, p.267-311, avr./juin. 1976. . Stratgies de russite et modes de faire-valoir de Ia sociologie chez les durkheimiens. Revue Franaise de Sociologie, Paris. v.20, n.1, p.49-82, jan./mars. 1979. . Stratification intelectuelle, rapports sociaux et institutionalisation: nquete historique sur Ia naissance de Ia discipline sociologique en France. Paris: CNRS, 1974. Relatrio de Pesquisa CNRS. MANNHEIM, Karl. Ideologia e utopia. Rio de Janeiro: Zahar, 1968 MAYEUR, Jean-Marie. Les debuts de Ia III Republique: 1871-1898 Paris: Seuil, 1973. 252p. MARX, Karl. Contribuio para a crtica da economia poltica. Lisboa: Estampa, 1971. MICELI, Srgio.A economia das trocas simblicas. So Paulo: Perspectiva, 1974. MORA, Jos Ferrater. Diccionrio de filosofia. Buenos Aires: Sudamericana, 1971. MONTLIBERT, Christian de. La professionnalisation de Ia sociologie et ses limites. Revue Franaise de Sociologie, Paris, v.23, n.1, p.37-53, jan./mars. 1982. NISBET, Robert. Conservantismo. In: BOTTOMORE, T.B., NISBET, R. (Orgs ). Histria das anlises sociolgicas. Rio de Janeiro: Zahar, 1980 . La tradition sociologique. Paris: PUF, 1984.

ORTIZ, Renato (Org). Coletnea de textos de Perre Bourdieu. So Paulo: tica, 1983. (Coleo grandes cientistas sociais) RANCIRE, Jacques. L'Empire du sociologue. Paris: Decouvertes. 1984. SARTRE, Jean-Paul. Critique de Ia raison dialectique. Paris: Gallimard, 1960. SCHUTZ, Alfred. Fenomenologia e relaes sociais. Rio de Janeiro: Zahar, 1979. . El problema de Ia realidad social. Buenos Aires: Amorrortu, 1974. SMART, Barry. Sociologia, fenomenologia e anlise marxista. Rio de Janeiro: Zahar, 1978.

TRINDADE, Liana. As razes ideolgicas das teorias sociais. So Paulo: tica, 1979. WEBER, Max. sobre a teoria das cincias sociais. Lisboa: Presena, 1974. WEIZ, George. Lldeologierepublicaineet lessciencessociales: lesdurkheimiens et Ia chaire dhistoire deconomie sociale Ia Sorbonne. Revue Franaise de Sociologie, Paris, v.20, jan mars. 1979 ZEITLIN, Irving. Ideologia y teoria sociolgica. Buenos Aires: Amorrortu, 1973.

Vous aimerez peut-être aussi