Vous êtes sur la page 1sur 16

A entrevista de pesquisa com jornalistas: algumas estratgias metodolgicas

A entrevista de pesquisa com jornalistas: algumas estratgias metodolgicas


Fbio Henrique Pereira
Doutor | UnB fabiop@gmail.com

Laura Maria Neves


Mestranda | UnB lauramarianaves@gmail.com

Resumo
Neste artigo analisamos as especificidades da entrevista de pesquisa com jornalistas. Partindo de uma abordagem interacionista e etnogrfica, discutimos o processo de conduo das interaes entre entrevistador-entrevistado e as modalidades de restituio do discurso dos jornalistas em relatos de pesquisa. Partimos de nossa experincia com entrevistas realizadas em diferentes situaes de pesquisa. De modo geral, a entrevista de pesquisa com jornalistas exige certas precaues com relao constituio de um corpus de pesquisa representativo, na realizao de entrevistas mais longas e flexveis e no desenvolvimento de mecanismos de resgate da memria dos entrevistados e tambm minimizao da linha oficial no discurso dos informantes.

Palavras-chave
Entrevista, jornalista, metodologia de pesquisa

1 Introduo
As pesquisas no campo do jornalismo na Amrica Latina tm se utilizado cada vez mais das metodologias qualitativas como forma de operacionalizar investigaes empricas (MELLADO, 2010), com destaque para a entrevista. Este crescimento se ancora, por um lado, no desenvolvimento de uma tradio etnogrfica nos estudos da rea, representados pelo Traquina (2001) de "teorias etnoconstrucionistas da notcia". Mas tambm remete ao modo

35
Intexto, Porto Alegre, UFRGS, n.29, p. 35-50, dez. 2013.

A entrevista de pesquisa com jornalistas: algumas estratgias metodolgicas

como o campo acadmico da Comunicao se estabeleceu nesses pases, pelo ingresso em universidades latino-americanas de antigos jornalistas, que adaptaram s suas pesquisas os conhecimentos adquiridos na prtica das redaes. Esse duplo processo - de proliferao do uso da entrevista nas pesquisas em Comunicao e sua transposio a partir da prtica jornalstica - tambm abre margem para que se discuta qual o espao ocupado hoje por essa metodologia. Como utilizar uma tcnica tambm considerada "jornalstica" em estudos vinculados a esse campo? Que tipo de precaues o pesquisador deve tomar ao entrevistar jornalistas? Existem especificidades nas entrevistas de pesquisa feita com jornalistas? Ou possvel partir dos mesmos pressupostos que permeiam a investigao em Cincias Sociais? Tais questionamentos orientam, at certo ponto, a redao deste artigo, que busca discutir as estratgias metodolgicas para a conduo de entrevistas de pesquisa com jornalistas. Evitaremos, claro, dar ao texto o tom de manual de metodologia. Na verdade, vamos fundamentar o debate na reviso da literatura em Cincias Sociais, em nossa experincia de pesquisa e, particularmente, nas condies de realizao de trs estudos qualitativos distintos em que a entrevista foi empregada: o primeiro, conduzido em 2011, investigou a identidade e as trajetrias de dez jornalistas-intelectuais brasileiros1; o segundo, iniciado em 2012, analisa as carreiras profissionais dos jornalistas em Braslia2; e o terceiro, iniciado em 2013, trata das relaes entre jornalistas e assessores de imprensa durante o regime militar3. Em comum, as trs pesquisas partem de uma perspectiva interacionista e etnogrfica aplicada aos estudos em jornalismo. Nesse caso, optamos por trabalhar dois aspectos da entrevista: o processo de conduo das interaes entre entrevistadorentrevistado e as modalidades de restituio do discurso dos jornalistas em relatos de pesquisa. Este recorte no esgota a discusso sobre a entrevista com jornalistas. Mas pode dar algumas pistas para um debate mais aprofundado sobre o processo de uso/adaptao de metodologias qualitativas nos campos do Jornalismo e da Comunicao.

1 2 3

Empreendido por Fbio Pereira. Foram entrevistados dez jornalistas. Empreendido por Fbio Pereira. Foram entrevistados, at o momento, 20 jornalistas. Empreendido por Laura Maria Naves. Foram entrevistados, at o momento, trs jornalistas.

36
Intexto, Porto Alegre, UFRGS, n.29, p. 35-50, dez. 2013.

A entrevista de pesquisa com jornalistas: algumas estratgias metodolgicas

2 A entrevista como uma interao


Existem diferentes formas de situar o uso da entrevista em Cincias Sociais. Pode ser uma ferramenta de coleta e registro de dados (MANN, 1970), um dilogo (MEDINA, 1995; TRAVANCAS, 2012), um mtodo de coleta e registro de narrativas e histrias de vida (ABREU, 2012; HEINZ & KRGER, 2001). No caso especfico deste artigo, no temos a pretenso de descartar as contribuies de outras perspectivas (porque algumas delas convergem entre si e com nossos prprios pressupostos). Mas vamos considerar a entrevista como uma interao simblica, uma situao em que se negociam pontos de vista, sentimentos e motivaes, interpretaes sobre o mundo, estatutos e identidades sociais. Assim,

Se algum observa os entrevistadores no como dados, mas como locais interativos de construo de significados, o papel do entrevistador deixa de ser totalmente passivo e neutro. Independentemente de planejarmos e independentemente de gostarmos as narrativas do entrevistado so influenciadas pela interao social que se desenrola na entrevista e pela atitude do entrevistador em relao interpretao da narrativa (JRVINEN, 2003, p. 225-226)4.

Se tomamos essa perspectiva como pressuposto, devemos, antes de tudo, reconsiderar qual deve ser a postura do entrevistador, visto agora como um co-construtor dos dados gerados durante a entrevista. Assim, o relato de uma conversa entre entrevistador e entrevistado consiste no resultado de um processo de negociao entre os dois participantes da interao. Ele revela um processo de dupla interpretao em que pesquisador e informante se avaliam e interpretam o sentido dos discursos articulados por ocasio dessa interao. Isso ganha uma conotao particular em uma interao entre pesquisador e jornalista. Os dois dominam a tcnica da entrevista. Conhecem o trabalho um do outro. A interao entre eles funciona, portanto, como uma espcie de "espelho entre atores com objetivos variados" (BROUSTAU et al., 2012, p. 16). Sua anlise remete s condies de produo desse relato e maneira como os participantes negociam seus estatutos e papis sociais.

Traduo de: If one regards interviewers not as recording but as interactive sites for meaning making the interviewers role cannot be totally passive and neutral. Whether planned or not and whether we like it or not the interviewers narratives are influenced by the social interaction going on in the interview, and by the interviewers attitude towards and interpretation of the narrative.
4

37
Intexto, Porto Alegre, UFRGS, n.29, p. 35-50, dez. 2013.

A entrevista de pesquisa com jornalistas: algumas estratgias metodolgicas

3 A conduo da entrevista
Conduzir uma boa entrevista de pesquisa consiste em mais do que "fazer a pessoa falar". Em geral, preciso relativizar o jogo de papis entrevistador-entrevistado e no se restringir coleta de "boas declaraes". Muitas vezes, trata-se de buscar a compreenso de aspectos considerados pouco importantes pelo entrevistado. Ou de lev-lo a refletir sobre a sua prtica, sua identidade em um contexto da interao com o pesquisador. Nesse caso, as condies de realizao da entrevista - os estatutos e papis sociais envolvidos, as condies de emisso do discurso do jornalista - devem ser consideradas tanto na conduo da interao como na anlise dos dados.

3.1 A negociao de estatutos e papis sociais


Toda interao estruturada em estatutos e papis sociais. Essas tipificaes definem os termos da interao - o modo como os atores interpretam a situao e orientam suas linhas de conduta tendo em vista o outro - e esto intimamente relacionadas ao discurso que ser produzido no decorrer da entrevista. Tais dinmicas remetem no s ao contexto imediato da interao, mas fazem referncia ordem estrutural, ao modo como os papis e estatutos remetem a significados construdos socialmente (STRAUSS, 1992). Uma entrevista de pesquisa com jornalistas se estrutura fundamentalmente a partir dos papis de entrevistador e entrevistado e dos estatutos de pesquisador e de jornalista. Dessa situao original, novos papis e estatutos podem emergir na medida em que a prpria interao evolui (STRAUSS, 1992). Seria impossvel discutir todas as possibilidades de negociao identitria que surgem em uma entrevista, por isso, apresentaremos aqui uma breve discusso sob as relaes entrevistador-entrevistado e pesquisador-jornalista. No primeiro caso, existe um consenso de que o ideal tentar transformar a interao em uma conversa mais informal, de modo a romper ou pelo menos minimizar a artificialidade do esquema pergunta-resposta (POUPART, 2012). Ora, quando o entrevistado um jornalista, acostumado a lidar com entrevistas, essa no uma tarefa fcil. Em geral, ele conhece os protocolos de uma entrevista e se sente confortvel com esse tipo de formato. Tenta, de certa forma, se antecipar s necessidades do entrevistador o que, no limite, pode prejudicar a conduo da interao. Situaes desse tipo surgiram nas entrevistas com os jornalistas-intelectuais. Se a entrevista terminava e continuvamos a conversa, alguns entrevistados pediam para que o
38
Intexto, Porto Alegre, UFRGS, n.29, p. 35-50, dez. 2013.

A entrevista de pesquisa com jornalistas: algumas estratgias metodolgicas

gravador fosse novamente ligado de forma que as novas informaes pudessem ser registradas. Ou repetiam com o gravador ligado uma declarao partilhada informalmente. Havia, de certa forma, uma espcie de mise en scne do entrevistado, habituado com as regras da entrevista e que buscava, at certo ponto, controlar a interao e o prprio registro dos dados. Conhecemos trs estratgias para poder lidar com esse tipo de situao. A mais usual tentar estender ao mximo o tempo da entrevista, de forma que entrevistador e entrevistado se habituem aos termos da interao. Isso, contudo, est condicionado disponibilidade do informante para uma conversa mais longa, o que nem sempre possvel. O pesquisador tambm pode tentar "inverter" os papis durante uma entrevista e partilhar informaes e pontos de vistas ligados sua prpria experincia, de forma a deixar o informante mais vontade. A ideia de que o pesquisador deve mostrar mais do que empatia e verdadeiramente se envolver em relao s pessoas pesquisadas; em suma, abandonar a posio de falsa neutralidade exigida pela cincia positiva. (POUPART, 2012, p. 221). Assim, por ocasio da realizao de uma entrevista com um dos assessores de imprensa do Regime Militar, foi necessrio empreendermos um lento processo de negociao, de forma a minimizar a desconfiana do entrevistado. Precisvamos formar uma relao quase que de amizade e confiana para que o informante contribusse com o projeto - algo j utilizado por Bosi (2010) em outra pesquisa. Para isso, passamos a levantar tpicos abordados pelo prprio jornalista, introduzindo e comentando um determinado momento histrico relevante de sua carreira. Nas entrelinhas dessa conversa, deixamos em aberto espaos histricos que permitiam ao entrevistado introduzir na conversa outras temticas que no aquelas abordadas anteriormente. Foi de suma importncia termos esse conhecimento do momento histrico e discutirmos informaes sobre a carreira do prprio entrevistado, aprendidas por meio de uma pesquisa documental. Uma terceira estratgia que pode ser empregada a prtica de alternar durante a conversa questes de pesquisa com perguntas vinculadas vida pessoal do entrevistado. Isso altera o ritmo da conversa e impede que mecanismos de antecipao da interao sejam colocados em prtica. Tambm recomendamos, durante esse dilogo, se comportar de forma que o jornalista tenha a impresso de que o que ele diz no importante (STRAUSS et. al., 1964), desconstruindo, assim, suas interpretaes com relao s expectativas do entrevistador.
39
Intexto, Porto Alegre, UFRGS, n.29, p. 35-50, dez. 2013.

A entrevista de pesquisa com jornalistas: algumas estratgias metodolgicas

A segunda dimenso das dinmicas identitrias que permeiam esse tipo de interao envolve as negociaes de ordem estatutria, sobretudo a relao entre pesquisador e jornalista. Nesse caso, no ato da entrevista, o pesquisador deve realizar um duplo movimento de anlise. Primeiro, refletir sobre o modo como ele prprio se coloca frente ao jornalista, bem como as possveis implicaes disso na conduo da entrevista. Ao mesmo tempo, deve se antecipar s interpretaes que o jornalista faz da interao e o estatuto que ele atribui ao pesquisador e pesquisa. No primeiro caso, preciso saber lidar com as imagens que o pesquisador faz do jornalista, construdas a partir do senso comum, mas tambm do recurso a categorias tericas ou a pesquisas anteriores. Existe sempre o risco de se tentar encaixar a entrevista a esquemas preestabelecidos. Nesse caso, o exerccio de auto-anlise deve ser seguido da capacidade de reformulao das questes (POUPART, 2012) dentro dos protocolos de uma entrevista semi-estruturada. Em 2013 enfrentamos uma situao desse tipo. Na investigao sobre as mudanas nas modalidades de acessos e mobilidade no interior das carreiras jornalsticas5, aps uma dezena de entrevistas, havamos chegado a algumas concluses iniciais. Uma delas consistia no pressuposto de que a trajetria do jornalista era marcada por uma grande mobilidade entre mdias e veculos. Nossa explicao era a de que eles mudavam constantemente de emprego buscando agregar competncias ao currculo, ascender na carreira profissional ou lidar com os processos de precarizao do mercado de trabalho e de instabilidade das condies laborais. Comeamos uma entrevista com um jornalista de veculo impresso partindo desse pressuposto. Mas, em seguida, descobrimos que ele trabalhava h mais de dez anos no mesmo jornal e teve uma carreira marcada por poucas mudanas de emprego (quatro, em quase 25 anos!). Na verdade, a trajetria profissional daquele entrevistado era bastante estvel e se caracterizava por boas condies de trabalho e salrio compatvel (propostas de mudana de veculo, por exemplo, eram sempre cobertas pelo seu empregador).

Pesquisa em curso de Fbio Pereira "Transformaes nas carreiras profissionais dos jornalistas brasileiros". Alguns resultados da pesquisa se encontram publicados em: PEREIRA, F. H. Possibilidades de aplicao do conceito de carreiras profissionais nos estudos sobre jornalismo. In: PEREIRA, F. H.; Moura, D. O.; Adghirni, Z. L. (Orgs.). Jornalismo e Sociedade. Teorias e Metodologias. Florianpolis: Insular, 2012, p. 81-98; PEREIRA, F. H. Da formao universitria s redaes on-line. Anlise das carreiras profissionais dos webjornalistas brasileiros. X Congresso da LUSOCOM, 2012, Lisboa. Atas... 2012, 17p.
5

40
Intexto, Porto Alegre, UFRGS, n.29, p. 35-50, dez. 2013.

A entrevista de pesquisa com jornalistas: algumas estratgias metodolgicas

Nesse caso, foi fundamental a estratgia de partilhar com o entrevistado algumas das nossas concluses iniciais antes de comearmos a conversa. Isso permitiu reavaliar alguns pressupostos e reorientar a pesquisa tendo em vista essa nova situao - caso contrrio, poderamos conduzir toda a conversa partindo de um a priori equivocado. Claro, nem sempre possvel trocar impresses com o entrevistado, sob o risco de direcionar demais o contedo da conversa, mas a possibilidade de fazer inferncias durante a interao pode ser uma estratgia interessante para controlar pressupostos equivocados. Alm desse exerccio de auto-anlise, tambm importante tentar interpretar como o jornalista avalia o pesquisador. De modo geral, universidade e mdia interagem com certa frequncia: os meios de comunicao tm sido objeto de estudo das Cincias Sociais ao mesmo tempo em que professores costumam ser chamados para colaborar com a imprensa. Dessa relao, emergem situaes de reconhecimento mtuo do trabalho e das competncias de jornalistas e pesquisadores, processos de circulao de conceitos e ideias, de interaes marcadas por cooperao e eventuais conflitos (BROUSTAU et. al., 2012; CARDY, FROISSART & TAVERNIER, 2008). Assim, na base de uma entrevista com um jornalista reside uma dimenso social e coletiva que estrutura a interao. Em alguns casos, os jornalistas podem procurar se impor como experts da tcnica de entrevista. Confrontados com o pesquisador, natural haver uma preocupao em corrigir perguntas que sejam mal formuladas, com o objetivo de ensinar o entrevistador sobre o objeto da pesquisa. Por exemplo, durante um projeto de pesquisa em que nos propomos a entrevistar os "jornalistas-intelectuais" brasileiros, indivduos que dividiam sua atuao entre a prtica jornalstica e intervenes nos meios poltico, artstico e universitrio6, perguntamos a um dos entrevistados como ele se definia, j que era detentor de vrios estatutos profissionais (jornalista, escritor, intelectual, etc.). A resposta A pergunta cabvel, mas a resposta no vai te atender porque eu no me divido, eu sou um todo tinha o objetivo de orientar o pesquisador sobre a maneira correta de se abordar um assunto ligado identidade profissional. Tais mecanismos corretivos funcionam como uma modalidade de imposio estatutria e permitem que o entrevistado, muitas vezes, renegocie as bases da interao. Esse tipo de situao acontece com frequncia em uma entrevista com jornalistas. Em geral, no so intervenes diretas no contedo da conversa, mas perguntas sobre o
6

Sobre o assunto, ver: PEREIRA, F. H. Jornalistas-intelectuais no Brasil. So Paulo: Summus, 2011.

41
Intexto, Porto Alegre, UFRGS, n.29, p. 35-50, dez. 2013.

A entrevista de pesquisa com jornalistas: algumas estratgias metodolgicas

estatuto do pesquisador ( um professor? Estudante? De graduao ou de ps?), sobre os objetivos da investigao, ou sobre o uso subsequente da entrevista (que publicaes que ela vai originar, as garantias de anonimato, etc.). A avaliao que o jornalista faz do pesquisador certamente define as condies de realizao da entrevista. Nesse caso, por questes ticas, importante responder de forma honesta a esse tipo de questionamento durante a anlise, considerar os seus efeitos na produo do discurso pelo entrevistado. Por exemplo, no trabalho sobre as relaes entre jornalistas e assessores de imprensa durante a ditadura7, houve a necessidade de explicar por e-mail a um dos informantes quais eram as condies e exigncias que integravam o projeto da pesquisa. Tratou-se de um processo lento de conquista da confiana do entrevistado. Em outro, no houve necessidade desse contato inicial. Entrevistador e entrevistado se conheceram no dia da entrevista e, logo na primeira pergunta, percebemos que o jornalista se props a "explicar" os acontecimentos que integravam o projeto de pesquisa. Esse tom permeou todo o depoimento desse jornalista. Alm desse tipo de situao, observamos, em nossas pesquisas, exemplos de apropriao do vocabulrio acadmico pelos jornalistas e um desejo, muitas vezes, de colaborar na conduo da prpria pesquisa. Muitos sugeriram outros possveis entrevistados. No trabalho sobre os jornalistas-intelectuais, chegamos a receber sugestes de bibliografia, enviadas pelo correio. No estudo sobre a ditadura, dois entrevistados se propuseram a ajudar na redao da anlise, complementando as informaes, se fosse necessrio. Trata-se, obviamente, de uma situao delicada, mas que mostra um outro lado de carter interacionial desse tipo de investigao: da mesma forma que o pesquisador coresponsvel pelas respostas emitidas durante a entrevista, o jornalista eventualmente pode (e deve) participar do trabalho de produo de inferncia e anlise e de construo de um relato da pesquisa. Lidar com esse tipo de situao bem mais complicado do que tentar assumir uma certa neutralidade como pesquisador e trabalhar pela eliminao de eventuais vieses. Trata-se, na verdade, de levar em considerao o jogo de mltiplas participaes que interfere na construo da entrevista, adaptar-se a ele e integr-lo, na medida do possvel, interpretao dos dados.

Pesquisa de Mestrado de Laura Naves Assessoria de Chumbos: a relao dos jornalistas com a Secretaria de Imprensa da Presidncia da Repblica durante os governos Costa e Silva e Mdici.
7

42
Intexto, Porto Alegre, UFRGS, n.29, p. 35-50, dez. 2013.

A entrevista de pesquisa com jornalistas: algumas estratgias metodolgicas

3.2 Discurso oficial e memria


Em uma entrevista de pesquisa, natural que certos informantes adotem uma "linha oficial" (BECKER, 1997), fazendo uso de discursos correntes para descrever ou explicar situaes. So narrativas idealizadas, que se cristalizam no imaginrio dos entrevistados e podem ser repetidas em diferentes ocasies. Trata-se de um esforo para reforar pontos de vista e reconstituir um evento dentro das bases pretendidas pelo entrevistado. No caso dos jornalistas, boa parte deles j possui experincia como informantes e dominam um discurso sobre o tema: o caso dos relatos sobre a participao da imprensa no regime militar8. Em outros casos, quando fazamos perguntas referentes ideologia profissional do grupo (O que o jornalista? Qual o papel dele na sociedade?), observamos certa recorrncia nas respostas, o que se explica pela prpria estabilidade da cultura jornalstica (DEUZE, 2005). Em nossa experincia, constatamos duas formas de lidar com o problema da linha oficial. possvel, durante a entrevista, empreender um esforo inquisitivo com o objetivo de romper com esse tipo de discurso. Alguns etngrafos desenvolveram estratgias especficas para esse tipo de situao, como repetir uma mesma pergunta vrias vezes e de diferentes maneiras, fazer-se de ingnuo sobre determinado assunto, abordar uma temtica por meio da descrio de uma situao hipottica, ou mesmo se colocar no papel de advogado do diabo (STRAUSS et al, 1964). Na pesquisa sobre os jornalistas-intelectuais, espervamos que os entrevistados relatassem o papel que outros atores sociais (pares jornalistas, intelectuais, fontes, estudantes, pblico, Estado etc.) tiveram na construo de suas reputaes. Contudo, alguns jornalistas se acostumaram a relatar suas trajetrias como se resultassem apenas do esforo individual, sem dar muita importncia aos outros nesse processo. Nesse caso, recorremos estratgia utilizada por Strauss et al. (1964) e por Becker (1997) de fazer perguntas retricas de modo a induzir a pessoa a comentar um tema. Podamos, por exemplo, pedir ao entrevistado para confirmar sua amizade com determinada pessoa ou descrever uma situao em que suas interaes com outros atores pareciam evidentes. A segunda forma de lidar com o idealismo oficial aceit-lo e confront-lo ou compreend-lo durante o processo de interpretao dos dados. Nesse caso, importante

Sobre o assunto, ver tambm Abreu (2012).

43
Intexto, Porto Alegre, UFRGS, n.29, p. 35-50, dez. 2013.

A entrevista de pesquisa com jornalistas: algumas estratgias metodolgicas

contar com outras fontes de informao, que permitam contextualizar e complementar os discursos produzidos por ocasio da entrevista. Para Poupart (2012), a entrevista seria um mtodo imprescindvel para resgatar a memria dos atores e ainda explicar suas atitudes, avaliando-se a prpria linha de raciocnio temporal que os entrevistados atribuem s suas atuaes. Isso ficou bastante evidente nas conversas com os jornalistas e assessores que atuaram durante a Ditadura Militar e que possuem uma linha histrica prpria, em que constroem o fato a partir de lembranas pessoais. Muitas vezes, era importante evocar acontecimentos narrados pelo entrevistado em outras ocasies para que eles fossem capazes de reconstruir a teia histrica. Para Bosi (2010, p. 51), antes de ser atualizada pela conscincia, toda lembrana vive em estado latente, potencial. Bosi (2010) ainda afirma que essa recordao uma ordenao volvel que tem como elemento de base ora um aspecto, ora outro do passado. Isso resulta em uma diversidade dos sistemas que a memria pode gerar em cada testemunha de um mesmo acontecimento. Por exemplo, um dos entrevistados, na primeira questo, reconstruiu todo o cenrio da sua atuao como assessor de imprensa, desde o convite pelo Presidente da Repblica at o fim do mandato do general-presidente. Sua linha de pensamento o fez ressaltar alguns aspectos que julgava importantes para o entendimento do contexto histrico, algo que estava interiorizado em experincias prvias de relatos sobre o assunto. No caso de outro entrevistado o caminho utilizado para a reconstruo foi diferente. O jornalista precisou ser confrontado com momentos histricos que viveu para que compartilhasse suas experincias no mbito da pesquisa. Alm disso, tratava-se de um informante mais volvel que chegou a pensar em desistir de contribuir para o projeto por razes de sade. Ainda que tenhamos dito a ele para cuidar primeiro de sua integridade fsica, o jornalista j estava pessoalmente envolvido com a pesquisa. E ns, dependendo da sua melhora. Em uma interao por telefone o informante foi capaz de reconstruir sua atuao na Secretaria de Imprensa de uma maneira cronolgica e articular com uma vasta recordao sobre o assunto. Mas sua memria recente j no guardava tantas informaes e houve momentos em que repetiu a mesma pergunta diversas vezes durante a conversa. Bosi (2010) explica que a memria de cada indivduo est estritamente relacionada a seus grupos participativos, sua profisso. Ou seja, a relao que os jornalistas possuem com os outros colegas da rea reforam suas lembranas e servem como referncia na
44
Intexto, Porto Alegre, UFRGS, n.29, p. 35-50, dez. 2013.

A entrevista de pesquisa com jornalistas: algumas estratgias metodolgicas

reconstruo de um perodo. Durante todo o processo de entrevistas, percebemos esse envolvimento com as histrias dos atores sociais e a dificuldade de confrontar suas memrias. Como o importante era que recordassem e reconstrussem todos seus cenrios de atuaes, os pesquisadores optaram por deixar livre essa divagao dos entrevistados, confrontando apenas em momentos que se fizessem necessrios, dado os momentos em que as recordaes lhes falhavam.

A funo da lembrana conservar o passado do indivduo na forma que mais apropriada a ele. O material indiferente descartado, o desagradvel, alterado, o pouco claro ou confuso simplifica-se por uma delimitao ntida, o trivial elevado hierarquia do inslito; e no fim formou-se um quadro total, novo, sem o menor desejo consciente de falsific-lo. (STERN, 1957, p. 253 apud BOSI, 2010, p. 68).

A afirmao de Stern refora a importncia de se fazer essa reconstruo de cenrio a partir das entrevistas com os atores sociais do perodo. E pudemos perceber essa reconstituio no seu estado mais simplificado ao percebermos a diferena de relatos com a abordagem dos pesquisadores e no que os entrevistados relataram anteriormente em outras conferncias e em seus livros, ou seja, uma dualidade entre a memria recente, escrita logo aps os fatos, e aquelas rememoradas mais de 40 anos depois.

4 A restituio do discurso do entrevistado


Finalizada a entrevista, inicia o processo de anlise dos resultados e redao do relato de pesquisa. Nesta etapa, importante fugir da tentao de considerar os depoimentos como dados neutros, ou se apropriar de trechos mais contundentes da entrevista - como se fossem as famosas "aspas" das matrias jornalsticas. O relato de uma entrevista deve ser entendido como um discurso, produzido sob condies especficas, e que deve ser analisado como tal. Isso significa que os elementos que compem uma situao de interao devem ser recuperados durante a anlise. Por exemplo: o local onde foi realizada a entrevista; as intervenes feitas pelo pesquisador e as reaes (verbalizadas ou no) que elas engendraram; o papel atribudo ao pesquisador pelo entrevistado; o emprego de certas palavras; as mudanas no tom de voz e o tempo dispensado no tratamento de determinados assuntos; os adjetivos utilizados para descrever ou narrar uma situao; etc. Isso requer,
45
Intexto, Porto Alegre, UFRGS, n.29, p. 35-50, dez. 2013.

A entrevista de pesquisa com jornalistas: algumas estratgias metodolgicas

alm de uma leitura exaustiva do material gerado, o uso de outros recursos de registro da interao, como uma caderneta de notas (WOLFINGER, 2002), cmeras fotogrficas e filmadoras (BECKER, 1999) e, mais recentemente, webcams (MURTHY, 2008) como formas de ampliar o material a ser analisado. Essa preocupao pelos detalhes tambm pode ser aplicada escolha das temticas que sero consideradas durante a anlise de um corpus composto por entrevistas. De acordo com Deslauriers e Krisit (2008), o olhar sobre assuntos banais pode revelar dinmicas que teriam passado despercebidas pelo pesquisador, na medida em que no constituem o cerne do repertrio argumentativo do entrevistado. Ao conversar com uma jornalista sobre sua trajetria, descobrimos que certas escolhas feitas no mbito da sua carreira foram justificadas por motivos de ordem pessoal ter assuntos para conversar com as crianas, morar em uma cidade agradvel e que no estavam previstas no roteiro de entrevista, centrado apenas na dimenso profissional dos entrevistados. Isso significou repensar o prprio desenho metodolgico, incorporando, de alguma forma, outras temticas s conversas subsequentes. Como sugerem Riley e Hane (2005), o processo de interpretao requer que o pesquisador passe a considerar cada entrevista como uma estria. Ou seja, no lugar de agrupar diferentes respostas a partir de contedos que sejam iguais ou relacionados, as anlises devem considerar cada ao relatada a partir do sentido atribudo pelo interlocutor na situao de interao, enfatizando processos no lugar de temticas. Isso permitiria a reconstruo de um objeto a partir de um mosaico de narrativas individuais, que se conectam a partir do esforo empreendido pelo pesquisador. Esse processo de interpretao dos dados em pesquisas qualitativas insere-se em uma abordagem metodolgica fundamentalmente indutiva (DESLAURIERS & KRISIT, 2008). Em geral, o trabalho de campo antecede a teorizao na interpretao dos resultados. Trata-se, na verdade de um processo de dialtica, onde conceitos so construdos e refinados em processo pendular em que o pesquisador recorre aos dados empricos e teoria. Isso tende a ser criticado por algumas perspectivas que acusam a pesquisa qualitativa de ser excessivamente descritiva ou incapaz de produzir inferncias e generalizaes, sejam elas correlaes estruturais ou contribuies que permitam a elaborao de grandes sistemas tericos.

46
Intexto, Porto Alegre, UFRGS, n.29, p. 35-50, dez. 2013.

A entrevista de pesquisa com jornalistas: algumas estratgias metodolgicas

Durante a anlise de uma entrevista, a produo de explicaes de ordem macrosociolgica ocorre por meio da utilizao de instrumentos de agregao qualitativa (DARMON, 2008). Ou seja, a triangulao de um nmero expressivo de experincias individuais permitiria multiplicar os pontos de vista sobre o fenmeno e encontrar elementos em que ele aparece objetivado. Assim, a mobilizao de vrios casos faria emergir caractersticas que permaneceriam invisveis em um exame isolado do fenmeno. esse instrumento - no contexto de uma pesquisa em que sero entrevistados cerca de 50 jornalistas - que nos permitiria, por exemplo, produzir inferncias mais gerais sobre mudanas na estrutura da carreira jornalstica. A segunda estratgia a confrontao dos dados obtidos pelas entrevistas com explicaes de ordem estrutural. A ideia justamente reavaliar e enriquecer pressupostos tericos por meio da uma dialtica entre as estruturas sociais e as trajetrias individuais dos entrevistados. De fato, no decorrer de uma entrevista emergem as explicaes de ordem estrutural. Elas funcionam como instncias de mediao dos sentidos socialmente cristalizados e que so (re)articulados na interao (MCCALL & WITTNER, 1990). Por exemplo, ao analisarmos as trajetrias dos jornalistas-intelectuais brasileiros, tivemos condies de revisitar o contexto mais geral de transformaes do mundo cultural brasileiro. Ao mesmo tempo, os dados obtidos pelas entrevistas nos permitiram rever explicaes de senso comum e que situavam os anos 1950 como grande momento de profissionalizao da imprensa brasileira e de ruptura e autonomizao das prticas jornalsticas, poltica e intelectual (tal transformao, na verdade, s vai acontecer 30 anos mais tarde).

5 Consideraes finais
Neste artigo, buscamos discutir as especificidades das entrevistas de pesquisa com jornalistas. Partindo de uma perspectiva interacionista apresentamos algumas situaes que surgem com a utilizao dessa metodologia e possveis estratgias que podem auxiliar nos processos de conduo das entrevistas e de restituio do discurso dos jornalistas em relatos de pesquisa. A aplicao de uma tcnica "jornalstica" numa pesquisa feita com jornalistas envolve alguns procedimentos de ordem metodolgica. Os informantes, de modo geral, dominam os protocolos de uma entrevista e buscam se antecipar a eles. Isso pode trazer vantagens (por

47
Intexto, Porto Alegre, UFRGS, n.29, p. 35-50, dez. 2013.

A entrevista de pesquisa com jornalistas: algumas estratgias metodolgicas

exemplo, jornalistas so mais abertos ao uso do gravador como instrumento de registro das falas), mas importante definir com clareza as condies de realizao da entrevista, que no deixa de ser uma metodologia de pesquisa em Cincias Sociais. Nesse sentido, preciso tomar precaues com relao constituio de um corpus de pesquisa representativo, na realizao de entrevistas mais longas e flexveis e no desenvolvimento de mecanismos de resgate da memria de minimizao da linha oficial no discurso dos informantes. Boa parte das estratgias expostas aqui foram adaptadas ao contexto da pesquisa com jornalistas a partir de um conjunto de pressupostos desenvolvidos nas Cincias Sociais. J existe uma ampla bibliografia que discute as questes de ordem estatutria, as formas de lidar com possveis vieses, alm da prpria desconstruo do paradigma positivista da entrevista. Na verdade, o jornalista no o nico sujeito de pesquisa que trabalha com a entrevista em seu cotidiano. Pesquisas feitas com outros profissionais (polticos, assistentes sociais, psiclogos, funcionrios tcnicos de RH, etc.) tambm recorreram a estratgias semelhantes para lidar com seus informantes. No caso desta proposta, a especificidade metodolgica reside no reconhecimento do lugar de fala do outro, na importncia de se problematizar o estatuto do jornalista-entrevistado nos diferentes momentos da pesquisa. No se trata de uma tarefa simples e no temos a pretenso de assumir uma expertise no assunto ou negar possveis limites e imprecises metodolgicas que podem surgir nos resultados das trs pesquisas utilizadas aqui. A validade desta discusso reside, sobretudo, no desejo de problematizar o tema e coloc-lo em debate, de forma a desnaturalizar a entrevista de pesquisa feita com jornalistas. Acreditamos que esta uma proposta que deve ser levada adiante.

Referncias
ABREU, A. A. Um novo olhar sobre os jornalistas. Os depoimentos orais. Sobre Jornalismo, v. 1, p. 96104, 2012. Disponvel em: http://surlejournalisme.com/rev/index.php/slj/article/download/19/14. Acesso em: 15 ago. 2013. BECKER, H. S. Mtodos de pesquisa em Cincias Sociais. 3 ed. So Paulo: Hucitec, 1997. BECKER, H. S. Propos sur lArt. Paris : lHarmatan, 1999. BOSI, E. Memria Sociedade: lembranas dos velhos. 13 ed. So Paulo: Cia das Letras, 2010. BROUSTAU, N.; JEANNE-PERRIER, V.; LE CAM, F.; PEREIRA, F. H. A entrevista de pesqui sa com

48
Intexto, Porto Alegre, UFRGS, n.29, p. 35-50, dez. 2013.

A entrevista de pesquisa com jornalistas: algumas estratgias metodolgicas

jornalistas. Introduao. Sur Le ournalisme, ol. 1, n. 1, p. 1 -21, 2012. Disponvel em: http://surlejournalisme.com/rev/index.php/slj/article/download/17/12. Acesso em: 15 ago. 2013. CARDY, H.; FROISSART, P.; TAVERNIER, A. Le chercheur et le journaliste: regards croises sur l'information et la communication. Actes du Colloque de la SFIC, 2008, 7 p. Disponvel em: http://www.sfsic.org/congres_2008/spip.php?article77. Acesso em: 15 ago. 2013. DESLAURIERS, J-P.; KRISIT, M. O delineamento da pesquisa qualitativa. In: POUPART, J.; DESLAURIERS, J-P ; GROULX, L-H. ; LAPERRIRE, A ; MAYER, R ; PIRES, A. P. A pesquisa qualitativa: enfoques epistemolgicos e metodolgicos. Petrpolis: Vozes, 2008. p. 127-153. DEUZE, M. What is journalism?: Professional identity and ideology if journalists reconsidered. Journalism 6(4), p. 442-464, p. 2005. DARMON, M. La notion de carrire: un instrument interactionniste dobjectivation. Politix, vol. 21, n 82, p. 149-167, 2008. HEINZ, W. R. & KRGER, H. Life course: innovations and challenges for social research. Current Sociology, v. 49, n 2, p. 29-45, 2001. JRVINEN, M. Negotiating Strangerhood: interviews with homeless immigrants in Copenhagen. Acta Sociologica, Vol 46, n. 3, p. 215-230, 2003. MANN, P. H. Mtodos de investigao sociolgica. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editores, 1970. MCCALL, M. M. & WITTNER, J. The good news about life history. In: BECKER, H. S & MCCALL, M. M. (orgs.) Symbolic interaction and cultural studies. Chicago & Londres: The University of Chicago Press, 1990, p. 46-89. MEDINA, C. A. Entrevista: o dilogo possvel. 3 ed. So Paulo: Editora tica, 1995. MELLADO, C. Anlisis estructural de la investigacin emprica sobre el periodista latinoamericano. Comunicacin y Sociedad, n. 13, enero-junio, p. 125-147, 2010. MURTHY, D. Digital Ethnography: An Examination Of The Use Of New Technologies For Social Research. Sociology, Vol. 42, No. 5, p. 837-855, 2008. POUPART, . Lentretien de type qualitatif. Rflexions de ean Poupart sur cette mthode. Sobre Jornalismo, v. 1, p. 60-71, 2012. Disponvel em: http://surlejournalisme.com/rev/index.php/slj/article/download/8/6. Acesso em: 15 ago. 2013. RILEY, T.; HANE, P. Researching practice: the methodological case for narrative inquiry. Health education research, Vol. 20, n. 02, p. 226-236, 2005. STRAUSS, A. L. Miroirs et masques: une introduction l'interactionnisme. Paris: Mtaili, 1992. STRAUSS, A; SCHATZMAN, L; BUCHER, R; EHRLICH, D & SABSHIN, M. Psychiatric Ideologies and Institutions. Glencoe: The Free Press, 1964. TRAQUINA, N. O Estudo do Jornalismo no Sculo XX. So Leopoldo: Ed. Unisinos, 2001. TRAVANCAS, I. A entrevista no jornalismo e na antropologia. Pesquisando jornalistas. In: MAROCCO, B. (Org.). Entrevista na prtica jornalstica e na pesquisa. Porto Alegre: Libreto, 2012, , p. 15-30. WOLFINGER, N. H. On writing fieldnotes: collected strategies and background expectancies. Qualitative Research, Vol. 2, n, 01, p. 85-93, 2002.

49
Intexto, Porto Alegre, UFRGS, n.29, p. 35-50, dez. 2013.

A entrevista de pesquisa com jornalistas: algumas estratgias metodolgicas

The research interview with journalists: some methodological strategies Abstract


This paper analyzes the specificities of research interviews with journalists. From an interactionist and ethnographic approach, discuss the conduction process of interactions between interviewer interviewed and the restitution forms of journalists speeches in research report. We start from our own experience with interviews conducted in different research experiences. In general, the research interview realized with journalists requires some precautions regarding to a establishment of a representative research corpus, in development of longer and flexible interviews and mechanisms of interviewers'' memory rescue and of minimizing the official line in the informants speech.

Keywords
Interview, journalist, methodology

La entrevista de investigacin con los periodistas: algunas estrategias metodolgicas Resumen


Este artculo analiza las caractersticas de la entrevista de investigacin con los periodistas. Desde un enfoque interaccionista y etnogrfico, discute el proceso de realizacin de las interacciones entre el entrevistador y el entrevistado y las modalidades de restitucin de los discursos de expresin de los periodistas en los informes de la pesquisa. Partimos de nuestra experiencia con entrevistas realizadas en diferentes situaciones de investigacin. En general, la entrevista de pesquisa con los periodistas requiere ciertas precauciones con respecto a establecer un corpus de investigacin representativa, en la realizacin de entrevistas ms longas y flexibles y en desarrollo para rescatar la memoria de los entrevistados y para de reducir al mnimo la lnea oficial en el discurso de los informantes .

Palabras-clave
Entrevista, periodista, metodologa de investigacin

Recebido em 17/08/2013 Aceito em 01/10/2013

50
Intexto, Porto Alegre, UFRGS, n.29, p. 35-50, dez. 2013.

Vous aimerez peut-être aussi